Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Centro de Informática (CIn)

Graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação


Trabalhos de Graduação - 2016.2

1. Uma ferramenta para análise de algoritmos de otimização bio-inspirados

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Adailson de Castro Queiroz Filho

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Computação Bio-inspirada; Otimização;

   Orientador: Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto

   Avaliador: Aluízio Araújo (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Diversos algoritmos de otimização são bio-inspirados, como algoritmos genéticos, estratégia evolutiva e Particle Swarm Optmization (entre outros que utilizam o conceito de inteligencia de enxame). Esses algoritmos tem muito em comum quanto a suas métricas e conceitos/metáforas utilizadas.  Por exemplo, ao decorrer das iterações existe uma intenção de melhora no fitness da "população" no geral assim como encontrar soluções ótimas. Em problemas reais e de benchmark de otimização é comum encontrar muitas dimensões. O que torna o processo de desenvolvimento e  melhoria desses algoritmos difícil de se investigar a nível de comportamento. Este trabalho visa juntar medidas relevantes para se analisar estes algoritmos e prover um ferramental para tal.

   Apresentação: 2a feira, 12/12/2016, 08:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


2. Desenvolvimento de ferramenta open-source para automação do desenvolvimento ágil em times multi-funcionais

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Airton Sampaio de Sobral

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Engenharia de Software;

   Orientador: Carlos André Guimarães Ferraz

   Avaliador: Fernando Castor (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Em 2008 surgiu o termo “DevOps” como um movimento cultural que idealizava a integração entre os times de desenvolvimento e operacional, de forma que eles passassem a ter o mesmo objetivo: Fazer o negócio crescer. Para essa integração acontecer, seria necessário diminuir a distância entre os membros dos dois times: os desenvolvedores precisam ter mais controle e acesso sobre as máquinas, processo de deploy e monitoramento, e o operacional precisa participar mais ativamente do planejamento e provir às ferramentas e processos para que os desenvolvedores possam ter maior acesso a infraestrutura.

Neste trabalho de graduação pretende-se desenvolver uma ferramenta open-source de automação denominada James Bond, escrita na linguagem Ruby, com o intuito de provir à liberdade ao desenvolvedor de gerar um novo release e de realizar o processo de deploy. Esta ferramenta será integrada com outras ferramentas como: O controle de versionamento GIT, a plataforma para containeres Docker e a plataforma de orquestração de deploy Kubernetes.

   Apresentação: 2a feira, 12/12/2016, 08:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


3. Estudo comparativo entre Docker Swarm e Kubernetes para orquestração de contêineres em arquiteturas de software com microsserviços

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Alexandre Cisneiros de Albuquerque Filho

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Sistemas Distribuídos / Infraestrutura de Software

   Orientador: Kiev Gama

   Avaliador: Fernando Castor (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Conforme sistemas de software vão ficando mais complexos, tanto em quantidade de tipos de tarefas que executam quanto no volume dessa execução, manter um sistema como uma única aplicação monolítica traz dificuldades para manutenção e escalabilidade. A arquitetura de softwares com microsserviços propõe dividir cada funcionalidade ou grupo de funcionalidades em aplicações distintas, cada uma com sua base de código e seu ciclo de desenvolvimento, se comunicando via APIs internas. O uso de contêineres de software, especialmente da plataforma Docker, é uma maneira de executar esses microsserviços com mais segurança e confiabilidade, visto que eles proveem isolamento do sistema hospedeiro para a aplicação e suas dependências. O gerenciamento do ciclo de vida esses contêineres pode ser feito por meio de orquestradores, como o Docker Swarm e o Kubernetes. Decidir qual ferramenta é mais adequada necessita de uma análise de diversos pontos da aplicação e dos recursos disponíveis no ambiente de execução. Foram feitos experimentos com cada orquestrador, comparando métricas de tempo de inicialização e tolerância a falha de nós (máquinas) do cluster, além de análises da complexidade de configuração e das funcionalidades de cada um. O Docker Swarm se mostra mais apropriado para clusters com menos recursos computacionais e aplicações mais simples, que não necessitem de gerenciamento de escalonamento automatizado. O Kubernetes é mais indicado para aplicações que podem executar em ambientes com mais recursos e mais máquinas e aplicações mais críticas, que precisam de escalonamento automatizado e ciclos de deployment mais complexos.

   Apresentação: 2a feira, 12/12/2016, 09:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


4. Gamefication aplicada ao desenvolvimento de software

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Allan Jefferson Silva de Souza

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Engenharia de Software

   Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos

   Avaliador: Vinicius Cardoso Garcia (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Gamefication, ou o uso de mecânicas de jogos em um contexto não-jogo, tem ganhado cada vez mais espaço e aplicação em diferentes negócios e  organizações com o intuito de manter as pessoas (usuários, colaboradores, etc.) motivadas, envolvidas e engagadas. A aplicação de tais técnicas não tem por objetivo promover o entretenimento, mas incorporar o “prazer” que os jogos trazem aos jogadores em outras atividades. Esse trabalho tem como objetivo fazer o levantamento e análise de técnicas e ferramentas de gamefication aplicadas a equipes de desenvolvimento de software bem como sua análise comparativa.

   Apresentação: 2a feira, 12/12/2016, 09:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


5. Criando cenários futuros no contexto da Educação Pública

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Álvaro Conolly Mendes

   Curso: Sistemas de Informação

   Área: Tecnologias Educacionais e Design Thinking

   Orientador: Cristiano Coelho de Araújo

   Avaliador: Alex Sandro Gomes

   Resumo:

O contexto é a rede estadual de educação de Pernambuco, que tem como direcionamento a missão pernambucana: assegurar, por meio de uma política de Estado, a educação pública de qualidade, focada em resultados, visando garantir o acesso, a permanência e a formação plena do aluno, pautada nos princípios de inclusão e cidadania.

São 1056 escolas, 16 gerências regionais e seus anexos, cada uma com suas peculiaridades, com profissionais e alunos diferentes. Atualmente, comunicação e entendimento do negócio são fatores chave para uma melhor eficácia dos projetos de T.I. na educação. Baseado nessa premissa, precisamos ter processos bem definidos para a interação entre essas duas áreas, que possuem perfis tão distintos e pouca interseção de conhecimentos.

Na administração pública brasileira, o custo dos investimentos é monitorado através dos órgãos de controle, mas na prática, pouco se mede o valor de negócio que aquele investimento gerou, ou seja, os indicadores pedagógicos realmente melhoraram? Esse monitoramento é tão importante quanto o monitoramento de custos, e a partir de um estreitamento entre a área de T.I. e as áreas pedagógicas, podemos definir os critérios a serem monitorados.

É exatamente através desse monitoramento que pretendemos orientar melhor as aquisições de T.I. e interferir diretamente na forma como os projetos de tecnologias educacionais são concebidos e implementados, estreitando as relações entre a área de T.I. e os especialistas pedagógicos.

   Apresentação: 5a feira, 15/12/2016, 14:00hs, (LOCAL A CONFIRMAR)


6. A Influência do Pacing do QUIC em Sistemas DASH

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Amintas Coelho Miranda Dutra

   Curso: Engenharia da Computação

   Área: Arquitetura de Sistemas de Computação

   Orientador: Djamel Sadok 

   Avaliador: Judith Kelner

   Resumo:

Dynamic Adaptive Streaming over HTTP (DASH) é uma tecnologia que é utilizada para streaming de áudio e vídeo. Em artigos anteriores foi estudado o motivo do DASH não conseguir utilizar toda a largura de banda disponível quando utiliza o protocolo TCP, seja utilizando a técnica de Pacing ou não. O objetivo deste trabalho é analisar como o DASH se comporta sob influência do Pacing do protocolo QUIC e comparar com o que foi obtido utilizando o TCP.

   Apresentação: 2a feira, 12/12/2016, 10:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


7. Um Estudo Comparativo Entre Soluções Para Desenvolvimento De Aplicativos para    Dispositivos Móveis

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Andre dos Santos Saboia

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Engenharia de Software

   Orientador: Sergio Castelo Branco Soares

   Avaliador: Carina Alves (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Uma variedade de soluções para desenvolvimento em dispositivos móveis tem sido disponibilizada aos programadores. O objetivo principal deste trabalho é realizar um estudo comparativo desta variedade de soluções para desenvolvimento. Dentre outros, o resultado trará prós e contras para diferentes métricas que influenciam na decisão de uma solução de desenvolvimento mais adequada às necessidades do projeto em questão.

   Apresentação: 2a feira, 12/12/2016, 11:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


8. Uma análise da aplicação da Lei de Informática para geração de inovação pelo projeto CIn/Motorola

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: André Victor Costa de Melo

   Curso: Sistemas de Informação

   Área: Inovação / Lei de Informática

   Orientador: José Carlos Cavalcanti (Depto. de Economia, UFPE) 

   Avaliador: André Santos (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Atendendo a Lei de Informática, a Lenovo/Motorola investe anualmente em Pesquisa e Desenvolvimento no centro universitário que será base de estudo neste trabalho de conclusão de curso, o Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco. Dentro das instalações do centro, a Lenovo/Motorola realiza diversas atividades na área de testes, de software e hardware. Além do investimento em Pesquisa e Desenvolvimento, a mesma investe em equipamentos de extrema importância para o desenvolvimento do cenário tecnológico da cidade do Recife. Além disto, no mercado atual extremamente competitivo, existe uma necessidade de inovar para se sobressair e adquirir vantagens competitivas. Para isto, o projeto CIn/Motorola colabora com geração de inovação e conhecimento em suas áreas de competência.

   Apresentação: 2a feira, 19/12/2016, 09:00hs, Sala D-004


9. A convergência das tecnologias e negócios de IoT e Blockchain

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Anna Beatriz Sena de Arruda

   Curso: Sistemas de Informação

   Área: Engenharia de Software

   Orientador: José Carlos Cavalcanti (Depto. de Economia, UFPE) 

   Avaliador: Vinicius Cardoso Garcia

   Resumo:

Atualmente vemos a Internet das Coisas como um fenômeno emergente de grande significado técnico, social e econômico. Ao mesmo tempo a Blockchain é anunciada como o quinto grande paradigma de mudança na computação, depois de mainframes, computadores pessoais, a Internet e as redes sociais, uma vez que irá mais uma vez alterar significativamente a nossa maneira de viver e trabalhar. Apesar do entendimento de como funciona a blockchain, muitas dúvidas ainda pairam no domínio público sobre como exatamente opera essa tecnologia, o que se faz necessário para adotá-la e como combinar os benefícios da blockchain com internet das coisas.

   Apresentação: 2a feira, 12/12/2016, 14:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


10. Uma Análise Comparativa sobre as linguagens MDX e DAX

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Antônio Correia de Azevedo Júnior

   Curso: Sistemas de Informação

   Área: Business Intelligence

   Orientador: Robson do Nascimento Fidalgo

   Avaliador: Fernando Fonseca (A CONFIRMAR)

   Resumo:

O objetivo deste trabalho é analisar a conversão de consultas de MDX para DAX e verificar a expressividade destas consultas e a corretude e dos dados retornados.

Métodos: Será realizada a conversão das consultas presentes no Benchmark OBAS, as quais foram extraídas do SSB; onde será analisado seus resultados com os das consultas em MDX.

   Apresentação: 2a feira, 12/12/2016, 14:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


11. Análise Tecnológica e Desenvolvimento Full Stack Javascript De Um Ambiente Virtual De Aprendizagem Voltado Para o Ensino De SQL

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Artur de Carvalho Montenegro Henriques

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Engenharia de Software, Banco de Dados

   Orientador: Robson do Nascimento Fidalgo

   Avaliador: (A CONFIRMAR)

   Resumo:

O avanço e o desenvolvimento tecnológico impulsionaram e estão transformando a maneira de se ensinar e aprender. A dinâmica de um mundo globalizado não permite que o processo educativo seja considerado uma tarefa básica. Nesse contexto, estão inseridos os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) com o intuito de melhorar, ampliar e facilitar os processos de educação, seja na modalidade presencial, seja na modalidade a distância. No entanto, quando o aspecto é o desenvolvimento de software aplicado ao AVA (uma plataforma educacional de larga escala), não se tem informações claras e condensadas que norteiem o desenvolvimento do mesmo utilizando boas práticas de desenvolvimento Web. O objetivo principal deste trabalho é o desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem, voltado para o ensino de SQL, utilizando e descrevendo as melhores e mais atuais práticas de desenvolvimento Web no que concerne o uso de Node.js.

   Apresentação: 2a feira, 12/12/2016, 15:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


12. Uma Abordagem Híbrida para Predição de Séries Temporais

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Avyner Henrique Bezerra da Fonseca Lucena

   Curso: Sistemas de Informação

   Área: Inteligência Computacional

   Orientador: Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto

   Avaliador: Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco 

   Resumo:

Este trabalho se trata do desenvolvimento e avaliação de um modelo híbrido composto por um método estatístico (ARIMA) e duas redes neurais artificiais e será aplicado sobre séries temporais univariadas distintas, frequentemente utilizadas como benchmark na área.

   Apresentação: 2a feira, 12/12/2016, 15:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


13. Uma Análise da Competência em Gestão de Projetos em Micro e Pequenas Empresas

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Bartolomeu Machado Brandão Neto

   Curso: Sistemas de Informação

   Área: Gestão de projetos

   Orientador: Hermano Perrelli de Moura

   Avaliador: Alexandre Vasconcelos

   Resumo:

A gestão eficiente de projetos se tornou fundamental no atual cenário competitivo, principalmente para as empresas que pretendem ampliar a sua atuação e aproveitar melhor o momento econômico do país. Na economia brasileira as pequenas e micros empresas representam 27% do PIB brasileiro, 52% dos empregos com carteira assinada, 10 milhões de salários pagos e atualmente existem 8,9 milhões de estabelecimentos considerados micro e pequenas empresas no Brasil.

   Apresentação: 2a feira, 19/12/2016, 16:00hs, Anfiteatro do CIn


14. Um Coletor Inteligente para Entidades Estruturadas em Sites

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Bertha Maria Correia Andaluz

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Recuperação de informação

   Orientador: Luciano de Andrade Barbosa

   Avaliador: Nivan Roberto Ferreira Júnior (A CONFIRMAR)

   Resumo:

A World Wide Web é uma grande fonte de entidades estruturadas. Entidades podem ser definidas

como objetos do mundo real com seus atributos e valores associados. Exemplos de

entidades estruturadas na Web são especificação de produtos e infoboxes no Wikipédia. O valor

prático de repositórios compreensivos de entidades estruturadas de um domínio específico

é facilmente observável, por exemplo, na melhoria de resultados para consultas de entidades -

o tipo mais frequente de buscas após consultas navegacionais - e decisões baseadas em dados.

