CIn-UFPE - Trabalhos de Graduação - 2010.1 Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Centro de Informática (CIn)
Graduação em Ciência da Computação e Engenharia da Computação

Trabalhos de Graduação - 2010.1

1. Otimização de Pathfinding em GPU para Sistemas Multiagentes
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Adônis Tavares da Silva
   Área: Inteligência Artificial e Entretenimento Digital
   Orientador: Geber Lisboa Ramalho
   Avaliador: Verônica Teichrieb
   Resumo:
    As unidades de processamento gráfico têm apresentado um grande avanço nos recursos computacionais utilizados em aplicações não-gráficas, o que vem despertando o interesse de diversos pesquisadores que procuram obter um melhor desempenho comparado a CPU, fazendo uso do paralelismo da GPU. Algumas soluções na área de jogos, como o pathfinding, já possuem algumas implementações em GPU e permitem observar um ganho significativo em performance. Entretando, muitas delas possuem otimizações já realizadas em CPU ou algoritmos que diminuem o custo computacional e tornam mais real a movimentação de cada agente num jogo, como o troca de informação entre os agentes num sistema multiagente. O objetivo desde trabalho é investigar e desenvolver possíveis melhorias ao algoritmo de pathfinding em GPU para sistemas multiagentes, permitindo a comparação do desempenho apresentado em CPU para um grande número de agentes.
   Apresentação: 3a feira, 20/07/2010, 10:30hs, (LOCAL A CONFIRMAR)

2. Adaptação do Processo Unificado Caixa (PUC) em uma abordagem continua do CMMI para GIFUGRE - Estudo de Caso
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Adriano Novais Morais
   Área: Qualidade de Software
   Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Avaliador: Alexandre Cabral Mota
   Resumo:

    A GIFUGRE(Gerencia de filial de Fundo de Garantia) setor da Caixa Econômica Federal (CEF)responsável pela administração do FGTS, diante da necessidade de melhoria de seus processos de negócios, recorre à tecnologia da informação. Na área de desenvolvimento de software ,falta uma sistemática de desenvolvimento de software e o sucesso depende diretamente dos desenvolvedores. Esta falta de sistematização na produção de software tem como resultado a baixa qualidade do produto final, dificuldade de entrega nos prazos e custos predefinidos e a inviabilização de uma futura evolução do software. Apesar de a CEF ter o PUC(processo unificado caixa) como metodologia,ela só esta disponível para a área de tecnologia .O objetivo deste trabalho de graduação é adaptar o PUC (processo unificado caixa) as necessidades da GIFUGRE utilizando uma abordagem ágil e num contexto continuo do CMMI.
   Apresentação: 4a feira, 14/07/2010, 09:00hs, Sala A10

3. Estudo sobre a computação ubíqua e aplicações para TV Digital
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Alan José de Moura Silva Filho
   Área: TV Digital
   Orientador: Carlos André Guimarães Ferraz
   Avaliador: Patrícia Tedesco
   Resumo:

    Neste trabalho será apresentado um estudo sobre a computação úbiqua em diversas áreas envolvidas, e será exibido mais especificamente a relação dessa inovoção com a TV Digital, sendo propostos inclusive, alguns cenários de aplicação.
   Apresentação: 2a feira, 12/07/2010, 09:00hs, Auditório do CIn (Galpão)

4. Implementação de uma Rule Engine para a plataforma .NET
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Allan Jefferson Silva de Souza
   Área: Representação de Conhecimento / Linguagens de Programação
   Orientador: André Luis de Medeiros Santos
   Avaliador: Patrícia Tedesco
   Resumo:

    Existe um bom número de soluções / implementações de motores de regras para a plataforma .NET, porém grande parte deles está sob licença proprietária, o que passa a ser um entrave para o uso no meio acadêmico / independente. Quando se analisa o suporte a motores de regras e suas ferramentas (free / open), a plataforma .NET deixa a desejar, em relação a linguagens como Java, por exemplo. Sendo assim, o trabalho tem por objetivo: Analisar as soluções (free / open) de rule engines para a plataforma .NET; Com a análise, levantar os pontos positivos e negativos das soluções e a partir disso, propor uma solução para o problema (seja melhorando uma já existente ou uma nova solução; Desenvolver um protótipo da solução proposta; Validar o protótipo com o desenvolvimento de uma aplicação que o utilize.
   Apresentação: 2a feira, 12/07/2010, 09:30hs, Auditório do CIn (Galpão)

5. aqui)
   Autor: Ana Cecília Martins Barbosa
   Área: IHC, Sistemas Embarcados, Comunicação
   Orientador: Veronica Teichrieb
   Avaliador: Carina Frota Alves
   Resumo:

    O conceito de ubiquidade e design de interação abre os olhos de pesquisadores das áreas para a criação de produtos que se auxiliam cotidiano das pessoas de forma transparente. Neste contexto, o objetivo do presente trabalho é a realização de todas as etapas de design de interação e desenvolvimento de software que sejam necessárias para se criar um produto de interação simples e eficaz, de uso inovador e que atenda às metas de usabilidade – tudo em prol do beneficio ao usuário final. Utilizando-se de computação vestível, o projeto tem como alvo a análise da tarefa de indivíduos que utilizam bolsas, mochilas e malas como artefato primordial: mulheres ao saírem de casa, estudantes no caminho para faculdade, e profissionais que viajam muito são possíveis públicos alvo para o trabalho. A principal idéia do projeto é poder indicar ao usuário de forma rápida quais objetos está esquecendo-se de levar em sua bolsa, mochila ou mala, assim como quais está carregando de fato. Utilizando-se RFID e conexão bluetooth, o usuário poderá checar no seu celular quais são os pertences esquecidos e levados.
   Apresentação: 2a feira, 12/07/2010, 10:00hs, Auditório do CIn (Galpão)

6. Fontes de financiamento para startups de base tecnológica e ferramentas e técnicas de suporte à viabilização do negócio
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Antônio Inocêncio Lima Filho
   Área: Empreendedorismo (Startups)
   Orientador: Edson Barros Carvalho
   Avaliador: Fabio Queda Bueno da Silva (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    Muitas startups de base tecnológica não sobrevivem por muito tempo ou, até mesmo, não passam de idéia a negócio. Isso se dá, dentre outros fatores, por falta de informação sobre o quais as possíveis formas e caminhos para se obter recursos financeiros e, assim, terem condições de implementarem suas idéias.
    Além de recursos financeiros e de uma boa formação acadêmica e a vontade de empreender, existem outras formas de se viabilizar o negócio como, por exemplo, passar por um processo de incubação e participar em competições tecnológicas que geram visibilidade e networking em meio a investidores e cientistas.
    O trabalho conclui-se com quatro estudos de caso de empresas nascentes ou com maior grau de maturidade locais que fizeram opções diferentes.
   Apresentação: ?a feira, ??/07/2010, ??:??hs, (LOCAL A CONFIRMAR)

7. Otimização em grafos: árvores geradoras com restrições
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Artur Ribeiro de Aquino
   Área: Otimização combinatória
   Orientador: Liliane Salgado
   Co-Orientador: Anjolina Grisi de Oliveira
   Avaliador: Kátia Silva Guimarães
   Resumo:

    A proposta para este trabalho de graduação é estudar, na área de otimização combinatória, árvores geredoras com restrições e os algoritmos já existentes na literatura para a solução desse problema. Seguindo esse estudo deve-se fazer uma pesquisa na tentativa de elaborar um algortimo para algum dos vários tipos de restrições aplicáveis às árvores geradoras. Para decidir implementar o algortimo este teria que indicar ser uma solução interessante para o problema, ou seja, ele provavelmente apresentaria melhoras em algum aspecto sobre as soluções estudadas. Após a implementação o algoritmo desenvolvido deve ser avaliado. No caso de não se chegar numa solução que possa ser considerada para implementação a comparação entre os algortimos já existentes e a identificação dos pontos de possíveis melhoras serão apresentadas.
   Apresentação: 2a feira, 12/07/2010, 10:30hs, Auditório do CIn (Galpão)

8. Um Estudo sobre a Segurança de Redes IEEE 802.11
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Bruno Gentilini D'Ambrosio
   Área: Redes de Computadores
   Orientador: Paulo André da Silva Gonçalves
   Avaliador: Carlos André Guimarães Ferraz
   Resumo:

    As redes sem fio IEEE 802.11, comumente conhecidas como \textit{Wi-Fi}, têm sido amplamente utilizadas tanto em residências quanto em ambientes comerciais e empresariais. Essas redes têm como um de seus principais problemas a segurança, visto que os dados que trafegam nessas redes são transmitidos através de ondas eletromagnéticas e podem ser facilmente capturados. Este trabalho apresenta um estudo aprofundado dos mecanismos de autenticação, integridade e confidência dos protocolos WEP, WPA, IEEE 802.11i (WPA2) e IEEE 802.11w, os quais são os protocolos de segurança existentes para as redes IEEE 802.11. Também são analisadas as vulnerabilidades de cada protocolo e os ataques desenvolvidos contra os mesmos. Além disso, é proposto e avaliado um mecanismo de segurança que protege o protocolo WPA contra os ataques baseados na previsibilidade de dados de determinados tipos de pacotes, sendo esta a maior contribuição deste trabalho.
   Apresentação: 2a feira, 12/07/2010, 15:00hs, Sala D-222

9. Seleção de Cubos OLAP baseada em Perfis de Usuários e GRASP
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Bruno Morato da Costa Ribeiro
   Área: Banco de Dados
   Orientador: Valéria Cesário Times
   Avaliador: Ana Carolina Salgado (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    O crescimento do acesso a informações em bases de dados multidimensionais hoje tem motivado pesquisadores a buscarem maneiras mais rápidas e menos custosas de realizar tal acesso. Nesse sentido, materializações desses dados podem ajudar a chegar a tal objetivo. Nota-se, porém, que essas materializações são comumente feitas em toda a estrutura, o que não garante a obtenção direta das informações. Dado essa problemática, é importante definir que partes dessa estrutura devem ser de fato materializadas. Sendo assim, esse trabalho propõe a elaboração de assinaturas que define perfis específicos no acesso a bases de dados, facilitando a escolha do que se materializar. Essa solução recupera consultas mais freqüentes e mais importantes a partir de um dado histórico das transações recentes e de um algoritmo baseado em metaheurísticas.
   Apresentação: ?a feira, ??/07/2010, ??:??hs, (LOCAL A CONFIRMAR)

10. Imitation-based approach in game balancing
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Carlos Alberto Viana Maciel Júnior
   Área: Inteligência Artificial
   Orientador: Geber Lisboa Ramalho
   Avaliador: Patrícia Tedesco
   Resumo:

    O objetivo deste trabalho é analisar a utilização de técnicas de aprendizado por imitação em agentes, relacionado ao balanceamento dinâmico de dificuldade em jogos, comparamos esta abordagem com a utilização outras técnicas de Inteligência Artificial.
    Neste processo serão estudadas e avaliadas técnicas de balanceamento de dificuldade e será dada atenção especial às técnicas de aprendizado por observação (ou imitação).
    Ao final do estudo pretende-se demonstrar formas de se aperfeiçoar o comportamento de agentes em jogos, tornado-o menos previsível e mais adaptativo, garantindo dessa forma um desafio de jogabilidade mais parecido com um oponente humano.
   Apresentação: 3a feira, 20/07/2010, 10:00hs, (LOCAL A CONFIRMAR)

11. Integração de um modelo comportamental USB numa plataforma virtual
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Diego Victor Alves de Souza Melo
   Área: Chip Design
   Orientador: Edna Natividade Barros
   Avaliador: Cristiano Coelho Araújo
   Resumo:

    Devido as exigências cada vez maiores do mercado, o desenvolvimento de projetos de IP-Cores em sistemas digitais vem crescendo. Atrelado ao aumento da produção de IP-Cores está também o aumento da complexidade destes, devido à implementação de novas funcionalidades, desenvolvimento de novos protocolos e diferentes modos de operação. E em alguns casos o desenvolviemento do IP-Core requer o desenvolviemento de algum software em paralelo. Por conta da comlexidade, iniciar o desenvolvimento do projeto em RTL(Register Transfer Level) aumenta a dificuldade para codificação e o tempo de verificação, gerando delay em outras fases do projeto. Portanto podemos perceber que o tempo de desenvolvimento é um dos grades desafios no desenvolvimento de IP-Cores. Uma solução para diminuir o tempo de desenvolvimento do projeto é descrevê-lo em alto nível, para acelerar a modelagem do IP, desenvolver o software o mais breve possível e usar técnicas de alto nível para acelerar a implementação em silício ou Field Programming Gate Arrays( FPGAs ).
    Um outro segmento que vem crescendo e que auxilia no desenvolvimento dos Ip-Cores, é a virtualização dos sistemas eletrônicos. Esta solução provê através de um design virtual do sistema, a definição da arquitetura da plataforma e suas interconexões, o design dos elementos inseridos no projeto e seus algoritmos de desenvolvimento, tornando mais fácil a verificação e a análise durante o processo de desenvolvimento dos Ip-Cores, pois as modificações feitas entre o alto e o baixo nível serão mínimas.
   Apresentação: 2a feira, 12/07/2010, 14:00hs, Auditório do CIn (Galpão)

12. Video Colortoning
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Diogo Couceiro Lemos
   Área: Processamento de Imagem
   Orientador: Tsang Ing Ren
   Avaliador: George Darmiton da Cunha Cavalcanti
   Resumo:

    Apesar das técnicas de halftoning serem relativamente antigas e bastante trabalhadas, as técnicas de video halftoning são escassas e as específicas para vídeos coloridos são praticamente inexistentes. Este trabalho começa seus estudos explicando o que significa halftoning, desenvolve alguns conceitos e técnicas relevantes do campo e termina com uma proposta leve e eficiente para aplicação de halftoning em videos coloridos. Nossa proposta trata ruídos de quantização e flicker, prepara uma compressão e, principalmente, considera o sistema visual humano no que diz respeito ao tratamento das cores.
   Apresentação: 2a feira, 12/07/2010, 14:30hs, Auditório do CIn (Galpão)

