Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Centro de Informática (CIn)

Graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação


Trabalhos de Graduação - 2016.1

1. Um estudo sobre sistemas de estatísticas a partir da base de dados do Steam

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Aline Franciele Correia da Silva

   Área: Jogos

   Orientador: Geber Lisboa Ramalho

   Avaliador: Giordano Ribeiro Eulálio Cabral (A CONFIRMAR)

   Resumo:

O Steam é um sistema para a compra de jogos através da internet, criada pela Valve Corp., que tem por objetivo tentar combater a pirataria de games no ambiente online. Com milhares de usuários no mundo todo, a quantidade de dados sobre este domínio é enorme e extremamente importante para entender o comportamento e hábito dos jogadores. Existem ferramentas disponíveis na web que fazem a extração destes dados via API e os utilizam para fornecer estatísticas sobre os jogos. Mesmo que estas ferramentas ofereçam uma ampla gama de recursos, elas não permitem um maior refinamento das consultas por parte do usuário, o que seria importante para a obtenção de algumas medidas que necessitam de cruzamentos de informações. O objetivo deste trabalho é, partindo das ferramentas de estatísticas existentes, encontrar análises que não podem ser realizadas e propor um modelo que permita maior flexibilidade nas consultas.

   Apresentação: 2a feira, 18/07/2016, 08:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


2. Um estudo de caso sobre a implantação de uma ferramenta de medição de desempenho ativa na rede da UFPE

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Alysson dos Santos Lima

   Área: Rede de Computadores

   Orientador: Kelvin Lopes Dias

   Avaliador: Carlos André Guimarães Ferraz (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Problemas em redes de computadores referentes à disponibilidade e desempenho, ocasionam uma série de prejuízos a projetos e serviços que dependem da infraestrutura de comunicação de uma organização. O monitoramento de rede, elemento fundamental do gerenciamento de redes, é uma das técnicas mais importantes para os administradores deste segmento, seu objetivo é observar e ficar atento aos possíveis indicadores de falhas e degradação na operação da rede. Este trabalho tem como objetivo realizar a pesquisa e a implantação da ferramenta de medição ativa de desempenho de redes da RNP, o Monipê, na UFPE. Bem como consolidar uma fundamentação teórica e estado da arte a respeito da mesma, e permitir uma análise detalhada e completa do desempenho da rede da UFPE, com medições de alta precisão para garantir o desempenho esperado dos usuários e dos projetos que utilizam a rede.

   Apresentação: 2a feira, 18/07/2016, 08:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


3. Revisitando a Maturidade em Gerenciamento de Projetos das Empresas Juniores Brasileiras

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Amanda Rodrigues Barbachan Guerra

   Área: Gestão de Projetos

   Orientador: Hermano Perrelli de Moura

   Avaliador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos 

   Resumo:

O gerenciamento de projetos de qualidade é reconhecido pelas empresas e órgãos públicos, de um modo geral, como essencial para a competitividade no mercado e ganho de efetividade, respectivamente. Em contrapartida, para as empresas juniores bem como as pequenas empresas, a expectativa de uma excelência profissional num ambiente de negócios cada vez mais competitivo se torna ainda mais desafiadora.

Uma constatação vem ganhando importância nos últimos anos: as organizações necessitam amadurecer na ciência e arte de gestão de projetos. Diante disso, esse trabalho pretende avaliar a atual maturidade em gerenciamento de projetos das empresas juniores brasileiras, bem como analisar a evolução dessa maturidade comparando a um trabalho similar realizado em 2007.

   Apresentação: 4a feira, 06/07/2016, 15:00hs, (LOCAL A CONFIRMAR)


4. A Influência do Pacing do QUIC em Sistemas DASH

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Amintas Coelho Miranda Dutra

   Área: Redes, Multimídia

   Orientador: Djamel Sadok

   Avaliador: Judith Kelner (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Dynamic Adaptive Streaming over HTTP (DASH) é uma tecnologia que é utilizada para streaming de áudio e vídeo. Em artigos anteriores foi estudado o motivo do DASH não conseguir utilizar toda a largura de banda disponível quando utiliza o protocolo TCP, seja utilizando a técnica de Pacing ou não. O objetivo deste trabalho é analisar como o DASH se comporta sob influência do Pacing do protocolo QUIC e comparar com o que foi obtido utilizando o TCP.

   Apresentação: 2a feira, 18/07/2016, 09:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


5. Método de simple additive weighting aplicado a seleção de jogadores de Futebol

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Anderson Luiz Freitas Ribeiro

   Área: Métodos de tomada de decisão

   Orientador: Ricardo Prudencio

   Avaliador: Patrícia Tedesco

   Resumo:

Amplificar o poder de decisão na escolha de jogadores profissionais, baseado no Campeonato Brasileiro de 2015 séries A e B, através de aplicação do método de Simple Additive Weighting (SAW). Esta tabalho não surge para solucionar todos os problemas e se tornar uma solução mágica. Ele será mais uma ferramenta que auxiliará no processo de contratação e estudo sobre jogadores de futebol. O escopo é restringido ao campeonato brasileiro, entretanto este estudo pode ser aplicado para qualquer campeonato no mundo, apenas com a adição de jogadores de outros campeonatos. 

   Apresentação: 2a feira, 18/07/2016, 10:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


6. Algoritmos K-médias para Dados de Forma usando Plataforma R

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Andre dos Santos Saboia

   Área: Estatística Aplicada

   Orientador: Renata Maria Cardoso Rodrigues de Souza

   Avaliador: Francisco de Assis Tenório de Carvalho (A CONFIRMAR)

   Resumo:

A análise de formas (shape analysis) tem sido uma ferramenta útil na solução de problemas reais na área de medicina, biologia, visão computacional e outros campos. Em oceanografia, por exemplo, o formato de um peixe pode ser usado na classificação de espécies similares. Uma maneira de classificar os formatos dos objetos em grupos é a utilização de algoritmos de agrupamentos. O objetivo deste trabalho é a criação de uma biblioteca em R que aplica algoritmos de agrupamento, tais como o K-médias e o K-médias  usando  funções de núcleo, na analise de formas.

   Apresentação: 6a feira, 22/07/2016, 09:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


7. Um Estudo das Vulnerabilidades das Redes IEEE 802.11

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Antonio Marino da Nóbrega Gomes

   Área: Redes de Computadores

   Orientador: Paulo Gonçalves

   Avaliador: José Augusto Suruagy (A CONFIRMAR)

   Resumo:

SEste trabalho apresenta uma análise aprofundada dos mecanismos de segurança de redes Wi-Fi. Os protocolos WEP, WPA, WPA2, WPA-Enterprise e IEE 802.11w serão analisados em relação a critérios básicos de segurança: autenticidade, confidencialidade, integridade e disponibilidade. Também são analisadas as vulnerabilidades e ataques publicamente conhecidos aos protocolos mencionados, assim como os mecanismos de defesa, quando existentes, contra esses ataques. Por fim uma breve análise é feita dos protocolos e alterações que estão sendo desenvolvidos para redes IEEE 802.11 com o objetivo de melhorar a sua segurança

   Apresentação: 5a feira, 21/07/2016, 16:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


8. Uma análise sobre modelos de negócios baseados em software open source

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Antonio Victor Palmeira Leite de Lima

   Área: Empreendimentos em TI / Multi-disciplinar

   Orientador: Alex Sandro Gomes

   Avaliador: Fernando Castor (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Software open source ou software livre foi criado como uma política idealizada por alguns grupos que acreditavam na liberdade de conhecimento e escolha. Com o tempo esse movimento acabou se tornando também uma nova metodologia de desenvolvimento colaborativo e mais tarde até uma forma de viabilizar um negócio.

Este trabalho visa auxiliar grupos e empresas que, se aproveitando de um sólido modelo de distribuição e boa aceitação pelos usuários, pretendem desenvolver projetos open source com alta capacidade de escalar e, em paralelo, tornar possível traçar estratégias que estabeleçam um negócio viável e rentável em cima desses projetos.

   Apresentação: 2a feira, 18/07/2016, 10:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


9. Um modelo baseado na teoria dos jogos para simulação de competição empresarial

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Arthur Rodrigues Moreno

   Área: Comunicações Móveis

   Orientador: Daniel Carvalho da Cunha

   Avaliador: (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Para se manter no mercado competitivo de hoje em dia, as grandes empresas enfrentam cenários complexos, onde a tomada de decisão é um fator importante para seu sucesso financeiro. A Teoria dos jogos é um ramo da matemática formalizado por John Von Neumann em 1928, logo após a publicação de uma série de trabalhos na área. Ela estuda as diversas situações estratégicas aonde os jogadores escolhem diferentes ações na tentativa de ganhar o jogo em questão. O objetivo deste trabalho é fazer uma análise comparativa entre as diversas estratégias utilizadas pelas empresas dentro do mercado competitivo. Para isso será utilizado um modelo baseado na teoria dos jogos e com isso ser feita uma simulação computacional.

