CIn-UFPE - Trabalhos de Graduação - 2008.2 Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Centro de Informática (CIn)
Graduação em Ciência da Computação e Engenharia da Computação

Trabalhos de Graduação - 2008.2

1. Uma Ferramenta MDA para a Plataforma CUDA
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Ademir José de Carvalho Junior
   Área: Engenharia de Software / Processamento Gráfico
   Orientador: Judith Kelner
   Avaliador: Veronica Teichrieb (A CONFIRMAR)
   Resumo:
    GPU (Graphics Processing Unit) é um tipo de microprocessador que vem ganhando destaque nos últimos anos principalmente pela sua eficiência em processamento obtida através de sua estrutura altamente paralela. Há uma plataforma de programação para este microprocessador chamada CUDA (Compute Unified Device Architecture). Neste ambiente é utilizada a linguagem C com um conjunto mínimo de extensões. Por ser uma plataforma recente, ainda não existem muitas opções de ferramentas CASE (Computer Aided Software Engineering) que auxiliem na produção de aplicações.
    Este trabalho tem como objetivo principal o desenvolvimento de uma ferramenta que lida com modelos UML (Unified Modeling Language) para gerar e executar aplicações para a plataforma CUDA. A ferramenta segue o padrão MDA (Model-Driven Architecture), se tornando uma opção para o desenvolvimento de aplicações nesta plataforma.
    O trabalho também irá apresentar os aspectos de desenvolvimento da ferramenta, como requisitos, planejamento e componentes implementados. Espera-se que as experiências descritas neste trabalho possam ajudar a construção de outras ferramentas que beneficiem a comunidade científica.
   Apresentação: 2a feira, 01/12/2008, 08:00hs, Sala Anfiteatro do CIn

2. Análise formal de completude e uso de herança para aplicações de transformações em modelos com concorrência
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: André Barros Braga
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Augusto César Alves Sampaio
   Avaliador: Alexandre Cabral Mota (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    Desenvolver uma análise formal para uma série de transformações de modelos envolvendo componentes, construindo um conjunto válido de leis de transformações para transições de um modelo inicial para um modelo-objetivo. A consiste na definição de uma estratégia de normalização para provar a completude da solução. O conjunto de leis final deverá ser expressivo o bastante para derivar formalmente transformações que preservem o comportamento do sistema. Na segunda parte do trabalho, será feito um estudo de como herança pode ser trabalhada nas transformações.
   Apresentação: 2a feira, 01/12/2008, 08:30hs, Sala Anfiteatro do CIn

3. Interceptação Legal de Chamadas VoIP Baseadas em SIP
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: André Guedes Linhares
   Área: Segurança de Redes / Telefonia VoIP
   Orientador: Djamel Fawzi Hadj Sadok
   Avaliador: Nelson Souto Rosa (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    Ao longo dos últimos anos, a tecnologia VoIP tem se mostrado bastante interessante devido a uma série de razões, entre elas, baixo custo de chamadas, principalmente. Por este motivo, a adoção do VoIP tem crescido rapidamente, todavia, esta tecnologia ainda encontra-se em fase de desenvolvimento. Questões como segurança, tarifação, números de emergência e interceptação legal ainda estão sendo estudadas e propostas. A interceptação legal de chamadas pode ser definida como um processo através do qual agentes legais fazem escutas eletrônicas de comunicações por circuito ou pacotes, quando autorizados por ordem judicial ou administrativa. Este trabalho de graduação tem como objetivo propor uma arquitetura de interceptação legal de chamadas para redes VoIP baseadas no protocolo SIP (Session Initialization Protocol).
   Apresentação: 2a feira, 01/12/2008, 09:00hs, Sala Anfiteatro do CIn

4. Um Ambiente de Desenvolvimento de Composições de Serviços baseado em Modelos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: André Ricardo da Silva Souza
   Área: Sistemas Distribuídos
   Orientador: Nelson Souto Rosa
   Avaliador: Paulo Romero Martins Maciel (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    Computação Orientada a Serviços (Service Oriented Computing) e SOA (Service Oriented Computing) são conceitos importantes na área de sistemas distribuídos que têm sido amplamente utilizados em projetos e pesquisas relacionadas a serviços. Em SOC/SOA, a funcionalidade da aplicação é descrita de tal forma que permite seu uso no desenvolvimento de aplicações que integram funcionalidades de outras aplicações, o que é conhecido como composição de serviços ou serviços compostos. Cada serviço encapsula a funcionalidade da aplicação tornando-a disponível através de uma interface. Além disto, serviços são normalmente autônomos e heterogêneos no sentido de que executam sobre diferentes plataformas e pertencem a diferentes organizações. Esse trabalho tem como objetivo a implementação de um Ambiente de desenvolvimento de Composições de Serviços baseadas em modelos. Esse ambiente irá propiciar um aumento no nível de abstração no desenvolvimento de Composições de serviços pelo uso de modelos mais complexos que serão usados para representar tais composições.
   Apresentação: 2a feira, 01/12/2008, 09:30hs, Sala Anfiteatro do CIn

5. Web Application Language Engine (W.A.L.E.): Geração de código para aplicações J2EE baseado em técnicas de Desenvolvimento Orientado a Modelos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Antonio Loureiro Severien
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: André Luís de Medeiros Santos
   Avaliador: Geber Lisboa Ramalho (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    O desenvolvimento orientado a modelos (Model Driven Development - MDD), se apresenta como uma solução que encurta a distancia entre as fases de análise, projeto e codificação, e agiliza o processo de implementação, modificação e manutenção do software, permitindo que analistas, programadores e testadores interajam em um nível mais alto de abstração da aplicação. Tal abstração é atingida pela aplicação dos padrões de arquitetura orientada a modelos (Model Driven Architecture - MDA) definidos pela OMG (Object Management Group) na elaboração de uma linguagem especifica de domínio (Domain Specific Language - DSL) que serve como um modelo para geração de código. Essa metodologia apresenta um grande potencial para o mercado que demanda cada vez mais a entrega de produtos mais rápidos, com mais qualidade e com menos erros.
   Apresentação: 2a feira, 01/12/2008, 10:00hs, Sala Anfiteatro do CIn

6. Implementação de uma arquitetura de Redes Neurais MLP utilizando FPGA
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Antonyus Pyetro do Amaral Ferreira
   Área: Hardware digital, Sistemas Inteligentes
   Orientador: Edna Natividade da Silva Barros
   Orientador: Teresa Bernarda Ludermir
   Avaliador: Manoel Eusébio de Lima (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    As RNAs têm sido amplamente utilizadas nas mais diversas áreas do conhecimento; em aplicações como previsões de séries temporais, controle, análise de sinais biológicos, etc. Paralelamente, nos últimos tempos, o uso de Field Programming Gate Arrays (FPGAs) tem crescido bem como sua capacidade de processamento. No intuito de unir as características das duas tecnologias diversas abordagens de construção de RNAs em hardware digital tem sido propostas. Para atingir esse objetivo, estão envolvidos problemas de implementação, em hardware, do processo de decisão das RNAs.
   Apresentação: 2a feira, 01/12/2008, 10:30hs, Sala Anfiteatro do CIn

7. Obtendo Diversidade em Algoritmos Evolucionários Multi-Objetivo
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Arthur Gonçalves de Carvalho
   Área: Otimização Multi-Objetivo
   Orientador: Aluizio Fausto Ribeiro Araújo
   Avaliador: Sílvio de Barros Melo (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    O termo otimização, no âmbito da matemática, refere-se ao estudo de problemas em que se buscam soluções ótimas, mínimas ou máximas, para uma dada função real ou discreta através de mudanças sistemáticas nos valores das variáveis. A partir do momento em que desejamos otimizar sistematicamente e simultaneamente variadas funções objetivo (geralmente conflitantes) teremos o processo conhecido como otimização multi-objetivo.
    Um bom algoritmo de otimização para solucionar os problemas advindos desta área deve possuir duas características básicas: 1) Encontrar múltiplas soluções ótimas de Pareto, isto é, um conjunto de soluções não-dominadas entre si no espaço de busca e 2) encontrar uma boa diversidade nos valores das funções objetivo e/ou variáveis de decisão.
    Dentro do contexto apresentado, este trabalho tem como objetivo propor novos meios de se obter diversidade entre as soluções nos algoritmos evolucionários multi-objetivo.
   Apresentação: 2a feira, 01/12/2008, 11:00hs, Sala Anfiteatro do CIn