13. Otimização Global em Redes Neurais Artificiais
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Diogo da Silva Severo
   Área: Inteligência Artificial
   Orientador: Teresa Bernarda Ludermir
   Co-Orientador: Cleber Zanchettin
   Avaliador: Ricardo Prudêncio
   Resumo:

    O uso de redes neurais artificiais para solução de um determinado problema é um trabalho empírico em que muitos dos parâmetros que constituem a rede são modificados a fim de gerar uma topologia "ótima", mínima e que consiga resolver, satisfatoriamente, variações do mesmo problema.
    Muitos algoritmos de otimização têm sido utilizados para automatizar a tarefa de gerar topologias, menores e mais eficientes, que consigam resolver um dado problema. Cleber Zanchettin, em sua tese de doutorado, propôs um novo algoritmo de otimização global e local, entitulado GaTSa, que realizava a otimização simultânea da topologia e dos valores dos pesos das conexões entre as unidades de processamento de uma rede neural do tipo Multi-Layer Perceptron (MLP).
    A proposta deste trabalho é ampliar o algoritmo GaTSa, de forma que ele passe a realizar não somente a otimização dos pesos das conexões e da topologia,mas também da função de ativação dos neurônios que compõem a rede.
   Apresentação: 2a feira, 12/07/2010, 15:30hs, Auditório do CIn (Galpão)

14. Desenvolvimento de um componente de visualização da informação para a plataforma de ensino à distancia Amadeus
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Douglas do Nascimento Queiroz
   Área: Mídias e interação
   Orientador: Alex Sandro Gomes
   Avaliador: Verônica Teichrieb
   Resumo:

    Atualmente com os avanços tecnológicos e após o surgimento da internet, a busca do conhecimento através da troca de informação entre os alunos e os professores em ambientes virtuais de aprendizagem vem crescendo bastante. Este fato ocasionou o surgimento de grandes quantidades de coleções de dados espalhados de forma não estruturada. Com isso surgiu a necessidade de visualizar esses dados com mais semântica e menos sintaxe para auxiliar tanto no entendimento do aluno sobre um determinado conteúdo, como na análise do comportamento do aluno pelo professor. Neste contexto, faz-se necessário o desenvolvimento de técnicas de visualização de dados para a procura de uma determinada informação
   Apresentação: 2a feira, 12/07/2010, 15:30hs, Auditório do CIn (Galpão)

15. Uma Análise da Segurança de Sistemas RFID
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Eduardo Henrique de Carvalho Franklin
   Área: Redes de Computadores/Segurança
   Orientador: Paulo André da Silva Gonçalves
   Avaliador: Carlos André Guimarães Ferraz
   Resumo:

    Os sistemas de comunicação por radiofreqüência conhecidos como RFID têm por objetivo realizar a identificação inequívoca de objetos ou pessoas de forma automática, através de consultas a etiquetas eletrônicas. Além disso, tais sistemas são capazes de armazenar e recuperar informações dos itens identificados. O objetivo deste Trabalho de Graduação é realizar uma análise da segurança dos algoritmos RFID destinados à consulta de etiquetas, bem como daqueles que implementam protocolos anti-colisão. Além disso, será proposta uma nova modalidade de ataque, chamada Tag Cloner, que é capaz de explorar algoritmos anti-colisão e realizar a clonagem de uma etiqueta honesta. Também serão feitas considerações a respeito da prevenção a esse novo ataque.
   Apresentação: 2a feira, 12/07/2010, 16:00hs, Auditório do CIn (Galpão)

16. Adição de colaboração e realização de validação heurística qualitativa da ferramenta de consultas XML – ViXQueL
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Eduardo José de Vasconcelos Matos
   Área: Banco de Dados
   Orientador: Fernando da Fonseca de Souza
   Avaliador: Ana Carolina Salgado
   Resumo:

    O objetivo do Trabalho de Graduação aqui proposto é estender a especificação e implementação da ferramenta ViXQueL, contemplando um subconjunto maior da XQuery que atualmente é coberto pela ferramenta, permitindo a construção e execução de consultas mais complexas. E, paralelamente, continuar dando ênfase à preocupação de permitir que usuários não experientes em XQuery consigam recuperar informações das bases XML, além de permitir e facilitar o aprendizado da linguagem.
    Um segundo objetivo, mas não menos importante, é a realização de um estudo estatístico para a validação da usabilidade da ViXQueL a fim de comprovar a obtenção de sucesso nos objetivos propostos. Tal estudo estatístico deve ser realizado em conjunto com técnicas de validação de usabilidade da engenharia de software.
   Apresentação: 2a feira, 12/07/2010, 10:00hs, Sala B-020

17. Sistema de Reconhecimento Local de Palavras Manuscritas em domínios restritos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Everson Veríssimo da Silva
   Área: Inteligência Artificial e Reconhecimento de Padrões
   Orientador: George Darmiton da Cunha Cavalcanti
   Avaliador: Tsang Ing Ren
   Resumo:

    O reconhecimento de palavras manuscritas, processo de identificar palavras escritas manualmente, possui diversas aplicações no mundo real, como formulários, textos manuscritos, entre outros. Para melhorar o desempenho, vários sistemas estão sendo desenvolvidos em domínios específicos, que tenham algum tipo de restrição, ao invés de domínios genéricos.
    O trabalho de monografia visa a discutir diversas questões a respeito de sistemas de domínios restritos, como quão restrito os domínios podem ser e as vantagens de usá-los. O trabalho ainda demonstrará um estudo de caso com meses do ano, que traz, entre os desafios, sub-strings em comum entre os meses.
   Apresentação: 2a feira, 12/07/2010, 17:00hs, Auditório do CIn (Galpão)

18. Estudo em jogos e sistemas distribuídos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Fagner Nascimento e Silva
   Área: Jogos / Redes
   Orientador: Carlos André Guimarães Ferraz
   Avaliador: (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    Jogos multiplayer que obtiveram sucesso em redes locais (Local Area Network) no final dos anos 90 tiveram que ser adaptados para a Internet, que vinha se tornando cada vez mais popular, de modo a preservar a mesma jogabilidade experimentada nas redes locais, porém com agravantes como o recorrente atraso na comunicação (latência) e a reduzida largura de banda vivenciados na rede mundial de computadores. Algumas técnicas foram desenvolvidas por diversos desenvolvedores de jogos e bastante utilizadas para fazer possível não só a comunicação de uma rede interna com dezenas de computadores, mas prover escalabilidade permitindo mundos virtuais onde milhares jogadores interagem ao mesmo tempo, que é o caso dos jogos massivamente multi-usuários.
    O objetivo inicial é de fazer um levantamento das técnicas de sincronização de jogos multijogador existentes almejando desenvolver uma técnica ou framework para facilitar o desenvolvimento destes aplicativos.
   Apresentação: 2a feira, 12/07/2010, 17:30hs, Auditório do CIn (Galpão)

19. Paralelização do processamento de pacotes de rede para um software utilizando CUDA
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Felipe Bartolomeu de Lemos Alves
   Área: Redes de computadores
   Orientador: Djamel Sadok
   Avaliador: (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    (a confirmar)
   Apresentação: 3a feira, 13/07/2010, 08:00hs, Auditório do CIn (Galpão)

