Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Centro de Informática (CIn)

Graduação em Ciência da Computação e Engenharia da Computação


Trabalhos de Graduação - 2013.2

1. Modelo de entrega de anúncios relevantes baseado em localização indoor
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Airton Sampaio de Sobral
   Área: Computação Ubíqua
   Orientador: Carlos André Guimarães Ferraz
   Avaliadora: Ana Carolina Salgado (A CONFIRMAR)

Resumo:

Com o surgimento dos smartphones, a internet e o GPS passaram a acompanhar os usuários a todo o momento. E como consequência, os anúncios digitais entraram em um novo patamar de inteligência, absorvendo as informações de localização outdoor do usuário para fornecê-lo um anúncio mais relevante.

Neste trabalho de graduação pretende-se montar um modelo de entrega de anúncios baseado na localização de um usuário em um determinado estabelecimento comercial. Tal modelo visa entregar anúncios com alto grau de relevância tendo como base a localização de um usuário para entender o contexto a qual ele está inserido em um determinado momento.

O modelo terá em vista um cenário real de entrega de anúncios em um aplicativo mobile. Partindo do pressuposto de que este aplicativo seja capaz de localizar o usuário em um ambiente fechado com precisão suficiente para determinar o que está ao seu redor e que exista uma base de dados com todos os elementos do ambiente e seus significados (Ex: lojas, corredores, etc..).

    Apresentação: 3a feira, 11/03/2014, 08:00hs, Auditório do CIn

2. Análise de técnicas para geração preocedural de partidas em jogos infinitos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Alberto Rodrigues Costa Junior
   Área: Jogos Digitais /  Área: Inteligência Artificial
   Orientador: Geber Lisboa Ramalho
   Avaliadora: Patricia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco

Resumo:

A geração de conteúdo para jogos é uma tarefa muitas vezes complexa por precisar tratar diversos problemas relevantes que afetam diretamente a experiência do jogador e a qualidade do jogo. Neste projeto será feita uma análise de alguns desses aspectos e de como eles impactam a geração de conteúdo e tem como objetivo principal analisar técnicas para a geração de partidas em jogos infinitos, em especial na geração de segmentos.

    Apresentação: 3a feira, 11/03/2014, 08:30h, Auditório do CIn

3. Um Framework para Estimativa da Trajetória e Extração da Função de Tempo dos Ônibus Baseado em Pontos de GPS
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Arley Ramalho Rodrigues Ristar
   Área: Inteligência Artificial / Sistemas Inteligentes de Transporte
   Orientadora: Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco

   Co-Orientadora: Ana Carolina Salgado
   Avaliador: Ricardo Bastos C. Prudencio (A CONFIRMAR)

Resumo:

O objetivo deste trabalho é desenvolver um framework para ITS que auxilie na automação para estruturar dados dos ônibus; mais especificamente, na extração das trajetórias estimadas dos ônibus e sua função de cálculo de tempo à partir dos pontos de GPS e hora em que foram extraídos. Além disso, o framework é também capaz de manter essas informações constantemente atualizadas. 

Para a estimativa da trajetória, o objetivo é demostrar qual algoritmo de construção de trajetórias se comportou melhor a partir da extração feita por um clustering, este baseado em densidade (e.g. CB-SMoT). Para a extração da função de tempo, o objetivo é determinar quais atributos são relevantes para a aprendizagem e qual algoritmo de previsão para séries temporais se adequa melhor a esse problema.

    Apresentação: 3a feira, 11/03/2014, 09:00hs, Auditório do CIn

4. Estudo de Técnicas de Filtragem Híbrida em Sistemas de Recomendação de Produtos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Carlos Eduardo Martins Barbosa
   Área: Inteligência Artificial - Sistemas de Recomendação
   Orientador: Ricardo Bastos Cavalcante Prudêncio
   Avaliadora: Flávia de Almeida Barros (A CONFIRMAR)

Resumo:

Esse trabalho de graduação tem como objetivo realizar uma revisão da literatura relacionada a sistemas de recomendação (área de pesquisa rica e multidisciplinar que se utiliza de várias técnicas e ferramentas para prover sugestões de itens que sejam úteis para um usuário), com foco em técnicas de filtragem híbridas. Esta revisão mostrará a importância de tais sistemas no contexto atual, bem como irá comparar suas diversas abordagens. Objetiva-se assim mostrar como as técnicas de filtragem híbridas fortalecem as vantagens e atenuam ou resolvem as principais desvantagens de suas duas componentes: a filtragem baseada em conteúdo e a filtragem colaborativa.

