CIn-UFPE - Trabalhos de Graduação - 2005.1 Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Centro de Informática (CIn)
Graduação em Ciência da Computação e Engenharia da Computação

Trabalhos de Graduação - 2005.1

1. P2P, LBS e Comunidades Virtuais: Os Ingredientes Para Aplicações Inovadoras em Sistemas 3G
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Alessandro Vasconcelos Ferreira de Lima
   Área: Redes e Sistemas Distribuídos
   Orientador: Paulo André da S. Gonçalves
   Avaliador: Djamel Fawzi Hadj Sadok
   Resumo:
    Em um futuro próximo, o suporte à mobilidade se tornará um aspecto fundamental em muitos serviços. Com o advento da 3ª geração de sistemas de comunicação móvel serão oferecidos uma gama de serviços de transferência de voz, texto, áudio, vídeo e dados em geral, à altas taxas. A partir deste cenário, o objetivo deste trabalho é implementar uma infra-estrutura e protocolo(s) necessário(s) à organização de nós de uma rede em grupos ou comunidades com base na localização geográfica de cada nó. Isto possibilita a oferta de uma grande gama de serviços interativos para comunidades delimitadas por áreas geográficas (um condomínio, um bairro, uma cidade, etc). A implementação será realizada utilizando-se a plataforma JXTA (arquitetura de comunicação P2P) e explorando os conceitos de LBS (Location-Based Services) e comunidades virtuais.
   Apresentação: 2a feira, 22/08/2005, 08:00hs, Sala M8
   Nota final: 8,0 (detalhamento)

2. Ferramentas para Construção de Linha de Produtos no ECLIPSE
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Alexandre Torres Vasconcelos
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Paulo Henrique Monteiro Borba
   Avaliador: Alexandre Cabral Mota
   Resumo:

    O objetivo deste trabalho é desenvolver uma ferramenta que permita a extração dos pontos de variação identificados dentro do código fonte, de uma implementação qualquer em java, para aspectos. Essa ferramenta facilitará o processo de porte de jogos de uma plataforma de aparelho celular para outra qualquer, pois ela permite separar com mais facilidade características inerentes de cada plataforma do código principal do jogo (core). Utilizando a abordagem de orientação a aspectos (AOP), é possível separar essas diferenças decorrentes da existência de API´s proprietárias e particularidades dos dispositivos, melhorando a qualidade dos módulos para o reuso.
   Apresentação: 2a feira, 22/08/2005, 08:30hs, Sala M8
   Nota final: 9,40 (detalhamento)

3. Resolvendo Alguns Conflitos Semânticos em Sistemas de Integração de Dados
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Ana Carolina do Amaral
   Área: Banco de Dados
   Orientadora: Ana Carolina Salgado
   Avaliador: Fernando da Fonsêca de Souza
   Resumo:

    O gerenciador de consultas é uma parte essencial em um sistema de integração de dados. A sua função é identificar quais fontes são capazes de responder à consulta do usuário, reformular a consulta em subconsultas para essas fontes, receber os dados provenientes das fontes, integrar estes dados e devolvê-los para o usuário. O integrador de dados é a parte do gerenciador de consultas que se encarrega de integrar e retornar os dados para o usuário. O propósito deste trabalho de graduação é o estudo de métodos de integração de resultados de consultas submetidas a fontes diversas, e o desenvolvimento do integrador de dados do gerenciador de consultas do sistema de integração Integra.
   Apresentação: 2a feira, 22/08/2005, 09:00hs, Sala M8
   Nota final: 9,90 (detalhamento)

4. Segurançãa da Informação no Padrão DVB Para TV Digital
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: André Dantas Vieira
   Área: Sistemas Distribuídos
   Orientador: Carlos André Guimarães Ferraz
   Avaliador: Paulo André da S. Gonçalves
   Resumo:

    A rápida transição entre a tv analógica e a digital vem sendo provocada por uma crescente demanda de consumo para vídeos de grandes resoluções e de alta qualidade que a tecnologia digital é capaz de prover, bem como a promessa de serviços e conteúdos personalizados e interativos. Neste ambiente, vem se destacando cada vez mais o desafio de se projetar uma infra-estrutura de transmissão e interatividade que seja confiável e capaz de sobrepor diversos riscos inerentes de segurança. Este trabalho tem como objetivo demonstrar o estado atual na área de segurança de TV Digital, focando o padrão europeu DVB. Tal estudo irá explanar técnicas e medidas de segurança que vêm sendo adotadas nas diversas partes da cadeia de informação da tv digital, envolvendo seus diversos atores: emissora de sinais de tv digital, provedores e desenvolvedores de conteúdo, fabricantes de equipamentos e o usuário final, a relação de dependência entre estas medidas, e suas devidas responsabilidades.
   Apresentação: 2a feira, 22/08/2005, 09:30hs, Sala M8
   Nota final: 8,6 (detalhamento)

5. Identificação e exemplificação de aspectos da computação distribuída no desenvolvimento de aplicações para celulares usando J2ME e Bluetooth
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: André Luiz de Sousa Lima
   Área: Sistemas Distribuídos
   Orientador: Carlos André Guimarães Ferraz
   Avaliador: Paulo André da S. Gonçalves
   Resumo:

    Com o lançamento da API Java (JSR-82) voltada para dispositivos móveis, que dá suporte a comunicação wireless entre esses dispositivos através da tecnologia Bluetooth, o desenvolvimento de aplicações distribuídas para dispositivos móveis terá um impulso fora do previsto, crescendo rapidamente. Em contrapartida a esse rápido crescimento, está à escassez de trabalhos relacionados ao desenvolvimento de softwares distribuídos para esses dispositivos. Este trabalho tem como objetivos, a produção de um documento que servirá de referência para trabalhos futuros que venham a fazer uso das tecnologias J2ME e Bluetooth, e o desenvolvimento de uma aplicação que servirá de exemplo de implementação e estudo de caso.
   Apresentação: 3a feira, 23/08/2005, 09:00hs, Sala M3
   Nota final: 7,8 (detalhamento)

6. Uma Especificação de Desenvolvimento de Serviços para TV Digital
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Andrino Soares de Souza Coêlho
   Área: Sistemas Distribuídos
   Orientador: Carlos André Guimarães Ferraz
   Avaliador: Nelson Souto Rosa
   Resumo:

    A Televisão Digital está mais cada vez mais próximo da realidade, inclusive no Brasil. Com seu advento o usuário de TV acessará aplicações e serviços dos mais variados tipos. Fica evidente, assim, a inclusão digital tão sonhada pelos governantes. Todavia ainda não existem padronizações voltadas exclusivamente para a elaboração e desenvolvimento de serviços a serem úteis a este novo tipo de mídia. Um estudo aprofundado dos serviços já implementados atualmente para a TVD e, levando-se em consideração as implementações usuais de serviços, procurar-se-á elicitar requisitos mínimos, bem como definir interfaces e meios de comunicação. Enfim, produzir uma especificação de desenvolvimento de serviços para televisão digital
   Apresentação: 2a feira, 22/08/2005, 10:30hs, Sala M8
   Nota final: 8,2 (detalhamento)

7. Melhoria de Processo de Software baseado no ciclo de crescimento das empresas
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Arlei José Calazans Moraes
   Área: Empreendedorismo
   Orientador: Fábio Queda Bueno da Silva
   Avaliador: Hermano Perelli de Moura
   Resumo:

    Um dos principais problemas das empresas de software no que diz respeito à sua competitividade, é o estabelecimento de uma estratégia de produção alinhada a um bom processo de desenvolvimento de software, para que possam competir dentro dos critérios e capacidades que são exigidos pelo mercado. Para solucionar esse problema, foi construído um modelo de crescimento específico para empresas. O objetivo deste trabalho é estender e melhorar este modelo para sua aplicação em escala, para isso ele deve submeter-se a uma revisão detalhada dos seus estágios, definição de um método de avaliação que permita a identificação do estágio de uma empresa de maneira formal, a construção da formalização dos estágios de decolagem e maturidade e por fim o teste em campo.
   Apresentação: 4a feira, 27/07/2005, 15:00hs, Sala ??

