Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Centro de Informática (CIn)
Graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, e Sistemas de Informação

Trabalhos de Graduação - 2017.1

  1. Chatbots no apoio ao aprendizado autônomo e personalizado de Empreendedorismo
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: Adriely Nara Freitas Barbosa
    Curso: Sistemas de Informação
    Área: Modelos inovadores de aprendizado, IA conversacional
    Orientador: Cristiano Coelho de Araujo
    Avaliador: Simone santos
    Resumo:
    Hoje, cursos de qualidade voltado ao ensino de empreendedorismo, como a disciplina de empreendimentos do curso de Sistemas de informação da UFPE, possui alcance limitado devido ao ensino presencial, além da necessidade de maior autonomia por parte dos alunos para prosseguir com o aprendizado longe da presença do professor. Este trabalho de graduação tem como objetivo a construção de uma ferramenta baseado em IA conversacional que permita o aprendizado autônomo e personalizado aos alunos da disciplina de Empreendimentos em Informática oferecido pelo curso de Sistemas de Informação do CIn, de forma que possa auxiliar o professor e funcione como um tutor para os alunos.
    Apresentação: 2a feira, 10/07/2017, 14:00hs, Espaço CInove

  2. O Progresso e as questões sociais da inteligência artificial no nível básico de educação
    TG: aqui
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Afonso Henrique Gomes de Brito Amorim
    Curso: Sistemas de Informação
    Área: Inteligência Artificial
    Orientador: José Carlos Cavalcanti
    Avaliador: Carla Taciana Lima
    Resumo:
    Segundo Nils J. Nilsson (2010),a inteligência artificial é aquela atividade dedicada a tornar máquinas inteligentes, e a inteligência é aquela qualidade que permite que uma entidade funcione adequadamente e com uma previsão no seu ambiente. O avanço da maturidade de aprendizado das máquinas tem contribuído fortemente para a revolução e avanço da inteligência artificial. Ainda que parta de uma fonte comum de pesquisa, tecnologias utilizando inteligência artificial tem influenciado e continua influenciando diversos domínios. Para a área da educação básica os progressos da IA não tem sido diferente, tendo como principal objetivo criar formas computacionalmente precisas e explícitas de conhecimento educacional, psicológico e social que muitas vezes são deixadas implícitas, elevando o nível educacional em todos os níveis. Diante do cenário onde previsões afirmam que ferramentas dotadas de IA estarão presentes de maneira significativa na educação em um futuro próximo, se faz necessária uma análise dos impactos sociais da aplicação da inteligência artificial na área da educação.
    Apresentação: 4a feira, 28/06/2017, 15:00hs, Sala E121

  3. Avaliação de Algoritmos de Cache Slicing para Redes de Distribuiçãr;o de Conteúdo (CDNs)
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: Álefy Matheus Alves Santos
    Curso: Engenharia da Computação
    Área: Redes de Computadores
    Orientador: Djamel Fawzi Hadj Sadok
    Avaliador: Prof. José Augusto Suruagy Monteiro
    Resumo:
    A Internet vem passando por grandes mudanças em virtude do aumento no tráfego da rede, dado pela adoção do acesso de banda larga e aumento no número de dispositivos que, de alguma forma, estão conectados. Além disso, o aumento na demanda por conteúdo multimídia faz com que seja necessária uma infraestrutura que obedeça aos requisitos específicos que não são completamente cobertos pela Internet. Sendo assim, vem sendo amplamente utilizada as Redes de Entrega de Conteúdo (CDNs), cuja a infraestrutura é eficientemente implementada para entrega de conteúdo. Além disso, a utilização de cache slicing em um ambiente multi-tenancy (multi-inquilino) aumenta a qualidade dos resultados obtidos. Esse trabalho, portanto, tem como objetivo avaliar algoritmos de cache slicing, dadas as possíveis variações de cenário, analisando por fim o quão distantes os resultados desses algoritmos estão do ponto ótimo, alcançado por um modelo construído nesses mesmo trabalho.
    Apresentação: 3a feira, 11/07/2017, 08:30hs, Sala E124

  4. Uma Análise da Utilização das Licenças de Dados em Portais de Dados Abertos
    TG: aqui
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Amanda Trigueiro de Araújo
    Curso: Sistemas de Informação
    Área: Banco de Dados (dados abertos)
    Orientador: Bernadette Farias Lóscio
    Avaliador: Robson do Nascimento Fidalgo
    Resumo:
    Utilizar a Web para a publicação de dados está se tornando uma prática cada vez mais estabilizada, comum, aceita e utilizada atualmente, seja por seus provedores, seja pelos seus consumidores. Dados são abertos quando qualquer pessoa livremente usá-los e reutilizá-los sem qualquer restrição legal, tecnológica ou social, estando sujeito a, no máximo, creditar a sua
    Autoria e compartilhar pela mesma licença. As discussões sobre os usos das licenças e qual deve ser utilizada em cada conjunto de dados publicado ainda é incipiente, porém, é um ponto de extrema importância para fomentar a publicação de dados abertos. De uma maneira geral, espera-se, com este trabalho, apresentar os tipos de licenças existentes, facilitando e incentivando a utilização das mesmas no fornecimento de dados, apresentar processos sobre a escolha e publicação e observar como, atualmente, está a utilização das licenças em alguns portais de dados abertos.
    Apresentação: 6a feira, 14/07/2017, 10:00hs, Sala E121

  5. Comparativo de Técnicas de Aprendizagem de Máquina para o Treinamento de Grids Regulares na Técnica de Localização por Fingerprinting
    TG: caqui
    Proposta inicial: caqui
    Autor: Anderson Augusto Freitas Urbano
    Curso: Engenharia da Computação
    Área: Localização mobile, machine learning
    Orientador: Daniel Cunha
    Avaliador: Paulo Salgado
    Resumo:
    Entre as técnicas de localização outdoor, a técnica de fingerprinting possui um grande potencial para ser utilizado na prática pois é relativamente simples de se implementar, fornece previsões com boa acurácia e exige pouca ou nenhuma modificação no funcionamento dos sistemas de telefonia móvel atuais. A técnica utiliza um grid de pontos para ser utilizado para previsão de coordenadas de novas medições de sinal. Este grid pode ser treinado de várias formas e em especial utilizando aprendizagem de máquina. O trabalho se propõe a implementar a técnica de fingerprinting e utilizando medições reais treinar grids com diversos algoritmos diferentes de aprendizagem de máquina e comparar seus desempenhos para a tarefa.
    Apresentação: 5a feira, 13/07/2017, 10:00hs, Sala E121

  6. Fatores que dificultam a prática de design´na indústria brasileira de software
    TG: aqui
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Angelina Maria da Silva
    Curso: Sistemas de Informação
    Área: Design Thinking
    Orientador: Alex Sandro Gomes
    Avaliador: Carla Taciana Lima (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    O processo de desenvolvimento de software é alvo de pesquisas, gerências e engenharias devido a sua complexidade. Por vezes, esse processo é fracassado seja pelas falhas durante a fabricação, estouro do prazo de entrega ou por seu resultado não ser exatamente o que o cliente espera. Ao se desenvolver um Sistema de Informação, é necessário pensar-se em fatores sociais e psicológicos do ambiente onde o sistema será implantado. Ignorando esses fatores, pode-se gerar usuários insatisfeitos ou uma resistência ao uso do sistema levando o projeto ao fracasso. Para que seja possível verificar o motivos dessas casos de insucesso, é necessário identificar o perfil das organizações e destacar os pontos de diferença entre elas para que seja possível mostrar a importância das técnicas de Design Thinking e suas melhorias do processo de desenvolvimento de sistemas.
    Apresentação: 3a feira, 11/07/2017, 09:00hs, LOCAL A CONFIRMAR

  7. Os Riscos das Plataformas Sociais na Segurança Corporativa
    TG: aqui
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Antônio Correia de Azevedo Júnior
    Curso: Sistemas de Informação
    Área: Segurança
    Orientador: Hermano Perrelli de Moura
    Avaliador: André Luis de Medeiros Santos
    Resumo:
    As plataformas sociais estão a cada dia ocupando um maior espaço na vida das pessoas, não muito diferente, empresas se veem cada vez mais imersas nesse espaço; isso acarreta sérios problemas quanto à segurança das empresas, devido a maior exposição da empresa e de seus dados. Através de um mapeamento sistemático poderemos analisar quais as influências que as plataformas sociais trazem para as empresas e que soluções estão sendo implantadas para mitigar e/ou solucionar este problema.
    Apresentação: 3a feira, 11/07/2017, 10:00hs, Sala E202

  8. Transcrição Automática de Acordes com Fontes Híbridas
    TG: aqui
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Arthur Lubambo Peixoto Accioly
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Computação Musical
    Orientador: Giordano Ribeiro Eulálio Cabral
    Avaliador: Geber Lisboa Ramalho
    Resumo:
    Na computação tem-se estudado diversas formas de fazer a transcrição harmônica de uma música de maneira automática, pois esta é uma tarefa bastante difícil de ser feita manualmente e requer especialistas bem treinados. Os métodos mais comuns usam exclusivamente o áudio para tentar extrair as informações musicais. No entanto, recentemente, um trabalho de graduação do Centro de Informática utilizou de cifras pra fazer o alinhamento entre os acordes e os segmentos de áudio. O presente trabalho fez uma progressão deste estudo, agora tratando o problema como transcrição, já que muitas cifras não possuem a sequência de acordes compatível com o áudio da música. Para melhorar o desempenho utilizou-se aprendizagem de máquina para aprender uma função de similaridade entre um acorde e um segmento de áudio. A proposta obteve melhorias em vários aspectos, porée;m precisa melhorar a detecção de tonalidade (uma etapa importante do processo).
    Apresentação: 2a feira, 10/07/2017, 16:00hs, Sala E102

  9. Um Modelo RTL Configurável de Memória Cache Sintetizável em FPGA
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: Ary Guedes Lins
    Curso: Engenharia da Computação
    Área: Arquitetura de Computadores
    Orientador: Edna Natividade da Silva Barros
    Avaliador: Adriano Sarmento
    Resumo:
    O mercado crescente da internet das coisas tem demandado por sistemas embarcados com baixo consumo de energia e de tempo real. Como solução, projetistas tem usado hardware personalizado para aplicações específicas, melhorando o desempenho e reduzindo o consumo de energia, porém aumentando a complexidade do projeto de hardware. O RISC-V, um ISA livre e aberto, independente de implementação e que possui já um compiler toolchain e binários de sistemas operacionais, é ideal para criar um hardware específico para uma aplicação, reduzindo o tempo e custo de projeto. Este trabalho propõe o projeto e implementação de uma hierarquia de memória para um modelo RTL existente do ISA RISC-V de 32 bits sintetizável em FPGA.
    Apresentação: 6a feira, 14/07/2017, 10:00hs, Sala E124

  10. Análise e aplicação do selenium para automação de processos
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Breno Gustavo De Carvalho Siqueira Torres
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Engenharia de software
    Orientador: Márcio Lopes Cornélio
    Avaliador: Juliano Iyoda (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    Este trabalho tem como objetivo apresentar uma alternativa para melhoria e otimização de processos web utilizando a ferramenta de automação de testes selenium. O que está sendo proposto é uma utilização alternativa da ferramenta, onde ao invés de ela ser utilizada para seu propósito original de automação de testes, seria utilizada para automação de processos web no contexto empresarial. A ferramenta seria utilizada em situações no qual fosse necessário fazer um trabalho repetitivo de inserção e recuperação de dados em uma página web sendo assim otimizando e automatizando um trabalho que atualmente é feito de maneira manual. Para isso seria desenvolvido uma abstração da ferramenta selenium com métodos auxiliares para fazer a comunicação entre algum tipo de software que está querendo inserir ou recuperar informações e um website. Um exemplo de sua utilização, e um dos cases de Apresentação: deste trabalho é a
    Autorização de exames médicos em um software de clínica médica.
    Apresentação: 6a feira, 07/07/2017, 15:00hs, Sala E104

  11. Uma proposta de melhoria na qualidade de processos de testes de software do NTI-UFPE baseada no TMMi
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Brunno Rafael Barros de Castro
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Engenharia de Software
    Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
    Avaliador: Simone Santos (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    Em termos de processos de testes de software, existe um modelo de maturidade conhecido por sua sigla, TMMi. Esse modelo auxilia na garantia de qualidade de software através de definições para os processos de testes de software de uma empresa ou organização. Sendo assim, um processo de testes de software bem definido e organizado, além de otimizado, auxilia na garantia da qualidade de software e na execução dos testes de software. Tendo isso em mente, o NTI-UFPE (Núcleo de Tecnologia da Informação) pode ser beneficiado com uma proposta de melhoria no seu processo de testes de software e assim prover um produto de melhor qualidade para a sociedade. Esse trabalho tem a intenção de elaborar tal proposta para o NTI, com embasamento no modelo TMMi, para que seus processos de testes de software possam ser melhorados e a contribuição seja útil, tanto para o NTI como para quem utilizar os sistemas e serviços providos por eles.
    Apresentação: 3a feira, 11/07/2017, 10:30hs, LOCAL A CONFIRMAR

  12. Principais desafios e oportunidades de sistemas sensíveis a contexto aplicados à mobilidade urbana
    Proposta inicial: aqui
    Autor: Bruno de Melo Ghisi
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Inteligência Artificial
    Orientadora: Patrícia Tedesco
    Avaliador: Ana Carolina Salgado, Carlos Ferraz ou Kiev Gama (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    Neste trabalho pretende ser estudada a área de Computação Sensível a Contexto aplicada à mobilidade urbana, fazendo análises não só de quais são as pesquisas e soluções desta área já existentes, como também de quais os principais desafios conhecidos. O objetivo principal é realizar uma revisão sistemática feita por análises e avaliações de pesquisas previamente publicadas, e também verificar o estado presente. Desta forma, destacando as lições aprendidas do passado, inferindo quais as tendências e oportunidades para os próximos anos, sugerindo quais os benefícios que a tecnologia e como essa melhoria pode ser feita para otimizar a mobilidade urbana de uma cidade, além de orientações viáveis para futuras pesquisas.
    Apresentação: 3a feira, 11/07/2017, 10:30hs, LOCAL A CONFIRMAR

  13. Desenvolvimento de Aplicações Móveis Multiplataforma Utilizando Ionic 2
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Bruno Dutra de Lemos Neto
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Desenvolvimento Mobile/Web
    Orientador: Fernando da Fonseca de Souza
    Avaliador: Leopoldo Motta Teixeira (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    Num cenário de TI realista, as aplicações tendem a nascer e morrer rapidamente, ao considerarmos o curto espaço de tempo em que empresas e desenvolvedores devem construir e publicar novas aplicações, nem sempre há disponibilidade para o aprendizado de linguagens de programação e frameworks necessários para a implementação de aplicações em cada sistema operacional. É nesse contexto que a metodologia de desenvolvimento multiplataforma pode ser a melhor solução, utilizando linguagens e padrões conhecidos para o desenvolvimento web, uma mesma implementação pode servir para várias plataformas diferentes. O objetivo deste trabalho é analisar o contexto atual de desenvolvimento multiplataforma de aplicações para dispositivos móveis, além de apresentar o framework Ionic 2, descrevendo recursos e funcionalidades que tem como finalidade reforçar as vantagens do desenvolvimento cross-platform e amenizar (ou sanar) as suas desvantagens em relação ao desenvolvimento nativo. Ao final do estudo, será desenvolvido um aplicativo que ilustrará os principais recursos do Ionic 2, onde será apresentado um protótipo de um aplicativo real, pensando no desafio enfrentado por desenvolvedores web em diversas empresas, focando principalmente nos recursos que reforçam as vantagens do framework e de sua arquitetura.
    Apresentação: 3a feira, 11/07/2017, 11:00hs, LOCAL A CONFIRMAR