Antes de poderem-se utilizar esses repositórios, é necessário que essas entidades estruturadas

sejam coletadas. O objetivo principal deste trabalho é implementar uma solução eficiente para

o sub-problema de identificação e coleta em um mesmo website.

   Apresentação: 2a feira, 12/12/2016, 16:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


15. Analisando Técnicas de Desenvolvimento em Repositórios de Software

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Breno Gustavo De Carvalho Siqueira Torres

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Engenharia de software

   Orientador: Márcio Lopes Cornélio

   Avaliador: Paulo Borba (A CONFIRMAR)

   Resumo:

No contexto de desenvolvimento de software pode-se encontrar vários tipos diferentes de programadores, cada um seguindo o estilo de programação que acha mais adequado. Esses estilos raramente são influenciados ou baseados em Métodos Formais ou metodologias de programação influenciadas por conceitos presentes em Métodos Formais. Na prática, os programadores utilizam diferentes estilos de programação. Mesmo que se adote algum tipo de arquitetura o resultado ainda é um código que reflete a individualidade do programador, que não necessariamente corresponde ao modo de outra pessoa programar ou do coletivo. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é buscar e identificar nos projetos explorados se modificações que foram realizadas entre diferentes versões  de um software correspondem a práticas preconizadas por métodos rigorosos para desenvolvimento de software.

   Apresentação: 2a feira, 12/12/2016, 17:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


16. Um comparativo de performance entre o uso de smart card baseado em FPGA e leitores unitários com interface USB

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Bruno Albuquerque de Barros

   Curso: Engenharia da Computação

   Área: Arquitetura de Sistemas de Computação

   Orientador: Djamel Sadok 

   Avaliador: Judith Kelner (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Este trabalho propõe a análise comparativa entre o desempenho do uso de um smart grid baseado em FPGA para conexão com vários cards simultaneamente com a utilização de terminais de smart card USB comuns, que acessam apenas um card. Também é do escopo do mesmo utilizar de métricas para avaliar a viabilidade do uso o smart grid, levando em consideração rapidez de processamento e escalabilidade. 

Serão realizadas várias rotinas de inicialização do card, o envio de várias mensagens onde estas serão divididas em dois grupos, mensagens de status que são processadas no smart grid, e mensagens de processamento, que são processadas no card. Para realizar os testes comparativos, serão utilizados vários leitores comuns ligados através de um hub USB, de forma que a tecnologia usada possa ser abstraída para a aplicação.

   Apresentação: 2a feira, 12/12/2016, 17:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


17. Desenvolvimento de um Data Warehouse para um cenário de Big Data utilizando a ferramenta Hadoop

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Bruno de Assis Pereira

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Data Warehouse aplicado a Big Data

   Orientador: Fernando da Fonseca de Souza 

   Avaliador: Valéria Cesário Times (A CONFIRMAR)

   Resumo:

O Big Data tem se popularizado principalmente pela seguinte razão: as plataformas tecnológicas que surgiram. junto com esse complexo e amplo conjunto de dados, provêm a capacidade de processar vários formatos e estruturas de dados sem ter que se preocupar com as restrições associadas aos sistemas de bancos de dados tradicionais. Como exemplo de ferramentas tem-se o Hadoop que é uma arquitetura proposta como solução para o processamento de Big Data em uma plataforma mais barata com rápida escalabilidade e processamento paralelo.

Construir um Data Warehouse que é alimentado por um Big Data possibilitará o desenvolvimento de análises sobre esses dados, e esta atividade trará conhecimento valioso que antes estava escondido ou não estaria disponível tão facilmente.

Neste trabalho serão explorados projetos relacionados que realizaram análises sobre Big Data. Ao fim dos estudos, a construção de um DW sobre um cenário de Big Data utilizando o Hadoop será realizada a fim de apresentar por meio da criação de relatórios contendo aplicação de métodos estatísticos, os conceitos que foram extraídos e o potencial que esse tipo de desenvolvimento tem.

   Apresentação: 3a feira, 13/12/2016, 08:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


18. Implementação de um portfólio eletrônico para estudantes de graduação em cursos de computação

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Camila Cavalcanti Nery dos Santos

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Tecnologia para educação

   Orientador: Patricia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco

   Avaliador: Fernando da Fonseca de Souza (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Artistas, fotógrafos, arquitetos, publicitários, designers e vários outros tipos de profissionais utilizam portfólios para a apresentação dos seus melhores trabalhos com a finalidade de promoção pessoal na busca de emprego, mas o que muitos não sabem é que essa é só uma das motivações para o uso deles. No contexto educacional, eles se tornaram uma poderosa ferramenta tanto para alunos quanto para professores criando uma maneira de avaliar habilidades, refletir sobre o aprendizado e estabelecer novos planos de ensino a partir do que for analisado. O objetivo deste trabalho é a implementação e avaliação de uma plataforma web que consiste em um portfólio eletrônico para estudantes de graduação em cursos de computação. Através dessa plataforma, os alunos poderão construir um perfil com todas as suas atividades feitas ao longo de curso e ao mesmo tempo refletir sobre o seu próprio trabalho de forma que fique fácil identificar suas dificuldades e buscar melhoria onde for preciso.

   Apresentação: 3a feira, 13/12/2016, 08:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


19. Ferramenta de acompanhamento de evolução de startups usando o lean canvas

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Carlos Eduardo Zimmerle de Lima

   Curso: Sistemas de Informação

   Área: Empreendedorismo, Desenvolvimento Web

   Orientador: Cristiano Coelho de Araújo

   Avaliador: André Neves (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Lean startup é uma metodologia de desenvolvimento de startups criada especialmente para alinhar conceitos de métodos ágeis com um desenvolvimento voltado ao usuário. Essa metodologia dispõe de ferramentas que auxiliam durante o processo, merecendo destaque o lean canvas, uma adaptação do business model canvas, onde as startups derivam seus modelos de negócio. Apesar das ferramentas disponíveis, muitos ambientes de aceleração e pré-aceleração de startups que utilizam a metodologia lean em sua maioria não contam com ferramentas efetivas nas quais permitam acompanhar o desenvolvimento das startups, impossibilitando um melhor feedback ao longo do processo. Este trabalho objetiva a criação de uma ferramenta web que possibilite o acompanhamento das startups em processo de aceleração, criando um canal de comunicação e feedback mais efetivo entre turmas de startups e avaliadores.

   Apresentação: 3a feira, 13/12/2016, 09:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


20. Um Estudo sobre a Efetividade do Modelo PENC no Desenvolvimento do Pensamento Computacional em Alunos do Ensino Médio

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Cleydyr Bezerra de Albuquerque

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Pensamento Computacional

   Orientador: Patricia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco

   Avaliador: Rozelma Soares de França (UFRPE) (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Este trabalho tem como objetivo estudar como a autorregulação suportada por tecnologia pode ser efetiva no ensino de pensamento computacional a alunos do ensino médio a partir da utilização do modelo colaborativo penC.

   Apresentação: 3a feira, 13/12/2016, 09:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


21. Um estudo comparativo de metodologias ágeis no desenvolvimento de aplicativos móveis

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Daniel Sulman de Albuquerque Eloi

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Engenharia de software

   Orientador: Carina Frota Alves

   Avaliador: Cristiano Coelho de Araújo

   Resumo:

Este trabalho de graduação visa realizar um estudo comparativo entre as metodologias de desenvolvimento ágil que são utilizados atualmente, destacando vantagens e desvantagens entre elas. Para isso, será feita uma revisão da literatura existente, após essa etapa um survey será desenvolvido e entregue a desenvolvedores da área para que eles façam suas análises sobre essas metodologias na prática. 

   Apresentação: 3a feira, 13/12/2016, 10:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


22. Alteração da Ferramenta AGILE TOOL para Criar Ferramentas de Suporte às Extensões da  Lnguagem I*

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Daniel Victor Pinto Costa

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Engenharia de software

   Orientador: Carla Taciana L. L. Silva Schuenemann

   Avaliador: Jaelson Castro (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Este trabalho visa alterar a ferramenta Agile Tool, proposta por Paes et al.(2011), de acordo com as mudanças propostas por Vasconcelos et al(2013). para torná-la compatível com linguagens derivadas da familia i*.

    Apresentação: 3a feira, 13/12/2016,10:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


23. Womens Health Risk Assessment: construindo um modelo de aprendizagem de máquina focado nas features

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Déborah Eline de Santana Mesquita

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Aprendizagem de Máquina

   Orientador: Bernadette Farias Lóscio

   Avaliador: George Darmiton da Cunha Cavalcanti (A CONFIRMAR)

   Resumo:

O objetivo do Trabalho de Graduação é desenvolver um modelo de aprendizagem de máquina capaz de identificar a que segmento de risco pertence cada uma das pacientes que buscaram atendimento em postos de saúde localizados nos países em desenvolvimento. A pesquisa para o Trabalho será focada em identificar o algoritmo de multiclass classification que apresente melhor desempenho para o problema proposto e se dará ênfase ao processo de feature engineering, focando extrair informações relevantes a partir do contexto do problema.

   Apresentação: 3a feira, 13/12/2016, 11:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


24. Avaliação do perfil de aluno no SIG@ UFPE quanto à conformidade com as diretrizes de acessibilidade WCAG 2.0

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Diogo Ângelo Vieira da Nóbrega

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Tecnologias assistivas

   Orientador: Robson do Nascimento Fidalgo

   Avaliador: Alex Sandro Gomes (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Instituições de ensino superior comumente disponibilizam informações de alunos através de um sistema Web. Atividades como consultar notas, realizar matrículas em disciplinas e obter grade de horário evidenciam a importância desta ferramenta na vida acadêmica de todos alunos. Sistemas de informações acadêmicas devem ter uma preocupação adicional para que estas informações estejam acessíveis também para pessoas com necessidades especiais (PNEs). Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise do nível de acessibilidade do Sistema de Informações e Gestão Acadêmica (SIG@) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tal análise tem como foco o perfil de aluno e será feita sob a ótica das Diretrizes de Acessbilidade para Conteúdo Web (WCAG), desenvolvidas pela World Wide Web Consortium (W3C).

   Apresentação: 3a feira, 13/12/2016, 11:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


25. Uma Classificação e Análise Comparativa de Protocolos Multicanal de Controle de Acesso ao Meio para Redes Ad Hoc

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Diogo Rodrigues da Silva

   Curso: Engenharia da Computação

   Área: Sistemas de Comunicação e Redes de Computadores

   Orientador: Renato Mariz de Moraes

   Avaliador: Daniel Cunha 

   Resumo:

A comunicação sem fio é algo presente em diversos segmentos e ambientes. Aliada à contínua miniaturização dos componentes de hardware, diminuição de seu custo e aumento na capacidade de processamento, vem estimulando cada vez mais o desenvolvimento e o uso das redes ad hoc sem fio, do inglês Wireless Ad Hoc Networks. Diferente das redes de comunicação tradicionais, as redes ad hoc sem fio não possuem uma infraestrutura de gerenciamento e controle centralizada, surgindo assim a necessidade de que isso seja feito de forma distribuída entre os nós que compõem a rede, levando sempre em consideração restrições de energia, limitação de memória e capacidade de processamento, o que traz grandes desafios ao projetar protocolos para tal tecnologia. Neste trabalho, será apresentado um levantamento dos protocolos multicanal da camada de Controle de Acesso ao Meio - (MAC, do inglês Medium Access Control) para redes ad hoc mais comumente citados e utilizados na literatura, uma classificação, uma avaliação comparativa e evolutiva dos protocolos e finalmente uma discussão sobre os desafios em aberto e possíveis trabalhos futuros. 

   Apresentação: 3a feira, 13/12/2016, 14:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


26. A Real Time Online Background Subtraction Implementation in CUDA using Incremental Principal Component Pursuit

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Djeefther Souza Albuquerque

   Curso: Engenharia da Computação

   Área: Processamento de Imagem

   Orientador: Veronica Teichrieb

   Avaliador: Abel Guilhermino da Silva Filho

   Resumo:

Background Subtraction aims to separate what in a video is foreground (moving objects) from background. It is a very important tool for a lot of applications, such as navigation, surveillance and automatic tools in graphics software. This work intends to extend a previous work made by Rodriguez [1] of an IncPCP (Incremental Principal Component Pursuit) done in MATLAB, by translating it to C++ and then using CUDA to speed up the processing without losing precision. This speedup will allow the real time processing of a video stream, which is a key feature for the applications aforementioned. In the end of this project, the results of our implementation and the reference one will be evaluated and compared regarding accuracy (F-measurement) and speed (FPS (Frames per Second)) using reference ground-truth datasets.

   Apresentação: 3a feira, 13/12/2016, 14:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


27. Detectando Sites de Entidades em Larga Escala: o Caso de Sites de Imóveis

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Duhan Caraciolo Maia Souza

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Recuperação de informação

   Orientador: Luciano de Andrade Barbosa

   Avaliador: Tsang Ing Ren

   Resumo:

A World Wide Web é um repositório que contém inúmeras páginas com diversos tipos de informação. Algumas dessas páginas contêm informação sobre instâncias de entidades estruturadas com seus atributos e valores associados. Por exemplo, uma página que contém informação sobre um computador informando seus atributos como seu sistema operacional e seu processador. O principal objetivo deste trabalho é detectar, efetivamente e eficientemente, se um site da Web contém páginas de entidades estruturadas no domínio de imóveis. Com o auxílio de um coletor focado que navega pela Web explorando a vizinhança do grafo de sites já conhecidos, utilizamos o detector para guiá-lo em encontrar inúmeros sites de imóveis na Web. Uma vez que esses sites sejam localizados, pode-se, por exemplo, fazer uma coleta posterior dentro deles para a extração da informação das entidades e criar uma base de dados com o conteúdo.

   Apresentação: 3a feira, 13/12/2016, 15:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


28. Agrupamento em Subespaço com Mapas de Kohonen em GPU

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Eduardo Peixoto Macedo

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Aprendizado de Máquina

   Orientador: Hansenclever Bassani

   Avaliador: Tsang Ren (A CONFIRMAR)

   Resumo:

O objetivo geral do projeto é o estudo, entendimento e implementação das técnicas DSSOM e LARFDSSOM. Serão utilizadas duas abordagens para implementação das técnicas. A primeira utilizando apenas processamento em CPU e a segunda, utilizando GPU. Ademais, será realizada uma análise comparativa de desempenho envolvendo as duas implementações em ambos os algoritmos.