   Apresentação: 2a feira, 18/07/2016, 11:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


10. Avaliação de Técnicas de Agrupamento K-Means Baseadas em MapReduce 

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Bruno Magalhães de Carvalho

   Área: Inteligência Computacional

   Orientador: Ricardo Bastos C. Prudencio

   Avaliador: Leandro Almeida (A CONFIRMAR)

   Resumo:

O objetivo desse trabalho é implementar os algoritmos  PKMeans e  MRMkmeans, sobre a framework Hadoop, aplicá-los sobre uma grande base de dados e analisar os resultados. A avaliação será feita pelas medidas encontradas na literatura, para a comparação do desempenho de cada algoritmo. 

   Apresentação: 2a feira, 18/07/2016, 11:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


11. Geração de cavernas procedimentais para jogos digitais na Unreal Engine

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Caio Souza Fonseca

   Área: Jogos Digitais

   Orientador: Geber Lisboa Ramalho

   Avaliador: Giordano Ribeiro Eulalio Cabral (A CONFIRMAR)

   Resumo:

A Geração de Conteúdo Procedimental, ou GCP, tem sido utilizada como uma forma de reduzir custo e tempo no desenvolvimento de jogos digitais, principalmente através ao automatizar a criação de conteúdo que outrora seria feito por artistas e level designers. Um dos processos mais custosos no desenvolvimento de jogos é a criação de mapas, pensando nisto, este trabalho propõe um sistema de criação de cavernas procedimentais na Unreal Engine para serem utilizados em jogos de mundo aberto e RPG.

   Apresentação: 2a feira, 18/07/2016, 14:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


12. Estudo de Mapeamento Sistemático sobre as Tendências e Desafios do Cloud Gaming

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Chrystian José Soares da Silva

   Área: Computação em Nuvem

   Orientador: Vinícius Cardoso Garcia

   Avaliador: Leandro Marques do Nascimento (UFRPE)

   Resumo:

Com a extensa gama de possibilidades trazidas pela computação em nuvem uma nova forma de jogar foi concebida: o Cloud Gaming, que caracteriza-se, em sua forma mais simples, no streaming de vídeo das cenas de um jogo, localizado remotamente, para o jogador como resultado da sua interação. No entanto, diferentemente de outros tipos de aplicação, os jogos possuem um maior apelo na experiência e que, devido à natureza do serviço, pode ser comprometida por problemas ligados ao tráfego da rede e performance da infraestrutura oferecida. Este trabalho tem como objetivo, através de um mapeamento sistemático, analisar as tendências e desafios na utilização da computação em nuvem para jogos digitais.

   Apresentação: 2a feira, 18/07/2016, 16:00hs, (LOCAL A CONFIRMAR)


13. AutoTestPlan: uma ferramenta para seleção de casos de teste e criação de planos de teste

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Claudio José Antunes Salgueiro Magalhães

   Área: Recuperação de Informação

   Orientador: Alexandre Cabral Mota

   Avaliador: Juliano Manabu Iyoda 

   Resumo:

Testes de regressão é uma medida de segurança para atestar que as mudanças feitas no sistema preservam o comportamento aceitor anteriormente. Identificar quais casos de testes devem compor um conjunto de testes de regressão em determinado estágio de desenvolvimento é complicado, principalmente quando se tem apenas casos de teste e solicitação de mudança descritos em linguagem natural, e a execução do teste é executado manualmente. Que é o caso da nossa parceira industrial. Nós propomos uma seleção de casos de teste de regressão com base na recuperação de informação, mostrando que podemos melhorar a criação de conjunto de casos de teste de regressão do nosso parceiro industrial, fornecendo casos de teste mais eficazes com base na análise de palavras-chave de forma automática.

   Apresentação: 2a feira, 18/07/2016, 15:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


14. Escalonamento para construção civil

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Daniele Soares Passos

   Área: Otimização

   Orientador: Ricardo Martins de Abreu Silva

   Avaliador: Silvio Melo 

   Resumo:

A fim de planejar um projeto de construção civil, atividades devem ser definidas para que uma comunicação de ponto a ponto seja precisa e evite espaços ociosos e perda de tempo. A quantidade de detalhes determina o número de atividades contidas no planejamento e escalonamento do projeto. À medida que o número de atividades do projeto aumenta, assim também aumenta a complexidade de ordenação do projeto, então a necessidade de um projeto bem escalonado cresce. O objetivo dessa pesquisa é aplicar algoritmos de escalonamento para o problema de planejamento de construção civil, a fim de encontrar o algoritmo ideal para solucionar questões complexas de gerenciamento de recursos no cenário de construção.

   Apresentação:3a feira, 19/07/2016, 12:30hs, Sala B-005


15. Avaliação de técnicas de aprendizagem de máquina para predição de engajamento com user-generated content

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: David Wilson de Farias Santos

   Área: Inteligência Artificial

   Orientador: Tsang Ing Ren

   Avaliador: George Darmiton da Cunha Cavalcanti (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Antes do advento da Web 2.0, os consumidores tinham recursos limitados para ajudar na tomada de decisão voltada para o consumo, fazendo com que eles se baseassem fortemente na informação enviesada fornecida pela publicidade tradicional. No entanto, com a chegada da Web 2.0, os usuários começaram a compartilhar suas experiências, produzindo um imenso volume de informações geradas por eles próprios, também conhecidas como UGC (User-Genereted Content – Conteúdo Gerado pelo Usuário). O uso de imagens geradas por usuários na forma de anúncios pode aumentar a conversão de vendas, pois este tipo de conteúdo tem o poder de influenciar a decisão de potenciais consumidores, tornando-os propensos à compra. Diante desse panorama, este trabalho propõe uma avaliação de técnicas de aprendizagem de máquina que irão extrair padrões em imagens postadas nas redes sociais, com o objetivo de prever o engajamento de consumidores com tais imagens quando publicadas como anúncios.

   Apresentação: 2a feira, 18/07/2016, 15:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


16. Análise exploratória de dados: um estudo diagnóstico sobre a satisfação de clientes de um banco através de Ontologias e Web Semântica

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Déborah Eline de Santana Mesquita

   Área: Banco de Dados

   Orientador: Bernadette Farias Lóscio

   Avaliador: Ana Carolina Salgado (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Neste trabalho de graduação o objetivo é transformar os dados de clientes em conhecimento relevante para os funcionários de um banco, com o objetivo de oferecer um melhor serviço a seus clientes. Utilizando conceitos de Web Semântica e Ontologias pretende-se analisar os dados de clientes do Banco Santander (base de dados obtida através da plataforma de competições Kaggle). A maior contribuição do trabalho é a criação de um framework que possibilite a transformação de dados sobre clientes e transações bancárias em uma plataforma de consulta e visualização de informações, que represente através de uma ontologia as características e os níveis de satisfação de cada cliente.

   Apresentação: 6a feira, 22/07/2016, 08:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


17. Técnicas de otimização de firmware para sistemas embarcados

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Diogo Pereira de Morais

   Área: Otimização e pesquisa operacional

   Orientador: Ricardo Martins

   Avaliador: Silvio Melo (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Sistemas embarcados formam um campo cada vez mais numeroso na área de desenvolvimento de software. Porém, muitos programadores desconhecem aspectos essenciais ao desenvolvimento nesse tipo de plataforma. Ao programar para embarcados, devem ser considerados critérios que muitas vezes são diferentes dos critérios que são considerados em sistemas de propósito geral.

A idéia principal é garantir um firmware otimizado em relação ao processamento, uso de memória e energia.

Comumente, as otimizações são realizadas no projeto da placa, no hardware do embarcado para otimizar o custo de energia. Porém, muitas vezes, as otimizações do firmware são negligenciados e causar grandes impactos na eficiência do sistema embarcado.

A proposta é desenvolver uma metodologia para otimização do firmware, mensuração do seu impacto e avaliar quais as melhores técnicas são mais impactantes para cada tipo de firmware baseados na sua função.

Incluindo à proposta, uma metodologia de desenvolvimento de firmware baseado em testes pode ser aliada a otimização para garantir um resultado final do código sendo ótimo, completo e correto o máximo possível.

   Apresentação: 2a feira, 18/07/2016, 16:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


18. Instrumentação de Middleware para Geração de Log

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Eduardo Peixoto Macedo

   Área: Ciência da Computação, Middleware

   Orientador: Nelson Souto Rosa

   Avaliador: Ricardo Massa (A CONFIRMAR)

   Resumo:

O objetivo do trabalho é elaboração de um mecanismo de instrumentação de middleware escrito em Java. A meta inicial é tornar o projeto capaz de acrescentar estaticamente a funcionalidade de geração de log ao código Java. Posteriormente será feito um estudo para evoluir o mecanismo ao ponto de sermos capazes de instrumentar o middleware dinamicamente.O log servirá então como entrada para um processo de mineração baseado no PROM. Dado que não conhecemos o funcionamento de um middleware, o objetivo é interpretar as informações no log e construir uma representação de como ele se comporta.

