CIn-UFPE - Trabalhos de Graduação - 2010.2 Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Centro de Informática (CIn)
Graduação em Ciência da Computação e Engenharia da Computação

Trabalhos de Graduação - 2010.2

1. Revisão Sistemática da Literatura sobre Replicação na Engenharia de Software
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Adelmo José Cabral de Almeida
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Fabio Q. B. Silva
   Avaliador: André Santos (A CONFIRMAR)
   Resumo:

   Apresentação: 5a feira, 16/12/2010, 08:00hs, Auditório do CIn

2. Extensão de um editor BPMN para anotação de Requisitos Não-Funcionais
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Aluisio Rodrigo Fonseca de Santana
   Área: Engenharia de Software e Sistemas Distribuídos
   Orientador: Nelson Souto Rosa
   Avaliador: Carina Frota Alves
   Resumo:

    Business Process Modeling Notation (BPMN) é um padrão de modelagem de processos de negócio já consolidado, utilizados em diferentes áreas, incluindo-se computação. Neste contexto, podemos destacar como vantagem o mapeamento de elementos BPMN para a linguagem de execução de processos WS_BPEL. No presente trabalho será apresentada uma extensão de um editor de linguagem de modelagem de processo (BPMN) para anotação de requisitos não funcionais (RNFs), especificamente o requisito não funcional de desempenho, o qual ampliará o nível de abstração no desenvolvimento do processo de negócio, possibilitando a execução de tais requisitos por uma determinada engine de execução.
   Apresentação: 5a feira, 16/12/2010, 14:30hs, Sala D-226

3. Modelagem de Banco de Dados para suporte a sistemas de auxílio a portadores de deficiência
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: André Felipe Pereira de Melo
   Área: Banco de Dados
   Orientador: Fernando Fonseca
   Avaliador: Ana Carolina Salgado (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    Este trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo sobre as necessidades de dados e produzir uma modelagem adequada para sistemas de auxílio a portadores de deficiência.
   Apresentação: 5a feira, 16/12/2010, 09:00hs, Auditório do CIn

4. Seleção de Visões Materializadas a partir de Assinaturas OLAP
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Andresson da Silva Firmino
   Área: Banco de Dados
   Orientador: Valéria Cesário Times
   Avaliador: Fernando da Fonseca de Souza (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    A materialização das visões é condição de desempenho num sistema de processamento analítico. Todavia, a materialização tem um preço: o espaço de armazenamento, o tempo de cálculo e materialização, e, o tempo de atualização. Desta forma, existe uma problema de pesquisa em aberto que consiste em identificar quais visões materializar. Problema conhecido por de Problema de Seleção de Visão (PSV) de características NP-Hard. Diversas soluções por meio de algoritmos de otimização têm sido propostas na literatura para este problema. Assinaturas OLAP (A-OLAP) são utilizadas para melhorar o desempenho do processamento de consultas em diversas pesquisas, e entre elas as pesquisas inerentes ao PSV. Entretanto, as soluções propostas ao PSV não especificam como as consultas OLAP submetidas podem fornecer dados, em tempo de real, para algoritmos otimização selecionar as visões e posteriormente materializá-las. Portanto, esse trabalho especifica um mecanismo automático de seleção e materialização de visões a partir de assinaturas OLAP.
   Apresentação: 5a feira, 16/12/2010, 09:30hs, Auditório do CIn

5. Aplicações de realidade aumentada embarcada: um estudo de caso
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Bernardo Fonseca Reis de Souza
   Área: Realidade Aumentada, Sistemas Embarcados
   Orientador: Judith Kelner
   Avaliador: Manoel Eusébio de Lima
   Resumo:

    Realidade aumentada é uma técnica computacional que integra objetos virtuais a cenários reais permitindo aumentar a percepção do usuário sobre o ambiente real. As aplicações desta técnica se destacam quando integradas a sistemas móveis e portáteis, em virtude do grau de mobilidade e interação proporcionados. Estas características não são fáceis de serem alcançadas por sistemas não-móveis. As aplicações de realidade aumentada também precisam de poder de processamento já que são fundamentalmente aplicações de visão computacional e computação gráfica. Uma solução para atender aos requisitos de mobilidade e poder computacional é o uso de sistemas embarcados junto com realidade aumentada. Este trabalho visa complementar o ARCam, que é um framework de desenvolvimento de aplicações de Realidade Aumentada, com módulos de detecção de marcadores e desenvolver um estudo de caso para validar o framework.
   Apresentação: 5a feira, 16/12/2010, 10:00hs, Auditório do CIn

6. Métodos de Kernel para Agrupamentos do Tipo Intervalo
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Bruno Almeida Pimentel
   Área: Inteligência Artificial e Entretenimento Digital
   Orientador: Renata Maria Cardoso Rodrigues de Souza
   Avaliador: Ricardo B C Prudêncio
   Resumo:

    Atualmente, com o grande aumento do uso de base de dados e o grande volume de dados armazenados, o agrupamento tornou-se um assunto muito importante e a análise de cluster tem sido utilizada em diversos domínios de aplicações.
    Um dos mais populares algoritmos de agrupamento é o K-Means. Entretanto, resultados insatisfatórios encontrados quando o K-Means é usado em dados dispostos não – linearmente motivam a evolução de outros métodos de particionamento que tenham maior eficiência na separação dos grupos. O objetivo é fazer um estudo sobre um novo método de cluster para particionar um conjunto de dados simbólicos de tipo intervalo baseado em funções de Kernel.
   Apresentação: 5a feira, 16/12/2010, 10:30hs, Auditório do CIn

7. Protocolos Anti-Colisão baseados em ALOHA para Sistemas RFID
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Caio Franco Mc Intyre
   Área: Redes
   Orientador: Paulo André da Silva Gonçalves
   Avaliador: Carlos André Guimarães Ferraz
   Resumo:

    O objetivo deste trabalho é estudar o estado da arte dos protocolos anti-colisão baseados em ALOHA para sistemas RFID. Também será realizado um estudo aprofundado nos métodos de estimativa de tamanho de frame utilizados nos protocolos do tipo Dynamic Framed-Slotted ALOHA. Finalmente, será apresentada uma avaliação de desempenho extensa de um desses protocolos dentre os mais relevantes na literatura acadêmica.
   Apresentação: 5a feira, 16/12/2010, 11:00hs, Auditório do CIn

8. Evolução automatizada de modelos arquiteturais concorrentes
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Camila Sá da Fonseca
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Augusto Sampaio
   Avaliador: Paulo Borba
   Resumo:

    O trabalho de graduação é essencialmente baseado na necessidade de automatização de transformações de modelos de sistemas distribuídos, especialmente no contexto de MDA (Model Driven Architecture). O primeiro passo é uma análise comparativa de modelos de representação e transformação de sistemas concorrentes, porque - para a metodologia de desenvolvimento de software MDA - a busca por padrões arquiteturais é fundamental para verificar se um modelo pode ser transformado em outro, mantendo o comportamento, mas com uma estrutura mais adequada. Esse cenário promove a evolução do sistema de maneira mais simplificada. Para mecanizar este tipo de refatoração, há algumas ferramentas disponíveis, em especial as linguagens de transformação. Para concretizar este trabalho será realizada a implementação de algumas dessas transformações com a linguagem/ferramenta de transformação de programas Stratego/XT. Assim, serão implementadas Leis de Transformações para a linguagem UML-RT, um profile de UML com construções que suportam concorrência e tempo real.
   Apresentação: 5a feira, 16/12/2010, 11:30hs, Auditório do CIn

9. Otimização de Redes WAN
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Cirdes Borges Henrique Filho
   Área: Redes
   Orientador: Djamel Fawzi Hadj Sadok
   Avaliador: Nelson Souto Rosa (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    Este trabalho de graduação (TG) terá como objetivo analisar a melhor forma de conectar os elementos SDH com os roteadores IP. Durante o trabalho de graduação será desenvolvido uma ferramenta que dado os elementos IP e SDH de uma rede ela será capaz de propor a melhor maneira de se conectar os roteadores aos elementos SDH. Esse melhor caminho levará em conta atributos de confiabilidade, distância entre os elementos SDH, atraso do link, vazão do link e o tipo de tecnologia de empregada na transmissão dos dados, podendo ser cabo ou rádio. A rede criada e otimizada poderá ser simulada no NS-2, um ferramenta de simulação de rede open source que irá permitir a visualização dos resultados da otimização.
   Apresentação: 5a feira, 16/12/2010, 14:00hs, Auditório do CIn

10. Investigação do reconhecimento de fala baseado em um ambiente telefônico
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Cleunio Bezerra de França Filho
   Área: Reconhecimento de Fala, Processamento de Sinais
   Orientador: Edson de Barros Carvalho
   Avaliador: Germano Crispim Vasconcelos
   Resumo:

    O rápido crescimento das aplicações na área de reconhecimento de voz tem proporcionado a disseminação de uma grande quantidade de produtos que passam a fazer parte do dia a dia da população. Como exemplo, podemos citar os Call Centers. Nos dias atuais estes sistemas são automáticos, que visam à diminuição do tempo de espera e, conseqüentemente, a satisfação do usuário. Este trabalho tem por finalidade desenvolver um sistema de atendente virtual para ambiente telefônico utilizando recursos de reconhecimento de fala e síntese de fala. Veremos, inicialmente, as técnicas de reconhecimento de fala. Concomitantemente a esta etapa, uma base de dados será criada. Esta base usará o telefone como receptor e gravador da voz. Em seguida, será realizada a implementação do sistema e, por fim, os resultados serão refinados e otimizados e novas sugestões para pesquisa futuras serão apresentadas.
   Apresentação: 3a feira, 21/12/2010, 10:30hs, Sala D-001

11. Um estudo de Regressão Clusterwise e “Stacked Regressions” aplicados a dados biológicos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Danilo do Nascimento Queiroz
   Área: Aprendizagem de Máquina
   Orientador: Francisco de Assis Tenório de Carvalho
   Avaliador: Ricardo B C Prudêncio (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    Regressão clusterwise, fornece agrupamento de dados tal que a homogeneidade dos grupos obtidos não é dada apenas pela similaridade dos valores observados das variáveis, mas principalmente pela proximidade dos dados segundo um modelo de regressão linear. "Stacked regressions" é uma abordagem para previsão de dados que utiliza validação cruzada dos dados (cross validation) e mínimos quadrados com restrições de não-negatividade para formar combinação linear de diferentes preditores para obter melhor precisão da previsão. Esse trabalho objetiva estudar e analisar essas duas técnicas de Aprendizagem de Máquina aplicadas a um conjunto de dados biológicos.
   Apresentação: 5a feira, 16/12/2010, 15:00hs, Auditório do CIn

12. Uma ferramenta para geração de modelos Prism a partir de modelos Simulink
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Diego Wesley de Carvalho Spíndola
   Área: Métodos Formais
   Orientador: Alexandre Cabral Mota
   Avaliador: Augusto Sampaio (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    A avaliação quantitativa da segurança de sistemas aeronáuticos é realizada através de Análise de Árvore de Falhas e Análise de Markov. Estes métodos são aceitos e indicados pelas autoridades de certificação. Os modelos de Markov são mais poderosos que as Árvores de Falhas, porém são mais complexos de se lidar. Diversos métodos com Árvores de Falhas foram propostos, mas o tratamento de parâmetros quantitativos depende de intervenção humana, o que vem a ser custoso, pela quantidade de estados a serem verificados, e pode introduzir erros. Para atacar esse problema, Gomes et al propuseram regras de tradução de blocos Simulink anotados com condições e lógica de falhas, para a linguagem Prism (com representação interna baseada em Markov) e fórmulas CSL. Dessa maneira, pode-se avaliar os requisitos de segurança do modelo e reportar somente aqueles que não estão satisfeitos, sem criar sequer uma árvore de falhas, o que acelera o processo.
   Apresentação: 5a feira, 16/12/2010, 15:30hs, Auditório do CIn

13. Framework para automação e análise de potência em sistemas embarcados baseados no processador arm7
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Diogo de Lima Lages
   Área: Análise de potência
   Orientador: Abel Guilhermino da Silva Filho
   Avaliador: Cristiano Coelho de Araújo
   Resumo:

    Sistemas embarcados são encontrados facilmente em dispositivos eletrônicos, como celulares, equipamentos de refrigeração, dvd-players, câmeras digitais, carros entre outros. O aumento na demanda e desempenho desses sistemas não tem sido acompanhada pela evolução lenta das tecnologias empregadas em baterias. Logo, a potência em um sistema embarcado é um fator a ser considerado, pois quando estamos trabalhando com um sistema embarcado de tempo real crítico é necessário garantir que a bateria não acabará durante a execução de uma tarefa. Portanto, fornecer o consumo de potência em fase de projeto é algo extramemente importante, pois é possível dimensionar o tipo de alimentação requerida por determinado sistema embarcado sendo ele de tempo real crítico ou não.
   Apresentação: 5a feira, 16/12/2010, 16:00hs, Auditório do CIn

14. Mecanismos de autenticação em redes IEEE 802.11
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Eduardo Ferreira de Souza
   Área: Segurança de Redes IEEE 802.11
   Orientador: Paulo André da Silva Gonçalves
   Avaliador: Carlos André Guimarães Ferraz
   Resumo:

    O crescimento na utilização de tecnologias de comunicação sem fio entre dispositivos tem permitido aos usuários grande praticidade e mobilidade. A principal tecnologia de rede sem fio utilizada para acesso à Internet e criação de redes locais é o padrão IEEE 802.11, conhecido como Wi-Fi. Os protocolos de segurança dessas redes têm por objetivo prover autenticação aos usuários, verificação de integridade e confidência dos dados. Os principais protocolos de segurança para tais redes são: WPA, IEEE 802.11i e esses dois protocolos com a emenda IEEE 802.11w. As mais relevantes vulnerabilidades para esses protocolos estão nos seus processos de autenticação. Tais vulnerabilidades permitem a criação de diversos ataques, como recuperação indevida das chaves temporárias de todos os clientes da rede. Esse trabalho visa propor novas técnicas de autenticação que permitam aumentar o grau de segurança e a eficiência dos mecanismos utilizados até então.
   Apresentação: 5a feira, 16/12/2010, 16:30hs, Auditório do CIn

15. Estudo de Métodos para Identificar Interações entre Polimorfismos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Eduardo Gade Gusmão
   Área: Bioinformática
   Orientador: Kátia Guimarães
   Avaliador: Paulo Jorge Leitão Adeodato
   Resumo:

    Os polimorfismos de único nucleotídeo estão sendo apontados por estudos recentes como possíveis medidores do grau de risco que um indivíduo possui em desenvolver certos tipos de doenças mais complexas como o câncer. Os seus efeitos são ainda mais visíveis quando considerados em conjunto com outros SNPs (do inglês, Single Nucleotide Polymorphism). Neste trabalho, serão estudados os métodos mais recentes para a análise de possíveis interações entre polimorfismos. Pretende-se realizar um estudo comparativo entre esses métodos apontando suas vantagens e desvantagens, com objetivo de tirar conclusões a respeito de possíveis melhorias. Será desenvolvida uma ferramenta robusta e user-friendly com interfaces Web de forma a contribuir com as pesquisas envolvendo relações entre polimorfismos e epístase.
   Apresentação: 4a feira, 15/12/2010, 10:00hs, Sala D-226

16. Análise de Sentimento em Redes Sociais Utilizando Influência das Palavras
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Emanuel de Barros Albuquerque Ferreira
   Área: Inteligência Artificial
   Orientador: Sérgio Ricardo de Melo Queiroz
   Avaliador: Flávia de Almeida Barros
   Resumo:

    Este trabalho tem como objetivo a investigação e o desenvolvimento de possíveis otimizações ao framework desenvolvido por ABBASI, A., et. al., porém aplicado a documentos extraídos por redes sociais (comentários em tópicos de comunidades do Orkut e tweet do Twitter) e sobretudo em língua portuguesa. A escolha do framework de ABBASI et al. dá-se pela sua flexibilidade e independência de língua. Uma otimização planejada consiste na utilização de um conjunto de palavras com um grau semântico associado a elas, obtidos por BRADLEY, no domínio da psicologia. Esse conjunto de palavras será utilizado para gerar novas características para o classificador desenvolvido nesse trabalho. No entanto, como o dicionário de palavras com grau semântico associado foi obtido para o inglês, serão experimentadas alternativas com tradução automática das palavras, com ou sem o uso de sinônimos, utilizando-se a Wordnet. Também será avaliado o uso da SentiWordNet para otimização dos resultados.
   Apresentação: 5a feira, 16/12/2010, 17:30hs, Auditório do CIn

17. Um mecanismo de monitoramento de serviços na plataforma OSGi
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Fábio Almeida Melo
   Área: Sistemas Distribuídos
   Orientador: Nelson Souto Rosa
   Avaliador: Fernando Castor
   Resumo:

    O grande número de dispositivos fixos e móveis com recursos computacionais cada vez mais potentes, tem levado ao desenvolvimento de aplicações distribuídas, heterogêneas e dinâmicas. Estas aplicações têm uma característica fundamental em comum, a necessidade de se adaptarem e evoluírem em tempo de execução. A demanda por adaptação dinâmica pode decorrer de diferentes razões, tais como a necessidade de inclusão de novas funcionalidades, alterações no ambiente de execução, ou mesmo substituição de componentes visando melhorias relativas à qualidade de serviço (QoS). Neste contexto, o objetivo deste trabalho é a construção de um mecanismo de monitoramento da qualidade de serviço (e.g., desempenho) de aplicações distribuídas desenvolvidas na plataforma OSGi. O mescanismo de monitoramento é fundamental no processo de adaptação das aplicações distribuídas dinâmicas.
   Apresentação: 6a feira, 17/12/2010, 08:00hs, Sala D-004

18. Crime de Acesso Não Autorizado a Sistemas Computacionais à Luz do Direito Penal Brasileiro
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Fernando Luiz Guimaraes Mota Junior
   Área: Crimes Digitais
   Orientador: Ruy José Guerra Barretto de Queiroz
   Avaliador: Anjolina Grisi de Oliveira
   Resumo:

    Este Trabalho de Graduação se propõe a estudar o crime de acesso não autorizado a sistemas computacionais, sob o ponto de vista do Direito Penal pátrio, aplicando-lhe os conceitos específicos deste ramo do Direito, para o melhor entendimento de sua aplicação no futuro, quando, seguindo a tendência mundial, certamente será incluído na legislação penal brasileira. Paralelamente, propõe-se fazer um breve estudo sobre a tipificação do acesso não autorizado na legislação estrangeira, destacando suas peculiaridades, assim como relatar os projetos de lei e leis específicas vigentes no Brasil sobre o tema. Por fim, os tipos de delinqüentes e formas de ataques contra sistemas computacionais terão capítulo especial, com ênfase nos conceitos da Informática.
   Apresentação: 6a feira, 17/12/2010, 08:30hs, Sala D-004

19. Análise comparativa de mecanismos de endereçamento para MANETs
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Fernando Rodrigues de Souza Neto
   Área: Redes; Redes Móveis; MANETs
   Orientador: Djamel Fawzi Hadj Sadok
   Avaliador: Judith Kelner
   Resumo:

    Durante a última década, presenciou-se o avanço da popularidade e do uso de comunicações móveis. Hoje, dispositivos móveis podem se comunicar utilizando as mais diferentes tecnologias sem fio como, por exemplo, Wi-Fi e Bluetooth, formando Redes Móveis Ad Hoc (do inglês Mobile Ad hoc Networks ou simplesmente MANET). MANETs são caracterizadas pela liberdade que os nós têm de se mover e formar topologias arbitrárias, além da ausência de um controle centralizado. Portanto, um dos problemas mais recorrentes nesta área é a correta distribuição de endereços de redes para os nós, e como a configuração estática não é uma alternativa devido à dinamicidade da rede, mecanismos de endereçamento diferentes foram desenvolvidos. Este trabalho se propõe a preencher a lacuna de implementar e analisar três propostas de mecanismos de endereçamento: Prime, Prophet e Dynamic Node Configuration Protocol. Tal comparação guiará a escolha de uma das três soluções de acordo com as necessidades de cada cenário e até apontar vertentes que não são bem resolvidas por nenhuma das três.
   Apresentação: 2a feira, 20/12/2010, 09:00hs, Anfiteatro do CIn

20. Framework para Análise e Exploração de Arquitetura visando Aspectos de Consumo de Energia e Desempenho
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Gabriel Rattacaso Carvalho
   Área: Low Power em Hieraquia de Memória Cache
   Orientador: Abel Guilhermino da Silva Filho
   Avaliador: Cristiano Coelho de Araújo
   Resumo:

    Estudos recentes, no que diz respeito ao consumo de energia exigido para uma arquitetura, demonstram que estruturas de memória cache podem consumir acima de 50% de energia de um microprocessador. Isto tem guiado muitos pesquisadores e projetistas de processadores a analisar e entender a relação entre as várias configurações, estruturas de memória e o consumo de energia envolvido. Portanto, esta proposta, consiste no desenvolvimento de um framework capaz de prover um ambiente de simulação e exploração adequado a análise de arquiteturas visando aspectos de consumo de energia e desempenho da aplicação. Além disso, o framework será capaz de realizar exploração de diferentes arquiteturas, bem como prover um ambiente propício para agregar novas heurísticas à medida que forem desenvolvidas.
   Apresentação: 6a feira, 17/12/2010, 09:30hs, Sala D-004

21. Máquina de Vetores Suporte, estudo e análise de parâmetros para otimização de resultado
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Gilson Medeiros de Oliveira Junior
   Área: Aprendizagem de máquina
   Orientador: Ricardo Bastos Cavalcanti Prudêncio
   Avaliador: Cleber Zanchetin
   Resumo:

    O uso de técnicas de inteligência artificial, mais especificamente algoritmos de aprendizagem para classificação de padrões, tem crescido bastante nos últimos anos pelo falo de auxiliarem na resolução de problemas complexos do mundo real que podem envolver um elevado número de variáveis como: análise de expressões genéticas, reconhecimento de imagens, voz, objetos em três dimensões, categorização de caracteres manuscritos, etc.. Dentre o conjunto existente de técnicas para fins de classificação, algumas se destacam, entre elas estão às máquinas de vetores suporte (SVMs - Support Vector Machines), devido, principalmente, ao resultado satisfatório obtido ao final do processo. O objetivo do trabalho é fazer uma análise dos resultados obtidos aplicando a heurística padrão do SVM.NET para treinamento do classificador, assim como buscar os melhores parâmetros, ou pelo menos restringir o range de parâmetros analisados, sem que seja necessário treinar exaustivamente a base, a procura do parâmetro ótimo.
   Apresentação: 6a feira, 17/12/2010, 10:00hs, Sala D-004

22. Sistema de detecção e contagem de pedestres utilizando técnicas baseadas em espaço-tempo
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Guilherme Vasconcelos de Carvalho
   Área: Processamento de Imagens/Visão Computacional
   Orientador: George Darmiton da Cunha Cavalcanti
   Avaliador: Carlos Alexandre Barros de Melo
   Resumo:

    Sistemas de deteção de pedestres tem várias aplicações, sendo as mais importantes a vigilância por vídeo e, mais recentemente em sistemas de auxílio a motoristas (advanced driver assistance systems). A tarefa de detecção de pedestre apresenta várias dificuldades como: complexidade da cena, variabilidade de posição, vestimentas, tamanho dos pedestres e oclusão. Este trabalho visa construir um sistema de detecção e contagem de pedestres utilizando câmeras de segurança, com o objetivo de possibilitar uma melhor segurança em ambientes controlados.
   Apresentação: 6a feira, 17/12/2010, 10:30hs, Sala D-004

23. Um Estudo Sobre Empreendedorismo em Informática no Recife e no Vale do Silício (ADIADO PARA O SEMESTRE SEGUINTE)
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Henrique Sales de Melo Pessoa Lins
   Área: Empreendedorismo
   Orientador: Ruy José Guerra Barretto de Queiroz
   Avaliador: Carina Frota Alves
   Resumo:

    Maior e mais influente centro de alta tecnologia do mundo, o Vale do Silício pode ser considerado o expoente máximo da era da informação. Através de uma cultura de inovação e empreendedorismo, com a Universidade de Stanford como centro, o Vale gerou casos de sucesso bem conhecidos como Google, Hewlett-Packard e Yahoo, dentre outros. Segundo Russel Jurney, em seu artigo "The Next Silicon Valley", ao redor do mundo o Vale do Silício inspira inveja, curiosidade e tentativas de copiá-lo, mas sem sucesso. No mesmo texto o autor sugere que, ao invés de tentar copiar o Vale, outras regiões devem ter uma visão local, identificando e capitalizando sobre as paixões e capacidades locais. A impossibilidade de cópia, no entanto, não impede que outros centros tecnológicos possam aprender lições com o Vale. Visto que alguma das características do Vale podem ser percebidas no Recife (alto teor de empresas jovens, por exemplo), este trabalho de graduação visa entender o que ocorre no mais bem sucedido ecossistema empreendedor de tecnologia da informação e trazer as lições aprendidas à realidade Recifense. O foco principal da pesquisa será a integração entre universidade (Stanford no Vale, UFPE – CIn em Recife) e empreendimentos.
   Apresentação: 5a feira, 16/12/2010, 14:00hs, Sala D-226

24. TaRGeT Scripts Generation – Um plug-in de geração automática de scripts de testes
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Hugo Luís de França Siqueira
   Área: Testes de Software
   Orientador: Paulo Henrique Monteiro Borba
   Avaliador: Alexandre Mota
   Resumo:

    A crescente busca pela qualidade dos softwares desenvolvidos impulsiona a melhoria dos processos de teste por parte da indústria e da academia, que investem na criação de sistemas que otimizam esses processos. Ferramentas de automação trazem ganhos à etapa de execução, por permitir que a mesma seja realizada de forma mais rápida e consumindo menos recursos se comparada com a execução manual. Porém, a técnica de automação Record and Playback apresenta problemas quando casos de testes diferentes possuem passos em comum, devido à necessidade de gravação desses passos sempre que aparecem. Com o intuito de evitar que passos iguais de diferentes casos de teste sejam gravados repetidamente, o objetivo deste trabalho é criar um plug-in para a TaRGeT que permita o compartilhamento dos scripts gravados, diminuindo o tempo de automação das suítes e propiciando o início antecipado da execução.
   Apresentação: 6a feira, 17/12/2010, 09:00hs, Sala D-226

25. Um estudo sobre pilhas Bluetooth e suas limitações em sistemas embarcados
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Hugo Rodrigues de Albuquerque
   Área: Sistemas Embarcados
   Orientador: Sérgio Vanderlei Cavalcante
   Avaliador: Abel Guilhermino da Silva Filho
   Resumo:

    Os sistemas embarcados ocupam hoje uma parcela considerável do mercado que envolve sistemas computacionais, e muitos deles necessitam de comunicação (às vezes sem fio) com o ambiente em sua volta. Uma tecnologia bastante popular e desenvolvida atualmente é o Bluetooth. Porém ainda existem certas limitações quanto à implementação da pilha de protocolos Bluetooth em sistemas embarcados. Este trabalho visa estudar profundamente pilhas Bluetooth embarcadas, assim como suas limitações, analisar soluções de implementação open source já existentes e propor e implementar algumas melhorias necessárias às mesmas.
   Apresentação: 6a feira, 17/12/2010, 14:00hs, Anfiteatro do CIn