  14. Uma biblioteca Multi-Tenant para Flask
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Bruno Resende Pinheiro
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Engenharia de Software
    Orientador: Vinicius Cardoso Garcia
    Avaliador: Nelson Souto Rosa (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    A Computação em Nuvem, também conhecida como Cloud Computing, é uma tecnologia definida pela entrega baseada no consumo de processamento computacional, armazenamento de dados e serviços através de uma plataforma Web disponibilizada pelo fornecedor contratado cuja cobrança é calculada de acordo com o consumo. Do modelo conhecido da Cloud Computing como Software as a Service (SaaS) a cerne deste trabalho será a abordagem Multi-Tenancy, ou multiinquilino. Uma abordagem organizacional do modelo SaaS. Multi-Tenancy é uma arquitetura de sistema que permite vários clientes/empresas, também chamados de inquilinos, compartilhem serviços, aplicações, bancos de dados, entre outros.
    Apresentação: 3a feira, 11/07/2017, 11:00hs, LOCAL A CONFIRMAR

  15. O uso de jogos digitais para possibilitar a construção de conhecimento na promoção da saúde sexual
    TG: aqui
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Bruno Soares da Silva
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Jogos Educativos
    Orientador: Fernando da Fonseca de Souza
    Avaliador: Fernando Castor (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    Esse trabalho tem como objetivo analisar o desempenho que um jogo educativo baseado em problematização e discussão tem em conscientizar e educar sobre DST. Para esse fim, será criado um jogo que simulará uma rede social com conteúdo focado no tema deste trabalho, sendo levado em consideração os aspectos de desenvolvimento de jogos educativos e usabilidade. Posteriormente, o jogo será testado com estudantes do ensino fundamental, onde será analisado o ganho instantâneo de conhecimento sobre o assunto antes e depois da sessão do jogo. Deste modo, é esperado que após o jogo o usuário tenha melhorado o nível de conhecimento sobre DST e seus métodos de prevenção.
    Apresentação: 3a feira, 11/07/2017, 11:30hs, LOCAL A CONFIRMAR

  16. Uma Técnica de Identificação de Pontos de Acessos Falsos ou Maliciosos
    TG: aqui
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Caio César Leão Carneiro de Araújo
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Segurança de redes
    Orientador: Paulo André da Silva Gonçalves
    Avaliador: Carlos André Guimarães Ferraz
    Resumo:
    A maneira em que a conexão sem fio é estabelecida é extremamente vulnerável a ataques de pontos de acesso falsos. Um ataque simples e barato de se realizar, onde o atacante replica o Service Set Identifier ( SSID ) e o endereço MAC ( Medium Access Control ) em seu próprio roteador, fazendo com que computadores se conectem ao ponto falso caso o mesmo tenha um sinal mais forte. Este TG estuda e avalia a técnica que se usa o desvio de relógio do ponto de acesso para identificarmos se o ponto de acesso ao qual estamos nos conectando.
    Apresentação: 6a feira, 07/07/2017, 11:30hs, LOCAL A CONFIRMAR

  17. Aplicação para Melhorar a Interação entre Músico e Público em Apresentações Musicais ao Vivo em Bares do Recife
    TG: aqui
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Caio Sérgio Novaes da Rocha Lins
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Mídia e Interação
    Orientador: Giordano Ribeiro Eulalio Cabral
    Avaliador: Geber Lisboa Ramalho (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    Geralmente em shows de música ao vivo a interação entre os apresentadores e o público é limitada. Durante shows é comum garçons atrapalharem as apresentações para entregar pedidos de músicas escritos em guardanapos ou pior quando alguém da platéia vai pessoalmente e fala, ou grita, o pedido para o artista. Também existem casos onde o artista está fora do alcance e a única forma de interação do público é por agito. A barreira de interação entre músico e público é delicada por envolver fatores culturais e pessoais. Limitando o contexto para bares e festas ficamos com o seguinte desafio: como podemos diminuir a barreira de interação entre artista e público durante apresentações ao vivo?
    Apresentação: 2a feira, 10/07/2017, 14:30hs, Sala E102

  18. Uso de Data Flows para Processamento de Eventos Complexos na Internet das Coisas
    TG: aqui
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Carlos Eduardo Zimmerle de Lima
    Curso: Sistemas de Informação
    Área: Sistemas Distribuídos, IoT, Processamento de Dados em Tempo Real
    Orientador: Kiev Santos da Gama
    Avaliador: Carlos Ferraz
    Resumo:
    Ainda que as ferramentas baseadas em data flows permitam construir fluxos de dados com o intuito de auxiliar a construção de IoT, não existem uma maneira clara de como fazer para construir um mecanismo de processamento de eventos complexos, apesar da grande gama de componentes que as ferramentas disponibilizem. Este projeto tem como por objetivo o estudo do uso de data flows para processamento de eventos complexos na Internet das coisas (IoT), mais especificamente como criar/modelar um processamento de eventos complexos em ferramentas de criação de data flows.
    Apresentação: 5a feira, 13/07/2017, 08:00hs, Sala E403

  19. Validação de assinaturas utilizando um app mobile
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Carlos Henrique Gonçalves e Silva
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Inteligência artificial
    Orientador: Cleber Zanchettin
    Avaliador: Adriano Lorena (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    Este trabalho tem como objetivo o estudo e a implementação de um sistema para dispositivos móveis, com o intuito de ser um reconhecedor de assinaturas. Para isso, utilizarei a própria tela do aparelho para capturar a assinatura do indivíduo, o que possibilitaria utilizar uma informações mais criteriosas uma vez que atributos como velocidade, pressão e sentido estariam disponíveis.
    Apresentação: 3a feira, 11/07/2017, 14:30hs, LOCAL A CONFIRMAR

  20. Aplicativo móvel de terapia digital para formação de hábitos alimentares saudáveis e monitoramento de perda de peso em mulheres de 40 a 60 anos
    TG: aqui
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Carlos Rafael de Oliveira do Amaral Leitão
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Desenvolvimento Mobile
    Orientador: Cristiano Coelho de Araújo
    Avaliador: Alex Sandro Gomes (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    Obesidade é uma doença crônica que afeta uma parcela significativa da população brasileira e cujas complicações comprometem não apenas a saúde e bem-estar do paciente, mas é também traz grandes custos para o sistema de saúde. Em uma parcela significativa dos casos, a obesidade pode ser prevenida, desde que os indivíduos com sobrepeso ou obesos aprendam a re-educar seus hábitos alimentares e de exercício físico, porém o médico ou nutricionista não tem tempo para acompanhar e instruir cada paciente individualmente, de forma remota. Perder peso de forma saudável exige mudanças delicadas na rotina da pessoa e o contexto atual leva a um alto índice de evasões em tratamentos, assim como regressões dos resultados. Com isso, O objetivo deste trabalho é desenvolver uma ferramenta mobile para prover a parte digital do tratamento de mulheres entre os 40-60 anos, com sobrepeso/obesidade, onde um médico, nutricionista, e educador físico farão o acompanhamento dos pacientes para uma perda de peso média estimada em 4-6% da massa corporal do indivíduo, ao longo de 8 semanas de terapia.
    Apresentação: 3a feira, 11/07/2017, 14:30hs, LOCAL A CONFIRMAR

  21. Sistema para Monitoramento Remoto do Consumo de Energia no Centro de Informática
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: Carolina Maria de Almeida Barbosa
    Curso: Engenharia da Computação
    Área: Consumo de Energia
    Orientador: Abel Guilhermino da Silva Filho
    Avaliador: Prof. Daniel Carvalho da Cunha (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    Considerando o modelo atual para gerenciamento do consumo de energia no país, não existem informações suficientes que possibilitam ao consumidor entender como está sendo a utilização do consumo elétrico dentro de sua residência. As únicas informações vêm por meio de faturas que informam apenas o valor do consumo mensal [1]. Tomando este cenário como principal motivação, este trabalho propõe o desenvolvimento de um sistema para monitoramento remoto (via browser) do consumo de energia. O sistema tomará como base a infraestrutura do Centro de Informática (CIn). O acesso remoto visa facilitar o gerenciamento da energia consumida. O sistema contará com informações que possibilitarão uma visão mais clara do consumo de energia num local, sendo possível a adoção de medidas para economia de energia.
    Apresentação: 5a feira, 06/07/2017, 09:00hs, Auditório

  22. Avaliação do Framework Stepwise Improment e autoexplicação no ensino de programaçã de estudantes do ensino médio de escolas públicas
    TG: aqui
    Autor: Cleydyr Bezerra de Albuquerque
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Informática na Educação
    Orientadora: Patrícia Tedesco
    Avaliador:
    Resumo:

  23. Estudo de Lacunas da Meta-Plataforma KNoT para IoT
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: Danilo Alfredo Marinho de Souza
    Curso: Engenharia da Computação
    Área: Internet das Coisas
    Orientador: Kiev Santos da Gama
    Avaliador: Prof. Vinícius Cardoso Garcia
    Resumo:
    A Internet das Coisas transforma objetos físicos comuns em dispositivos inteligentes, capazes de adquirir dados do ambiente, comunicarem-se entre si e interagir com o ambiente de forma coordenada. Por proporcionar este poder e flexibilidade, a Internet das Coisas é considerada uma das seis tecnologias disruptivas do futuro, segundo o Conselho Nacional de Inteligência dos EUA. Estima-se também que em 2025, teremos cerca de 75 bilhões de dispositivos conectados. Um estudo de [Mineraud et. al, 2016] avaliou diversas tecnologias em IoT, destacando os desafios tecnológicos e as lacunas presentes no atual ecossistema. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é situar o KNoT no cenário atual de IoT, avaliando como a meta-plataforma aborda os desafios e as lacunas identificadas.
    Apresentação: 2a feira, 10/07/2017, 11:00hs, Sala E113

  24. Um estudo da usabilidade do Leap motion como uma interface natural com o usuário na criação de sketches e desenhos arquitetônicos
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Débora Cristina Gonçalves Correia
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Mídia e Interação, Usabilidade, User experience
    Orientador: Geber Ramalho
    Avaliador: André Santos
    Resumo:
    Seja durante o processo de criação ou na Apresentação: final de um projeto, o arquiteto utiliza de esboços para representar suas ideias. Estes esboços, ou sketches, são os artefatos mais próximos do pensamento e compõe uma ferramenta importante para estimular a imaginação e criatividade do designer em várias etapas de criação. Existem ferramentas digitais que facilitam o desenvolvimento destes sketches. Esse trabalho tem como objetivo avaliar o uso do Leap Motion, device que proporciona uma interface natural de interação com o computador, na criação de esboços e desenhos por parte de designers e arquitetos.
    Apresentação: 3a feira, 11/07/2017, 09:00hs, Sala E102

  25. Análise e predição de dificuldade de fases em jogos
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: Delio Lustosa Cantarelli
    Curso: Engenharia da Computação
    Área: Inteligência Artificial em Jogos
    Orientador: Geber Ramalho
    Avaliador: Patrícia Tedesco
    Resumo:
    Saber a dificuldade de uma fase é essencial para o jogador ser desafiado no limite das suas habilidades, sem que ele se sinta frustrado com uma dificuldade muito elevada ou entediado com uma dificuldade muito baixa. Nesse artigo temos o objetivo de identificar, a partir de dados de sessões de jogo, a dificuldade que uma criança tem para completar uma fase do jogo Geppetto Builder. Para isso, definimos quais as métricas que refletem a dificuldade para uma criança completar uma fase e que características da fase definem sua dificuldade. Uma rede será proposta para mapear as características de uma fase em uma dificuldade, com treinamento supervisionado usando como entrada os dados obtidos em sessões com jogadores reais.
    Apresentação: 3a feira, 11/07/2017, 10:30hs, Sala E102

  26. Análise do Impacto da Estratégia do Uso de Branching em Devops
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Dênio Batista Brasileiro Bezerra
    Curso: Sistemas de Informação
    Área: Engenharia de Software
    Orientador: Vinicius Cardoso Garcia
    Avaliador: Vanilson André de Arruda Burégio (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    No processo de desenvolvimento de software é comum vermos muitos problemas de integração entre o time de desenvolvimento e o time de operações, para tentar diminuir isso foi criado em 2008, o movimento DEVOPS, que consiste em um conjunto de práticas destinadas a melhorar a comunicação e a atuação dos dois times, conseguindo assim aumentar a qualidade do produto além de diminuir o tempo de desenvolvimento e os riscos durante as implementações. Uma das técnicas utilizadas na gerência de configuração de software é a de branching que consiste na divisão do código em ramos para assim os desenvolvedores poderem trabalhar em paralelo. Neste trabalho será analisado como o uso dessa técnica impacta, positivamente ou negativamente, no DEVOPS.
    Apresentação: 6a feira, 14/07/2017, 18:00hs, Sala do prof. Vinícius

  27. Avaliaçatilde;o do perfil de aluno no SIG@ UFPE quanto à conformidade com o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico - eMAG 3.1
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: Diogo Ângelo Vieira da Nóbrega
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Tecnologias assistivas
    Orientador: Robson do Nascimento Fidalgo
    Avaliador: Alex Sandro Gomes ou Fernando da Fonseca de Souza (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    Instituições de ensino superior comumente disponibilizam informações de alunos através de um sistema Web. Atividades como consultar notas, realizar matrículas em disciplinas e obter grade de horário evidenciam a importância desta ferramenta na vida acadêmica de todos alunos. Sistemas de informações acadêmicas devem ter uma preocupação adicional para que estas informações estejam acessíveis também para pessoas com necessidades especiais (PNEs). Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise do nível de acessibilidade do Sistema de Informações e Gestão Acadêmica (SIG@) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tal análise tem como foco o perfil de aluno e será feita sob a ótica do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG), um conjunto de diretrizes de acessibilidade construído pelo Governo Brasileiro para portais públicos.
    Apresentação: 3a feira, 11/07/2017, 16:00hs, LOCAL A CONFIRMAR