   Apresentação: 2a feira, 18/07/2016, 16:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


19. Aplicação de desvio de relógio como fingerprint para a identificação de ponto de acesso falso

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Emanuel Felipe dos Santos

   Área: Redes de Computadores

   Orientador: Paulo André da Silva Gonçalves

   Avaliador: Carlos André Guimarães Ferraz (A CONFIRMAR)

   Resumo:

A crescente necessidade de troca de informação de maneira rápida, móvel e eficiente, como também a grande demanda por serviços ubíquos, fez com que as redes Wi-Fi se tornassem uma necessidade na sociedade atualmente. Porém devido a sua importância em prover um serviço ubíquo de qualidade e também pela inerente vulnerabilidade de redes sem fio, devido ao sua natureza de difusão, as redes sem fio locais (WLAN) tem se tornado alvos de uma variedade de ataques. Uma das formas de ataques é a instalação de pontos de acessos falsos que possuem as mesmas características do ponto de acesso original e fornecem os mesmos serviços. Esse trabalho tem como objetivo a especificação e implementação de algoritmos cujo objetivo é a identificação de forma eficiente de pontos de acessos falsos utilizando desvios de relógio como fingerprints.

   Apresentação: 5a feira, 21/07/2016, 15:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


20. Utilização de Ferramentas de Gerenciamento e Visualização de Banco de Dados em Dispositivos Móveis e suas Dificuldades

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Filipe Fernando Cabral de Melo Souza

   Área: Banco de dados

   Orientador: Fernando da Fonseca de Souza

   Avaliador: Nivan Roberto Ferreira Junior 

   Resumo:

Este trabalho tem como objetivo analisar e buscar formas de contornar as limitações e dificuldades referentes à utilização de aplicações móveis com foco em visualização e manipulação de dados oriundos de sistemas de gerenciamento de banco de dados. Além da realização de outras possíveis melhorias referentes à interface e entrada de dados, comparado a outros aplicativos nesse contexto.

   Apresentação: 2a feira, 11/07/2016, 14:00hs, Sala D-224


21. Uma Análise do Processo de Monitoramento e Controle do Plano de Ação Institucional da Universidade Federal de Pernambuco

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Filipe Marques de Souza

   Área: Gerenciamento de Projetos

   Orientador: Hermano Perrelli de Moura

   Avaliador: José Gilson de Almeida Teixeira Filho (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Esse trabalho de graduação tem como objetivo realizar uma análise do processo de monitoramento e controle do PAI da UFPE. Para isso vai ser necessário o entendimento dos processos de planejamento e execução do plano para que se tenha insumos necessários para avaliar o próximo processo, que é o de monitoramento e controle. Esta análise visa mostrar as falhas no processo, sejam elas por parte do planejamento, execução ou controle e após isso fazer sugestões de melhorias para alavancar os resultados positivamente.

   Apresentação: 2a feira, 04/07/2016, 14:00hs, Auditório do CIn 


22. Um modelo extensível e uniforme para desenvolvimento e utilização de wrappers de API

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Filipe de Alencar Ximenes

   Área: Gerenciamento de Projetos

   Orientador: Fernando Jose Castor de Lima Filho

   Avaliador: Kiev Gama

   Resumo:

Wrappers de API (ou invólucros de API) são ferramentas essenciais para interagir com APIs web. Eles reduzem a quantidade de trabalho necessário para fazer requisições e previnem que o desenvolvedor tenha de lidar com documentações extensas e complicadas. Tapioca é o que pode ser chamado de "gerador de wrappers". Criar wrappers de API com Tapioca é fácil e rápido. Isso se dá por ele ser abstrair quase toda a lógica e funcionalidades mais comuns que se encontra em wrappers de API deixando para o desenvolvedor apenas o trabalho de implementar peculiaridades do serviço que deseja interagir. 

   Apresentação: 3a feira, 19/07/2016, 13:00hs, (LOCAL A CONFIRMAR) 


23. Avaliação de Técnicas de Filtragem Colaborativa para Sistemas de Recomendação

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Flávio de Holanda Cavalcanti Júnior

   Área: Inteligência Artificial

   Orientador: Ricardo Bastos C. Prudencio

   Avaliador: George Darmiton da Cunha Cavalcanti (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Com a popularização de sistemas de e-commerce e a vasta quantidade de produtos que estes costumam oferecer a seus usuários faz-se necessário a apresentação de uma "vitrine" virtual eficaz, que sugira ao usuário itens satisfatórios aos seus interesses individuais. Embora apenas um exemplo, são nos sistemas de e-commerce que mais facilmente percebemos a atuação de técnicas de recomendação por filtragem colaborativa, e é este o tema do documento. Nele serão levantados algumas dessas técnicas e feitos alguns experimentos analíticos sobre uma base de teste.

   Apresentação: 3a feira, 19/07/2016, 08:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


24. Clustering dinâmico de dados intervalares baseado em distâncias quadráticas adaptativas

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: George Harrison Alvares de Oliveira

   Área: Aprendizagem de Máquina

   Orientador: Francisco de Assis Tenório de Carvalho

   Avaliador: Sérgio Ricardo de Melo Queiroz (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Normalmente, em clustering, os itens que serão agrupados são representados por um vetor de medidas qualitativas ou quantitativas, onde cada coluna representa uma variável, ou feature. Cada item assume um único valor para cada variável. Na prática, esta modelagem é muito restrita e não é capaz de representar dados complexos, em que as variáveis podem ser intervalos, conjuntos de categorias ou distribuições de frequências,  por exemplo. Neste trabalho, vamos propor um algoritmo de clustering dinâmico adaptativo para conjuntos de dados em que as variáveis assumem valores intervalares.

   Apresentação: 3a feira, 19/07/2016, 08:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


25. Aceleração de Inversão Sísmica Estocástica em Plataformas Heterogêneas Utilizando OpenCL

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Guilherme Praciano Karst Caminha

   Área: Computação de Alto Desempenho

   Orientador: Ramiro Brito Willmersdorf (CTG - UFPE, Departamento de Engenharia Mecânica) 

   Avaliador: Manoel Eusébio de Lima (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Técnicas de inversão sísmica são amplamente utilizadas no contexto de caracterização geofísica de reservatórios de petróleo e gás. Os modelos do subsolo devem ser confiáveis para auxiliar no momento de tomada de decisão, afim de maximizar a extração dos recursos. Desta forma, há uma grande demanda por um modelo computacional capaz de reduzir o tempo de computação das técnicas de inversão sísmica. Este trabalho de graduação tem como objetivo explorar plataformas computacionais heterogêneas a partir do framework OpenCL, com base em uma implementação do algoritmo Amplitude Versus Offset (AVO), com o objetivo de acelerar o processamento do modelo geológico.

   Apresentação: 3a feira, 19/07/2016, 09:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


26. A Relação entre Currículo de Graduação e a Geração de Startups em Cursos de Graduação de Ciência da Computação

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Gustavo Gama da Silva Figueiredo

   Área: Educação

   Orientador: Alex Sandro Gomes

   Avaliador: Cristiano Coelho de Araujo (A CONFIRMAR)

   Resumo:

O objetivo deste trabalho é analisar a atuação das universidades nas regiões do mundo nos quais ocorrem o surgimento extensivo de startups. A partir desta análise, propor recomendações para orientar no ajuste de práticas curriculares e de ensino a fim de que novos empreendimentos do tipo startup ocorram e sejam desenvolvidos no cluster de Tecnologia de Informação de Pernambuco.

   Apresentação: 3a feira, 19/07/2016, 09:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


27. Avaliação de algoritmos de busca no ajuste de parâmetros de redes neurais para a previsão de séries temporais

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Heitor Fonseca de Araujo

   Área: (A CONFIRMAR)

   Orientador: Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto

   Avaliador: Adriano Lorena Inácio de Oliveira (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Pesquisas relacionadas à previsão de séries temporais tem sido uma área de bastante interesse nas últimas décadas devido à aplicação útil para muitas áreas do conhecimento como a biologia, economia, climatologia, biologia, entre outros. Abordagens baseadas em Redes Neurais Artificiais (RNAs) têm sido propostas para a modelagem não linear de séries temporais. No entanto, a fim de definir uma solução para um determinado problema, uma RNA, requer o ajuste de parâmetros de configuração do sistema, que nem sempre são fáceis de determinar. Diante deste panorama, este trabalho propõe uma avaliação de algoritmos de busca e otimização baseado em enxame de partículas com base em obter o melhor ajuste dos parâmetros da rede neural a fim de criar um modelo capaz de gerar os padrões futuros.