   Apresentação: 3a feira, 13/12/2016, 15:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


29. Smart Weekly Budget: aplicativo para controle de orçamento semanal individual e conjunto

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Ewerton Willams da Silva

   Curso: Sistemas de Informação

   Área: Aplicativos mobile para controle financeiro

   Orientador: Cristiano Coelho de Araújo

   Avaliador: Fernando Jose Castor de Lima Filho (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Esta proposta de TG está focada na definição e desenvolvimento de uma ferramenta de controle de orçamento semanal, que pode ser feito individualmente ou de forma conjunta (com cônjuge ou parceiro(a)), de forma a ajudar o usuário a manter-se com dinheiro disponível até o recebimento de seu próximo salário. Neste trabalho será descrito todo o processo de pesquisa e desenvolvimento da ideia, de forma a analisar a viabilidade de disponibilização da solução para o mercado. Além disso, será descrito o processo do  desenvolvimento do aplicativo bem como a realização de um estudo sobre aplicativos de controle de gastos.

   Apresentação: 5a feira, 22/12/2016, 14:00hs, Pitch


30. Uma Aplicação para Controle de Gastos Públicos: O Caso da Merenda Escolar

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Ezequiel Matos Neto

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Gestão Pública

   Orientador: Fernando da Fonseca de Souza

   Avaliador: Paulo André da Silva Gonçalves 

   Resumo:

O aumento do gasto público vem sendo um problema constante no Brasil (GASTO, 2016), devido a corrupção e um mau gerenciamento nos gastos. Na educação não é diferente, como por exemplo, o mau gerenciamento de controle sobre merenda ou frequência de alunos, resulta em desperdício ou gastos desnecessários. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma aplicação para controlar os gastos na educação a partir de outra já existente, voltada ao controle de gastos na Conceito Fiscal (STAFF, 2016). O gerenciamento de gastos na educação, mais precisamente com a merenda, contribuindo para a transparência de gastos públicos, além de estabelecer uma comunicação direta entre a escola e o Ministério da Educação, tornando possível fazer o controle completo com os produtos previstos pela licitação e os produtos que de fato chegam na escola.

   Apresentação: 3a feira, 20/12/2016, 10:00hs, Anfiteatro do CIn


31. Acompanhamento e educação remota de pacientes diabéticos auxiliados por software

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Felipe do Couto Farias

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Projeto de Software e Interação Usuário-máquina

   Orientador: Cristiano Coelho de Araújo

   Avaliador: Geber Lisboa Ramalho (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Diabetes Mellitus é uma doença crônica que afeta uma parcela significativa da população brasileira e cujas complicações comprometem não apenas a saúde e bem-estar do paciente, mas é também traz grandes custos para o sistema de saúde. Muitas das complicações que a doença traz são evitáveis, desde que os pacientes diabéticos aprendam a se cuidar, porém o médico não tem tempo para acompanhar e instruir cada paciente individualmente, de forma remota. O diagnóstico exige mudanças difíceis na rotina da pessoa e o contexto atual leva a uma alta taxa de evasão dos tratamentos. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma plataforma web de suporte ao médico que o permita acompanhar seus pacientes de forma próxima e automatizada, através do auxílio de um enfermeiro, intermediador da relação médico-paciente. Tal intermediador será responsável por conversar com o paciente, extrair os dados de seu tratamento e guiá-lo na continuação do cuidado com a doença, enquanto mantém o médico atualizado.

   Apresentação: 3a feira, 13/12/2016, 17:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


32. AirFareVis: Uma Ferramenta de Visualização para a Análise Interativa de Dados de Tarifa Aérea

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Felipe Santana de Luna

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Visualização de Dados

   Orientador: Nivan Roberto Ferreira Júnior 

   Avaliador: Luciano de Andrade Barbosa (A CONFIRMAR)

   Resumo:

É comum o uso de aplicações web para compra de passagens aéreas focando em usuários comuns, que têm como foco a pesquisa de passagens baseada no preço. Entretanto, tais aplicaçõaes não suportam uma análise detalhada dos dados, especialmente quando se observa a análise do mercado e a competição entre as empresas.

      O trabalho tem como objetivo fazer uma aplicação que, tomando como base técnicas e sistemas de visualização interativa de dados, possibilite ao usuário uma maior exploração de dados complexos, bem como formulação e teste de hipóteses de maneira interativa.

   Apresentação: 3a feira, 13/12/2016, 17:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


33. Desenvolvimento de Aplicações para o Consumo de Dados Abertos Conectados da Universidade Federal de Pernambuco

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Filipe Epifânio de Oliveira

   Curso: Sistemas de Informação

   Área: Dados Abertos

   Orientador: Bernadette Farias Lóscio

   Avaliador: Márcio Cornélio 

   Resumo:

Este trabalho tem por objetivo inicial a criação de aplicações Web que realizem análises e promovam a visualização de determinado conjunto de dados referentes a vida acadêmica dos alunos da UFPE, extraídos do sistema SIGA. Observando a LAI(Lei de Acesso à Informação Pública) e as licenças de publicação, os dados devem ser publicados no formato aberto para toda a sociedade.

   Apresentação: 2a feira, 19/12/2016, 15:00hs, Anfiteatro do CIn


34. Uma análise do impacto da “IoT” sobre o desenvolvimento dos carros autônomos

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Gabriel Gondim Romão Batista

   Curso: Sistemas de Informação

   Área: Inovação

   Orientador: Hermano Perrelli de Moura

   Avaliador: Kiev Santos da Gama 

   Resumo:

Este trabalho tem como objetivo o interesse em mostrar como o desenvolvimento dos carros autônomos será impactado pela “IoT” e analisar o desenvolvimento do mesmo no decorrer dos anos, avaliando possíveis cenários futuros.

   Apresentação: 4a feira, 14/12/2016, 11:00hs, Anfiteatro do CIn


35. Clustering dinâmico de dados intervalares baseado em distâncias quadráticas adaptativas

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: George Harrison Alvares de Oliveira

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Aprendizagem de Máquina

   Orientador:  Francisco de Assis Tenório de Carvalho

   Avaliador: Sérgio Ricardo de Melo Queiroz (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Normalmente, em clustering, os itens que serão agrupados são representados por um vetor de medidas qualitativas ou quantitativas, onde cada coluna representa uma variável, ou feature. Cada item assume um único valor para cada variável. Na prática, esta modelagem é muito restrita e não é capaz de representar dados complexos, em que as variáveis podem ser intervalos, conjuntos de categorias ou distribuições de frequências,  por exemplo. Neste trabalho, vamos propor um algoritmo de clustering dinâmico adaptativo para conjuntos de dados em que as variáveis assumem valores intervalares.

    Apresentação: 4a feira, 14/12/2016, 09:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


36. Principais áreas de atuação das aplicações sensíveis a contexto nos últimos 10 anos

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Germano Zaicaner

   Curso: Ciência da Computação

   Área: (A CONFIRMAR)

   Orientador:  Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco

   Avaliador: Carlos Ferraz (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Contexto é uma área que sempre esteve presente, mas só passou a ser utilizada recentemente, devido ao avanço tecnológico, por isso não existem muitas aplicações. Além disso, há dificuldades na transformação de aplicações tradicionais em aplicações sensíveis ao contexto, ademais, mesmo obedecendo os 5 requisitos junto às ressalvas, é possível inferir e perceber entradas irrelevantes para o usuário, resultando em uma desconexão, ou uso de outro serviço. No entanto, mesmo com os contratempos, existem aplicações sensíveis a contexto funcionando. Levando para o intuito do trabalho, quais as áreas que mais se beneficiam do uso do contexto? Onde vale a pena investir? Onde pode existir inovação?

Portanto, a fim de responder as perguntas levantadas, faz-se necessário mapear as áreas que utilizam aplicações sensíveis a contexto, através de uma revisão sistemática.

   Apresentação: 4a feira, 14/12/2016, 09:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


37. Análise das variáveis que influenciam a experiência do usuário nas clínicas e consultórios médicos que utilizam o sistema LifCloud

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Geyson Daniel dos Santos Silva

   Curso: Sistemas de Informação

   Área: User Experience (UX)

   Orientador: Cristiano Coelho de Araújo

   Avaliador: Simone Cristiane dos Santos (A CONFIRMAR)

   Resumo:

O termo User Experience (UX) foi criado em 1990, e tradicionalmente UX Design é uma disciplina baseada em entregáveis: Wireframes, sitemaps, fluxos, mockups e mais uma lista de itens. Hoje existem várias metodologias e váriações da aplicação UX. O problema é que demanda muito tempo do profissional manter todos esses entregáveis atualizados. Lean UX é uma metodologia que foi criado para ser mais rápido que as demais, reduzindo os entregáveis ao mínimo e focando apenas no design da aplicação, facilitando seu uso em startups.

Este trabalho propõe a aplicação da prática Lean UX no LifCloud. O LifCloud é uma plataforma voltada para clínicas e consultórios médicos para aumentar as suas receitas evitando faltas de pacientes às consultas. Criado por uma startup incubada no ITEP (Instituto de Tecnologia de Pernambuco) e ainda em fase MVP, existe a oportunidade de aplicar a prática do Lean UX para validar toda a solução baseada na experiência das clínicas e consultórios médicos.

   Apresentação: 4a feira, 14/12/2016, 10:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


38. Especificação e Criação do Vocabulário para o Ecossistema de Dados Abertos Governamentais

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Glória de Fátima Andrade Barros Lima

   Curso: Engenharia da Computação

   Área: Dados abertos governamentais

   Orientador: Bernadette Farias Lóscio

   Avaliador: Kiev dos Santos Gama

   Resumo:

Nos últimos anos com a publicação em massa dos dados abertos governamentais muitas soluções têm sido desenvolvidas com o intuito de suprir as demandas dos usuários. Iniciativas privadas e governamentais estimulam o desenvolvimento de pesquisas e soluções que utilizem os dados abertos, mas tais aplicações acabam não sendo propriamente utilizadas ou terminam dispersas por falta de comunicação entre as partes interessadas. Este trabalho de graduação visa especificar e criar um vocabulário para o ecossistema de dados abertos governamentais através do mapeamento dos atores que compõem o ecossistema, os papéis que cada um exerce e os relacionamentos existentes no processo de produção de soluções inovadoras. Além disso, uma base de conhecimento será gerada disponibilizando informações dos membros dos ecossistemas, resultados das parcerias entre eles, áreas de interesse, demandas, gerando inferências, recomendações e novos dados sobre ecossistemas.

   Apresentação: 4a feira, 14/12/2016, 10:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


39. A Deep Learning-based Approach For Sentiment Analysis On Short Microblogging Texts

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Guilherme Palma Peixoto

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Inteligência Artificial

   Orientador: Tsang Ing Ren

   Avaliador: Luciano de Andrade Barbosa

   Resumo:

Uma forma que se tornou popular de compartilhar conteúdo dentro do contexto da Web 2.0 são os sites de microblogging nos quais seus usuários postam seus pensamentos em formatos de textos curtos e sucintos. O site mais popular de microblogging é o Twitter, que limita seus usuários a postarem textos com no máximo 140 caracteres. Esses textos tem um caráter extremamente opinativo, o que ocasionou um interesse da indústria em analisar o que o público tem comentado sobre suas marcas e produtos dentro dessa rede. Esse trabalho tem como propósito o desenvolvimento de uma ferramenta que realiza análise de sentimento a partir de tweets, utilizando técnicas de Deep Learning para tal. Primeiro, será desenvolvido um módulo de extração e processamento de dados não estruturados do Twitter, com o uso de APIs públicas e técnicas de processamento de linguagem natural. Posteriormente, será realizado o desenvolvimento de um algoritmo de classificação binário de fragmentos de textos com o uso de redes neurais convolucionais para classificação e transformação de palavras em vetores reais. Por fim, será realizado uma análise estatística da performance do algoritmo desenvolvido e será realizado um caso de estudo comparativo com outros algoritmos utilizados dento do contexto da classificação de texto curtos, informais e opinativos.

   Apresentação: 4a feira, 14/12/2016, 11:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


40. A Relação entre Práticas de Ensino em Cursos de Graduação de Tecnologia da Informação e a Geração de Startups

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Gustavo Gama da Silva Figueiredo

   Curso: Engenharia da Computação

   Área: Empreendedorismo/Educação

   Orientador: Alex Sandro Gomes 

   Avaliador: Cristiano Coelho de Araujo 

   Resumo:

O objetivo deste trabalho é analisar a atuação das universidades nas regiões do mundo nos quais ocorrem o surgimento extensivo de startups. A partir desta análise, propor recomendações para orientar no ajuste de práticas curriculares e de ensino a fim de que novos empreendimentos do tipo startup ocorram e sejam desenvolvidos no cluster de Tecnologia de Informação de Pernambuco.

   Apresentação: 4a feira, 14/12/2016, 11:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


41. Análise da Meta-Plataforma KNoT (KNoT Network of Things) para Internet das Coisas

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Heitor Fonseca de Araujo

   Curso: Engenharia da Computação

   Área: Internet das Coisas, Redes, Middlewares

   Orientador: Kiev Gama 

   Avaliador: Djamel Sadok 

   Resumo:

Internet das Coisas refere-se à integração de objetos físicos e virtuais em redes conectadas à Internet, permitindo que “coisas” coletem, troquem e armazenem uma enorme quantidade de dados numa nuvem, em que uma vez processados e analisados esses dados, gerem informações e serviços. Como as “coisas” são diferentes e tem aplicações tão diversas, em termos de consumo de energia, velocidade de transmissão e alcance de comunicação, muitos padrões e protocolos de comunicação irão coexistir para atender às necessidades específicas de cada aplicação. O que acontece é que se tem diferentes soluções atacando diferentes problemas, mas que não existe uma boa interoperabilidade entre elas. A IoT exige a integração muitos protocolos de comunicação de todas as camadas abaixo da camada de aplicação. Este trabalho tem por objetivo apresentar o KNoT (Knot Network of Things), uma meta plataforma com foco na implementação da integração entre hardware existente e software de plataforma de Internet das coisas, detalhando as arquiteturas e as camadas do protocolo pra que possa permitir essa interoperabilidade entre os devices e assim impulsionar a internet das coisas.