20. Estudo sobre geração de música baseada em mapeamento de gestos do usuário
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Filipe Carlos de Albuquerque Calegario
   Área: Computação Musical
   Orientador: Geber Lisboa Ramalho
   Avaliador: Giordano Cabral (UFRPE)
   Resumo:

    O objetivo deste trabalho é analisar e documentar técnicas de geração de música realizada pelo computador baseadas no uso de restrições. Além disso, se propõe a estudar técnicas de interação humano-computador e avaliar quais dessas técnicas melhor se aplicam ao desenvolvimento de um ambiente musical interativo que permita que o usuário forneça dados para geração música que seja harmonicamente consistente. A idéia principal é fazer com que tanto o usuário que nunca tocou um instrumento ou nunca estudou Música, quanto o músico especialista sintam-se parte da composição e execução da música: atuando, modificando e percebendo as alterações por ele provocadas.
   Apresentação: 3a feira, 20/07/2010, 09:00hs, (LOCAL A CONFIRMAR)

21. Condução de Estudos de Usabilidade no Processo de Desenvolvimento Ágil de uma Aplicação de E-commerce
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Flávia Renata Costa Chaves
   Área: Usabilidade
   Orientador: Carina Frota Alves
   Avaliador: Alex Sandro Gomes
   Resumo:

    Muitas empresas estão utilizando aplicações baseadas na web para melhorar e aumentar seus negócios. Novas oportunidades como o e-commerce vêm ganhando espaço devido à facilidade de acesso a informação e serviços propiciada pela web. Com as novas oportunidades, surge a necessidade de aplicações maiores e mais complexas. Há um aumento da necessidade de utilizar melhores práticas para desenvolver aplicações dentro do prazo e do orçamento e com um elevado nível de qualidade. Com esse aumento de atividade na web, o foco na usabilidade dessas aplicações torna-se essencial. A usabilidade de um sistema é considerada uma chave crucial para qualidade porque está relacionada diretamente à satisfação ou frustração do usuário com o resultado final. Mesmo que possua um grande investimento em tecnologia um projeto certamente não obterá sucesso se não satisfizer o usuário. Tomando como base esse preceito, este trabalho de graduação tem por objetivo desenvolver um estudo de usabilidade de uma aplicação de e-commerce paralelamente ao seu desenvolvimento.
   Apresentação: 3a feira, 13/07/2010, 09:00hs, Auditório do CIn (Galpão)

22. Sistema de Gestão de Redes com Monitoramento e Descoberta Automática de Nós
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Francisco Ícaro do Nascimento Ribeiro
   Área: Redes de Computadores
   Orientador: Djamel Fawzi Hadj Sadok
   Co-Orientador: Luís Eduardo Melo Corrêa de Oliveira
   Avaliador: Paulo Roberto Freire Cunha
   Resumo:

    A larga disseminação do uso de computadores pessoais e o crescente investimento de companhias em soluções tecnológicas para o tráfego, apresentação e armazenamento de informações torna cada vez mais essencial a necessidade de sistemas de redes de computadores eficazes. Tais redes idealmente devem conferir aos seus usuários qualidade para os serviços disponibilizados bem como integridade e segurança na transmissão de informações. Assim, o objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma ferramenta de gestão de redes modularizada que possa fornecer suporta para diversos tipos de dispositivos disponibilizando um melhor controle e manutenção de redes através da centralização e automatização de atividades relacionadas ao rastreamento, monitoramento, manutenção e ajuste de seus componentes.
   Apresentação: 3a feira, 13/07/2010, 09:30hs, Auditório do CIn (Galpão)

23. Investigação da Viabilidade Técnica e Econômica de construção de uma Vitrine Interativa
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Guilherme Barreto de Mendonça
   Área: Interface Usuário-Máquina, Realidade Aumentada
   Orientador: Edson de Barros Carvalho
   Avaliador: Judith Kelner
   Resumo:

    Na Ciência da Computação há duas áreas que estudam assuntos relacionados à interatividade entre o homem e o computador. Uma delas é a Interface Usuário-Máquina e a outra é a Realidade Aumentada. O estudo nessas áreas permite o desenvolvimento de diversas aplicações que utilizam tanto softwares como hardwares para oferecer uma interação em tempo real entre o usuário e o computador. Uma dessas aplicações é a Vitrine Interativa, a qual será o tema principal durante todo essa trabalho de Graduação. O principal objetivo desse será investigar a viabilidade técnica e econômica dessa Vitrine Interativa.
   Apresentação: 3a feira, 14/07/2010, 10:00hs, Auditório do CIn (Galpão)

24. Preferências do Usuário para Personalização de Consultas
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Gustavo Ferraz Diniz
   Área: Banco de Dados
   Orientador: Ana Carolina Salgado
   Avaliador: Fernando da Fonseca de Souza
   Resumo:

    A personalização de consultas consiste no processo de dinamicamente melhorar uma consulta de acordo com preferências relatadas pelos usuários, produzindo respostas distintas para cada perfil. Esse trabalho tem como objetivo aperfeiçoar o módulo de submissão e reformulação de consultas do sistema SPEED (Semantic PEEr-to-Peer Data Management System), utilizando o conceito de personalização.
   Apresentação: 2a feira, 12/07/2010, 09:30hs, Sala B-020

25. Predição de Interações Entre proteínas de Saccharomyces Cerevisiae
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Gustavo Hagenbeck Gomes
   Área: Bio Informática
   Orientador: Kátia Silva Guimarães
   Avaliador: Jeane Cecília Bezerra de Melo (UFRPE)
   Resumo:

    Obter o conhecimento das interações entre proteínas permite identificar as funções que elas desempenham, e serve como base para entender as funções de complexos protéicos e caminhos de reação de algumas proteínas. O organismo Saccharomyces Cerevisiae foi escolhido por ser amplamente estudado na área da bioinformática, e por isso, é mais fácil de encontrar dados de confiança sobre suas proteínas.
    Um grande estudo [1] foi feito recentemente, com o objetivo de identificar novos complexos (aglomerados de proteínas), e interações entre complexos e complexos, e complexos e proteínas. O objetivo deste trabalho de graduação é fazer um trabalho semelhante ao do estudo referenciado, porém com a mudança de alguns métodos e com a realização de análises diferentes. Com isso esperamos conseguir se não resultados diferentes, coletar informações sobre este problema que é de grande importância.
   Apresentação: 4a feira, 07/07/2010, 10:00hs, Sala D-222

26. Investigação e implementação de técnicas em análise de sentimentos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Hallan Cosmo dos Santos
   Área: Inteligência Artificial
   Orientador: Ricardo Bastos Prudêncio
   Avaliador: Flávia de Almeida Barros
   Resumo:

    Saber o que as pessoas acham sempre foi um fator importante nos processos de tomar decisão. Mesmo há alguns anos, antes da Internet se tornar tão popular, a maioria de nós já perguntava a nossos amigos em quem eles iriam votar nas eleições ou o que eles achavam de determinada marca de um produto. No entanto, hoje a internet está tornando possível obter a opinião e a experiência de uma quantidade enorme de pessoas, profissionais ou não, que nem conhecemos em assuntos como estes. Cada vez mais pessoas estão deixando suas opiniões disponíveis para estranhos na internet. De um modo geral, a análise de sentimentos se preocupa em determinar a opinião de alguém, com respeito a um determinado tema, como positiva ou negativa. Neste sentido, iremos investigar, implementar técnicas e realizar experimentos que abordem esse tema.
   Apresentação: 3a feira, 13/07/2010, 11:00hs, Auditório do CIn (Galpão)

27. Uma ferramenta para prover modularidade de features implementadas com compilação condicional
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Humberto de Sousa Pachêco
   Área: Engenharia de software
   Orientador: Paulo Henrique Monteiro Borba
   Avaliador: Fernando José Castor de Lima Filho
   Resumo:

    O conceito de Separação Virtual de Interesses foi introduzido como uma forma de reduzir as desvantagens de se implementar linhas de produto de software utilizando a compilação condicional. A idéia é que os desenvolvedores possam focar em algumas features e esconder outras que não estão sendo implementadas. Porém, features eventualmente compartilham elementos com outras features, a mudança em um desses elementos poderia quebrar várias delas. Nesse contexto, surge um novo conceito chamado de Modularização Emergente de Features, o objetivo é estabelecer contratos entre features evitando que uma simples manutenção quebre outras features. A ferramenta apresentada neste trabalho, implementa esse novo conceito de modularização de feaures.
   Apresentação: 2a feira, 12/07/2010, 15:30hs, Anfiteatro do CIn

28. Suporte a um Sistema Operacional no PDesigner
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Igino Musselman Chaves
   Área: Sistemas Embarcados
   Orientador: Edna Natividade da Silva Barros
   Avaliador: Cristiano Coelho Araújo
   Resumo:

    A convergência tecnológica tem tornado o projeto de sistemas eletrônicos cada vez mais desafiador principalmente em projetos de dispositivos móveis, onde se tem um número maior de restrições que precisam ser satisfeitas, sejam restrições de usabilidade, sejam restrições físicas de implementação. Além disto, a natural popularização de tais dispositivos gera uma demanda crescente de mercado, exigindo um menor time-to-market e uma redução nos custos de produção. Para satisfazer todas essas exigências de projeto e de mercado, diversas ferramentas, tecnologias e processos têm sido continuadamente desenvolvidos e aprimorados com a finalidade de facilitar o projeto e desenvolvimento de sistemas eletrônicos. Este trabalho tem como finalidade oferecer suporte a um sistema operacional embarcado no ambiente de modelagem de plataformas virtuais PDesigner.
   Apresentação: 3a feira, 13/07/2010, 14:00hs, Auditório do CIn (Galpão)

29. Impacto das Práticas e Ferramentas de Software nas Fases Iniciais do Processo de Inovação
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Igor Ebrahim dos Santos
   Área: Inovação
   Orientador: Fábio Q. B. Silva
   Avaliador: André Luís Medeiros dos Santos
   Resumo:

    A fase inicial do processo de inovação, o Fuzzy Front End (FFE), é um dos momentos que mais preocupam os gestores devido ao alto grau de incerteza. Essa fase compreende estágios do processo que vão desde o surgimento da idéia ao detalhamento de um novo conceito. O trabalho tem como objetivo avaliar o impacto do uso de práticas e ferramentas de software no FFE através da realização de uma pesquisa qualitativa baseada em entrevistas em profundidade com especialistas na área.
   Apresentação: 3a feira, 13/07/2010, 14:30hs, Auditório do CIn (Galpão)

30. O impacto dos dispositivos móveis no autogerenciamento de diabetes tipo II: Uma metanálise
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Italo Macêdo do Amaral Costa
   Área: Informática em Saúde
   Orientador: André Luís Medeiros dos Santos
   Avaliador: Magdala de Araújo Novaes
   Resumo:

    A necessidade de busca por melhores métodos no tratamento de diabetes é de crescente relevância. É estimado que existam 21 milhões de pessoas diagnosticadas com diabetes nos Estados Unidos e 171 milhões em todo o mundo. A diabetes é uma doença em que o processo de acompanhamento exige constante monitoração e ação corretiva instantânea para controlar os níveis de glicose. Em um estudo recente, uma revisão sistemática identificou melhorias no processo de atendimento para diabetes tipo II através de soluções Web. Ainda assim, o impacto nos níveis de hemoglobina glicada (Hba1c) do paciente foram considerados imprecisos. Alguns estudos focaram na adequação de dispositivos móveis no autogerenciamento de diabetes, porém tais estudos focaram apenas em diabetes tipo I. Portanto, há uma significante lacuna na literatura com relação à eficiência do uso de dispositivos móveis no autogerenciamento de diabetes tipo II. Esse trabalho de graduação tem como objetivo provar estatisticamente que há significativa diferença nos níveis de hemoglobina glicada (Hba1c), peso e, conseqüentemente, qualidade de vida do paciente quando utilizando dispositivos móveis para autogerenciamento da diabetes.
   Apresentação: 3a feira, 13/07/2010, 15:00hs, Auditório do CIn (Galpão)

31. Um Estudo sobre Relação entre os Artistas e os Programadores dentro da Esfera de Criação de Jogos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Leonardo Moreira André
   Área: Gestão de Projetos e Engenharia de Software
   Orientador: Geber Lisboa Ramalho
   Avaliador: Giordano Cabral (UFRPE)
   Resumo:

    Antigamente, a arte de desenvolver jogos era trabalho exclusivo de um simples programador. Hoje, podemos afirmar que esse quadro mudou completamente: grandes grupos, envolvendo diferentes áreas, constituem uma equipe de projeto para criação de jogos. O objetivo principal deste trabalho é analisar e elaborar um estudo profundo sobre a relação entre o grupo dos artistas e a equipe de programadores dentro do ambiente de desenvolvimento de jogos digitais.
   Apresentação: 3a feira, 20/07/2010, 09:30hs, (LOCAL A CONFIRMAR)

32. Um protótipo de alta fidelidade para fórum de discussão em EAD baseado no ForUX
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Marcelo Costa Melo de Andrade
   Área: Usabilidade
   Orientador: Carina Frota Alves
   Co-Orientador: Mario Godoy
   Avaliador: Alex Sandro Gomes
   Resumo:

    O ensino não presencial, ou ensino a distância, vem ganhando mais adeptos a cada ano principalmente devido ao grande avanço das tecnologias da informação e comunicação. O uso de fórum eletrônico, que compõe este avanço tecnológico, representa uma ótima ferramenta colaborativa assíncrona. Apesar da preocupação em assegurar a qualidade dos cursos virtuais, os ambientes virtuais de aprendizado e ensino continuam apresentando carências significativas quanto à comunicação entre os usuários. A ocorrência de ruídos na comunicação interfere na qualidade da informação e gera incertezas no entendimento do conteúdo. Baseado no projeto ForUX, que apresenta um novo modelo de fórum com o intuito de diminuir os ruídos de comunicação em fórum eletrônico, este trabalho tem como objetivo desenvolver em software um protótipo de alta fidelidade, além de testar e validar junto aos usuário as vantagens do modelo ForUX.
   Apresentação: 3a feira, 13/07/2010, 16:30hs, Auditório do CIn (Galpão)

