CIn-UFPE - Trabalhos de Graduação - 2007.1 Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Centro de Informática (CIn)
Graduação em Ciência da Computação e Engenharia da Computação

Trabalhos de Graduação - 2007.1

1. Montagem de uma Plataforma e Desenvolvimento de um Driver Para Testes do Ip Core USB Host
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Adelmario Douglas Leite Cabral Junior
   Área: Sistemas Embarcados
   Orientador: Cristiano Coêlho de Araújo
   Avaliador (a confirmar): Edna Natividade da Silva Barros
   Resumo:
    Dentro de um projeto de hardware muitas vezes, além do desenvolvimento do hardware, é necessário também o desenvolvimento de um driver que vai prover a comunicação entre o SO (Sistema Operacional) e o dispositivo.
    Para que o o driver e o hardware possam ser testados, antes da versáo final, usa-se o recurso de uma plataforma virtual. Uma plataforma é um ambiente que permite o funcionamento de algum dispositivo, no caso de uma plataforma virtual os dispositivos como: memória, processador e barramento são simulados pelo computador. O trabalho desenvolvido no TG se propõe a montar uma plataforma virtual e o driver para o hardware de um controlador Usb.
   Apresentação: 2a feira, 27/08/2007, 08:00hs, Auditório do Ex-Cesar

2. Verificando a aplicabilidade de uma abordagem de geração de especificação formal a partir de documentos de requisitos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Adriano José Oliveira Gomes
   Área: Eng. de Software/ Métodos Formais
   Orientador: Alexandre Cabral Mota
   Avaliador: Paulo Henrique Monteiro Borba
   Resumo:

    No processo de desenvolvimento de sistemas, a especificação de requisitos, é extremamente suscetível a erros, visto que os requisitos são definidos em linguagem natural, como português. Este tipo de linguagem pode gerar na descrição dos requisitos ambigüidade ou ser de difícil entendimento, comprometendo uma correta modelagem formal e futura implementação do sistema.
    Entretanto, linguagem natural é o meio mais ágil de se trabalhar em etapas iniciais do ciclo de desenvolvimento, por ser simples e flexível para se especificar um sistema, e é a forma de comunicação e interação entre clientes e contratados. Assim, esse trabalho tem como objetivo fornecer estratégias para gerar modelos formais na álgebra de processo CSP a partir da especificação de requisitos em linguagem natural, mantendo a consistência entre os artefatos e definindo uma relação de refinamento entre os modelos gerados garantindo a consistência entre as visões. O uso destas técnicas ajudará a garantir que um sistema tenha certas propriedades como ausência de impasse (deadlock) e compatibilidade entre a sua implementação final e a sua especificação inicial, garantido uma maior confiabilidade e produtividade na implementação.
   Apresentação: 2a feira, 27/08/2007, 08:30hs, Auditório do Ex-Cesar

3. Análise de Serviços de Manipulação de Objetos Multimídia em Sistemas Virtuais de Ensino
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Antonio Josivaldo do Nascimento Filho
   Área: Banco de Dados
   Orientador: Fernando da Fonseca de Souza
   Co-Orientador: Armando Soares Sousa
   Avaliador (a confirmar): Robson do Nascimento Fidalgo
   Resumo:

    Empresas na área de Educaç&atllde;o com intuito de minimizar o custo com infra-estruturas físicas e aumentar o alcance de seus cursos têm investido fortemente em ambientes de ensino a distância. Neste trabalho, iremos analisar a importância e manipulação de objetos multimídia em um ambiente de ensino à distância específico, o AMADEUS-MM, através de um servidor de dados multimídia. Podemos dividir o trabalho em três momentos: no primeiro, iremos fazer uma pesquisa comparativa sobre os serviços de manipulação de dados multimídia mais utilizados na Internet que tratam imagens, sons e vídeos. No segundo, será desenvolvido um protótipo com as características mais interessantes dos serviços estudados. No terceiro momento, serão realizados testes com o protótipo de modo a realizar ajustes na sua arquitetura a fim de conseguir um melhor desempenho.
   Apresentação: 2a feira, 27/08/2007, 09:00hs, Auditório do Ex-Cesar

4. Inserindo um fator de personalidade na simulação relacionamentos emergentes entre atores sintéticos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Bengt Fernando Fernandes Karlsson
   Área: Inteligência Artificial
   Orientador: Geber Lisboa Ramalho
   Co-Orientadora: Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
   Avaliador: Flávia de Almeida Barros
   Resumo:

    Vários estudos e trabalhos vêm sendo feitos buscando tornar os atores mais reais, desenvolvendo até uma personalidade própria, baseada no próprio ser humano. Desta forma, os ambientes e as interações seriam muito mais condizentes com a realidade e os resultados mais concretos. No entanto, a maioria dos trabalhos disponíveis não leva em consideração os efeitos causados pela interação entre os atores sintéticos em seu comportamento. Neste sentido, um trabalho em particular vem sendo desenvolvido por um aluno de mestrado do Centro de Informática, buscando criar um ambiente cooperativo para resolução de tarefas, com atores sintéticos. Este seria um trabalho complementar ao citado acima.
   Apresentação: 2a feira, 27/08/2007, 12:00hs, Auditório do Ex-Cesar

5. Desenvolvimento de uma Metodologia para Testes Exploratórios
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Diana Rúbia Rodrigues Ricardo
   Área: Testes de Software
   Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Avaliador: Alexandre Cabral Mota
   Resumo:

    Muitas organizações não possuem um processo de teste bem definido e eficiente. Na maior parte dessas organizações a principal técnica de teste utilizada é a execução de Testes Exploratórios. O Teste Exploratório é, na sua definição mais básica, a criação e a execução ao mesmo tempo de um teste.
    Esse tipo de teste também pode ser utilizado para complementar os testes com roteiros. Ele ajuda a encontrar novos defeitos ou cenários de testes.
    Na maioria das vezes os testes exploratórios são realizados de maneira informal, não há um planejamento bem detalhado. Ele se baseia na intuição e depende da habilidade e experiência do testador. E na maioria das vezes só os defeitos podem ser reproduzidos. Com Testes Exploratórios a cobertura dos testes é pequena. É necessário tomar ações que minimizem as deficiências desse tipo de testes. Uma dessas ações é seguir uma metodologia adequada para Testes Exploratórios.
   Apresentação: 4a feira, 29/08/2007, 10:00hs, Sala D-222

6. Análise do projeto de desenvolvimento de um HostUSB utilizando o processo IpPROCESS
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Diogo Rodrigues Maciel
   Área: Sistemas Embarcados (Processo de desenvolvimento)
   Orientador: Edna Natividade da Silva Barros
   Avaliador (a confirmar): Cristiano Coelho de Araujo
   Resumo:

    O Barramento Serial Universal (USB) tem se mostrado uma maneira fácil e padronizada de conectar dispositivos eletrônicos modernos entre si e aos PC's. Com a evolução desses aparelhos, que agregam cada vez mais funcionalidades de computação, comunicação e entretenimento, o desenvolvimento de sistemas voltados para eles se tornou cada vez mais complexos.
    O paradigma de desenvolvimento System on Chip (SoC) vem auxiliar no desenvolvimento desse tipo de projeto. SoC significa a integração de vários módulos de Propriedade Intelectual (IP) em um único chip. Nos projetos SoC também existe as preocupações tão comuns na engenharia de Software com prazo, custos e qualidade. Nesse contexo surgiu o IpPROCESS, processo de desenvolvimento de IPs baseado no RUP. Este trabalho tem como objetivo aplicar as atividades da visão de Analista descritas no IpPROCESS ao projeto do IP-core de um host USB, em desenvolvimento pelo consórcio Brazil-IP.
   Apresentação: 2a feira, 27/08/2007, 10:30hs, Auditório do Ex-Cesar

7. Implementação de um Simulador de Rede Superponto para Pontos de Integração e Pontos de Dados no Sistema SPEED
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Domingos Sávio Ribeiro Mendes
   Área: Banco de Dados
   Orientador: Ana Carolina Salgado
   Avaliador (a confirmar): Fernando da Fonseca de Souza
   Resumo:

    O propósito deste trabalho de graduação é a implementação de um simulador de rede super-peer para clusters semânticos de um PDMS, o sistema SPEED. Com o simulador, será possível a execução dos testes de entrada e de saída de pontos de dados e também de pontos de integração, assim como o balanceamento da rede. Esse trabalho colaborará com duas teses de doutorado e um trabalho de graduação em andamento no CIn/UFPE.
   Apresentação: 2a feira, 27/08/2007, 11:00hs, Auditório do Ex-Cesar

8. Uma abordagem para extração de especificação CSP a partir de uma implementação em linguagem C
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Farley Millano de Mendonça Fernandes
   Área: Métodos Formais / Engenharia de Software
   Orientador: Alexandre Cabral Mota
   Avaliador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Resumo:

    A implementação de sistemas caracteriza-se por ser um dos pontos finais no ciclo de desenvolvimento de sistemas e principalmente por ser a etapa onde se consolidam as intenções de esforços prévios, tais como: a especificação de requisitos, a especificação formal e a modelagem arquitetural. Porém a implementação pode distanciar-se das mesmas por diversos motivos, um deles é o fato de cada etapa possuir sua forma de representação para seus modelos, variando de linguagens naturais, como o inglês, a linguagens de especificação formal, como CSP. O objetivo maior deste trabalho é a combinação entre as vantagens oferecidas pela linguagem C juntamente com possibilidade de visualização da aderência à modelagem em CSP, isso representa um esforço de grande valia para indústria de sistemas críticos.
   Apresentação: 4a feira, 29/08/2007, 10:30hs, Sala D-222

9. Aderência das Ferramentas Existentes ao PMBOK
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Felipe Guedes da Fonte Andrade
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Co-Orientador: Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira
   Avaliador: Hermano Perrelli de Moura
   Resumo:

    Este trabalho de graduação tem por objetivo realizar um estudo comparativo entre as ferramentas existentes que auxiliam na gerência de projetos, verificando sua aderência com o modelo PMBOK.
   Apresentação: 4a feira, 29/08/2007, 09:30hs, Sala D-222

10. Otimizando Compiladores de AspectJ para Java ME
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Fernando Henrique Calheiros Lopes
   Área: Compiladores
   Orientador: Paulo Henrique Monteiro Borba
   Avaliador (a confirmar): André Luis Medeiros dos Santos
   Resumo:

    Esse trabalho terá por finalidade melhorar a geração de código AspectJ para torná-la viável para o uso do mesmo como mecanismo de inserção de variações em jogos Java ME.
    As contribuições deste trabalho serão:
    * Identificação de gargalos na geração de código dos compiladores de AspectJ;
    * Implementação de melhorias em um dos compiladores;
    * Identificação de boas práticas no uso de AspectJ como mecanismo de inserção de variações em jogos Java ME.
   Apresentação: 2a feira, 27/08/2007, 14:30hs, Auditório do Ex-Cesar

11. Modelagem da mPRIME Ontology em lógica descritiva e implementação
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Fernando Valeriano de Almeida Lins
   Área: Gerência de Projetos (gerência de riscos)
   Orientador: Frederico Luiz Gonçalves de Freitas
   Avaliador (a confirmar): Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Resumo:

    O trabalho consiste na re-modelagem da OntoPRIME, Ontologia de riscos proposta por Cristine Gusmão (Co-orientadora do trabalho) em sua tese de doutorado pelo Centro de Informática da UFPE. Nesta re-modelagem, que seria a Versão 2 da OntoPRIME, o objetivo é passar a Ontologia que inicialmente foi desenvolvida em lógica de primeira ordem para a lógica descritiva, e para fazer a validação da nova modelagem deverá ser feita a implementação da ontologia na ferramenta Protegé.
   Apresentação: 4a feira, 29/08/2007, 11:30hs, Sala D-222

12. Análise e melhoria da qualidade de documentos fotografados
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Gabriel de França Pereira e Silva
   Área: Processamento de imagens digitais/Engenharia de documentos
   Orientador: Rafael Dueire Lins
   Avaliador (a confirmar): Sílvio de Barros Melo
   Resumo:

    A crescente disponibilidade de alto desempenho, baixo preço e portabilidade tem tornado as câmeras digitais uma alternativa viável para a aquisição de imagens de documentos. Devido à sua rápida disseminação é urgente o desenvolvimento de técnicas e algoritmos capazes de processar esse tipo de documento, melhorando a qualidade da imagem, possibilitando a sua melhor leitura, armazenamento, rápida transmissão via redes de computadores, transcrição automática, etc. Este trabalho analisa alguns dos fatores influentes na qualidade de documentos digitalizados através do uso de câmeras fotográficas digitais portáteis e apresenta algoritmos capazes de corrigir alguns desses fatores, esse algoritmos serão reunidos em uma ambiente, chamada PhotoDoc, que busca prover uma considerável melhoria na qualidade de documentos fotografados, bem como abrir caminho para a solução de outros fatores indesejados causados durante a digitalização de documentos por câmeras digitais.
   Apresentação: 2a feira, 27/08/2007, 15:30hs, Auditório do Ex-Cesar

13. Simulação de uma Rede DHT para Peers Semânticos no SPEED
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Guilherme Barros de Souza
   Área: Banco de Dados / Sistemas Distribuídos
   Orientador: Ana Carolina Salgado
   Avaliador: Carlos André Guimarães Ferraz
   Resumo:

    Este trabalho de graduação tem como objetivo fundamentar, documentar e implementar uma solução de uma rede DHT para peers semânticos como parte de um PDMS. A implementação será baseada na arquitetura do SPEED e colaborará com duas teses de doutorado e um trabalho de graduação em andamento no CIn/UFPE. Basicamente, este trabalho de graduação dará ênfase a três aspectos:
    1 ? Arcabouço teórico sobre PDMS, peer semântico e DHT;
    2 ? Definição e especificação dos detalhes de implementação e do comportamento do sistema;
    3 ? Implementação e execução do projeto em um simulador para redes P2P.
    Além destes aspectos, serão abordados conceitos de P2P, de PDMS e de simuladores de redes P2P, pois são indispensáveis para um melhor entendimento do tema.
   Apresentação: 3a feira, 24/07/2007, 16:00hs, Auditório do Ex-Cesar

14. LGE - Lua Game Engine. Um Motor de Jogos 3D baseado em Ogre3D, ODE, OpenAL e Lua
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Guilherme Kely de Melo Oliveira
   Área: Entretenimento Digital / Linguagens Computacionais / Engenharia de Software
   Orientador: André Luis Medeiros dos Santos
   Avaliador (a confirmar): Geber Lisboa Ramalho
   Resumo:

    Este trabalho pretende desenvolver um motor para jogos 3D que integre as bibliotecas Ogre3D (Motor gráfico), ODE (Motor de física), OpenAL (Som) e Lua (Interface de script).
    Além disso, será feito um estudo comparativo entre o motor desenvolvido neste trabalho com outro motor de jogos desenvolvido como trabalho de graduação de Leandro Mitsuo Fujishima. Esse último composto pelo XNA Framework (Motor gráfico e som), ODE e Lua.
    Para realizar tal estudo comparativo será elaborada uma API comum entre os dois motores que deverá ser acessível através da interface de script Lua. Com isso será possível o desenvolvimento de um jogo em Lua capaz de ser executado por ambos os motores.
   Apresentação: 2a feira, 27/08/2007, 16:30hs, Auditório do Ex-Cesar

15. Mapeamento das práticas de SCRUM nas áreas de processo do CMMI e uma análise de sua aderência
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Henrique Borges Alencar Siqueira
   Área: Engenharia de Software - Qualidade de Software
   Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Avaliador: Hermano Perrelli de Moura
   Resumo:

    Nos últimos anos, o Capability Maturity Model (CMM) e o Capability Maturity Model Integration (CMMI) têm sido amplamente utilizados para avaliar a maturidade organizacional e a capacidade dos processos das empresas por todo o mundo. No entanto, a rapidez nas mudanças no mercado e na área de Tecnologia da Informação (TI) tem ocasionado cada vez mais frustrações com os planos detalhados, especificações com dezenas de páginas e outras documentações impostas pela inércia nos modelos de contrato e por padrões criados visando atingir os modelos de maturidade. Em resposta a essas crescentes frustações, surgiram, na década de 1990, diversas metodologias denominadas, posteriormente "metodologias ágeis". CMM, CMMI e metodologias ágeis não são completamente incompatíveis e este trabalho pretende apresentar um mapeamento das práticas de SCRUM nas áreas de processo do CMMI e uma análise de sua aderência.
   Apresentação: 4a feira, 29/08/2007, 09:00hs, Sala D-222

16. Um estudo da adequação de personalidades e papéis em metodologias de desenvolvimento ágil
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Henrique Santos Ferreira
   Área: Empreendedorismo
   Orientador: Fábio Queda Bueno da Silva
   Avaliador (a confirmar): Hermano Perrelli de Moura
   Resumo:

    Desde o final da década de 60 que a indústria de software vem tentando tornar mais previsível e eficiente o desenvolvimento das suas soluções. Entretanto, as metodologias adotadas não se mostraram tão bem sucedidas, continuando a ocorrer problemas de estouro de prazo e orçamento. Sendo assim, métodos ageis foram desenvolvidos tendo ênfase na colaboração entre o time de programação e os especialistas de negócios, comunicação face-a-face, times enxutos e auto-organizados entre outras características, elas propõem um meio termo entre "nenhum processo" e "processo demais". Neste contexto, escolher um time passa a ter uma importância muito grande no desenvolvimento de softwares. Este trabalho tem por objetivo realizar um estudo dessas metodologias ágeis de desenvolvimento e propor um modelo eficiente para a montagem correta das equipes de projeto, a fim de obter, além do sucesso dos projetos, a entrega de mais benefícios ao cliente. Estas escolhas serão feitas de acordo com os perfis de comportamento pessoal definidos por Belbin.
   Apresentação: 5a feira, 29/08/2007, 08:15hs, Sala 2 do Projeto Samsung

17. Middleware orientado a aspecto
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Igor Roberto Lopes Marques
   Área: Redes e Sistemas Distribuidos
   Orientador: Nelson Souto Rosa
   Avaliador (a confirmar): Paulo Roberto Freire Cunha
   Resumo:

    O objetivo deste trabalho é projetar e implementar um middleware usando a programação orientada a aspectos. O paradigma da programação orientada a aspecto faz separação de interesses e facilita o tratamento dos requisitos não-funcionais do middleware. Estes requisitos, em geral, estão espalhados por todas as partes do middleware.
   Apresentação: 2a feira, 27/08/2007, 17:30hs, Auditório do Ex-Cesar

18. VSFocus: Orientação a Tarefas para Microsoft Visual Studio
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: João Augusto de Britto Cavalcanti Alves
   Área: Engenharia de Software, Gerência de Configuração
   Orientador: André Luis Medeiros dos Santos
   Co-Orientador: Ryan Leite Albuquerque
   Avaliador: Paulo Henrique Monteiro Borba
   Resumo:

    Com as recentes variações de preço, as novas edições do Visual Studio Team System, um dos ambientes de desenvolvimento mais utilizados no mercado mundial de software, estão se tornando cada vez mais inacessíveis para pequenas empresas, além de fornecer recursos muitas vezes desnecessários para a realidade dessas organizações. Neste contexto, o projeto propõe o desenvolvimento de um protótipo de ferramenta para integração entre o ambiente Visual Studio 2005 e sistemas de Issue Tracking, tomando como inspiração o projeto Mylar. Possibilitando aos desenvolvedores um melhor gerenciamento de suas tarefas e mais agilidade na comunicação, além de ajudar a manter o foco no contexto das atividades em andamento. Facilitando assim a adoção de processos de gerência de configuração em um ambiente ágil de desenvolvimento.
   Apresentação: 3a feira, 28/08/2007, 08:00hs, Auditório do Ex-Cesar

19. Um sistema de vigilância remoto baseado em Redes de Sensores sem fio
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Jobson Ronan Jeronimo da Silva
   Área: Sistemas distribuídos/Redes de sensores sem fio
   Orientador: Nelson Souto Rosa
   Avaliador: (a confirmar)
   Resumo:

    A contínua miniaturização dos componentes de hardware e a evolução das tecnologias de comunicação sem fio têm estimulado o desenvolvimento e uso de Redes de Sensores Sem Fio (RSSF). Tipicamente, uma RSSF é composta por centenas ou milhares de nós sensores: dispositivos de baixo poder computacional, pouca capacidade de armazenamento de energia e equipados com um ou mais sensores. RSSF têm sido usadas por diversos tipos de aplicações, tendo em comum a necessidade contínua de coletar e integrar dados oriundos de um grande número de nós sensores. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo implementar um sistema de vigilância que integre RSSF e a internet através de redes GSM e outras redes de celulares com o uso SMSs.
   Apresentação: 3a feira, 28/08/2007, 08:30hs, Auditório do Ex-Cesar