8. Uma Abordagem para Avaliação de Produto de Software Baseada em Visões
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Augusto César Pires Spinelli
   Área: Engenharia de Software - Qualidade de Software
   Orientador: Hermano Perelli de Moura
   Co-Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Avaliador: Jaelson Freire Brelaz de Castro
   Resumo:

    Da necessidade de agregar valor e qualidade ao software pernambucano surgiram várias empresas com foco em qualidade no processo de desenvolvimento de um software e uma em especial com foco em qualidade do produto de software produzido: O LAPS. Este trabalho propõe a criação de um modelo que mapeie os atributos de qualidade de software definidos nas normas ISO nos módulos de avaliação do LAPS, e vice-versa. Indo além, pretende-se desenvolver o conceito de Visões de Avaliação, pacotes que agregam diversos módulos de avaliação LAPS e atributos de qualidade de software em uma única perspectiva para, por exemplo, poder medir a qualidade de um produto em ambiente de produção.
   Apresentação: 3a feira, 23/08/2005, 08:00hs, Sala M3
   Nota final: 9,5 (detalhamento)

9. Desenvolvendo Sistemas Multi-Agentes Utilizando Tropos e JADEX
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Bárbara Siqueira Santos
   Área: Engenharia de Requisitos
   Orientador: Jaelson Freire Brelaz de Castro
   Avaliadora: Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
   Resumo:

    Este trabalho se propõe a investigar a questão do desenvolvimento de sistemas para o paradigma de orientação a agentes. Em particular, estaremos preocupados em estudar o desenvolvimento de sistemas multi-agentes utilizando a proposta Tropos e a implementação destes sistemas na plataforma de desenvolvimento orientado a agentes JADEX, que é uma extensão da plataforma JADE. Um problema do mundo real será utilizado como base para o estudo de caso deste trabalho.
   Apresentação: 2a feira, 22/08/2005, 14:00hs, Sala M8

9a. Um Framework para Desenvolvimento de Aplicativos em Windows Mobile
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Bruno Costa Bourbon
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: André Luís de Medeiros Santos
   Avaliador: Sílvio de Barros Melo
   Resumo:

    O objetivo deste projeto é portar (criar uma versão) de um framework de aplicativos para o sistema operacional Windows Mobile 2003 Second Edition. Esse framework está sendo desenvolvido para facilitar o desenvolvimento de um mesmo aplicativo para as várias plataformas móveis (celulares, smartphones). O desenvolvimento de aplicações deve respeitar um conjunto de práticas (code idioms) para suprir a limitação de memória e poder de processamento. O desafio fica em criar uma camada para que o desenvolvedor que utiliza a linguagem C++ consiga aproveitar grande parte de seu código quanto for portar um aplicativo entre as várias plataformas.
   Apresentação: ?a feira, ??/08/2005, ??:00hs, Sala ??
   Nota final: 8,0 (detalhamento)

10. Otimização de Trânsito - Uma Abordagem Utilizando Algoritmos Genéticos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Cleiton M. V. Lima
   Área: ?
   Orientador: Aluizio Fausto Ribeiro Araújo
   Avaliador: Paulo Jorge Leitão Adeodato
   Resumo:

   Apresentação: 5a feira, 25/08/2005, 14:00hs, Sala 4
   Nota final: 8,60 (detalhamento)

11. Aplicação de Técnicas Computacionais ao Gerenciamento de Transportes de Carga
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Daniel João Melo Brasil
   Área: Sistemas de Informação
   Orientador: José Antônio Monteiro de Queiroz
   Avaliador: Ana Carolina Salgado
   Resumo:

    A utilização de sistemas de informação tem proporcionado uma melhoria na eficiência das atividades de transporte, e conseqüentemente, melhores margens para os prestadores de serviço de logística através da redução de custos, do uso mais racional dos ativos, redução nos tempos de entrega e melhoria no serviço prestado ao cliente. No entanto, algumas dificuldades têm sido encontradas na utilização das técnicas e práticas existentes atualmente. As técnicas disponíveis não levam em consideração a informação disponível no decorrer do processo e focam em algumas dimensões da qualidade do transporte, muitas vezes, em detrimento de outras. Além disso, diversas pesquisas já foram realizadas, porém, o conhecimento encontra-se disperso, criando a necessidade de agrupar essas informações. Observando o ambiente, torna-se notória a necessidade de especificar técnicas que possam ser utilizadas em conjunto visando atender todas as necessidades para a realização do serviço de transporte, agregando valor ao operador logístico e garantindo a qualidade total.
   Apresentação: 3a feira, 30/08/2005, 11:30hs, Sala M1
   Nota final: 9,08 (detalhamento)

12. Aspectos da Compressão de Imagens de Azulejos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Daniel Marques Oliveira
   Área: Processamento de Imagens
   Orientador: Rafael Dueire Lins
   Avaliador: Sílvio de Barros Melo
   Resumo:

    Azulejos de cerâmica, geralmente, apresentam simetria e quantidade de tons de cores inferior a 16. A simetria poderia ser considerada como uma forma de redundância, portanto para obter a imagem original é necessário apenas parte da dela. A imagem desses objetos possui mais de 16 cores, pode-se detectar os tons de cores e extrair informações necessárias para sua geração automática, sendo necessário apenas armazenar uma imagem de 16 cores. O objetivo desse trabalho é estudar e propor novos algoritmos de detecção de simetria e de tons de cores, possibilitando a compressão de imagens de azulejos.
   Apresentação: 2a feira, 22/08/2005, 15:30hs, Sala M8
   Nota final: 9,5 (detalhamento)

13. Um Método para Desenvolvimento de Sistemas Embarcados usando Orientação a Componentes
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Daniel Thiago Vasconcelos Pereira
   Área: Sistemas Embarcados
   Orientador: Sérgio Vanderlei Cavalcante
   Avaliadora: Edna Natividade da Silva Barros
   Resumo:

    O presente trabalho apresenta um método onde é possível utilizar a idéia de orientação à componentes no desenvolvimento de sistemas embarcados. O resultado é uma metodologia onde o software embarcado é decomposto seguindo o paradigma de orientação à componentes, modelado usando conceitos de orientação à objetos e implementado em linguagens estruturadas convencionais.
   Apresentação: 2a feira, 22/08/2005, 16:00hs, Sala M8

14. Desenvolvimento do modelo do microcontrolador Infineon Tricore 1.3 para integração em ambientes de projeto a nível de sistema
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Diogo José Costa Alves
   Área: Sistemas Embarcados, Sistemas Digitais
   Orientadora: Edna Natividade da Silva Barros
   Avaliador: Sérgio Vanderlei Cavalcante
   Resumo:

    O projeto de sistemas embarcados complexos apresenta um desafio crescente para projetistas. De um lado cresce tremendamente a demanda por aplicações sofisticadas que usam sistemas embarcados. Do outro, os produtos desse mercado tem um tempo de vida relativamente curto em relação a outras aplicações. Essa peculiaridade exige um reduzido time-to-market para que o produto final seja competitivo no mercado. Antes da implementação física do sistema é necessário capturar informação funcional e não-funcional sobre o sistema. Essas informações dirigem as decisões dos projetistas sobre a modificação do mapeamento, arquitetura ou mesmo da própria aplicação. Apesar de muitas outras técnicas, projetistas continuam a considerar a simulação o mecanismo de verificação de maior confiança. Nós propomos a implementação de um modelo a nível de sistema, do microcontolador Infineon TriCore 1.3 utilizando a ferramenta de modelagem de processadores ArchC e o conjunto de ferramentas da linguagem de especificação SystemC.
   Apresentação: 2a feira, 22/08/2005, 16:30hs, Sala M8

15. Análise da Atividade de Reutilização para um Ambiente de Implementação de Processo de Software
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Eduardo Henrique Ribeiro de Oliveira
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Avaliador: Fábio Queda Bueno da Silva
   Resumo:

    A reutilização de processos de software é uma técnica de aproveitamento de informações produzidas durante a implementação de processos de software anteriores, com o objetivo de reduzir o esforço necessário para o desenvolvimento de um novo processo de software. O objetivo deste projeto recai em duas frentes: estabelecer mecanismos para recuperar informações sobre processos que tenham sido bem-sucedidos anteriormente; e estabelecer um ciclo de vida para que o processo seja implementado a partir de componentes reutilizáveis.
   Apresentação: 2a feira, 22/08/2005, 14:30hs, Sala M6
   Nota final: 9,0 (detalhamento)