33. Avaliação de estratégias de cache baseadas em segmentação para streaming de vídeo
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Marcio de Mendonça Neves
   Área: Redes de computadores
   Orientador: Djamel Fawzi Hadj Sadok
   Avaliador: Judith Kelner
   Resumo:

    Com a penetração cada vez maior da banda larga, a utilização de aplicações multimídia vem crescendo rapidamente e contribuindo significativamente para o aumento do tráfego gerado na Internet. Diferentemente dos objetos estáticos (HTML, texto e imagem), essas aplicações trabalham com streaming de mídia, os quais geralmente possuem grande tamanho e necessitam de uma maior complexidade de transmissão. Para reduzir o consumo de banda e melhorar a qualidade percebida pelos usuários, a utilização de caches com algoritmos de armazenamento parcial do conteúdo surge como uma alternativa. Este trabalho tem, portanto, o objetivo de analisar detalhadamente algoritmos de segmentação utilizados para o armazenamento e transmissão de streams de mídia, mais especificamente vídeo streaming, através de diversas métricas como taxa de acerto (hit ratio), taxa de acerto em bytes (byte-hit ratio), atraso inicial (start up delay) e consumo de largura de banda (bandwidth consumption) em diferentes configurações de cenários.
   Apresentação: 3a feira, 13/07/2010, 17:00hs, Auditório do CIn (Galpão)

34. Arquitetura de armazenamento e manipulação de imagens médicas para ambientes virtuais de diagnóstico à distância
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Márcio Dias Costa
   Área: Banco de Dados; Aplicações Web
   Orientador: Fernando da Fonseca de Souza
   Co-Orientador: Everton Rodrigo da Silva
   Avaliador: Francisco Luiz dos Santos (UFRPE)
   Resumo:

    A utilização de ambientes virtuais para diagnóstico médico a distância, baseado na cooperação entre profissionais, revelou-se como uma excelente alternativa para que a assistência à saúde supere parte das limitações apresentadas em seu modelo mais clássico. Dentre as novas técnicas de apoio ao diagnóstico, o diagnóstico por imagem vem se destacando pela sua ampla utilização e intensa expansão; pela complexidade da tecnologia aplicada e rápida renovação dessa tecnologia; e, finalmente, pelos resultados que oferece. Desta forma, um ambiente virtual com finalidade de dar suporte ao diagnóstico médico, deve ter entre seus componentes básicos, recursos para manipulação de imagens. O objetivo deste trabalho é propor uma arquitetura para armazenamento e manipulação de imagens médicas para atender às necessidades de um ambiente virtual de diagnóstico.
   Apresentação: 4a feira, 30/06/2010, 18:00hs, Auditório do CIn (Galpão)

35. Definição e Especificação de uma DSL para Implementação de Variações em uma Linha de Produtos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Marcos Augusto Camelo Farias Xavier
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Paulo Henrique Monteiro Borba
   Avaliador: André Luiz Medeiros dos Santos
   Resumo:

    Esse trabalho tem como propósito a criação de uma linguagem de domínio específico (DSL) a partir da qual será possível extrair transformações de um produto, criando uma linha de produtos de software (LPS)., ou seja,um conjunto de aplicações que possuem funcionalidades em comuns e são desenvolvidas a partir de uma mesma base de artefatos. Será utilizado o Hephaestus, software desenvolvido em Haskell, que gera artefatos específicos para um produto a partir de modelos de uma LPS, para estudo de caso.
   Apresentação: 2a feira, 12/07/2010, 16:30hs, Anfiteatro do CIn

36. Um Estudo sobre os Problemas e Benefícios da Adoção de Metodologias Ágeis em Organizações Maduras
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Maria Marcela Soares de Meira Lins
   Área: Gestão de Projetos e Engenharia de Software
   Orientador: Hermano Perrelli de Moura
   Co-Orientador: Luciana de Queiroz Leal
   Avaliador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Resumo:

    Em busca do sucesso no desenvolvimento de projetos de software algumas organizações buscaram alcançar níveis de maturidade em modelos de maturidade como o CMMI. Em paralelo, houve o surgimento de metodologias ágeis que mudou a perspectiva no desenvolvimento de projetos. Alguns conceitos dos modelos de maturidade, tidos como tradicionais, não são adotados e algumas vezes são combatidos pelas metodologias ágeis. Essas duas abordagens tidas como contraditórias a primeira vista, já estão sendo usadas em conjunto em algumas organizações que visam tornar o desenvolvimento de software mais rápido, barato e com maior qualidade. Nesse contexto, questionamentos como "É possível que as duas abordagens coexistam sem conflito?", "Organizações que já possuem algum nível de maturidade estão comprometendo sua certificação com a adoção de metodologias ágeis?" ou "É possível integrar as duas abordagens de modo que os benefícios que as duas podem proporcionar se somem?" são frequentes. O objetivo desse trabalho de graduação é apresentar um estudo sobre problemas e benefícios que a adoção de metodologias ágeis em organizações formalmente classificadas em algum nível de maturidade podem proporcionar. O trabalho tem seu foco em organizações avaliadas em algum nível de maturidade CMMI que utilizam Scrum como metodologia de desenvolvimento de software. O trabalho visa também apontar boas práticas para a adoção dessas duas abordagens em conjunto.
   Apresentação: 4a feira, 14/07/2010, 08:30hs, Sala A10

37. Estudo de Ferramentas para Desenvolvimento de Sistemas de Realidade Aumentada na Web
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Pablo Carvalho Pinheiro
   Área: Realidade Aumentada
   Orientador: Veronica Teichrieb
   Avaliador: Judith Kelner
   Resumo:

    Sistemas de realidade aumentada têm por objetivo a sobreposição de objetos virtuais em uma cena real obedecendo a restrições de tempo real. Para algumas aplicações de realidade aumentada, é interessante que o sistema possa ser executado sobre diversas plataformas. É o caso de aplicações de publicidade, por exemplo, em que a portabilidade facilita que a propaganda atinja um maior número de usuários. Aplicações que rodem pela Internet mostram-se bastante adequadas para estes casos.
    Este trabalho de graduação tem como objetivo a análise de ferramentas para o desenvolvimento de sistemas de realidade aumentada voltados para a Web.
   Apresentação: 4a feira, 14/07/2010, 08:30hs, Auditório do CIn (Galpão)

38. Desenvolvimento de uma ferramenta para simplificar o registro de sistemas Web em repositórios OSGi
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Pablo José da Silva
   Área: Redes de Computadores
   Orientador: Nelson Souto Rosa
   Avaliador: Djamel Sadok
   Resumo:

    Nos dias atuais existem várias plataformas que provêm uma base para a construção de uma plataforma orientada a serviços. Dessas plataformas, duas se destacam: a OSGi e a Web Services. Com o intuito de integrar as tecnologias acima, surge à necessidade do desenvolvimento de um middleware integrando serviços de naturezas heterogêneas. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento do componente do middleware que servirá como ferramenta para registro dos WebServices no repositório.
   Apresentação: 3a feira, 27/07/2010, 16:00hs, (LOCAL A CONFIRMAR)

