CIn-UFPE - Trabalhos de Graduação - 2009.2 Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Centro de Informática (CIn)
Graduação em Ciência da Computação e Engenharia da Computação

Trabalhos de Graduação - 2009.2

1. Aprendizagem no VTEAM (CANCELADO)
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Allan Jefferson Silva de Souza
   Área: Inteligência Artificial / Aprendizagem de Máquina
   Orientador: Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
   Avaliador: (A CONFIRMAR)
   Resumo:
    O VTEAM (Virtual Team) é um protótipo de jogo sério criado para auxiliar o treinamento de gerentes de projeto com enfoque na gestão de pessoas. No VTEAM, o jogador gerencia uma equipe de desenvolvimento formada por atores sintéticos – agentes inteligentes com atitudes, emoções e personalidade representados graficamente por avatares.
    O objetivo deste trabalho é a investigação do problema de aprendizagem no jogo VTEAM para que seja maior a credibilidade dos atores sintéticos. O fator de aprendizagem e adaptabilidade dos atores se mostra interessante, pois o jogo passaria a explicitar ao jogador as mudanças dos personagens melhorando suas atitudes em decorrência das ações dos outros atores e do próprio jogador.
   Apresentação: 2a feira, 07/12/2009, 08:00hs, Anfiteatro do CIn

2. Testes de Primalidade: Uma Visão Computacional
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Amirton Bezerra Chagas
   Área: Algoritmos
   Orientador: Liliane Rose Benning Salgado
   Avaliador: Anjolina Grisi de Oliveira
   Resumo:

    O estudo dos números primos e dos testes que verificam a primalidade de um dado número por muito tempo foi realizado apenas por curiosidade. Hoje, aplicações essenciais ao nosso dia-a-dia são dependentes destes números e testes. O objetivo deste trabalho é estudar os testes usados ao longo da história e detalhar o algoritmo AKS, que mostrou que o problema do teste de primalidade está em P. O estudo será focado nos fundamentos teóricos computacionais envolvidos nos testes de primalidade. Uma ferramenta com fins didáticos será desenvolvida, demonstrando o funcionamento de diversos testes de maneira a poder ser utilizada em sala de aula ou apresentações sobre o tópico.
   Apresentação: 2a feira, 14/12/2009, 09:00hs, Sala D-224

3. Reconhecimento de palavras isoladas
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Anderson Gomes da Silva
   Área: Processamento de voz
   Orientador: Tsang Ing Ren
   Avaliador: George Darmiton da Cunha Cavalcanti
   Resumo:

    O reconhecimento automático da fala tem sido objeto de estudo dos pesquisadores por mais de quatro décadas e já tem sua importância e espaço garantidos no mundo atual. Uma das maiores dificuldades encontradas nesta área é a sua natureza interdisciplinar, além de que os sistemas implementados, em geral, devem estar aptos a funcionar em condições de ruído de fundo, o que exige um estudo de técnicas para conseguir a robustez do sistema.
    Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo das principais técnicas de reconhecimento de voz para palavras isoladas, além da implementação de um sistema de controle através de comandos.
   Apresentação: 2a feira, 07/12/2009, 08:30hs, Anfiteatro do CIn

4. Uma ferramenta de análise de confiabilidade e manutenabilidade de sistemas utilizando Reliability Block Diagram
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: André Feitoza de Mendonça
   Área: Confiabilidade, Probabilidade
   Orientador: Paulo Romero Martins Maciel
   Avaliador: Ricardo Massa Ferreira Lima
   Resumo:

    Falhas existem e vêm se tornando elementos chave na competição entre produtos. As falhas acontecem de controles remotos a aviões, ocasionando enormes prejuízios econômicos e, até mesmo, mortes. Neste contexto, empresas passaram a se preocupar com métricas de confiabilidade de seus produtos. Informações precisas sobre confiabilidade passaram a ser bastante valorizadas pelos consumidores e um fator decisivo na compra. Já métricas de manutenabilidade, tais como o tempo médio de manutenção de um sistema, são cruciais para que prejuízos econômicos sejam medidos e controlados. No caso de um sistema bancário, por exemplo, com o tempo médio de manutenção é possível o cálculo do tempo em que o serviço estará fora do ar e os prejuízos causados pela indisponibilidade do sistema. O objetivo deste Trabalho de Graduação é desenvolver uma ferramenta para o cálculo de métricas de confiabilidade e manutenabilidade de sistemas utilizando como modelagem gráfica o Reliability Block Diagram.
   Apresentação: 2a feira, 07/12/2009, 09:00hs, Anfiteatro do CIn

5. Fontes de financiamento para startups de base tecnológica (CANCELADO)
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Antônio Inocêncio Lima Filho
   Área: Empreendedorismo (Startups)
   Orientador: Edson Costa de Barros Carvalho Filho
   Avaliador: Ruy José Guerra Barretto de Queiroz
   Resumo:

    É uma situação comum, na grande maioria das micro e pequenas empresas no Brasil, sofrer dificuldades em obter recursos financeiros para implementar os seus projetos, financiar projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D), contratar capital humano de qualidade e vários outros gastos necessários para permitir a existência da inovação na empresa de maneira que garanta a sua competitividade e existência no mercado de TI. Esse cenário pode até ser considerado mais competitivo para o mercado de Tecnologia da Informação devido ao fato de que seus produtos tornam-se obsoletos numa velocidade extraordinária e a competitividade é de nível global. Mostrando para as MPEs de base tecnológica as possíveis formas de se conseguir esses recursos financeiros necessários para que se tornem empresas inovadoras e, consequentemente, competitivas pode ser o diferencial no destino de algumas empresas.
   Apresentação: 2a feira, 07/12/2009, 09:30hs, Anfiteatro do CIn

6. Programa de Aceleração do Crescimento: Uma Avaliação Segundo o PgMBOK
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Antônio Mário da Mota Limeira Filho
   Área: Gerenciamento de Projetos
   Orientador: Hermano Perrelli de Moura
   Avaliador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Resumo:

    O PAC sendo um programa de grande porte e nível nacional, envolvendo uma grande quantidade de recursos e grande interesse da sociedade brasileira, tem no PgMBOK uma importante ferramenta para avaliação da qualidade e andamento do programa e seus projetos, levando em consideração os benefícios e realizações a serem atingidos. O objetivo deste trabalho de graduação é apresentar uma avaliação do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, segundo os padrões de gerenciamento de programas e boas práticas do PgMBOK.
   Apresentação: 6a feira, 11/12/2009, 16:00hs, Sala A-010

7. Cross-Site Scripting: Uma Análise Prática
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Armando Gonçalves da Silva Junior
   Área: Segurança da Informação
   Orientador: Ruy José Guerra Barretto de Queiroz
   Avaliador: Djamel Sadok
   Resumo:

    Com o crescimento dos serviços da WEB e o grande volume de dinheiro movimentado por tais, uma falha explorável nessas aplicações é de grande valia no Mercado das Vulnerabilidades. Dentre as falhas de segurança existentes na WEB, Cross-Site Scripting (XSS) é, sem dúvida, umas das mais recorrentes, contudo, ainda pouco explorada. Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma análise das vulnerabilidades encontradas na WEB com ênfase ao ataque de Cross-Site Scripting, um estudo sobre seus diversos tipos de ataque e o estado da arte, como também técnicas de prevenção.
   Apresentação: 2a feira, 07/12/2009, 10:30hs, Sala D005

8. Uma Metodologia para Gestão de Cursos de Graduação Baseada na Gestão de Projetos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Augusto José de Souza Carvalho
   Área: Gestão de Projetos
   Orientador: Hermano Perrelli de Moura
   Avaliador: George Darmiton da Cunha Cavalcanti
   Resumo:

    Trata-se de uma proposta de Trabalho de Graduação em que se objetiva fazer uma metodologia de gestão de curso de graduação, utilizando métodos agéis de desenvolvimento de projeto, como o PMBOK e o SCRUM. Ter-se-ão como principais usuários desta metodologia os coordenadores de cursos.
   Apresentação: 6a feira, 11/12/2009, 15:00hs, Anfiteatro do CIn