  28. Automação do monitoramento do consumo elétrico residencial e comercial
    TG: aqui
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Diego Marcolino Silva
    Curso: Sistemas de Informação
    Área: Domótica, Internet das Coisas, Aplicações móveis, Gerenciamento do consumo energético
    Orientador: Kiev Gama
    Avaliador: Vinícius Cardoso da Silva
    Resumo:
    O preço da energia elétrica está cada vez mais caro e isto tem um impacto negativo no orçamento familiar e de pequenos comércios. Em muitos casos, os gastos com energia elétrica não são reduzidos porque os moradores de um local não tem o conhecimento sobre o valor gasto até um determinado momento do mês. Esta desinformação com relação aos gastos com energia elétrica é irônica, se considerarmos a acessibilidade e a consolidação dos dispositivos móveis como a principal ferramenta de consumo de informação da nossa sociedade. Este trabalho se propõe a definir a arquitetura e implementar um sistema de monitoramento do consumo elétrico residencial e comercial. Este sistema será composto por uma aplicação Android, um servidor para o gerenciamento dos dados da aplicação e um hardware para o monitoramento do consumo energético. Esta solução também terá como objetivo fazer com que os usuários de um local trabalhem colaborativamente, de modo que consigam alcançar um objetivo mensal de consumo energético predefinido, obtendo feedback em tempo real dos seus gastos até um determinado momento do mês atual.
    Apresentação: 2a feira, 10/07/2017, 10:00hs, Sala E113

  29. Ajustes do Elemento Estrutural e Filtros para Contagem Automática de Ovos do Aedes Aegypti em Imagens de Armadilhas de Ovos
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: Diógenes dos Santos Silva
    Curso: Engenharia da Computação
    Área: Processamento de imagem
    Orientador: Leandro Maciel Almeida
    Avaliador: Cleber Zanchettin
    Resumo:
    O Aedes Aegypti é um mosquito responsável pela transmissão dos vírus da Zika, Chikungunya e Dengue, sendo este último o responsável por mais de 1.500.000 casos em todo o Brasil no ano de 2016. Devido à falta de uma vacina e tratamentos efetivos, a única forma de reduzir a proliferação do vírus é a redução dos criadouros do mosquito. Um dos métodos mais eficientes para a detecção e vigilância de mosquitos são as ovitrampas. A contagem dos ovos dos mosquitos nessas armadilhas são extremamente importantes, porém essa contagem ainda é feita de forma não-automática. Este trabalho tem como objetivos replicar os métodos utilizados para a contagem de ovos em ovitrampas, bem como otimizar o elemento estrutural utilizado nesses métodos.
    Apresentação: 2a feira, 10/07/2017, 08:00hs, Sala D004

  30. Infraestrutura de Hardware in the Loop para Testes Funcionais de Sistemas de monitoramento remoto
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: Diogo Pereira de Morais
    Curso: Engenharia da Computação
    Área: Sistemas embarcados
    Orientador: Ricardo Martins
    Avaliador: Silvio Melo
    Resumo:
    O trabalho propõe apresentar uma arquitetura de hardware in the loop para testes de validação em sistemas de monitoramento real. é comum que alguns sistemas embarcados tenham limitações quanto a possibilidade de realizar testes funcionais para validação das funcionalidades que supostamente devem entregar. Essas limitações são referentes a disponibilidade, custos e segurança. Isto é, ao terminar a implementação de um sistema embarcado, pode haver dificuldade para testá-lo, devido a não haver condições de gerar condições reais de testes de forma controlada, ou o custo do protótipo para teste ser de alto custo. Um exemplo disso é um sistema de monitoramento e controle remoto para reservatórios hídricos. Não razoável que a equipe de testes tenha um reservatório em ambiente de desenvolvimento para fazer testes de validação. Portanto, cria-se uma infraestrutura de hardware in the loop para simular o ambiente de forma controlada.
    Apresentação: 5a feira, 13/07/2017, 15:30hs, Sala E124

  31. Análise e criação de modelo de segurança de aplicativos de mensagens instantâneas
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Diogo Gregório Ribeiro
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Segurança de Android
    Orientador: Leopoldo Teixeira
    Avaliador: Henrique Emanuel Mostaert Rebêlo (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    O objetivo deste trabalho é o de criar uma metodologia de análise de segurança e classificar os aplicativos (apps) de mensagens instantâneas de acordo com os seus níveis de segurança obtidos. A definição dos critérios e seus respectivos pesos serão construídos a partir das necessidades do usuário. Analisaremos, por exemplo, se os apps são capazes de esconder o tráfego na rede utilizando ferramentas conhecidas como network sniffers, se estão dificultando a engenharia reversa do código, protegendo o dados armazenados no aparelho, entre outros pontos.
    Apresentação: 3a feira, 11/07/2017, 17:00hs, LOCAL A CONFIRMAR

  32. Monetização de aplicativos móveis: as formas e o estudo de casos bem sucedidos
    TG Final: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: Eduardo de Albuquerque Pires
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Mobile
    Orientador: Carlos Ferraz
    Avaliador: Cristiano Araújo (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    Como qualquer outra atividade econômica de grande porte, a popularização dos smartphones pelo mundo proporcionou o surgimento de diversos modelos de negócio. Mais do que uma tecnologia, os dispositivos móveis se transformaram numa plataforma de novos negócios. Em 2016, a indústria de aplicativos móveis movimentou mais de US$ 44 bilhões, tendo uma perspectiva de atingir mais de US$ 80 bilhões em 2020 [1], provando uma tendência que já se mostrava evidente anos atrás. O crescimento acelerado do número de usuários de smartphones e aplicativos criou novos canais de comunicação que logo despertaram o interesse do mercado publicitário, que passou a movimentar grandes investimentos para atingir essa audiência. Conhecer as diversas formas de se gerar renda com aplicativos, conceito conhecido como monetização, além de compreender padrões em casos bem sucedidos é imprescindível para direcionar a melhor forma de tornar um novo app rentável e lucrativo. O trabalho tem como objetivo apresentar um panorama geral das formas de monetização mais usadas, além de introduzir conceitos e análise de casos bem sucedidos do uso de anúncios, o modelo mais adotado, porém mal implementado por uma vasta parcela dos desenvolvedores.
    Apresentação: 3a feira, 11/07/2017, 17:30hs, LOCAL A CONFIRMAR

  33. Clusterização Difusa com Múltiplos Representantes Baseada em Entropia para Dados Relacionais
    TG Final: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: Eduardo Cintra Simões
    Curso: Engenharia da Computação
    Área: Aprendizagem não-supervisionada
    Orientador: Francisco de Assis Tenório de Carvalho
    Avaliador: Sergio Ricardo de Melo Queiroz
    Resumo:
    Aprendizagem de máquina é a
    Área da computação que, ao invés de implementar as soluções para determinado problema, busca métodos para o computador descobrir tais soluções, podendo ser supervisionada, caso o sistema seja treinado utilizando as respostas do conjunto de treinamento, ou não-supervisionada, caso contrário. Uma das suas sub
    Áreas é a clusterização, cujo objetivo é a divisão de um conjunto de elementos similares em classes. essa clusterização pode ser Hard, caso cada elemento pertença a apenas uma classe, ou Fuzzy, caso os elementos possam pertencer a mais de uma classe. O foco deste trabalho será a implementação de um modelo de clusterização fuzzy não-supervisionado para dados relacionais baseado em entropia.
    Apresentação: 3a feira, 20/06/2017, 15:00hs, Anfiteatro

  34. Contagem Automática de Ovos de Aedes Aegypti Através de Processamento de Imagens de palhetas em Ovitrampas
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Eduardo José Moreira de Lima
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Processamento de Imagens e Reconhecimento de Padrões
    Orientador: Leandro Maciel Almeida
    Avaliador: George Darmiton da Cunha Cavalcanti (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    A contagem de ovos de Aedes Aegypti em palhetas Eucatex de Ovitrampas é a melhor forma de monitorar a difusão desse mosquito. Essa contagem se for realizada manualmente consome muito tempo e pessoas qualificadas a manusear lupas e microscópios. Esse trabalho tem como objetivo realizar a contagem automática de ovos através de processamento de imagens das palhetas de Eucatex, fotografadas por meio de celular.
    Apresentação: 4a feira, 12/07/2017, 08:00hs, LOCAL A CONFIRMAR

  35. Metodologia PAI: Uma aplicação para Android
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: Egle Luis Vieira de Almeida
    Curso: Engenharia da Computação
    Área: Engenharia de Software
    Orientador: Hermano Perrelli de Moura
    Avaliador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
    Resumo:
    A Administração Pública Federal tem como grande desafio o gerenciamento dos recursos financeiros. A eficiência da administração está em otimizar todas etapas intermediárias envolvidas. Para planejar e gerenciar as demandas operacionais da Universidade Federal de Pernambuco foi criado o Plano de Ação Institucional (PAI). A proposta do PAI é integrar as unidades organizacionais de toda a Universidade para elas se alinharem e elaborarem suas propostas. Para acompanhar a execução do plano as unidades organizacionais se encontram trimestralmente e realizam diagnósticos e monitoramento, bem como a prestação de contas da execução das ações definidas no planejamento. Nesse contexto, faz-se necessária a criação de uma aplicação para auxiliar o PAI na inserção das propostas e um acompanhamento e prestação das ações planejadas.
    Apresentação: 4a feira, 12/07/2017, 08:30hs, Sala E403

  36. Ferramenta de pré-análise para auxiliar o designer no balanceamento de jogos
    TG: aqui
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Eric Ândersen Freitas e Silva
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Inteligência Artificial em Jogos Digitais
    Orientador: Geber Lisboa Ramalho
    Avaliador: Patrícia Tedesco
    Resumo:
    Para o sucesso de jogos MMORPGs (Jogos de Interpretação de Personagens Online em Massa para Multijogadores, termo advindo do inglês Massive Multiplayer Online Role-Playing Game) é essencial que jogos ofereçam opções significativas para o jogador e nessas escolhas ele se sinta representado e não se sinta injustiçado por não ter escolhido opções que claramente são ótimas para todos os casos dando aos jogadores que a escolhem uma clara vantagem sobre os outros em todos os aspectos do jogo. Essas estratégias dominantes são buscadas por jogadores, mas devem ser combatidas pela equipe de desenvolvimento do jogo. Neste trabalho nós buscamos diminuir o tempo de busca por essas estratégias que ainda é manualmente por uma abordagem algorítmica utilizando aprendizagem por reforço para buscar estratégias dominantes.
    Apresentação: 3a feira, 11/07/2017, 10:00hs, Sala E102
  37. Reviewer: Uma plataforma Web colaborativa para revisão da completude de planos experimentais
    TG: aqui
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Erick Lucena Palmeira Silva
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Engenharia de Software
    Orientador: Sérgio Castelo Branco Soares
    Avaliador: Leopoldo Teixeira (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    Dentro da área de Engenharia de Software Experimental, existe um consenso acerca da relação entre a qualidade de um plano experimental e o resultado obtido após a execução dos experimentos. Entretanto, o processo de planejamento de um experimento controlado que se utiliza de participantes no seu processo de execução vem se tornando cada vez mais desafiador para muitos pesquisadores da área de Engenharia de Software devido a inclusão de fatores humanos no experimento. A proposta deste trabalho é automatizar o instrumento que está sendo desenvolvido em uma pesquisa de doutorado, cujo objetivo é dar suporte aos pesquisadores que planejam experimentos controlados.
    Apresentação: 4a feira, 12/07/2017, 09:00hs, LOCAL A CONFIRMAR

  38. Otimizando o processo de criação de personagens 2D em pixel art para jogos digitais através da ferramenta SpriteGen
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Felipe de Assis Souza
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Jogos Digitais
    Orientador: Geber Lisboa Ramalho
    Avaliador: Giordano Ribeiro Eulálio Cabral (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    A arte pixel a pixel vem sendo utilizada para dar vida aos jogos digitais desde o início desse tipo de entretenimento e, apesar de ter perdido a força para os modelos 3D, grande parte dos desenvolvedores independentes de jogos utilizam-se desse tipo de arte, tanto pela praticidade quanto pela diminuição de custos de desenvolvimento. A ferramenta apresentada visa diminuir o tempo investido na criação desse tipo de arte, focando na criação de personagens 2D em pixel art.
    Apresentação: 2a feira, 10/07/2017, 15:00hs, Sala E102

  39. Implementação do Customer Development Model para Desenvolvimento de programa digital para perda de peso sustentável
    TG: aqui
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Felipe do Couto Farias
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Requisitos de Sistemas
    Orientador: Cristiano Coelho de Araújo
    Avaliador: Alex Sandro Gomes (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    Obesidade é uma doença crônica que afeta uma parcela significativa da população brasileira e cujas complicações comprometem não apenas a saúde e bem-estar do paciente, mas é também traz grandes custos para o sistema de saúde. Em uma muitos dos casos, a obesidade pode ser prevenida, desde que os indivíduos com sobrepeso ou obesos aprendam a re-educar seus hábitos alimentares e de exercício físico. Todavia, o médico ou nutricionista não têm tempo para acompanhar e instruir cada paciente individualmente e seus suportes se limitam ao momento da consulta. Perder peso de forma saudável exige mudanças delicadas na rotina da pessoa e o contexto atual leva a um alto índice de evasões em tratamentos, assim como regressões dos resultados. O objetivo deste trabalho é desenvolver os requisitos de um sistema para prover o tratamento de mulheres entre os 40-60 anos, com sobrepeso/obesidade, através de interações exclusivamente digitais, onde um médico, nutricionista, e educador físico farão o acompanhamento dos pacientes para uma perda de peso média estimada em 4-6% da massa corporal do indivíduo, ao longo de 8 semanas de terapia.
    Apresentação: 4a feira, 12/07/2017, 09:30hs, LOCAL A CONFIRMAR

  40. Um Método de Geração de Pools de Classificadores Usando Instance Hardness
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: Felipe Nunes Walmsley
    Curso: Engenharia da Computação
    Área: Aprendizagem de Máquina
    Orientador: George Darmiton da Cunha Cavalcanti
    Avaliador: Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    Em Aprendizagem de Máquina, métodos de ensemble vêm recebendo grande atenção. Técnicas como bagging e boosting têm sido aplicadas com sucesso a diversos problemas. Entretanto, essas técnicas ainda são suscetíveis aos efeitos de ruído e de outliers, que podem estar presentes no conjunto de treinamento. Tanto outliers quanto instâncias ruidosas serão provavelmente classificadas erroneamente. Um indicativo da dificuldade em classificar corretamente uma instância é a chamada instance hardness. Nesse trabalho, propõe-se um novo método de geração de pools de classificadores baseado em bagging, em que a probabilidade de seleção durante o processo de reamostragem é inversamente proporcional à dificuldade da instância. O objetivo do método é remover instâncias ruidosas e outliers e evitar assim seus efeitos indesejáveis sobre o treinamento.
    Apresentação: 4a feira, 12/07/2017, 09:30hs, Sala E112