39. Estimação da posição da cabeça em tempo real para plataformas com recursos limitados
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Rafael Menezes Barreto
   Área: Processamento de Imagem / Visão computacional
   Orientador: Tsang Ing Ren
   Avaliador: George Darmiton da Cunha Cavalcanti
   Resumo:

    Pessoas conseguem perceber a posição da cabeça aparentemente sem esforço. Essa facilidade contrasta com a dificuldade encontrada pelos sistemas computadorizados, para os quais este ainda é um problema desafiante de visão computacional. A despeito da dificuldade, estimar a posição da face é de muita importância para diversas aplicações práticas. Especificamente, dispositivos mobile podem se beneficiar da informação da pose do usuário para prover interatividade através de jogos, ou interfaces baseadas em gestos. Nesse contexto, este trabalho objetiva desenvolver um sistema prático de estimação da pose da cabeça para plataformas com recursos limitados e baixa qualidade de imagem, características de dispositivos mobile.
   Apresentação: 4a feira, 14/07/2010, 09:30hs, Auditório do CIn (Galpão)

40. Um Simulador de Rede P2P para Testes de Aplicações Distribuídas
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Rocir Marcos Leite Santiago
   Área: Banco de Dados
   Orientador: Ana Carolina Salgado
   Avaliador: Nelson Souto Rosa
   Resumo:

    Com o intuito de reduzir o esforço necessário por parte dos desenvolvedores em implantar um sistema distribuído de larga escala, a implementação de simuladores se apresenta como uma boa solução. Neste trabalho, propomos uma ferramenta capaz de simular uma rede de super-peers na implementação de um algoritmo de agrupamento semântico de peers. Com o uso desta ferramenta, é possível seguir cada passo do processo de agrupamento de peers.
   Apresentação: 2a feira, 05/07/2010, 08:00hs, Auditório do CIn (Galpão)

41. Uma análise de desempenho de consultas para um DWG
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Rodrigo Costa Mateus
   Área: Banco de Dados
   Orientador: Valéria Cesário Times
   Avaliador: Ana Carolina Salgado
   Resumo:

    Um novo sistema de Data Warehouse tem sido discutido na literatura de BD: o Data Warehouse Geográfico (DWG). Para dar suporte à manipulação dos dados espaciais, custosas operações são necessárias, aumentando em grande escala o tempo de resposta nas consultas analíticas. Diversas soluções têm sido propostas como a normalização de dados espaciais, materialização de visões e o uso de índices. Embora a normalização represente um ganho no armazenamento de informações, ela pode implicar na necessidade de realização de custosas operações de junções para responder uma dada consulta. Portanto, a análise investigativa proposta neste documento pretende verificar até que ponto a normalização é recomendável em um modelo de dados lógico para DWG.
   Apresentação: 2a feira, 12/07/2010, 08:30hs, Sala B-020

42. Sistema de Contagem de Pessoas em Imagens de Vídeo
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Silvio Gustavo de Oliveira Santos
   Área: Processamento de Imagens
   Orientador: Tsang Ing Ren
   Avaliador: George Darmiton da Cunha Cavalcanti
   Resumo:

    É de interesse de estabelecimentos comerciais, conhecer melhor os hábitos dos seus clientes. Determinar a quantidade de pessoas dentro de um estabelecimento, fazer um levantamento estatístico de ocupação de acordo com o horário, dia da semana e época do ano ou analisar quais regiões são mais visitadas, são algumas informações de interesse.
    Uma maneira eficiente de obter tais informações é agregando valor às imagens capturadas pelo sistema de vigilância, através de um sistema de contagem de pessoas. Assim, é possível realizar estudos que permitem extrair os dados necessários para construir sistemas que possam prover as informações citadas anteriormente.
    Para tal, este projeto se propõe a criar um sistema capaz de analisar imagens de vídeo e identificar objetos em movimento, classificá-los como sendo ou não pessoas e então rastreá-los, determinando assim a quantidade de pessoas em uma dada região da imagem.
   Apresentação: 4a feira, 14/07/2010, 11:00hs, Auditório do CIn (Galpão)

43. Sarco - Sistema de Contagem e Reconhecimento de Ovos da Dengue
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Styve Stallone da Silva
   Área: Redes Neurais
Redes Neurais    Orientador: Aluizio Fausto Ribeiro de Araújo
   Avaliador: (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    Projeto Sarco visa desenvolver um sistema automatico de contagem e reconhecimento de ovos da dengue. O processo de contagem é hoje realizado por técnicos de saúde de forma manual. O processo manual ocorre da seguinte forma: são capturados ovos em armadilhas chamadas ovitrampas, e nessas armadilhas, com o auxilio do microscópio, são contados os ovos um a um. O sistema automático receberá como entrada os dados extraídos da imagem que será gerada pelo escaneamento dessas ovitrampas e através de uma rede neural RBF reconhecerá os ovos e fará a contagem automática desses ovos, dando como resposta o número de ovos que cada ovitrampa contém.
   Apresentação: ?a feira, ??/07/2010, ??:??hs, (local a confirmar)

44. Síntese de Sistemas Embarcados a partir de Scripts
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Theogenes Ferreira Duarte
   Área: Sistemas Embarcados
   Orientador: Cristiano Coelho de Araújo
   Avaliador: José Dias dos Santos
   Resumo:

    O objetivo desse Trabalho de Graduação é o desenvolvimento de uma ferramenta ESL com 3 módulos de tradução, possibilitando a conversão de uma descrição XML para um modelo de plataforma que poderá ser baixada em um FPGA diretamente. Todo o processo será orientado por meio de scripts, fornecendo um nível mais alto de abstração para o usuário.
   Apresentação: 4a feira, 14/07/2010, 11:30hs, Auditório do CIn (Galpão)

45. Avaliação da Qualidade de um Produto de Software
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Thiago Alexandre do Nascimento
   Área: Qualidade de Software
   Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Avaliador: Carina Frota Alves
   Resumo:

    Este trabalho propõe um processo para a avaliação da qualidade de um produto de software. O processo a ser definido será baseado na norma ISO/IEC 14598 e deverá avaliar o software de acordo com um subconjunto dos atributos de qualidade definidos pela norma ISO/IEC 9126.
    Após a definição do processo, o mesmo será utilizado na avaliação da qualidade do software de gestão de uma empresa do ramo de manutenção predial. Tal avaliação deverá identificar pontos fracos e fortes do software em questão de forma que, a partir do seu resultado, seja possível elaborar um plano para a melhoria ou reimplementação do software avaliado.
   Apresentação: 4a feira, 14/07/2010, 09:30hs, Sala A10