   Apresentação: 6a feira, 22/07/2016, 08:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


28. Uma Ferramenta para Personalização de Vocabulário de Prancha de Comunicação Alternativa

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Igor Calabria da Fonte

   Área: Acessibilidade

   Orientador: Robson Fidalgo

   Avaliador: Fernando Fonseca (A CONFIRMAR)

   Resumo:

O objetivo deste trabalho é implementar uma interface web que permita a customização do vocabulário da prancha. O principal requisito funcional da interface é a capacidade de criar o vocabulário de acordo com a modelagem feita em um estudo prévio [1]. A modelagem do vocabulário também deve ser salva em um servidor, onde os dados serão consumidos pela aplicação cliente da prancha. A comunicação para com o servidor é feita através de uma API REST. 

Como requisito não funcional, a interface de customização deve ser intuitiva e se encaixar no modelo mental dos usuários. Usuários leigos, profissionais de saúde, de educação e familiares dos usuários da prancha devem ser capazes de utilizar a ferramenta sem treinamento especializado. 

   Apresentação: 3a feira, 19/07/2016, 10:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


29. Implementação do alinhamento de proteínas em GPU utilizando OpenCL

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Jefferson Ramos Lucas dos Anjos

   Área: Bioinformática

   Orientador: Edna Natividade da Silva Barros

   Avaliador: Manoel Eusébio de Lima (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Este trabalho apresenta uma implementação para alinhamento ótimo global de proteínas utilizando o algoritmo Needleman-Wunsch em OpenCL, bem como a sua avaliação de desempenho. A implementação proposta visa maximizar o desempenho do algoritmo fazendo uso dos recursos internos da GPU e do framework OpenCL. Como estudo de caso será utilizado o banco de dados de proteínas Swiss-Prot. Como comparativo serão utilizados softwares de terceiros, largamente utilizados na literatura, como o FASTA e o SWIPE.

   Apresentação: 3a feira, 19/07/2016, 10:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


30. Gestão Visual e Gerenciamento de Projetos de Software: Uma Investigação da Maturidade de Projetos em Startups de Base Tecnológica

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Jessé Ferreira do Nascimento Filho

   Área: Engenharia de Software / Gerenciamento de Projetos

   Orientador: Hermano Perrelli de Moura

   Avaliador: Simone Cristiane dos Santos (A CONFIRMAR)

   Resumo:

A Gestão Visual de Projetos pode ser empregada para se garantir uma comunicação transparente com todos os envolvidos. Usar Quadros,  físicos ou digitais, que aproveitem métodos como o Scrum e Kanban pode ser uma forma bem interessante de melhorar a comunicação e produtividade. Porém, é importante notar que usar somente essas ferramentas de apoio não é o suficiente para a gestão adequada de um projeto. É importante notar, também, que metodologias de base, como PMBOK, que apoiam essas ferramentas, devem ser revisitadas com frequência. Esse trabalho irá investigar a relação entre o uso de técnicas e ferramentas para gestão visual de projetos e a maturidade em gerenciamento de projetos de startups de base tecnológica.

   Apresentação: 4a feira, 06/07/2016, 14:00hs, Auditório do CIn 


31. Otimização de um coprocessador paralelo de alinhamentos de DNA em FPGA

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: João Gabriel Machado da Silva

   Área: Hardware Digital, Bioinformática

   Orientador: Edna Natividade da Silva Barros

   Avaliador: Manoel Eusébio de Lima (A CONFIRMAR)

   Resumo:

A necessidade de processar as informações providas dos sequenciamentos de DNA tem crescido devido à diminuição do custo do sequenciamento. Neste trabalho é otimizado um coprocessador de alinhamento de DNA através da generalização e flexibilidade dos parâmetros da arquitetura para o alinhamento global de sequências de DNA, possibilitando assim a utilização da arquitetura em outras possíveis aplicações na área de bioinformática.

   Apresentação: 3a feira, 19/07/2016, 11:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


32. IncR: Ferramenta de detecção incremental de comunicação entre componentes Android

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: João Paulo Tenório Trindade

   Área: Análise estática de código

   Orientador: Leopoldo Motta Teixeira

   Avaliador: Fernando Jose Castor de Lima Filho

   Resumo:

O objetivo deste trabalho é desenvolver um ambiente que seja capaz de identificar de forma

incremental a comunicação entre componentes de aplicações na plataforma Android.

Incremental neste caso significa combinar os resultados individuais de cada aplicativo sem a necessidade de realizar nova análise quando se deseja testar uma nova aplicação.

Serão consideradas informações extraídas a partir de coletas de dados de Intents e para tais

coletas serão utilizadas algumas ferramentas específicas disponíveis atualmente.

   Apresentação: 3a feira, 19/07/2016, 14:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


33. Uma revisão literária sobre os desafios e efeitos do uso de Software Defined Data Center (SDDC)

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Jônatas da Silva Bezerra

   Área: Linhas de produto de software | Engenharia de Software

   Orientador: Vinícius Cardoso Garcia

   Avaliador: Kelvin Dias 

   Resumo:

Software Defined Data Center (SDDC) é uma das mais promissoras tecnologias da área de

infraestrutura computacional moderna. SDDC traz consigo flexibilidade, desempenho, e

configuração dinâmica. A partir de estudos podemos observar os benefícios e desafios da utilização de SDDC. Essa tecnologia é apresentada como um modelo de ambiente e negócio de TI com

grande potencial e tendências para crescimento, mas, por ser uma tecnologia nova, há ainda

muitos desafios a serem superados. Neste contexto, essa pesquisa se propõe a fazer uma revisão

literária sobre o funcionamento dessa tecnologia e do efeito de uso dela nas empresas, e também

buscando identificar avanços, falhas e desafios.

   Apresentação: 3a feira, 19/07/2016, 14:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


34. Desenvolvimento e validação de uma ferramenta de estratégia do serviço de pós-venda para auxiliar lojistas do e-commerce

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Jorge Rodrigues Gomes Vaz Filho

   Área: E-Commerce, Negócios, Engenharia de Software

   Orientador: Vinícius Cardoso Garcia

   Avaliador: José Carlos Cavalcanti (Departamento de Economia, UFPE)

   Resumo:

O e-commerce vem tendo um grande crescimento desde o seu surgimento e nos dias de hoje qualquer pessoa pode abrir o seu próprio e-commerce. Com esse crescimento a concorrência aumenta a cada dia e é preciso ter um diferencial para sobreviver ao mercado. O pós-venda é um dos diferenciais mais apontados atualmente, pois cria no consumidor a impressão de que a empresa realmente tem a preocupação de oferecer um serviço de qualidade, o que fortalece a marca.

 Esse trabalho é feito com a pretenção de criar uma ferramenta de estratégia do serviço de pós-venda para auxiliar os lojistas do e-commerce, afim de identificar e relatar os pontos fortes e principalmente os principais problemas encontrados pelos consumidores de forma rápida que possibilite a rápida reação do lojista.

   Apresentação: 3a feira, 19/07/2016, 15:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


35. Uma biblioteca Multi-Tenant para Django

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: José de Arimatea Rocha Neto

   Área: Arquitetura de Software

   Orientador: Vinícius Cardoso Garcia

   Avaliador: Vanilson Burégio (UFRPE) 

   Resumo:

A arquitetura Multi-Tenant é uma das principais características de projetos SaaS, pois ela permite que vários clientes utilizem a mesma instância da aplicação e do banco de dados. Dessa forma, é possível diminuir de forma considerável os custos com infraestrutra, além de simplificar a manutenção e aumentar a escalabilidade do sistema. O objetivo desta pesquisa é criar uma biblioteca open source que possa transformar projetos desenvolvidos em Django em um projeto Multi-Tenant. Com isso, desenvolvedores que utilizem o framework podem adotar a arquitetura Multi-Tenant como recurso para seus projetos, focando todos os seus esforços na regra de negócio do sistema e deixando toda a lógica da arquitetura Multi-Tenant por conta da biblioteca. 

   Apresentação: 4a feira, 20/07/2016, 10:00hs,  Sala E-121


36. Criação de uma ferramenta para auxiliar a Engenharia de Software Baseada em Evidências

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: José Eudes de Souza Júnior

   Área: Engenharia de Software

   Orientador: Sergio Castelo Branco Soares

   Avaliador: Flavia de Almeida Barros (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Esse trabalho tem por finalidade a construção de uma ferramenta que faça buscas complexas em bases contendo revisões sistemáticas das diversas áreas da Engenharia da Software. 