  41. Uma análise sobre poder em ecossistemas de software – Apple App Store e Google Play Store
    TG: aqui
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Felipe Rodrigues Câmara
    Curso: Sistemas de Informação
    Área: Ecossistemas de Software
    Orientador: Carina Frota Alves
    Avaliador: Kiev Gama
    Resumo:
    Seguindo as definições de ecossistemas de software e appstores pode utilizar uma abordagem que visa entender as relações de poderes entre os atores que envolvem o ecossistema das duas das maiores lojas de aplicativos: App Store e Play Store. Nessa pesquisa investigaremos as relações entre as empresas que fazem uso das plataformas iOS e Android, comercializando aplicativos a partir de suas respectivas appstores. Ao caracterizar tais relações de poder e dependência, será possível discutir formas de tornar um ecossistema saudável garantindo sua evolução através de parcerias de sucesso.
    Apresentação: 3a feira, 11/07/2017, 10:30hs, Sala E201
  42. Algorand e outros mecanismos de consenso em public ledger
    TG: aqui
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Felipe Torres Magalhães
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Teoria da Computação
    Orientador: Ruy José Guerra Barretto de Queiroz
    Avaliador: Ricardo Menezes Campello de Souza
    Resumo:
    O objetivo deste trabalho é comprovar a viabilidade do mecanismo de consenso proposto por Algorand em um public ledger. Para tal, será feito um estudo de vários mecanismos de consenso encontrados tanto na literatura quanto em sistemas já lançados, desde o proof-of-work até outras abordagens alternativas. Após essa revisão de literatura, iremos estudar Algorand como um todo, desde suas primitivas criptográficas até cada um de seus passos feitos para a seleção do próximo bloco a ser adicionado ao registro. Será fornecido provas formais sobre as propriedades reivindicadas por Algorand sempre que necessário. Espera-se comprovar a viabilidade de Algorand, não apenas para Bitcoin, mas para outras criptomoedas e sistemas baseados em public ledger.
    Apresentação: 4a feira, 05/07/2017, 15:30hs, Sala E101

  43. A Relevância do Blockchain na Gestão de Frotas de Veículos Autônomos
    TG: aqui
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Filipe Gutemberg Costa Pinto
    Curso: Sistemas de Informação
    Área: (A CONFIRMAR)
    Orientador: José Carlos Cavalcanti
    Avaliador: Vinícius Cardoso Garcia
    Resumo:
    O tema mobilidade urbana tem sido cada vez mais o foco de discussão em todo o mundo. O aumento dos níveis de poluição nas grandes cidades é algo preocupante, obrigando governos de países a intervirem diretamente na circulação de veículos em dias de maior nível de contaminação do ar. O advento dos carros autônomos levanta discussões sobre o papel do veículo na sociedade. Por si só, a ausência de um motorista de carne osso por trás dos volantes poderia levar a ganhos significativos na fluidez do trânsito e na diminuição do número de acidentes nas estradas, o que poderia resultar em um aumento considerável nas condições de vida da população das grandes cidades. No que tange ao registro de veículos, os DETRANs operam como intermediários, onde toda transferência de propriedade e primeiro registro do automotor deve ser feito no órgão estadual. Com o surgimento de novas tecnologias como o blockchain toda esta estrutura centralizada e baseada em um intermediário poderia ser substituída por um “livro de registro” aberto e imutável o que poderia trazer ganhos em termos de eficiência no controle de propriedade de veículos automotores. Neste sentido, pretende-se investigar as oportunidades e obstáculos da tecnologia do blockchain para os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (diante do cenário de popularização dos carros autônomos no mundo) parece ser, pelo seu caráter inovador, um tema que merece a atenção tanto da academia como de policy makers e analistas em geral.
    Apresentação: 4a feira, 12/07/2017, 16:00hs, Sala E121

  44. Avaliação de Técnicas de Filtragem Colaborativa para Sistemas de Recomendação
    TG: aqui
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Flávio de Holanda Cavalcanti Júnior
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Inteligência Artificial
    Orientador: Ricardo Bastos C. Prudencio
    Avaliador: Flávia de Almeida Barros (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    Com a popularização de sistemas de e-commerce e a vasta quantidade de produtos que estes costumam oferecer a seus usuários faz-se necessário a Apresentação: de uma "vitrine" virtual eficaz, que sugira ao usuário itens satisfatórios aos seus interesses individuais. Embora apenas um exemplo, são nos sistemas de e-commerce que mais facilmente percebemos a atuação de técnicas de recomendação por filtragem colaborativa, e é este o tema do documento. Nele serão levantados algumas dessas técnicas e feitos alguns experimentos analíticos sobre uma base de teste.
    Apresentação: 4a feira, 12/07/2017, 11:00hs, LOCAL A CONFIRMAR

  45. Estudo sobre coleta de dados de localização em smartphones
    TG: aqui
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Gabriel Avelar Falcone de Melo
    Curso: Ciência da Computação
    Área: (A CONFIRMAR)
    Orientador: Carlos Andre Guimarães Ferraz
    Avaliador: Fernando Castor (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    Ao utilizar navegadores web, é comum a utilização dos chamados cookies, pequenos arquivos que são armazenados durante a navegação do usuário, detectando o caminho que ele percorre entre as diferentes aplicações. Com o domínio dos dados de navegação, percebe-se que existe um outro cenário não abordado, o mundo offline. Esse artefato propõe a realização um estudo sobre os meios de obtenção dos dados relacionados ao comportamento offline do usuário, levando em consideração os recursos limitados de dispositivos móveis, e abordará utilização primordialmente de dois componentes, GPS e Wi-fi. O documento irá explorar os diferentes cenários em que os dados podem ser obtidos, esclarecendo os benefícios e limitações de cada abordagem.
    Apresentação: 4a feira, 12/07/2017, 11:00hs, LOCAL A CONFIRMAR

  46. Análise do Comportamento de Canais UHF Utilizando Sensoriamento Espectral, Geo-localização e Modelos de Propagação
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: Gabriel Wanderley Albuquerque Silva
    Curso: Engenharia da Computação
    Área: Redes de Computadores
    Orientador: Kelvin Lopes Dias
    Avaliador: Daniel Carvalho da Cunha
    Resumo:
    A escassez do espectro eletromagnético voltado para as transmissões sem fio tem incentivado o desenvolvimento de tecnologias que visam a melhor utilização dessas faixas de espectro. Uma dessas novas abordagem é o Rádio Cognitivo, que visa o acesso oportunista a canais que pertencem a usuários licenciados. A técnica de sensoriamento auxilia no processo de decisão do uso do canal. O uso da base de dados geolocalizada para análise do espectro é uma técnica que evita problemas apresentados pelo sensoriamento em tempo real. Neste trabalho, será proposto um modelo de propagação para a
    Área do Campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) baseada no sensoriamento do espectro de uma faixa de frequência e, como objetivo final, será construída uma base de dados geolocalizada de acordo com essas medições e modelos desenvolvidos. Por fim, uma análise será feita dos possíveis TV White Spaces (TVWS) existentes na
    Área.
    Apresentação: 6a feira, 14/07/2017, 9:00hs, Sala E121

  47. Jogos Digitais Educacionais: Dificuldades à adoção na Educação Básica
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Gabriela de Carvalho Paes de Andrade
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Jogos e Educação
    Orientador: Alex Sandro Gomes
    Avaliador: Giordano Ribeiro Eulálio Cabral (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    Existe na literatura diversos
    Autores que mostram o imenso potencial positivo de jogos digitais aplicados na educação, em prol do aprendizado. No entanto é difícil encontrar na prática educadores utilizando tais ferramentas. Este trabalho visa encontrar e entender as dificuldades e barreiras que são partes do motivo pelo qual os jogos são tão pouco usados apesar de serem vistos como uma ferramenta de grande potencial.
    Apresentação: 4a feira, 12/07/2017, 11:30hs, LOCAL A CONFIRMAR

  48. GeometricVis: Um aplicativo para auxiliar o ensino da geometria analítica e álgebra linear
    TG: aqui
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Gabriela Mota de Lacerda
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Geometria Analitica, Algebra linear, Educacao
    Orientador: Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto
    Avaliador: Sílvio Melo
    Resumo:
    A motivação deste trabalho é ajudar os alunos a compreenderem melhor a base teórica, tanto de geometria analítica, como de álgebra linear, porém de uma forma mais lúdica. O diferencial desta ferramenta é permitir uma aproximação da realidade dos estudantes com os conceitos de geometria analítica e álgebra linear, utilizando a flexibilização dos dados inseridos. Não somente a linguagem construída é a mais próxima da utilizada nos livros didáticos e também faz relações com alguns outros elementos, podendo ser um grande aliado no aprendizado. O foco da ferramenta é diminuir a abstração de forma prática e auxiliar os alunos a compreender os conceitos básicos, de forma que seja possível construir uma certa assimilação da abstração que equações possuem em algo que se possa ver e analisar.
    Apresentação: 4a feira, 12/07/2017, 14:00hs, LOCAL A CONFIRMAR

  49. Grids irregulares adaptativos para localização outdoor de estações móveis em ambientes urbanos
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: Gustavo Pimentel Bittencourt
    Curso: Engenharia da Computação
    Área: Localização outdoor de estações móveis
    Orientador: Daniel Carvalho da Cunha
    Avaliador: Paulo Salgado
    Resumo:
    Esse documento propõe uma investigação a respeito da utilização de grids irregulares em métodos de localização outdoor para espaços urbanos densamente ocupados. O estudo compreende a construção de grids capazes de adaptar-se as caracteri´sticas morfológicas da malha viária dentro de um dado peri´metro urbano. Além de verificar se existem melhorias na acurácia da estimativa de localização, o estudo pretende extrair métricas comparativas com relação a outros modelos de grid tradicionalmente encontrados na literatura. Os experimentos serão conduzidos utilizando a técnica de RSS fingerprinting para a tecnologia GSM na faixa de 1.8 GHz em uma base de dados com 2.547 medições efetuadas na cidade de Recife/PE.
    Apresentação: 5a feira, 13/07/2017, 11:20hs, sala E121

  50. Análise da relevância das saídas de ConvNets através de aprendizagem não-supervisionada
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: Heitor Rapela Medeiros
    Área: Aprendizagem de Máquina
    Orientador: Hansenclever de França Bassani
    Avaliador: Cleber Zanchettin
    Resumo:
    A robótica nos últimos anos teve o crescimento impulsionado pelo avanço tecnológico e barateamento de sua produção, com isso, atividades repetitivas e complexas que eram executadas por pessoas estão sendo realizadas por robôs. Para fazer diversas atividades, os robôs necessitam detectar e reconhecer objetos de forma precisa, atualmente estão sendo estudadas várias técnicas de aprendizagem de máquina como redes neurais convolucionais com intuito de melhorar a visão do robô para com o mundo. O objetivo deste trabalho parte desta motivação para entender o funcionamento das camadas de autoencoders destas redes neurais, que vem dando ótimos resultados, como podemos ver na GoogLeNet, vencedora da competição da ImageNet [4]. Isso será feito através da análise das relevâncias através da técnica baseada em mapas auto-organizáveis LARFDSSOM [3], com o intuito de identificar quais as características mais importantes nos autoencoders para representar certas classes e com isto entender melhor o funcionamento do seu aprendizado
    Apresentação: 6a feira, 14/07/2017, 10:00hs, Sala E113

  51. Uma heurística cooperativa inspirada em termodinâmica para resolver problemas de otimização combinatorial
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: Hélio de Meira Lins Neto
    Curso: Engenharia da Computação
    Área: Inteligência Artificial
    Orientador: Tsang Ing Ren
    Avaliador: George Darmiton ou José Américo (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    Em arXiv:1406.7282v2, os autores apresentam uma heurística inspirada em termodinâmica para resolver problemas de otimização combinatorial e a aplicam ao problema do caixeiro viajante. Nosso objetivo é explicar as vantagens e desvantagens do método, replicá-lo ao problema do caixeiro viajante e formular uma implementação em outro problema.
    Apresentação: 3a feira, 20/06/2017, 10:30hs, Sala E101

  52. Uma Plataforma para Gestão de Planos em Softwares como Serviço
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Hugo Rafael Bessa de Andrade
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Engenharia de Software e Empreendedorismo
    Orientador: Giordano Ribeiro Eulálio Cabral
    Avaliador: Augusto Sampaio (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    Com a migração em massa de sistemas para a nuvem e a popularização de novas tecnologias de criação de novos negócios em tecnologias como design thinking e lean, surgiram novas preocupações em relação a arquitetura desses softwares. Preocupações como isolamento de dados entre negócios, gestão de planos de serviço e disponibilidade de recursos, acabam gerando grandes overheads de desenvolvimento em processos mais dinâmicos, que envolvem constantes validações de modelos de negócios distintos. Nesse trabalho será desenvolvida e validada uma ferramenta para auxiliar pessoas não-técnicas a gerenciarem os planos e recursos de seus softwares como serviço através de uma interface gráfica amigável, sem a necessidade fazer alterações no código fonte do sistema.
    Apresentação: 4a feira, 12/07/2017, 15:00hs, LOCAL A CONFIRMAR

  53. Sistema de Sumarização Automática de Textos Baseado em Classes de Documentos
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: Ihago Henrique Lucena e Silva
    Curso: Engenharia da Computação
    Área: Processamento de Linguagem Natural
    Orientador: Rafael Dueire Lins
    Avaliador: Frederico Luiz Gonçalves de Freitas
    Resumo:
    A sumarização automática de textos é o processo computacional da geração uma versão mais curta de um ou mais documentos de texto, mantendo a informação fundamental dos documentos originais. Esta
    Área tem sido apontada como uma forma importante de encontrar informações relevantes em grandes bibliotecas de texto, principalmente na Internet. O trabalho aqui proposto visa encontrar as melhores combinações de métodos de sumarização extrativa, dentre as técnicas mais amplamente difundidas para sumarização, para diferentes classes de documentos.
    Apresentação: 2a feira, 10/07/2017, 09:00hs, Sala E113

  54. Consolidando Design by Contract através do AspectJML Web
    TG: aqui
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Igor Vinícius Pinheiro Cordeiro Leão
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Linguagens Computacionais/ Engenharia de Software
    Orientador: Henrique Rebêlo
    Avaliador: Ricardo Massa (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    Com o surgimento da programação orientada a objetos, cresce naturalmente uma preocupação a respeito da confiabilidade dos sistemas escritos neste paradigma, onde por confiabilidade entende-se a combinação de corretude e robustez: a ausência de bugs. O Design by Contract (DbC) se desenvolve como uma forma de tratar a confiabilidade. Rebêlo et al. criaram o AspectJML como uma extensão orientada a aspectos do JML, popular linguagem de DbC Java, mantendo as qualidades positivas tanto do JML quando da orientação a aspectos. Este trabalho, então, se compromete a revisar de maneira sistemática o AspectJML, analisando em detalhes os fatores que motivaram sua definição, incluindo seus pontos positivos e eventuais problemas. Por fim, será proposto a transformação do AspectJML em um serviço de compilação na web, afirmando a linguagem, tornando possível sua maior disseminação e facilitando o seu uso, em especial para o ensino.
    Apresentação: 4a feira, 12/07/2017, 15:30hs, LOCAL A CONFIRMAR