9. Avaliação de métricas que estimam a sobreposição entre-classes: um estudo para algoritmos de redução de protótipos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Breno Araujo do Vale
   Área: Aprendizagem de Máquina
   Orientador: George Darmiton da Cunha Cavalcanti
   Avaliador: Tsang Ing Ren
   Resumo:

    O Reconhecimento de Padrões tem como objetivo classificar informações (padrões). Dentro das muitas aplicações dessa área, podem ser citadas o reconhecimento de escrita, reconhecimento de fala e classificação de documentos em categorias. Na maioria das aplicações, é vantajoso ter uma idéia do desempenho do classificador que será utilizado antes de testá-lo num ambiente do mundo real. É conhecido que a taxa de classificação correta desses artefatos sofrem quando os dados a serem classificados apresentam um grande volume de sobreposição entre classes. Na literatura existem métricas para se determinar o volume de sobreposição dos dados, porém essas técnicas levam em consideração todo o conjunto de dados, tornando-se custosas. No artigo de Kim e Oommen é proposta uma técnica para reduzir esse custo, que consiste em calcular as métricas sobre um conjunto de protótipos originados a partir da base de dados. O primeiro objetivo do trabalho é investigar o comportamento da técnica proposta por Kim e Oommen para um conjunto mais abrangente de métricas de sobreposição, visando descobrir as melhores métricas para se utilizar em conjunto com a técnica e por que algumas métricas apresentam um comportamento melhor do que outras. O segundo objetivo é avaliar o desempenho de um classificador sobre várias bases de dados e comparar com os valores de cada métrica estudada, para assim ter uma idéia da incerteza que a técnica insere para cada métrica.
   Apresentação: 2a feira, 07/12/2009, 10:30hs, Sala D-005

10. VisualMOL – Visualização Molecular para Auxiliar o Planejamento in silico de Fármacos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Bruno Feitosa Marques
   Área: Análise e Desenvolvimento de Software para Saúde
   Orientador: Veronica Teichrieb
   Co-Orientador: Marcelo Zaldini Hernandes (LQTM-UFPE)
   Avaliador: Marcelo Walter
   Resumo:

    Na área de planejamento de Fármacos, que está associada ao desenvolvimento de novos princípios ativos para a produção de medicamentos mais eficazes, a demanda por soluções computacionais é bastante intensa. Este projeto tem como objetivo apresentar o VisualMOL, um software de visualização molecular, que é parte integrante da suíte de softwares desenvolvidos no Laboratório de Química Teórica e Medicinal da Universidade Federal de Pernambuco, com o intuito de auxiliar o planejamento de novos Fármacos. O trabalho também fornece uma análise do estado da arte desse tipo de aplicação e sugere uma nova versão do programa.
   Apresentação: 4a feira, 09/12/2009, 09:00hs, Sala D-004

11. Infra-estrutura como Serviço Web para Plataformas Virtuais
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Ciro Luiz Araujo Ceissler
   Área: Sistemas Embarcados
   Orientador: Cristiano Coelho de Araújo
   Avaliador: Adriano Augusto de Moraes Sarmento
   Resumo:

    O objetivo deste trabalho de graduação é a implementação do mecanismo de co-emulação entre duas plataformas, uma em FPGA e outra em SystemC, se comunicando através da computação em nuvem. Esse sistema será integrado ao processo de síntese de comunicação, no qual através da modelagem de sistemas em profile UML 2.0 para projeto ESL uma plataforma base será gerada, permitindo a interação entre uma parte do sistema que já está implementada em hardware e outra que está em desenvolvimento.
   Apresentação: 2a feira, 07/12/2009, 11:30hs, Sala D-005

12. Extensão do Simulador de Jogos de Estratégia em Tempo Real RTSCup
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Daniel Ferreira dos Santos
   Área: Inteligência Artificial
   Orientador: Geber Lisboa Ramalho
   Avaliador: Patrícia Tedesco
   Resumo:

    O projeto visa melhorar o RTSCup, ambiente de programação para jogos de Estratégia em Tempo Real, que é utilizado para avaliar técnicas de realidade virtual. Atualmente o sistema dispõe de 2 modos de simulação, o game 1, que tem por objetivo a coleta de recursos por agentes inteligentes e o game 2, que representa uma batalha entre os mesmos. A proposta é otimizar estes dois modos e uni-los em uma nova modalidade, o game 3, incorporando as funcionalidades de ambos. Também serão desenvolvidos agentes para testar o novo game e uma aplicação, possivelmente um jogo, para verificar a interatividade dos agentes com o usuário.
   Apresentação: 5a feira, 10/12/2009, 14:00hs, Sala de Reunião 2

13. Avaliação de Ferramentas de Apoio ao Gerenciamento de Projetos com Foco no Nível G do MPS.BR
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: David Lopes Embiruçú
   Área: Qualidade de Software
   Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Avaliador: Carina Frota Alves
   Resumo:

    O MPS-BR é um programa para Melhoria de Processo do Software Brasileiro. Que visa, alcançar competitividade pela qualidade, para as empresas de software, implica tanto na melhoria da qualidade dos produtos de software e serviços correlatos, como dos processos de produção e distribuição de software. Para possibilitar a implantação das recomendações deste modelo, são necessárias ferramentas de software.
    Neste aspecto com base no nível G de maturidade do MPS.BR serão levantadas ferramentas que abordam este nível de maturidade, mais especificamente ferramentas de gestão de projetos. Não obstante essas ferramentas serão sistematicamente avaliadas através de uma metodologia de avaliação que avaliará através de métricas e atributos de qualidade. A metodologia a ser usada será criada tanto com base na ISO/IEC 9126 para o estudo das características de qualidade de software, quanto com a ISO/IEC 14598 para a avaliação de produto de software e a ISO/IEC 12119 para a avaliação dos pacotes de software, com possibilidade de implementação de algumas práticas do MA.MPS. Os softwares serão pontuados de acordo com a análise realizada a fim de avaliar a qualidade das ferramentas de gestão de projetos que abrangem este nível.
   Apresentação: 2a feira, 07/12/2009, 14:30hs, Anfiteatro do CIn

14. Um Estudo sobre Técnicas de Criatividade para Concepção de Produtos Inovadores
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Dayse Danielle Soares da Rocha
   Área: Interface Gráfica
   Orientador: Carina Frota Alves
   Avaliador: Alex Sandro Gomes
   Resumo:

    O projeto consiste em um estudo sobre as teorias psicológicas e filosóficas da criatividade e suas técnicas aplicadas no processo de concepção de produtos inovadores.
   Apresentação: 2a feira, 07/12/2009, 08:00hs, Anfiteatro do CIn

15. Classificadores para dados simbólicos de tipo intervalo baseados em modelos de regressão
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Diego Cesar Florencio de Queiroz
   Área: Matemática Computacional
   Orientador: Renata Maria Cardoso Rodrigues de Souza
   Avaliador: Ricardo B. C. Prudêncio
   Resumo:

    Esse trabalho tem como objetivo principal introduzir classificadores simbólicos para dados intervalares baseados em modelos de regressão para repostas binárias e multivariadas. Trata-se da utilização de modelos de regressão para classificar dados intervalares.
   Apresentação: 2a feira, 07/12/2009, 15:30hs, Anfiteatro do CIn

16. Classificadores difusos para dados simbólicos do tipo intervalo
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Diogo Rodrigues dos Santos Salazar
   Área: Inteligência Artificial
   Orientador: Renata Maria Cardoso Rodrigues de Souza
   Avaliador: Ricardo Bastos Cavalcante Prudêncio
   Resumo:

    O objetivo deste trabalho de graduação é propor dois classificadores difusos para dados do tipo intervalo. O primeiro é baseado na abordagem regiões e o outro é um classificador de vizinhança mais próxima. A entrada do classificadores é uma tabela de dados simbólicos de tipo intervalo. A metodologia proposta será validada com conjuntos de dados simbólicos reais. O desempenho dos métodos será avaliado pela taxa de erro de classificação obtida com um conjunto de teste e o tempo de classificação.
    Para demonstrar a viabilidade dos classificadores difusos, seus resultados serão comparados com suas respectivas versões hard.
   Apresentação: 2a feira, 07/12/2009, 16:00hs, Anfiteatro do CIn