46. Análise Prática do Class Conditional Nearest Neighbor
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Thiago Ferreira Dantas Santos
   Área: Inteligência Artificial / Aprendizagem de Máquina
   Orientador: George Darmiton
   Avaliador: (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    Em um problema de classificação típico é dado um conjunto de treinamento que consiste em pontos e rótulos para definir a que classe pertence cada ponto. Onde esse conjunto de treinamento é usado para prever a classe de algum outro ponto. Classificadores baseadas em instancias como o KNN pode ter problemas no desempenho com conjuntos de treinamento muito grandes, por isso são usadas técnicas para reduzir o conjunto de treinamento e fornecendo ao classificador apenas as instancias mais importantes, reduzindo o tempo de resposta e até melhorando a taxa de acerto do classificador. A técnica Class Conditional Nearest Neighbor (CCNN) que trata o conjunto de treinamento e aplica o 1NN apresentou bons resultados e o objetico deste trabalho é avaliar o desempenho do CCNN em conjuntos de treinamento com carateristicas distintas e procurar alguma melhora nas situações de menor desempenho.
   Apresentação: ?a feira, ??/07/2010, ??:??hs, (LOCAL A CONFIRMAR)

47. AVS SQL Administrator – Uma ferramenta para gerenciamento de ambientes SQL Server
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Thiago José Carvalho Pereira dos Santos
   Área: Banco de Dados, Gerenciamento de Banco de Dados, DBA
   Orientador: Ana Carolina Salgado
   Avaliador: Fernando da Fonseca de Souza
   Resumo:

    Um caso específico de gerenciamento de sistemas consiste na administração de banco de dados. Muitas atividades de administração de banco de dados são repetitivas, demoradas e uniformes. Verificação de realização de backups de bases de produção, atualização de estatísticas, rebuild de índices, verificação de crescimento do log comparado ao espaço disponível em disco, organização de arquivos de dados e log em discos conforme uso de reads/writes para cada base, uso de CPU/banco, entre outras, são exemplos de algumas destas atividades. A proposta deste trabalho consiste em desenvolver uma suíte de ferramentas que propiciem um gerenciamento de vários servidores SQL Server 2008 remotamente, tornando possível gerar relatórios sobre o uso de recursos do servidor, configurações, etc.
   Apresentação: 2a feira, 12/07/2010, 09:00hs, Sala B-020

48. Uma Abordagem Comparativa da Interatividade da TV Digital no Mundo
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Victor Hazin da Rocha
   Área: TV Digital
   Orientador: Carlos André Guimarães Ferraz
   Avaliador: Fernando da Fonseca de Souza
   Resumo:

    Este trabalho propõe um estudo comparativo entre três diferentes middleware que tornam possível a interatividade na TV Digital. Para ajudar na comparação serão construídas três aplicações (simples em virtude do pouco tempo existente), com as mesmas funcionalidades, uma para cada middleware escolhido (Ginga, OpenTV e IPTV/Widgets) afim de analisar: o desempenho das aplicações (tempo de resposta para algumas ações/funções), a quantidade de linhas de código em cada uma, as soluções gráficas oferecidas por cada middleware e as IDEs (Integrated Development Environment) de desenvolvimento
   Apresentação: 4a feira, 14/07/2010, 14:30hs, Auditório do CIn (Galpão)

49. Otimização de Performance em Programas Haskell para Arquiteturas Multicore
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Victor Hugo Queiroz da Rocha
   Área: Linguagens Computacionais
   Orientador: André Luís Medeiros dos Santos
   Avaliador: Ricardo Massa Ferreira Lima
   Resumo:

    A tendência atual dos processadores é que eles venham cada vez com mais núcleos independentes. Para se tirar proveito dessa arquitetura, é preciso que os nossos programas sejam escritos de tal forma que utilizem todos os núcleos disponíveis. Em alguns casos é difícil explicitar paralelismo eficientemente. Há muitas variáveis de controle, sincronização, efeitos colaterais. Linguagens funcionais, como Haskell, são (pelo menos teoricamente) ideais para processamento paralelo, pela sua ausência inerente de efeitos colaterais. No entanto, na, prática tem se tornado difícil aproveitar ao máximo o potencial poder paralelo deste paradigma. O objetivo deste Trabalho de Graduação é estudar e desenvolver técnicas para a otimização do desempenho de programas em Haskell para arquiteturas multicore.
   Apresentação: 4a feira, 14/07/2010, 15:00hs, Auditório do CIn (Galpão)

50. Avaliação de Segurança da Informação de um Sistema de Gerenciamento Acadêmico
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Vinícius Henrique Cantarelli de Oliveira
   Área: Segurança da Informação
   Orientador: Ruy José Guerra Barretto de Queiroz
   Avaliador: Anjolina Grisi de Oliveira
   Resumo:

    Avaliar a segurança do Sistema de Informação e Gestão Acadêmica da Universidade Federal de Pernambuco (Projeto SIG@ - UFPE), de forma a encontrar falhas de segurança tanto de fora para dentro, como de dentro para fora e sugerir melhorias visando a segurança de informações e satisfação do usuário durante sua utilização.
   Apresentação: 4a feira, 14/07/2010, 15:30hs, Auditório do CIn (Galpão)

51. (titulo a confirmar)
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Vitor Hazin da Rocha
   Área: (a confirmar)
   Orientador: (a confirmar)
   Avaliador: (a confirmar)
   Resumo:

    (a confirmar)
   Apresentação: ?a feira, ??/07/2010, ??:??hs, (local a confirmar)

52. Um estudo sobre jogos educativos em plataformas móveis
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Vitor Maciel Fontes
   Área: Entretenimento digital / Tecnologias de ensino
   Orientador: Alex Sandro Gomes
   Avaliador: André Neves (Dep. de Design)
   Resumo:

    Os aparelhos celulares tem evoluido bastante nos últimos anos e seu uso hoje vai muito além da telefonia. Neste trabalho faremos um estudo sobre como fundir os conhecimentos da área de Mobile Learning (utilização de dispositivos móveis em auxílio ao aprendizado) com os de Jogos Educativos, com o objetivo de criar um jogo que será integrado ao sistema Amadeus de gestão de aprendizado. Este jogo será desenvolvido para rodar sobre o Android, sistema operacional open source, que possui um grande suporte do Google.
   Apresentação: 4a feira, 14/07/2010, 16:00hs, Auditório do CIn (Galpão)

53. Avaliação de usabilidade de um Sistema de Informação de Gerenciamento Acadêmico
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Yane Wanderley dos Santos Rodrigues
   Área: Interação Humano-Computador
   Orientador: Carina Frota Alves
   Avaliador: Fernando da Fonseca de Souza
   Resumo:

    Sistemas de Informação são sistemas que transformam dados em informação, de forma a, entre outras funções, facilitar a tomada de decisões e permitir maior controle em organizações. Podem ser interativos ou não. Quando interativos, existe a presença de uma interface, para a comunicação com o usuário. Garantir que essa comunicação ocorra de forma satisfatória é de grande importância, visto que as informações necessárias na execução de ações ou disponibilizadas aos usuários são de fundamental importância tanto à própria organização como aos usuários. O objeto de estudo deste trabalho é um Sistema de Informação de Gerenciamento Acadêmico, que utiliza suas informações na administração acadêmica. O objetivo é avaliar a usabilidade desse sistema, de forma a descobrir se essa comunicação está sendo realizada de forma a satisfazer o usuário.
   Apresentação: 4a feira, 14/07/2010, 16:30hs, Auditório do CIn (Galpão)

 
 

 

Última atualização: 22 de Outubro de 2010, 10:49am GMT-3