  55. Paragraph: A Library for Efficient Document Image Retrieval
    TG: aqui
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: João Gabriel Santiago Mauricio de Abreu
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Geometria Projetiva, Realidade Aumentada
    Orientador: Veronica Teichrieb
    Avaliador: Gustavo Henrique Porto de Carvalho
    Resumo:
    Atualmente, a maioria das pessoas carrega consigo uma câmera digital, devido à sua inclusão em aparelhos smartphone. Devido a essa grande difusão, existem vários problemas computacionais que utilizam imagens fotografadas pelos usuários, como o camera-based document image retrieval. Esse problema consiste em, dada uma fotografia de um documento, encontrar as imagens dos documentos mais similares dentre as presentes em um banco de dados. Existem hoje algoritmos que abordam o problema, mas eles são de uso limitado em dispositivos móveis, devido a restrições consideráveis de consumo de memória. Este trabalho tem como objetivo implementar uma solução adaptada que forneça informações para a renderização de conteúdo virtual sobre o documento, e que tenha menos restrições de consumo de memória, para que funcione como uma biblioteca em várias plataformas.
    Apresentação: 4a feira, 12/07/2017, 16:00hs, Sala E124

  56. Agile Testing: Uma Análise da Prática no Porto Digital do Recife
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: João Guilherme Farias Duda
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Engenharia de Software
    Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos; Coorientador: Ivaldir Honório de Farias Junior
    Avaliador: Carla Silva, Marcelo d’Amorim, Simone Santos, ou Paulo Borba (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    As metodologias de desenvolvimento ágil de software vem se tornando o padrão na induústria, devido as suas capacidades intrínsecas de enfrentar dificuldades comuns no desenvolvimento comercial de software, como a constante mudança de requisitos, integração de profissionais com diferentes habilidades, limitação de orçamento e necessidade de rápido feedback sobre o que é desenvolvido. Neste contexto, a mentalidade ágil trouxe aos processos de teste e validação de software mudanças fundamentais em relação às metodologias tradicionais. Dada a importância das atividades de teste e validação de software, este trabalho tem como objetivo principal entender como as práticas de agile testing estão sendo realizadas no Porto Digital do Recife e, como objetivo secundário, sugerir como as empresas podem elevar o nível de maturidade dessas práticas.
    Apresentação: 4a feira, 12/07/2017, 16:30hs, LOCAL A CONFIRMAR

  57. Uma Implementação de Grafos de Bruijn a partir de Árvores de Sufixo
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: João Lucas Gomes de Miranda
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Algoritmos e Estruturas de Dados, Biologia Computacional
    Orientador: Paulo Gustavo Soares da Fonseca
    Avaliador: Katia Silva Guimaraes (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    Atualmente, o processo de sequenciamento de DNA é efetuado principalmente utilizando-se das plataformas de sequenciamento de alto desempenho chamadas Next Generation Sequencing — NGS, que produzem pequenos fragmentos de strings. A maioria das ferramentas para montagem desses fragmentos é baseada nos chamados Grafos de Bruijn — GDB. Esse trabalho visa estudar as relações entre GDB e estruturas de índices sucintas, com particular ênfase nas árvores de sufixo; bem como prover de uma implementação de GDB a partir das relações com tais estruturas.
    Apresentação: 4a feira, 12/07/2017, 17:00hs, LOCAL A CONFIRMAR

  58. Um Catálogo de Regras de Boa Formação para COnsultas SQL
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: João Paulo Siqueira Lins
    Curso: Engenharia da Computação
    Área: Banco de Dados
    Orientador: Robson do Nascimento Fidalgo
    Avaliador: Ana Carolina Salgado
    Resumo:
    Este trabalho de graduação tem como objetivo realizar um comparativo entre os sistemas de gerenciamento de banco de dados PostgreSQL e Oracle, em respeito ao tratamento de erros semânticos de consultas SQL, mais especificamente como estes ambientes informam ao usuário sobre os possíveis problemas de suas consultas.
    Apresentação: 4a feira, 12/07/2017, 10:00hs, Sala E203

  59. Deep Learning na Detecção de Posicionamento em Notícias Online
    TG: aqui
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: João Pedro de Carvalho Magalhães
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Inteligência Artificial
    Orientador: Tsang Ing Ren
    Avaliador: Luciano de Andrade Barbosa
    Resumo:
    O compartilhamento de notícias falsas vem aumentando demasiadamente na web. Isso é alarmante, pois histórias ou alegações falsas causam um forte impacto negativo na sociedade se entendidas como verdadeiras. Para rapidamente evitar a circulaç&atidle;o de tais notícias, é necessário criar um sistema automatizado capaz de auxiliar humanos a detectar afirmações falsas. Este trabalho propõe uma abordagem deep learning para detecção de posicionamento opinativo em notícias online. É discutido como tal abordagem funciona, a sua performance, e como pode ajudar na detecção de notícias falsas.
    Apresentação: 4a feira, 21/06/2017, 09:00hs, Anfiteatro

  60. Síntese de programas utilizando a linguagem Alloy
    TG: aqui
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: João Pedro Marcolino Cordeiro
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Síntese de programas, Métodos Formais, Engenharia de Software
    Orientador: Alexandre Cabral Mota
    Avaliador: Juliano Iyoda (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    Desenvolvimento de sistemas de software ou hardware é um processo complexo e caro. Nos últimos anos, abordagens formais para especificação, desenvolvimento e verificação de software vêm sendo estudadas e desenvolvidas com o objetivo de diminuir o custo e esforço total requerido por esse processo. Uma dessas abordagens é a síntese de programas, que tem por objetivo automatizar a geração de programas executáveis a partir de especificações. Este trabalho se propõe a implementar uma ferramenta para sintetizar programas na linguagem imperativa IMP utilizando a linguagem de especificação Alloy, além de apresentar exemplos de algoritmos que podem gerados com essa ferramenta.
    Apresentação: 4a feira, 12/07/2017, 17:30hs, LOCAL A CONFIRMAR

  61. GenCloud - Uma abordagem para disponibilização de sistemas web baseado em contêineres em um ambiente de nuvem híbrida
    TG: aqui
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: João Victor Uchôa Vaz
    Curso: Sistemas de Informação
    Área: Devops/Infraestrutura de Software
    Orientador: Vinicius Cardoso Garcia
    Avaliador: José Queiroz (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    O DevOps é uma cultura que vem se apresentando com mais frequência em empresas de T.I, ou empresas que fazem a T.I um meio para seus negócios. Com ela, foi possível unir ideias do desenvolvimento com a infraestrutura de software, respectivamente, assim fazendo com que uma área enxergasse os problemas da outra. Disto, surgiu a ideia de montar uma infraestutura através de códigos, levando a mesma a ser construída com muito mais agilidade, facilidade, automação e versatilidade. Este trabalho tem o objetivo de solucionar problemas de disponibilização de sistemas com ferramentas de virtualização e containerização com as boas práticas do mercado.
    Apresentação: 5a feira, 13/07/2017, 08:00hs, Sala E101

  62. Um estudo sobre o desenvolvimento de aplicações descentralizadas e uso de blockchains para a Internet das Coisas
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Jonas de Araújo Lins
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Engenharia de Software
    Orientador: Kiev Santos da Gama
    Avaliador: Vinícius Cardoso Garcia (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    A Internet das Coisas está cada vez mais presente no mercado e várias plataformas estão sendo dispostas para criação de aplicações e integração de dispositivos em diversas redes. Porém, devido a centralização dessas plataformas, torna-se um desafio oferecer escalabilidade e independência aos dispositivos que estão em produção e aos outros milhares que estão por vir. Em paralelo, o recente crescimento da tecnologia Blockchain trouxe grandes soluções e discussões sobre os mais variados modelos centralizados em várias áreas de conhecimento. A Blockchain, através de contratos inteligentes e o desenvolvimento de aplicações descentralizadas, possibilita novas soluções elegantes aos dilemas e desafios enfrentados atualmente pela comunidade desenvolvedora IoT e dessa potencial junção. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo esclarecer a integração dessas duas tecnologias, evidenciar os desafios de design bem como os seus pontos positivos e negativos, avaliar e comparar as abordagens atuais e apresentar os desafios encontrados através de uma aplicação experimental.
    Apresentação: 5a feira, 13/07/2017, 08:00hs, LOCAL A CONFIRMAR

  63. GUma proposta para centralizar de práticas DevOps com uso do gitlab
    TG: aqui
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Jonnatas Matias Ribeiro Cabral
    Curso: Sistemas de Informação
    Área: DevOps
    Orientador: Vinicius Cardoso Garcia
    Avaliador: Vanilson André de Arruda Burégio (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    O objetivo dessa pesquisa é propor uma simplificação a pipelines de desenvolvimento de software, no intuito de centralizar todas as ferramentas usadas no corpo de um pipeline. Com intuito de demonstrar as diferenças entre um pipeline com diversas ferramentas, plugins de integrações, custos de serviços e manutenção, para um que possui todas essas etapas em uma única visão.
    Apresentação: 5a feira, 13/07/2017, 08:30hs, LOCAL A CONFIRMAR

  64. Análise e balanceamento das mecânicas de jogos
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Jorge Vinícius Diniz e Lima
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Inteligência Artificial em Jogos
    Orientador: Geber Lisboa Ramalho
    Avaliador: Giordano Cabral
    Resumo:
    Fazer com que as regras de um jogo sejam justas e garantir que o jogador tenha múltiplas escolhas equivalentes na hora de criar a estratégia para um jogo é algo essencial e difícil de ser feito. Neste artigo uma técnica que usa uma aproximação baseada em análise do uso de personagens e avaliação do valor que cada opção do jogador será feita para encontrar os pontos do jogo que precisam de balanceamento. Para isso, usaremos informações de uso do jogo Supreme Destiny Asgard, faremos os balanceamentos e veremos como eles alteram o uso dos personagens do jogo afim deixar todas as personagens diferentes, mas o mais equivalente possível.
    Apresentação: 2a feira, 10/07/2017, 15:30hs, Sala E102

  65. Detecção de Imagens Falsificadas Utilizando Descritores Locais
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: José Antônio da Silva
    Curso: Engenharia da Computação
    Área: Processamento de Imagens
    Orientador: Tsang Ing Ren
    Avaliador: George Darmiton
    Resumo:
    Nos dias de hoje, imagens digitais tornaram-se importantes devido ao seu caráter atual como fonte principal de informação, além de ser um conteúdo essencial para investigações criminais, jornalismo, documentos financeiros, entre outras empregabilidades. No entanto, há uma crescente preocupação quanto à confiabilidade e autenticidade delas devido à facilidade de modificá-las e adulterá-las. Portanto, a capacidade de poder detectar manipulações em uma dada imagem tem sido um foco de pesquisa atual, e um domínio relevante no segmento de autenticação de imagens é o Copy-move Forgery Detection (CMFD). A proposta principal deste trabalho de graduação é realizar uma combinação de Weber Local Descriptors Multi-Escala usando o Local Binary Pattern (LBP) como um extrator de características adicional, no intuito de aumentar a variabilidade do modelo. Um classificador baseado no SVM (Support Vector Machine) será utilizado para classificar a imagem de entrada como autêntica ou fraudada. O treinamento e teste do classificador será executado sobre uma base de imagens pré-definida.
    Apresentação: 5a feira, 13/07/2017, 09:00hs, LOCAL A CONFIRMAR

  66. Automatização de Análise de Domínio em DevOps
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: José Eudes de Souza Júnior
    Curso: Sistemas de Informação
    Área: Engenharia de Software
    Orientador: Vinícius Garcia
    Avaliador: Kiev Santos da Gama (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    O objetivo deste trabalho é o estudo e a construção de uma ferramenta que possibilite a automatização da Análise de Domínio em um projeto de software com DevOps através do conhecimento das melhores práticas obtido por trabalhos anteriores disponíveis na literatura. Este estudo seguido da ferramenta servirá de auxílio para que o analista de domínio consiga tomar decisões de forma mais rápida e mais eficaz ao trazer automatização ao processo.
    Apresentação: 6a feira, 14/07/2017, 17:30hs, LOCAL A CONFIRMAR

  67. Sweet Home: Uma ferramenta de visualização de dados focada no mercado imobiliário
    TG: aqui
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: José Rodolfo de Lima Farias
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Visualização de Dados
    Orientador: Nivan Roberto Ferreira Júnior
    Avaliador: Luciano de Andrade Barbosa (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    O objetivo deste trabalho é propor SweetHome, uma ferramenta de visualização interativa de dados para dar melhor suporte a escolha de um imóvel por meio de um melhor entendimento de dados urbanos. Técnicas de visualização interativa de dados são reconhecidas como ferramentas e?cientes que auxiliam na exploração e identi?cação de padrões em coleções de dados complexos. SweetHome focará em visualizar diversas camadas de dados urbanos e tentar correlacionar esses dados com preços de imóveis.
    Apresentação: 5a feira, 13/07/2017, 09:30hs, LOCAL A CONFIRMAR

  68. Os desafios da organização na migração para o modelo de negócio baseado em plataforma
    TG: aqui
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Juliana Carvalho de Oliveira
    Curso: Sistemas de Informação
    Área: Plataformas, Estratégia de negócio
    Orientador: José Carlos Cavalcanti
    Avaliador: Carina Frota Alves
    Resumo:
    As plataformas existem há anos. Os shoppings ligam consumidores e comerciantes; jornais ligam assinantes e anunciantes. O que mudou no século XI é que a tecnologia da informação reduziu bastante a necessidade de possuir infraestrutura física e ativos. A dinâmica dos negócios baseados em plataformas começou a despertar a atenção das literaturas de economia e estratégia, após várias empresas que adotaram esse modelo passaram a ter excepcional sucesso. Porém, as dificuldades e implicações encontradas pela organização no momento de migrar para esse modelo ainda estão sendo exploradas, uma vez que essa migração não é apenas operacional, e sim, envolve todos os membros da organização, no que refere ao aspecto de sua identidade organizacional.
    Apresentação: 3a feira, 11/07/2017, 09:00hs, Sala E123

  69. Blockchain para Criação de Novos Modelos de Negócio e seus Impactos na Indústria de Serviços Financeiros
    TG: aqui
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Juliandson Estanislau Ferreira
    Curso: Sistemas de Informação
    Área: Engenharia de Software
    Orientador: José Carlos Cavalcanti
    Avaliador: Vinícius Cardoso Garcia
    Resumo:
    Blockchain é uma estrutura de dados que faz com que seja possível criar um livro digital das transações e compartilhá-lo entre uma rede distribuída de computadores. O sucesso do blockchain tem feito empresas de serviços financeiros se moverem rapidamente para utilizar os seus benefícios ou sistemas semelhantes. Elas veem a oportunidade de se apropriar da tecnologia blockchain para realizar suas próprias transações. A tecnologia também irá impactar os processos de contratos, auditoria e validação de produtos; além disso em um futuro próximo várias empresas e profissões poderão deixar de existir.
    Apresentação: 4a feira, 12/07/2017, 15:00hs, Sala E121