    Apresentação: 3a feira, 11/03/2014, 09:30hs, Auditório do CIn

5. Desenvolvimento de um Sistema de Aquisição para Ressonância Magnética Nuclear Baseado em FPGA
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Cecil Accetti Resende de Ataíde Melo
   Área: Instrumentação Eletrônica - Microeletrônica
   Orientadora: Edna Natividade da Silva Barros

   Co-Orientador: Ricardo Emmanuel de Souza
   Avaliador: Manoel Eusebio de Lima (A CONFIRMAR)

Resumo:

Aplicações de ressonância magnética nuclear (RMN) se extendem nas várias áreas da ciência e da engenharia, como na caracterização de materiais – espectroscopia por RMN, e na obtenção de imagens biomédicas (MRI – magnetic resonance imaging), por exemplo. O objetivo deste trabalho é implementar um sistema de controle, transmissão, recepção de RMN completo, utilizando técnicas de software-defined radio para minimizar o número de dispositivos e componentes analógicos em seu front-end.

    Apresentação: 3a feira, 11/03/2014, 10:00hs, Auditório do CIn

6. Ferramenta para Criação e Balanceamento de Efeitos Climáticos em Jogos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Cristiano Cerqueira da Veiga Pessoa Filho
   Área: Jogos
   Orientador: Geber Lisboa Ramalho

   Co-Orientador: Ricardo Emmanuel de Souza
   Avaliador: André Neves (Dep. de Design) (A CONFIRMAR)

Resumo: 

Este trabalho de graduação tem como objetivo o desenvolvimento de uma ferramenta para facilitar a criação e balanceamento de efeitos climáticos em jogos. Esta ferramenta deverá ser simples e garantir um nível de abstração grande o suficiente para que o Game Designer, que fará a criação e o balanceamento dos efeitos, seja capaz de realizar esta tarefa sem a ajuda de um desenvolvedor ou de conhecimentos em programação.

Para tal fim, também será desenvolvida uma representação e classificação do domínio de efeitos climáticos em jogos. Essa classificação irá identificar os tipos de efeitos climáticos em jogos já existentes no mercado juntamente com seus atributos e suas influências dentro do jogo.

    Apresentação: 3a feira, 11/03/2014, 10:30hs, Auditório do CIn

7. Uso do algoritmo de Colônia Artificial de Abelhas para exploração de arquiteturas de memória cache visando desempenho e redução de energia
   (Proposta inicial: aqui)
   Autora: Crystal de Menezes Santos
   Área: Sistemas Embarcados
   Orientador: Abel Guilhermino Da Silva Filho
   Avaliadora: Edna Barros (A CONFIRMAR)

Resumo: 

O crescimento explosivo e acelerado de tecnologias portáteis e sem fio é um impulso para o crescimento similar no desenvolvimento de softwares embarcados. Cada vez mais é encontrada uma alta concorrência e crescente demanda por dispositivos que executem tarefas específicas. Com isso, o foco dos projetistas está sendo direcionado para a otimização de arquiteturas de sistemas, visando a execução de tarefas com um propósito específico e obtendo o melhor custo-benefício entre os objetivos a serem otimizados. Um dos principais aspectos de otimização para sistemas embarcados está relacionado com o consumo de energia do aparelho. Logo, este trabalho tem por finalidade o estudo e desenvolvimento de um novo algoritmo baseado na colônia artificial de abelhas para exploração da arquitetura da memória cache visando redução de energia sem degradação do desempenho do sistema.

    Apresentação: 3a feira, 25/02/2014, 14:00hs, Auditório do CIn

8. Um catálogo de erros sintáticos e semânticos em modelos BPMN
   (Proposta inicial: aqui)
   Autora: Cynthia Raphaella da Rocha Franco
   Área: Engenharia de Requisitos
   Orientadora: Carla Taciana Lima Lourenço Silva Schuenemann
   Avaliador: Simone Santos

Resumo:

A modelagem de processos de negócio BPMN fornece às empresas uma notação simples para que elas compreendam os seus procedimentos internos de negócio e possam comunica-los de uma forma padrão. Esse trabalho tem como objetivo identificar e catalogar os erros sintáticos e semânticos que ocorrem com mais frequência em modelos BPMN criados por analistas inexperientes. Será construído um catálogo que servirá como um material de estudo introdutório para iniciantes na modelagem de processos de negócios em BPMN. 