16. Autenticação de usuários em redes Windows utilizando certificados digitais da ICP-Brasil
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Eduardo Mazza Batista
   Área: Segurança/Certificação Digital
   Orientador: André Luís de Medeiros Santos
   Avaliadora: Anjolina Grisi de Oliveira
   Resumo:

    O trabalho irá apresentar um mecanismo de autenticação de usuários em redes de computadores com sistema operacional Windows usando certificados emitidos pelo órgão registrados na ICP-Brasil, citando os requisitos e descrevendo os algoritmos usados no processo.
   Apresentação: 2a feira, 22/08/2005, 17:30hs, Sala M8
   Nota final: 9,55 (detalhamento)

17. Implementando Métodos de Estimativa de Projeto de Software no dotProject
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Eduardo Vinicius de Figueiredo Salvador
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Hermano Perelli de Moura
   Avaliador: Fábio Queda Bueno da Silva
   Resumo:

    Gerência de projeto é aplicação de conhecimento, habilidades e técnicas do projeto, a fim de satisfazer as necessidades dos stakeholders (intressados e envolvidos). O gerenciamento de projetos deve ser auxiliado pela utilização de uma métrica, que permita a mensuração de um projeto e conseqüentemente a geração de sua estimativa de prazo, custo e recursos. Este trabalho tem como objetivo a implementação, no dotProject, de um método de estimativa de projeto utilizando Análise de Pontos de Função, tendo como foco a estimativa de prazo para realização de tarefas, e aplicar a ferramenta em um estudo de caso.
   Apresentação: 2a feira, 22/08/2005, 17:00hs, Sala M7
   Nota final: 9,0 (detalhamento)

18. Estudo de Propriedades da Estrutura Shadow Tree para o Problema de Perfect Phylogeny Haplotyping
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Enio Felipe da Rocha
   Área: Biologia Computacional
   Orientadora: Kátia Silva Guimarães
   Avaliador: Francisco de Assis Tenório de Carvalho
   Resumo:

    Haplotypes são trechos do genoma que parecem imunes a eventos de recombinação. A identificação destes dados é importante no processo de identificação de características genéticas relacionadas a várias doenças. Como os dados de sequenciamento em geral não trazem esta informação, é preciso realizar um processo de inferência. Recentemente foi apresentado um algoritmo linear para este problema em condições controladas, conhecido como PPH (Perfect Philogeny Haplotyping Problem. Este algoritmo usa uma estrutura de dados chamada de Shadow Tree. O objetivo central deste trabalho é realizar um estudo teórico das propriedades da estrutura Shadow Tree e das operações contidas no algoritmo com seus respectivos efeitos, que são mais centrais para a prova de correção do algoritmo linear para o problema, com o intuito de avaliar o seu potencial para uso no problema de haplotyping quando a condição de filogenia perfeita não estiver presente.
   Apresentação: 4a feira, 10/08/2005, 10:00hs, Auditório
   Nota final: 10,0 (detalhamento)

19. Um Chatterbot com Personalidade para um Ambiente de Gerenciamento de Projetos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Eudes Pimentel Canuto
   Área: Inteligência Artificial
   Orientadora: Flávia de Almeida Barros
   Co-Orientadora: Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
   Avaliador: Alex Sandro Gomes
   Resumo:

    Chatterbots são sistemas que têm o objetivo de interagir como usuários em linguagem natural e a inclusão de personalidade possui um papel fundamental, no intuito de melhorar o desempenho desses sistemas, explorando e influenciando o comportamento do usuário. O objetivo desse trabalho é de incorporar personalidade em um chatterbot para um ambiente de gerenciamento de projetos, o PMK Learning Environment. Para isso será utilizada a Persona-AIML, uma arquitetura de construção de personalidade em chatterbots baseada no Modelo dos Cinco Grandes Fatores e também a linguagem iAIML, que é derivada de AIML, trazendo o conceito de intencionalidade nos diálogos.
   Apresentação: 3a feira, 23/08/2005, 09:00hs, Sala M8

20. Tele-Estetoscópio Eletrônico: Uma Ferramenta no Ensino de Cardiologia e Telemedicina
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Fábio de Lima Hedayioglu
   Área: Sistemas Digitais
   Orientador: Manoel Eusébio de Lima
   Co-Orientadora: Sandra da Silva Mattos
   Avaliador: Aluizio Fausto Ribeiro Araújo
   Resumo:

    Esta proposta de trabalho de graduação tem como objetivo o desenvolvimento de um tele-estetoscópio eletrônico, com o qual será possível a gravação digital dos sinais cardíacos com a qualidade necessária para o diagnóstico de cardiopatias e ou identificação de características de ruídos cardíacos comuns, o que poderá se mostrar de grande valia para o ensino local e remoto da prática da ausculta cardíaca.

    Este projeto envolverá um estudo de arquitetura de sistemas para captura de som, desenvolvimento de software para processamento de sinais biológicos e integração hardware/software em um microcomputador pessoal (PC).

    Neste trabalho, para efeitos de sua validação, será montado um estudo de caso, o qual envolverá consultórios médicos comuns e uma infra-estrutura que possibilite a captura dos sons cardíacos de crianças (abrangendo desde o período neonatal até a adolescência).

   Apresentação: 3a feira, 23/08/2005, 09:30hs, Sala M8
   Nota final: 10,0 (detalhamento)

21. Gerenciando projetos de software em empresas de diferentes níveis de maturidade
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Felipe Augusto Pereira
   Área: Gerenciamento de Projetos/Empreendedorismo
   Orientador: Fábio Queda Bueno da Silva
   Avaliador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Resumo:

    Sabe-se que um bom gerenciamento de projetos é determinante para o sucesso de uma empresa de desenvolvimento de software. Essa tarefa, porém, não costuma ser simples. Em primeiro lugar, muitos dos modelos disponíveis (como o PMBOK) são genéricos a projetos de qualquer natureza e não apenas de desenvolvimento softwares. Além disso, em geral, os modelos existentes não se aplicam a empresas de todos os portes e estruturas. Desse modo, este TG visa a:
    A) A identificação de um modelo de evolução de empresas, que classifique as empresas de acordo com o seu grau de maturidade e tenha uma boa aplicação a empresas de software;
    B) A identificação de um modelo de processo para gerenciamento de projetos de software (possivelmente, um subconjunto do PMBOK), com detalhamento de seus subprocessos, técnicas e artefatos de entrada e saída;
    C) A associação de cada um dos subprocessos do item B aos estágios do modelo do item A.
   Apresentação: 2a feira, 22/08/2005, 14:00hs, Sala M6
   Nota final: 8,5 (detalhamento)

22. Prototipagem rápida no ciclo de design iterativo de aplicações multimídia para formação de professores
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Filipe Levi Barros de Azevedo
   Área: Engenharia de Usabilidade
   Orientador: Alex Sandro Gomes
   Co-Orientador: Stephania Padovani
   Avaliadora: Judith Kelner
   Resumo:

    As abordagens atuais da Engenharia de Software têm levado em consideração apenas uma quantidade limitada de aspectos da atividade do usuário (necessidade e objetivos). Em contrapartida, diversas técnicas da área de Interação Homem-Computador permitem criar representações com diferentes graus de precisão da atividades realizadas pelos usuários mais representativos de uma aplicação. Neste projeto, propomos a composição de técnicas de análise de competidores, prototipagem rápida e testes de usabilidade com os usuários, com vistas à construção de um conjunto adequado de requisitos para interfaces de mídias educativas para formação de professores.
   Apresentação: 3a feira, 23/08/2005, 10:30hs, Sala M8
   Nota final: 10,0 (detalhamento)

23. Criação de Sistemas em Tempo Real em Ambientes Virtualizados
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Gilberto Alves da Silva Júnior
   Área: Sistemas Embarcados
   Orientador: Sérgio Vanderlei Cavalcante
   Avaliador: André Luís de Medeiros Santos
   Resumo:

    O objetivo principal desta pesquisa é verificar a possibilidade de executar de forma paralela dois sistemas operacionais, um tempo real e outro de propósito geral, de forma a obter um sistema robusto, voltado para aplicações criticas, porem também capaz de oferecer uma interface amigável de programação para aplicações gerais e de fácil interação com o usuário.
   Apresentação: 3a feira, 23/08/2005, 11:00hs, Sala M8
   Nota final: 7,0 (detalhamento)