26. Um estudo sobre middleware sensível ao contexto
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Hugo Simões de Miranda Soares
   Área: Middleware e Sensibilidade ao contexto
   Orientador: Carlos André Guimarães Ferraz
   Avaliador: Ana Carolina Salgado (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    Computação sensível ao contexto utiliza o contexto para prover informações e serviços para os usuários. O contexto é entendido como qualquer informação que pode ser utilizada para caracterizar a situação de uma entidade, onde uma entidade pode ser uma pessoa, um lugar ou um objeto físico ou computacional. Dentro dessa área, surgiu um tipo especial de aplicação: as soluções baseadas em middlewares sensíveis ao contexto. O objetivo deste trabalho é fornecer uma visão geral sobre middleware sensível ao contexto, a partir de uma análise sobre o que há de mais recente na literatura, Busca-se caracterizar os middlewares em função de suas propriedades, como comunicação e adaptação, e fornecer uma descrição das diferentes plataformas.
   Apresentação: 6a feira, 17/12/2010, 14:30hs, Anfiteatro do CIn

27. Ferramenta de Suporte ao Planejamento de Testes Baseados em Riscos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: João Rufino da Costa Neto
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Sergio Castelo Branco Soares
   Avaliador: Marcelo Bezerra d'Amorim
   Resumo:

    As organizações que desenvolvem software sabem dessa importância e buscam sempre a conformidade do produto final e/ou parcial com os requisitos e padrões especificados, ou até mesmo implícitos. No entanto, esta atividade requer um esforço considerável. A técnica de Teste baseado em Riscos (Risk-based Testing – RBT) permite justamente priorizar esforços e alocar recursos para os requisitos de software que necessitam ser testados prioritariamente, com o objetivo de otimizar as atividades relacionadas ao Teste de Software. Dentro deste contexto, este trabalho apresenta a RBTTool, uma ferramenta de apoio às atividades de Teste baseado em Riscos. A primeira versão, já disponibilizada, contempla apenas a atividade de Identificação de Riscos. Este trabalho visa dar continuidade ao desenvolvimento da RBTTool através de melhorias e adição de novas funcionalidades de apoio às atividades de Análise de Riscos, Planejamento de Teste e Projeto de Casos de Teste.
   Apresentação: 6a feira, 17/12/2010, 11:00hs, Anfiteatro do CIn

28. Algoritmo de travessia BVH em ray tracing de tempo real
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Jorge Eduardo Falcão Lindoso
   Área: Computação Gráfica
   Orientador: Veronica Teichrieb
   Avaliador: Silvio de Barros Melo (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    O ray tracing, um método de renderização com iluminação global, tem um custo elevado quando utilizado em aplicações em tempo real que requer um certo número de quadros por segundo para haver uma experiência visual boa. No entanto existem algoritmos de travessia capazes de realizar otimização de tal método e um destes algoritmos, o BVH, será abordado neste trabalho com o objetivo de verificar suas vantagens e desvantagens em relação aos demais e ser aplicado em um projeto de ray tracing navegável.
   Apresentação: 6a feira, 17/12/2010, 15:30hs, Anfiteatro do CIn

29. Análise de um Método para Detecção de Pedestres em Imagens
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Lailson Bandeira de Moraes
   Área: Reconhecimento de Padrões, Processamento de Imagens
   Orientador: George Darmiton da Cunha Cavalcanti
   Avaliador: Carlos Alexandre Barros de Mello
   Resumo:

    Devido a crescente preocupação com segurança, atualmente há uma grande demanda por sistemas eletrônicos de monitoramento. Um componente importante destes sistemas são as câmeras de vídeo, que, devido à sua popularização, estão presentes em grande número na maioria dos sistemas de monitoramento. Hoje, a análise do material captado por estas câmeras é feita de forma manual, por indivíduos que analisam os vídeos continuamente à procura de anormalidades. Entretanto, esta análise é ineficiente, já que a capacidade de concentração humana é limitada e há muitos vídeos a serem observados simultaneamente. Portanto, há uma necessidade de ferramentas que auxiliem profissionais na observação de vídeos de segurança. Nestas ferramentas, uma atividade central é a detecção de pedestres, que consiste em detectar a presença de humanos em imagens ou vídeos, opcionalmente apontando sua localização. O objetivo deste trabalho é descrever o funcionamento de uma técnica para detecção de pedestres, propor modificações para melhorar sua acurácia, avaliar e comparar o desempenho da técnica original e das modificações e construir um protótipo para demonstração.
   Apresentação: 6a feira, 17/12/2010, 16:00hs, Anfiteatro do CIn

30. Construindo Fábricas de Jogos Para Dispositivos Móveis Multi-toque
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Lucas Praciano Marinho
   Área: Engenharia de Software e Jogos
   Orientador: Geber Lisboa Ramalho
   Avaliador: André Luis Medeiros dos Santos (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    A crescente popularidade do mercado de jogos para plataformas móveis multi-toque tem se mostrado evidente nos últimos anos, chegando a rivalizar com outras plataformas de jogos já estabelecidas no mercado. Essa demanda apresenta desafios para os desenvolvedores de jogos, que precisam criar novos produtos com excelente qualidade, a baixo custo e com rapidez. Para enfrentar esses problemas este trabalho propõe o uso do conceito de fábricas de software aplicado a jogos, analisando sua efetividade através de um estudo de caso da implementação de uma fábrica de jogos direcionada a este domínio.
   Apresentação: 6a feira, 17/12/2010, 16:30hs, Anfiteatro do CIn

31. Utilização de Ciência de Contexto objetivando a potencialização o interesse em aplicações TV Digital Interativa
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Luiz Augusto Zelaquett de Souza
   Área: TV Digital
   Orientador: Carlos Augusto Guimarães Ferraz
   Avaliador: Fernando Fonsêca
   Resumo:

    A TV Digital começa a se solidificar como produto acessível ao grande público, nunca se falou tanto em termos como: “alta definição”e “HD”, como hoje em dia, no entando, a digitalização do sinal de TV possibilita também a interatividade, é a TVDi – Televisão Digital Interativa.
    Assumindo que a interativade pode ser o próximo grande passo da TV e que ela, a interatividade, se torne um produto de massa, medidas devem ser tomadas com a finalidade de potencialiar as funcionalidades que passarão a integrar a TV.
    A utilização da computação sensível à contexto irá servir como base para um desenvolvimento de uma interatividade mais eficaz, conferindo a ela, informações relativas ao telespectador, como por exemplo o posicionamento, região geográfica que vive, interesses pessoais, etc.
   Apresentação: 6a feira, 17/12/2010, 17:00hs, Sala D-004

32. Defining an approach for measuring the performance of a software project adoption: a case study in the automotive industry
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Luiz Fernando dos Reis Guimarães
   Área: Gerenciamento de Projetos
   Orientador: Carina Frota Alves
   Avaliador: Simone Santos
   Resumo:

    The worldwide economic crisis faced by the world’s biggest companies in the last years has emphasized the urgency to drastically reduce development costs as a way to improve the efficiency and profitability of the programs and projects. Based on this situation, some companies started the adoption of new information systems to try to increase the reliability of its projects by reducing the lacks existing in the daily management practices. The proposed work will analyze the case of the implantation of a software to support the adoption of a new program management methodology by a worldwide company of the automotive sector called Faurecia [3]. Using the case study as methodology of research, a proposal of an approach to measure the efficiency of that kind of adoption will be developed and applied on the data collected, as a way to produce some results that could be analyzed and validated. The case study will be developed using the steps and practices existing in the literature.
   Apresentação: 5a feira, 16/12/2010, 15:00hs, Sala D-226

33. Extensão do SimPatrol para permitir patrulhamento com adversário
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Maíra Tavares de Melo Araújo
   Área: Inteligência Artificial
   Orientador: Geber Lisboa Ramalho
   Avaliador: Patrícia Tedesco
   Resumo:

    A patrulha de um local consiste basicamente em percorrer o mesmo com o objetivo de supervisioná-lo ou protegê-lo. O SimPatrol é um simulador criado no Centro de Informática, focado na simulação multiagente desta tarefa, podendo ser usado para testar, analisar e avaliar diferentes técnicas. Este trabalho tem por objetivo extender o SimPatrol para permitir também a simulação da patrulha com presença de adversários, um problema parecido porém diferente, no qual o objetivo passa a ser minimizar as chances de um inimigo penetrar no local protegido.
   Apresentação: 2a feira, 20/12/2010, 08:00hs, Auditório do CIn

34. Uma Análise Sobre o Balanceamento de um Sistema Integrado de Jogos Digitais
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Marlus Barbosa de Souza
   Área: Jogos
   Orientador: Geber Lisboa Ramalho
   Avaliador: André Neves (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    O objetivo deste trabalho é a análise do problema de balanceamento de um sistema integrado de jogos, e o seu desenvolvimento, incluindo um estudo de possibilidades e técnicas aplicáveis à resolução do problema.
   Apresentação: 2a feira, 20/12/2010, 08:30hs, Auditório do CIn

35. Classificação de Opiniões em Ferramenta de Expressão de Opinião
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Nelson Gutemberg Rocha da Silva
   Área: Inteligência Artificial
   Orientador: Flávia de Almeida Barros
   Avaliador: Patrícia Restelli Tedesco
   Resumo:

    A internet tem se tornado, em passos largos, a maior base de informação no mundo, principalmente quando surgiram as ferramentas de expressão de opiniões, como blogs, fóruns e redes sociais, que trazem consigo a experiência de milhões de usuário acerca dos mais diversos produtos.Esse tipo de informação traz dados importantes para empresas que pretendem melhorar e divulgar seus produtos: as opiniões de seus clientes em relação a seus produtos e aos produtos da concorrência. De outro ponto de vista, as opiniões e experiências de outros usuários sobre alguma marca, produto ou serviço, se torna de extrema importância na hora de tomar uma decisão de compra. Porém toda essa informação está dispersa de forma não organizada por toda Web, e devido ao grande volume de informação, essa busca pelas opiniões dos usuários torna-se uma tarefa impraticável. Estima-se que cerca de 75.000 blogs e 1,2 milhão de novas postagens são criadas por dia. Nesse contexto, estão surgindo sistemas que tratam as opiniões automaticamente, utilizando-se do conceito de Análise de Sentimentos (AS). A AS se preocupa em classificar opiniões expressas em textos, com respeito a um determinado produto ou serviço, como positivas ou negativas. A proposta desse trabalho é utilizar-se desses dados contido na internet para minerar as opniões do usuário, através da técnica de Analise de Sentimentos.
   Apresentação: 3a feira, 14/12/2010, 15:00hs, Sala D-222

36. Comunicação NFC (Near Field Communication) Entre Dispositivos Ativos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Onildo Luciano de Souza Ferraz Filho
   Área: Sistemas Embarcados, Comunicação Sem Fio
   Orientador: Sérgio Vanderlei Cavalcante
   Avaliador: André Santos
   Resumo:

    Na comunicação com fio, há cenários em que a frequência de conexão e desconexão é alta, o que gera um desgaste na interface física de comunicação (soquetes). Este trabalho de graduação se propõe a fazer o reaproveitamento de uma interface NFC, que normalmente é feita entre um dispositivo ativo e um passivo, para ser usada entre dois dispositivos ativos (computadores). Deste modo, é eliminado o problema do desgaste de contato físico, e o custo do equipamento é reduzido pelo uso de uma interface já existente.
   Apresentação: 2a feira, 20/12/2010, 09:30hs, Auditório do CIn

37. Desenvolvimento de Propaganda Interativa Sensível ao Contexto para TV Digital
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Paulo Ricardo da Silva Soares
   Área: Sistemas Distribuidos
   Orientador: Carlos André Guimarães Ferraz
   Avaliador: Fernando da Fonseca de Souza
   Resumo:

    A TV Digital proporciona ao usuário uma experiência enriquecedora no que diz respeito a qualidade de som e imagem, além de possibilitar através de aplicações interativas, a interação do espectador com a TV. Essas aplicações podem ainda ser sensíveis ao contexto, e assim adaptarem-se o mais próximo possível ao perfil de usuário que assiste a programação. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é planejar e desenvolver um modelo de propaganda interativa e sensível ao contexto para TV Digital.
   Apresentação: 2a feira, 20/12/2010, 10:00hs, Auditório do CIn

38. Código de Vizinhança Aplicado em Operadores de Morfologia Matemática
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Paulo Roberto Figueirôa Amorim
   Área: Processamento de Imagens
   Orientador: Tsang Ing Ren
   Avaliador: George Darmiton da Cunha Cavalcanti
   Resumo:

    O trabalho de graduação a ser desenvolvido tem como objetivo o estudo da abordagem de código de vizinhança e a implementação de operadores morfológicos (dilatação, erosão, abertura e fechamento,...), através de aplicações como detecção de bordas, inicialmente no âmbito bi-dimensional. Por fim, uma análise comparativa de eficácia do estado da arte com o aqui realizado, atráves de parâmetros definidos ao longo do curso do trabalho.
   Apresentação: 2a feira, 20/12/2010, 10:30hs, Auditório do CIn

39. Estudo e Implementação de um algoritmo de síntese de texturas utilizando cortes em grafos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Pedro Augusto Bello
   Área: Computação Gráfica
   Orientador: Silvio Barros Melo
   Avaliador: Tsang Ing Ren
   Resumo:

    Texturas podem ser definidas como padrões visuais que apresentam distribuição estacionária. Síntese de Texturas é o processo de geração de uma imagem digital a partir de uma amostra de textura menor. Algoritmos de síntese devem ser capazes de gerar, a partir de um exemplo de textura pequeno, uma imagem arbitrariamente grande, que embora não seja igual à primeira, deve ser percebida por olhos humanos como vinda da “mesma textura”. Este trabalho se propõe a estudar e analisar os algoritmos de síntese de texturas, bem como implementar um algoritmo de síntese baseado em cortes em grafos.
   Apresentação: 2a feira, 20/12/2010, 11:00hs, Auditório do CIn

40. Análise de melhorias para o porting entre aplicações BADA e Android
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Pedro Vinício de Carvalho Vaz
   Área: Linguagens de programação
   Orientador: André Luis de Medeiros Santos
   Avaliador: Paulo Borba (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    O objetivo deste trabalho de graduação é, a partir da análise dos sistemas operacionais BADA e Android, identificar padrões de código e o possibilidades de reuso evitando, na medida do possível, o retrabalho e a re-escrita de código. Android e BADA foram escolhidos pelas similaridades que apresentam. O Android, apesar de ter como desenvolvimento em Java o foco principal, possui a possibilidade de desenvolvimento em C++ que é a linguagem base utilizada por BADA.
   Apresentação: 2a feira, 20/12/2010, 11:30hs, Auditório do CIn

41. Implementação e otimização de uma Bounding Interval Hierarchy para um RayTracer de tempo real usando CUDA
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Rafael de Melo Arôxa
   Área: Computação Gráfica
   Orientador: Veronica Teichrieb
   Avaliador: Sílvio de Barros Melo
   Resumo:

    Cada vez mais a busca por resultados mais realísticos quando da renderização de cenas virtuais tem aumentado consideravelmente. Técnicas como o ray tracing (traçado de raios) utilizam sistemas baseados em iluminação global para renderizar cenas com mais realismo. Estes sistemas possuem um custo computacional elevado e, na maioria das vezes, há o uso de estruturas de dados que aceleram o processo de travessia dos raios de luz. Este trabalho de graduação se propõe a implementar e otimizar uma Bounding Interval Hierarchy (BIH) para um Ray Tracer de tempo real. A BIH é uma árvore binária utilizada para fazer a divisão espacial do ambiente 3D e minimizar o número de testes de colisão, que é responsável pela maior parte do custo computacional da técnica de traçado de raios.
   Apresentação: 2a feira, 20/12/2010, 14:00hs, Anfiteatro do CIn

42. Análise da Reconstrução de Imagens Tomográficas Proposta por Azzi et al.
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Renan Ferraz Pires
   Área: Matemática Computacional
   Orientador: Sílvio de Barros Melo
   Avaliador: Carlos Costa Dantas (CTG - DEN)
   Resumo:

    Essa proposta de graduação tem o objetivo de esclarecer o método proposto por M. Azzi et al em Mapping solid concentration in a circulating fluid bed using gammametry. Para isso fará uma análise comparativa do método com os principais métodos conhecidos. Devendo observar o comportamento deles quando dados ideais e experimentais são utilizados, visando descobrir também em que situações cada um deve ter melhor desempenho e por que. Além disso, o mesmo artigo propõe regularização no experimento, esta proposta também analisara quão forte é essa necessidade juntamente com a suceptibilidade do erro experimental.
   Apresentação: 2a feira, 20/12/2010, 14:30hs, Anfiteatro do CIn

43. Correct Transitions from Analysis to Design Models in the RUP
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Renato Parente
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Augusto Cezar Alves Sampaio
   Avaliador: Juliano Manabu Iyoda
   Resumo:

    O RUP é um processo já consagrado na produção de software pelo seu uso de fases e disciplinas que se interrelacionam nestas. Destas, a disciplina de Análise e Projeto (também conhecida como Design) nos permite fazer a tradução de casos de uso para uma estrutura já próxima do código fonte. A transição do módulo de Análise para o de Projeto, apesar de bem estruturada, não possui uma formalização e, consequentemente, não nos permite realizar esse processo de forma automatizada. Este trabalho se focará em apresentar uma prova da corretude desta transição. Tal prova consistirá no uso de Lógica de Primeira Ordem (também conhecida como Lógica de Predicados) para realizar tais processos. Metodologia e Resultados obtidos também serão mostrados neste trabalho.
   Apresentação: 2a feira, 20/12/2010, 15:00hs, Anfiteatro do CIn

44. Análise e técnica de supressão do efeito de ruídos impulsivos em linhas xDSL
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Rodolpho Guedino de Siqueira
   Área: Telecomunicações/Transmissão de Dados/Redes
   Orientador: Djamel Sadok
   Avaliador: Judith Kelner
   Resumo:

    O trabalho trata da transmissão de dados, nível físico, e expõe uma modelagem matemática do efeito de ruídos impulsivos na probabilidade de erro de uma linha xDSL. Com o modelo proposto, torna-se possível predizer, dentro de margem de erro aceitável, o comportamento da linha em função de um parâmetro de proteção chamado SNR Margin. Além disso, do modelo é derivada uma técnica prática, que consiste em no máximo duas re-sincronizações da linha, para administradores reduzirem o tanto quanto queiram o efeito do ruído com características impulsivas sem ter de aumentar arbitrariamente a proteção - o que levaria a uma queda desnecessária na taxa de transmissão. Essa técnica só se utiliza de mudanças nesse único parâmetro e não altera nem aumenta o INP - um outro parâmetro que ajuda a proteger a linha, mas adiciona delay à transmissão. Portanto, o trabalho tem como objetivo propor uma eficiente proteção contra ruídos impulsivos, com um mínimo de re-sincronizações possível, que é benéfica não só às linhas utilizadas por aplicações sensíveis a delay, mas principalmente a elas.
   Apresentação: 2a feira, 20/12/2010, 15:30hs, Anfiteatro do CIn

45. Simulador de transmissão xDSL para análise de erros em camadas de baixo nível
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Rodrigo Perazzo Rabelo
   Área: Telecomunicações
   Orientador: Djamel Fawzi Hadj Sadok
   Avaliador: Judith Kelner
   Resumo:

    Este trabalho de graduação terá como objetivo implementar um simulador de transmissão xDSL, rede de acesso utilizada pela internet banda larga, com foco nas tecnologias ADSL2+ e VDSL2 (as mais recentes da família) padronizadas pela União Internacional de Telecomunicações, e utilizá-lo para análise do efeito das mudanças em parâmetros de alto nível, normalmente disponíveis para os operadores das provedoras de serviço (como "minimum impulse noise protection" e "signal-to-noise ratio margin"), nos erros das camadas de baixo nível, esses indisponíveis. A idéia é que essa análise sirva como base para modelos de estimação de erros e otimização da qualidade de serviço.
   Apresentação: 2a feira, 20/12/2010, 16:00hs, Anfiteatro do CIn