  70. Quot: Uma Ferramenta de Suporte à Decisão no Domínio de Imóveis
    TG: aqui
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Juliane Sabrina Magalhães do Nascimento
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Visualização de dados
    Orientador: Luciano de Andrade Barbosa
    Avaliador: Nivan Roberto Ferreira Júnior (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    Com o surgimento da internet, a procura por imóveis foi facilitada por diversos sites que fazem buscas filtradas por região e características específicas do imóvel como, por exemplo: número de quartos, banheiros, área de lazer, piscina, entre outras. Alguns desses sites, além de dispor desses filtros para facilitar a busca, possuem também ferramentas para visualização de imóveis no mapa, porém limitando-se apenas à localização. Este trabalho tem como objetivo propor um sistema web de apoio à decisão, que utiliza técnicas de visualização de dados para auxiliar os usuários a tomarem decisões, seja de compra/venda ou aluguel, baseadas em estatísticas obtidas a partir desses dados.
    Apresentação: 5a feira, 13/07/2017, 10:30hs, LOCAL A CONFIRMAR

  71. Modelo de Transferência de Aprendizagem baseado em Regressão Linear Regularizada
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: Larissa Camila Ferreira da Silva
    Curso: Engenharia da Computação
    Área: Aprendizagem de Máquina
    Orientador: Ricardo Bastos C. Prudêncio
    Avaliador: Prof. Cleber Zanchettin ou Prof. Germano Crispim Vasconcelos (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    Muitos algoritmos da
    Área de Aprendizagem de Máquina precisam de um bom conjunto de dados de treinamento para gerarem bons resultados nos dados de teste, onde estes dois tipos de dados devem ser de um mesmo contexto. Entretanto, em muitos problemas do mundo real não há dados suficientes para treinamento, e nestes casos se faz necessário o uso de técnicas de Transferência de Aprendizagem de um contexto para outro. Este trabalho apresenta uma técnica para modelagem de mudança de contexto em problemas de regressão linear. Neste método, a escolha de um atributo determina a divisão de um contexto em dois. Para que haja uma adaptação entre os ambientes, uma função de erro de aproximação é gerada através de uma regressão linear regularizada. Resultados experimentais com base em uma série de testes com dados reais serão mostrados.
    Apresentação: 5a feira, 22/06/2017, 14:00hs, Sala E101

  72. Uma análise de algoritmos de aprendizagem de máquina aplicados em técnicas de localização indoor para diferentes tipos de smartphones
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: Larissa Lages de Oliveira
    Curso: Engenharia da Computação
    Área: Localização Indoor e Aprendizagem de Máquina
    Orientador: Daniel Carvalho da Cunha
    Avaliador: Paulo Salgado
    Resumo:
    Técnicas de localização indoor tem sido bastante estudadas nos últimos anos. Embora o GPS possa aproximar bem a posição do usuário em ambientes outdoor, em ambientes indoor a degradação do sinal é muito grande. Nesse cenário, algoritmos de Aprendizagem de Máquina, usando valores de força do sinal de WiFi (RSSI), têm sido largamente utilizados para localização de usuários. Entretanto pesquisas mostraram que smartphones diferentes mostram valores de RSSI diferentes para um mesmo ponto. O objetivo desse trabalho então é analisar a diferença na acurácia das técnicas de localização indoor para diferentes modelos de smartphones.
    Apresentação: 5a feira, 13/07/2017, 11:00hs, sala E121

  73. Detecção de Posicionamento no contexto de Fake News
    TG: aqui
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Larissa Navarro Passos de Araujo
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Inteligência Artificial
    Orientador: Tsang Ing Ren
    Avaliador: George Darmiton (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    A última campanha presidencial americana trouxe à tona o quão grave o problema de fake news havia se tornado. A desconfiança da população em relação às grandes organizações de notícias aliadas a redes sociais transformadas em câmaras de eco, formou um ambiente propício para a disseminação de notícias falsas. A detecção de fake news é uma tarefa extremamente complicada, mesmo para humanos, e a automatização de tal problema ainda está distante. Um primeiro passo é a automatização da detecção de posicionamento de textos em relação a outros. O objetivo deste trabalho é implementar um sistema de classificação de posicionamento de um corpo de texto em relação a uma manchete. O texto pode concordar, discordar, discutir ou não ser relacionado à manchete. Para isso, serão utilizadas técnicas clássicas de Aprendizagem de Máquina e Processamento de Linguagem Natural.
    Apresentação: 5a feira, 13/07/2017, 11:00hs, LOCAL A CONFIRMAR

  74. Sistema de recomendação para otimização de estoque baseado em detecção de padrões de demanda no mercado aeronáutico
    TG: aqui
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Leandro Ferraz Farias
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Inteligência Artificial, Business Intelligence
    Orientador: Ricardo Bastos C. Prudêncio
    Avaliador: Flávia de Almeida Barros (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    As empresas aeronáuticas encontram um cenário desafiador no segmento de venda de peças de reposição. A demanda global é frequente e exige grande nível de disponibilidade de peças, pois sua falta resulta em atrasos e cancelamentos de voos e, consequentemente, prejuízos para as companhias aéreas. Por outro lado, esta demanda é imprevisível e as peças costumam ter altos custos de aquisição e manutenção. Um eficiente planejamento de estoque mostra-se extremamente necessário para competir em um mercado com características tão peculiares. O objetivo central deste trabalho é oferecer novas maneiras de aumentar a eficiência dos métodos tradicionais de previsão de demanda através do estudo de possíveis tendências. Como resultado, teremos um sistema para gerar sugestões visando otimização de estoque.
    Apresentação: 5a feira, 13/07/2017, 11:30hs, LOCAL A CONFIRMAR

  75. Uma Ferramenta para Definição de Níveis de Jogos 2D por meio de Curvas de Terreno no Unity
    TG: aqui
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Leandro Henrique Freitas de Aguiar
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Jogos Digitais
    Orientador: Geber Lisboa Ramalho
    Avaliador: Giordano Cabral
    Resumo:
    O objetivo deste projeto é propor um modelo de definição de blocos de construção para estágios de jogos e criar um framework de geração procedural que utilize estes blocos para realizar a geração automática destes estágios baseado em condições definidas pelo desenvolvedor.
    Apresentação: 2a feira, 10/07/2017, 16:30hs, Sala E102

  76. Economia Compartilhada: Entendendo a Nova Economia
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Leonardo Batista da Silva
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Negócios
    Orientador: Ruy José Guerra Barretto de Queiroz;
    Avaliador: Carlos André Guimarães Ferraz (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    Uma das primeiras formas sob a qual a economia se manteve foi o escambo, que, nada mais é do que a troca de mercadorias. Mais tarde veio a criação do dinheiro provocando grandes mudanças na sociedade, afinal ficara fácil adquirir novos produtos, pois não se estava condicionado ao que se pode carregar para barganha. Entretanto, o modelo anterior nunca deixou de existir por completo, ganhando novos adeptos, tudo graças ao advento da internet. O paradigma da Web 2.0, ou Web colaborativa, apenas tornou nítido o que todos de alguma forma já sabiam. O que faltava era uma forma eficaz de conseguir lucro, assim, a chamada Economia Colaborativa vem a fim de sanar tal questão. O usuário deixa de ganhar estrelas de reputação para ter parte dos lucros da empresa.
    Apresentação: 5a feira, 13/07/2017, 14:00hs, LOCAL A CONFIRMAR

  77. Um estudo sobre aplicações sensíveis a contexto para dispositivos móveis
    TG: aqui
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Lucas de Queiroz Lins Martins
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Computação Ubíqua
    Orientador: Carlos André Guimarães Ferraz
    Avaliador:
    Resumo:
    Com a popularização de dispositivos móveis capazes de perceber o ambiente por meio de diversos sensores, surge a oportunidade de desenvolver aplicações que possam entender o ambiente no qual o usuário está inserido e prover serviços ou funcionalidades que se adaptem melhor às necessidades do mesmo. Esse trabalho se propõe a fazer um levantamento e análise dos sistemas sensíveis a contexto atuais focados em dispositivos móveis, sugerir novos modelos de inferência de contexto e propor aplicações que façam uso das informação geradas por tais sistemas.
    Apresentação: 5a feira, 13/07/2017, 14:00hs, LOCAL A CONFIRMAR

  78. Uma Ferramenta para Melhoria da Qualidade de Dados Estruturados da Web
    TG: aqui
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Lucas Nunes de Souza
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Banco de Dados
    Orientador: Luciano de Andrade Barbosa
    Avaliador: Nivan Roberto Ferreira Júnior
    Resumo:
    A Internet contém uma grande quantidade de dados que podem ser usados para diversos propósitos, por exemplo, para modelagem de dados, análises estatísticas e previsões. No entanto, dados obtidos da web podem conter vários problemas como campos faltando, duplicatas ou informações erradas. Esses problemas podem surgir de algum erro nas fontes de dados ou no método de obtenção dos dados. Detectar e tratar esses problemas pode exigir muito trabalho e geralmente requer o uso de diferentes ferramentas e técnicas estatísticas. O principal objetivo desse trabalho é criar uma solução para ajudar o usuário nesses processos, de forma que ele possa utilizar, de forma integrada, diferentes métodos estatísticos e de visualização para ajudá-lo no processo de melhoria da qualidade de dados.
    Apresentação: 5a feira, 13/07/2017, 14:30hs, LOCAL A CONFIRMAR

  79. Hardware Acelerador da Técnica de Reconhecimento de Caracteres em Imagens de Cenas Naturais
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: Luiz Antonio de Oliveira Junior
    Curso: Engenharia da Computação
    Área: Sistemas Embarcados
    Orientador: Edna Natividade da Silva Barros
    Avaliador: Abel Guilhermino da Silva FIlho
    Resumo:
    A maioria dos algoritmos de reconhecimento de caracteres (OCR) de alta precisão propostos na literatura tem alto custo computacional, o que pode inviabilizar sua utilização em CPUs embarcadas, se o tempo de resposta for um requisito crítico. A complexidade de desenvolvimento desses algoritmos também inviabiliza implementá-los como um Processador de Propósito Único, dado o alto custo de desenvolvimento do projeto. Assim, propomos uma arquitetura heterogênea de hardware e software para acelerar uma técnica de OCR baseada em HOG e NN. O sistema será prototipado em uma plataforma embarcada, composta por uma CPU conectada a um componente de hardware reconfigurável (FPGA) via PCI Express, e será comparado com um modelo de referência em software para avaliação da precisão e tempo de processamento.
    Apresentação: 5a feira, 13/07/2017, 15:00hs, LOCAL A CONFIRMAR

  80. Um estudo exploratório sobre TI Bimodal
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: Marcílio Severino da Silva Neto
    Curso: Sistemas de Informação
    Área: Gerenciamento de Processos de TI
    Orientador: Célio Andrade de Santana Junior
    Avaliador: Carla Taciana Lima Lourenço Silva Schuenemann
    Resumo:
    Acadêmicos e profissionais têm observado o aumento do valor estratégico da tecnologia da informação (TI) e as empresas estão percebendo a necessidade que se tem em acelerar o ritmo de inovação à luz das demandas crescentes do negócio. Nesse contexto, surgiu uma possível solução, a TI Bimodal. A qual consiste em implementar dois modos de atuação da TI que têm o objetivo de possibilitar que a TI atue de maneira mais ágil e inovadora sem perder sua estabilidade. Dessa forma, este trabalho tem a finalidade de apresentar, através da literatura existente, como está o cenário da TI Bimodal na atualidade, bem como, os antecedentes dessa transformação digital. Possibilitando um maior entendimento a cerca das vantagens e desvantagens relacionadas à adoção da TI Bimodal.
    Apresentação: 4a feira, 28/06/2017, 14:00hs, Sala E121

  81. Estratégia para medição de Orientação baseado em sensores MARG para aplicações Wearable
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: Marcus Felipe Raele Rios
    Curso: Engenharia da Computação
    Área: Sistemas Embarcados
    Orientador: Abel Guilhermino da Silva Filho
    Avaliador: Daniel Carvalho da Cunha (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    Este trabalho de graduação tem como principal objetivo desenvolver um sistema de
    Orientação básico para dispositivos wearable, utilizando um sensor MARG (Magnetic, Angular Rate, and Gravity). Um sensor MARG é dispositivo eletrônico que possui uma IMU (Inertial Measurement unit), e um magnetômetro. Uma IMU consiste de um giroscópio e um acelerômetro. Um sistema de
    Orientação básico deve ser capaz de medir arfagem (Pitch), rolagem (Roll) e guianda (Yaw) do dispositivo.
    Apresentação: 5a feira, 06/07/2017, 10:00hs, Auditório

  82. Uma plataforma Arduino para construir acionadores para Sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: Maria de Lourdes de Barros Reis
    Curso: Engenharia da Computação
    Área: Banco de dados
    Orientador: Robson Fidalgo do Nascimento
    Avaliador: Fernando da Fonseca de Souza ou Alex Sandro Gomes (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    Ao longo do tempo, cada vez mais dispositivos tecnológicos surgem trazendo facilidades para os mais diversos afazeres do dia-a-dia da sociedade, entretanto uma parcela da população ainda tem dificuldades em desfrutar desse benefício. Embora o cenário atual esteja mudando, as pessoas com algum tipo de deficiência costumam não ser o principal foco dessa crescente gama de recursos e serviços da era digital. Esse trabalho tem como objetivo criar uma tecnologia assistiva, utilizando a plataforma Arduino, para auxiliar a comunicação de deficientes físico-motores, como portadores de paralisia cerebral.
    Apresentação: 2a feira, 10/07/2017, 08:00hs, LOCAL A CONFIRMAR

  83. Reconhecimento de Atividades em Casas Inteligentes
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: Maria Luiza Nascimento Rodrigues
    Curso: Engenharia da Computação
    Área: Aprendizagem de Máquina
    Orientador: George Darmiton da Cunha Cavalcanti
    Avaliador: Kiev Gama
    Resumo:
    Para levar uma vida funcionalmente independente faz-se necessário que as pessoas sejam capazes de realizar atividades do cotidiano, tais como: comer, dormir, tomar banho, etc. Tais atividades ocorrem de maneira intercalada e, na grande maioria das vezes, independente. Assim, automatizar o reconhecimento e o rastreamento dessas atividades diárias é um passo significativo para monitorar a saúde funcional de um morador. Casas cujo supervisionamento é feito por meio de sensores em tempo real são ditas casas inteligentes, smart homes. Os dados captados nessas casas são rotulados e, posteriormente, aprendidos por meio de máquinas supervisionadas a fim de mapear as atividades a seus respectivos padrões. Dispondo de dados do projeto CASAS:?Center for Advanced Studies in Adaptive Systems,
    Orientado pela Dra. Diane Cook da Universidade do Estado de Washington, será realizado o pré-processamento das informações contidas em bases cuja residência acomoda apenas um morador, tais como a "Aruba 2011". Essas informações sucederão a um processo de seleção de características para que, enfim, sejam processadas por uma combinação de classificadores. Com isso poderemos reconhecer as atividades que estão sendo executadas e propor ações para auxiliar na sua execução.
    Apresentação: 5a feira, 13/07/2017, 10:00hs, Sala E102