    Apresentação: 6a feira, 14/03/2014, 11:00hs, Sala A108

9. Análise de Vigilâncias Eletrônicas e Técnicas para Manutenção da Privacidade
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: David Barros Hulak
   Área: Privacidade, Segurança, Redes
   Orientador: Ruy José Guerra Barretto de Queiroz
   Avaliador: José Augusto Suruagy Monteiro

Resumo:

Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise dos possíveis pontos de ataque quando se quer realizar um monitoramento de um computador ou rede de computadores, bem como utilizar exemplos já realizados para demonstração da teoria na prática. A partir disso, serão apresentadas técnicas que podem ser executadas para se defender de tais ataques, ferramentas e recursos existentes voltados a esta finalidade e investigar suas limitações.

    Apresentação: 5a feira, 06/03/2014, 10:00hs, Anfiteatro do CIn

10. Uma arquitetura de Cloud Computing para análise de Big Data proveniente da Internet of Things
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Diogo Filipe Dornelas Falcão
   Área: Bigdata, Internet of Things
   Orientadora: Judith Kelner
   Avaliador: Djamel Sadok 

Resumo:

Os dados gerados pela Internet of Things (Internet das Coisas) crescerá exponencialmente em consequência do aumento dos números de dispositivos conectados, chegando a alcançar Zetabytes (10²¹ bytes) de dados [1]. Novos modelos para armazenamento em cloud (nuvem) e tratamento de grande volume de dados de forma distribuída também são de suma importância neste contexto.

Este trabalho tem como objetivo propor e desenvolver uma arquitetura de cloud, a qual será capaz de processar dados provenientes de dispositivos conectados, em uma era de Internet of Things e Big Data, com o intuito de gerar análises para facilitar a tomada de decisão. Seja por parte de sistemas computacionais, utilizando a cloud como interface de controle, ou de seres humanos monitorando a cloud.

    Apresentação: 3a feira, 11/03/2014, 09:30hs, (LOCAL A CONFIRMAR)

11. Ferramenta para automatizar as transformações bidirecionais entre i* e BPMN
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Eduardo Bezerra de Melo
   Área: Engenharia de Requisitos
   Orientadora: Carla Taciana Lima Lourenço Silva Schuenemann
   Avaliador: Jaelson Castro 

Resumo:

Existe um forte relacionamento entre os processos de négocios e os objetivos estratégicos de uma organização. De fato, os processos de négocio são executados a fim de alcançar estes objetivos. Dessa forma, modelos de objetivos (goal models) podem ser transformados em modelos de processos de negócio (business process models) que especificam como esses objetivos podem ser satisfeitos. O objetivo deste trabalho é implementar uma ferramenta capaz de transformar modelos i* em modelos BPMN, e vice-versa. A ferramenta deverá possibilitar a transformação entre estes modelos a partir de determinadas diretrizes de mapeamento.

    Apresentação: 6a feira, 14/03/2014, 10:00hs, Sala A108

12. Aplicação de sistemas de recomendação para aprimoramento do aplicativo móvel SoAt
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Eduardo José Fernandes Rocha Filho
   Área: Inteligência Computacional
   Orientador: Ricardo Bastos Cavalcante Prudêncio
   Avaliadora: Patrícia Tedesco (A CONFIRMAR) 

Resumo:

O SoAt é de um aplicativo móvel que oferece diversas promoções exclusivas em bares e restaurantes, além de possuir todo o cardápio virtualizado do estabelecimento. O SoAt oferece uma experiência de “consumo com um clique” para os seus usuários, o que torna suas compras ágeis e até mesmo impulsivas, em alguns casos. Atualmente os usuários recebem uma lista fixa de produtos e promoções disponíveis e precisam procurar pelo que desejam, mas esta busca pelo item ideal não é tão veloz quanto a experiência que gostaríamos de lhes proporcionar. Após este estudo em Sistemas de Recomendação, desejamos entregar ao usuário uma lista personalizada, com os seus itens preferíveis no topo e à mostra, possibilitando assim um aumentando no seu consumo e tornando o aplicativo cada vez mais inteligente e atraente, à medida que o usuário o utiliza.