   Apresentação: 6a feira, 22/07/2016, 09:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


37. Uma Avaliação Crítica de Ferramentas de Analytics para Aplicações Móveis

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: José Luiz Correia Neto

   Área: Engenharia de Software

   Orientador: Carina Alves

   Avaliador: Cristiano Coelho de Araújo (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Durante o desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis o planejamento estratégico, o design envolvente e a tecnologia consistente são pontos analisados pelos profissionais da área. Tais questões são importantes para a obtenção de sucesso das aplicações, porém muitas vezes são difíceis de serem mensuráveis ou de se verificarem os seus resultados. Neste cenário, o uso de ferramentas de analytics auxilia na obtenção de tais respostas, fornecendo informações que ajudam a avaliar se a solução proposta vem atendendo as necessidades dos usuários. Este trabalho propõe fazer uma análise das principais ferramentas disponíveis no mercado, buscando expor seus pontos fortes e fracos, limitações dentro do ecossistema móvel, entre outros fatores.

   Apresentação: 5a feira, 21/07/2016, 17:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


38. Application of Problem-Based Learning (PBL) on a middle school environment through the use of PBL-Coach

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Laio Fonseca Marinho Alcântara

   Área: Educação

   Orientador: Simone Cristiane dos Santos

   Avaliador: Bruno Bessa (A CONFIRMAR)

   Resumo:

The teachers that use problems as an approach for their teaching methodology motivate and incite the students’ learning. Problem-Based Learning (PBL) is a learning methodology that is focused on the student, using real world problems so the pupils can interact with them and be motivated to learn, promoting the necessary abilities to solve these issues. The objective of this document is to apply a cycle of PBL to a middle school Physics class through the use of PBL-Coach, a virtual learning environment software that promotes creativity and collaboration.

   Apresentação: 3a feira, 19/07/2016, 15:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)



39. Uma aplicação de suporte ao desenvolvimento de software mobile

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Luiz Antonio de Vasconcelos Filho

   Área: Linhas de produto de software, Engenharia de Software, Dispositivos Móveis

   Orientador: Leopoldo Motta Teixeira

   Avaliador: Juliano Manabu Iyoda

   Resumo:

Este trabalho tem como objetivo prover uma abstração do desenvolvimento de algumas das estruturas básicas presentes nas Activities (telas de aplicação) de um projeto Android utilizando-se do conceito de Orientação a Funcionalidades. Após definir os módulos que serão suportados pelo sistema, proveremos uma interface que permita ao usuário aplicar algumas das funcionalidades das telas ao aplicativo em produção de forma mais concisa e objetiva através do reuso de código.

   Apresentação: 3a feira, 19/07/2016, 16:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


40. Interface de abstração de algoritmos de geração procedural de terrenos para jogos através da parametrização de biomas e erosão

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Luiz Fernando da Silva Sotero

   Área: Jogos ( Computação Gráfica também se aplica)

   Orientador: Geber Ramalho

   Avaliador: Giordano Cabral (A CONFIRMAR)

   Resumo:

A Geração procedural de terrenos para jogos é uma técnica que envolve muita programação, entretanto os resultados devem ser gráficos e validados por uma equipe de artistas. Um problema associado com esse processo é o da grande diferença entre estes dois domínios (artístico e programação) fazendo com que a interação das duas áreas seja confusa e complicada. Este trabalho propõe uma interface para artistas para a criação de inputs em algoritimos de criação procedural através da parametrização da formação de biomas e do terreno em geral.

   Apresentação: 3a feira, 19/07/2016, 17:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


41. Um Estudo sobre o Uso da Tecnologia Blockchain em Infraestruturas e Serviços de Armazenamento Baseados em Computação em Nuvem

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Marcela Pereira de Oliveira

   Área: Engenharia de Software

   Orientador: Vinícius Garcia Cardoso

   Avaliador: Ruy José Guerra Barretto de Queiroz

   Resumo:

O trabalho tem como objetivo verificar o por quê a tecnologia blockchain pode ser utilizada em serviços de armazenamento baseados em computação em nuvem (Storage as a Service - StaaS), bem como verificar aplicações que estão utilizando a tecnologia e as vantagens e desvantagens da utilização do blockchain no contexto de StaaS.

   Apresentação: 2a feira, 04/07/2016, 10:00hs, Sala E-121


42. Metáforas de interação: desenvolvimento de metáforas de interfaces digitais baseadas nos modelos de cognição corpórea

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Marcelo Ferrão Feodrippe

   Área: Sistemas Interativos 

   Orientador: Pedro Martins Alessio

   Avaliador: Ruy José Guerra Barretto de Queiroz

   Resumo:

Metáforas estão presentes em nosso dia a dia, exemplos disto são o fato de levantar o dedo polegar para expressar um sentimento de positividade, abanar a mão para indicar uma despedida e muito outros. Metáfora é nada menos que definir algo abstrato a partir de outra coisa concreta ou outro conceito, que pode ou não ser de mesma natureza. A proposta deste trabalho é analisar e desenvolver metáforas de interface baseados no modelo cognitivo dito corpóreo.

   Apresentação: 5a feira, 21/07/2016, 17:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


43. Behaviour Driven Development (BDD), um estudo de caso

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Marcos Vinícius Rodrigues de Souza

   Área: Engenharia de Software

   Orientador: Célio Andrade de Santana Júnior

   Avaliador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos

   Resumo:

Este trabalho tem como objetivo consolidar uma revisão bibliográfica a respeito da abordagem ágil Behaviour Driven Development (BDD) citando suas, práticas características, aplicabilidade, pontos fortes e pontos de melhoria em sua adoção, bem como relativizar sua aplicação com outras técnicas de metodologias similares. Procurando demonstrar todo os princípios gerais por traz do BDD e apresentando situações onde o uso do Behaviour Driven Development (BDD) pode se mostrar útil dentro do contexto de metodologias ágeis.

   Apresentação: 4a feira, 20/07/2016, 08:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


44. Adicionando Informações Contextuais a Exceções de Deadlock

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Maria Gabriela Toledo de Moraes Cardoso

   Área: Programação Concorrente

   Orientador: Fernando José Castor de Lima Filho

   Avaliador: Henrique Rebelo

   Resumo:

Programas multithreaded são difíceis de escrever quando as threads compartilham recursos. Para lidar com este compartilhamento de recursos é comum os programas utilizarem sincronização. Contudo uma sincronização inadequada de threads pode gerar diversos problemas, como por exemplo o deadlock. Para lidar com os deadlocks, desenvolvedores criaram formas de detecção ou prevenção como: detecção estática, detecção dinâmica e verificação de modelos. Recentemente foi criada uma nova abordagem onde o deadlock é detectado durante a execução e sua ocorrência é sinalizada através de uma exceção. O objetivo deste trabalho é adicionar informações contextuais a estas exceções de deadlock, com o intuito de melhorar a rastreabilidade dos problemas, informando mais detalhes sobre o deadlock encontrado. Entretanto almeja-se fazer essas alterações sem aumentar muito o overhead de criação e execução de threads.

   Apresentação: 3a feira, 19/07/2016, 15:30hs, (LOCAL A CONFIRMAR)


45. Desenvolvimento do sistema web Penc

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Marina de Meira Lins Haack

   Área: Software educativo

   Orientador: Patricia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco

   Avaliador: Carla Taciana Lima Lourenço Silva Schuenemann 

   Resumo:

A proposta deste trabalho de graduação é a concepção de um sistema web gameficado para o modelo de aprendizado Penc, afim de testar o modelo e sugerir melhorias para o mesmo. O Penc é um modelo de aprendizado, desenvolvido pela aluna Rozelma Soares de França que visa ajudar os alunos a aprenderem a programar, instigando a autorreflexão dos alunos durante a resolução e avaliação de problemas de programação. Com isto, tais alunos, desenvolvem a autorregulação e a aprendizagem do pensamento computacional. O sistema web utilizará o padrão do Material Design lite do Google, que é uma proposta de unificar a experiência do usuário em todas as plataformas. Além de proporcionar um design fácil e bonito para o usuário.

   Apresentação: 4a feira, 20/07/2016, 09:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


46. Uso de Elixir para a construção de um middleware baseado em RPC

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Mateus Moury Fernandes da Rosa Borges

   Área: Middleware e Sistemas Distribuídos

   Orientador: Nelson Souto Rosa

   Avaliador: Ricardo Massa Ferreira Lima 

   Resumo:

De acordo com o que se tem visto nos últimos anos, a capacidade de processamento de um único computador se mostra cada vez mais insuficiente para a construção de aplicações escaláveis e que demandam alto desempenho. Por isso, há uma necessidade cada vez maior de se construírem sistemas distribuídos. O ideal, na construção de um sistema distribuído, é que o programador se preocupe apenas com a sua aplicação, e não com complicações inerentes ao fato de fazer com que sua aplicação seja distribuída, como problemas na rede e de localização. Esse trabalho propõe a construção de um middleware baseado em chamada remota de procedimento que visa facilitar o desenvolvimento de aplicações distribuídas. Elixir, uma nova linguagem funcional baseada em Erlang, será usada para o desenvolvimento do middleware, já que vem se mostrando uma linguagem que provê facilidades desejáveis no desenvolvimento de um middleware, como facilidade para comunicação entre processos e recuperação de falhas, além de ser usada comercialmente em aplicações de grande porte como o WhatsApp e Pinterest. O trabalho trará, ainda, comparações quanto ao desempenho do middleware desenvolvido nesse trabalho e de outros artigos, bem como vantagens e desvantagens do uso de Elixir para a implementação de middleware.