20. Developing an Intermediate Representation for the Analysis of Binary Code
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Julio Auto de Medeiros
   Área: Análise de Programas; Compiladores
   Orientador: Andé Luis Medeiros dos Santos
   Avaliador (a confirmar): Edna Natividade da Silva Barros
   Resumo:

    O trabalho se propõe a analisar e (parcialmente) implementar a representação intermediária usada no projeto ERESI. ERESI é um framework open-source para manipulação e análise de binários. O trabalho se preocupará principalmente com questões relacionadas à semântica operacional de código de máquina Intel IA-32 e como essas questões se relacionam com o projeto ERESI.
   Apresentação: 3a feira, 28/08/2007, 09:00hs, Auditório do Ex-Cesar

21. Um Motor para Dsenvolvimento de Jogos Baseado em XNA, LUA.net e ODE.net
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Leandro Mitsuo Fujishima
   Área: Entretenimento Digital e Engenharia de Software
   Orientador: Andé Luis Medeiros dos Santos
   Avaliador (a confirmar): Geber Lisboa Ramalho
   Resumo:

    A idéia do projeto é criar um motor para desenvolvimento que utiliza o XNA da Microsoft, integrado com a linguagem de programação LUA e o ODE (motor físico opensource), visto que o XNA não provê a detecção de colisão. Além disso, juntamente com o trabalho de graduação de Guilherme Kely de Melo Oliveira, fazer uma análise de desempenho, de um mesmo jogo (escrito em LUA), entre as plataformas suportadas pelo XNA e as plataformas suportadas pelo OGRE3D.
   Apresentação: 3a feira, 28/08/2007, 09:30hs, Auditório do Ex-Cesar

22. Um estudo comparativo entre SPEM e BPMN como padrões para modelagem de Processos de Software
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Manoel Gilvan Calou de Araújo e Sá Filho
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Avaliador: Hermano Perrelli de Moura
   Resumo:

    A crescente busca por qualidade no desenvolvimento de software têm levado à procura por metodologias que auxiliem na definição, compreensão e implementação de processos de software. Dentro desse contexto, encontramos os metamodelos para especificação de processos de software, dentre os quais, destaca-se o Software Process Engineering Metamodel (SPEM) como o mais difundido. No entanto, é interessante que a especificação de um processo de desenvolvimento esteja alinhado aos interesses da organização. Para atender a esse objetivo, pode-se utilizar a abordagem de Business Process Management (BPM) para a especificação de um processo de software, através, por exemplo, do Business Process Modeling Notation (BPMN). Este trabalho se propõe a realizar um estudo comparativo entre essas duas abordagens na modelagem de processos de desenvolvimento de software para servir de subsídio à escolha que melhor se encaixa nos objetivos de uma organização.
   Apresentação: 4a feira, 29/08/2007, 08:30hs, Sala D-222

23. IPZip ? Ferramenta de Criação de Pacotes de Distribuição de IP Cores
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Millena de Andrade Almeida Gomes
   Área: Sistemas Embarcados
   Orientador: Cristiano Coelho de Araujo
   Avaliador (a confirmar): Edna Natividade da Silva Barros
   Resumo:

    O aumento da complexidade e a diminuição dos chips somados a redução do tempo de desenvolvimento de projetos de hardware, possibilitou o surgimento do paradigma de desenvolvimento System on Chip (SoC) que consiste na integração de módulos de IPCores, baseando-se em duas principais abordagens: o reuso de componentes previamente projetados e verificados (IP-cores) e o aumento no nívell de abstração trabalhado. O reuso de IP por sua vez pode também pode ser extremamente custoso, devido a a incompatibilidades de componentes e pouca documentação. Uma solução para este impasse é utilização de padrões de distribuição para os IPCores, que também agregam o custo do conhecimento prévio do padrão e suas nuances. Neste contexto, este trabalho objetiva desenvolver uma ferramenta para geração semi-automática um pacote de distribuição no formato IP-XACT 1.4 para IPs descritos em SystemC, atacando desta forma os problemas de reuso e distribuição de modelos de IPs em níveis mais altos de abstração.
   Apresentação: 4a feira, 29/08/2007, 10:30hs, Sala D-224

24. MidasX - Um Framework de Middleware Baseado em Arquitetura de Software
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Osmany B. Freitas
   Área: Sistemas Distribuídos
   Orientador: Nelson Souto Rosa
   Avaliador (a confirmar): Paulo Romero Martins Maciel
   Resumo:

    A proposta deste trabalho é estender o framework Midas, adicionando a noção de componente abstrato, conector abstrato e construindo um ambiente gráfico que permita o desenvolvimento semi-automático de sistemas de middleware. Nesse ambiente gráfico estarão disponíveis todos os elementos do framework para construção de middleware. Com tais elementos, o usuário poderá montar graficamente a configuração que deseja para o seu middleware e, através desta representação gráfica, gerar um script que instancia os elementos do Midas.
   Apresentação: 3a feira, 28/08/2007, 11:00hs, Auditório do Ex-Cesar

25. Otimização do carrossel de dados para diminuir o tempo de carregamento de aplicações em TV Digital
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Pablo de Araújo Borges
   Área: Sistemas Multimídia Distribuídos
   Orientador: Carlos André Guimarães Ferraz
   Avaliador (a confirmar): Nelson Souto Rosa
   Resumo:

    Um dos fatores mais atrativos da TV Digital é a sua característica interativa, que se dá por meio de aplicações enviadas ao usuário via broadcast. Estas aplicações são enviadas repetidamente usando um sistema conhecido como carrossel de dados. O tempo do ciclo do carrossel geralmente determina o tempo máximo que um receptor pode levar para receber uma aplicação ou algum dado específico. Porém este tempo pode ser reduzido se enviarmos arquivos mais importantes com mais freqüência que os outros. Este trabalho visa analisar algumas configurações do carrossel e apresentar um comparativo das mesmas dando enfoque à configuração que apresentar um menor tempo de carregamento.
   Apresentação: 3a feira, 28/08/2007, 11:30hs, Auditório do Ex-Cesar

26. Um Framework Amigável para Performances Visuais em Tempo Real utilizando Pure Data
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Pedro Henrique Luna de Farias
   Área: Computação Musical, Música Visual
   Orientador: Geber Lisboa Ramalho
   Avaliador (a confirmar): Alex Sandro Gomes
   Resumo:

    Os instrumentos disponíveis em software para a execução de performances visuais em tempo real - VJing - podem ser analisados sob dois aspectos principais: usabilidade e universalidade. Dentre os que podem ser classificados como de fácil usabilidade se destaca o software proprietário Resolume, uma caixa preta e de funcionalidades definidas, atualmente o mais indicado para o processo de iniciação na atividade. Em contrapartida, os instrumentos do paradigma Max/MSP - em que podemos destacar o software livre Pure Data (ou simplesmente PD) - são linguagens de performance universais, o que quer dizer que não impõem limites à criatividade e manipulação de mídias como áudio, vídeo, gráficos e luz. Esta pesquisa se propõe a estudar e desenvoler em PD um instrumento visual baseado nas funcionalidades e interface do Resolume facilitando a entrada de novos usuários, artistas e colaboradores no mundo de criação visual em baixo nível.
   Apresentação: 3a feira, 28/08/2007, 14:00hs, Auditório do Ex-Cesar

27. Model Checkers: Uma análise de ferramentas para a linguagem de programação C
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Pedro Montenegro Rodrigues
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Alexandre Cabral Mota
   Avaliador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Resumo:

    O uso de múltiplas linhas de execução traz muitos benefícios, mas programas que as usam são bastante difíceis de se acompanhar a execução e sistemas críticos necessitam da garantia de funcionamento perfeito, uma vez que falhas podem levar a perdas financeiras ou de vidas humanas. Um dos pontos fundamentais para garantir esse alto nível de qualidade é a análise formal de propriedades desejáveis. Uma das técnicas que vem obtendo sucesso nos últimos anos é a de verificação de modelos (model checking), uma técnica completamente automática para analisar sistemas concorrentes, na qual se verifica automaticamente a validade de propriedades em sistemas acerca do seu funcionamento. Neste contexto, este trabalho objetiva procurar ferramentas Model Checkers para a linguagem C e fazer uma análise das características de algumas das mais utilizadas, fazendo um estudo do que cada uma oferece, das suas vantagens e desvantagens e concluir apontando a ferramenta que apresentou os melhores resultados.
   Apresentação: 4a feira, 29/08/2007, 11:00hs, Sala D-222

28. Análise de Metodologias de Desenvolvimento de Software aplicadas ao Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Raphael Lima Belém de Barros
   Área: Análise de Metodologias de Desenvolvimento de Software
   Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Co-Orientador: Geber Lisboa Ramalho
   Avaliador: Hermano Perrelli de Moura
   Resumo:

    O trabalho de graduação a ser desenvolvido tem por finalidade realizar uma análise das metodologias de desenvolvimento de jogos eletrânicos utilizadas por empresas pernambucanas e estrangeiras. Basicamente ele será dividido em três fases: primeiramente será feita uma pesquisa na bibliografia sobre as metodologias existentes. Em seguinda será feita uma análise das metodologias utilizadas por empresas de jogos. Por fim, como resultado das análises realizadas, será sugerido um Manual de Boas Práticas para o desenvolvimento de Jogos Eletrênicos.
   Apresentação: 4a feira, 29/08/2007, 08:00hs, Sala D-222

29. Visual Studio Team System - Implantação da Suite de Ferramentas para apoio ao Processo de Desenvolvimento de Software em Empresas aderentes ao CMMI nível 2
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Renata de Avelar Alchorne
   Área: Qualidade de Software
   Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Avaliador: André Luis Medeiros dos Santos
   Resumo:

    A busca pelo aumento da produtividade nos processos de desenvolvimento de software e pela melhoria contínua da qualidade dos produtos produzidos tem levado as empresas à larga utilização das ferramentas de apoio, que são inúmeras hoje no mercado. Dentro deste âmbito de novas ferramentas de integração entre processos de uma organização, o Microsoft Visual Studio Team System (ou VSTS) se sobressai ao auxiliar membros da equipe de projeto como arquitetos, desenvolvedores, testadores e gerentes de projeto, além de áreas de apoio como garantia da qualidade, gerência de configuração e medição e análise, a trabalharem de forma mais produtiva e integrada ao ciclo de vida do desenvolvimento de software, ajudando equipes a se comunicarem e colaborarem de forma efetiva. Quando se fala em Modelos de Qualidade, como o CMMI, essas ferramentas possuem importância fundamental, uma vez que os processos da organização precisam de agilidade e produtividade associadas. Esse Trabalho de Graduação vem com o intuito de mostrar de que forma o VSTS dá suporte a uma organização real aderente ao nível 2 do CMMI.
   Apresentação: 5a feira, 30/08/2007, 08:00hs, Sala D-222