    Apresentação: 3a feira, 11/03/2014, 14:30hs, Auditório do CIn

13. Recomendação Web Baseada em Confiança
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Felipe Duarte de Santana
   Área: Inteligência Artificial
   Orientador: Ricardo Bastos Cavalcante Prudêncio
   Avaliadora: Patricia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco (A CONFIRMAR)

Resumo:

Para atrair usuários a seus domínios, os grandes sites da internet  tentam criar uma experiência diferenciada. Para conseguir isso, se mostrou  necessário conhecer os costumes de cada usuário, e assim, direcionar o  conteúdo mais atrativo, para esse usuário, a partir de suas preferências.Isso basicamente define um sistema de recomendação, um sistema onde existe uma coleta de informações sobre um agente, seguido de um  direcionamento do conteúdo voltado à satisfação do mesmo, com base nas suas preferências. 

    Apresentação: 3a feira, 11/03/2014, 15:00hs, Auditório do CIn

14. Big Data e o impacto nos bancos relacionais: uma análise comparativa entre o uso do MySQL e do ElasticSearch no tratamento de Big Data em dados do Facebook
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Fernando Miguel Barros Lins
   Área: Banco de dados
   Orientador: Fernando Fonseca
   Avaliadora: Ana Carolina Salgado (A CONFIRMAR)

Resumo:

Estamos vivenciando um momento onde o volume de dados trafegados na internet é enorme. Isso graças a popularização das mídias sociais, engenhos de buscas, empresas criando e/ou migrando seus serviços para web. Com isso , as plataformas tradicionais não estão conseguindo dar conta de tanta informação mantendo uma boa eficiência. Portanto, para avaliar as forma tradicionais e as novas que surgem nesse segmento, uma analise comparativa será feita entra a plataforma MySQL e ElasticSearch, afim de testar desempenho para esse novo volume de dados.

    Apresentação: ?a feira, ??/03/2014, ??:00hs, (A CONFIRMAR)

15. Análise e desenvolvimento de sistemas de gestão da informação em saúde nas nuvens: Um estudo de caso em prontuário eletrônico do paciente
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Fred Eduardo Revoredo Rabelo Ferreira
   Área:  Computação em saúde/Engenharia de software
   Orientador: Ricardo Massa Ferreira de Lima
   Avaliadora: Magdala de Araújo Novaes 

Resumo:

Sistemas de gestão da informação em saúde são sistemas bastante específicos. Todo atendimento em saúde inclui o envolvimento e a participação de uma variedade de profissionais de saúde, podendo inclusive, ocorrer em diferentes locais de atendimento. Para realização destas atividades, são necessárias múltiplas informações de diferentes fontes, que vão garantir a continuidade do processo de cuidado. No âmbito deste trabalho de graduação, aprofundarei meu estudo nos sistemas de prontuário eletrônico do paciente, especialmente aqueles cuja plataforma está baseada nas nuvens, acessado por web ou por aplicativos através de webservice, fazendo uma análise formal das metodologias e peculiaridades no desenvolvimento deste sistemas através de um estudo de caso sob o prontuário eletrônico do paciente no software pernambuco MobDoctor. Apontarei diretrizes e peculiaridades a serem consideradas no planejamento e desenvolvimento, tais como tecnologias, manutenção de código, segurança da informação, validação, interoperabilidade e usabilidade.

    Apresentação: 6a feira, 07/02/2014, 11:00hs, Sala de Tele-Presença do Hospital das Clínicas (2o andar)

16. Proposição de pequeno processo para o desenvolvimento de aplicações móveis sensíveis ao contexto
   (Proposta inicial: aqui)
   Autora: Gabrielle Batista Campos
   Área:  Engenharia de Software
   Orientador: Augusto Cezar Alves Sampaio
   Avaliador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos (A CONFIRMAR) 

Resumo:

Na era da computação móvel, aplicações sensíveis ao contexto estão se tornando mais populares devido a sua inteligente interação com o mundo que as cercam. É nesse contexto que esse trabalho proporá a criação de um pequeno processo para o desenvolvimento de aplicações móveis sensíveis ao contexto.

    Apresentação: 3a feira, 11/03/2014, 15:30hs, Auditório do CIn

17. Mecanismo de Segurança para Redes Móveis Ad Hoc
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Gregório Patriota Correia
   Área:  Redes de Computadores
   Orientador: Djamel Fawzi Hadj Sadok
   Avaliadora: Judith Kelner

Resumo:

Focado em um cenário com grande restrições de recursos que são as redes ad hoc, restrições tais como por exemplo largura banda e energia. Este trabalho foca em avaliar alguns mecanismos que garantem os pilares de segurança integridade e autenticidade dos dados de controle da rede, visando como objetivo o menor impacto sobre a mesma.

    Apresentação: 5a feira, 27/02/2014, 09:00hs, (??)