17. Uma ferramenta e metodologias para a migração de dados da plataforma de ensino à distância Moodle para a Amadeus
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Edmilson Barbosa da Costa Junior
   Área: Mídias e Interação
   Orientador: Alex Sandro Gomes
   Avaliador: Fernando da Fonseca de Souza
   Resumo:

    Os sistemas de gestão de aprendizado, LMS's, são sistemas baseados na web que dão suporte ao aprendizado, provendo gerenciamento, distribuição de conteúdo e acompanhamento de cursos. Esses sistemas vem sendo cada vez mais usados por inúmeras instituições e empresas que querem ter os benefícios do e-learning para prover serviços a terceiros ou para educar e treinar seu próprio pessoal. Nesse contexto se insere as duas plataformas pertencentes ao escopo do trabalho proposto. O Moodle e o Amadeus. Este trabalho propõe uma ferramenta e metodologias para a migração de dados da plataforma Moodle para a Amadeus, para que os usuários tenham a opção de migrar da primeira para a segunda sem a perda dos dados essenciais que os faziam resistir a essa migração.
   Apresentação: 2a feira, 07/12/2009, 16:30hs, Anfiteatro do CIn

18. Automatização de consultas XML – Uma extensão para a ViXQueL (CANCELADO)
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Eduardo José de Vasconcelos Matos
   Área: Banco de Dados
   Orientador: Fernando da Fonseca de Souza
   Avaliador: Valéria Cesário Times
   Resumo:

    O objetivo do Trabalho de Graduação aqui proposto é estender a especificação e implementação da ferramenta ViXQueL, contemplando um subconjunto maior da XQuery que atualmente é coberto pela ferramenta, permitindo a construção e execução de consultas mais complexas. E, paralelamente, continuar dando ênfase à preocupação de permitir que usuários não experientes em XQuery consigam recuperar informações das bases XML, além de permitir e facilitar o aprendizado da linguagem. Um segundo objetivo, mas não menos importante, é a realização de um estudo estatístico para a validação da usabilidade da ViXQueL a fim de comprovar a obtenção de sucesso nos objetivos propostos. Tal estudo estatístico deve ser realizado em conjunto com técnicas de validação de usabilidade da engenharia de software.
   Apresentação: 2a feira, 07/12/2009, 17:00hs, Anfiteatro do CIn

19. Uso de Espectros de Execução para geração automática de oracles
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Elton Renan Magalhães Alves
   Área: Testes de Software
   Orientador: Marcelo Bezerra d’Amorim
   Avaliador: Juliano Iyoda
   Resumo:

    Já há algum tempo que ferramentas capazes de gerar oracles automaticamente a partir dos espectros (por exemplo: branch spectra e state spectra) de execução vêm sendo desenvolvidas. Entretanto ainda existem alguns desafios a serem ultrapassados, tais como a performance e a precisão dos comparadores para que os oracles gerados possam ser mais confiáveis.
    Esse trabalho propõe fazer uma análise do uso branch spectra e state spectra na geração automática de oracles, utilizando funções de abstração e ou ranqueadores de diferenças comportamentais para a melhoria dos comparadores de espectros. É necessário um instrumentador de código para capturar os espectros citados, um comparador para cada espectro com heurísticas para inferir as diferenças comportamentais entre os espectros de mesmo tipo em versões diferentes e retornar se as mudanças estão em conformidade ou não.
   Apresentação: 2a feira, 14/12/2009, 09:00hs, Sala de Reunião 1

20. Uma proposta de técnica de visualização de dados para auxiliar a priorização de requisitos em projetos ágeis
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Fabio Abrantes Diniz
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Carina Frota Alves
   Co-Orientador: Nicolau Calado
   Avaliador: Juliano Iyoda
   Resumo:

    Durante as fases de desenvolvimento de projetos de software, a etapa de priorização de requisitos da engenharia de requisito é uma atividade crítica. Esta prática envolve a análise da valorização de cada requisito por parte dos stakeholders e, conseqüentemente a seleção dos requisitos que irão ser implementados em determinada versão do sistema. Escolhas erradas sobre quais requisitos priorizar pode afetar a qualidade do sistema, e conseqüentemente sua aceitação pelos clientes. E devido a isso foi observado que muitas empresa tem buscado utilizar metodologias de desenvolvimentos ágeis para aumentar sua competitividade e qualidade de sua soluções. Portanto o propósito desse trabalho é aplicar uma proposta de visualização de dados em um processo de priorização de requisitos para projetos de software ágeis objetivando melhorar a forma de visualizar os resultados de priorização de forma rápida e eficiente e conseqüentemente ajudando a tomada de decisão por parte dos stakeholders.
   Apresentação: 5a feira, 03/12/2009, 13:00hs, Auditório do CIn

21. Estudo em jogos e sistemas distribuídos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Fagner Nascimento e Silva
   Área: Jogos / Redes
   Orientador: Carlos André Guimarães Ferraz
   Avaliador: André Luís Medeiros dos Santos
   Resumo:

    Jogos multiplayer que obtiveram sucesso em redes locais (Local Area Network) no final dos anos 90 tiveram que ser adaptados para a Internet, que vinha se tornando cada vez mais popular, de modo a preservar a mesma jogabilidade experimentada nas redes locais, porém com agravantes como o recorrente atraso na comunicação (latência) e a reduzida largura de banda vivenciados na rede mundial de computadores. Algumas técnicas foram desenvolvidas por diversos desenvolvedores de jogos e bastante utilizadas para fazer possível não só a comunicação de uma rede interna com dezenas de computadores, mas prover escalabilidade permitindo mundos virtuais onde milhares jogadores interagem ao mesmo tempo, que é o caso dos jogos massivamentem ulti-usuários.
    O objetivo inicial é de fazer um levantamento das técnicas de sincronização de jogos multijogador existentes almejando desenvolver uma técnica ou framework para facilitar o desenvolvimento destes aplicativos
   Apresentação: 4a feira, 09/12/2009, 08:30hs, Sala D-004

22. Saliências em Malhas 3D e Possíveis Aplicações
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Felipe Soares Queiroga
   Área: Computação Gráfica
   Orientador: Marcelo Walter
   Co-Orientador: Sílvio de Barros Melo
   Avaliador: Verônica Teichrieb
   Resumo:

    Avanços tecnológicos nos meios de telecomunicação, computação gráfica e multimídia durante a última década, contribuíram para a evolução dos dados digitais manipulados, visualizados e transmitidos através da internet. Nos dias de hoje, dados tridimensionais constituem o conteúdo multimídia emergente. Neste contexto, Objetos 3D, ou malhas de objetos 3D, estão sujeitos às diversas aplicações centradas visualmente nos usuários, o que sugere a necessidade de incorporar maiores detalhes da percepção humana no processamento destas malhas.
    Houve pouca atenção dedicada ao uso de métricas, inspiradas por percepção visual, para o processamento de malhas 3D utilizando apenas informações existentes na estrutura das mesmas. A própria malha 3D, a partir de suas informações geométricas, é capaz de demonstrar a repetição de padrões. Sabendo que: o que desperta o interesse visual é o incomum, foi definido o conceito de saliência de uma malha que é uma medida de importância visual de regiões em um Objeto 3D.
    Este trabalho propõe desenvolver uma ferramenta que aperfeiçoe o método existente para computar saliências em malhas 3D utilizando um mecanismo baseado em vértices, chamados centros, e nos seus arredores com o intuito de identificar regiões diferentes do contexto das redondezas (por exemplo, uma região rugosa no meio de um plano). Com isto, espera-se identificar áreas visualmente atraentes e que captem a atenção visual. A partir dos resultados obtidos, espera-se trabalhar com técnicas de degradação e restauração de texturas priorizando áreas de maior saliência.
   Apresentação: 4a feira, 09/12/2009, 09:00hs, Sala D-004

23. Análise e melhorias para uma linha de produtos de software desenvolvida em eclipse RCP
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Felype Santiago Ferreira
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Paulo Henrique Monteiro Borba
   Avaliador: André Luís Medeiros dos Santos
   Resumo:

    O objetivo deste trabalho de graduação é, a partir da análise da linha de produtos de uma aplicação eclipse RCP, identificar padrões de código variável e os mecanismos mais adequados para implementação de variações, a fim de compor um catálogo de possíveis soluções de implementação para os contextos identificados no estudo de caso.
   Apresentação: 4a feira, 09/12/2009, 09:30hs, Sala D-004