   Apresentação: 4a feira, 14/12/2016, 14:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


42. APublicação e consumo em formato aberto dos dados que descrevem as publicações do Repositório Institucional da Universidade Federal de Pernambuco

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Hugo Roberto de Melo Daher

   Curso: Sistemas de Informação

   Área: Dados Aberto na Web

   Orientador: Bernadette Farias Lóscio

   Avaliador: Kiev Santos da Gama (A CONFIRMAR)

   Resumo:

O objetivo deste trabalho é realizar a publicação em formato aberto dos dados que descrevem as publicações do Repositório Institucional da UFPE e permitir o consumo desses dados através de uma aplicação na Web. Como parte do trabalho, será desenvolvida uma aplicação via Web que permita realizar análises estatísticas relacionadas aos metadados dos dados do Repositório Institucional da UFPE através de gráficos e histogramas. Assim, será possível liberar a UFPE do tempo e custo relacionado a responder os pedidos de acesso à informação, e além disso, possibilitará a realização de análises mais aprofundadas em relação aos dados que descrevem as publicações contidas no Repositório Institucional.

   Apresentação: 4a feira, 14/12/2016, 14:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


43. Consolidando Design by Contract através do AspectJML Web

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Igor Vinícius Pinheiro Cordeiro Leão

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Linguagens Computacionais/ Engenharia de Software

   Orientador: Henrique Rebêlo

   Avaliador: Leopoldo Teixeira (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Com o surgimento da programação orientada a objetos, cresce naturalmente uma preocupação a respeito da confiabilidade dos sistemas escritos neste paradigma, onde por confiabilidade entende-se a combinação de corretude e robustez: a ausência de bugs. O Design by Contract (DbC) se desenvolve como uma forma de tratar a confiabilidade. Rebêlo et al. criaram o AspectJML como uma extensão orientada a aspectos do JML, popular linguagem de DbC Java, mantendo as qualidades positivas tanto do JML quando da orientação a aspectos. Este trabalho, então, se compromete a revisar de maneira sistemática o AspectJML, analisando em detalhes os fatores que motivaram sua definição, incluindo seus pontos positivos e eventuais problemas. Por fim, será proposto a transformação do AspectJML em um serviço de compilação na web, afirmando a linguagem, tornando possível sua maior disseminação e facilitando o seu uso, em especial para o ensino.

   Apresentação: 4a feira, 14/12/2016, 15:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


44. Boas Práticas Ágeis para Projetos de BPM

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: João Guilherme Alcântara Cunha

   Curso: Sistemas de Informação

   Área: Engenharia de software

   Orientador: Carina Frota Alves

   Avaliador: Carla Taciana Silva 

   Resumo:

Em um mundo cada vez mais global e competitivo, surge a necessidade das empresas serem mais eficientes. Para isto, várias organizações investem cada vez mais em sistemas de gestão que possam oferecer maior vantagem competitiva. A Gestão de Processos de Negócio (do inglês BPM - Business Process Management) surge neste contexto, agregando valor real para clientes. Executar melhoria de processos envolve a adoção de uma metodologia de BPM, que é estruturada usando como base o ciclo de vida típico de BPM. A contribuição desta pesquisa  é a proposta de um conjunto de boas práticas que utiliza princípios de gerenciamento ágil de projetos no ciclo de vida de BPM.  

   Apresentação: 4a feira, 14/12/2016, 15:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


45. Startup Metrics: Uma Ferramenta de Analytics para Startup

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: João Vitor Bizerra de Araújo

   Curso: Sistemas de Informação

   Área: Engenharia de software

   Orientador: Cristiano Coelho de Araújo

   Avaliador: (A CONFIRMAR)

   Resumo:

A metodologia Lean Startup surgiu com intuito de alterar o catastrófico cenário onde tempo, esforço e dinheiro são investidos para construir negócios que ninguém quer. Esse cenário ilustra o que acontece quando se isola do cliente, não se testa as principais suposições, não se tem contabilidade e métricas adequadas. A partir da Lean Startup, uma nova metodologia surgiu para expandir os estudos a respeito de métricas, a Lean Analytics. A Lean Analytics tem como principal objetivo, a partir do tipo e estágio atual de uma startup, identificar e otimizar a única métrica que importa no estágio em que ela se encontra. Focando assim em medir o progresso, ajudando o empreendedor a fazer as perguntas certas e obter respostas claras rapidamente. Diante dessa expansão do Lean Startup, essa pesquisa visa identificar o tipo de negócio e o estágio atual da startup LifCloud, a métrica mais importante de acordo com o tipo e estágio identificado e desenvolver uma ferramenta de analytics que possibilite o acompanhamento dessa métrica para que a startup possa aprender de maneira mais rápida.  

   Apresentação: 4a feira, 14/12/2016, 16:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


46. Arquitetura para desenvolvimento de aplicações móveis baseadas em georreferenciamento

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Jonas de Araújo Lins

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Engenharia de Software

   Orientador: Kiev Santos da Gama 

   Avaliador: Paulo Borba (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Diante da atual popularização do smartphone em conjunto de vários sensores embutidos, tais dispositivos têm se tornado grandes fontes de dados para diversos tipos de aplicações. Com a grande mobilidade e independência que esses dispositivos oferecem, é comum encontrar aplicações que necessitam de informações de localização e de sensores como parte integral de seu funcionamento. Apesar de vários esforços, tais aplicações têm sido desenvolvidas e projetadas em ilhas particulares de arquiteturas. Portanto, é importante identificar padrões que ofereceram reusabilidade, eficiência e facilidade na leitura e desenvolvimento de aplicações baseadas em georreferenciamento. Neste trabalho serão considerados conceitos de engenharia de software para alcançar uma arquitetura ou conjunto de padrões de projeto que atendam, de forma eficaz, requisitos e fatores de desenvolvimento e qualidade para que futuras aplicações semelhantes sejam desenvolvidas de forma robusta, consistente e prática;

   Apresentação: 4a feira, 14/12/2016, 16:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


47. Usain Bots: Uma proposta de construção de chatterbots por meio de um serviço web

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Jorge Henrique Cordeiro Linhares

   Curso: Sistemas de Informação

   Área: Inteligência Artificial / Engenharia de Software

   Orientador: Vinicius Cardoso Garcia

   Avaliador: Vanilson Burégio (UFRPE)

   Resumo:

Atualmente os avanços tecnológicos estão engajando a geração, não só de novos meios tecnológicos, mas como também reanimando tecnologias que acabaram por ser inviabilizadas em seu surgimento. Seja devido a falta de recursos de  hardware ou de processamento suficientes para suprir a sua existência. Isto ocorreu com a Inteligência artificial, oriunda dos anos 50- 60, que ressurge ao mercado com grande poder de inovação para as empresas e com uma variedade vasta de subcampos, definidos em um escopo geral como mecanismos de aprendizagem e percepção. O processamento de linguagem natural (PLN), é um dos subcampos que em conjunto com a linguística, estuda os problemas da geração e compreensão automática de línguas humanas naturais. Seguindo esta linha de pesquisa, estão inseridos os  chatterbots (bots), que são ferramentas tecnológicas que se utilizam de processamento de linguagem natural para suprir uma necessidade de diálogo automatizado com os seres humanos. Este trabalho propõe a compreensão e estudo dos métodos de PLN para a construção de  bots, assim como o desenvolvimento de um serviço  web capaz de gerenciar  bots e transmitir todas suas características e essências. A utilização do serviço será demonstrada de maneira prática com o CIn Bot, um  bot que irá atender as demandas e necessidades dos alunos de graduação do Centro de Informática.

   Apresentação: 4a feira, 14/12/2016, 17:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


48. Plataformas Matchmakers: o surgimento de novos modelos de negócios no cenário Pernambucano

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: José Carlos Rodrigues Branco Neto

   Curso: Sistemas de Informação

   Área: Empreendedorismo e Plataformas

   Orientador: José Carlos Cavalcanti (Depto. de Economia, UFPE)

   Avaliador: Carla Taciana Silva (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Para Esko Kilp, "A Internet não é nada menos do que um evento de nível de extinção da empresa tradicional. Ela, juntamente com inteligência tecnológica, torna possível criar formas totalmente novas de entidades econômicas, tais como o "Uber de tudo" - tipo de mercados de plataformas/serviços que vemos emergir hoje. Muitas pequenas empresas podem fazer coisas que nos passado só poderiam ser feitas por grandes organizações."

Tendo em vista o crescimento de startups locais e a oportunidade que a internet oferece para que elas consigam fazer o que apenas grandes empresas poderiam fazer anteriormente, este trabalho de graduação propõe analisar o surgimento de novos modelos de negócios de plataformas matchmakers (negócio baseado em interações que possibilitam criação de valor entre produtores e consumidores e consumidores externos) na cena empreendedora Pernambucana.

   Apresentação: 2a feira, 19/12/2016, 14:30hs, (LOCAL A CONFIRMAR)


49. Principais vulnerabilidades da Internet das coisas e guidelines para resolvê-las

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: José Durval Carneiro Campello Neto

   Curso: Sistemas de Informação

   Área: Segurança

   Orientador: Kiev Gama 

   Avaliador: Vinicius Cardoso Garcia (A CONFIRMAR)

   Resumo:

A internet das coisas é uma rede global de objetos, “coisas”, unicamente endereçadas baseada em protocolos de comunicação. Ou seja, é a  interconexão de veículos, prédios e objetos equipados com sensores,hardware e softwares que possibilitam que eles consigam coletar, enviar e receber dados. A internet das coisas atualmente se encontra no seu ápice de popularidade, tendo como principal empecilho para seu crescimento a segurança, mais precisamente a falta dela. Levando isso em consideração este trabalho tem como objetivo estudar e analisar as principais vulnerabilidades de segurança encontradas na Internet das coisas. E indicar possíveis guidelines para resolvê-las.

   Apresentação: 4a feira, 14/12/2016, 11:00hs, (LOCAL A CONFIRMAR)


50. Ferramenta para Coleta de Sinais de Inovação

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: José Eudes de Souza Júnior

   Curso: Sistemas de Informação

   Área: Engenharia de Software

   Orientador: Cristiano Coelho de Araujo

   Avaliador: Simone C. dos Santos (A CONFIRMAR)

   Resumo:

O objetivo deste trabalho é implementar uma ferramenta web que permita a captação de sinais de inovação. 

   Apresentação: 5a feira, 15/12/2016, 08:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


51. An Analysis of Loyalty Systems Based on Persuasive Technology Frameworks

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: José Luciano de Mendonça Melo

   Curso: Engenharia da Computação

   Área: Tecnologia Persuasiva e Usabilidade

   Orientador: Alex Sandro Gomes 

   Avaliador: Kiev Gama

   Resumo:

Sistemas de recompensas são amplamente usados pelos varejistas para garantir um maior engajamento e retenção de seus clientes. Estes sistemas existem desde a década de 80, porém com o advento da tecnologia (sobretudo a internet), têm se espalhado e conquistado um grande espaço na geração de dados e informações sobre pessoas. 

O sucesso de tal estratégia se baseia numa indução positiva do comportamento das pessoas. E isso traz uma série de fatores de design, social e de software que influenciam nisso. Este tipo de sistemas de informação é chamado de Tecnologia Persuasiva, e este Trabalho de Graduação visa usar a teoria desta área para entender melhor tais sistemas de recompensas, perceber gargalos e falhas e propor soluções para melhorá-lo.

   Apresentação: 5a feira, 15/12/2016, 09:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


52. Uma Avaliação Crítica de Ferramentas de Analytics para Aplicações Móveis

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: José Luiz Correia Neto

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Engenharia de Software

   Orientador: Carina Alves

   Avaliador: Cristiano Coelho de Araújo

   Resumo:

Durante o desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis o planejamento estratégico, o design envolvente e a tecnologia consistente são pontos analisados pelos profissionais da área. Tais questões são importantes para a obtenção de sucesso das aplicações, porém muitas vezes são difíceis de serem mensuráveis ou de se verificarem os seus resultados. Neste cenário, o uso de ferramentas de analytics auxilia na obtenção de tais respostas, fornecendo informações que ajudam a avaliar se a solução proposta vem atendendo as necessidades dos usuários. Este trabalho propõe fazer uma análise das principais ferramentas disponíveis no mercado, buscando expor seus pontos fortes e fracos, limitações dentro do ecossistema móvel, entre outros fatores.

   Apresentação: 5a feira, 15/12/2016, 09:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


53. Reconhecimento de Linguagem Brasileira de Sinais usando Sensores EMG

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: José Paulo Henrique de Melo Fernandes

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Aprendizagem de Máquina, Tecnologia Assistiva

   Orientador: Ricardo Bastos C. Prudêncio

   Co-Orientadora: Veronica Teichrieb

   Avaliador: Alex Sandro Gomes (A CONFIRMAR)

   Resumo:

O objetivo desse trabalho é utilizar o algoritmo de aprendizagem de máquina Random Forest em dados fornecidos por oito sensores EMG dispostos em forma de um bracelete usado no braço. Os dados serão pré processados para a retirada de ruído e descoberta de características que facilitam o treinamento. Ao final do experimento é esperado que a máquina consiga reconhecer com margem razoável, baseada em medidas encontradas na literatura, um conjunto de sinais em Libras. 

   Apresentação: 5a feira, 15/12/2016, 10:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


54. Localização Indoor Através de Algoritmos de Inteligência Computacional Baseada em Sinais de Radiofrequência

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: José Renê Santos Leite

   Curso: Engenharia da Computação

   Área: Inteligência Artificial

   Orientador: Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto

   Avaliador: Silvio Melo (A CONFIRMAR)

   Resumo:

O desenvolvimento de sistemas de localização em tempo real se tornou um grande auxílio para os sistemas baseados em localização. Sistemas de recomendação, jogos e busca de rotas são exemplos de sistemas que podem ser baseados na localização.

O problema da localização em tempo real em ambientes outdoor já é bem resolvido pelo sistema GPS, porém o GPS não é capaz de realizar predições de qualidade em ambientes indoor. A capacidade de rastrear pessoas e objetos em ambientes indoor tem aplicações médicas, militares, logísticas e de entretenimento.

Um sistema de localização indoor é um sistema para localizar pessoas ou objetos no interior de um dado estabelecimento utilizando ondas de rádio, campos magnéticos, sinais acústicos ou qualquer outra informação sensorial que possa ser coletada por dispositivos móveis.

O trabalho será focado no uso de ondas de radiofrequência para localização indoor, através de mapeamento de ambiente prévio seguido da localização através de inteligência artificial, tendo como entrada os sinais de radiofrequência medidos pelo dispositivo a ser localizado e como saída a localização aproximada do dispositivo.