8. Análise de implementação de padrões de projeto com orientação a objetos e aspectos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Augusto Cesar Neves Lima Filho
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Paulo Henrique Monteiro Borba
   Avaliador: André Luís de Medeiros Santos
   Resumo:

    O lançamento de Design Patterns : Elements of Reausable Object Oriented Software contribuiu sensivelmente para a área de engenharia de software no que tornou clara a necessidade de se identificar e compartilhar soluções para problemas recorrentes encontrados durante o desenvolvimento de sistemas. Apesar de terem sido criados com o objetivo de fornecer soluções robustas e extensíveis, a prática mostra que a utilização de diversos padrões pode causar impacto negativo no design e arquitetura de diversos sistemas.
    Uma das formas de remover ou ao menos minimizar a ocorrência destes problemas é a implementação de design patterns com o paradigma de orientação a aspectos. Este trabalho tem como objetivo analisar e explicitar de forma comparativa as consequências da utilização de design patterns tanto no paradigma de Orientação a Objetos como de Orientação a Aspectos.
   Apresentação: 2a feira, 01/12/2008, 11:30hs, Sala B-014

9. Um plug-in do eclipse© para seleção de teste caixa-branca
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Breno Neil Felix Bezerra
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Marcelo Bezerra d'Amorim
   Avaliador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    O trabalho tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento de uma ferramenta de seleção de testes, a partir de uma implementação de um plug-in para eclipse©. Tal ferramenta deve ser capaz de armazenar informações sobre a cobertura dos casos de testes em função do código do software a ser testado. Também deve detectar quais foram as mudanças ocorridas entre as versões do mesmo.
    A idéia é otimizar a fase de testes de um projeto a partir de tal seleção, a qual permite executar testes para as partes modificadas evitando assim testar trechos do código os quais não foram alterados. O fundamento da técnica de seleção de testes assim como toda a arquitetura do plug-in devem ser explorados. Por fim alguns resultados devem ser citados e analisados.
   Apresentação: 3a feira, 25/11/2008, 11:00hs, Anfiteatro CIn - Bloco C - Galpão

10. Um simulador estocástico para análise do consumo de energia e desempenho de softwares para sistemas embarcados
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Bruno Costa e Silva Nogueira
   Área: Avaliação de Desempenho
   Orientador: Paulo Romero Martins Maciel
   Avaliador: Ricardo Massa Ferreira Lima (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    Com a proliferação de equipamentos portáteis operados por baterias, o projeto de sistemas embarcados de baixo consumo de energia tem despertado muito interesse nos últimos anos. A fim de atender os requisitos de baixo consumo de energia, é essencial dispor ainda nas fases iniciais de desenvolvimento, de mecanismos que auxiliem de forma rápida e precisa a análise de possíveis alternativas de projeto. Este trabalho propõe simulador estocástico baseado nas Redes de Petri Coloridas (CPN) para estimar o desempenho e consumo de energia de softwares para sistemas embarcados.
   Apresentação: 2a feira, 01/12/2008, 14:00hs, Sala Auditório do CIn

11. ADS-Fusion: Fusão de dados para detecção de anomalias baseada na teoria da evidencia de Dempster-Shafer
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Bruno Filipe de Oliveira Lins
   Área: Redes de Computadores
   Orientador: Djamel Fawzi Hadj Sadok
   Avaliador: Nelson Souto Rosa (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    O ADS-Fusion representa um módulo capaz de baseado nas saídas geradas pelas ferramentas de detecção, fundir os dados e produzir uma inferência com um grau de certeza maior que as certezas geradas pelos módulos de detecção individualmente.
    A idéia central deste trabalho é implementar um modelo estatístico que seja capaz de lidar com as incertezas das detecções de anomalia minimizando desta forma o número de falsos positivos, aumentando a eficiência da detecção.
    Logo o desenvolvimento deste modulo tem como objetivo principal estudar o método de fusão de dados baseado na teoria de Dempster-Shafer e encontrar propostas de variações deste modelo, para que possamos sugerir uma inovadora e eficiente forma de utilização da técnica de fusão de dados visando segurança da informação.
   Apresentação: 2a feira, 01/12/2008, 14:30hs, Sala Auditório do CIn

12. Estendendo o A-Active BPEL com WS-Policy
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Bruno Leonardo Barros Silva
   Área: Sistemas Distribuídos
   Orientador: Nelson Souto Rosa
   Avaliador: Paulo Romero Martins Maciel (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    É conhecido o uso dos chamados Web Services para interligar sistemas distribuídos, e também que muito esforço tem sido feito em direção à padronização de como esses serviços são disponibilizados, e como é feita a composição destes serviços. Nesse sentido, foi criado o BPEL (Business Process Execution Language), uma linguagem abstrata de definição de processos de negócios, destinada à programação de mais alto nível. Dentre as implementações de BPEL, existe a ActiveBPEL, uma implementação OpenSource. Este trabalho tem como objetivo estender uma versão mais robusta do ActiveBPEL, o A-ActiveBPEL, para incluir a especificação WS-Policy de WebServices.
   Apresentação: 2a feira, 01/12/2008, 15:00hs, Sala Auditório do CIn

13. Identificação, Orquestração e Distribuição de Serviços na Arquitetura SOA: Um Estudo de Caso para Pequenos Negócios
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Caio Tizei de Andrade Lira
   Área: Sistemas Distribuídos
   Orientador: Carlos André Guimarães Ferraz
   Co-Orientador: Marcelo Corrêa de Moraes
   Avaliador: Alex Sandro Gomes
   Resumo:

    As grandes companhias buscaram durante muito tempo por uma solução eficiente e economicamente viável para integração de sistemas, até que o conceito de SOA apareceu e vem sendo adotado em larga escala por estas empresas para tal finalidade. SOA foi elaborado pensando-se nestas grandes corporações, mas recentemente passou-se a discutir sua aplicabilidade a ambientes de menor porte. Para utilização de SOA, são de notória importância 3 atividades: identificação, orquestração e distribuição dos serviços. Neste contexto, este trabalho se propõe a estudar estas atividades dentro de uma arquitetura SOA realizando um estudo de caso no desenvolvimento de uma aplicação para pequenos negócios, fazendo uso de tecnologias e ferramentas gratuitas.
   Apresentação: 2a feira, 01/12/2008, 15:30hs, Sala Auditório do CIn

14. Monitoramento e Ações Corretivas de Serviços em Composição de Web Services
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Carlos Frederico Medeiros de Souza
   Área: Sistemas Distribuídos / Composição de Web Services
   Orientador: Nelson Souto Rosa
   Avaliador: Carlos André Guimarães Ferraz (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    Este trabalho tem como objetivo principal implementar e apresentar uma "engine" de código aberto (ActiveBPEL) modificada que realize o monitoramento e ações corretivas em Composições de "web services". Desta forma, o problema a ser tratado neste trabalho é definir como fazer a troca de um serviço que faça parte da composição se ele não está respondendo satisfatoriamente as requisições (qualidade de serviço). Neste caso, é necessário a existência de um outro serviço "backup" de igual funcionalidade. É importante observar que assume-se a existência de servidores que possuam os mesmos serviços daqueles que apresentaram os problemas também descritos. A qualidade dos serviços será definida a partir de documentos SLA (Service Level Agreement) em cada servidor presente na Composição.
   Apresentação: 2a feira, 01/12/2008, 16:00hs, Sala Auditório do CIn

15. Uma abordagem para gerar justificativas compreensíveis para escores produzidos por redes neurais
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Christian Diego Alves Daniel
   Área: Inteligência Artificial/Redes Neurais
   Orientador: Paulo Jorge Leitão Adeodato (A CONFIRMAR)
   Avaliador: Germano Crispim de Vasconcelos
   Resumo:

    Freqüentemente estatísticos e especialistas no domínio da aplicação questionam decisões tomadas por Redes Neurais. Quando isso acontece, existem poucos argumentos para convencer a esses profissionais da consistência desse resultado, ou mesmo explicar-lhes o porquê dessa decisão.
    O foco deste trabalho é criar uma nova abordagem que possibilite a extração de informações (estatísticas e regras) da solução atual (Rede Neural) que sejam necessárias e suficientes para explicar um escore gerado para um exemplo real de classificação.
   Apresentação: 2a feira, 01/12/2008, 16:30hs, Sala Auditório do CIn