24. Análise Descritiva do Programa de Aceleração do Crescimento sob a Ótica do PgMBOK
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Fernando Luiz Guimarães Mota Junior
   Área: Gerência de Projetos
   Orientador: Hermano Perrelli de Moura
   Avaliador: Fábio Queda Bueno da Silva
   Resumo:

    O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise descritiva do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento sob a ótica do padrão PgMBOK -Standard for Program Management do PMI - Program Management Institute. Uma base conceitual será apresentada abordando gerenciamento de projetos e programas com o intuito de prover o conhecimento mínimo necessário ao entendimento do padrão PgMBOK. Após o fundamento teórico, o PAC será analisado à luz do PgMBOK, descrevendo, por exemplo, os principais projetos, recursos compartilhados, relacionamentos e objetivos estratégicos em comum.
   Apresentação: 4a feira, 09/12/2009, 10:00hs, Sala D-218

25. Encontrando Diferenças de Integração entre Versões de um Programa com Abstrações de Mudanças
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Filipe Araujo de Almeida
   Área: Testes de Software
   Orientador: Marcelo Bezerra d’Amorim
   Avaliador: Juliano Iyoda
   Resumo:

    Programas mudam com a implementação de novos requisitos, refactorings e correção de defeitos. Suítes de teste devem acompanhar a evolução do programa, caso contrário mudanças de comportamento não intencionais decorrentes das modificações podem não ser observadas. Nesse sentido, surge a preocupação de como gerar classificadores de teste que capturem diferenças de comportamento entre duas versões de um programa. Nossa abordagem será usar uma versão como referência para checar a conformidade com a versão que está sendo testada. Para isso, os traces de execução de sequências de teste rodadas sobre duas versões consecutivas do programa serão comparados. Desta forma, a entrada do classificador automático será duas versões consecutivas de um programa e a saída será um veredito: conforme ou diferente. Como o foco deste trabalho é encontrar diferenças de integração, o classificador procura dinstiguir efeitos colaterais locais (numa unidade do programa) de efeitos colaterais não locais (que se propagam para outros módulos do programa). Para tanto, o classificador deve abstrair dos traces partes que tenham sido geradas por código próximo às modificações sintáticas realizadas entre as versões.
   Apresentação: 2a feira, 14/12/2009, 10:00hs, Sala de Reunião 1

26. Uma proposta de melhoria no processo de estimativa de tamanho de software para projetos gerenciados por Scrum
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Flávio Almeida Araújo Sobrinho
   Área: Gestão de projeto, engenharia de software, estimativa de software e metodologia ágil para gerenciamento de projeto
   Orientador: Hermano Perrelli de Moura
   Avaliador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Resumo:

    Este trabalho tratará de um estudo e análise sobre técnicas e processos para estimativa de tamanho de projetos de softwares. A análise será feita com a premissa de que será utilizado o Scrum como processo de gerenciamento e tal fato será proeminente para os resultados aqui obtidos. A determinação da técnica de estimativa mais apropriada para um determinado tipo de projeto de software é o foco principal desse estudo. E, para atingir esse objetivo, serão aplicados mecanismos de categorização de projetos já conhecidos e estudados a fim de agrupá-los em conjuntos contendo elementos com características semelhantes para, em seguida, serem mapeados nas metodologias mais adequadas a cada tipo de projeto.
   Apresentação: 6a feira, 11/12/2009, 16:30hs, Sala A-010

27. Investigação de modelagem lingüística e prosódica em sistemas de síntese de voz
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Gabriel de Albuquerque Veloso Azuirson
   Área: Processamento de Voz
   Orientador: Edson Costa de Barros Carvalho Filho
   Avaliador: Tsang Ing Ren
   Resumo:

    Dado que a qualidade dos sistemas correspondentes ao processamento acústico disponível hoje já se encontra em um nível muito bom, a maior parte das pesquisas na área de síntese de voz está se voltando para a modelagem lingüística e a modelagem de prosódia. Sabe-se que uma modelagem correta dos parâmetros prosódicos, duração e freqüência dos fonemas pode trazer uma melhoria significativa na inteligibilidade e naturalidade do enunciado sintetizado.
    Este trabalho realiza uma investigação dos fatores lingüísticos e prosódicos no desenvolvimento de sistemas de síntese para o Português. Serão investigadas questões como determinação de silabas tônicas, transcrição Letra-Fonema, pré-processamento de numero, siglas e abreviaturas e etc.. Como resultado desta investigação será apresentada também a ferramenta CIN-TTS, um sistema de síntese de fala que utiliza o modelo concatenativo baseado em difones, desenvolvido inteiramente em Java e que realiza uma modelagem automática da duração dos fones, através de um modelo de regras baseado no modelo de Klatt.
   Apresentação: 4a feira, 09/12/2009, 11:30hs, Sala D-218

28. Requirements Engineering for Software Product Lines: A Systematic Literature Review
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: George Augusto Valença Santos
   Área: Engenharia de Software/Engenharia de Requisitos
   Orientador: Carina Frota Alves
   Avaliador: Paulo Henrique Monteiro Borba
   Resumo:

    A software product line (SPL) can be defined as "a set of software-intensive systems sharing a common, managed set of features that satisfy the specific needs of a particular market segment or mission and that are developed from a common set of core assets in a prescribed way [1]." It is argued that the nature of a SPL is to manage the commonality and variability of products by means of a "requirements engineering (RE) change management" process [1]. The underlying research and practice area of SPLE has reported positive results for more than a decade. However, the lack of reliable evidence regarding the effectiveness of SPLE approaches proposed in the literature prevents their wide adoption by practitioners. In this work, we present a systematic literature review (SLR) of RE for SPLs. field. A SLR can provide reliable evidence of the benefits of RE approaches for SPLs to support the development of complex software-intensive systems.
   Apresentação: 5a feira, 03/12/2009, 14:00hs, Auditório do CIn

29. Metodologias Ágeis em um contexto CMMi 3: Estudo de Caso
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Guilherme Augusto de Morais e Silva Dantas
   Área: Qualidade de Software
   Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Avaliador: Fabio Queda Bueno da Silva
   Resumo:

    A cada dia o mercado de software se torna mais competitivo, exigindo melhorias nos processos de desenvolvimento de seus competidores. As melhorias, em geral, são pensadas em termos de qualidade de processos e produtividade. Para aumentar a produtividade, metodologias ágeis têm sido um lugar comum, enquanto os modelos de maturidade e suas certificações são a forma mais óbvia de atestar a qualidade de um processo. No entanto, as duas coisas podem ser vistas, erroneamente,como conflitantes.
    O objetivo deste trabalho é avaliar a aplicação de metodologias ágeis de forma aderente ao CMMi estagiado nível 3 em um contexto real, identificando pontos de dificuldades e propondo maneiras de superar estas dificuldades. Ao fim do trabalho, espera-se ter uma metodologia de desenvolvimento baseada em Scrum facilmente adaptável à realidade da empresa estudada e aderente às áreas de processo do CMMi identificadas como críticas.
   Apresentação: 4a feira, 09/12/2009, 14:30hs, Sala D-222

30. Técnicas para Identificação de Riscos em Projetos de Empresas Nascentes (CANCELADO)
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Guilherme Barreto de Mendonça
   Área: Gestão de Projetos; Gestão de Riscos
   Orientador: Hermano Perrelli de Moura
   Avaliador: Fabio Queda Bueno da Silva
   Resumo:

    Uma das principais causas de insucesso de projetos em empresas nascentes de TI é a má identificação e definição dos riscos de tais projetos. A necessidade de se desenvolver um Plano de Gestão de Riscos adequado, que defina bem todos os prováveis riscos do projeto, diminui bastante a probabilidade de algum deles acontecerem e, com isso, prejudicarem o desenvolvimento de tal projeto, provocando, em alguns casos, o insucesso desse projeto e provável falência da empresa. Este Trabalho de Graduação tem como principal objetivo desenvolver uma abordagem na área de Gestão de Riscos, identificando e extraindo riscos dos Planos de Negócios das empresas nascentes de TI, e mapeando-os nos projetos de tais empresas.
   Apresentação: 4a feira, 09/12/2009, 15:00hs, Sala D-222