18. Um Estudo sobre a Abordagem Semiestruturada para Resolução de Conflitos no GIT
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Guilherme José Carvalho Cavalcanti
   Área:  Engenharia de Software
   Orientador: Paulo Henrique Monteiro Borba
   Avaliador: Fernando José Castor de Lima Filho (A CONFIRMAR) 

Resumo:

O objetivo deste trabalho é a realização de um estudo empírico sobre as atividades  de  merge  e  resolução  de  conflitos  em  projetos  de  software  que utilizam o  git  como sistema de controle de versões comparando a abordagem não  estruturada  com  a  abordagem  semiestruturada  para  quantificar  os benefícios da abordagem semiestruturada para resolução de conflitos.

    Apresentação: 3a feira, 11/03/2014, 16:30hs, Auditório do CIn

19. Uma Avaliação do Impacto de Posicionamento da Infraestrutura de Sistemas de Localização RFID em Ambientes Reais
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Helder Cavalcanti Gomes Júnior
   Área:  Redes de Computadores - Comunicação sem fio
   Orientador: Paulo  André da Silva Gonçalves
   Avaliador: Carles André Guimarães Ferraz (A CONFIRMAR) 

Resumo:

A localização automática é uma das aplicações mais promissoras dos sistemas RFID baseados em etiquetas ativas. Nesse contexto, existem diversos algoritmos capazes de propor automaticamente a localização de objetos, dentre eles o LANDMARC e o LANDMARC+. Há variados estudos na área que implementam programas simuladores desses algoritmos cujo objetivo é modelar diferentes cenários para avaliar o desempenho desses sistemas. Apesar disso, devido ao alto custo de material associado ao projeto, há uma enorme carência de utilização de equipamentos reais para essa avaliação. Assim, o objetivo deste trabalho é construir um protótipo da infraestrutura com todo o hardware necessário (Leitores, etiquetas, antenas, servidor) a fim de realizar um estudo e análise de desempenho do LANDMARC e do LANDMARC+ sob diferentes configurações de cenários. A partir disso, serão apresentadas orientações para um posicionamento mais adequado dessa infraestrutura, buscando a maximização da eficiência de localização.

    Apresentação: 3a feira, 11/03/2014, 17:00hs, Auditório do CIn

20. Desenvolvimento de um modelo de potência para o processador NIOS da Altera
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Henrique Figueirôa Lacerda
   Área:  Sistemas embarcados - Avaliação de energia
   Orientador: Abel Guilhermino da Silva Filho
   Avaliador: Cristiano Coelho de Araújo 

Resumo:

Com o uso de sistemas embarcados se dissipando cada vez mais, o consumo de energia se tornou o parâmetro mais crítico no projeto de processadores embarcados. Um exemplo de processador embarcado é o NIOS II da Altera, caracterizado por possuir uma arquitetura RISC soft-core que pode ser implementada utilizando-se blocos lógicos programáveis e blocos de memória em FPGAs Altera. Isto permite que o desenvolvedor seja capaz de especificar diversos parâmetros e obter a arquitetura mais adequada às necessidades da aplicação. Porém, o projeto de arquiteturas utilizando este processador permite um espaço de exploração muito grande, de modo que cada combinação de parâmetros implica em novos valores de energia e desempenho para este processador. Por isso, este trabalho propõe a definição de um modelo de energia para o projeto deste processador, de uma maneira que seja possível prever o seu consumo de potência a partir dos parâmetros de projeto.

    Apresentação: 5a feira, 27/03/2014, 08:00hs, Auditório do CIn

21. Geração Automatizada de Testes a partir do uso de variáveis
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Hugo Leonardo da Silva Araujo
   Área:  Engenharia de Software
   Orientador: Augusto Cesar Alves Sampaio
   Avaliador: (A CONFIRMAR) 

Resumo:

A TaRGeT é uma aplicação prática do modelo MBT (Model-Based Testing) cuja principal funcionalidade é a geração automática de casos de teste à partir de cenários de casos de usos escritos em linguagem natural. O objetivo do trabalho é estender a TaRGeT, para que seja possível lidar com o uso de variáveis, constantes e uma memória interna. Com essa nova característica, será possível projetar testes à partir de uma nova perspectiva, obtendo uma maior cobertura dos requisitos, e ao mesmo tempo reduzindo-se esforço na criação de tais casos de teste.