   Apresentação: 4a feira, 20/07/2016, 09:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


47. Análise sobre Bases de Dados para Armazenamento e Consulta de Dados Não Estruturados e Semiestruturados

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Matheus Dornelas Rodrigues

   Área: Banco de dados

   Orientador: Fernando da Fonseca de Souza

   Avaliador: Luciano de Andrade Barbosa 

   Resumo:

Este trabalho de graduação visa analisar e comparar o funcionamento de bases de dados para o armazenamento e consulta de dados não estruturados, em especial no formato JSON (JavaScript Object Notation). Devido ao fato que esses dados não têm uma estrutura bem definida e por geralmente estarem relacionados a um grande volume, as bases de dados relacionais tradicionais vêm sendo preteridas e a utilização de bases de dados NoSQL (Not only SQL) é mais adequada em cenários desse tipo. Para justificar a opção por NoSQL é necessário uma análise das características desses dois tipos de sistemas de armazenamento, além disso, devido às várias maneiras de como se pode manipular dados em NoSQL é importante mostrar como as diferentes categorias de sistemas de banco de dados desse paradigma funcionam, pois alguns desses sistemas são melhores que outros em determinados cenários.

   Apresentação: 2a feira, 1107/2016, 14:30hs, Sala D-224


48. Robô hexápode autônomo: Especificação eletrônica e simulação

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Paulo de Tarso Vasconcelos Serra Filho

   Área: Robótica/Realidade Virtual

   Orientador: Adriano Augusto Moraes Sarmento 

   Avaliador: Hansenclever de França Bassani (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Robôs móveis autônomos já são uma realidade, com diversas formas de locomoção e funções. Cada uma das formas de locomoção, tem suas vantagens e desvantagens. Veículos com membros articulados conseguem se movimentar por terrenos irregulares nos quais outros robôs têm dificuldade ou simplesmente não conseguem.

Robôs móveis são, em geral, alimentados por baterias e têm, portanto, energia e tempo de operação limitados. É preciso então, garantir que um robô móvel tem energia suficiente para realizar a tarefa designada e voltar para a estação de carregamento ou troca de baterias.

Para simular de maneira fiel o comportamento de um robô, é preciso saber qual será seu consumo efetivo e para tanto, é preciso que sejam especificados os seus componentes eletrônicos. O trabalho visa fornecer a especificação de todos os componentes eletrônicos (e seu consumo) necessários para a criação de um robô hexápode, bem como realizar a simulação deste operando de maneira a garantir que a supracitada condição de manter-se sempre com energia suficiente para voltar à estação de recarga de baterias.

   Apresentação: 4a feira, 20/07/2016, 10:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


49. A importância de Sistemas de Informação na análise de desempenho de jogadores: Um estudo de caso sobre o Santa Cruz Futebol Clube

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Paulo Viana de Queiroz Neto

   Área: Gestão da Informação

   Orientador: José Carlos Cavalcanti (Departamento de Economia, UFPE)  

   Avaliador: Carla Taciana Lima Lourenço Silva Schuenemann (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Hoje em dia, tecnologia da informação e o futebol podem ser considerados assuntos entrelaçados. Os sistemas de informação estão cada vez mais auxiliando os clubes de futebol no contexto mundial, desde o apoio à tomada de decisão até às análises estatísticas de jogo. O trabalho tem por finalidade destacar a importância de sistemas de informação utilizados na análise de desempenho de jogadores, destacando as vantagens de sua utilização, mediante um estudo de caso realizado com base nas experiências do Santa Cruz Futebol Clube.

   Apresentação: 4a feira, 20/07/2016, 11:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


50. Classificação de texto para avaliação de percepção de aprendizado de estudantes

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Pedro Henrique Dias da Silva

   Área:  Inteligência artificial

   Orientador: Cristiano Coelho de Araújo

   Avaliador: Alex Sandro Gomes (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Ao utilizar a técnica de Aprendizado Baseado em Desafios (Challenge Based Learning), os professores devem garantir que os alunos estejam sempre refletindo no seu aprendizado de conteúdo. Para isso, os professores se utilizam de reflections, que são perguntas feitas ao fim de cada ciclo de atividades, que incitam os alunos a pensar e escrever sobre seu aprendizado. Este trabalho propõe desenvolver uma ferramenta que, através da análise do texto em busca por palavras chaves, classifica as respostas dos alunos de forma automática, atacando assim o problema dos professores de lidar com um grande número de reflections por atividade.

   Apresentação: 6a feira, 22/07/2016, 09:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


51. Um Método para Desenvolvimento de Jogos Educativos para Campanhas de Utilidade Pública:  O Caso do Combate ao Mosquito Aedes Aegypti

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Pedro Henrique Torres Gonçalves

   Área: Jogos educativos

   Orientador: Fernando da Fonseca de Souza

   Avaliador: Antulio de Oliveira (Faculdade Guararapes)

   Resumo:

O recente surto causado pelas várias doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti tem preocupado o mundo inteiro. No Brasil, o Ministério da Saúde tem investido bastante na criação de campanhas para incentivar a população no combate ao mosquito. A abordagem está sendo feita em diversas formas: desde propagandas na TV e rádio, a até mesmo publicações em mídias sociais, como Facebook, propaganda no Spotify e em tuítes. O trabalho que será apresentado aqui visa analisar o efeito que essas abordagens têm no público geral comparado com o efeito causado por um jogo educativo.

   Apresentação: 2a feira, 11/07/2016, 15:00hs, Sala D-224


52. Gestão da inovação enxuta

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Pedro Paulo Sousa Neto

   Área: Gestão da Informação

   Orientador: José Carlos Cavalcanti (Departamento de Economia, UFPE)  

   Avaliador: Carla Taciana Lima Lourenço Silva Schuenemann (A CONFIRMAR)

   Resumo:

O objetivo deste trabalho é entender como o modelo de Gestão da inovação enxuta afeta os quesitos de Tecnologia, Pessoas e Processos de uma organização madura que tenha um modelo de negócio defino e quais os principais desafios  para enfim conseguir desenvolver inovação. 

   Apresentação: 4a feira, 20/07/2016, 14:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


53. Um estudo sobre a incidência de bugs relacionados a deadlocks em aplicações C# de código aberto

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Rafael Acevedo de Aguiar

   Área: Programação Concorrente

   Orientador: Fernando José Castor de Lima Filho

   Avaliador: Henrique Rebelo (A CONFIRMAR)

   Resumo:

O objetivo deste trabalho é analisar bugs relacionados a deadlocks em aplicações C# open-source. Assim, o foco do estudo é levantar informações relevantes para a comunidade, como: o tipo do deadlock existente, quais threads estão envolvidas, se o bug é realmente relacionado a um deadlock, e abordar maneiras para solucionar o defeito analisado.

   Apresentação: 4a feira, 20/07/2016, 14:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


54. Revisão Sistemática sobre a Internet das Coisas suportada pela Gestão de Processo de Negócio no Brasil

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Rafael Leonardo de Lima Brito

   Área: Internet das coisas e Gestão de Processo de Negócio

   Orientador: Carla Taciana Lima Lourenço Silva

   Avaliador: Simone Cristiane dos Santos (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Com a crescente onda de utilização da Internet das Coisas em ambiente corporativo e da Gestão de Processo de Negócio na melhoria e padronização dos processos e, aumento da produtividade das organizações, este trabalho visa analisar como a Gestão de Processo de Negócio tem suportado a Internet das Coisas, identificando benefícios, avanços, falhas e os desafios existentes no Brasil.