  84. Implementação de um Mapa Auto-Organizável em GPU
    TG: aqui
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Mário Henrique Santos da Silva
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Aprendizagem de Máquina
    Orientador: Hansenclever de França Bassani
    Avaliador: Aluizio F. R. Araújo (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    À medida que aplicações computacionais geram um volume cada vez maior de dados, aumenta a demanda por algoritmos de aprendizagem de máquina para processar e extrair conhecimento desses dados. Para tornar possível a utilização em larga escala desses algoritmos, são utilizadas diversas técnicas e otimizações para melhorar sua eficiência. Uma das mais importantes é o uso de GPUs (Graphics Processing Units) para executar múltiplas operações em paralelo. O algoritmo precisa ter sua implementação adaptada para tirar proveito do ganho de desempenho provido pelo paralelismo em massa. Tal esforço de otimização tem sido mais voltado para algoritmos supervisionados, como os de deep learning, mas também seria benéfico para algoritmos não-supervisionados. Este trabalho tem o objetivo de reimplementar um algoritmo de agrupamento de dados utilizando processamento paralelo de GPU, e avaliar sob que condições se obtém um ganho de desempenho.
    Apresentação: 5a feira, 13/07/2017, 16:00hs, LOCAL A CONFIRMAR

  85. TWQT: Uma ferramenta de análise de Teamwork Quality
    Proposta inicial: aqui
    Autor: Miguel John Doherty
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Engenharia de Software
    Orientadora: Fabio Queda Bueno da Silva
    Avaliador: André Santos (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    O sucesso de um projeto depende da capacidade da equipe de trabalhar em sinergia e da satisfação desenvolvida durante seu trabalho. Este trabalho busca criar o TWQ Tool, uma ferramenta que ajuda na avaliação do Teamwork Quality(ou TWQ), uma métrica que se correlaciona com diversas outras métricas relevantes em projetos em equipe, como perfomance, efetividade, coesão, ajuda mútua, entre outras. O TWQT busca implementar o questionário mais utilizado pela academia para mensurar TWQ, o questionário será implementado tanto em português quanto inglês. O TWQ ajuda a entender o impacto que o projeto tem sobre os membros da equipe, elucidando fatores como satisfação no trabalho e aprendizado. A ferramenta desenvolvida será testada com diferentes equipes de projetos do Projeto Samsung do CIn, UFPE. O teste servirá para mostrar a efetividade da ferramenta além de ajudar em uma análise mais profunda sobre o TWQ e seus impactos em projetos.
    Apresentação: 5a feira, 13/07/2017, 16:30hs, LOCAL A CONFIRMAR

  86. Personalização na recomendação de hotéis baseado em aprendizagem de máquina
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Natália Pinheiro Ramos de Souza
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Data Science, Aprendizagem de Máquina
    Orientador: Germano Crispim Vasconcelos
    Avaliador: Ricardo Prudêncio (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    O avanço tecnológico tem expandido o acesso à informação, bem como aumentado o conteúdo disponível. Se antes a dificuldade era ter acesso a informação procurada, o problema agora é selecionar o que é relevante em meio a fontes massivas de dados. A exemplo de páginas web que servem como catálogos de acomodações para os mais diversos destinos, encontrar uma hospedagem ainda é uma tarefa difícil. Em meio a tantas opções, selecionar a estadia que satisfaça suas necessidades pode ser trabalhoso e demandar muito tempo. Este trabalho objetiva investigar uma solução de aprendizagem de máquina que, baseada no perfil de potenciais hóspedes, personalize o serviço de recomendação de hotéis tornando-o mais eficiente..
    Apresentação: 5a feira, 13/07/2017, 16:30hs, LOCAL A CONFIRMAR

  87. Análise comparativa de ferramentas de gerenciamento e monitoramento de erros para aplicações java
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Natanael Souza dos Santos
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Computação em Nuvem
    Orientador: Vinicius Cardoso Garcia
    Avaliador: Fernando Castor (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    Com o advento da computação em nuvem, os sistemas passam a executar nesses ambientes remotos, dando ao desenvolvedor inúmeras vantagens como: melhorias na eficiência de energia, otimização de utilização de recursos de hardware e software, elasticidade, performance, flexibilidade, e serviços pela demanda. Em contrapartida os desenvolvedores perderam um pouco do controle da infraestrutura de produção. Esse comportamento resultou na criação de ferramentas de monitoramento de erros e logs para diversos ambientes e tecnologias de programação. Esse trabalho propõe fazer uma análise comparativa entre algumas dessas ferramentas e as classificarem de acordo com a necessidade do usuário final da ferramenta.
    Apresentação: 5a feira, 13/07/2017, 17:00hs, LOCAL A CONFIRMAR

  88. Um Esquema de Aproximação Eficiente para o Problema do Bin Packing Unidimensional
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: Otávio Lucas Alves da Silva
    Curso: Engenharia da Computação
    Área: Otimização Combinatória
    Orientador: Ricardo Martins de Abreu Silva
    Avaliador: Silvio Melo
    Resumo:
    Entre os problemas NP-difíceis de otimização combinatória, o problema do Bin Packing Unidimensional tem um grande destaque. Este destaque é tanto de natureza teórica - grau de aproximabilidade para o problema, algoritmos de aproximação utilizando instâncias relaxadas - como de natureza prática - e.g. problemas de empacotamento. O projeto propõe o estudo do estado da arte para o problema, análise teórica de três algoritmos propostos por Karp e Karmarkar em 1982 tão quanto suas implementações, validação e análise experimental. Estes três algoritmos, nunca antes implementados, detém uma taxa de aproximação assintoticamente melhor que os principais algoritmos de aproximação para o problema: Best Fit, Worst Fit e First Fit.
    Apresentação: 5a feira, 13/07/2017, 15:45hs, Sala E124

  89. Análise e Implementação de Estruturas de Dados Seguras para Threads, Não-bloqueantes em Haskell
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Paulo Vitor Julião Lieuthier
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Programação Funcional; Programação Concorrente
    Orientador: Fernando José Castor de Lima Filho
    Avaliador: André Santos (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    Apesar de desejáveis em alguns cenários, algoritmos bloqueantes podem causar grandes penalidades de performance, especialmente com a ocorrência de contenção de travas (lock contention). Alternativas ao uso de travas explícitas têm sido sugeridas, como a concorrência probabilística (utilizando, por exemplo, memória transacional). Naturalmente, existe desvatagens em todas as alternativas, como a baixa eficiência na pararelização das tarefas. O objetivo desse trabalho é implementar, em Haskell, estruturas de dados concorrentes seguras para threads e não-bloqueantes, que são uma outra alternativa. A desvantagem nesse caso é a alta complexidade de implementação e a maior frequência de problemas sutis. Para satisfazer as propriedades de segurança e de não-travamento, instruções de máquina CAS (compare-and-swap) serão usadas. As estruturas de dados a serem implementadas inicialmente são Pilhas, Filas Prioritárias e Skiplists.
    Apresentação: 5a feira, 13/07/2017, 17:30hs, LOCAL A CONFIRMAR

  90. Expansão do Universo Digital: Relações da Inteligência Artificial - IA com a Força de Trabalho
    TG: aqui
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Pedro de Brito Cavalcanti Neto
    Curso: Sistemas de Informação
    Área: Inteligência Artificial
    Orientador: José Carlos Cavalcanti
    Avaliador: Carla Taciana Lima Lourenço Silva Schuenemann
    Resumo:
    (Stanford University, 2016), discorre sobre os recentes avanços em AI e seus os potenciais impactos sociais em várias áreas como na força de trabalho. Neste sentido, faz-se necessário investigar o uso intensivo dos avanços tecnológicos e áreas adjacentes à AI, e como o uso dessas ferramentas impacta na forma como as organizações contratam força de trabalho. Mais precisamente, caracteriza-se como oportuno uma análise de como esses avanços tecnológicos afetam o trabalho humano nas organizações; ou seja, se eles (os avanços) são complementares ou substitutos do trabalho humano. O trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral investigar como está se manifestando o avanço das tecnologias de Inteligência Artificial e Automação na força de trabalho de forma geral, e de forma específica, se estas tecnologias são complementares ou substitutas do trabalho humano.
    Apresentação: 4a feira, 28/06/2017, 16:00hs, Sala E121

  91. Previsão de séries temporais utilizando uma combinação não-linear entre ARIMA e redes neurais artificiais
    TG: aqui
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Pedro Henriques de Faria Neves
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Inteligência Artificial, Redes Neurais Artificiais
    Orientador: Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto
    Avaliador: Daniel Carvalho da Cunha
    Resumo:
    Análise de séries temporais é uma atividade fundamental para muitos processos reais. Fenômenos e sistemas que são medidos e acompanhando por de tais séries, em geral possuem a característica de serem difíceis de se modelar. Esse trabalho de graduação tem como objetivo analisar uma abordagem híbrida, com uso do modelo ARIMA e redes neurais artificiais. Os resultados dos experimentos, servirão para complementar um estudo maior que compreenderá uma análise de um modelo proposto e que visa tornar o processo de predição de séries temporais mais preciso e eficaz.
    Apresentação: 5a feira, 13/07/2017, 09:15hs, Sala E121

  92. Modelo de processo para modificação de Jogos com Código Indisponível Utilizando DLLs
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: Pedro Ivo Silveira Sousa
    Curso: Engenharia da Computação
    Área: Inteligência Artificial em Jogos Digitais
    Orientador: Geber Lisboa Ramalho
    Avaliador: André Santos
    Resumo:
    Em MMORPGs (Massively multiplayer online role-playing games) a retenção de jogadores em um mapa ou evento é uma tarefa importante, e com gráficos atingindo seu limite tecnológico temos que buscar alternativas para melhorar a imersão dos jogadores. Aumentar o realismo no comportamento de personagens não-jogáveis é uma das opções de melhorar essa imersão e neste trabalho de graduação vamos fazer um estudo de caso da utilização de DSLs(Domain Specific Language) para definir estes comportamentos e entender seu impacto nos custos de produção e também na retenção dos jogadores em um jogo online em funcionamento, o Supreme Destiny Asgard, que possui milhares de jogadores diariamente.
    Apresentação: 3a feira, 11/07/2017, 09:30hs, Sala E102

  93. Integrando a Aprendizagem de Máquina à Internet das Coisas - Desafios e Possibilidades do ponto de vista da Experiência do Usuário
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: Pedro Louback Castilho
    Área: Experiência do Usuário e Aprendizagem de Máquina
    Orientadores: Alex Sandro Gomes e Cleber Zanchettin
    Avaliador: Kiev Gama
    Resumo:
    Dispositivos de smart homes possibilitam a construção de ambientes domésticos capazes de observar as ações e interações humanas que neles ocorrem. Todavia, muitas tecnologias de smart homes não se adaptam ao contexto do usuário,exigindo que o usuário configure opções complexas do dispositivo. Nós propomos uma metodologia baseada no uso de modelos de situação para previsão no contexto da automação doméstica. Baseado na situação prevista, o dispositivo pode adaptar suas operações de forma tal a minimizar a intervenção necessária do usuário. O modelo é testado utilizando dados sintéticos de um fluxo diário de atividades de uma família e pesquisa qualitativa sobre um protótipo da interface gerada pelo modelo.
    Apresentação: 6a feira, 14/07/2017, 09:30hs, Sala E101

  94. Métrica de nitidez de imagens
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Rafael de Melo Ferreira Monteiro
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Processamento de imagens
    Orientador: Tsang Ing Ren
    Avaliador: George Darmiton (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    As métricas de nitidez atuais tentam se aproximar da percepção do sistema visual humano para mensurar a qualidade de uma imagem, apesar disso, elas tendem a fazer uma avaliação de maneira uniforme, desconsiderando certos aspectos como o background. Isso pode provocar uma avaliação errada em imagens que tenham artefatos em primeiro plano. A ideia deste trabalho é incluir uma etapa de detecção de regiões de saliência na imagem, pois a avaliação da nitidez poderia ser concentrada na(s) regiões de foco da imagem.
    Apresentação: 6a feira, 14/07/2017, 09:00hs, LOCAL A CONFIRMAR

  95. 3D Reconstruction aided by Multiple Segmentations
    TG: aqui
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Rafael Francisco Cavalcanti Campos Gouveia
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Visão Computacional
    Orientador: Silvio Melo
    Avaliador: Verônica Teichrieb (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    Reconstrução 3D no contexto de Visão Computacional sempre foi uma tarefa computacionalmente complexa. Aplicações baseadas nesse tipo de técnica vêm ganhando destaque na indústria nos anos recentes. Navegação autônoma para carros auto-dirigíveis, drones, robôs; óculos de realidade aumentada são exemplos dessas aplicações. Técnicas usando câmeras estéreo são bastante pesquisadas como uma solução barata e mais acessíveis quando comparado com sensores de luz. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma nova técnica para uso de câmeras estéreo utilizando múltiplas segmentações das imagens, com objetivo de aumentar a precisão na construção de mapas de disparidade. Em conclusão, o trabalho deve validar experimentalmente o método proposto, inclusive com respeito à sua eficácia, apresentando suas vantagens e desvantagens com relação a técnicas existentes.
    Apresentação: 4a feira, 05/07/2017, 14:00hs, Sala E202

  96. GRASP + C-GRASP para problemas de otimização em problemas de programação não linear misto
    TG: aqui
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Raul Maia Falcão
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Otimização
    Orientador: Ricardo Martins de Abreu Silva
    Avaliador: Silvo Barros Melo (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    O C-GRASP e GRASP é uma meta-heurística multistart de busca local que consiste em duas fases: construção e busca local. O C-GRASP resolve problemas no domínio contínuo e o GRASP no domínio discreto. O problema de otimização global está sujeito a restrições de caixa que delimitam o intervalo das variáveis. De maneira geral, uma série de ciclos de melhoria na construção local é realizada de forma que sua saída é a entrada para um melhoramento local, e a saída do melhoramento local é a entrada da construção. Para definir o espaço de busca, o parâmetro h controla a discretização do espaço de busca em uma grid. O objetivo deste trabalho é otimizar problemas Mixed integer nonlinear programming que possui variáveis de decisões mistas (discretas e contínuas) de forma a encontrar soluções que minimizam a função objetiva já conhecida na literatura. Para alcançar tal objetivo, um solver é desenvolvido para intercalar os algoritmos C-GRASP e GRASP em funções que possuem variáveis de decisões mistas
    Apresentação: 5a feira, 13/07/2017, 15:00hs, Auditório

  97. Utilização de técnicas de Process Mining em Sistemas de Middleware Adaptativos
    TG: aqui
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Rayana Vasconcelos de Sá Alencar
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Middleware
    Orientador: Nelson Souto Rosa
    Avaliador: Carlos André Guimarães Ferraz (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    Para construir um Middleware adaptativo é preciso saber como será feita a adaptação, quando ela deve ser realizada e onde o middleware precisará ser modificado. Uma solução é implementar a arquitetura MAPE-K (Monitoring, Analysis, Planning, Execution and Knowledge). O módulo Monitoramento é responsável por coletar as informações de como o sistema está funcionando. No módulo de Análise é feita uma investigação dessas informações para verificar se o comportamento do sistema está de acordo com as políticas, que foram previamente definidas pelo usuário. O módulo de Planejamento define quais modificações devem ser feitas, caso sejam necessárias, e no módulo de Execução essas mudanças serão realizadas. O objetivo do trabalho é implementar a arquitetura e utilizar técnicas de Process Mining para identificar mudanças no comportamento do middleware.
    Apresentação: 6a feira, 14/07/2017, 10:30hs, LOCAL A CONFIRMAR