   Apresentação: 5a feira, 15/12/2016, 10:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


55. LifCloud  Sistema de Informação para mitigar a falta de pacientes com  consultas marcadas 

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Kaio Cezar Pereira de Oliveira

   Curso: Sistemas de Informação

   Área: Engenharia de Software

   Orientador: Cristiano Coelho de Araujo

   Avaliador: Simone C. dos Santos

   Resumo:

Esse trabalho descreve a validação, construção, e funcionamento na pratica da LifCloud, uma ferramenta para clínicas e consultórios onde irá mitigar as faltas dos pacientes que esquecem das consultas marcadas, que irá permitir que o paciente possa responder se ele ira comparecer ou não a sua consulta marcada para que as clícas possam tomar uma atitude de encaixar outros pacientes na quele horario caso o paciente informe que não comparecera, tudo através de uma aplicação que funciona na web e pode ser acessada de qualquer computador que possua um navegador de internet. 

   Apresentação: 5a feira, 15/12/2016, 14:30hs, (LOCAL A CONFIRMAR)


56. Desenvolvimento e avaliação de técnica de aprendizagem de máquina para Visão Computacional

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Kelvin Batista da Cunha

   Curso: Engenharia da Computação

   Área: Aprendizagem de Máquina; Visão Computacional

   Orientador: Veronica Teichrieb 

   Avaliador: Hansenclever Bassani 

   Resumo:

Este trabalho tem como objetivo o estudo de soluções para resolução de problemas em rastreamento e/ou detecção de objetos utilizando técnicas de aprendizagem de máquina. Replicando os algoritmos mais utilizados atualmente, será realizado um estudo comparativo entre os resultados obtidos com as técnicas de aprendizagem e os resultados gerados por algoritmos tradicionais em trabalhos relacionados da área, analisando como o uso destas novas técnicas podem melhorar na resolução destes problemas.

   Apresentação: 5a feira, 15/12/2016, 11:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


57. Análise da evolução tecnológica dos canais de atendimento do setor bancário: cenário atual e futuro

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Kerolayne Gomes Tato Cota

   Curso: Sistemas de Informação

   Área: Engenharia de Software

   Orientador: Hermano Perrelli de Moura

   Avaliador: Cristiano Coelho de Araújo

   Resumo:

Os impactos provocados pelo avanço da tecnologia trazem constantes transformações às instituições bancárias, bem como novos hábitos de consumo e a maneira das pessoas lidarem com suas finanças. O crescente acesso a tecnologias digitais e de mobilidade habilitou um cenário que abriu caminhos para a adoção de novas medidas estratégicas por parte do segmento. Redesenhar estratégias para canais de relacionamento ao longo dos últimos anos, os bancos buscaram fortalecer um aspecto decisivo para o sucesso no setor: abrir novas frentes de atendimento. Dessa forma, a diversificação de canais foram implementados e estão em constante processo de evolução, se adequando às necessidades e expectativas do mercado e consumidores.

Nesse contexto, este trabalho de graduação tem como objetivo fazer uma análise da evolução dos canais de atendimentos dos bancos nos últimos anos, ressaltando, principalmente, o ritmo acelerado de avanço dos canais digitais. Também serão traçados possíveis cenários futuros e as tendências que deverão se consolidar num futuro próximo.

   Apresentação: 5a feira, 15/12/2016, 14:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


58. Previsão de localização utilizando dados de sensores Wi-Fi

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Larissa Navarro Passos de Araujo

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Inteligência Artificial

   Orientador: Tsang Ing Ren

   Avaliador: George Darmiton (A CONFIRMAR)

   Resumo:

O avanço dos smartphones nos últimos anos aumentou a importância de aplicações que conseguem prever como o usuário se comportará, podendo assim fornecer informações importantes antes que ele as procure. Dentro dessa tarefa, a localização do usuário é um ponto chave. No entanto, determinar com precisão a localização do usuário durante muito tempo é uma tarefa custosa em termos de gasto de bateria. Assim, não é possível simplesmente monitorar constantemente a posição do usuário. Este projeto propõe a utilização de leituras periódicas dos sensores Wi-Fi de aparelhos, que gastam muito menos bateria do que o sensor de GPS, para determinar as paradas do usuário. A partir dos dados recolhidos, o trabalho implementará um sistema de classificação para realizar previsões da localização dos usuários participantes. Por fim, os resultados obtidos serão analisados e comparados com os esperados pela literatura.

   Apresentação: 5a feira, 15/12/2016, 14:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


59. Uma análise do ecommerce dentro da rede social Instagram

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Leonardo Lopes Marques Coutinho

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Comércio Eletrônico e Empreendedorismo

   Orientador: Hermano Perrelli de Moura

   Avaliador: Simone C. dos Santos

   Resumo:

Este trabalho de graduação traz um estudo sobre o e-commerce a partir da rede social online Instagram, uma análise à partir da implantação de ferramentas especializadas de vendas dentro da plataforma na expansão das vendas online de uma loja física e mensuração do impacto gerado.

   Apresentação: 5a feira, 15/12/2016, 16:00hs, (LOCAL A CONFIRMAR)


60. Extraindo Estrutura de Entidades na Web com Pouca Supervisão

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Lucas Almeida Pereira de Lima

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Recuperação de informação

   Orientador: Luciano de Andrade Barbosa

   Avaliador: Bernadette Farias Lóscio (A CONFIRMAR)

   Resumo:

A World Wide Web contém uma quantidade vasta de dados de variados domínios, e.g., imóveis, carros e produtos. Uma parte  desses dados exibe uma estrutura definida representando entidades com seus atributos e respectivos valores. 

A obtenção de dados de entidades estruturadas pode ser útil, por exemplo, para melhoria dos resultados de busca de engenhos de busca e tomada de decisão apoiada em dados. Essa estrutura encontra-se normalmente de forma implícita, acessível apenas através de páginas HTML. O objetivo desse trabalho é desenvolver um extrator que com pouca supervisão seja capaz de extrair dados estruturados de entidades em páginas web (apartamentos, televisores etc) de diversos sites em um certo domínio.

   Apresentação: 5a feira, 15/12/2016, 15:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


61. Sistema de Recomendação Baseado em Confiança

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Lucas da Fonseca Netto

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Inteligência Artificial

   Orientador: Ricardo Bastos C. Prudêncio

   Avaliador: Patrícia Tedesco (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Sistemas de recomendação têm como objetivo oferecer recomendações personalizadas de itens com base no perfil do usuário. No entanto, muitos dos sistemas de recomendação tradicionais não levam em conta as relações sociais entre seus usuários, fator que, no mundo real, têm uma grande influência nos itens que são consumidos por cada pessoa. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo a construção de um sistema de recomendação baseado em confiança, que utiliza estas relações entre os usuários, especialmente as relações de confiança, para otimizar suas recomendações. O trabalho trará, ainda, um experimento para que possa ser feita uma avaliação da performance do sistema, mostrando as vantagens e desvantagens desta abordagem.

   Apresentação: 5a feira, 15/12/2016, 16:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


62. Um estudo sobre aplicações sensíveis a contexto para dispositivos móveis

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Lucas de Queiroz Lins Martins

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Computação Ubíqua

   Orientador: Carlos André Guimarães Ferraz

   Avaliador: Geber Lisboa Ramalho (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Com a popularização de dispositivos móveis capazes de perceber o ambiente por meio de diversos sensores, surge a oportunidade de desenvolver aplicações que possam entender o ambiente no qual o usuário está inserido e prover serviços ou funcionalidades que se adaptem melhor às necessidades do mesmo.

Esse trabalho se propõe a fazer um levantamento e análise dos sistemas sensíveis a contexto atuais focados em dispositivos móveis, sugerir novos modelos de inferência de contexto e propor aplicações que façam uso das informação geradas por tais sistemas. 

   Apresentação: 5a feira, 15/12/2016, 16:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


63. Desenvolvimento de Sistema de Localização Interna Baseado no Processador Edison e Redes Locais sem Fio

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Lucas Felix Lima Barbosa

   Curso: Engenharia da Computação

   Área: Sistemas Embarcados

   Orientador: Edna Natividade da Silva Barros

   Avaliador: José Augusto Suruagy Monteiro (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Os sistemas que suportam a localização em ambientes interiores envolvem áreas geográficas menores, a maioria das aplicações necessita de uma maior precisão e rapidez em comparação com os sistemas que suportam a localização em ambientes exteriores, devido aos objetos e locais a serem localizados, possuírem uma menor dimensão, como por exemplo localizar uma sala, exige uma precisão maior que localizar uma casa, localizar um corredor em um edifício, exige uma precisão maior que localizar uma estrada. Diversas técnicas e métodos têm sido desenvolvidos para a solução do problema, assim o presente trabalho tem como objetivo contribuir na área de sistemas IPS (Indoor Positioning System) propondo uma melhoria na técnica mencionada para localização de pessoas e objetos em ambientes interiores, de forma que seja rápido, confiável e que utilize a infraestrutura já existente, de maneira que possa ser aplicado em ambientes interiores, tais como: áreas públicas, escolas, hospitais, museus, aeroportos, estações e shopping centers.

   Apresentação: 2a feira, 13/02/2017, 11:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


64. Uma ferramenta para descoberta de notícias utilizando algoritmo K-Médias

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Lucas Vicente Tenório

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Processamento de linguagem natural, Mineração da web.

   Orientador: Flávia Barros

   Avaliador: Ricardo Prudêncio (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Com o busca por notícias movendo cada vez mais para a web, o processo de descoberta de novas fontes de informação jornalística e pontos de vista é essencial. 

O foco deste trabalho é em construir um serviço de leitura de notícias na web que colete e analise as notícias do dia para assim determinar quais os assuntos mais comentados,  estimulando a descoberta de novos interesses. Este serviço usará técnicas de aprendizado não supervisionado como o algoritmo K-Médias para agrupar artigos similares e detectar tendências nas notícias do dia.

   Apresentação: 5a feira, 15/12/2016, 17:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


65. Uma ferramenta Uma ferramenta de apoio à resolução de questões jurídicas utilizando o LUCENE

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Luiz André de Jesus Silva

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Processamento de linguagem natural, Mineração da web.

   Orientador: Flávia Barros

   Avaliador: Ricardo Prudêncio (A CONFIRMAR)

   Resumo:

 Estudos recentes informam que uma das melhores técnicas de aprendizado é a execução de testes práticos pois estes melhoram a capacidade dos alunos organizarem mentalmente o seu conhecimento, aumentando assim a velocidade e eficiência do processo de recuperação da informação. No entanto, em áreas como o direito, onde a base teórica para a resolução de um determinado exercício pode ser imensa, esta tarefa de garimpar os trechos da lei relevantes para determinado exercício pode se tornar mais viável. Este trabalho visa propor um sistema protótipo de busca e recuperação de informação, que, ao receber o enunciado de uma questão, consegue, através da ferramenta LUCENE (http://lucene.apache.org), recuperar a informação mínima e suficiente para o estudante obter embasamento teórico necessário para a resolução da questão.

   Apresentação: 6a feira, 16/12/2016, 08:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


66. Uma análise sobre implementações de mapas em aplicações Android

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Luiz Antonio de Vasconcelos Filho

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Engenharia de Software, Mineração de Repositórios de Software, Dispositivos Móveis

   Orientador: Leopoldo Motta Teixeira 

   Avaliador: Juliano Manabu Iyoda 

   Resumo:

Nesse trabalho utilizaremos a ferramenta MetricMiner, consolidada no ramo de  mineração de repositórios de software, para analisar padrões de desenvolvimento referentes ao uso da Google Maps API em projetos android armazenados no GitHub (plataforma web de sistema de controle de versões que auxilia no desenvolvimento de software, responsável por serviço de armazenamento de repositórios).

   Apresentação: 2a feira, 13/02/2017, 16:00hs, Anfiteatro do CIn 


67. Estratégias de Inovação de Empresas Desenvolvedoras de Sistemas de Gestão Empresarial

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Luiz Fernando De Victor Samico

   Curso: Sistemas de Informação

   Área: Engenharia de Software, Mineração de Repositórios de Software, Dispositivos Móveis

   Orientador: José Carlos Cavalcanti (Depto. de Economia, UFPE) 

   Avaliador: Célio Andrade Santana Junior (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) estão inseridos no cotidiano do mundo corporativo já há algum tempo. Eles foram, durante um longo período, a principal fonte para auxiliar gerentes e executivos a tomarem as melhores decisões possíveis para seus negócios. Entretanto, a eficácia desse tipo de sistema tem sido posta em cheque no mundo digital atual. 

Esse tipo de sistema originou-se no tempo em que o mundo ainda era predominantemente analógico e todos os seus dados eram bem estruturados. Entretanto, isso não é mais uma realidade, e hoje se vive em um mundo onde os dados advindos de sensores, smartphones e redes sociais são, em sua maioria, não estruturados. Sendo esse o caso, é plausível considerar que os ERP convencionais não estão preparados para lidar com a dinamicidade necessária que os gestores necessitam para tomar suas decisões.

Por outro lado, existe todo um cenário novo de soluções surgindo a partir de startups, segmento da economia que tem seu foco em transformação produtiva, contrapondo-se à simples otimização que a maioria dos sistemas, incluindo os ERP’s, faz parte. Logo, percebe-se um novo conjunto de aplicações que se utiliza de uma combinação de tecnologias conhecidas como o “ABC das Tecnologias da Informação e Comunicação”, acrônimo para Analytics, Big Data e Cloud Computing [Cavalcanti, 2015]. Em outras palavras, elas são sistemas de informação que desenvolvem uma analítica para um grande volume de dados não estruturados através de um poder de processamento quase infinito através da nuvem. 

Esse novo paradigma é a base para o que se conhece como a “analítica moderna”, aquela que é capaz de prever acontecimentos futuros (predictive analytics) e prescrever soluções (prescriptive analytics). Adicionalmente, essa nova analítica vem para avançar aquela analítica que é a base para a maioria dos ERP existentes no mercado, que são a analítica descritiva (descriptive analytics) e a analítica diagnóstica (diagnostic analytics), que têm apenas a capacidade de informar fatos que já ocorreram (Figura 1 à frente).

O grande desafio deste trabalho de graduação será investigar se, e como, empresas tradicionais como Procenge, Totvs, SAP, por exemplo, estão fazendo a transição para as modernas formas de analítica (marcadamente preditiva e prescritiva), ou seja, as empresas que desenvolvem e comercializam ERPs como core dos seus modelos de negócios, estão conseguindo elevar seus sistemas para atender a complexidade de decisões que a maioria das empresas clientes enfrentam no mercado atual.