31. Estudo comparativo de sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) para utilização na Companhia Independente de Policiamento com Motocicleta
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Gustavo de Andrade Lima Santana
   Área: Sistemas de Informação
   Orientador: José Antônio Monteiro de Queiroz
   Avaliador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Resumo:

    Este trabalho consiste numa análise técnica dos sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning) disponíveis comercialmente, visando a estrutura organizacional da Companhia Independente de Policiamento com Motocicleta. Desta forma, será realizado o levantamento das necessidades e a especificação dos requisitos da organização, a fim de utilizá-los na análise comparativa entre os sistemas ERP estudados.
   Apresentação: 4a feira, 09/12/2009, 15:30hs, Sala D-222

32. Uma extensão da Máquina Virtual TinyReef para Adaptação Dinâmica em Redes de Sensores Sem Fio
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Hudson Ummem Veloso
   Área: Redes de Sensores
   Orientador: Nelson Souto Rosa
   Avaliador: Ricardo Massa Ferreira Lima
   Resumo:

    TinyReef é uma máquina virtual para nós sensores, cujo objetivo é facilitar o desenvolvimento de aplicações em alto nível de abstração, permitir independência de plataforma e dá suporte a atualização dinâmica da rede de sensores na qual está inserida.
    Esse trabalho tem como objetivo estender a funcionalidade da TinyReef com o desenvolvimento do módulo de carregamento (Loader) que será responsável pela atualização em tempo de execução do software executando na máquina virtual.
   Apresentação: 4a feira, 09/12/2009, 16:00hs, Sala D-222

33. Sistema de Recomendação para Análise da Dados do Netflix
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Igor Duarte Alencar Lira
   Área: Inteligência Artificial
   Orientador: Tsang Ing Ren
   Avaliador: George Darmiton da Cunha Cavalcanti
   Resumo:

    A partir da análise do banco de dados da competição Netflix Prize, vimos que esse banco de dados poderia ser caracterizado como uma rede complexa. Redes complexas podem ser classificadas como randômicas, scale-free ou small-world. Dependendo de suas características, uma rede complexa pode ser classificada como um desses três tipos. Esse trabalho tem por objetivos realizar uma análise topográfica da base do Netflix, possibilitando a sua classificação em um dos tipos de redes complexas. Após essa classificação, será feito um estudo estatístico da rede, vendo a maneira como ele comporta. Por fim, após essa análise, um sistema de recomendação será criado para fazer sugestões de filmes baseados nas informações extraídas da base de dados.
   Apresentação: 4a feira, 09/12/2009, 16:30hs, Sala D-222

34. Framework de Geração de Personagens para Jogos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: João da Rocha Pascoal Neto
   Área: Computação Gráfica / Jogos
   Orientador: Sílvio de Barros Melo
   Avaliador: Geber Lisboa Ramalho
   Resumo:

    O mercado de jogos computacionais está cada vez mais exigente em relação á qualidade. Cenários realistas e personagens com característicais comportamentais diferenciadas estão em alta, o que aumenta drasticamente, a quantidade de trabalho para o artista 3D. Em jogos que possuem dezenas de personagens distintos, a construção dos mesmos pelos artistas leva muito tempo pelo alto nível de complexidade o que, para as empresas do ramo, acarreta em um prazo maior ou mesmo um adiamento para a entrega do produto final. Esse trabalho tem como objetivo a construção de um framework para criação e exportação de personagens em arquivos de formato conhecido (.max, .dae, .obj) para que os mesmos sejam importados para games computacionais.
   Apresentação: 4a feira, 09/12/2009, 17:00hs, Sala D-222

35. Balanceamento Dinâmico Automático de Jogos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: João Gabriel Gadelha Xavier Monteiro
   Área: Inteligência Artificial/ Entretenimento Digital
   Orientador: Geber Lisboa Ramalho
   Avaliador: Sérgio Queiroz
   Resumo:

    O balanceamento da dificuldade é uma das tarefas mais importantes e mais custosas na produção de jogos seja qual for o estilo e sempre é feita manualmente pelos game designers. O resultado as vezes pode frustrar o jogador que pode considerar o nível de desafios fácil ou difícil demais.
    O balanceamento dinâmico automático de jogos faz com que a dificuldade do jogo se adapte as características do jogador, permitindo assim que um jogo, casual ou habitual possa se tornar interessante do ponto de vista de dificuldade de desafios para qualquer jogador
   Apresentação: 4a feira, 09/12/2009, 17:30hs, Sala D-222

36. Uma Proposta de Sistema de Aprendizagem integrado a Redes Sociais e Second Life como forma de diminuir a Evasão em ambientes de Educação à Distância
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: João Paulo dos Santos Oliveira
   Área: (A CONFIRMAR)
   Orientador: Alex Sandro Gomes
   Avaliador: Fernando da Fonseca de Souza
   Resumo:

    (A CONFIRMAR)
   Apresentação: 5a feira, 10/12/2009, 08:00hs, Sala D-005

37. Specification and Evaluation of a Heterogeneous MANET routing protocol
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Josias Barbosa de Lima Junior
   Área: Networks;MANET;Distributed Computing;Routing;
   Orientador: Djamel Fawzi Hadj Sadok
   Co-Orientador: Eduardo Souto
   Avaliador: Nelson Souto Rosa
   Resumo:

    The overall objective of this work is part of a process involved during the development of a new routing protocol used in mobile ad-hoc context and aims to provide a specification of this protocol, an implementation and its evaluation.
    In this work, we provide a communication infrastructure within the context of emergency applications in a heterogeneous environment. More specifically, we provide a routing infrastructure able to handle different operators of a team equipped with different mobile devices using heterogeneous communications technologies.
    The new routing protocol may support the use of different technologies. For this work, only the use of IEEE 802.11 and Bluetooth will be explored. Moreover, the new protocol may use some mechanism to support auto configuration and the communication of nodes contained in this network. This protocol may be suitable for emergency scenario seen as a priority requirement.
   Apresentação: 2a feira, 14/12/2009, 08:00hs, Sala D-222

38. Reconhecimento de palavras manuscritas extraídas de imagens de documentos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Leandro Reinaux Almeida
   Área: Inteligência artificial / Visão Computacional
   Orientador: George Darmiton da Cunha Cavalcanti
   Avaliador: Tsang Ing Ren
   Resumo:

    O reconhecimento de palavras manuscritas é o processo de identificar palavras escritas manualmente que foram digitalizadas.
    O estudo das palavras manuscritas está ligado ao desenvolvimento de métodos de reconhecimento voltados para aplicações do mundo real envolvendo palavras manuscritas, tais como: processamento automático de cheques bancários, envelopes postais, formulários, textos manuscritos, entre outros.
    A proposta do trabalho tem como objetos de estudo os 12 meses do ano, que tem traz os desafios de tratar palavras semelhantes e com sub-strings em comum: Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro.
   Apresentação: 5a feira, 10/12/2009, 09:00hs, Sala D-005

39. Sistema de Detecção de Anomalias Baseado em Episódios
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Leonardo Henrique Vilaça Silva
   Área: Redes de Computadores - Segurança da Informação
   Orientador: Djamel Sadok
   Avaliador: Ruy José Guerra Barretto de Queiroz
   Resumo:

    Técnicas de ataque a protocolos, vírus, worms, entre outros, com o passar do tempo vão se tornando cada vez mais complexas, causando anomalias (desvio do funcionamento normal da rede) em redes vulneráveis. Essas anomalias desperdiçam recursos, ameaçam a confidencialidade, privacidade e autenticidade dos dados. Diante da grande variedade de anomalias existentes no tráfego de rede e dos prejuízos causados por elas, percebe-se a importância de um sistema ou arquitetura eficiente na detecção de anomalias de tráfego. Este trabalho tem como objetivo a implementação de um sistema de detecção de anomalias, utilizando para isso algoritmos de freqüências de episódios, fazendo uma captura passiva do tráfego da rede. Ele será desenvolvido visando melhorar a segurança através da auditoria dos dados da rede a partir de dispositivos de infra-estrutura existentes. Como o sistema irá utilizar freqüência de episódios em sequência de eventos, será possível detectar anomalias conhecidas, como também anomalias desconhecidas e também eventos raros na rede automaticamente.
   Apresentação: 5a feira, 10/12/2009, 09:30hs, Sala D-005