16. Extensão do Simulador de Jogos de Estratégia em Tempo Real RTSCup
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Daniel Ferreira dos Santos
   Área: Inteligência Artificial
   Orientador: Geber Lisboa Ramalho
   Avaliador: Alex Sandro Gomes
   Resumo:

    O projeto visa melhorar o RTSCup, ambiente de programação para jogos de Estratégia em Tempo Real, que é utilizado para avaliar técnicas de realidade virtual. Atualmente o sistema dispõe de 2 modos de simulação, o game 1, que tem por objetivo a coleta de recursos por agentes inteligentes e o game 2, que representa uma batalha entre os mesmos. A proposta é otimizar estes dois modos e uni-los em uma nova modalidade, o game 3, incorporando as funcionalidades de ambos. Também serão desenvolvidos agentes para testar o novo game e uma aplicação, possivelmente um jogo, para verificar a interatividade dos agentes com o usuário.
   Apresentação: 2a feira, 01/12/2008, 17:00hs, Sala Auditório do CIn

17. AnÁlise e Melhorias de MÉtodos para CriaÇÃo 3 Gerenciamento de Linhas de Produtos de Jogos MÓveis
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Danilo Cavalcanti Torres
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Paulo Henrique Monteiro Borba
   Co-Orientador: Geber Lisboa Ramalho
   Avaliador: André Luís de Medeiros Santos
   Resumo:

    Cada vez mais sofisticados e mais acessíveis, os aparelhos de celular comportam softwares de escritório, de comunicação, de música e até mesmo jogos. Este último vem chamando atenção do mercado tendo em vista o alto fluxo de dinheiro movimentado.
    Mas para produzir jogos móveis o retorno financeiro é diretamente proporcional ao seu custo, fazendo com que várias pequenas empresas desistam deste nicho de mercado devido a uma série de fatores bem peculiares desta área. Um dos mais críticos se dá em uma das últimas fases de desenvolvimento de um jogo móvel, o Porte (porting).
    Esta fase foi adicionada ao ciclo tradicional de desenvolvimento de software pelo fato de que ainda não existe um meio unificador de aplicativos para permitir a portabilidade de todos eles em qualquer tipo, marca ou tamanho de dispositivo.
    Para que este processo não se torne inviável e demorado, existem ferramentas de automação deste processo baseadas em linha de produção de software, onde são modificados apenas os pontos de variação, facilitando e diminuindo o tempo desta fase de desenvolvimento.
   Apresentação: 2a feira, 01/12/2008, 11:00hs, Sala B-014

18. Uma abordagem de planejamento e gerenciamento de projetos para dispositivos móveis celulares
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: David Levy Lucena Alves Aragão
   Área: Planejamento e gerenciamento de projetos
   Orientador: Fábio Queda Bueno da Silva
   Avaliador: Hermano Perrelli de Moura (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    Este trabalho de graduação tem o objetivo desenvolver uma abordagem na área de Gerenciamento de projetos a fim de mostrar como dispositivos de computação móvel inteligentes podem realmente participar com igualdade em processos de negócio. Abordar a forma como  de  dispositivos podem executar tecnologias de negócio tradicional em um processo voltado para o dispositivo e sua infra-estrutura móvel. Isto é muito relevante nos lugares onde os dispositivos móveis são os únicos computadores que estão disponíveis para forças de trabalho móvel.
   Apresentação: 3a feira, 02/12/2008, 08:00hs, Sala Anfiteatro do CIn

19. Avaliação da Maturidade em Gestão de Projetos das Empresas do Porto Digital
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Diego Santiago Figueirôa
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Hermano Perrelli de Moura
   Avaliador: Fábio Queda Bueno da Silva (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    Atualmente existe uma grande necessidade de padronização dos processos de uma organização com o objetivo de elevar o nível de eficácia em gerenciamento de projetos. Para isso existem dezenas de modelos de maturidade que indicam caminhos pelos quais a implementação de padrões pode tornar uma organização mais produtiva e competitiva. Este trabalho irá avaliar o nível de maturidade em gestão de projetos das empresas localizadas no Porto Digital através do questionário de Avaliação da Maturidade do MMGP ~V Modelo de Maturidade em Gestão de Projetos proposto por Darci Prado.
   Apresentação: 3a feira, 02/12/2008, 08:30hs, Sala Anfiteatro do CIn

20. Aderência das principais ferramentas de gerenciamento de programas ao padrão PgMBOK
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Felipe Cavalcanti Ferreira
   Área: Gerência de Projetos
   Orientador: Hermano Perrelli de Moura
   Avaliador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    A atividade de gestor de projetos é hoje a principal causa de sucesso ou fracasso de um projeto. Um grupo de projetos gerenciados de maneira coordenada visando objetivos estratégicos comuns é o que se define como programa e, para que uma organização obtenha êxito na sua realização, é necessária a utilização de padrões, técnicas e ferramentas gerenciais que aumentem a sua probabilidade de sucesso. Este trabalho de graduação tem por objetivo realizar um estudo sobre o padrão de gerenciamento de programas PgMBOK, além de uma análise comparativa entre as principais ferramentas de gestão de programas existentes no mercado e a sua aderência com os processos do PgMBOK.
   Apresentação: 4a feira, 03/12/2008, 14:00hs, Sala D-001

21. Estratégia de Inserção Competitiva da Indústria Brasileira no Mercado Mundial de Games
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Fernando Abner di Cavalcanti Garcez
   Área: Empreendedorismo/Games
   Orientador: Geber Lisboa Ramalho
   Avaliador: Fábio Queda Bueno da Silva (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    O mercado mundial de videogames cresceu 31,5% de 2001 a 2005 e deve crescer mais 11,4% ao ano até 2010, ano em que devera totalizar a cifra de US$ 50 bilhões, de acordo com as prospecções da consultoria Pricewaterhouse&Coopers. Dois setores se destacarão nos próximos anos: (i) games online, que deve ter crescimento particularmente destacado devido ao aumento de acessos de banda larga e pela introdução de novos consoles orientados para o jogo em rede; (ii) Wireless, estimulado pelo surgimento de celulares mais potentes, com maior capacidade de processamento de dados e gráfico, e de computadores portáteis com acesso às redes móveis. Em que pese a América Latina ser o menor dos mercados, representando em 2005 cerca de 2% do mercado global, estima-se que a participação do Brasil corresponda a 40-50% deste mercado, gerando um grande potencial para a indústria brasileira de games. Em virtude da magnitude deste setor, das perspectivas de evolução e da importância crescente para o cotidiano das pessoas e das empresas, tomei a indústria nacional de games como objeto do meu trabalho de conclusão de curso.
   Apresentação: 3a feira, 02/12/2008, 09:30hs, Sala Anfiteatro do CIn

22. Análise Descritiva do Programa de Aceleração do Crescimento sob a Ótica do PgMBOK
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Fernando Luiz Guimarães Mota Junior
   Área: Gerência de Projetos
   Orientador: Hermano Perrelli de Moura
   Avaliador: Fábio Queda Bueno da Silva (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise descritiva do PAC ? Programa de Aceleração do Crescimento sob a ótica do padrão PgMBOK -Standard for Program Management do PMI ? Program Management Institute. Uma base conceitual será apresentada abordando gerenciamento de projetos e programas com o intuito de prover o conhecimento mínimo necessário ao entendimento do padrão PgMBOK. Após o fundamento teórico, o PAC será analisado à luz do PgMBOK, descrevendo, por exemplo, os principais projetos, recursos compartilhados, relacionamentos e objetivos estratégicos em comum.
   Apresentação: 3a feira, 02/12/2008, 10:00hs, Sala Anfiteatro do CIn

23. Síntese de Projeto Arquitetural a partir de Realizações de Casos de Uso
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Fernando Valente Kakimoto
   Área: Arquitetura de Sistemas
   Orientador: Augusto César Alves Sampaio
   Avaliador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    Uma característica intrínseca a sistemas de software é a complexidade de seu desenvolvimento, resultando na necessidade de estudá-los e analisá-los sob diferentes perspectivas. Uma delas é a visão de projeto arquitetural, a qual abrange características que dão suporte, tanto estrutural quanto comportamental, às funcionalidades de um sistema. No RUP (Rational Unified Process), a visão de projeto arquitetural é definida pela disciplina de Análise e Projeto, onde é comum a criação de diagramas UML. Entretanto, as ferramentas comerciais existentes não oferecem suporte automatizado para várias atividades do processo, o que contribue para a grande repetição de suas tarefas. Assim, o trabalho se propôe a analisar ferramentas de modelagem existentes e propor automações de forma a possibilitar a criação de modelos de projeto a partir de modelos abstratos de análise.
   Apresentação: 3a feira, 02/12/2008, 10:30hs, Sala Anfiteatro do CIn