   Apresentação: 6a feira, 16/12/2016, 09:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


68. Um estudo comparativo dos diferentes modelos híbridos usando redes neurais e ARIMA para previsão de séries temporais

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Marcilio Alves de Melo Sobrinho

   Curso: Engenharia da Computação

   Área: Inteligência Artificial

   Orientador: Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto

   Avaliador: Adriano Lorena Inácio de Oliveira (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Pesquisas relacionadas à previsão de séries temporais tem sido uma área de bastante interesse devido às diversas aplicações como, por exemplo, a previsão dos preços das ações. Existem muitos modelos lineares e não lineares para a previsão de séries temporais, entre os mais comuns esta o ARIMA para previsão de séries lineares e as redes neurais artificiais (RNAs) para previsão de séries não lineares. Recentes estudos estão utilizando uma modelo híbrido entre o ARIMA e as RNAs para realizar a previsão. O objetivo desse trabalho é realizar um estudo comparativo entre diferentes modelos híbridos que utilizam diferentes tipos de RNAs e analisar também diferentes formas de combinar as previsões do ARIMA e RNAs para compor a previsão final. produtivas.

   Apresentação: 6a feira, 16/12/2016, 09:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


69. Uma Ferramenta para Análise Não Linear de Dutos com Defeitos Causados por Corrosão Utilizando o Método dos Elementos Finitos

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Marco Antônio Figueirôa da Silva Cabral

   Curso: Engenharia da Computação

   Área: Simulação computacional

   Orientador: Ramiro Brito Willmersdorf (Depto. de Engenharia Mecânica, UFPE) 

   Avaliador: Odilon Maroja da Costa Pereira Filho (A CONFIRMAR)

   Resumo:

A análise de corrosão de dutos utilizados para o transporte de hidrocarbonetos é comumente realizada de forma manual, sendo necessário um engenheiro especializado para realizar a análise dos dados provenientes de cada iteração da análise. Além de ser um processo laborioso e demorado há um risco de possíveis falhas humanas, tornando o processo ineficiente e ineficaz. Este trabalho tem como objetivo propor uma solução para o gerenciamento das análises não lineares, de forma que não se tenha a necessidade de intervenção humana durante o processo, reduzindo os riscos de falha humana e o tempo de análise. Liberando o engenheiro para realizar outras atividades produtivas.

   Apresentação: 6a feira, 16/12/2016, 10:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


70. Behaviour Driven Development (BDD), um estudo de caso

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Marcos Vinícius Rodrigues de Souza

   Curso: Sistemas de Informação

   Área: Engenharia de Software

   Orientador: Célio Andrade de Santana Júnior

   Avaliador: Sérgio Castelo Branco Soares

   Resumo:

Este trabalho tem como objetivo consolidar uma revisão bibliográfica a respeito da abordagem ágil Behaviour Driven Development (BDD) citando suas práticas características, aplicabilidade, pontos fortes e pontos de melhoria em sua adoção, bem como relativizar sua aplicação com outras técnicas de metodologias similares. Procurando demonstrar todo os princípios gerais por traz do BDD e apresentando situações onde o uso do Behaviour Driven Development (BDD) pode se mostrar útil dentro do contexto de metodologias ágeis.

   Apresentação: 6a feira, 16/12/2016, 10:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


71. Um algoritmo para avaliação da qualidade e compensação de ruídos de sinais digitais de eletrocardiografia

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Marilia Moraes Saraiva

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Processamento de Sinais Biológicos

   Orientador: Wellington Pinheiro dos Santos (Engenharia Biomédica)

   Avaliador: Carlos Alexandre Barros de Mello (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Atualmente, doenças cardiovasculares (DCVs) são a principal causa de morte no mundo. O Eletrocardiograma (ECG) é um exame obrigatório em qualquer avaliação de DCVs, registrando a atividade elétrica do coração em seu estado de repouso. O erro na interpretação do exame, causado principalmente por má colocação dos eletrodos, pode resultar em diagnósticos errados, sequelas e óbitos. A proposta do trabalho é a criação de um algoritmo capaz de tornar possível para profissionais inexperientes e leigos a coleta de ECGs de qualidade em tempo real, onde o sistema deve decidir se o ECG possui qualidade ou não e, em caso negativo, identificar problemas comuns, compensá-los ou gerar um guia para sua correção.

   Apresentação: 5a feira, 22/12/2016, 09:00hs, (LOCAL A CONFIRMAR)


72. Aplicação de técnicas de recuperação da informação de música para análise da voz cantada

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Matheus Soares Monteiro

   Curso: Engenharia da Computação

   Área: Computação Musical

   Orientador: Giordano Ribeiro Eulalio Cabral 

   Avaliador: Geber Ramalho 

   Resumo:

A voz cantada é o mais antigo instrumento musical de que se tem notícia e possui diversas características como afinação, amplitude e projeção que guardam informações sobre a qualidade e até mesmo a saúde vocal de um cantor.  Recuperação de Informação de Música (do inglês, Music Information Retrieval – MIR) é uma área de pesquisa multidisciplinar que, como o próprio nome sugere, busca recuperar informações a partir de músicas, utilizando diversas técnicas com diferentes propósitos. Neste contexto, este trabalho propõe seguir uma abordagem top-down para o caso dos sinais de voz gravados por cantores líricos, procurando encontrar que conceitos musicais podem ser descritos objetivamente por meio de características aprendidas automaticamente.

   Apresentação: 6a feira, 16/12/2016, 11:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


73. Uma abordagem sobre versionamento de dados publicados na web e o impacto do versionamento no consumo dos dados

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Maurício Taumaturgo de Oliveira

   Curso: Sistemas de Informação

   Área: Dados Abertos na Web

   Orientador: Bernadette Farias Lóscio

   Avaliador: Kiev Santos da Gama (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Diante do crescente conjuntos de dados que vem sendo publicados, cada vez mais, por governos e instituições, faz-se necessário entender o impacto que o versionamento de dados publicados na Web tem para os consumidores dos dados, bem como desenvolver uma solução capaz de padronizar este versionamento.

Em resumo, busca-se com este trabalho propor uma solução para o problema de versionamento de conjuntos de dados publicados na Web, bem como analisar o impacto que este versionamento tem para os consumidores de dados. Para tal, os diferentes padrões de versionamento de software serão utilizados como referência para o desenvolvimento do novo modelo aplicado ao contexto de dados na Web. Além disso, serão analisados, junto aos consumidores dos dados, quais os impactos que o versionamento dos dados tem na construção de aplicações que fazem uso dos dados publicados na Web.

   Apresentação: 6a feira, 16/12/2016, 14:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


74. Implementação e Análise de um Middleware baseado em RPC utilizando Erlang

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Miguel Rodrigues Araújo

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Sistemas Distribuídos

   Orientador: Carlos André Guimarães Ferraz

   Avaliador: Nelson Souto Rosa (A CONFIRMAR)

   Resumo:

O objetivo deste trabalho é construir um middleware com suporte a chamadas de

procedimentos remotos utilizando Erlang. Além disto, o trabalho foca em fazer fazer uma análise

aprofundada sobre as vantagens e desvantagens de ter utilizado Erlang e as decisões de projeto,

provavelmente avaliando quais seriam as perdas e ganhos se o middleware fosse construído em uma linguagem de paradigma orientado a objetos. Por fim, será feita uma avaliação de eficiência com outros middleware implementados no Centro de Informática ou sugeridos pelo orientador e/ou

avaliador do trabalho durante o desenvolvimento do projeto.

   Apresentação: 6a feira, 16/12/2016, 14:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


75. Um Estudo do Uso de Modelos Híbridos em Previsão de Séries Temporais

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Moiseis Fabien Gauthier 

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Inteligência Artificial

   Orientador: Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto

   Avaliador: Adriano Lorena Inácio de Oliveira (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Este trabalho tem como objetivo fazer um estudo detalhado sobre o impacto da utilização de modelos híbridos de previsão de séries temporais. Utilizando-se de modelos lineares em seguida combinados com redes neurais e assim comparados com outros modelos já existentes na literatura. Este projeto faz parte de um projeto maior que já está em desenvolvimento por diversos colaboradores. Espera-se uma eficiência equivalente ou até mesmo superior, tudo isso utilizandose

de diversas métricas para a comparação.

   Apresentação: 6a feira, 16/12/2016, 15:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


76. Uma Ferramenta Para Estimativa de Eco em Sinais de Fala

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Moisés de Siqueira Campos Neto

   Curso: Engenharia da Computação

   Área: Processamento de Sinais, Processamento de Áudio

   Orientador: Carlos Alexandre Barros de Mello

   Avaliador: Tsang Ing Ren

   Resumo:

O uso da voz como principal disparador de tarefas em sistemas computacionais tem sido impulsionado devido ao avanço das técnicas de processamento de sinais de áudio. Atualmente, a maioria da população tem acesso a este tipo de tecnologia, seja através dos assistentes pessoais em smartphones ou até em computadores pessoais. Com tal avanço, uma análise qualitativa do sinal de voz se faz necessária em diversos cenários. Este trabalho aborda o eco, um dos tipos de distorção que podem ser encontrados em sinais de voz, tendo como principal objetivo desenvolver uma ferramenta para sua estimativa automática.

   Apresentação: 3a feira, 20/12/2016, 10:30hs, Sala B-005


77. Algoritmo de Seleção de Instâncias Baseado em Ranking

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Nícolas Oliveira Gomes do Nascimento

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Inteligência Artifical; Aprendizagem de Máquina

   Orientador: George Darmiton da Cunha Cavalcanti

   Avaliador: Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Neste trabalho, vamos propor um novo algoritmo de seleção de protótipos que inicialmente ranqueia cada instância do conjunto de treinamento, atribuindo um valor de importância, e posteriormente faz a seleção das instâncias priorizando as amostras mais significativas. Será feito também um estudo experimental para análise e comparação do desempenho do algoritmo proposto com outras técnicas do estado da arte em seleção de protótipos.

   Apresentação: 6a feira, 16/12/2016, 16:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


78. Análise e Implementação de Estruturas de Dados Seguras para Threads, Não-bloqueantes em Haskell

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Paulo Vitor Julião Lieuthier

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Programação Funcional; Programação Concorrente

   Orientador: Fernando Jose Castor de Lima Filho

   Avaliador: André Santos (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Apesar de desejáveis em alguns cenários, algoritmos bloqueantes podem causar grandes penalidades de performance, especialmente com a ocorrência de contenção de travas (lock contention). Alternativas ao uso de travas explícitas têm sido sugeridas, como a concorrência probabilística (utilizando, por exemplo, memória transacional). Naturalmente, existe desvatagens em todas as alternativas, como a baixa eficiência na pararelização das tarefas. O objetivo desse trabalho é implementar, em Haskell, estruturas de dados concorrentes seguras para threads e não-bloqueantes, que são uma outra alternativa. A desvantagem nesse caso é a alta complexidade de implementação e a maior frequência de problemas sutis. Para satisfazer as propriedades de segurança e de não-travamento, instruções de máquina CAS (compare-and-swap) serão usadas. As estruturas de dados a serem implementadas inicialmente são Pilhas, Filas Prioritárias e Skiplists.

   Apresentação: 6a feira, 16/12/2016, 16:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


79. Ferramenta Mobile para Reconhecimento Visual de Fontes

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Pedro Augusto Silva Lucena

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Visão Computacional

   Orientador: Cleber Zanchettin

   Avaliador: Carlos Alexandre Barros de Mello (A CONFIRMAR)

   Resumo:

O Reconhecimento Visual de Fontes (VFR) é a identificação de tipografia a partir de imagens de textos, este conceito é tratado pela área de visão computacional, em conjunto com sub-áreas tais como aprendizagem de máquina. Reconhecimento de caracteres e classificação por meio de redes neurais estão inclusos no processo de VFR. Ferramentas de reconhecimento de fontes a partir de imagens são utilizadas principalmente por designers para identificar uma fonte desconhecida para utilização posterior em um possível trabalho, mas atualmente existem poucas soluções que oferecem este serviço especialmente no âmbito mobile, e as opções existentes requerem uma quantidade alta de entradas por parte do usuário para permitir a análise da fonte. O objetivo deste trabalho é oferecer uma ferramenta mobile de VFR que seja mais confiável, simples de usar e com funcionalidades mais refinadas que as soluções atuais a partir de conhecimento adquirido em artigos teóricos.

   Apresentação: 6a feira, 16/12/2016, 17:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


80. Classificação de texto para avaliação de percepção de aprendizado de estudantes

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Pedro Henrique Dias da Silva

   Curso: Engenharia da Computação

   Área: Inteligência Artifical; Aprendizagem de Máquina

   Orientador: Cristiano Coelho de Araújo

   Avaliador: Simone Santos (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Ao utilizar a técnica de Aprendizado Baseado em Desafios (Challenge Based Learning), os professores devem garantir que os alunos estejam sempre refletindo no seu aprendizado de conteúdo. Para isso, os professores se utilizam de reflections, que são perguntas feitas ao fim de cada ciclo de atividades, que incitam os alunos a pensar e escrever sobre seu aprendizado. Este trabalho propõe desenvolver uma ferramenta que, através da análise do texto em busca por palavras chaves, classifica as respostas dos alunos de forma automática, atacando assim o problema dos professores de lidar com um grande número de reflections por atividade.

   Apresentação: 6a feira, 16/12/2016, 17:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


81. Utilização de Redes Neurais Artificiais para estimativa da velocidade do vento e Certificação de Curva de Potência em turbinas eólicas

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Pedro Henrique Rosendo Diniz

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Inteligência Artificial

   Orientador: Fernando da Fonseca de Souza

   Avaliador: Germano Crispim Vasconcelos (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Nos últimos anos a utilização de fontes de energia renováveis, em especial a eólica, vem crescendo e atraindo cada vez mais investimentos. Para atender metas climáticas globais de desenvolvimento sustentável, o investimento em energias renováveis deve duplicar até 2020 e mais do que triplicar até 2030. A estimativa da velocidade do vento é um fator de grande relevância para operadores de usinas eólicas. Este trabalho propõe um método para o cálculo da estimativa da velocidade do vento e certificação de curva de potência em turbinas eólicas utilizando redes neurais artificiais em conjunto com software de simulação de fluidos baseado nos dados de torres de medições anemométricas do parque eólico e de produção de energia dos aerogeradores.