    Apresentação: 3a feira, 11/03/2014, 17:30hs, Auditório do CIn

22. Avaliação de Segurança da Informação de uma Rede Social Acadêmica
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Igor Leonardo Rodrigues Gomes
   Área: Segurança da Informação
   Orientador: Ricardo Massa Ferreira Lima
   Avaliador: Adriano Lorena Inácio de Oliveira (A CONFIRMAR)

Resumo:

Avaliar a segurança da nova rede social que está sendo desenvolvida para os alunos da Universidade Federal de Pernambuco, de forma a encontrar falhas de segurança tanto de fora para dentro, como de dentro para fora e sugerir melhorias visando a segurança de informações e satisfação do usuário durante sua utilização.

    Apresentação: 4a feira, 12/03/2014, 08:00hs, Auditório do CIn

23. Análise de dados alélicos reais usando PLINK e Diplotyper
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Israel Batista Freitas da Silva
   Área: Biologia Computacional
   Orientadora: Katia Silva Guimarães
   Avaliadora: Renata Maria Cardoso Rodrigues de Sousa (A CONFIRMAR)

Resumo:

Doenças renais crônicas (DRC) afetam milhões de pessoas e geram gastos substanciais em todo mundo. Apesar do seu prevalente crescimento, torna-se ainda incompleto o entendimento dos fatores de risco e do conjunto de alterações fisiológicas associados.

Este estudo procura, a partir da análise de dados reais e de uma investigação mais compreensiva, obter mais informações sobre DRC.

    Apresentação: 4a feira, 12/03/2014, 08:00hs, Auditório do CIn    Apresentação: 4a feira, 12/03/2014, 08:00hs, Auditório do CIn

24. Um Estudo Sobre a Transição para Arquiteturas Multicore em uma Aplicação de Código Aberto
   (Proposta inicial: aqui)
   Autora: Jéssica de Carvalho Barbalho
   Área: Concorrencia, Paralelismo, Código Aberto
   Orientador: Fernando José Castor de Lima Filho
   Avaliador: Kiev Gama 

Resumo:

A arquitetura multicore tem se tornado predominante para as necessidades computacionais gerais. A revolução multicore coloca uma pressão nos desenvolvedores de software para que os mesmos utilizem paralelismo em ordem de aproveitar todos os benefícios das inovações recentes de hardware. Por estas razões muitos projetos estão passando por transições para adotar paralelismo em seus projetos O trabalho consiste no estudo de caso de um projeto de código aberto que passou por mudanças em sua arquitetura para adotar paralelismo. O estudo consiste na análise das mudanças oorridas no projeto, o processo de desenvolvimento dessas mudanças e os impactos que estas alterações acarretaram ao projeto.

    Apresentação: 6a feira, 14/03/2014, 09:00hs, Anfiteatro do CIn

25. Indicação de pessoas por computação contextual
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Jesus Jackson Sena da Silva
   Área: Computação Contextual
   Orientadora: Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
   Avaliadora: Flávia de Almeida Barros (A CONFIRMAR)

Resumo:

O PenSAE é um ambiente de aprendizagem interativa, que utiliza a metodologia da problematização para a construção do conhecimento aplicado ao processo de enfermagem no cuidado à saúde da criança, onde depois de adaptado para processamento de contexto deve ser implementado e validado uma extensão que usando esse processamento indicará outros alunos para formar parcerias de estudos enriquecedoras.

    Apresentação: 4a feira, 12/03/2014, 09:00hs, Auditório do CIn

26. Implementação de uma Interface de Rede para uma Network on Chip (NoC) e Elaboração de Modelo de Energia
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: João Erik de Andrade Melo
   Área: Sistemas Embarcados; Consumo de potência
   Orientador: Abel Guilhermino da Silva Filho
   Avaliadora: Edna Natividade da Silva Barros (A CONFIRMAR)

Resumo:

Este trabalho de Graduação tem como objetivo a descrição em hardware de um módulo de Interface de Rede que servirá como adaptador de comunicação entre cada núcleo de um sistema multi-core e a rede-em-chip (NoC) que interliga todos os núcleos. Esta Interface de Rede encapsulará os dados enviados pelo processador em pacotes que possam ser entendidos e transmitidos através da rede até seu destino, onde o processo de desempacotamento é realizado e o dado entregue. Após o desenvolvimento da Interface de Rede sua caracterização em termos do consumo de energia será realizada, visando a elaboração de um modelo de energia para a mesma.