24. Teste Randômico Baseado em Mudanças
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Filipe César Silva de Andrade
   Área: Engenharia de Software - Testes
   Orientador: Marcelo Bezerra d'Amorim
   Avaliador: Alexandre Cabral Mota (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    A área de Testes envolve o processo de checagem do software, que alem de buscar erros visa também verificar se o mesmo satisfaz seus requisitos, ou seja, se irá produzir os resultados esperados.Por este processo não ser perfeito, faz-se necessária a criação de métodos que possam auxiliar o desenvolvedor na identificação de problemas. A geração automática de testes é mais uma destas soluções, e a geração baseada em predicados pode tornar os testes gerados muito mais eficazes. Este é o objetivo deste trabalho de graduação.
   Apresentação: 3a feira, 02/12/2008, 11:00hs, Sala Anfiteatro do CIn

25. Web Semântica na Automação de Composição de Web Services
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Filipe Luiz Mélo da Costa Monteiro
   Área: Web Semântica
   Orientador: Frederico Luiz Gonçalves de Freitas
   Avaliador: Carlos André Guimarães Ferraz
   Resumo:

    Os Web Services Semânticos consistem na parte dinâmica de um novo conceito de Web, a Web Semântica (também chamada de Web 3.0). A Web Semântica ajudará os usuários a delegarem tarefas aos softwares. Graças à inserção de significado, o processamento de requisições de usuários passará por deduções lógicas, de forma a se alcançar resoluções automaticamente.
    O objetivo deste trabalho de graduação é explorar a Web Semântica dentro do contexto das técnicas aplicadas na composição e interoperabilidade de Web Services. Desta forma, propõe-se uma ferramenta que viabilize a síntese de novos serviços (descritos em termos de seus requisitos) a partir de outros pré-existentes -  com composição de funcionalidades.
   Apresentação: 3a feira, 02/12/2008, 10:30hs, Sala de Reunião 1

26. Realidade Aumentada Sem Marcadores Baseada Em Arestas, Um Estudo De Caso
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Francisco Paulo Magalhães Simões
   Área: Realidade Aumentada
   Orientador: Veronica Teichrieb
   Avaliador: Sílvio de Barros Melo (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    Atualmente, a realidade aumentada mostra-se como um ramo de vanguarda da computação tendo como meta expandir as possibilidades e experiências dos usuários através da inserção de elementos virtuais em cenas reais em tempo real. Além de realizar um estudo abrangente acerca das técnicas de realidade aumentada sem marcadores baseadas em arestas, este trabalho de graduação objetiva a implementação de uma técnica baseada em arestas bem como sua utilização em um estudo de caso.
   Apresentação: 3a feira, 02/12/2008, 14:00hs, Sala Anfiteatro do CIn

26a. Ferramenta gráfica de representação de circuitos e proposições lógicas para tratamento de Requisitos de Baixo Nível
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Glerter Alcabtara Sabiá
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Alexandre Cabral Mota
   Avaliador: Augusto César Alves Sampaio
   Resumo:

    Desde meados de 2007,  a Embraer  vem buscando estratégias para agilizar  os processos de desenvolvimento  formal  de  requisitos.  Sabe-se que a engenharia aeronáutica é uma atividade crítica e necessita de níveis seguros de corretura na especificação e verificação dos requisitos. A  ferramenta  fruto desse  trabalho permitirá realizar uma operação crítica na engenharia requisitos desse tipo de indústria que envolve transformação de de gráficos de circuitos em proposições  lógicas,  garantindo mais segurança, rapidez e corretura ao processo. Para tanto foi desenvolvido também um esquema XML capaz de representar um circuitos lógicos, de maneira que a ferramenta possa através da manipulação desse XML  operar sobre um circuito. caso.
   Apresentação: 6a feira, 05/12/2008, 09:00hs, Anfiteatro CIn

27. Determinar a influência no valor dos Pontos de Risco Não Ajustados dos Responsáveis pelos Riscos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Henrique Seabra Diniz
   Área: Gerência de Projetos
   Orientador: Hermano Perrelli de Moura
   Avaliador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    Ninguém discute mais a necessidade de gerenciamento de projetos para o sucesso dos mesmo. Porém uma área ainda pouco abordada é a Gerência de Riscos. A principal ferramenta para um bom gerenciamento é o uso de métricas. O levantamento de métricas na gerencia de riscos ainda é uma área pouco estudada. Dando continuidade ao Trabalho de Graduação de Saulo Oliveira, após o TG a influência no valor dos Pontos de Risco Não Ajustados dos Responsáveis pelos Riscos será determinada e um prototipo funcional será desenvolvido.
   Apresentação: 4a feira, 03/12/2008, 14:30hs, Sala D-001

28. Usando XML para Carga Automática de Bancos de Dados em Projetos Industriais de Maquete Eletrônica
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Hugo Torres Calazans Ramos da Silva
   Área: Banco de dados
   Orientador: Fernando da Fonseca de Souza
   Co-Orientador: Robson do Nascimento Fidalgo
   Avaliador: Valéria Cesário Times
   Resumo:

    A utilização de ferramentas de CAD (Computer-aided Design), tais como o PDMS (Plant Design Management System), em projetos industriais em maquete eletrônica tem conseguido reduções significativas nos custos de desenvolvimento, minimizando o ciclo de design e aumentando a produtividade dos projetistas. No entanto, algumas etapas da execução de projetos desta natureza ainda se mostram bastante insípidas, requerendo a realização de tarefas repetitivas, que poderiam ser automatizadas computacionalmente. Dentre tais tarefas, encontra-se a carga dos bancos de dados com as normas e especificações técnicas dos mais variados componentes presentes na planta eletrônica. Este trabalho se propõe a estudar técnicas que possibilitem a concepção de um ambiente computacional capaz de ler estas informações, armazená-las em XML e efetuar a carga dos bancos de dados do PDMS.
   Apresentação: 6a feira, 28/11/2008, 10:00hs, Anfiteatro do CIn

29. Estudo da Adição de Ruído durante o Processo de Treinamento de Redes Neurais MLP
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Icamaan Botelho Viegas da Silva
   Área: Inteligência Artificial - Redes Neurais
   Orientador: Paulo Jorge Leitão Adeodato
   Avaliador: Tsang Ing Ren (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    O presente trabalho objetiva a realização um estudo acerca da influência da adição de ruído gaussiano a cada variável de entrada, durante o processo de treinamento no desempenho da rede neural MLP (Multilayer Perceptron). A opção pela rede MLP se deve à sua ampla utilização e aceitação tanto acadêmica quanto comercial. A adição do ruído ocorrerá nas variáveis de entrada contínuas objetivando aumentar o poder de generalização. O desempenho da rede em questão será comparado ao desempenho da MLP com a utilização de um termo de regularização pertencente a classe dos reguladores de Tikhonov devido a equivalência demonstrada por Bishop. Uma vez concluído o processo de inserção de ruído e do termo de regularização o desempenho destas redes serão comparados utilizando para este fim, métodos já consagrados para mensurar o desempenho de classificadores, dentre eles, a curva ROC e o KS2.
   Apresentação: 3a feira, 02/12/2008, 15:30hs, Sala Anfiteatro do CIn

30. HUDLanguage: uma Domain-Specific Language para geração de Heads-Up Dysplay em jogos arcade 2D
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: João Gabriel Queiroz Lins Martins
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: André Luís de Medeiros Santos
   Avaliador: Ricardo Massa Ferreira Lima (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    O mundo vem sendo inundado com produtos de inovação tecnológica e também com mudanças nos seus paradigmas. Tudo isso para que se possa ajudar de forma mais eficiente o homem. Uma das mudanças de paradigma é forma atual de programação que vai ser substituída por uma menos manual através de ferramentas de reutilização e geração de código. Com o grande  crescimento da indústria dos jogos, vem a necessidade de produzi-los de forma mais rápida e como menos custos. Por isso propomos uma DSL que será usada para facilitar a geração de códigos para módulos de Heads-Up Display em jogos arcade 2D.
   Apresentação: 3a feira, 02/12/2008, 16:00hs, Sala Anfiteatro do CIn