30. Utilizando o Conceito de Localização em Jogos Móveis
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Renato César Ferraz Marcolino Bezerra
   Área: Entretenimento Digital / Sistemas Distribuídos
   Orientador: Carlos André Guimarães Ferraz
   Avaliador (a confirmar): Geber Lisboa Ramalho
   Resumo:

    Jogos multiusuário distribuídos vêm se tornando um tópico de pesquisa em grande evidência, principalmente pelo avanço das tecnologias de comunicação. A popularização da computação móvel permitiu a aplicação deste tipo de jogos em dispositivos móveis, evoluindo posteriormente para o conceito de pervasividade, onde o jogo seria acessível ao usuário a partir de qualquer lugar, em qualquer momento, através de diferentes dispositivos. Durante uma tese de doutorado do Centro de Informática foi desenvolvida uma arquitetura baseada em uma camada de middleware de forma a facilitar o desenvolvimento de jogos multiusuário multiplataforma. A proposta deste trabalho consiste em estender este middleware de forma a fazer uso de informações de localização geográfica do usuário. Esta integração permitirá a introdução de novas formas de interação entre os jogadores, utilizando oportunidades e serviços específicos da computação móvel.
   Apresentação: 3a feira, 28/08/2007, 16:00hs, Auditório do Ex-Cesar

31. Framework para aplicações sociais de larga abrangência
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Renato Viana Ferreira
   Área: Aplicações Sociais / Sistemas de Informação
   Orientador: Carlos André Guimarães Ferraz
   Avaliador: Alex Sandro Gomes
   Resumo:

    A TV e dispositivos móveis, como celulares, estão presentes no cotidiano de uma grande parcela da sociedade atual. Com a TV Digital Interativa, que já é uma realidade em inúmeros países, cria-se também um canal de retorno para a TV, algo que é já possível com o celular. Este potencial ainda não é completamente explorado, nem explorado adequadamente.
    Este trabalho tem por objetivo, criar um framework para aplicações sociais de larga abrangência que obtenham informações via TV Digital, dispositivos móveis e Internet, que necessitem integrar e processar os dados de maneira a otimizar a tomada de decisões estratégicas;
    Para testes e demonstração das funcionalidades contidas no framework, também será desenvolvida uma aplicação que vise monitorar e identificar focos de presença do mosquito da dengue, o Mosquito.NET.
   Apresentação: 3a feira, 28/08/2007, 16:30hs, Auditório do Ex-Cesar

32. Desenvolvendo jogos educativos para o Amadeus_MM
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Rodrigo Umbelino Alves Rolim
   Área: Jogos / Ensino à distância
   Orientador: Fernando da Fonseca de Souza
   Co-Orientador: Vinicius Carvalho de Pádua
   Avaliador (a confirmar): Alex Sandro Gomes
   Resumo:

    O ensino a distância está cada vez mais presente em nosso dia-a-dia: cursos de línguas, programação, até mesmo cursos superiores, podem ser encontrados na Internet. Uma das razões para tanto é o aumento do número de usuários com acesso a Internet.
    Neste cenário, também se viu a popularização de jogos, entre todas as faixas etárias, crescendo nos últimos anos. A fácil acessibilidade a estes permitiu o surgimento de uma grande oportunidade para o desenvolvimento de jogos iterativos educacionais, melhorando o processo de aprendizagem e ensino, de modo a proporcionar ao aluno uma maneira interativa e mais agradável de adquirir conhecimento.
   Apresentação: 3a feira, 28/08/2007, 17:00hs, Auditório do Ex-Cesar

33. Simulação de Iluminação Volumétrica
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Saulo Andrade Pessoa
   Área: Computação Gráfica
   Orientador: Sílvio de Barros Melo
   Avaliador: Marcelo Walter
   Resumo:

    Em computação gráfica, inúmeros métodos vêm sendo criados para aumentar o realismo das imagens sintetizadas. Tais métodos são inspirados principalmente em fenômenos físicos. Um fenômeno bastante estudado é a interação ocorrida entre a luz e os objetos, porém, tal interação é geralmente simplificada devido a limitações computacionais. Uma simplificação comumente realizada é a de desconsiderar a interação ocorrida entre a luz e a atmosfera. A proposta deste trabalho tem como objetivo a revisão bibliográfica do estado da arte sobre efeitos atmosféricos, seguida da implementação de um simulador interativo. O foco do estudo será sobre o efeito atmosférico chamado de iluminação volumétrica, onde a luz, ao se propagar por um meio com partículas suspensas, é absorvida e espalhada ao longo de sua trajetória até alcançar os olhos do observador, tornando possível assim a visualização de um volume de luz.
   Apresentação: 3a feira, 28/08/2007, 17:30hs, Auditório do Ex-Cesar

34. Estudo de Táticas e Estratégias de Batalha com Multiagentes para Jogos RTS
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Saulo Souto Ribeiro de França
   Área: Inteligência Artificial e Jogos
   Orientador: Geber Lisboa Ramalho
   Avaliador (a confirmar): Clauirton Siebra
   Resumo:

    Jogos de Estratégia em Tempo Real, ou RTS (Real Time Strategy) formam uma grande parcela do mercado de jogos eletrônicos. Contudo, a IA (Inteligência Artificial) destes jogos ainda deixa muito a desejar e por muitas vezes faz uso de cheating (trapaça). Pretende-se neste trabalho estudar, implementar e avaliar táticas e estratégias de batalha para um jogo de RTS com um Sistema Muiltiagentes.
   Apresentação: 3a feira, 28/08/2007, 10:00hs, Sala de Reunião 1

35. Como utilizar os princípios da liderança e da inteligência emocional na Gerência de Projetos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Thiago Fernandes de Lima
   Área: Gerência de Projetos
   Orientador: Hermano Perrelli de Moura
   Avaliador: Fabio Queda Bueno da Silva
   Resumo:

    Um bom gerente de projeto deve, além de cumprir prazos, custos e padrões de qualidade, liderar a equipe de forma eficaz. A maneira como ela será conduzida pode afetar diretamente no sucesso da execução do projeto. Uma boa liderança associada a uma boa inteligência emocional podem ser pré-requisitos essenciais a um bom gerente. Este trabalho deve explorar como eles devem utilizá-las para garantir o sucesso do seu portfólio.
   Apresentação: 5a feira, 30/08/2007, 09:00hs, Auditório do Ex-Cesar

36. Um modelo de Gestão de Portifõlio de Produtos para empresas de Tecnologia da Informação com Foco em Convergência Digital
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Thiago Rodrigues Cavalcanti
   Área: Gestão de Tecnologia da Informação
   Orientador: Fabio Queda Bueno da Silva
   Avaliador (a confirmar): Geber Lisboa Ramalho
   Resumo:

    Este trabalho tem como objetivo definir um modelo de gestão de portfólio para empresas com foco estratégico em convergência digital. Pretende-se entender quais as etapas de um processo de criação de um novo produto em uma empresa, bem como estudar os fatores que podem influenciar este processo. Estudaremos de que forma os recursos humanos envolvidos no processo determinam o sucesso do empreendimento e, como os stakeholders se relacionam com empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação. Neste caso utilizaremos como exemplo duas empresas com público alvos distintos, mas com foco estratégico semelhante: a MeanTime e o SIDI (Samsung Instituto de Desenvolvimento para a Informática), mais especificamente o setor relacionado com a criação de novos produtos.
   Apresentação: 4a feira, 29/08/2007, 09:00hs, Auditório do Ex-Cesar

37. Avaliação do Comportamento de Métricas de Distâncias com Ponderação de Características
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Tiago Buarque Assunção de Carvalho
   Área: Aprendizagem de Máquina
   Orientador: George Darmiton da Cunha Cavalcanti
   Co-Orientador: Tsang Ing Ren
   Avaliador: Renata Maria Cardoso Rodrigues de Souza
   Resumo:

    O objetivo desse trabalho é realizar melhorias no kNN quando empregado na tarefa de classificação. Focando principalmente os cálculos das distâncias, mas podendo investigar também suas regras de classificação. Para tanto [Wang 2006] e [Parede & Vidal 2006] são usados como base. Wang propõe uma nova forma de calcular distâncias baseadas no conceito de contagem de vizinhança. Criando uma métrica chamada NCM (Neighborhood Counting Measure). Paredes e Vital propõem uma atribuição de pesos a cada protótipo de treinamento, e/ou a cada atributo para todos os conjuntos de uma classe. Essa atribuição de pesos é feita aos elementos da base de treinamento e é estimada minimizando o erro de classificação de LOO (Leaving One Out).
   Apresentação: 4a feira, 29/08/2007, 09:30hs, Auditório do Ex-Cesar

38. Criação de IPs de suporte à geração de Plataformas a partir de Sistemas ESL
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Williams Thiago de Oliveira Azevedo
   Área: Sistemas Embarcados
   Orientador: Cristiano Coêlho de Araújo
   Avaliador (a confirmar): Manoel Eusébio de Lima
   Resumo:

    O objetivo deste trabalho consiste na implementação de uma biblioteca de componentes modelados a nível funcional, para simulação de alto desempenho. Esses componentes serão construídos para serem adicionados a biblioteca de comopnentes da ferramenta PDesigner, que está sendo desenvolvida pelo grupo Greco do Centro de Informática. O PDesigner é uma ferramenta para modelagem, compilação, simulação e exploração de arquiteturas de plataformas virtuais. A adição desses componentes, que serão construídos, possibilitará a modelagem de arquiteturas com aplicações mais complexas dentro do PDesigner. Tudo isso, objetivando representar melhor o arquiteturas reais de computadores.
   Apresentação: 2a feira, 27/08/2007, 10:00hs, Sala D-226

39. Aperfeiçoamento do Simulador de RTS Games: JaRTS
   Autor: Cristiano Campos Cavalcanti
   Área: Jogos
   Orientador: Geber Lisboa Ramalho
   Avaliador: (a confirmar)
   Resumo:

    (a confirmar)
   Apresentação: ?a feira, ??/??/????, ??:??hs, Sala ?-???

40. Extração de informação simbólica de ádio: o problema do reconhecimento de acordes do violáo
   Autor: Roberto Cássio Silva do Nascimento Júnior
   Área: Computação Musical
   Orientador: Geber Lisboa Ramalho
   Avaliador: (a confirmar)
   Resumo:

    (a confirmar)
   Apresentação: ?a feira, ??/??/????, ??:??hs, Sala ?-???


Última atualização: 12 de Março de 2008, 12:47pm GMT-3