   Apresentação: 2a feira, 19/12/2016, 08:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


82. Previsão de séries temporais através da combinação de modelo híbrido ARIMA e redes neurais artificiais

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Pedro Henriques de Faria Neves

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Inteligência Artificial, Redes Neurais Artificiais

   Orientador: Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto

   Avaliador: Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Análise de séries temporais é uma atividade fundamental para muitos processos reais. Fenômenos e sistemas que são medidos e acompanhando por de tais séries, em geral possuem a característica de serem difíceis de se modelar. Esse trabalho de graduação tem como objetivo analisar uma abordagem híbrida, com uso do modelo ARIMA e redes neurais artificiais. Os resultados dos experimentos, servirão para complementar um estudo maior que compreenderá uma análise de um modelo proposto e que visa tornar o processo de predição de séries temporais mais preciso e eficaz.

   Apresentação: 2a feira, 19/12/2016, 08:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


83. Transcrição e Matching Automático de uma Música e sua Cifra

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Pedro Tiago de Vasconcelos Souza Rangel Araújo

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Computação Musical

   Orientador: Giordano Ribeiro Eulalio Cabral

   Avaliador: Geber Lisboa Ramalho (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Recentemente, ténicas para síntese automática de uma música a partir de sua cifra ou tablatura vêm sendo desenvolvidas e já existem diversas aplicações funcionais no mercado, porém não podemos dizer o mesmo para o processo oposto, gerar uma cifra a partir de uma música. Este trabalho tem como objetivo fazer a transcrição e um matching automático de uma musica e suas respectivas representações já disponíveis, para maior fidelidade no resultado.

   Apresentação: 2a feira, 19/12/2016, 09:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)

84. Criação e Publicação de Dados Abertos sobre o SIGA-UFPE

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Priscila Thyfani Rodrigues Gomes de Melo

   Curso: Sistemas de Informação

   Área: Banco de Dados

   Orientador: Bernadette Farias Lóscio

   Avaliador: Márcio Cornélio 

   Resumo:

Dados são Abertos a partir do momento em que qualquer pessoa pode livremente acessá-los, utilizá-los, modificá-los e compartilhá-los para qualquer finalidade, estando sujeito a, no máximo, a exigências que visem preservar sua proveniência e sua abertura. Dentro do contexto de Dados Abertos, surgiu a necessidade de abrir Dados Governamentais e possibilitar que pessoas utilizem os dados para diversas finalidades, entre elas a criação de aplicações que buscam melhorar a vida das pessoas. O NTI (Núcleo de Tecnologia da Informação) é o órgão criador e mantenedor do SIGA(Sistema Integrado de Gestão Acadêmica), sistema que contém as informações sobre a vida acadêmica na UFPE. E baseado na LAI (Lei de Acesso à Informação) o NTI disponibilizou os dados que podem ser abertos para que possa ser feita a criação e publicação desses dados em formato aberto, a fim de possibilitar análises e criação de aplicações, com o objetivo de melhorar a qualidade da vida acadêmica da UFPE. Diante disto este trabalho tem como objetivos específicos a modelagem dos datasets a serem publicados; a definição dos mapeamentos entre os datasets e as fontes de dados origem; e por fim a definição de vocabulários comuns para a publicação dos dados.

   Apresentação: 2a feira, 19/12/2016, 14:00hs, Anfiteatro do CIn 


85. Um Estudo sobre Localização Utilizando Bluetooth Low Energy Aplicado ao Automóvel

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Rafael Nunes de Lima

   Curso: Engenharia da Computação

   Área: Sistemas Embarcados

   Orientador: Abel Guilhermino da Silva Filho

   Avaliador: Daniel Carvalho da Cunha (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Este trabalho de graduação tem como principal objetivo realizar um estudo sobre a localização utilizando bluetooth low energy em relação à um automóvel. Ele irá utilizar a técnica de FG e irá variar os parâmetros tais como número de nós utilizados para leitura do RSSI, parâmetros estatísticos utilizados na estimativa (média, mediana, valor máximo, valor mínimo), algoritmos utilizados na estimativa do posicionamento (KNN, SVM, Redes Neurais). Ao final, irá ser feito um estudo estatístico levando em consideração a taxa de acerto e será escolhida aquela configuração que obteve a menor taxa de erro.

   Apresentação: 2a feira, 19/12/2016, 10:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


86. Swicity: Visualizando Sistemas de Software em Swift como cidades

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Rafael Nunes Galdino da Silveira

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Engenharia de Software, Visualização de Software

   Orientador: Fernando Jose Castor de Lima Filho

   Avaliador: Henrique Rebêlo (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Este trabalho tem por objetivo estudar a implementação e desenvolvimento de sistemas na linguagem de programação Swift. Seu resultado mais concreto é uma plataforma de visualização de software que explore métricas relativas a elementos de código Swift. Também vista possibilitar uma visão diferenciada do código, podendo gerar insights e observações das consequências práticas, comportamentais e teóricas da implementação dos sistemas. Para isso será criada uma ferramenta de visualização de software 3D baseada na metáfora de cidades.

   Apresentação: 2a feira, 19/12/2016, 09:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)

87. Estudo exploratório sobre ferramentas de testes para aplicações Android

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Raissa do Rego Barros Xavier de Morais

   Curso: Engenharia da Computação

   Área: Engenharia de Software

   Orientador: Leopoldo Teixeira

   Avaliador: Juliano Iyoda 

   Resumo:

Este trabalho tem como objetivo investigar abordagens de testes disponíveis

no mercado para plataforma Android. Para tanto, realizaremos uma análise

comparativa entre ferramentas de automação de testes existentes. Adicionalmente,

através de mineração de repositórios, observaremos como aplicações open source

existentes fazem uso (ou não) destas ferramentas. Com base nestes dois estudos,

extrairemos informações relevantes sobre o uso de tais ferramentas no

desenvolvimento de aplicações móveis, apontando possíveis estratégias de teste

utilizando ferramentas existentes, identificando possíveis melhorias nas

ferramentas, dentre outros.

   Apresentação: 2a feira, 19/12/2016, 10:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


88. Heurística para problemas de otimização global

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Raul Maia Falcão

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Otimização

   Orientador: Ricardo Martins de Abreu Silva

   Avaliador: Silvo Barros Melo (A CONFIRMAR)

   Resumo:

O C-GRASP é uma meta-heurística multistart de busca local que consiste em duas fases: construção e busca local. O C-GRASP resolve problemas no domínio contínuo de otimização global sujeito a restrições de caixa. De maneira geral, uma série de ciclos de melhoria na construção local é realizada de forma que sua saída é a entrada para um melhoramento local, e a saída do melhoramento local é a entrada da construção. Para definir o espaço de busca, o parâmetro h controla a discretização do espaço de busca em uma grid.

   Apresentação: 2a feira, 19/12/2016, 10:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


89. Um Ambiente para desenvolvimento incremental de Sistemas Embarcados

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Rebeca Vasconcelos de Sá Alencar

   Curso: Engenharia da Computação

   Área: Sistemas Embarcados

   Orientador: Adriano Augusto de Moraes Sarmento

   Avaliador: Edna Natividade da Silva Barros (A CONFIRMAR)

   Resumo:

O desenvolvimento de sistemas embarcados envolve uma certa complexidade que pode ser diminuída utilizando uma boa modelagem e uma geração automática de código que diminua o esforço do projetista. O UML 2.0 vem sendo muito utilizado para a modelagem de projetos que envolvem diferentes sistemas hardware e software.

O objetivo desse trabalho é a criação de um ambiente que reduza o esforço do projetista no desenvolvimento de sistemas embarcados através de um novo profile UML que será proposto e da geração automática de código que permita simular o projeto a nível de serviço.

   Apresentação: 2a feira, 19/12/2016, 11:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


90. Uma Análise Comparativa sobre Ferramentas Gratuitas para Gerência de Requisitos

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Reginaldo Domingos dos Santos Júnior

   Curso: Sistemas de Informação

   Área: Engenharia de Software / Engenharia de Requisitos

   Orientador: Carla Taciana L. L. Silva Schuenemann

   Avaliador: Alexandre Vasconcelos 

   Resumo:

A Gerência de Requisitos é composta por um conjunto de atividades que auxiliam a equipe de projetos a identificar, controlar, e rastrear requisitos, bem como as mudanças que surgem ao decorre do desenvolvimento do projeto, com objetivo de apoiar as atividades do gerenciamento de requisitos, foram surgindo algumas ferramentas para dar suporte as tarefas envolvidas, sendo assim este trabalho tem o objetivo de realizar uma comparação sobre as ferramentas OSRMT, Spider-CL, SIGERAR e OpenReq, para que possam ajudar analistas e interessados a escolher a ferramenta mais adequada as suas necessidades.

   Apresentação: 2a feira, 19/12/2016, 15:00hs, (LOCAL A CONFIRMAR)


91. Um estudo de desempenho das técnicas de aprendizagem de máquina na classificação de variantes genéticas quanto à patogenicidade

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Renata Correia de Andrade

   Curso: Engenharia da Computação

   Área: Inteligência Artificial

   Orientador: Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto

   Avaliador: George Darmiton da Cunha Cavalcanti (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Os avanços na tecnologia de sequênciamento de DNA permitiu que o exame genético fosso utilizado na medicina. Um único paciente pode ser portador de milhares de mutações genéticas e cabe ao médico que analisa o exame decidir quais mutações podem ou não ser responsáveis pela doença sendo investigada. Devido a falta de conhecimento sobre o DNA e a grande quantidade de possíveis mutações, é inviável que o impacto de cada uma delas seja avaliado individualmente, logo, métodos computacionais se fazem necessários no auxilio dessa classificação. Tendo em vista esta situação, este trabalho tem como objetivo avaliar o desempenho das técnicas de aprendizagem de máquina na classificação de mutações genéticas, afim de que possam ser identificadas quais dessas mutações são causadoras de doenças e realmente prejudicais ao paciente.

   Apresentação: 2a feira, 19/12/2016, 14:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


92. Integração entre o Sistema de Gestão Acadêmica i-Educar e Ambiente de Aprendizagem Amadeus 1.0

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Renato de Arruda Pereira

   Curso: Sistemas de Informação

   Área: Informática na Educação (Gerenciamento escolar, ambientes de aprendizagem, elicitação de requisitos)

   Orientador: Alex Sandro Gomes

   Co-Orientador: João Carlos Sedraz Silva

   Avaliador: Carla Taciana L. L. Silva Schuenemann 

   Resumo:

O objetivo deste trabalho é especificar a integração do Ambiente de Aprendizagem Virtual AMADEUS na sua versão 1.0 com o Sistema de Gestão Acadêmica I-Educar financiado pelo Ministério da Educação (MEC). Através desta avaliação da integração entre os sistemas supracitados será possível uma visão ampla e mais próxima da realidade do problema abordado e de todo o ambiente que o rodeia.

   Apresentação: 2a feira, 19/12/2016, 15:30hs, (LOCAL A CONFIRMAR)


93. Análise do emprego de técnicas de remoção de ruído como pré-processamento de algoritmos de detecção de atividade de voz

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Renato Quirino de Albuquerque

   Curso: Engenharia da Computação

   Área: Processamento digital de sinais

   Orientador: Carlos Alexandre Barros de Mello

   Avaliador: Tsang Ing Ren 

   Resumo:

Reconhecimento de fala/voz, compressão de áudio e Voz sobre IP (VOIP) são algumas das áreas que requerem a utilização de algoritmos de detecção de atividade de voz (VAD). Estes devem ser capazes de distinguir entre a presença e ausência de fala em sinais de áudio digital para desempenhar esta tarefa utiliza-se de características dos dados digitais da gravação. Quando a relação potência do sinal sobre potência do ruído é muito baixa a acurácia dos algoritmos de VAD é comprometida. Neste cenário é proposta a avaliação da utilização de técnicas de remoção de ruído como pré-processamento a aplicação de algoritmos de VAD. Como objetivo tem-se o estudo e aplicação de técnicas de remoção de ruído que não distorçam o sinal, assim como o estudo e aplicação de algoritmos de VAD adequados para este tipo de trabalho.

   Apresentação: 3a feira, 20/12/2016, 09:00hs, Sala B-005


94. Uma Avaliação de Modelos Híbridos para o Reconhecimento de Caracteres Manuscrito

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Rennason Carneiro da Silva

   Curso: Engenharia da Computação

   Área: Processamento de Imagem; Aprendizagem de Máquina

   Orientador: Cleber Zanchettin

   Avaliador: George Darmiton (A CONFIRMAR)

   Resumo:

A proposta deste trabalho tem como objetivo implementação e análise de dois classificadores híbridos: MLP-SVM e KNN-SVM aplicados ao reconhecimento de caracteres manuscritos. Estas arquiteturas híbridas são baseadas na observação que a classe correta identificada pelo primeiro classificador é quase sempre, uma das duas saídas máximas para o MLP, ou um dos dois vizinhos para o KNN.

Além disso, será investigado o uso de técnicas de clusterização com o objetivo melhorar as taxas de acerto dos classificadores.

   Apresentação: 2a feira, 19/12/2016, 15:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


95. Uso do complex event processing para automatizar o processo de atendimento em ambientes comerciais

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Ricardo Ferreira França

   Curso: Sistemas de Informação

   Área: Business Intelligence, Artificial Intelligence, Event Processing

   Orientador: Kiev Santos da Gama

   Avaliador: Carlos André Guimarães Ferraz (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Visto as demandas de agilidade no atendimento, de venda de mais produtos “casados” e fazer com o cliente retorne ao seu negócio que os ambientes comerciais possuem, a busca contínua  por estratégias que possibilitem uma vantagem competitiva, a importância do processo de atendimento na percepção de valor do produtos e serviços assim como na geração de uma relação duradoura entre clientes e as organizações, o que é o Complex Event Processing (CEP) e como ele pode capacitar as empresas para personalizar ações e respostas em tempo real, este trabalho buscará mapear o evento complexo do processo de atendimento ao cliente em ambientes comerciais, identificando os eventos membros, mapear fontes externas de informação relevantes para a ocorrência do evento, identificar novas tecnologias que podem gerar novos dados ou eventos e encontrar estratégias que impactem de forma positiva nas KPIs: Ticket Médio, Rotatividade e Fidelidade.