24. Estendendo a Ferramenta JUMP para Realização de Consultas SQL Ad-hoc
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Gilberto Antonio da Silva Júnior
   Área: Data Warehouse, Sistemas de Suporte à Decisão, Sistemas de Informação Geográficos
   Orientadora: Valéria Cesário Times
   Avaliadora: Ana Carolina Salgado
   Resumo:

    Uma importante questão estratégica para o sucesso de qualquer organização nos dias de hoje é a sua capacidade de analisar, planejar e reagir, rápida e imediatamente, às mudanças nas condições de seus negócios. Para que isso aconteça, é necessário que a organização disponha de mais e melhores informações, que constituem, reconhecidamente, a base destes processos. Por esse motivo, um novo conjunto de conceitos e ferramentas vem ganhando enorme destaque nos últimos anos, entre os quais temos a tecnologia de Data Warehouse (DW), que faz parte dos chamados Sistemas de Suporte à Decisão (SSD). Além disso, existe atualmente tanto na comunidade de TI como em grandes empresas, um crescente interesse na tentativa de unir duas tecnologias que contribuem bastante para criação de sistemas de suporte à decisão: OLAP (On-Line Analytical Processing Architecture) e Sistemas de Informação Geográfica (SIG).
    Este trabalho visa investigar e definir um conjunto de operadores multidimensionais e geográficos que farão parte da linguagem de consulta GEOMDQL implementada pelo projeto GOLAPA do Centro de Informática da UFPE.
   Apresentação: 3a feira, 23/08/2005, 11:30hs, Sala M8
   Nota final: 9,43 (detalhamento)

25. Facilitando o uso de XML para desenvolvedores no Oracle
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Glauber Pimentel Martins de Araújo
   Área: Banco de Dados
   Orientador: Fernando da Fonsêca de Souza
   Avaliadora: Valéria Cesário Times
   Resumo:

    O cenário das aplicações já vem, há algum tempo, migrando de aplicações desktops e redes locais para Web. Este tipo de aplicação necessita, em sua maioria, trocar informação com outros sistemas, o problema é que os dados na Web são pouco estruturados. A eXtensible Markup Language(XML) está crescendo neste contexto por dar suporte à descrição de dados estruturado. Em vista da importância de XML para as novas aplicações e que o uso de Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) é indispensável para tais aplicações o suporte a XML pelo SGBD. O objetivo proposto por este trabalho é possibilitar ao desenvolvedor obter o máximo proveito da tecnologia XML no Oracle, utilizando o mínimo de esforço para o desenvolvimento de aplicações.
   Apresentação: 3a feira, 23/08/2005, 14:00hs, Sala M8
   Nota final: 9,90 (detalhamento)

26. Técnicas para Construção de Linha de Produtos de Jogos Móveis
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Heitor Vital do Carmo
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Paulo Henrique Monteiro Borba
   Avaliador: André Luís de Medeiros Santos
   Resumo:

    Os fabricantes de celulares lançam aparelhos diferenciados visando públicos distintos, num intervalo cada vez menor de tempo. Por sua vez, operadoras e /publishers/ têm a necessidade de que os jogos lançados alcancem o maior número de usuários possível, fazendo com que o desenvolvedor tenha que ter múltiplas versões de seus jogos otimizadas para cada tipo de aparelho específico. Desta forma, /porting/ é uma atividade crítica no desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis, pois é preciso identificar e isolar as variações dentre as várias versões do produto. O objetivo deste trabalho de graduação é propor uma abordagem extrativa e incremental para integração de versões de produtos existentes à abordagem de linha de produtos de software usando aspectos, bem como identificar e avaliar padrões de variações durante este processo.
   Apresentação: 3a feira, 23/08/2005, 14:30hs, Sala M8
   Nota final: 8,975 (detalhamento)

27. Canal Interativo para TV Digital: Um Estudo dasTecnologias e Adequação à Realidade Brasileira
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Hermano Pontual Brandão
   Área: Sistemas Distribuídos
   Orientador: Carlos André Guimarães Ferraz
   Avaliador: Paulo André da S. Gonçalves
   Resumo:

    O advento da TV Digital disponibilizará, além de uma melhor qualidade de áudio e vídeo, uma série de novos recursos e serviços que serão acessados pelo controle remoto da TV. Nesse cenário está inserida uma das mais importantes e notórias inovações da TV digital: a interatividade. Entretanto fatores geográficos, econômicos e sociais podem exercer uma forte influência no processo de implantação de uma tecnologia a qual proveja tal inovação. Esse é o caso de países em desenvolvimento como o Brasil. Dessa forma, é necessário um estudo o qual busque conhecer essas tecnologias e apontar a mais adequada à realidade brasileira.
   Apresentação: 2a feira, 22/08/2005, 10:00hs, Sala M8
   Nota final: 7,8 (detalhamento)

28. Análise das Características de Projeto Relevantes para a Definição do Processo de Software
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Igor de Mesquita Barbosa
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Avaliador: Fábio Queda Bueno da Silva
   Resumo:

    A definição de um processo de software deve ocorrer em níveis que caracterização (Processo Padrão, Processo Especializado e Processo Instanciado) para melhor permitir uma análise das diferentes características que levam a sua composição para um projeto ou organização específica. A definição de um processo padrão estabelece uma estrutura comum a ser utilizada pela organização nos seus projetos de software e constitui a base para a definição de todos os seus processos. O processo de software padrão da organização deverá ser adaptado (especializado) considerando-se as características relacionadas ao tipo de software (por exemplo, sistemas de informação) e ao paradigma de desenvolvimento utilizado (por exemplo, orientação a objetos). Por fim, a instanciação para projetos específicos consiste na adaptação de um processo especializado a um projeto, considerando-se as suas peculiaridades. O objetivo deste projeto é fazer o levantamento e analisar as regras relacionadas ao projeto de software que devem ser levadas em consideração para a definição de um processo de software. Para tanto faz-se necessário o uso de características como: tipo de software, paradigma de desenvolvimento, características de desenvolvimento. O resultado é um mapeamento das regras com as características que compõe um processo de software.
   Apresentação: 2a feira, 22/08/2005, 15:00hs, Sala M6
   Nota final: 9,0 (detalhamento)

29. Uso de uma Abordagem Temporal e Localizada para Armazenamento e Recuperação de Relatórios Financeiros em XBRL
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Ivanildo José de Sousa Aquino Júnior
   Área: Sistema de Informação
   Orientadora: Valéria Cesário Times
   Avaliador: Fernando da Fonsêca de Souza
   Resumo:

    O objetivo desse trabalho é estudar a utilização de padrões para relatórios financeiros eletrônicos e propor uma arquitetura de sistema de armazenamento e recuperação de informação baseada em banco de dados, XBRL e utilizando conceitos temporais. Como estudo de caso será analisado o uso das tecnologias e conceitos acima citados para desenvolvimento de aplicação de Banco de Dados para uma empresa que divulga com regularidade seus relatórios financeiros a fim de comprovar as idéias propostas nesse documento.
   Apresentação: 3a feira, 23/08/2005, 16:00hs, Sala M8
   Nota final: 10,0 (detalhamento)

30. Um estudo sobre comunicação inter-aplicações num ambiente de TV Digital
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Jayro Januário Dos Santos Neto
   Área: Sistemas Distribuídos
   Orientador: Carlos André Guimarães Ferraz
   Avaliador: Paulo André da S. Gonçalves
   Resumo:

    Um dos feitos da convergência digital é o advento da TV Digital Interativa onde há a possibilidade de executar aplicações de varios tipos na tela da TV. Nesse contexto, um fator crucial para a evolução dessas é o poder de comunicação entre as suas aplicações. Mas tal característica não é inerente a cada aplicação, o middleware, objeto principal do estudo, é o que provê os recursos necessários para agregar tais características às aplicações. Uma vertente dentro convergência é a interoperabilidade entre dispositivos, onde podemos destacar a entrada dos dispositivos móveis. Estes já estão sendo fabricados com interfaces bluetooth e infra-red para fins de comunicação. A tendência é que ao passar do tempo esta será obrigatória nos middlewares de todos os set top boxes.
    Essas possibilidades abrem uma infinidade de novas aplicações e serviços que podem ser desenvolvidos, onde são envolvidos muitos conceitos técnicos e modelos de negócio nunca antes explorados.
   Apresentação: 3a feira, 23/08/2005, 09:30hs, Sala M3
   Nota final: 8,1 (detalhamento)