40. Desenvolvimento de Sistema Embarcado e Interface Homem-Máquina para controle do Robô do Projeto PETALE
   (Proposta inicial: não disponível)
   Autor: Leonardo José Corrêa Nunes
   Área: Robótica, Sistemas embarcados
   Orientador: Edna Natividade da Silva Barros
   Avaliador: Manoel Eusébio de Lima
   Resumo:

    O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um sistema embarcado e de uma interface homem-máquina para o controle de um robô. Este último será capaz de detectar fissuras na tubulação do sistema de resfriamento associado ao processo de produção de energia nuclear. Submergido dentro de um condensador, ele permitirá que uma pessoa localizada ao exterior deste equipamento possa realizar com precisão a verificação de toda tubulação.
   Apresentação: 4a feira, 02/12/2009, 16:00hs, Sala A3

41. Modelagem de sistemas computacionais utilizando o formalismo matemático de Cadeias de Markov
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Lucas Aranha Barreto
   Área: Modelagem de sistemas computacionais
   Orientador: Marcília Andrade Campos
   Avaliador: José Dias dos Santos
   Resumo:

    O trabalho tem como objetivo descrever o processo de modelagem de sistemas computacionais utilizando o formalismo matemático de Cadeias de Markov, primeiro explicando noções básicas de probabilidade e a definição informal das Cadeias de Markov, depois mostrando a definição formal e como usá-la para modelar um sistema computacional, e finalmente detalhando o processo de modelagem e análise de desempenho de um sistema exemplo. Haverá também a apresentação superficial de outras técnicas de modelagem relacionadas com as Cadeias de Markov.
   Apresentação: 6a feira, 04/12/2009, 15:30hs, Auditório do CIn

42. Um estudo conceitual e uma proposta arquitetural para a implantação da plataforma de ensino à distância ProLearning
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Lucas Araújo Melo Sales
   Área: Ensino à Distância
   Orientador: André Luís de Medeiros Santos
   Avaliador: Alex Sandro Gomes
   Resumo:

    A educação à distância vive num momento de crescimento e organização, nas várias metodologias existentes (síncronas ou assíncronas), no meio acadêmico e corporativo. Há quatro anos a ABED elabora um anuário estatístico de EAD e dados da edição mais recente revelaram que quase 700 mil pessoas estão estudando a distância dentro das organizações no Brasil, enquanto nas universidades esse número passa para 1(um) milhão. Porém, esse ramo da educação ainda sofre sérios problemas que precisam ser resolvidos. De acordo com uma pesquisa recente feita pela Universidade Federal de Brasília, aproximadamente 49% dos estudantes de ensino à distância desistem de seus cursos antes de alcançarem pelo menos a metade de sua duração. Assim, este trabalho de graduação tem como objetivo final o desenvolvimento de um protótipo funcional do ProLearning, considerado um conjunto de aplicações e serviços que terão a finalidade de melhorar a experiência do usuário no ensino a distância, além de resolver os principais problemas encontrados nesse nicho.
   Apresentação: 5a feira, 10/12/2009, 10:30hs, Sala A-010

43. Estudo e implementação de uma técnica de rastreamento de mãos voltada para interação 3D
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Lucas Silva Figueiredo
   Área: Rastreamento 3D
   Orientador: Verônica Teichrieb
   Avaliador: Geber Lisboa Ramalho
   Resumo:

    O Trabalho de Graduação descrito no documento em anexo tem como objetivo realizar e relatar uma pesquisa profunda sobre as técnicas de rastreamento 3D de mãos. Esta pesquisa fará um levantamento do estudo da arte destas técnicas, sem impor restrições em relação a métodos, porém levando em conta especialmente aquelas que fazem uso de dispositivos acessíveis (em termos financeiros) e de uso genérico, visando à abrangência do resultado final deste trabalho. Além disso, uma técnica de rastreamento 3D será implementada. Esta implementação levará em conta uma ou mais técnicas estudadas na fase anterior, podendo combiná-las para a obtenção de melhores resultados. Adicionalmente, serão levadas em consideração as restrições de tempo e precisão necessárias para que a interação com o usuário seja eficiente. Por fim, um estudo de caso será implementado para validar a técnica. Neste estudo de caso deverá existir um mecanismo de interação 3D em tempo real que demonstre os diversos aspectos da técnica implementada.
   Apresentação: 5a feira, 10/12/2009, 14:30hs, Sala de Reunião 2

44. Um Sistema de Data Warehouse de Trajetória
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Maria Carolina Torres da Silva
   Área: Banco de Dados
   Orientador: Valéria Cesário Times
   Avaliador: Ana Carolina Salgado
   Resumo:

    A crescente quantidade de dispositivos móveis como telefone celular e GPS no mercado, atrelada a qualidade das tecnologias utilizadas são as principais responsáveis pela geração de enormes quantidades de dados alocados no tempo e no espaço. Esses dados até já foram categorizados em um novo tipo: dado de trajetória, o qual desperta grande interesse de pesquisadores em várias áreas do conhecimento humano, incluindo a área de sistemas de suporte à decisão.
    São inúmeras as aplicações que podem ser beneficiadas a partir da representação e manipulação deste tipo de dado por um sistema de suporte a decisão como é o caso dos sistemas de Data Warehouse (DW) e das ferramentas de processamento analítico (OLAP): controle de tráfego urbano, migrações de animais, respeito às rotas, monitoramento de criminosos, dentre outras.
    Portanto a especificação e implementação de um sistema para Data Warehouse de Trajetória se faz necessária para que os resultados obtidos sirvam de base para o desenvolvimento de uma aplicação real de manipulação de dados de trajetória para suporte à decisão.
   Apresentação: 3a feira, 15/12/2009, 08:00hs, Anfiteatro do CIn

45. Desenvolvimento de Aplicações com Sensibilidade a Contexto em TV Digital
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Matheus Garcez Reichow
   Área: TV Digital
   Orientador: Carlos André Guimarães Ferraz
   Avaliador: Geber Lisboa Ramalho
   Resumo:

    (A CONFIRMAR)
   Apresentação: 5a feira, 10/12/2009, 14:30hs, Sala D-226

46. Persistência em Banco de Dados: um estudo prático sobre as APIs JPA e JDO
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Natália de Lima do Nascimento
   Área: Banco de Dados
   Orientador: Robson do Nascimento Fidalgo
   Avaliador: Fernando da Fonseca de Souza
   Resumo:

    Este trabalho tem como objetivo definir JPA e JDO a partir de uma análise de conteúdo teórico e um estudo de caso implementado utilizando ambas as APIs, mostrando as duas formas de abstração de persistência de dados.
   Apresentação: 5a feira, 10/12/2009, 15:00hs, Sala D-226

47. Implementação de rotinas para cálculo de Conexões e Curvatura
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Nivan Roberto Ferreira Júnior
   Área: Matemática Computacional
   Orientador: Marcília Andrade Campos
   Avaliador: Sílvio de Barros Melo
   Resumo:

    Conceitos geométricos como conexões e curvatura tem aplicações na mecânica quântica, relatividade além da própria mecânica clássica. Tais conceitos admitem uma generalização puramente algébrica, na qual a Álgebra Comutativa é a principal ferramenta. O estudo de problemas que envolvem cálculos de conexões e curvatura apresenta computações bastante extensas, o que reduz o grau da complexidade dos problemas que podem ser tratados manualmente. E mesmo em situações bastante simplificadas, devido à quantidade de cálculos realizados, o cálculo manual de tais expressões se mostra complexo (induz facilmente a erros) e desestimulante. Por isso, a automatização faz-se necessária. A proposta deste trabalho é implementar algumas rotinas para fazer cálculos relacionados à Geometria Riemanniana (concentrando-se no cálculo de Conexões e Curvatura) e a compilação de um manual para o uso das rotinas implementadas.
   Apresentação: 6a feira, 04/12/2009, 16:00hs, Auditório do CIn