31. Avaliacao empirica de uma ferramenta para seleção de testes de regressão em software orientado a objetos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: João Victor Guimarães de Lemos
   Área: Teste de software
   Orientador: Marcelo Bezerra d'Amorim
   Avaliador: Alexandre Cabral Mota
   Resumo:

    Testes de regressão são testes aplicados a um software que sofreu uma mudança em parte do seu código.
    A fim de reduzir o custo computacional envolvido no processo de execução de testes, existem técnicas de seleção de testes de regressão caracterizadas como "seguras". Estas técnicas visam escolher o menor subconjunto de casos de teste da suíte original, onde cada elemento deste subconjunto pode acusar algum possível erro na versão modificada do software. O objetivo deste trabalho é analisar o impacto do uso de técnicas automáticas de seleção de testes de regressão num software escrito em linguagens de paradigma orientado a objetos. Em particular, será analisada uma ferramenta capaz de efetuar seleção automática de testes de regressão, denominada RTSTool, sendo o autor deste presente trabalho um dos autores do software a ser estudado. O estudo feito aqui oferece como resultado, entre outros, análise de impacto em produtividade no uso da RTSTool ao longo do processo de codificação.
   Apresentação: 5a feira, 27/11/2008, 14:00hs, Sala de Reuniões 1 - Bloco C - Galpão

32. Automação de Leis de Refatoração e Casamentos de Padrões Arquiteturais
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: José Dihego da Silva Oliveira
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Augusto César Alves Sampaio
   Co-Orientador: Rodrigo Teixeira Ramos
   Avaliador: Alexandre Cabral Mota (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    Modelagem é uma atividade fundamental para engenharia de software. Um dos grandes desafios nesta atividade é manter o modelo coerente com o estado atual do software, dado a constante evolução dos artefatos que o compõem.Modelos necessitam ser continuamente transformados para serem adequados a novos requisitos funcionais e/ou não funcionais.A aplicação manual de transformações pode incorrer em uma série de problemas relacionados à confiabilidade e ao desempenho e impedir que esta prática possa ser adotada comercialmente.Uma solução eficaz que automatize a busca (e casamento) de padrões arquiteturais nas quais transformações podem ser aplicadas,também de modo automático, é o propósito síntese desse trabalho.
   Apresentação: 3a feira, 02/12/2008, 16:30hs, Sala Anfiteatro do CIn

33. Validação e Adaptação do FlatRedBall Game Engine para Fábricas de Jogos Arcade 2D
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Laís de Mendonça Neves
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: André Luís de Medeiros Santos
   Avaliador: Geber Lisboa Ramalho (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    O objetivo principal deste trabalho consiste no desenvolvimento de jogos para validar se o motor FlatRedBall é capaz de suportar as funcionalidades (features) do domínio de jogos arcade 2D. Haverá um foco em permitir que tal engine seja consumido de maneira mais abstrata e intuitiva possível pelo código gerado a partir das linguagens de dominio especifico (DSLs) da fábrica ArcadEx, uma fabrica de software focada no desenvlvimento de jogos Arcade 2D. Será realizada a implementação de uma camada de abstração em cima do FlatRedBall, facilitando o seu consumo pela ArcadEx. Por fim, este trabalho irá proporcionar feedback referente a similaridades e pontos de variabilidades encontrados no processo de desenvolvimento dos jogos, permitindo que suas DSLs visuais sejam ajustadas e, eventualmente, novas DSLs sejam criadas pelos projetistas dessa fábrica.
   Apresentação: 3a feira, 02/12/2008, 17:00hs, Sala Anfiteatro do CIn

34. Análise do Processamento de Modelos Econômicos para Avaliação de Valores de Bens Utilizando Redes Neurais Artificiais
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Leonardo Magalhães Aretakis
   Área: Inteligência Computacional/Redes Neurais
   Orientador: Germano Crispim de Vasconcelos
   Avaliador: Paulo Jorge Leitão Adeodato (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    Trabalho visa elaborar um estudo comparativo entre os métodos de regressão linear múltipla e o baseado em redes neurais artificiais, utilizando vários modelos de redes neurais artificiais e algoritmos de treinamento, criando uma base de comparação suficientemente robusta que será aplicada na área de avaliação de bens.
   Apresentação: 3a feira, 02/12/2008, 17:30hs, Sala Anfiteatro do CIn

35. Algoritmos de Agrupamento Ponderados Para Dados Quantitativos que Fornecem uma Partição Fuzzy Baseados em Distâncias Euclidianas Adaptativas
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Luciano Demétrio Santos Pacífico
   Área: Computação Inteligente / Reconhecimento de Padrões
   Orientador: Francisco de Assis Tenório de Carvalho
   Avaliador: Renata Maria Cardoso Rodrigues de Souza (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    Um dos principais ramos de pesquisa na área de Reconhecimento de Padrões é a análise de agrupamentos, consistindo na tarefa de separar dados em conjuntos, de tal forma que dados de um mesmo conjunto possuam um alto grau de similaridade entre si, enquanto dados pertencentes a conjuntos diferentes possuam um alto grau de dissimilaridade entre si. O trabalho proposto tem por objetivo o desenvolvimento de uma nova abordagem para a tarefa de agrupamento ("Clustering"), baseada em uma derivação do algoritmo Fuzzy K-Means.
   Apresentação: 4a feira, 03/12/2008, 08:00hs, Sala Anfiteatro do CIn

36. Estudo de Viabilidade do Uso da Abdução com Regras de Resolução de Restrições para Sistema Especialista de Diagnóstico de Falha em Redes de Telecomunicação Interna a Empresa do Setor Energético
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Luiz Carlos Assis d´Oleron Barreto
   Área: Inteligência Artificial
   Orientador: Jacques Robin
   Avaliador: Frederico Luiz Gonçalves de Freitas (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    Devido a suas proporções geográficas, a Chesf, Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, possui uma infra-estrutura de telecomunicação de grande porte. Afim de manter a continuidade dos serviços de telecomunicação desta infraestrutura de acordo com os requisitos do setor, é necessário agilidade e efetividade no diagnóstico de problemas. É verificada a viabilidade de uma abordagem baseada em sistemas especialistas abdutivos que seja capaz de inferir o estado dos equipamentos que suportam os serviços de telecomunicação, identificando os defeitos e suas respectivas causas a partir da lista de alarmes fornecidos. Para isso, é usada a linguagem Constraint Handling Rules- CHR, que permite o uso de abdução com regras de resolução de restrições.
   Apresentação: 4a feira, 03/12/2008, 08:30hs, Sala Anfiteatro do CIn

37. Gingaway - uma ferramenta para criação de aplicações Ginga-NCL interativas para TV digital
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Mauro Fernando de Holanda Beltrão Filho
   Área: TV Digital
   Orientador: Carlos André Guimarães Ferraz
   Avaliador: André Luís de Medeiros Santos
   Resumo:

    A televisão é um meio de comunicação da maior importância, sobretudo no Brasil, onde passa atualmente por uma revolução, com a implantação do SBTVD, o Sistema Brasileiro de TV digital. Entre as principais vantagens da nova tecnologia, está a interatividade, que permite aos telespectadores o uso de aplicações através do controle remoto. Com a iminente consolidação da TV digital brasileira, há a expectativa de uma grande demanda por aplicações interativas. Para atender a tal demanda, fazem­-se necessárias ferramentas especializadas nessa nova tecnologia e que supram a necessidade de eficiência no desenvolvimento dessas aplicações. O objetivo deste trabalho é criar uma ferramenta que atenda a essas necessidades.
   Apresentação: 4a feira, 03/12/2008, 09:00hs, Sala Anfiteatro do CIn

38. Avaliação e Comparação de Desempenho de Computadores:Metodologia e Estudo de Caso
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Nelson Azoubel Ramos
   Área: Avaliação de desempenho
   Orientador: Paulo Romero Martins Maciel
   Avaliador: Nelson Souto Rosa (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    A concorrência no mercado de T.I faz impulsionar a melhoria das aplicações computacionais, que faz tornar competitivas as soluções desenvolvidas. Este cenário propicia o surgimento de alternativas para solucionar, melhorar e satisfazer os requisitos computacionais dos diversos sistemas. Este trabalho tem como objetivo propor uma metodologia para avaliação computacional de desempenho e comparação. Para validar o procedimento proposto, estudos de caso serão considerados para avaliar e comparar o desempenho de sistemas computacionais baseados na família de processadores X86. Serão adotados Benchmarks e Cargas Particulares durante o estudo de caso.
   Apresentação: 4a feira, 03/12/2008, 09:30hs, Sala Anfiteatro do CIn