   Apresentação: 2a feira, 19/12/2016, 16:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


96. Mineração de Processos de Middleware

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Rodolfo Santos Vera Cruz

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Middleware

   Orientador: Nelson Souto Rosa

   Avaliador: Fernando Castor (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Este trabalho tem como objetivo desenvolver um dos módulos, chamado de Data Collection, de um sistema de trace para middleware. Este módulo tem como função principal coletar os eventos realizados pela execução do middleware, ordená-los e formatá-los, gerando um ‘log’ de atividades do sistema para uma posterior análise em um framework já existente (ProM).

   Apresentação: 2a feira, 19/12/2016, 16:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


97. Steering behaviours e a Locomoção Aquática por Jet Propulsion 

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Rodrigo Oliveira Tenorio

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Games

   Orientador: Giordano Ribeiro Eulalio Cabral 

   Avaliador: Geber Ramalho

   Resumo:

Este trabalho abordará o impacto e as particularidades da adoção de steering behaviours para controlar o movimento de agentes que apresentam um tipo de locomoção conhecida por aquatic jet propulsion.

   Apresentação: 2a feira, 19/12/2016, 17:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


98. Reconhecimento de ambientes em fotos do instagram com deep learning

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Rubens Lopes de Farias Silva

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Inteligência artificial / Aprendizagem de máquina / Deep learning

   Orientador: Germano Crispim Vasconcelos

   Avaliador: Patrícia Tedesco (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Técnicas de identificação de perfil de usuário são largamente usadas hoje em dia com o objetivo de possibilitar o melhor uso do marketing direcionado. Os dados usados são geralmente no formato texto devido ao motivo que outras mídias, como foto,  não são consideradas por culpa da complexidade de obtenção das informações. A proposta desse trabalho de graduação é a investigação de uma solução computacional no qual seja possível identificar em qual ambiente as fotos, da rede social Instagram, foram tiradas com o uso da máquina de aprendizagem deep learning.

   Apresentação: 2a feira, 19/12/2016, 17:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


99. Em Direção a uma Proposta Prática para o Ensino da Engenharia de Software no Centro de Informática

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Sandrine Ventura Martins

   Curso: Sistemas de Informação

   Área: Educação em Engenharia de Software

   Orientador: Vinicius Cardoso Garcia

   Avaliador: Simone Santos

   Resumo:

A engenharia de software, de forma ampla, é a área do conhecimento que fornece toda a estrutura para o desenvolvimento e manutenção de software. O processo de ensino-aprendizagem tradicional da engenharia de software vem

sendo questionado pela sua dificuldade de, a partir do conhecimento adquirido na disciplina, o profissional aplicar os conceitos aprendidos num ambiente real; baixa motivação dos alunos para estudar conceitos teóricos; e muito conteúdo em pouco tempo.

   Apresentação: 5a feira, 15/12/2016, 16:30hs, (LOCAL A CONFIRMAR)


100. Data Profiling: uma revisão exploratória

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Sylvia Marcella Dubeux Ratis

   Curso: Engenharia da Computação

   Área: Banco de Dados

   Orientador: Robson do Nascimento Fidalgo

   Avaliador: Ana Carolina Salgado (A CONFIRMAR)

   Resumo:

O processo de criação de perfil de dados, ou data profiling, consiste em examinar os dados disponíveis em uma determinada fonte e coletar informações a respeito deles, produzindo metadados cuja análise é um passo importante para gerenciar a qualidade dos dados da fonte. Um cenário típico seria a varredura das tabelas de um banco de dados relacional para obter informações como tipos de dados, padrões de valores, completude e unicidade de colunas, ou até mesmo dependências funcionais e regras de associação.Este trabalho visa a elaboração de uma revisão exploratória do processo de data profiling, comparando o estado da arte na academia e as aplicações no mercado. Adicionalmente, será realizado um estudo comparativo de algumas ferramentas comerciais que realizam data profiling.

   Apresentação: 3a feira, 20/12/2016, 08:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


101. Uso de Realidade Virtual no Aprendizado Baseado em Jogos Digitais para Aumentar o Engajamento dos Alunos

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Tássio de Souza Silva

   Curso: Sistemas de Informação

   Área: Jogos Digitais

   Orientador: Giordano Ribeiro Eulalio Cabral 

   Avaliador: Alex Sandro Gomes

   Resumo:

Este trabalho consiste no estudo e desenvolvimento de um jogo educativo em realidade virtual para o aprendizado dos fundamentos da matemática. A proposta é fazer um estudo sobre como melhor engajar e emergir os usuários dentro de um jogo de realidade virtual para que eles possam através dessa solução adquirir e praticar noções básica de matemática. Além desse estudo, serão aplicados os resultados para o desenvolvimento da solução utilizando Unity 3D, uma ferramenta poderosa na criação de projetos em realidade virtual.

   Apresentação: 3a feira, 20/12/2016, 09:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


102. Uso da aplicação de computação vestível na experiência do usuário de jogos pervasivos

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Thiago Borges Jordani

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Computação ubíqua

   Orientador: Kiev Gama

   Avaliador: Patrícia Tedesco (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Levando em conta a popularização de produtos que incorporam conceitos de computação vestível e o cenário de desenvolvimento de jogos pervasivos, o projeto tem por objetivo o planejamento e desenvolvimento de um jogo pervasivo, para, em seguida, realizar testes qualitativos com usuarios, tentando avaliar as diferentes experiencias quanto ao uso ou não de computação vestivel em conjunto com jogos pervasivos.

   Apresentação: 3a feira, 20/12/2016, 09:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


103. Construção de um Middleware Orientado a Mensagem Adaptativo com Uso de Mineração de Processos

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Tomer de Lima Simis

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Middleware e Sistemas Distribuídos

   Orientador: Nelson Souto Rosa

   Avaliador: Kiev Santos da Gama (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Plataformas de middleware tradicionais resolvem grande parte dos problemas relacionados a sistemas distribuídos, porém possuem uma capacidade limitada de se adaptar às mudanças no ambiente em que estão inseridos, como falhas de dispositivos e alterações na rede. Plataformas de middleware adaptativas são uma evolução das plataformas tradicionais que permitem a modificação em tempo de execução do comportamento da aplicação distribuída em resposta a mudanças nos requisitos ou nas condições do ambiente. Esse trabalho propõe a construção de um middleware orientado a mensagem adaptativo que utiliza técnicas de mineração de processos para a identificação de situações em que devem ser aplicadas adaptações. Além disso, serão apresentados testes para avaliar a capacidade de adaptação do middleware em determinada situação e o impacto da mineração de processos no desempenho da aplicação.

   Apresentação: 3a feira, 20/12/2016, 10:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


104. Análise de tendências de jogos móveis através de curvas de renda bruta

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Túlio Paulo Lages da Silva

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Jogos Digitais

   Orientador: Geber Lisboa Ramalho

   Avaliador: Giordano Ribeiro Eulalio Cabral (A CONFIRMAR)

   Resumo:

O mercado de jogos móveis está cada vez mais abrangente e competitivo, o que torna cada vez mais importante a obtenção de informações relevantes sobre o ciclo de vida de jogos durante as tomadas de decisões de projeto. Este trabalho visa explorar a criação de linhas e curvas de tendência usando o histórico de posições (classificação por receita bruta) de jogos da Play Store, estudando se essa métrica é relevante e que outras métricas úteis poderiam surgir a partir desse tipo de dado.

   Apresentação: 3a feira, 20/12/2016, 10:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


105. Framework para Injeção de Falhas e Avaliação de Dependabilidade de Plataformas de Computação em Nuvem

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Vandi Alves de Lira Neto

   Curso: Engenharia da Computação

   Área: Avaliação de Desempenho de Sistemas

   Orientador: Paulo Romero Martins Maciel

   Avaliador: Nelson Rosa 

   Resumo:

Um serviço de nuvem que se destaca é o modelo de IaaS (Infrastructure as a Service), que oferece recursos de computação através de máquinas virtuais (VMs). Importantes empresas provedoras de IaaS aplicam os chamados acordos de nível de serviço (SLA) para definir a qualidade do serviço prestado. Neste contexto, os provedores de IaaS necessitam garantir a disponibilidade contratada, tal como definido nas cláusulas dos SLA. Este trabalho propõe um framework de injeção de falhas em infraestruturas de nuvem IaaS, proporcionando assim métricas de dependabilidade. A partir do framework, apresenta-se uma ferramenta de injeção, reparo e monitoramento de falhas para a plataforma Eucalyptus (sistema de infraestrutura para implementação de uma nuvem híbrida do tipo IaaS).

   Apresentação: 3a feira, 20/12/2016, 11:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


106. Modelo em RTL do processador RISCV sintetizável em FPGA

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Vanessa Oliveira Ogg

   Curso: Engenharia da Computação

   Área: Sistemas Embarcados, Hardware;

   Orientador: Edna Natividade da Silva Barros

   Avaliador: Manoel Eusebio de Lima (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Este trabalho de graduação propõe o desenvolvimento de uma especificação em RTL de uma arquitetura do processador RISC-V, que implementa o conjunto de instruções ISA descrito em (Waterman et al., 2014). A implementação proposta será validada por simulação e prototipação em FPGA.

   Apresentação: 3a feira, 20/12/2016, 11:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


107. Avaliação de um classificador multiclasse com abordagem one-vs-one usando diferentes classificadores binários

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Victor Carriço Santos

   Curso: Engenharia da Computação

   Área: Aprendizagem de Máquina

   Orientador: Cleber Zanchettin

   Avaliador: (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Classificação é um tipo de problema recorrente na área de aprendizagem de máquina que consiste em inferir em qual classe um determinado objeto pertence dentro de um número finito de classes. Suas aplicações são diversas e de grande importância quando se deseja que máquinas desempenhem funções que habitualmente são feitas por humanos, como reconhecimento de voz, imagem, detecção de SPAM na caixa de email e categorização de células cancerígenas.

Este trabalho de graduação tem como objetivo a realização de uma analise experimental e comparativa de um método de classificação proposto recentemente, o DOAO, com outros métodos de classificação de abordagem semelhante.

   Apresentação: 3a feira, 20/12/2016, 14:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


108. Um Estudo Sistemático Sobre Técnicas de Dead Reckoning para Localização Indoor

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Vinícius de Moraes Rêgo Cousseau

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Localização Indoor

   Orientador: Silvio de Barros Melo

   Avaliador: Carlos André Guimarães Ferraz

   Resumo:

A localização de pessoas é tradicionalmente obtida a partir do GPS, entretanto, este sistema sofre uma grande queda de precisão em ambientes indoor. Nesse contexto, é comum confiar nas medições dos sensores inerciais dos smartphones para inferir a posição do usuário, e a este processo de navegação inercial dá-se o nome de dead reckoning. Este trabalho tem como objetivo a realização de um estudo sistemático sobre técnicas de dead reckoning para localização indoor. Será discutido o processo de localização em interiores de acordo com uma perspectiva histórica do assunto. Em seguida, serão explorados os conceitos gerais de dead reckoning em tal contexto, problemáticas e técnicas desenvolvidas. Em particular, será mostrado como os dados oriundos dos sensores de smartphone podem ser transformados em informação relevante.

   Apresentação: 3a feira, 20/12/2016, 14:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)

109. Um Modelo de Dados para Internet das Coisas baseado em Bancos de Dados NoSQL Multi­Model

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Walter Sobral Andrade

   Curso: Ciência da Computação

   Área: Internet das Coisas, Bancos de dados

   Orientador: Djamel Fawzi Hadj Sadok

   Avaliador: Carlos Andre Guimaraes Ferraz (A CONFIRMAR)

   Resumo:

O objetivo deste projeto é prover conhecimento teórico e prático para o gerenciamento de dados através de uma modelagem para aplicações da Internet das Coisas utilizando bancos NoSQL Multi­Model. Ao fim deste trabalho, teremos um modelo de dados que mescla capacidades de grafo e de documento do banco de dados OrientDB e uma API RESTful que será utilizada para demonstrar a eficiência da modelagem através de capacidades comuns às aplicações de IoT (e.g. algoritmos de busca, inserção de dados em série temporal, agregação de medições). 

   Apresentação: 3a feira, 20/12/2016, 15:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)

110. Ferramenta para Automação da publicação de Dados Abertos

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Wilker Cavalcante do Rego Santos

   Curso: Sistemas de Informação

   Área: Dados Abertos (Banco de Dados)

   Orientador: Bernadette Farias Lóscio

   Avaliador: Márcio Cornélio

   Resumo:

Este trabalho trata-se do desenvolvimento de uma ferramenta para a publicação de dados abertos, focada em usuários com poucos conhecimentos em desenvolvimento de software e que desejam realizar a publicação de forma rápida e menos custosa possível. A ferramenta cuidará da publicação, atualização e reestruturação dos dados. Este trabalho será validado pela publicação dos dados do sig@.

   Apresentação: 2a feira, 19/12/2016, 16:00hs, Anfiteatro do CIn


111. Detecção de Assinaturas Falsas Usando Inteligência Artificial

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Yago Zacarias Gomes Coutinho Ribeiro

   Curso: Engenharia da Computação

   Área: Inteligência artificial

   Orientador: Cleber Zanchettin

   Avaliador: Leandro Maciel Almeida

   Resumo:

O reconhecimento de assinatura fraudada pelo ser humano é, na maioria dos casos, uma atividade relativamente fácil, porém o tempo necessário para reconhecer um número significativo de assinaturas é muito grande. Para atender essa necessidade foram desenvolvidos vários algoritmos para detecção de assinaturas falsas. Esse trabalho tem como objetivo replicar uma técnica de reconhecimento de padrões usando One-­Class Support Vector Machine(OC-SVM) para detectar assinaturas falsas.

   Apresentação: 3a feira, 20/12/2016, 16:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


112. Análise da combinação de métodos inteligentes para a previsão de séries temporais

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Yasmine Conceição Pereira dos Santos

   Curso: Sistemas de Informação

   Área: Inteligência Artificial - Redes Neurais Artificiais

   Orientador: Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto

   Avaliador: George Darmiton (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Quando séries temporais são exploradas podemos nos deparar com dados que possuem um certo padrão que irá se repetir em determinado período de tempo, onde as observações vizinhas são dependentes. Atualmente previsões são um dos componentes mais importantes em qualquer campo de atividade empresarial. Este trabalho tem como objetivo realizar a análise de uma abordagem híbrida. A abordagem é implementada proposto para combinar modelos capazes de extrair padrões lineares e não-lineares da série temporal sob estudo. A abordagem híbrida é implementada a partir da combinação do modelo linear ARIMA e RNA’s para a previsão de séries temporais. 

   Apresentação: 3a feira, 20/12/2016, 16:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)



Última atualização: 17 de Março de 2017, 06:26pm GMT-3