48. Applying Systematic Reviews on Requirements Variability Models for Software Product Lines: An Experience Report
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Paola Rodrigues Godoy Accioly
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Paulo Henrique Monteiro Borba
   Avaliador: Carina Frota Alves
   Resumo:

    Os objetivos da TG serão: conduzir uma revisão sistemática sobre as atuais abordagens de gerenciamento da variação de requisitos de uma linha de produtos de software; analisar os resultados da revisão sistemática para propor possíveis melhorias a técnica MSVCM; conduzir estudos de caso com algumas técnicas.
   Apresentação: 5a feira, 03/12/2009, 15:00hs, Auditório do CIn

49. Um estudo experimental sobre a influência de modelos mentais no aprendizado de programação
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Paulo Rocha Martins da Cunha
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Fabio Queda Bueno da Silva
   Avaliador: Ricardo Massa Ferreira Lima
   Resumo:

    As repetições de experimentos são cada vez mais importantes para melhorar o entendimento em Engenharia de Software sobre processos sociais e cognitivos. Elas são cada vez mais defendidas, mas pouco praticadas. Sabe-se que uma repetição de experimento é muito complicada devido a vários fatores, como cultura da população, educação e nacionalidade, mas busca-se diminuir ao máximo os efeitos desses fatores a fim de que se possa realizar a repetição mais próxima do original. Buscando explicar o sucesso de alguns alunos em um curso introdutório a programação, Dehnadi e Bornat criaram o experimento “O Camelo tem duas corcovas”. O qual tenta explicar este sucesso baseando-se em modelos mentais colhidos em respostas de testes. Baseando-se neste experimento, muitas outras repetições foram feitas desde o resultado apresentado por Dehnadi e Bornat. Inserido nesse contexto, o objetivo deste trabalho é repetir o experimento feito por Dehnadi e Bornat, o qual consistia em explicar porque alguns alunos conseguiam fazer um curso de programação de forma tranqüila e outros apresentavam dificuldades, baseando-se no modelo mental adotado pelo aluno nos testes e na nota final do curso.
   Apresentação: 3a feira, 15/12/2009, 14:00hs, Sala D-226

50. O impacto do uso de caches cooperativos no tráfego inter-ISP para distribuição de Vídeo sob-Demanda
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Petrônio Gomes Lopes Júnior
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Djamel Sadok
   Avaliador: Judith Kelner
   Resumo:

    A distribuição de conteúdo através de redes Peer-to-Peer é responsável pela maior parte do tráfego gerado na Internet e o crescente uso desse tipo de rede sugere um aumento ainda maior do tráfego no futuro. Um esquema de caches cooperativos surge como uma potencial solução para redução de custos gerados nos ISPs sem comprometer o tráfego P2P, além de, em alguns casos, alcançar melhorias específicas para a qualidade e disponibilidade do conteúdo compartilhado. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é analisar o impacto causado por caches cooperativos no custo do tráfego nos ISPs para aplicações de Vídeo sob-Demanda
   Apresentação: 5a feira, 10/12/2009, 17:00hs, Sala D-226

51. Quantização Vetorial mais Eficiente na Compressão de Texturas com IPACKMAN
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Rafael Borba Costa dos Santos
   Área: Processamento de Imagens
   Orientador: Marcelo Walter
   Co-Orientador: Sílvio Barros de Melo
   Avaliador: Verônica Teichrieb
   Resumo:

    (a confirmar)
   Apresentação: 6a feira, 11/12/2009, 08:00hs, Anfiteatro do CIn

52. Estudo comparativo entre ferramentas de Gerência de Requisitos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Rafael Richa Teixeira Ananias
   Área: Engenharia de software - Gerência de requisitos
   Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Avaliador: Jaelson Freire Brelaz de Castro
   Resumo:

    O objetivo deste trabalho de graduação é fazer um estudo comparativo entre ferramentas de gerência de requisitos, podendo servir de apoio aos interessados na escolha da ferramenta apropriada, de acordo com suas necessidades
   Apresentação: 6a feira, 11/12/2009, 08:30hs, Anfiteatro do CIn

53. Análise e Desenvolvimento de Técnicas de Reconhecimento Facial
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Rodolfo Pereira Saturnino
   Área: Processamento Digital de Sinais
   Orientador: Tsang Ing Ren
   Avaliador: George Darmiton da Cunha Cavalcanti
   Resumo:

    Este trabalho tem por finalidade analisar as principais técnicas de reconhecimento facial, apresentandos os pontos fortes e fracos encontrados em cada uma delas, e comparando-as através de uma implementação simplificada. Por fim, será proposta uma otimização a ser feita em um destes métodos para se aproximar ao máximo do resultado ideal.
   Apresentação: 6a feira, 11/12/2009, 09:00hs, Anfiteatro do CIn

54. An analysis of the influences caused by a Software Ecosystem in Organizational Strategy
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Rodolfo Vasconcelos Correia Lima de Andrade
   Área: Gestão de Processos e Estratégia Organizacional
   Orientador: Carina Frota Alves
   Avaliador: Hermano Perrelli de Moura
   Resumo:

    O mercado de software tem passado por algumas mudanças recentes. Em vez de se ter empresas que atuam separadamente, agora se tem uma forte integração entre fornecedores, clientes e parceiros, que podem contribuir com o desenvolvimento da solução e/ou prestar serviços de suporte e até mesmo comercialização. Nessa configuração, tem-se o que se chama de Ecossistemas de Software (SECO), em que várias organizações atuam em harmonia objetivando alcançar um bem comum, de maneira que todos sejam beneficiados, haja vista que num Ecossistema de Software, o objetivo é que todos consigam mais benefícios com menos esforços. Dentre as vantagens do ecossistema, está o aumento da base de clientes e do retorno sob o investimento. Por outro lado, existe a necessidade de adequação por parte das organizações envolvidas, que pode levar a impactar na estratégia destas organizações. Existem conceitos utilizados na Tecnologia da Informação e na Administração que podem auxiliar a entender melhor esse ecossistema e propor alternativas para auxiliar as empresas a se adaptarem aos mesmos. Este trabalho objetiva entender Ecossistemas de Software e buscar alternativas para as empresas que querem se adequar a esse novo contexto.
   Apresentação: 5a feira, 03/12/2009, 17:00hs, Auditório do CIn

55. Uma DSL para gerenciar features com diferentes binding times em linhas de produtos de software
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Rodrigo Cardoso Amaral de Andrade
   Área: (A CONFIRMAR)
   Orientador: Paulo Henrique Monteiro Borba
   Avaliador: Fernando Castor
   Resumo:

    Este trabalho de graduação visa aprofundar o estudo em features com diferentes binding times. Nesse contexto, a Programação Orientada a Aspectos pode ser utilizada para implementar features com binding times flexíveis. No entanto, problemas foram encontrados em estudos anteriores. Algumas técnicas como compilação condicional [6] possuem problemas, pois, por exemplo, não é uma solução elegante e piora bastante quando os variations points são complexos. Portanto é necessária uma avaliação mais aprofundada para definir se o uso de Aspectos é, de fato, a melhor maneira de desenvolver features com binding times flexíveis (dinâmico ou estático). É possível que seja necessário aumentar o nível de abstração através do desenvolvimento de uma linguagem para lidar com a configuração de binding times flexíveis e consequentemente resolver as lacunas já encontradas com o uso de Aspectos.
    Enumerando os objetivos:
    1. Avaliar os problemas das técnicas já existentes
    2. Criar uma DSL
   Apresentação: 4a feira, 09/12/2009, 16:00hs, Sala A-010

56. Um Portal para Cálculo de Probabilidades Geométricas
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Rodrigo Emanoel Araújo de Freitas
   Área: Probabilidade e Estatística
   Orientador: Marcília Andrade Campos
   Avaliador: José Dias dos Santos
   Resumo:

    O seguinte trabalho de graduação tem por objetivo desenvolver e disponibilizar um portal web que reúna conteúdo sobre Probabilidade Geométrica, que possa ser usado para consulta de professores e alunos, tanto do Ensino Médio quanto do Ensino Fundamental, no ensino da Probabilidade. O conteúdo do portal engloba desde a teoria necessária para se entender os conceitos de Probabilidade Geométrica, bem como ferramentas de avaliação do aprendizado, como exercícios e jogos, separados por níveis de dificuldade adequados a cada série.
   Apresentação: 6a feira, 04/12/2009, 15:00hs, Auditório do CIn