    Apresentação: 4a feira, 12/03/2014, 09:30hs, Auditório do CIn

27. Um estudo sobre especificação de políticas de Redes de Computadores utilizando um modelo genérico
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: José Eduardo Angelin Ramos
   Área: Redes de Computadores
   Orientadora: Judith Kelner
   Avaliador: Djamel Sadok 

Resumo:

Políticas é uma combinação de regras e serviços que definem o acesso ou uso de determinados recursos. Gerenciamento de redes baseado em políticas (PBNM – Policy-Based Network Management) é uma técnica utilizada para gerenciar e controlar complexas redes de computadores. O modelo ORBAC é um modelo de controle de acesso baseado em organizações, onde é possível o uso de diversas entidades para a definição de regras de acesso a recursos. Este modelo se caracteriza por ser genérico e pode ser estendido e aplicado a diversos contextos. A proposta deste trabalho de graduação (TG) é modelar políticas em um contexto de redes de computadores e realizar uma avaliação dos cenários criados através do modelo ORBAC.

    Apresentação: 3a feira, 11/03/2014, 09:00hs, (LOCAL A CONFIRMAR)

28. Sistema Telemétrico para Aeronaves Cargueiras Rádio Comandadas - Aerodesign
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Lucas Dantas Cavalcanti
   Área: Sistemas Embarcados
   Orientadora: Edna Natividade da Silva Barros

   Co-Orientador: Armando Lúcio Ramos de Medeiros
   Avaliador: Cristiano Araújo (A CONFIRMAR)

Resumo:

Esse projeto propõe validar um dispositivo que seja capaz de extrair informações em voo de aeronaves cargueiras de rádio comandadas de pequeno porte, mas que atenda a alguns requisitos não funcionais. São eles: facilidade de interpretação dos dados, baixo consumo, tamanho reduzido e requisitos funcionais, como, capacidade a resistir a quedas, tendo em vista que as informações geradas em quedas são de fundamental importância para o projeto, transmissão sem fio em tempo real de algumas informações para o piloto e processamento dos sinais dos sensores durante o voo. Portando o objetivo do projeto é permitir que se extraíssem mais informações experimentais e reduzir as diferenças entre a aeronave projetada e a construída..

    Apresentação: 4a feira, 12/03/2014, 10:00hs, Auditório do CIn

29. Geração de universos tridimensionais aleatórios e aprimoramentos do software BLINK iniciado por Lauro Lins
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Luiz Afonso Coimbra Barbosa Silva
   Área: Combinatória
   Orientador: Sóstenes Lins
   Avaliador: Sílvio de Barros Melo 

Resumo:

N-gems (graph encoded manifolds) são estruturas que permitem codificar universos topológicos fechados N-dimensionais. Essas estruturas, representadas por objetos combinatórios, facilitam o estudo desses universos do ponto de vista computacional. As 3-gems são os principais objetos de estudos do professor Sóstenes Lins. Sua principal aplicação consiste em determinar se dois universos são homeomórficos, porém elas também permitem extrair outras informações. O principal software de manipulação de gems atualmente é o BLINK, iniciado por Lauro Lins como sua tese de doutorado. 

A criação de universos tridimensionais aleatórios pode auxiliar no suporte de conjecturas com respeito as gems. Elas são objetos de estudo recentes, apesar de amadurecidas, contêm algumas incertezas. O aprimoramento do BLINK, além de facilitar o estudo dessas estruturas, servirá de publicidade tanto para as gems em si, quanto para a universidade.

    Apresentação: 4a feira, 12/03/2014, 10:30hs, Auditório do CIn

30. Mecanismo para mapeamento automático de redes de sensores em grafos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Marcelo Costa de Lima
   Área: Redes de Sensores
   Orientador: Kelvin Lopes Dias
   Avaliador: (A CONFIRMAR) 

Resumo:

Redes de Sensores Sem Fio são redes compostas por vários dispositivos eletrônicos autônomos que possuem a capacidade de realizar algum sensoriamento no ambiente e, ao mesmo tempo, cooperar com seus vizinhos, encaminhando as mensagens de um ponto a outro da rede. Por se tratarem de dispositivos com recursos bastante restritos, a rede gerada por eles também possui diversas limitações e deve ter o mínimo possível de tráfego inserido nela. Para solucionar isso, existem métodos como a Fusão de Dados, que calcula se há algum ponto da rede onde os dados podem ser unidos em um só, de forma a inserir menos tráfego no restante dela. O objetivo desse trabalho é, portanto, facilitar o uso e desenvolvimento de tais métodos criando um mecanismo para representar a rede de sensores por meio de grafos. Esse mapeamento seria feito de forma automática, utilizando os próprios recursos da rede e dos sensores.