39. Um Estudo de Estratégias com Multiagentes para Jogos RTS Usando o Simulador RTSCUp
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Pablo Alessandro Barbosa Viana
   Área: Jogos / Inteligência Artificial
   Orientador: Geber Lisboa Ramalho
   Avaliador: Patricia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    Jogos de estratégia em tempo real, ou RTS (Real Time Strategy), possuem uma grande quantidade de problemas que podem ser resolvidos com a ajuda da Inteligência Artificial. Um problema como definir a estratégia de coleta de recursos, envolve uma série de outros problemas como coordenação multiagente, path finding, alocação de recursos, entre outros. Os objetivos deste trabalho são estudar, analisar, implementar e avaliar estratégias de IA para um jogo RTS, num ambiente multiagente. Visando melhorar estratégias existentes e fazer propostas de novas estratégias.
   Apresentação: 3a feira, 09/12/2008, 14:00hs, Sala D-001

40. Análise de Dados de Micro-Arrays: Estudo Comparativo Entre Métodos de Clusterização
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Paulo Roberto Figueirôa Amorim
   Área: Biologia Molecular Computacional/Inteligência Artificial
   Orientador: Kátia Silva Guimarães
   Avaliador: George Darmiton da Cunha Cavalcanti (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    O trabalho de graduação a ser desenvolvido visa o estudo comparativo entre métodos de clusterização para o problema de análise de dados de Micro-arrays. Através da implementação, e posterior comparação, de técnicas de agrupamento poderá ser determinado de que forma uma base de dados biológica, pré-definida para tal, será melhor classificada dentro dos parâmetros de escolha, definidos ao longo do projeto.
   Apresentação: 4a feira, 03/12/2008, 10:30hs, Sala Anfiteatro do CIn

41. SysMLtoTPN: Um Framework para Análise e Verificação de Sistemas de Tempo-Real Embarcado com Restrições de Energia
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Paulo Rocha Martins da Cunha
   Área: Engenharia de Software / Avaliação de Desempenho
   Orientador: Paulo Romero Martins Maciel
   Avaliador: Ricardo Massa Ferreira Lima (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    Sistemas de tempo-real embarcados críticos possuem restrições de tempo que devem ser satisfeitas para o correto funcionamento do sistema, visto que violações podem ser catastróficas, tais como perdas de vida. Além disso, existem sistemas onde energia é outra restrição que precisa ser satisfeita. Portanto, detecções cedo dos potenciais problemas podem reduzir os riscos de propagação de erros da especificação ao código final. Neste trabalho, é proposto o desenvolvimento do SysMLtoTPN, um framework para análise e verificação de sistemas de tempo-real embarcados com restrições de energia.
   Apresentação: 4a feira, 03/12/2008, 11:00hs, Sala Anfiteatro do CIn

42. Estudo e Avaliação Funcional da API OLAP4J  Área: Banco de Dados
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Paulo Sérgio Ruiz Del Aguila
   Área: Banco de Dados
   Orientador: Robson do Nascimento Fidalgo
   Avaliador: Valéria Cesário Times (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    O objetivo deste trabalho de graduação é realizar um estudo e avaliação funcional da API olap4j, exemplificando seu funcionamento e realizando aplicações de consulta. Também será feito um estudo comparativo com as principais API's OLAP, apontando os pontos positivos e negativos de cada uma.
    Além disso, serão abordados durante o trabalho a utilização das principais ferramentas open source OLAP, como o Mondrian, JPivot entre outros. Conceitos de Modelagem Multidimensional, Data Warehousing e OLAP, indispensáveis para a melhor compreensão da abordagem do tema, também farão parte do contexto do trabalho.
   Apresentação: 4a feira, 03/12/2008, 11:30hs, Sala Anfiteatro do CIn

43. Desenvolvimento de Aplicações BREW no Eclipse: O Caso GLUSON
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Pedro Lages de Menezes
   Área: Ambiente de Desenvolvimento
   Orientador: André Luís de Medeiros Santos
   Avaliador: Sérgio Vanderlei Cavalcante (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    Desenvolvimento de aplicações BREW com as opções open source existentes no mercado, visando baratear os custos de desenvolvimento de modo a atrair desenvolvedores, expandindo a tecnologia.
   Apresentação: 4a feira, 03/12/2008, 14:00hs, Sala Auditório do CIn

44. Reconhecimento de caracteres manuscritos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Rafael Menelau Oliveira e Cruz
   Área: Visão computacional
   Orientador: George Darmiton da Cunha Cavalcanti
   Avaliador: Tsang Ing Ren (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    O reconhecimento de caracteres manuscritos é um dos problemas fundamentais da área de visão computacional. Apesar dos grandes avanços presenciados nesta área, durante os últimos anos, as técnicas atuais ainda encontram problemas para atingir altas taxas de acertos, conseguindo obter o desempenho desejado apenas em condições muito restritas.
    Este trabalho tem como objetivo o estudo e implementação de técnicas para o reconhecimento de caracteres manuscrito desenvolvendo no final uma aplicação que deve ser capaz de reconhecer um caractere em uma imagem que será apresentada pelo usuário.
   Apresentação: 4a feira, 03/12/2008, 14:30hs, Sala Auditório do CIn

45. Geração automática de esquema objeto relacional para o SGBD Oracle
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Rafael Tavares Dantas
   Área: Banco de Dados
   Orientador: Fernando da Fonseca de Souza
   Co-Orientador: Robson do Nascimento Fidalgo
   Avaliador: Ana Carolina Salgado
   Resumo:

    O presente trabalho tem por objetivo desenvolver um conjunto de ferramentas que auxiliem no processo de criação de um banco de dados OR, em paralelo com o trabalho de graduação,de titulo: "EER-CASE: Ferramenta CASE de modelagem conceitual com Entidade-Relacionamento Estendido para banco de dados".
    Os trabalhos se completarão, sendo o primeiro, acima citado, responsável pela criação de uma ferramenta CASE capaz de criar uma modelagem conceitual baseado no esquema OR e que gerará um resultado  que servirá de entrada para a ferramenta produzida pelo trabalho aqui descrito.
    A partir desses dados de entrada, o sistema será capaz de validar sua integridade e consistencia de acordo com os conceitos de banco de dados para que, em seguida, sejam gerados os tipos correspondentes e seus relacionamentos. O banco produzido estará no padrão do Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) Oracle.
   Apresentação: 4a feira, 26/11/2008, 11:00hs, Anfiteatro do CIn

46. Construção de um modelo teórico de gestão licitatória na modalidade
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Raquel da Costa Monteiro
   Área: Gerência de Projetos
   Orientador: Hermano Perrelli de Moura
   Avaliador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    Desenvolver um modelo teórico capaz de gerenciar, planejar e acompanhar, de forma eficiente, a aquisição de bens e serviços comuns através da modalidade de licitação pregão obrigatória para entes setor público.
    Visa iniciar o estudo de um modelo que, no futuro, servirá como base para o desenvolvimento de uma ferramenta de gestão nos diversos setores da Administração Pública, onde o volume qualitativo de pregões e objetos de licitação demandam tempo e acompanhamento constante.
   Apresentação: 4a feira, 03/12/2008, 15:00hs, Sala D-001

47. Análise de técnicas de otimização energética para dispositivos móveis
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Rebeka Gomes de Oliveira
   Área: Sistemas Embarcados
   Orientador: Sérgio Vanderlei Cavalcante
   Avaliador: André Luís de Medeiros Santos
   Resumo:

    O aumento na demanda por convergência tem impulsionado o mercado de aplicações e serviços para dispositivos embarcados móveis. Porém esse mercado está limitado pela tecnologia desses dispositivos, que tem que lidar com a crescente demanda de dados, processamento e interface gráfica e ainda garantir uma longa vida a bateria.
    O desafio está em maximizar a performance e a eficiência energética para atender as exigências dos futuros dispositivos móveis convergentes. O objetivo desse trabalho é estudar técnicas existentes que possam otimizar o consumo de potência e manter a performance dos dispositivos de tais dispositivos.
   Apresentação: 4a feira, 03/12/2008, 16:00hs, Sala Auditório do CIn

48. ERR-CASE: Ferramenta CASE de Modelagem Conceitual com Entidade-Relacionamento Estendido para Banco de Dados
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Renan Pereira Gouveia de Lima
   Área: Banco de Dados
   Orientador: Fernando da Fonseca de Souza
   Co-Orientador: Robson do Nascimento Fidalgo
   Avaliador: Valéria Cesário Times
   Resumo:

    Diante da carência de ferramentas para modelagem conceitual com Entidade-Relacionamento Estendido, tanto em meios acadêmicos quanto mercadológicos, surge a proposta deste trabalho de graduação para a criação da ferramenta ERR-CASE. Esta ferramenta permitirá que o projetista de banco de dados crie de maneira intuitiva e fácil, modelos conceituais para o armazenamento de dados que supram as necessidades de suas aplicações, das mais simples, que apenas precisem da modelagem Entidade-Relacional, às mais complexas que necessitem de um modelo mais forte como o Entidade-Relacional Estendido.
   Apresentação: 6a feira, 28/11/2008, 10:30hs, Anfiteatro do CIn

49. Verificação Funcional de um Controlador USB Host
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Renata Garcia Oliveira
   Área: Sistemas Embarcados
   Orientador: Edna Natividade da Silva Barros
   Avaliador: Cristiano Coelho de Araújo (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    Como o custo NRE (Non-Recurring Engineering) para produção de um único chip ou SoC é muito alto, torna-se altamente custoso a correção de bugs após a fabricação. Por isso que verificação pré-silício é feita em paralelo com o desenvolvimento do IP (Intellectual Property). Isto foi possível em virtude das HDLs (high-level Hardware Description Languages) e simuladores que permitiram aos engenheiros testar seus módulos antes da fabricação. Atualmente, a verificação é responsável por 70% do esforço total do projeto. Diante disso, este trabalho abordará verificação funcional utilizando como estudo de caso um controlador USB Host. Este trabalho visa reunir a cobertura de verificação funcional do USB Host utilizando o processo de desenvolvimento ipPROCESS.
   Apresentação: 4a feira, 03/12/2008, 17:00hs, Sala Auditório do CIn

50. Uma solução de aprendizagem por reforço para o problema do drible na robocup
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Renato Marcelino de Oliveira
   Área: Inteligencia Artificial
   Orientador: Paulo Jorge Leitão Adeodato
   Avaliador: Germano Crispim de Vasconcelos (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    Utilizando o simulador da categoria 2D, onde questões mais complexas relacionadas a visão e a movimentação dos objetos são abstraídas, o objetivo desse trabalho é a implementação de uma solução de aprendizagem por reforço para resolver um dos problemas presente em uma partida de futebol: o drible. Onde um jogador tentar passar por um oponente sem perder a posse da bola.  Inspirada na forma que os serves vivos aprendem, a técnica de aprendizagem por reforço se caracteriza por determinar quais ações o agente deve realizar baseado no estado atual do ambiente, visando maximizar a recompensa recebida ao longo do tempo.
   Apresentação: 4a feira, 03/12/2008, 17:30hs, Sala Auditório do CIn

51. TOSViz: Ferramenta de Visualização de Simulação para Aplicações de Redes de Sensores Sem Fio Baseadas no TinyOS
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Rilter Tavares do Nascimento
   Área: Sistemas Distribuídos
   Orientador: Nelson Souto Rosa
   Avaliador: Paulo Romero Martins Maciel (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    Redes de sensores sem fio (RSSF) têm sido utilizadas em diversas áreas que incluem serviços de segurança, ecologia, agricultura, saúde, militar, logística, robótica, e assim por diante. O TinyOS tem sido o principal sistema operacional para RSSF e o TOSSIM  o simulador de RSSF mais utilizado. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é implementar uma ferramenta de visualização de simulações TOSSIM para aplicações de RSSF desenvolvidas no TinyOS 2.x. A criação desta ferramenta é de grande utilidade para a comunidade que desenvolve aplicações para RSSF, pois permite a visualização e análise de dados da simulação da aplicação antes de sua implementação no ambiente físico real.
   Apresentação: 5a feira, 04/12/2008, 08:00hs, Sala Anfiteatro do CIn

52. Uma Técnica para a Detecção de Anomalias no Protocolo DNS
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Rodrigo Diego Melo Amorim
   Área: Redes de Computadores; Segurança da Informação
   Orientador: Djamel Fawzi Hadj Sadok
   Co-Orientador: Eduardo Luzeiro Feitosa
   Avaliador: Ruy José Guerra Barretto de Queiroz
   Resumo:

    O serviço fornecido pelo Domain Name Service (DNS) é de fundamental importância para o correto funcionamento de quase todos os serviços na internet. Em seu estado normal, um servidor DNS trabalha resolvendo os nomes dos domínios da internet para endereços IP e vice-versa.
    Por constituir um dos pontos vitais da internet e ser alvo fácil para os atacantes, as suas vulnerabilidades não cansam de ser exploradas e, cada vez mais, as técnicas de ataque vão se tornando mais complexas e críticas para o bom andamento de servidores na rede. Este trabalho propõe a elaboração de um algoritmo para detectar as anomalias presentes em um tráfego de rede de computadores para um servidor DNS.
   Apresentação: 5a feira, 04/12/2008, 08:30hs, Sala Anfiteatro do CIn

53. Visualização Aplicada em Sistemas de Gestão de Aprendizado (LMS)
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Rodrigo Queiroz de Freitas
   Área: Interfaces, Vizualisação
   Orientador: Alex Sandro Gomes
   Avaliador: Marcelo Walter
   Resumo:

    O objetivo deste tra balho é fazer uma prototipagem de baixa fidelidade destinada a um usuário administrador de um sistema de gestão de aprendizado. Para isto, será tomado como caso de estudo o projeto AMADeUs, a tentativa será de utilizar então as poderosas funcionalidades das técnicas de visualização, aplicando-as em um painel que no sistema será usado por professores para analisar  rendimento individual e grupal das turmas de seus cursos.
   Apresentação: 5a feira, 04/12/2008, 09:00hs, Sala Anfiteatro do CIn

54. Desenvolvimento do Módulo de Reformulação de Consultas no Sistema SPEED
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Thiago Arruda Neves
   Área: Banco de Dados
   Orientador: Ana Carolina Salgado
   Avaliador: Robson do Nascimento Fidalgo
   Resumo:

    Um dos principais serviços oferecidos pelo SPEED é o processamento de consultas, provido pelos pontos de integração. Dentro desse contexto, esse trabalho tem como objetivo o desenvolvimento do módulo de submissão e reformulação de consultas no sistema SPEED em um dado ponto de integração. Tal módulo deve receber a consulta, analisá-la, identificar a sua semântica (conceitos e propriedades), e a partir de correspondências semânticas entre os peers, reformular a consulta (com ou sem enriquecimento) e enviá-la a outros pontos de integração que possam respondê-la satisfatoriamente.
   Apresentação: 4a feira, 26/11/2008, 11:30hs, Anfiteatro do CIn

55. On the Optimization of Deep Packet Inspection
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Thiago de Barros Lacerda
   Área: Redes de Computadores
   Orientador: Djamel Fawzi Hadj Sadok
   Avaliador: Nelson Souto Rosa (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    Traffic analysis and classification has always been a topic of huge interest among the network industry and among researchers. But the task of identifying traffic is becoming more and more difficult to accomplish considering the undesirable packet losses and the poor performance that occurs in commodity hardware due to the rapid growth of the speed on broadband network links; and the heavy workload that is performed by the regular expressions pattern matching against packet's payloads. The academic community has done a great deal of work to optimize this task, ranging from approaches of optimizing regular expressions matching to techniques that improve packet capture. The present work proposes a DPI (Deep Packet Inspection) classifier that tries to optimize packet capture and classification's performance. This will be performed as a Linux kernel module for packet capturing and filtering, avoiding unnecessary copies to user space memory. Also, given the results of previous experiments on identification accuracy, this module will only analyze the first packets of a given flow and a fraction of the packet's payload, in order to reduce the time spent in regular expression matching and also the time spent in packet copies to user space memory.
   Apresentação: 5a feira, 04/12/2008, 10:00hs, Sala Anfiteatro do CIn

56. FMDQL: Uma Linguagem de Consulta de Dados Multidimensional e Financeira
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Thiago de Moraes Brayner
   Área: Banco de Dados
   Orientador: Valéria Cesário Times
   Avaliador: Fernando da Fonseca de Souza (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    Cada vez mais empresas de grande porte disponibilizam seus demonstrativos financeiros na internet e mais pessoas se interessam por esse tipo de informação. Seja você um analista financeiro, um auditor externo ou um simples investidor, se faz necessário para as pessoas interessadas uma análise desses relatórios para a tomada de decisão.
    Esse trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma linguagem de consulta para dados multidimensionais e financeiros com o objetivo melhorar a extração de informações para análise das informações financeiras das empresas, obtendo dessa forma uma melhor análise desses dados.
   Apresentação: 5a feira, 04/12/2008, 10:30hs, Sala Anfiteatro do CIn