31. Obtendo o máximo de seus logs: uma análise de ferramentas e técnicas disponíveis (CANCELADO)
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: João Collier de Mendonca
   Área: Segurança da Informação
   Orientador: Paulo André da S. Gonçalves
   Avaliador: Carlos André Guimarães Ferraz
   Resumo:

    Logs de sistemas como firewalls e servidores são importantes fontes de informação para evidencias de problemas de segurança da informação. Entretanto, a análise de logs é freqüentemente realizada de forma pífia . em parte porque essa atividade é uma tarefa cara, que demanda muita atenção e capacidade técnica por parte de quem se propõe a realizá-la . em parte porque existe uma deficiência grande quanto a metodologias e ferramentas para essas análises. Para utilizar esses logs de forma mais eficiente, técnicas oriundas de outras áreas de conhecimento da informática podem ser aplicadas. Este trabalho visa realizar uma análise das ferramentas e técnicas disponíveis, bem como apontar deficiências e vantagens dessas técnicas estudadas.
   Apresentação: (CANCELADO)

32. Módulo de Cadastro em Ambientes Virtuais de Ensino: Especificação dos Aspectos Funcionais e Estruturais
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: José Almir Freire de Moura Júnior
   Área: Banco de Dados
   Orientador: Fernando da Fonsêca de Souza
   Avaliadora: Valéria Cesário Times
   Resumo:

    O Ensino a distância (EAD) elimina os rígidos requisitos de espaço (onde estudar?), de tempo (quando estudar?) e de ritmo (a que velocidade aprender?), comuns no modelo tradicional. Nesse contexto se inserem os Ambientes Virtuais de Ensino (AVE). Por ser uma operação comum nos AVE, o módulo de cadastro assume papel fundamental no desenvolvimento desses sistemas.
    O objetivo principal deste trabalho é especificar funcional e estruturalmente o módulo de cadastro em AVE. Uma análise desse módulo em alguns AVE deverá apontar os pontos fortes e as limitações cadastrais nos ambientes virtuais em questão,apresentando sugestões de melhorias. Um estudo comparativo deverá ser feito visando à concepção de um módulo de cadastro otimizado que possa ser utilizado por diferentes AVE. Testes serão realizados de modo a mostrar a viabilidade do modelo proposto.
   Apresentação: 3a feira, 23/08/2005, 17:30hs, Sala M8
   Nota final: 10,0 (detalhamento)

33. Especificação e Implementação de uma Ferramenta de Consulta para Bancos de Dados Móveis
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: José Tiago de Albuquerque Lins Rolim
   Área: Banco de Dados
   Orientadora: Valéria Cesário Times
   Avaliador: Fernando da Fonsêca de Souza
   Resumo:

    A popularização dos dispositivos móveis no mercado e o desenvolvimento de tecnologias para a obtenção e transmissão de dados destes dispositivos em tempo real, formaram uma vasta gama de aplicações possíveis para os mesmos. Dentre as aplicações emergentes destas transformações temos as aplicações de Bancos de Dados Móveis. Bancos de Dados são bases de dados mantidas por Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD).
    Neste trabalho de pesquisa iremos propor uma extensão de um modelo de dados móveis e sugestão de um conjunto de operadores para consultas identificados no modelo final.
   Apresentação: 4a feira, 24/08/2005, 08:00hs, Sala M8
   Nota final: 9,88 (detalhamento)

34. Um Processo de Avaliação de Produtos de Software por Análise de Especialista
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Júlio Maravitch Mauricio Neto
   Área: Engenharia de Software - Qualidade de Software
   Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Avaliador: Hermano Perelli de Moura
   Resumo:

    Este trabalho de graduação se propõe a fundamentar e otimizar um processo de avaliação de produtos de software por análise de um especialista do domínio de aplicação, de forma a atender um dos módulos da análise global de produtos de software definida pelo LAPS (Laboratório de Análise de Produtos de Software) - CIn-UFPE. O processo para avaliação do especialista tem por objetivo definir atividades, passos e artefatos a serem produzidos de forma a avaliar se um produto satisfaz as necessidades do mercado e do cliente. Nesta análise, deve ser possível encontrar problemas existentes no sistema referentes à ausência de regras de negócio importantes no contexto do mesmo, assim como funcionalidades que fogem do escopo do software e sugestão de novas funcionalidades que possam vir a agregar valor ao produto.
   Apresentação: 4a feira, 24/08/2005, 08:30hs, Sala M6
   Nota final: 9,5 (detalhamento)

35. Analisando Interação em Comunidades Virtuais
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Lamartine Almeida Teixeira
   Área: Inteligência Artificial / Banco de Dados
   Orientadora: Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
   Avaliador: Décio Fonseca
   Resumo:

    Os ambientes virtuais de ensino sofrem bastante com a falta de motivação e a evasão de seus alunos. Uma maneira de minorar este problema seria habilitar tais ambientes a fornecer suporte inteligente para que os alunos tivessem auxílio em suas necessidades particulares, facilidade de interação com colegas em situações semelhantes e facilidade de acesso ao conteúdo gerado nesses ambientes. Nesse contexto, faremos um estudo de técnicas de inteligência artificial e de modelagem de dados, em particular Data Warehouses, com o objetivo de prover tal suporte.
   Apresentação: 3a feira, 26/07/2005, 14:30hs, Sala ??
   Nota final: 8,5 (detalhamento)

36. Componentização de Software em Java 2 Micro Edition: Um Framework para Desenvolvimento de Interface Gráfica para Dispositivos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Leandro Marques do Nascimento
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Sílvio Romero de Lemos Meira
   Avaliador: Carlos André Guimarães Ferraz
   Resumo:

    Diante de um constante crescimento do mercado de telefonia celular em todo o mundo e conseqüente aumento do desenvolvimento de novas aplicações para estes aparelhos em Java 2 Micro Edition, a necessidade de reuso de software para estas aplicações torna-se primordial de tal forma que o produto possa ser finalizado mais rapidamente e com maior qualidade. Este trabalho propõe-se a elaborar um Framework que encapsule os componentes básicos de interface com o usuário para telefones celulares, retirando do desenvolvedor o esforço de codificação detalhada pixel a pixel.
   Apresentação: 4a feira, 24/08/2005, 09:30hs, Sala M8
   Nota final: 9,2 (detalhamento)

37. Otimização da Pilha de Protocolos em Redes sem Fio com o Modelo Cross-Layer
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Leonardo Arcanjo da Fonseca Pereira
   Área: Redes de Computadores
   Orientadora: Judith Kelner
   Avaliadora: Marcília Andrade Campos
   Resumo:

    Este trabalho de graduação (tg) visa estudar os aspectos relacionados ao modelo de otimização da pilha de protocolos em redes sem fio com o modelo cross-layer. O objetivo deste TG é mostrar a viabilidade deste modelo de otimização, que adiciona uma certa inteligência as camadas da pilha de protocolos com o intuito de melhorar a performance da rede, bem como resolver grandes tradeoffs em redes sem fio, como tempo de vida da rede X performance dos nós sem fio.
    Utilizaremos o software Opnet It Guru para recolher dados sobre modificações feitas nas camadas de rede e enlace para demonstrar que o modelo pode ser efetivo.
   Apresentação: 4a feira, 24/08/2005, 10:00hs, Sala M8
   Nota final: 9,5 (detalhamento)

38. Gerenciamento de objetos de realidade virtual reutilizáveis para ambientes virtuais de ensino
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Leonardo Cabral de M. Sarmento
   Área: Banco de Dados
   Orientador: Fernando da Fonsêca de Souza
   Avaliadora: Ana Carolina Salgado
   Resumo:

    O ensino através do computador em Ambientes de Ensino a Distância (EAD) tem estimulado o desenvolvimento de diversas ferramentas. O uso de técnicas de Realidade Virtual (RV) permite que o usuário possa realizar imersão, navegação e interação em um ambiente virtual. A interação, em particular, permite ao sistema detectar as entradas do usuário e modificar instantaneamente o mundo virtual. O objetivo deste trabalho é a especificação e implementação de um modelo de gerenciamento de objetos de RV reutilizáveis para ambientes virtuais de ensino, de maneira a facilitar o processo de criação de ambientes virtuais personalizados para cada usuário, considerando suas necessidades e características.
   Apresentação: 2a feira, 01/09/2005, 17:00hs, Auditório.
   Nota final: 9,84 (detalhamento)