   Apresentação: 4a feira, 20/07/2016, 15:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


55. Fantasia Urbana: um design de experiências literárias

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Raissa Gabrielle da Cunha Andrade

   Área: Computação Ubíqua, Design e Literatura

   Orientador: Alex Sandro Gomes

   Avaliador: Carina Frota (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Se engana quem pensa que tornar obrigatória a leitura de paradidáticos nas escolas é a solução para estimular o hábito de leitura e escrita nos jovens. De fato, 7 em cada 10 brasileiros não leram um livro sequer em 2014, segundo pesquisa realizada pela Federação do Comércio do Rio de Janeiro. O hábito de leitura está sendo desvalorizado como entretenimento por motivos diversos, e como fonte de obtenção de conhecimento é deixado em segundo lugar, visto a praticidade das ferramentas de busca na internet. Com o crescimento da popularidade da literatura fantástica no Brasil, experiências como jogos digitais, grupos de rpg e sites de fanfictions estão ganhando espaço no país e trazendo o estímulo que faltava para os nossos jovens. Contudo, a medida que a tecnologia vai evoluindo, as pessoas tendem a abandonar essas velhas experiências em prol da utilização dos dispositivos móveis e das redes sociais; tornando necessário buscar possibilidades ainda não exploradas nesse contexto que sejam capazes de integrar o hábito de leitura e escrita aos novos tipos de serviços fornecidos. O objetivo desse trabalho é elaborar um novo modelo de experiência literária, composto por um ambiente ubíquo onde os usuários possam interagir entre si e com as obras, criar novos mundos literários e personagens fantásticos, e acessar o conteúdo produzido por outras pessoas de forma rápida e inovadora.

    Apresentação: 4a feira, 20/07/2016, 15:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


56. Heurística para localização de sensores

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Raphael Braga de Figueiredo Lima

   Área: Otimização e pesquisa operacional

   Orientador: Ricardo Martins de Abreu Silva

   Avaliador: Sílvio de Barros Melo (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Nos últimos anos, vem se tornando cada vez mais popular o conceito de “casas inteligentes”, e com isso um novo ramo de pesquisa surgiu com a proposta de desenvolver tecnologia para o desenvolvimento de sistemas de detecção de presença para indivíduos com problemas de visão. A idéia é providenciar um ambiente mais seguro e fácil para o indivíduo se guiar.

  Para atingir este importante objetivo, é necessário desenvolver um algoritmo que primeiro deve identificar em tempo real, as atividades sendo realizadas pelo usuário rastreado e as posições dos objetos do dia-a-dia da residência. 

  Muitos pesquisadores se baseiam nas tecnologias de sistemas baseados em ultra-som, câmeras de video e sistemas de identificação por rádio-frequência (RFID). Entretanto os sistemas baseados em RFID são os mais viáveis para uma residência inteligente.

  Recentemente, muitos algoritmos de localização por RFID vem sendo desenvolvidos, porém eles não são precisos o suficiente para serem usados com segurança em sistemas para pessoas com deficiência de visão. A proposta do trabalho é então desenvolver um algoritmo mais preciso do que os já encontrados na literatura atual.

   Apresentação: 4a feira, 20/07/2016, 16:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


57. Mark by click

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Raphael Brito Alencar

   Área: Aplicações Mobile

   Orientador: Tsang Ing Ren

   Avaliador: George Darminton da Cunha Cavalcanti (A CONFIRMAR)

   Resumo:

O Mark by click é um aplicativo usado como canal de comunicação entre paciente e clínicas ou hospitais, para facilitar o processo de marcações de consulta, oferecendo ao paciente comunidade e sem custos de deslocamento e telefonia, além de proporcionar maior organização, segurança e informações para clinicas e hospitais.

   Apresentação: 4a feira, 20/07/2016, 16:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


58. Novas oportunidades de Negócios Provenientes de “Internet das Coisas”

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Rayane Melisa Martins da Cruz

   Área: Inovação

   Orientador: Carla Taciana Lima Lourenço Silva Schuenemann

   Avaliador: Kiev Santos da Gama (A CONFIRMAR)

   Resumo:

A “Internet das Coisas” é uma inovação tecnológica, onde os dispositivos do cotidiano estarão conectados a redes. Segundo o Cisco IBSG, haverá 50 bilhões de dispositivos conectados até 2020. A medida que IoT expande, a possibilidade na inovação do modelo dre negócios é grande. Os negócios estabelecidos hoje não serão suficientes para as oportunidades que serão geradas a partir dos produtos conectados. As organizações que estiverem atentas às novas oportunidades de negócios provenientes de IoT sairão na frente, pois a padronização nos produtos gerados pela internet das coisas, os produtos ficarão bem similares e o negócio que irá permiti a competitividade organizacional.

   Apresentação: 4a feira, 20/07/2016, 16:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


59. Uma Aplicação para Consumo de Dados Abertos Conectados Sobre os Eventos da Sociedade Brasileira de Computação

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Rayelle Ingrid Vera Cruz Silva

   Área: Banco de Dados

   Orientador: Bernadette Farias Lóscio

   Avaliador: Ana Carolina Salgado (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Em geral, os dados estão disponíveis na Web de uma maneira em que só as pessoas conseguem compreender, ou seja, o processamento automático dos dados pelas máquinas pode ser bastante caro e complexo. Neste cenário, surge a Web Semântica que se propõe a decrementar a tarefa manual de análise e processamento de dados, através da criação de links entre páginas que conectam dados relacionados, de forma que esses dados possam ser lidos por máquinas e não apenas por pessoas. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo a criação de uma aplicação para consumo de dados abertos conectados sobre os eventos da Sociedade Brasileira de Computação.

   Apresentação: 4a feira, 20/07/2016, 17:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


60. Um Estudo de Campo do Uso de Ambientes informativos no NTI-UFP

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Rebeka Rayane Cunha Vogeley

   Área: Ambientes informativos

   Orientador: Célio Andrade de Santana Júnior

   Avaliador: Alexandre Vasconcelos

   Resumo:

Trabalho com objetivo de investigar como os ambientes informativos estão presentes nos projetos do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Universidade Federal de Pernambuco. Como esses ambientes estão sendo utilizados? para quê? em que projetos? E qual é o sentimento dos times em usar estes tipos de ambientes.

   Apresentação: 4a feira, 20/07/2016, 17:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


61. Utilização de Motor Babbling em Aprendizagem de Controle para Robôs

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Reniê de Azevedo Delgado

   Área: Controle e Robótica

   Orientador: Hansenclever de França Bassani

   Avaliador: Aluizio Araujo (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Com o avanço da tecnologia robôs vêm se tornando cada vez mais complexos. Quanto mais complexos, mais difícil é se construir um modelo de controle adequado, mesmo quando se conhece a cinemática e dinâmica do corpo. Soluções baseadas em aprendizagem de máquina provêm uma alternativa que possibilita ao robô adaptar-se a mudanças desconhecidas e montar seu próprio modelo de corpo junto ao ambiente. Em robótica, a técnica de Motor Babbling é uma estratégia que gera movimentos aleatórios de curta duração nos atuadores. Através da técnica de Motor Babbling juntamente com aprendizagem de máquina é possível ao robô mapear o efeito dos possíveis comandos sobre os seus atuadores. Isto permite ao robô gerar um controle capaz de executar tarefas complexas. Este trabalho foca na avaliação de técnicas de aprendizagem de máquina e Motor Babbling aplicadas a um robô de direção diferencial.

   Apresentação: 5a feira, 21/07/2016, 08:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


62. Análise de conversão de imagem colorida para tons de cinza via contraste percebido

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Ricardo César de Almeida Nogueira

   Área: Processamento de Imagem

   Orientador: Carlos Alexandre Barros de Mello

   Avaliador: Cleber Zanchettin (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Converter imagem colorida para tons de cinza é requisito para muitas aplicações em processamento de imagem. A proposta deste trabalho visa a implementação do algoritmo de conversão de imagem colorida para tons de cinza proposto no artigo de Zhu, comparando seu desempenho com outros métodos conhecidos.

   Apresentação: 5a feira, 21/07/2016, 16:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


63. Mineração de Processos de Middleware

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Rodolfo Santos Vera Cruz

   Área: Middleware

   Orientador: Nelson Souto Rosa

   Avaliador: Fernando Castor (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Este trabalho tem como objetivo desenvolver um dos módulos, chamado de Data Collection, de um sistema de trace para middleware. Este módulo tem como função principal coletar os eventos realizados pela execução do middleware, ordená-los e formatá-los, gerando um ‘log’ de atividades do sistema para uma posterior análise em um framework já existente (ProM). 

   Apresentação: 5a feira, 21/07/2016, 08:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


64. Implementação e Avaliação de um Gateway CAN-Ethernet para comunicação segura entre ferramentas de diagnósticos e automóveis

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Rodrigo Antônio Alves do Nascimento

   Área: Redes Automotivas

   Orientador: Divanilson Rodrigo de Sousa Campelo

   Avaliador: Daniel Carvalho da Cunha (A CONFIRMAR)

   Resumo:

A proposta desse trabalho de conclusão de curso é a implementação de um protótipo de um gateway CAN-Ethernet feito em Arduino. Esse protótipo permitirá a comunicação entre ferramentas de diagnósticos e o carro através da Internet. Além da implementação desse gateway, também é previsto a adição de mecanismos de segurança na comunicação para oferecer confidencialidade, integridade, autenticação aos dados transmitidos. Uma análise de métodos utilizados para alcançar essa segurança também será feita. 