57. Extensão da Ferramenta ProEvaluator para Incorporação das Fases de Planejamento e Fechamento de uma Avaliação de Processo de Software
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Rosana Silva Matos
   Área: Qualidade de Software
   Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Avaliador: Juliano Iyoda
   Resumo:

    O desenvolvimento de software exige cada vez mais que seus resultados alcancem um alto nível de qualidade. Obter um produto que atenda aos padrões internacionais e que possua alto grau de competitividade requer que ele esteja inserido em um processo de software de qualidade. De modo a atestar a qualidade, os processos de software são submetidos a avaliações para certificação. [...] A ferramenta ProEvaluator foi construída com o objetivo de otimizar as fases da avaliação, facilitando o compartilhamento de informações, tornando as fases de uma avaliação mais dinâmicas e diminuindo as chances de erros nos resultados. No entanto, atualmente ela suporta apenas a fase de execução do processo de avaliação. Surge então a necessidade de analisar a ferramenta e realizar um levantamento de requisitos para a implementação das fases de planejamento e fechamento de uma avaliação do processo de software.
   Apresentação: 5a feira, 10/12/2009, 09:00hs, Sala B-020

58. Aprendizado por Quantização Vetorial Usando Distâncias Adaptativas
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Telmo de Menezes e Silva Filho
   Área: Qualidade de Software
   Orientador: Renata Maria Cardoso Rodrigues de Souza
   Avaliador: Ricardo B. C. Prudêncio
   Resumo:

    O aprendizado por quantização vetorial (AQV) é uma família de algoritmos baseados em protótipos proposta por Kohonen que tem sido extensivamente estudada e aplicada em diversas áreas, devido a sua simplicidade e eficiência. O AQV básico visa a achar regiões de classe discriminativas no espaço de dados de entrada, representadas por subconjuntos de protótipos ou vetores de código. O objetivo é fazer um estudo sobre o uso de distâncias adaptativas que considerem características das regiões de classe representadas por subconjuntos de vetores de protótipos e alcancem um melhor desempenho em comparação ao algoritmo AQV original, que usa distância euclidiana padrão.
   Apresentação: 6a feira, 11/12/2009, 11:00hs, Anfiteatro do CIn

59. Estendendo modelo de Atores Sintéticos com Personalidade (CANCELADO!)
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Thiago Ferreira Dantas Santos
   Área: Qualidade de Software
   Orientador: Geber Lisboa Ramalho
   Orientador: Patrícia Tedesco
   Avaliador: Flávia de Almeida Barros
   Resumo:

    O uso de Inteligência Artificial em jogos tem sido importante para dar vida ao ambiente virtual o tornando mais realístico. Uma das aplicações de IA é a simulação de comportamento humano através do uso de um tipo de agente inteligente chamados de Atores Sintéticos. Na simulação de comportamento tem sido trabalhado personalidade, emoções e relacionamentos. A proposta deste trabalho é desenvolver o conceito de personalidade em um modelo que atualmente trabalha orelacionamentos.
   Apresentação: 6a feira, 11/12/2009, 11:30hs, Anfiteatro do CIn

60. Uma ferramenta de concentração de informação de segurança de redes e sistemas
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Thiago Gomes Rodrigues
   Área: Redes de Computadores
   Orientador: Djamel Fawzi Hadj Sadok
   Co-Orientador: Eduardo Luzeiro Feitosa
   Avaliador: Nelson Souto Rosa
   Resumo:

    Vivemos hoje em uma sociedade onde a informação é encontrada de umbiquamente e que tem um grande valor monetário. A cada dia surgem novas formas de burlar sistemas de computadores e redes, o que é bastante preocupante. Para evitar que a falta de informação leve ao erro, os administradores de redes e sistemas divulgam informações de incidentes ocorridos para que outros possam se precaver e não terem muito prejuízo ou ao menos minimizá-los. Este trabalho propõe a junção de toda esta informação espalhada em vários sites e disponibilizá-las para os administradores de redes/sistemas ou para os interessados.
   Apresentação: 5a feira, 10/12/2009, 16:30hs, Sala D-005

61. MOONDO: Um framework para desenvolvimento de aplicações declarativas no SBTVD
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Thiago Monteiro Prota
   Área: TV Digital
   Orientador: Fernando da Fonseca de Souza
   Avaliador: Carlos André Guimarães Ferraz
   Resumo:

    Por não existirem padrões para o desenvolvimento de aplicações utilizando NCL e Lua, surgi-se necessidade de criar uma arquitetura de referencia para o desenvolvimento de aplicações declarativas para TVD. Além de prover uma orientação arquitetural ao desenvolvedor predefinindo o fluxo de controle da aplicação, é necessário que se tenha um modelo com classes básicas e constantes promovendo o reuso, a fim de minimizar o esforço do desenvolvimento. Este Trabalho tem como objetivo formalizar um framework para o desenvolvimento de aplicações declarativas em NCL e Lua que facilitará o desenvolvimento destas aplicações, bastando ao desenvolvedor customizar o framework para uma aplicação particular. Além disso, disponibilizará mecanismos para permitir que o desenvolvedor se conecte às diversas funções, as estenda ou implemente aquelas que ainda não estão presentes.
   Apresentação: 5a feira, 10/12/2009, 17:00hs, Sala D-222

62. Estudo de Caso: uma Técnica de Rastreamento Facial
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Thiago Pereira Rocha
   Área: Visão Computacional
   Orientador: Judith Kelner
   Co-Orientador: Veronica Teichrieb
   Avaliador: George Darmiton da Cunha Cavalcanti
   Resumo:

    O trabalho visa o estudo e a implementação de uma técnica de estimação da pose de uma face em uma cena real, capturada por câmera de vídeo.
   Apresentação: 2a feira, 14/12/2009, 11:00hs, Sala D-005

63. Guidelines Para a Criação de Jogos: Boas Práticas Para Reduzir Conflitos Entre o Design e o Desenvolvimento
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Tiago Lemos de Araujo Machado
   Área: Empreendorismo e Gestão de Projetos
   Orientador: Geber Lisboa Ramalho
   Co-Orientador: Carina Frota Alves
   Avaliador: André Menezes Marques das Neves
   Resumo:

    O processo de desenvolvimento de jogos tem um como um de seus marcos a geração do documento de Game Design. Tal documento tem a função de guiar toda a equipe envolvida na produção do jogo até o momento de sua conclusão. O problema é que para a implementação do software as informações contidas no documento de Game Design não são suficientes, o que implica em muitas dúvidas e perca de produtividade. Nosso objetivo é estudar como ocorre atualmente a passagem do documento de Game Design para a implementação do software e propor melhorias de forma a tornar esse processo mais preciso para o desenvolvimento dos jogos.
   Apresentação: 4a feira, 09/12/2009, 09:00hs, Sala B-020

64. Gestão de Portfólio em Empresas Nascentes (CANCELADO)
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Vitor de Barros Costa
   Área: Empreendorismo e Gestão de Projetos
   Orientador: Hermano Perrelli de Moura
   Avaliador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Resumo:

    Empresas normalmente têm diversos projetos em execução simultaneamente. A aparição de novos projetos torna desafiadora e dificulta muito o papel dos gestores de projetos. Eles têm dificuldades de gestão de alocação de recursos, escolha e priorização de projetos. Para isso se torna necessário métodos de gestão de portfólio.
    É mais frequente encontrar a aplicação de métodos de gestão de portifólio em grandes empresas, onde os negócios são mais estruturados. Já em pequenas corporações, a questão de gestão de portfólio fica mais delicada, pois normalmente ainda não são bem estruturadas.
    Para isso, este Trabalho de Graduação irá, a partir de estudos dos principais métodos existentes de Gestão de Portfólio, apresentar um método específico para empresas nascentes, a fim melhorar suas gestões dos projetos.
   Apresentação: 6a feira, 11/12/2009, 16:00hs, Sala B-020

 
 

 

Última atualização: 31 de Maio de 2010, 04:24pm GMT-3