39. Uso da Tecnologia XML para Integração entre Sistemas de Informação em Empresas que Utilizam EDI
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Leonardo de Paula Gomes Filho
   Área: Integração de Dados (Banco de Dados)
   Orientadora: Ana Carolina Salgado
   Avaliador: Fernando da Fonsêca de Souza
   Resumo:

    Uma tecnologia que tem apresentado importante contribuição nas integrações das atividades logísticas é o EDI (Eletronic Data Interchange). A adoção do EDI pelas empresas traz diversos benefícios como: ganho em eficiência e rapidez, eliminação de erros de digitação, melhor gerenciamento logístico e ganho de produtividade. Apesar disso, muitas empresas não utilizam o EDI devido a alguns obstáculos à implantação do mesmo, como: incompatibilidade entre os sistemas existentes e custos para desenvolvimento de ferramentas que realizem a integração. Neste trabalho, será apresentada uma solução que elimine os obstáculos para implantação do EDI, utilizando a tecnologia XML para facilitar e agilizar o processo de recebimento, validação e envio dos arquivos transmitidos.
   Apresentação: 4a feira, 24/08/2005, 11:00hs, Sala M8

40. REvolution Engine - Análise e Implementação de um Motor 3D para Jogos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Leonardo Gesteira Costa
   Área: Computação Gráfica e Entretenimento Digital
   Orientador: Sílvio de Barros Melo
   Avaliador: Alex Sandro Gomes
   Resumo:

    Um motor de jogos é um framework responsável por todos os aspectos independentes de um jogo, como gráficos, inteligência artificial, física, rede, entre outros. O motor gráfico é um framework que concentra todo o processamento necessário para transformar a representação interna do jogo em uma imagem que faça sentido e interaja com o usuário. Este trabalho pretende implementar um protótipo de motor gráfico utilizando algumas das diversas técnicas e tecnologias oferecidas para Windows, abordando, também, uma análise comparativa entre as tecnologias que serão escolhidas para implementação.
   Apresentação: 4a feira, 24/08/2005, 11:30hs, Sala M8

41. Os Dispositivos Móveis e as Redes Peer-to-Peer (P2P)
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Luciana Pereira Oliveira
   Área: Redes de Computadores
   Orientador: Djamel Fawzi Hadj Sadok
   Avaliador: Nelson Souto Rosa
   Resumo:

    Os dispositivos móveis e as redes peer-to-peer (P2P), se analisadas separadamente, apresentam um grande crescimento no número de usuários. No entanto, a participação desses aparelhos em redes P2P é um assunto bastante recente, e existe uma escassez de informações a esse respeito. Portanto, o objetivo deste trabalho é realizar um levantamento bibliográfico sobre os assuntos que estão sendo discutidos em P2P-Móveis, juntamente com a implementação de uma aplicação que utilizará uma infra-estrutura peer-to-peer, a fim de verificar a viabilidade de aplicações P2P em dispositivos móveis.
   Apresentação: 4a feira, 24/08/2005, 14:00hs, Sala M8
   Nota final: 9,75 (detalhamento)

42. Uma Análise de Tipos de Consultas e Esquemas para Realização de Sintonia em Bancos de Dados
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Luis Ricardo Celestino de Souza
   Área: Banco de Dados
   Orientadora: Valéria Cesário Times
   Avaliador: Fernando da Fonsêca de Souza
   Resumo:

    O aumento da complexidade dos sistemas requerendo cada vez uma maior quantidade de processamento levou a necessidade de otimização de performance das aplicações. Em grande parte destes sistemas, o desempenho da aplicação está relacionado com a performance do sistema de banco de dados. Principalmente, na maneira em que são formuladas as donsultas e como está estruturado o esquema da base de dados.
    O esquema do banco de dados é crucial para o desempenho satisfatório das consultas. Existe uma forte relação entre ambos, onde a forma como o esquema deve ser feito depende das consultas que serão submetidas à base de dados. Desta forma este trabalho realizará não só a análise de formas de consultas e esquemas separadamente, mas investigará também como as consultas afetam os esquemas e vice-versa.
   Apresentação: 4a feira, 24/08/2005, 14:30hs, Sala M8
   Nota final: 9,88 (detalhamento)

43. Análise das Regras Organizacionais para a Definição de Processos de Software
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Márcio Bernardino Fernandes L. da Cunha
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Co-Orientador: Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira
   Avaliador: Alex Sandro Gomes
   Resumo:

    A definição de um processo de software deve ocorrer em três níveis de caracterização: Padrão, Especializado e Instanciado. A definição de um processo padrão estabelece uma estrutura comum a ser utilizada pela organização nos seus projetos de software. Esse processo deverá ser especializado considerando-se as características relacionadas ao tipo de software e ao paradigma de desenvolvimento utilizado. Por fim, a instanciação na adaptação de um processo especializado a um projeto, considerando-se as suas peculiaridades. O objetivo deste trabalho de graduação é fazer o levantamento e a análise das regras organizacionais que são consideradas na definição de um processo de software. O resultado é um mapeamento dessas regras com as características que compõe um processo de software.
   Apresentação: 3a feira, 23/08/2005, 08:00hs, Sala M6
   Nota final: 9,0 (detalhamento)

44. Revolution Engine: Arquitetura de um Motor 3D para Jogos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Marco Túlio Caraciolo F. Albuquerque
   Área: Entretenimento Digital, Computação Gráfica, Engenharia de Software
   Orientador: Sílvio de Barros Melo
   Avaliador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Resumo:

    Um motor de jogos[4] é um framework responsável por todos os aspectos independentes de um jogo. A parte gráfica é considerada a mais importante, consumindo mais da metade do tempo de processamento do jogo e crucial para o sucesso de um título. Um motor gráfico deve gerenciar o grafo de cena (front-end) que provê eficientemente a entrada para o renderizador (back-end) que efetivamente desenha a cena na tela. O motor deve gerenciar os objetos de maneira realística, obedecendo as leis da física. Para isso, deve detectar colisões, suportar superfícies curvas e modelos poligonais, animação de personagens, nível de detalhes geométrico, gerenciamento de terrenos e ainda ordenamento espacial. Toda essa gama de requisitos torna o motor um artefato de software complexo e de alto custo. Faz-se então necessário a utilização correta dos mais variados conceitos da engenharia de software na concepção de sua arquitetura e implementação. Esse trabalho pretende contemplar esses problemas.
   Apresentação: 4a feira, 24/08/2005, 16:00hs, Sala M6
   Nota final: 9,0 (detalhamento)

45. Implicações práticas da gerência de projetos baseada em aptidões dos membros
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Marcos Silva Pereira
   Área: Empreendedorismo
   Orientador: Fábio Queda Bueno da Silva
   Avaliador: Hermano Perelli de Moura
   Resumo:

    A formação de equipes para desenvolvimento é formentente baseada na definição de uma série de funções a serem preenchidas por eventuais participantes. Tal abordagem não se preocupa em identificar os perfis dos envolvidos e definir funções de acordo com esses perfis. Este trabalho tenta criar um histograma de analise dos perfis definidos por Belbin e ajusta-lo às fases definidas pelo PMBOK para potencializar as qualidades dos indivíduos e minimizar a influência de suas franquezas no decorrer do desenvolvimento do projeto. O histograma de perfis indicará quais devem estar presentes em cada uma das fases e quais as implicações praticas dessa abordagem.
   Apresentação: 6a feira, 26/08/2005, 09:30hs, Sala M8
   Nota final: 9,5 (detalhamento)

46. Processo de Implantação do PMBOK em Organizações de Software
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Marcus Vinicius Lima e Machado
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Hermano Perelli de Moura
   Avaliador: Fábio Queda Bueno da Silva
   Resumo:

    Nas últimas décadas, tem-se observado a importância do gerenciamento de projetos (GP) em vários domínios de aplicação, desde a construção civil até a área de tecnologia de informação. Nas organizações de software observa-se um elevado nível de projetos fracassados, em parte devido ao ineficaz gerenciamento. Ao compreender que um dos fatores de sucesso de projetos está relacionado à implantação de metodologias de GP, estas organizações tendem a integrar, evoluir e melhorar continuamente seus processos. Diante do contexto apresentado, o objetivo deste trabalho é apresentar um processo de implantação do PMBOK em organizações de sofware, contemplando a investigação de metodologias e processos de implantação utilizados nestas organizações, o planejamento da implantação do PMBOK Terceira Edição e a avaliação do nível de maturidade em GP destas organizações.
   Apresentação: 6a feira, 26/08/2005, 09:00hs, Sala M8
   Nota final: 9,5 (detalhamento)