  98. Gestão visual de projetos no NTI-UFPE
    TG: aqui
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Rayane Martins de Lima
    Curso: Sistemas de Informação
    Área: Gestão Visual
    Orientador: Célio Andrade de Santana Junior
    Avaliador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    No mundo organizacional, a Gestão Visual é um sistema de gestão que tenta melhorar o desempenho organizacional através da conexão e alinhamento da visão organizacional, valores fundamentais, objetivos e cultura com outros processos de trabalho, elementos do local de trabalho e partes interessadas, estímulos, que se dirigem diretamente a um ou mais dos cinco sentidos humanos (visão, audição, sensação, cheiro e gosto).
    Apresentação: 5a feira, 13/07/2017, 10:00hs, Auditório

  99. O futuro do gerenciamento de projetos: uma revisão dos gerentes de projetos
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: Rita de Cássia Negromonte Pessôa
    Curso: Engenharia da Computação
    Área: Engenharia de Software
    Orientador: Hermano Perrelli
    Avaliador: Carla Silva
    Resumo:
    Pensar, debater e buscar modelar o futuro são atividades tão antigas quanto a própria existência do homem. Ser capaz de prever o futuro do campo de Gerenciamento de Projetos é muito encorajador neste momento, um campo jovem que está crescendo e se tornando vitalmente integrados em todos os aspectos de cada indústria. Estar informado sobre as futuras
    Orientações será melhor para preparar os gerentes de projeto para saber quais ferramentas precisam ser aprendidas e aplicadas, e em tomar medidas apropriadas para resolver complicações esperadas antes que se tornem uma grande preocupação. A tentativa de antecipar o futuro há muito vem sendo exercitada pelas organizações, no intuito de ganhar tempo em preparar-se para superar seus competidores e, com isso, conquistar espaço na arena competitiva.
    Apresentação: 6a feira, 14/07/2017, 10:00hs, Sala E202

  100. Estudos de futuro: Uma análise de como vemos o futuro da educação em TI
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Robertson Novelino Ferraz Filho
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Estudos de futuro
    Orientador: Hermano Perrelli de Moura
    Avaliador: Ruy de Queiroz (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    Este trabalho tem como objetivo analisar cenários futuros no que tange a área de software e a educação necessária para se chegar a esse futuro. Para isso serão feitos dois exercícios de cenarização utilizando técnicas como o horizon scanning e a futures weel para ver a visão de membros da comunidade do CIn sobre esses cenários e a de pessoas que são membros da comunidade acadêmica da UFPE mas não do CIn. Será realizada então uma análise desses cenários criados e a tentativa de elicitar pontos importantes, tanto comuns quanto divergentes sobre esses futuros.
    Apresentação: 6a feira, 14/07/2017, 11:30hs, LOCAL A CONFIRMAR

  101. Genesis: Plataforma de Modelagem e Simulação de Autômatos Celulares
    TG: aqui
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Rodrigo Farias de Figueiredo
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Sistemas Complexos
    Orientador: Tsang Ing-Ren
    Avaliador: Patrícia Tedesco
    Resumo:
    Autômatos celulares compõem uma classe de modelos comumente utilizados na simulação e análise de sistemas complexos e dinâmicos, sendo aplicáveis a diversas áreas e problemas, tais como: processamento de imagens, espalhamento de doenças e simulações físicas. Existem diversos programas e plataformas que buscam oferecer suporte à modelagem e simulação de autômatos celulares. No entanto, enquanto a maior parte deles se restringe a modelos já conhecidos ou permite pouca alteração, outra parte oferece a possibilidade da criação de novos modelos apenas por meio de linguagens de programação tradicionais (como java e xml) ou específicas da plataforma. Esse trabalho tem como propósito o desenvolvimento do GenesisCA: uma plataforma capaz de oferecer uma interface intuitiva para usuários que desejem projetar ou avaliar seus próprios autômatos celulares. Por meio do uso de programação visual baseada em componentes conectáveis, o usuário poderá definir quaisquer tipos de regras, focando na lógica em vez de nos detalhes estruturais de uma ou outra linguagem tradicional.
    Apresentação: 6a feira, 22/06/2017, 09:00hs, Anfiteatro

  102. Implementação de uma arquitetura microcontrolada para análise do contorno da curva fotopletismográfica
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: Silvio Heverton Campelo de Santana
    Curso: Engenharia da Computação
    Área: Sistemas Embarcados
    Orientador: Manoel Eusébio
    Avaliador: Abel Guilhermino
    Resumo:
    A coarctação da aorta (CoAo) é um problema de malformação cardiovascular e é caracterizado pelo estreitamento da aorta em sua porção torácica descendente, o que dificulta a irrigação do sangue para as partes inferires. O seu diagnóstico preciso envolve exames que não são de rotina, o que pode dificultar sua identificação ainda no processo de triagem do paciente. Uma alternativa para indicar a ocorrência desta malformação é a análise dos índices característicos da curva pletismográfica (PPG) dos membros superior e inferior. O presente trabalho propõe a implementação de um sistema embarcado microcontrolado para captura, análise e identificação dos índices característicos da PPG. O sistema será desenvolvido em uma plataforma Arduino e validado através da comparação de seus resultados, com um modelo em alto nível desenvolvido no Matlab.
    Apresentação: 5a feira, 12/07/2017, 09:00hs, Sala E103


  103. Data profiling: uma análise funcional de ferramentas gratuitas
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: Sylvia Marcella Dubeux Ratis
    Curso: Engenharia da Computação
    Área: Banco de Dados
    Orientador: Robson do Nascimento Fidalgo
    Avaliador: Kiev Gama
    Resumo:
    Sistemas de informação são cada vez mais críticos para dar suporte a decisões táticas, estratégicas e operacionais dentro de uma organização. A qualidade das decisões, no entanto, está diretamente relacionada à qualidade da informação fornecida para o gestor; esta, por sua vez, depende intrinsecamente da qualidade dos dados dentro do sistema. A geração de perfis de dados é uma maneira de demonstrar a existência de problemas nos dados que podem afetar o desempenho da organização. Este trabalho visa a realização de um estudo a respeito de data profiling e conceitos relacionados, bem como a identificação das operações mais comuns a serem realizadas sobre os dados na geração de um perfil de dados. Os conhecimentos adquiridos serão então utilizados na elaboração de uma análise comparativa de ferramentas comerciais gratuitas de geração de perfil de dados.
    Apresentação: 6a feira, 14/07/2017, 10:30hs, Sala E203


  104. Aplicando geolocalizações para inferir residência
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: Tiago Paula e Silva de Holanda Cavalcanti
    Curso: Engenharia da Computação
    Área: Computação Inteligente
    Orientador: Silvio de Barros Melo>
    Avaliador: Carlos André Guimarães Ferraz
    Resumo:
    Validação de residência é um desafio que bancos (e outros tipos de instituições) enfrentam quando decidem oferecer um serviço de abertura de conta completamente via aplicativo. Maneiras como esse problema é resolvido hoje incluem: contratar pessoas para visualmente validar as fotos dos comprovantes de residência fornecidos pelos usuários; ou usar sistemas de visão computacional para fazer esse serviço. As duas soluções possuem grandes desvantagens: a primeira não é escalável e a segunda possui baixa assertividade. Proponho por meio deste uma solução que utiliza os pontos de geolocalização coletados do smartphone do usuário, por meio do aplicativo da companhia. Essa solução consiste em inferir suas possíveis residências e compará-las com o endereço fornecido. Por ser de uma complexidade menor que algoritmos de visão computacional, espera-se que seja mais assertivo.
    Apresentação: 6a feira, 14/07/2017, 11:30hs, Sala E121


  105. Análise de tendências de jogos móveis através de curvas de renda bruta
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Túlio Paulo Lages da Silva
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Jogos Digitais
    Orientador: Geber Lisboa Ramalho
    Avaliador: Giordano Ribeiro Eulalio Cabral
    Resumo:
    O mercado de jogos móveis está cada vez mais abrangente e competitivo, o que torna cada vez mais importante a obtenção de informações relevantes sobre o ciclo de vida de jogos durante as tomadas de decisões de projeto. Este trabalho visa explorar a criação de linhas e curvas de tendência usando o histórico de posições (classificação por receita bruta) de jogos da Play Store, estudando se essa métrica é relevante e que outras métricas úteis poderiam surgir a partir desse tipo de dado.
    Apresentação: 2a feira, 10/07/2017, 16:00hs, Sala E102

  106. Como a utilização de contexto pode influenciar a performance de anúncios mobile
    TG: aqui
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Victor Fernandes Vernilli
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Usabilidade Móvel
    Orientador: Alex Sandro Gomes
    Avaliador: Kiev Gama (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    A mudança de comportamento advinda do uso dos smartphones transformou o mobile na primeira tela. Com isso, o mercado publicitário passou a perceber a importância dos dispositivos móveis como meio para veiculação de mídia. Os smartphones permitem que os anúncios sejam capazes de realizar animações, transições e outros efeitos de interação com o usuário final. Este trabalho têm como objetivo avaliar a influência do uso de “contexto” - seja ele visual ou de informação - na performance de anúncios em dispositivos celulares.
    Apresentação: 6a feira, 14/07/2017, 15:30hs, LOCAL A CONFIRMAR

  107. Um Chatbot para o Centro de Informática
    TG: aqui
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Victor Fontes Seara Ferraz
    Curso: Sistemas de Informação
    Área: Inteligência Artificial
    Orientador: Vinicius Cardoso Garcia
    Avaliador: Vanilson André de Arruda Burégio (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    A Inteligência Artificial possui vários ramos a qual pode ser aplicada, desde técnicas de aprendizado de máquina para identificação de padrões e predições de valores até a tradução e geração de textos. O poder e a crescente popularidade da IA vem gerando novas áreas de aplicação, como a criação de modelos de conversação para assistentes virtuais, nesse caso, os chatbots. Chatbots são sistemas que podem ou não utilizar de técnicas de aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural em seu funcionamento, e entregam uma interface de conversação, mesmo que simples, entre um usuário e o sistema na ideia de simular uma conversa entre duas pessoas.
    Apresentação: 2a feira, 10/07/2017, 15:00hs, Sala E103

  108. Avaliação do desempenho das redes neurais convolucionais na detecção de ovos de esquistossomose
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: Victor Guttemberg Oliveira Marques
    Curso: Engenharia da Computação
    Área: Aprendizagem de Máquina
    Orientador: Germano Crispim Vasconcelos
    Avaliador: Robson do Nascimento Fidalgo
    Resumo:
    A esquistossomose mansoni é uma doenc¸a parasitária causada pelo agente Schistosoma mansoni. Essa parasitose está atrás apenas da malária em número de infectados no mundo. Cerca de 200 milhões de pessoas no âmbito global estão infectadas e aproximadamente 12 milhões de pessoas somente no Brasil. O diagnóstico da doença é realizado através da identificação de ovos do parasita em lâminas contendo amostras de fezes do paciente possivelmente infectado. Esse trabalho busca automatizar a detecção de ovos de esquistossomose em imagens de lâminas através de técnicas de aprendizagem de máquina e processamento de imagens. A rede neural convolucional será utilizada como extrator de características para fazer a classificação de objetos presentes em imagens das lâminas.
    Apresentação: 6a feira, 14/07/2017, 16:00hs, Sala E112


  109. Práticas Que Contribuem Na Formação De Hackers Ao Longo Da Graduação Em Cursos De Computação
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Victor Leal Porto de Almeida Arruda
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Educação em Informática
    Orientador: Kiev Santos da Gama
    Avaliador: Simone Cristiane dos Santos (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    No contexto deste trabalho, estamos interessados em saber como o perfil hacker é desenvolvido durante a formação dos alunos. Projetos de empresas de tecnologia, empresas juniores, iniciação científica, startups, hackathons são comuns na vida acadêmica e fazem parte da formação dos alunos com este perfil. Muitas vezes a motivação em participar de atividades deste tipo está relacionada ao aprendizado, como pode ser constatados em estudos sobre hackathons cívicos, que são competições de programação de curta duração. Conforme estudos realizados sobre as principais motivações para participar de hackathons cívicos mostra que a maioria dos participantes tem como principal objetivo no evento é ter aprendizado.
    Apresentação: 6a feira, 14/07/2017, 16:00hs, LOCAL A CONFIRMAR

  110. VTMV: Uma Ferramenta Interativa de Visualização para a Análise de Trajetórias Multidimensionais
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Vinicius Oliveira Folha
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Visualização de Dados
    Orientador: Nivan Roberto Ferreira Júnior
    Avaliador: Luciano de Andrade Barbosa (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    Não é de hoje que a humanidade tem estudado a trajetória de matérias e seres vivos para analisar e adquirir conhecimento sobre a suas causas e efeitos. Entretanto, a grande maioria das aplicações propostas foca na análise apenas do movimento das trajetórias, ignorando o aspecto multidimensional das mesmas. Assim, a finalidade do trabalho é desenvolver um sistema de visualização interativa para a análise visual de trajetórias multidimensionais no qual auxilia o usuário a tomar decisões.
    Apresentação: 6a feira, 14/07/2017, 16:30hs, LOCAL A CONFIRMAR

  111. Desafios e Impacto da Inteligência Artificial na Medicina
    TG: aqui
    Proposta Inicial: aqui
    Autor: Yasmine Conceição Pereira dos Santos
    Curso: Sistemas de Informação
    Área: Inteligência Artificial - Healthcare Analytics
    Orientador: José Carlos Cavalcanti
    Avaliador: Vinícius Cardoso Garcia (A CONFIRMAR)
    Resumo:
    IA aplicada à medicina tem potencial para ajudar médicos a traçarem melhores planos de tratamento para seus pacientes, fornecendo todas as informações necessárias para a tomada de uma boa decisão. Partindo das motivações em relação à grande influência que a inteligência artificial poderia ter na medicina, os profissionais da saúde se uniram aos profissionais de ciência da computação para criar uma nova área de pesquisa, a IAM (Inteligência Artificial em Medicina). o futuro da medicina esta atrelada a análise de dados coletados diariamente pelos dispositivos citados anteriormente, conhecido como Healthcare Analytics. A análise de dados que, além de conter informações sobre dados clínicos como pressão arterial, níveis de glicose, peso, ingestão de medicamentos e da saúde geral dos pacientes podendo gerar informações para que os médicos dos pacientes, entes queridos e cuidadores possam melhorar a vigilância sobre eles.
    Apresentação: 4a feira, 12/07/2017, 14:00hs, Sala E121

Última atualização: 05 de junho de 2017, 10:37pm GMT-3