57. O Mps.Br como alternativa para micro e pequenas empresas: Um estudo de caso
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Thiago Jamir e Silva
   Área: Qualidade de Software
   Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Avaliador: Hermano Perrelli de Moura (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    Nos dias de hoje, as micro e pequenas empresas da área de Tecnologia da Informação têm enfrentado um ambiente cada vez mais difícil e competitivo. Nesse ambiente, é necessário agregar valor tanto ao produto como ao processo de desenvolvimento. O investimento na qualidade de software se faz necessário, otimizando o processo de desenvolvimento do produto. Visando aumentar a competitividade do software brasileiro. Neste contexto, a Softex criou o modelo Mps.Br. O presente trabalho visa estudar os impactos do Mps.Br dentro do contexto de pequenas e micro empresas da área de Tecnologia da Informação através de um estudo de caso.
   Apresentação: 4a feira, 03/12/2008, 15:30hs, Sala D-001

58. Mapeamento Semântico de Ontologias no SPEED
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Thiago Pachêco Andrade Pereira
   Área: Inteligência artificial / Banco de dados
   Orientador: Ana Carolina Salgado
   Avaliador: Frederico Luiz Gonçalves de Freitas (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    Este trabalho visa a geração de uma medida global de correspondência entre ontologias, baseado nas correspondências de termos geradas por um matcher de ontologias e nos relacionamentos semânticos existentes entre os termos. Esta medida é a base para tarefas importantes no funcionamento do sistema SPEED (Semantic PEEr-to-Peer Data Management System). Em um primeiro momento, na entrada de peers na rede. E, posteriormente, no momento da submissão de uma consulta, onde as correspondências são necessárias para a reformulação das consultas.
   Apresentação: 5a feira, 04/12/2008, 11:30hs, Sala Anfiteatro do CIn

59. Sistema Operacional de Tempo Real Orientado a Eventos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Tiago Lins Falcão
   Área: Desenvolvimento de Sistemas Embarcados
   Orientador: Manoel Eusébio de Lima
   Co-Orientador: Abner Corrêa Barros
   Avaliador: Paulo Romero Martins Maciel (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    Este trabalho de graduação tem como objetivo modelar e implementar um Sistema Operacional embarcado para Tempo Real que agregue os componentes de Software comuns aos diferentes modelos de equipamentos, tais como: comunicação entre os processos implementados, abstração do Hardware existente e otimização do processamento. Ou seja, o RTOS, que será orientado à eventos, objetiva minimizar a utilização do processador por threads e garantir uma boa modularização entre os processos. Um estudo de caso será apresentado como forma de validação do RTOS.
   Apresentação: 5a feira, 04/12/2008, 14:00hs, Sala Anfiteatro do CIn

60. Um framework para construção de modelos indepedentes de plataforma para simulações multi-agentes
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Tiago Vinícius Remígio da Costa
   Área: Engenharia de Software/Inteligência Artificial
   Orientador: Jacques Robin
   Avaliador: Frederico Luiz Gonçalves de Freitas (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    O desenvolvimento de software torna-se cada vez mais complexo à medida que surge a necessidade constante de automação de atividades. Sistemas multi-agentes (SMA) são uma ótima alternativa para o problema. No entanto, as abordagens atuais para SMA baseadas em UML, visando a preocupação com a complexidade do software em nível de análise e projeto, não integram conceitos como reutilização de componentes, modelos independentes de plataforma e padrões de arquitetura de agentes, com mecanismos de simulação e representação do conhecimento. Além disso, estas abordagens não disponibilizam um estudo de caso relevante que permita uma avaliação sobre suas vantagens e desvantagens.
    Neste contexto, será apresentado um framework baseado em um meta-modelo UML proposto que pretende integrar os conceitos citados, provendo uma abordagem capaz de modelar simulações multi-agentes de maneira sistemática e integrada.
   Apresentação: 5a feira, 04/12/2008, 14:30hs, Sala Anfiteatro do CIn

61. Ferramenta Integrada de Aquisição e Análise do Violão Brasileiro
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Valmir André de Sena
   Área: Computação Musical, Inteligência Artificial
   Orientador: Geber Lisboa Ramalho
   Avaliador: Patricia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    O estudo da música tem sido quase que exclusivamente dedicado à ocidental para piano. Instrumentos como o violão e o ritmo bossa nova têm sido muito pouco estudados, apesar da sua riqueza rítmica e harmônica. Para preencher esta lacuna no estudo da nossa riqueza musical, o centro de informática vem desenvolvendo diversos trabalhos na área de estudo dos ritmos como bossa nova e MPB, e especialmente sobre o violão brasileiro. Infelizmente apesar de possuírem objetivos correlatos, estas ferramentas foram confeccionadas por pessoas diferentes, sem interface gráfica e sem integração entre si. A proposta é criar uma ambiente gráfico integrado para as ferramentas existentes de análise do violão brasileiro.
   Apresentação: 5a feira, 04/12/2008, 15:00hs, Sala Anfiteatro do CIn

62. Uma Ferramenta para Sumarização de Ontologias
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Victor Bezerra Alencar
   Área: Integração de Banco de Dados
   Orientador: Ana Carolina Salgado
   Avaliador: Patricia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    Um esquema é um diagrama que modela um conjunto de conceitos (normalmente relacionados) associados a determinado universo de discurso. Em geral, esquemas que apresentam uma quantidade excessiva de conceitos são considerados esquemas complexos. Apenas um número reduzido de usuários que, certamente dedicaram uma quantidade de tempo razoável para compreendê-lo, possui domínio completo sobre um esquema complexo. Este trabalho consiste em desenvolver uma ferramenta que possibilite a sumarização de ontologias. Características como centralidade (importância) e freqüência dos conceitos de uma ontologia são exploradas para gerar seu resumo ontológico. As ontologias representam esquemas de fontes dados disponíveis em peers de um Sistema P2P de Gerenciamento de Dados.
   Apresentação: 5a feira, 04/12/2008, 15:30hs, Sala Anfiteatro do CIn

63. Desenvolvimento do Processo de Captura das necessidades dos usuários
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Viviane Eugênia Siqueira de Souza
   Área: Engenharia de Software (Qualidade)
   Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Avaliador: Hermano Perrelli de Moura (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    O objetivo do é criar um processo de captura de necessidades dos usuários de um sistema a ser desenvolvido utilizando as características do design centrado no usuário, além de definir métricas capazes de refletir essas necessidades utilizando a metodologia Goal Question Metric (GQM)³. Este processo será integrado à tecnologia LAPS, tornando essencial atualizar os macro-processos, de modo que estes contemplem a nova estrutura da avaliação.
    Desta forma, se tornará factível identificar quantitativamente características a avaliar no software que ainda está em fase de planejamento e contribuir para garantia da qualidade do produto que será desenvolvido. O projeto escolhido como estudo de caso para fundamentar este trabalho está atualmente em fase de contratação e tem como objetivo determinar, a priori, requisitos de qualidade de um software que será desenvolvido por uma empresa ainda a ser definida.

   Apresentação: 4a feira, 03/12/2008, 16:00hs, Sala D-001

64. Estudo e Implementação de Texturas Inteligentes
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Vladimir Alves dos Passos
   Área: Computação Gráfica
   Orientador: Marcelo Walter
   Avaliador: Sílvio de Barros Melo (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    O conceito de texturas inteligentes surge para buscar uma integração entre as etapas de criação da forma e da aparência de um determinado objeto, buscando aproveitar-se de casos onde há uma interdependência entre elas, para automatizar o processo. Tais casos incluem principalmente objetos ou seres vivos que apresentam algum padrão perceptível em sua aparência, como as manchas em uma girafa, ou o padrão de deposição de poeira em um objeto fixo. Neste trabalho estudaremos técnicas recentes, e implementaremos um sistema que integre todos os passos do processo de geração de imagens.
   Apresentação: 5a feira, 04/12/2008, 16:30hs, Sala Anfiteatro do CIn

 

 
 

 

Última atualização: 3 de Abril de 2009, 10:03am GMT-3