47. Implementação de Padrões de Projeto Orientados a Agente utilizando a Plataforma JADE
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Mariana Pinto Xavier
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Jaelson Freire Brelaz de Castro
   Avaliador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Resumo:

    O foco desse trabalho se encontra na fase de projeto detalhado da metodologia Tropos. Durante essa fase os agentes de software são caracterizados pelos padrões sociais aplicados ao projeto detalhado da arquitetura do sistema. A aplicação dos padrões vai promover o desacoplamento entre os agentes do sistema e, conseqüentemente, trará flexibilidade ao projeto arquitetural do sistema.
    Existem duas categorias de padrões [Kolp02]: padrões de pares e padrões de mediação. A primeira descreve interações diretas entre agentes negociadores e inclui os padrões booking, call-for-proposal, subscription e bidding. A outra caracteriza agentes intermediários que ajudam outros agentes a conseguir um acordo numa troca de serviços e inclui os padrões monitor, broker, matchmaker, mediator, embassy e wrapper.
    O objetivo desse trabalho é a implementação de três dos padrões sociais de mediação utilizando a plataforma JADE [Bellifemine05]. JADE Framework (Java Agent Development Framework) é um middleware que facilita o desenvolvimento de sistemas multi-agentes em conformidade com os padrões da FIPA para agentes inteligentes.
   Apresentação: 4a feira, 24/08/2005, 16:30hs, Sala M6
   Nota final: 9,5 (detalhamento)

48. Avaliando a Metodologia Pro.NET em relação ao MSF 4.0
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Mauro La Salette Costa Lima de Araújo
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: André Luís de Medeiros Santos
   Avaliador: Jaelson Freire Brelaz de Castro
   Resumo:

    Este trabalho se propõe a estabelecer uma análise comparativa entre a metodologia Pro.NET e uma das vertentes da versão 4.0 do Microsoft Solutions Framework (MSF), intitulada MSF For CMMI Process Improvement. São apresentadas breves introduções à metodologia Pro.NET e ao MSF 4.0 e a seguir, é delineada uma análise comparativa que avalia o nível de satisfação da Pro.NET em relação ao MSF 4.0. Através desta análise, este trabalho visa facilitar uma futura evolução da Pro.NET em direção ao MSF 4.0.
    Palavras-chave: Processos de software, Pro.NET, CMMI, MSF
   Apresentação: 4a feira, 24/08/2005, 17:30hs, Sala M8
   Nota final: 10,0 (detalhamento)

49. Transparência Social em Ambientes Colaborativos de Ensino: Interação e Percepção no Ambiente EnsinarNet
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Milton Burgos Josué Neto
   Área: Mídias e Interfaces
   Orientador: Alex Sandro Gomes
   Avaliadora: Flávia de Almeida Barros
   Resumo:

    O advento dos meios digitais como suporte às atividades de grupo e ao ensino trouxeram mudanças na forma de educar e educar-se, requerendo condições muito diferentes do contexto presencial. Processos educacionais são processos de socialização, necessitando de interatividade com participação igualitária dos participantes, de forma a ter uma boa interação entre eles e estabelecer vínculos, contribuindo para uma melhor sociabilidade no meio digital. A dificuldade de comunicação e colaboração no meio digital contrasta completamente com a nossa capacidade de comunicar e colaborar com os outros no mundo físico, no entanto uma das principais qualidades inerente ao mundo virtual é a interatividade. O objetivo deste trabalho é o de propor um modelo através de funções da representação da atividade social realizada por meio de ambientes virtuais de ensino.
   Apresentação: 5a feira, 25/08/2005, 08:00hs, Sala 3
   Nota final: 9,5 (detalhamento)

50. Aquisição de Conhecimento para Sistemas de Extração de Informação
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Mozart Vasconcelos Silva
   Área: Inteligência Artificial
   Orientadora: Flávia de Almeida Barros
   Avaliadora: Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
   Resumo:

    A quantidade de informação existente na internet vem aumentando cada vez mais, tornando-se mais difícil a localização da informação desejada, para isso são utilizados sistemas de extração de informação para que as informações relevantes sejam estruturadas tornando-se assim, fácil de serem localizadas e utilizadas para outros fins. O objetivo deste Trabalho de Graduação é a criação de um módulo de aquisição de conhecimento que irá ajudar o engenheiro de conhecimento a criar regras para sistemas de extração de informação.
   Apresentação: 5a feira, 25/08/2005, 08:30hs, Sala 3
   Nota final: FALTOU

51. Automação da Avaliação da Maturidade de Processos Baseada no Método SCAMPI
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Paulo Roberto Santana Oliveira Filho
   Nota final: 9,5 (detalhamento)
   Área: Engenharia de Software - Qualidade de Software
   Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Avaliador: Sílvio Romero de Lemos Meira
   Resumo:

    A definição e aplicação de processos de desenvolvimento tem se tornado prática cada vez mais comum nas empresas. O mesmo pode ser dito a respeito da iniciativa de atrair visibilidade a seus négocios através da obtenção de certificações. Na aréa de desenvolvimento de software, o SCAMPI é o método de avaliação da maturidade de processos segundo os padrões do SEI-CMMI. A intenção deste trabalho é criar uma arquitetura de entendimento do SCAMPI e identificar suas áreas automatizáveis; sugerindo, para estas, estratégias de automação. Tais estratégias viabilizariam a construção de ferramentas que permitam a uma organização avaliar em curto prazo o estágio atual de maturidade do seu processo. E desta forma, definir estratégias mais eficazes de melhoria do mesmo.
   Apresentação: 5a feira, 25/08/2005, 08:30hs, Sala M6
   Nota final: 7,9 (detalhamento)

52. Um Estudo sobre Redes Colaborativas de Rádio Via Web
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Pedro Henrique Luna de Farias
   Área: Redes Colaborativas, Comunidades Virtuais
   Orientador: Sílvio Romero de Lemos Meira
   Avaliador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Resumo:

    Este trabalho de graduação consiste em um estudo amplo (envolvendo pesquisa de estado da arte, entrevistas, estudo de campo) da estrutura de redes de rádios reais em todas as suas formas, envolvendo rádios comerciais, piratas, comunitárias, livres, educativas, laboratoriais, clandestinas... e elaborar uma proposta de estruturação de comunidades de rádios web, algo como a versão web para rede de rádios difusoras, como a Rádio Globo, Rádio CBN ou Rádio Jornal, possivelmente propondo uma arquitetura de rede p2p que implemente essa estrutura.
   Apresentação: 5a feira, 25/08/2005, 09:00hs, Sala M6
   Nota final: FALTOU

53. Uma Análise de Desempenho e Usabilidade no Sig@ - Sistema de Informações e Gestão Acadêmica
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Rafael Bezerra Soares
   Área: Sistemas de Informação
   Orientador: Fernando da Fonsêca de Souza
   Avaliadora: Ana Carolina Salgado
   Resumo:

    A comunidade acadêmica da UFPE foi envolvida, nos últimos anos, numa profunda mudança em suas atividades e processos, com a implantação do SIG@, sistema de informação que automatizou, e continua a automatizar, significativa parte dessas atividades. Tamanha mudança de cultura, contudo, não pode ser feita sem que ocorra transtornos e discussões a respeito do funcionamento do sistema e de tudo que o sistema influencia.
    Esse trabalho visa fazer um estudo da satisfação dos usuários do SIG@, levantando os principais problemas que os atinge, bem como realizar uma análise de usabilidade e desempenho do sistema.
   Apresentação: 5a feira, 25/08/2005, 10:00hs, Sala 3
   Nota final: 9,81 (detalhamento)

54. Administração de SGBD: um estudo de caso
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Rafael Donato Azevêdo Loureiro
   Área: Banco de Dados
   Orientador: Fernando da Fonsêca de Souza
   Avaliadora: Valéria Cesário Times
   Resumo:

    Iremos abordar neste trabalho de graduação, algumas técnicas de administração para garantir estabilidade, segurança e performance ao sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD) PostgreSQL. Vamos falar de técnicas de turbinamento de hardware, da escolha do melhor sistema de arquivos para rodar o SGBD, e vamos falar também sobre os arquivos de configuração do SGBD, como setar esses de arquivos de modo a conseguir um bom resultado final. Iremos também fazer um estudo comparativo de algumas ferramentas de administração do SGBD, destacando as vantagens e desvantagens de cada uma.
   Apresentação: 5a feira, 25/08/2005, 10:30hs, Sala 3
   Nota final: 9,98 (detalhamento)

55. Transformação de programas Java seqüenciais em concorrentes
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Rafael Machado Duarte
   Área: Engenharia de Sotware
   Orientador: Alexandre Cabral Mota
   Avaliador: Paulo Henrique Monteiro Borba
   Resumo:

    Java se tornou uma das linguagens mais populares na comunidade de desenvolvimento, mas poucos desenvolvedores sabem usar os recursos de concorrência providos pela linguagem. O objetivo deste trabalho consiste em definir leis de transformação para a inserção de concorrência em programas Java seqüenciais, facilitando assim o desenvolvimento de sistemas concorrentes em Java.
   Apresentação: 5a feira, 25/08/2005, 11:00hs, Sala 3
   Nota final: 9,30 (detalhamento)

56. Análise (Adaptação) do Modelo Ideal para um Ambiente de Implementação de Processo de Software
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Rafael Seabra Melo Correia
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Avaliador: Jaelson Freire Brelaz de Castro
   Resumo:

    As organizações atualmente necessitam de uma melhoria contínua do seu processo, visto que o aperfeiçoamento de suas atividades para dispor de serviços e produtos com qualidade torna-se cada vez mais necessário e propício para os seus clientes. Portanto, o propósito desse projeto é desenvolver uma ferramenta que automatize o processo de melhoria continua, de acordo com o modelo IDEAL Initiating, Diagnosing, Establishing, Acting and Learning (proposto para prover aperfeiçoamento no modelo CMM (Capability Maturity Model) do SEI/CMU), e integrar essa ferramenta ao Ambiente de Implementação de Processo de Software, projeto do programa de Doutorado do CIn/UFPE.
   Apresentação: 4a feira, 24/08/2005, 17:00hs, Sala M6
   Nota final: 9,5 (detalhamento)

57. Celulares 3G e Casas Inteligentes: Interações, Serviços e Inovações
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Ricardo Rolim Cordeiro
   Área: Redes de Computadores
   Orientador: Paulo André da S. Gonçalves
   Avaliador: Djamel Fawzi Hadj Sadok
   Resumo:

   Apresentação: 5a feira, 25/08/2005, 14:00hs, Sala M8
   Nota final: 8,35 (detalhamento)

58. A Influência das Estruturas Organizacionais em Ambientes de Gerência Multiprojetos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Rodrigo de Souza Simões
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Hermano Perelli de Moura
   Avaliador: Fábio Queda Bueno da Silva
   Resumo:

    Freqüentemente, projetos ocorrem em simultâneo, mas os recursos produtivos disponíveis são limitados para atender toda a demanda. Assim, as organizações sempre devem buscar restringir as condições sob as quais esses recursos se tornam escassos ou ociosos. Por sua vez, a abordagem introduzida pelo modelo de gerência multiprojetos representa, de forma bastante fiel, a realidade vivida em organizações orientadas a projetos. A cada dia, estudos evidenciam que a disciplina na execução dos processos - que são uma parte da estrutura organizacional - torna-se cada vez mais relevante para o alcance das metas estratégicas. Portanto, a definição de uma estrutura otimizada que esteja alinhada com os objetivos da empresa, e que conseqüentemente torne harmoniosa as atividades de gerência e qualidade agregadas, constitui um arcabouço na geração de um diferencial competitivo importante para o sucesso do negócio. Nesse contexto, as empresas têm sua performance produtiva diretamente influenciada pela estrutura organizacional a que estão submetidas.
   Apresentação: 2a feira, 22/08/2005, 17:30hs, Sala M7
   Nota final: 8,0 (detalhamento)

59. Construção Gráfica de Processos de Desenvolvimento e Geração de uma Ontologia de Processo de Software
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Rodrigo Morais Araújo
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Co-Orientador: Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira
   Avaliador: Hermano Perelli de Moura
   Resumo:

    De acordo com o que a experiência da indústria de software vem mostrando, o insucesso dos projetos de software tem como principal razão a falta de um processo de desenvolvimento bem definido e estruturado, não tendo assim nenhum ou um pouco eficaz mecanismo de gerenciamento e controle da qualidade dos produtos. Por isso ambientes de desenvolvimentos de software orientados processos vem surgindo como uma saída para o aumento do sucesso nos projetos de desenvolvimento de software. Motivado por esse cenário surge a necessidade de uma notação gráfica, objetiva e universal para a definição de metedologias de desenvolvimento de software. Meu trabalho tem como objetivo estudar e entender a notação que hoje tem se mostrado a mais forte e aponta como padronização num futuro não muito distante na indústria de software, o SPEM (Software Process Engineering Metamodel). Entendido a notação e as ferramentas que já utilizam hoje essa notação no mercado e na academia escolherei uma dessas ferramentas e estederei a mesma para abranger a maioria das definições do SPEM e traduzir a notação gráfica em ontologias.
   Apresentação: 4a feira, 24/08/2005, 09:00hs, Sala M6
   Nota final: 9,0 (detalhamento)

60. Um modelo para avaliação da manutenibilidade de código-fonte orientado a objeto
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Thiago Bispo Arrais de Souza
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Paulo Henrique Monteiro Borba
   Avaliador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Resumo:

    Uma forma de minimizar os custos com manutenção após o desenvolvimento é controlar a manutenibilidade durante o desenvolvimento. O presente trabalho pretende reunir e correlacionar um conjunto de métricas através de um modelo focado na medição da manutenibilidade de software para tomada de decisão. Dos diversos fatores que influenciam a manutenibilidade, estamos especialmente interessados na qualidade do código fonte e complexidade da arquitetura.
   Apresentação: 6a feira, 26/08/2005, 17:00hs, Sala M6
   Nota final: 8,925 (detalhamento)

61. Análise, Projeto e Implementação de um Data Mart para Ambientes de Business Intelligence
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Tiago Marafante Lins de Souza
   Área: Banco de Dados
   Orientadora: Ana Carolina Salgado
   Avaliadora: Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
   Resumo:

    No mundo dos negócios é cada vez mais expressiva, dado o atual cenário tanto de forte concorrência no mercado globalizado quanto de cobranças internas por resultados, a necessidade das empresas otimizarem, dar mais rapidez e qualidade a seus processos de tomada de decisões. Dentre os motivos para justificar tal necessidade encontra-se o fato de tais otimizações viabilizarem reduções de custo ou aumento de lucro que, sem dúvida, representam um dos principais objetivos perseguidos por grandes empreendedores. Este trabalho trata do levantamento de requisitos, análise, projeto e construção de um Data Mart, com características aderentes aos requisitos de sistemas de Business Intelligence, capaz de auxiliar a empresa a tomar decisões de negócios com mais garantia e sucesso.
   Apresentação: 5a feira, 25/08/2005, 10:30hs, Sala M2
   Nota final: 9,53 (detalhamento)

62. Sibyl AI Engine - Desenvolvimento de um Motor de Inteligência Artificial para a Criação de Jogos Eletrônicos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Vicente Vieira Filho
   Área: Entretenimento Digital / Inteligência Artificial / Engenharia de Software
   Orientadora: Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
   Avaliador: Sílvio de Barros Melo
   Resumo:

    O desenvolvimento de jogos consiste em uma atividade árdua e não-trivial, pois jogos são complexos sistemas de tempo-real multimídia e interativos envolvendo profundo conhecimento de diversas áreas da Computação e Ciências Humanas. Como forma de diminuir, controlar e distribuir a complexidade existente na produção de jogos, a indústria faz uso de frameworks e padrões de projeto com os quais encapsula a complexidade em bibliotecas e modelos de arquitetura.

    O presente trabalho tem por objetivo preencher uma lacuna no estudo da Inteligência Artificial para jogos, a criação de motores de IA para essas aplicações. Assim, como fruto desse trabalho será desenvolvido um motor de IA para jogos.

   Apresentação: 5a feira, 25/08/2005, 14:00hs, Sala M3
   Nota final: 10,0 (detalhamento)

Última atualização: 13 de Outubro de 2005, 08:50:08hs