   Apresentação: 5a feira, 21/07/2016, 09:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


65. Criação e Publicação de Dados Abertos Conectados sobre os Eventos da Sociedade Brasileira de Computação

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Ruan Pablo Gouveia Alves

   Área: Dados Abertos

   Orientador: Bernadette Farias Lóscio

   Avaliador: Ana Carolina Salgado (A CONFIRMAR)

   Resumo:

A expressão Dados Abertos Conectados vem da combinação de dois conceitos. O primeiro deles é o de Dados Abertos, um conjunto de dados que estão disponíveis para serem reutilizados e redistribuídos; respeitando no máximo as fontes e licenças originais. O segundo é o de Dados Conectados, um conjunto de princípios para publicar e interligar dados estruturados na Web. Diferentes instituições podem se beneficiar de projetos nessa área, como por exemplo, o OpenCIn, desenvolvido por Jonatas Rocha, que publica informações relevantes sobre os docentes do Centro de Informática da UFPE. Seguindo essa linha, o foco deste trabalho é a criação e publicação de Dados Abertos Conectados sobre informações relevantes dos eventos da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

   Apresentação: 5a feira, 21/07/2016, 09:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


66. Estudo comparativo de técnicas de redução de PAPR em transmissão de sinais OFDM

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Saulo José de Albuquerque Silva

   Área: Comunicações Móveis

   Orientador: Daniel Carvalho da Cunha

   Avaliador: Divanilson Campelo (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Novas técnicas para transmissão digital vêm sendo desenvolvidas para atender a crescente demanda por maiores taxas de dados nas comunicações que podem ser utilizadas em ambientes com e sem fio. OFDM é uma técnica de modulação avançada que é adequado para a transmissão de dados de alta velocidade, devido às suas vantagens: propagação multipath, alta taxa de dados e eficiência de largura de banda, imunidade a ruido, entre outras. Mas apesar destes benefícios existem alguns obstáculos para utilização de OFDM alguns deles são: potencia de pico podem ser muito maiores que a potência media do sinal (PAPR), sensível a erros de frequência, sincronização com o receptor. Existem diversas técnicas para a redução de PAPR em sinais OFDM. As técnicas são divididas em duas categorias: Signal Distortion Techniques e Signal Scrambling Techniques. O objetivo deste trabalho é apresentar uma comparação de desempenho de um conjunto de técnicas de redução de PAPR.

   Apresentação: 5a feira, 21/07/2016, 10:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


67. Investigando Ambientes Virtuais de Aprendizagem na abordagem do Aprendizado Baseado em Problemas

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Sebastião Alvino de Lima Filho

   Área: Educação em TIC: Modelos inovadores de aprendizado; PBL - Aprendizado baseado em problemas reais

   Orientador: Carla Taciana Lima Lourenço Silva Schuenemann

   Avaliador: Kiev Santos da Gama (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Environments) são softwares utilizados no auxílio da montagem de cursos ministrados em um ambiente de conectividade. Dentre os vários tipos de VLEs existentes, esse trabalho se propõe a analisar e investigar aqueles que suportam o uso da abordagem PBL (Problem Based

Learning). Apesar do grande número de VLEs existentes, há uma diversidade de limitações associadas aos métodos colaborativos de aprendizagem. Por meio do trabalho, queremos avaliar quais desses VLEs dão suporte ao PBL de modo efetivo.

   Apresentação: 5a feira, 21/07/2016, 10:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


68. O ambiente empreendedor na academia: um estudo de caso exploratório

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Thaís Freire Cavalcante

   Área: Empreendedorismo

   Orientador: Cristiano Coelho de Araújo

   Avaliador: Geber Lisboa Ramalho (A CONFIRMAR)

   Resumo:

O trabalho em questão possui como objetivo explorar teorias a respeito dos principais fatores de motivação e desmotivação ao empreender, assim como possíveis ações que colaborem com a criação de novos negócios no ambiente acadêmico. Sendo assim, o principal propósito é entender o contexto empreendedor do Centro de Informática e de quais formas seria possível melhorá­-lo.O resultado esperado é um conjunto de proposições sobre como seria possível fomentar o ambiente de empreendedorismo do centro.

   Apresentação: 5a feira, 21/07/2016, 11:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


69. Uso da aplicação de computação vestível na experiência do usuário de jogos pervasivos

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Thiago Borges Jordani 

   Área: Computação ubíqua

   Orientador: Kiev Santos da Gama

   Avaliador: Carlos Ferraz (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Levando em conta a popularização de produtos que incorporam conceitos de computação vestível e o cenário de desenvolvimento de jogos pervasivos, o projeto tem por objetivo o planejamento e desenvolvimento de um jogo pervasivo, para, em seguida, realizar testes qualitativos com usuarios, tentando avaliar as diferentes experiencias quanto ao uso ou não de computação vestivel em conjunto com jogos pervasivos.

   Apresentação: 6a feira, 22/07/2016, 09:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


70. Uma Análise da Evolução dos Ransomwares e Técnicas de Prevenção e Remediação

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Tomás Arruda de Almeida

   Área: Segurança

   Orientador: Ruy José Guerra Barretto de Queiroz

   Avaliador: Vinícius Cardoso Garcia

   Avaliador: Rodrigo Assad (Depto. de Estatística e Informática, UFRPE)

   Resumo:

Os ransomwares são malwares que, ao infectar um computador, podem bloquear o acesso do usuário ou criptografar dados importantes dele. Uma vez bem sucedidos, cobram uma quantia – geralmente em bitcoins -, para desbloquear o acesso a essas informações. Eles têm se tornado uma ameaça cada vez mais presente em nosso dia a dia visto que seu alvo vai desde usuários comuns, pequenas e médias empresas, departamentos de polícia até grandes redes de hospitais. Possuem uma enorme capacidade evolutiva, no que concerne às técnicas de bloqueio de estratégias de defesa; aumentando assim, sua resistência e capacidade de obter sucesso na extorsão. Será analisado neste trabalho, os diversos tipos de ransomwares e os seus ataques ao longo do tempo, com o intento de demonstrar a sua evolução e impacto.

   Apresentação: 2a feira, 04/07/2016, 10:30hs, Sala E-121


71. Análise da eficiência de algoritmos para mineração de grupos discriminativos em bases de dados de microarrays

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Tulio Cesar Pontes Barros e Silva

   Área: Mineração de Dados

   Orientador: Renato Vimieiro

   Avaliador: (A CONFIRMAR)

   Resumo:

No contexto de grupos discriminativos, já existem diversos algoritmos de mineração, onde os mais populares já se provaram eficientes em bases com muitos elementos e poucos atributos. Recentemente surgiu o interesse da ciência nas bases de microarrays (bases com poucos elementos e muitos atributos). Mas ainda não se sabe se esses mesmos algoritmos (citados anteriormente) seriam eficazes nas bases de microarrays.

   Apresentação: 5a feira, 21/07/2016, 14:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


72. Análise do uso de curve fitting na criação de curvas de tendências para jogos baseadas na sua renda bruta

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Túlio Paulo Lages da Silva

   Área: Jogos Digitais

   Orientador: Geber Lisboa Ramalho

   Avaliador: Giordano Ribeiro Eulalio Cabral (A CONFIRMAR)

   Resumo:

O mercado de jogos móveis está cada vez mais abrangente, e se torna cada

vez mais importante ter mais informações disponíveis sobre o ciclo de vida de jogos para se tomar decisões. Este trabalho visa explorar a criação de linhas e curvas de tendência usando o histórico de posições de jogos da Play Store baseando-se em sua classificação por receita bruta, estudando que tipo de informação é possível se extrair disso e que outras métricas úteis poderiam surgir a partir desse tipo de dado.

   Apresentação: 5a feira, 21/07/2016, 15:00hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)


73. Uma aplicação de Sistemas de Recomendação numa plataforma de educação à distância

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Victor Félix Pimenta

   Área: Inteligência artificial

   Orientador: Patricia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco

   Avaliador: Ricardo Bastos Cavalcante Prudêncio (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Sistemas de Recomendação já são aplicados em diversas áreas como comércio digital, entretenimento, redes sociais e mesmo ferramentas de busca, que são sistemas de recomendação de endereços. Em portais de educação, sistemas de recomendação são de grande importância para construir e reforçar conexões entre os usuários e o conteúdo, além de conexões entre os usuários que buscam conteúdo e aqueles que podem trazê-lo. O objetivo deste trabalho é realizar uma análise sobre o estado da arte dessa área, implementar um sistema de recomendação na área de educação à distância e examinar os resultados de sua aplicação.

   Apresentação: 5a feira, 21/07/2016, 14:30hs, Auditório do CIn (LOCAL A CONFIRMAR)





Última atualização: 25 de Julho de 2016, 02:56pm GMT-3