46. Elaboração de um projeto de sistema para auto-ajuste em sistemas de gerenciamento de banco de dados
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Rodrigo Pigatti Marroquim
   Área: Banco de Dados
   Orientador: Valéria Cesário Times
   Avaliador: Judith Kelner (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    Com uma crescente utilização de sistemas de informação, a complexidade e diversidade das bases de dados em Sistemas de Gestão de Banco de Dados (SGBD’s) associados a estas aplicações crescem de maneira proporcional. Por outro lado, as tarefas de configuração e ajuste de um SGBD, que são exercícios essencialmente manuais, são necessárias para garantir um bom desempenho na manipulação dos dados. Tais intervenções exigem o conhecimento das características do sistema, dos dados, da carga de trabalho e das inter-relações entre eles. A crescente complexidade dos SGBDs e suas cargas de trabalho significam que o estilo de gestão do desempenho de um SGBD através de ajuste direto e manual dos parâmetros do sistema está se tornando impraticável.O objetivo geral desse Trabalho de Graduação é a elaboração de um projeto de sistema para auto-ajustes em sistemas de gerenciamento de banco de dados, a fim de que os resultados obtidos ao final do desenvolvimento sirvam de base para o desenvolvimento de uma aplicação real.
   Apresentação: 2a feira, 20/12/2010, 16:30hs, Anfiteatro do CIn

47. Business Process Maturity Model - uma Revisão Sistemática de Literatura
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Rudiney de Lacerda Barbosa
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Carina Frota Alves
   Avaliador: Simone Santos
   Resumo:

    Assim como em Qualidade Software, Business Process Management também possui um modelo de maturidade, o qual é conhecido como Business Process Maturity Model (BPMM). BPMM descreve/estabelece um conjunto de melhoras que ajudarão organizações a saírem de um estado imaturo de gerência de processos para um estado maduro e disciplinado . A proposta deste trabalho é proporcionar, através de uma revisão sistemática exploratória de literatura, uma visão geral de como o conceito de maturidade de processos está sendo aplicado à área de BPM.
   Apresentação: 5a feira, 16/12/2010, 15:30hs, Sala D-226

48. Desenvolvimento do porte do sistema operacional µCLINUX para uma plataforma virtual baseada no processador MIPS
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Thiago Augusto Ventura Lima
   Área: Engenharia da Computação / Co-simulação de Hardware e Software
   Orientador: Edna Natividade da Silva Barros
   Avaliador: Adriano Sarmento (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    O objetivo deste trabalho de graduação é realizar a extensão do processador MIPS, descrito na linguagem ArchC e, posteriormente, efetuar o porte do sistema operacional embarcado µClinux, mais especificamente da versão que contempla o kernel 2.0 para o processador MIPS. Esse trabalho pretende dar continuidade às pesquisas desenvolvidas pelo grupo µClinux-ArchC, parte integrante do Grupo de Engenharia da Computação (GRECO) do Centro de Informática (CIn/UFPE).
   Apresentação: 2a feira, 20/12/2010, 17:30hs, Anfiteatro do CIn

49. Considerando o feedback do usuário para melhoria dos resultados de consultas
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Thiago Henrique Fernandes da Paz
   Área: Banco de Dados
   Orientador: Ana Carolina Salgado
   Avaliador: Patrícia Tedesco
   Resumo:

    Esse trabalho tem como objetivo aperfeiçoar o módulo de submissão e reformulação de consultas do sistema SPEED (Semantic PEEr-to-Peer Data Management System), utilizando o feedback do usuário. Será desenvolvido um mecanismo que permita a captura e o armazenamento do feedback dos usuários, o qual indicará as informações consideradas irrelevantes ao resultado esperado em determinada consulta. Este mecanismo auxiliará na identificação de possíveis erros nas correspondências semânticas utilizadas para gerar o resultado das consulta, aumentando a satisfação do usuário.
   Apresentação: 3a feira, 21/12/2010, 08:00hs, Auditório do CIn

50. aqui)
   Autor: Thiago Lessa Prata
   Área: Visão computacional
   Orientador: Tsang Ing Ren
   Avaliador: George Darmiton da Cunha Cavalcanti
   Resumo:

    Uma das aplicações que mais vêm ganhando atenção na área de visão computacional são sistemas de reconhecimento facial. Este problema pode ser considerado relativamente resolvido quando as imagens de faces são obtidas em ambiente controlado com escopo limitado. Porém quando não há total controle sobre o ambiente, diversas dificuldades surgem no reconhecimento facial como: variação de pose da cabeça, diferenças de iluminação, oclusão, expressão facial e variações temporais. O presente trabalho irá estudar variações na face de um indivíduo decorrentes da progressão do tempo e a partir deste estudo propôr um modelo de correção e um sistema de reconhecimento facial que consigam ultrapassar as dificuldades impostas por estas variações.
   Apresentação: 3a feira, 21/12/2010, 08:30hs, Auditório do CIn

51. Pesquisa e Estudo da Capacidade de Inovação em Empresas de Software do Porto Digital
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Thiago Vinicius Soares Diniz
   Área: Inovação
   Orientador: Fabio Q. B. da Silva
   Avaliador: André Santos (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    O trabalho tem como objetivo avaliar a capacidade de inovação das empresas de software do Porto Digital através da aplicação do questionário desenvolvido por JOÃO AGRIPINO V. M. FILHO [2] junto às empresas do Porto.
   Apresentação: 3a feira, 21/12/2010, 09:00hs, Auditório do CIn

52. Aplicativo de Publicidade Sensível ao Contexto para TV Digital Móvel
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Tiago Oliveira Bernardo
   Área: Inovação
   Orientador: Carlos André Guimarães Ferraz
   Avaliador: Alex Sandro Gomes
   Resumo:

    Proponho a construção de um aplicativo para TV Digital móvel sensível ao contexto ligado a publicidade dirigida. Tal aplicativo utilizará parâmetros relacionados ao contexto em que o seu usuário está inserido como a sua idade, seu sexo e sua localização para direcionar a ele, em seu dispositivo móvel, as melhores publicidades em dado momento. Ele será desenvolvido para a atual arquitetura da TV Digital brasileira através da utilização das linguagens NCL e Lua, sendo assim totalmente compatível com o ambiente Ginga.
   Apresentação: 3a feira, 21/12/2010, 09:30hs, Auditório do CIn

53. Análise comparativa de redes de colaboração de sociedades científicas brasileiras
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Víctor Barbosa de Oliveira Medeiros
   Área: Link mining
   Orientador: Ricardo Bastos Cavalcante Prudêncio
   Avaliador: Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
   Resumo:

    Esse trabalho consistirá em um estudo comparativo dos grafos de colaboração de duas áreas distintas da ciência da computação no Brasil. O objetivo principal é entender a estrutura destas redes de colaboração, enfatizando as semelhanças e as diferenças entre os dois eventos. Serão realizadas análises de centralidade para verificar o grau de distribuição da colaboração entre os pesquisadores e grau de centralização em cada área.
   Apresentação: 5a feira, 16/12/2010, 14:30hs, (LOCAL A CONFIRMAR)

 
 

 

Última atualização: 26 de Maio de 2011, 09:59am GMT-3