    Apresentação: 4a feira, 12/03/2014, 11:00hs, Auditório do CIn

31. Estudo Comparativo de Algoritmos Genéticos Multiobjetivo aplicado ao Sensoriamento de Espectro em Rádio Cognitivo
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Marcos Rocha de Moraes Falcão
   Área: Redes de Computadores
   Orientador: Kelvin Lopes Dias
   Avaliadora: Edna Natividade da Silva Barros (A CONFIRMAR)

Resumo:

O propósito deste trabalho é propor um esquema para se determinar um período de detecção adaptativo utilizando como ferramenta um algoritmo genético. Apesar de o tempo de convergência de AGs ser relativamente alto, foi assumido que o AG pode ser útil na primeira fase do ciclo cognitivo (durante sua inicialização), antes do rádio tornar-se totalmente funcional. O esquema proposto visa maximizar as oportunidades de espectro, bem como minimizar a sobrecarga de sensoriamento, evidenciando assim dois objetivos concorrentes. A abordagem de AG mais indicada para estes casos são as de AG multiobjetivo, cuja principal característica é  o surgimento de múltiplas funções de avaliação que podem apresentar comportamento conflitante. Assim, baseado nas principais obras da literatura existente, será investigado qual estratégia de AG multiobjetivo é mais efetiva para resolver o problema do período de sensoriamento.

    Apresentação: 4a feira, 12/03/2014, 11:30hs, Auditório do CIn

32. Um estudo sobre criptografia baseada em atributos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Marcos Vinícios da Silva Machado
   Área: Criptografia/segurança computacional
   Orientador: Djamel Fawzi Hadj Sadok
   Avaliador: Ruy José Guerra Barretto de Queiroz 

Resumo:

Criptografia baseada em atributos é um esquema de criptografia de chave pública proposto em 2005 por Sahai e Waters, o qual os atributos tem uma importância fundamental. Esse modelo tem como principal característica a utilização de atributos na geração das chaves ou geração do cifrotexto para controle de políticas de acesso a dados criptografados. Os esquemas criptográficos baseados em atributos mais atuais além de permitem um rico controle de políticas, não é necessária a utilização dos certificados de chave pública na infraestrutura tradicional de chave pública.

    Apresentação: 4a feira, 12/03/2014, 12:00hs, Auditório do CIn

33. Estudo e Implementação de Metáforas de Interação 3D com Foco em Navegação em Ambiente CAVE
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Mariana Gonçalves Maciel Pinheiro
   Área: Mídias e Interação
   Orientadora: Veronica Teichrieb
   Avaliador: Geber Lisboa Ramalho (A CONFIRMAR)

Resumo:

O Trabalho de Graduação proposto tem por finalidade desenvolver um sistema interativo em ambiente CAVE integrando um sistema de MoCap à uma ferramenta de renderização chamada RT2. Posteriormente, metáforas, técnicas e métodos de interação com foco em navegação pelo ambiente virtual, a serem definidos, serão elaborados utilizando como base a solução anteriormente mencionada. Para a avaliação da interação, um estudo de caso com aplicação direta na área industrial será definido e implementado.

    Apresentação: 4a feira, 12/03/2014, 14:00hs, Auditório do CIn

34. Definição de Métricas para Aumentar a Eficiência no Gerenciamento de Projetos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autora: Marianne Costa Alexandrino
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Fabio Queda Bueno da Silva
   Avaliador: Sérgio Cavalcant
e (A CONFIRMAR)

Resumo:

Com o intuito de poder entender e acompanhar todo o processo para a obtenção de um produto final que satisfaça o cliente, faz-se necessário um certo tipo de controle de atividades. O gerenciamento de projeto é uma atividade essencial para que um determinado artefato seja concebido com um maior controle visando a eficiência e alta qualidade. Todavia, esse processo não é trivial uma vez que projetos diferem nos mais variados aspectos.

Dessa maneira, essa pesquisa tem como objetivo conduzir um estudo no C.E.S.A.R (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), visando estabelecer quais métricas são mais importantes para um bom gerenciamento de projeto e porquê elas contribuem para a maximização da eficiência dessa prática.

    Apresentação: 4a feira, 12/03/2014, 14:30hs, Auditório do CIn

35. Incorporando Dados de Trajetória no Postgis: Implementação do Tipo Abstrato de Dados Trajectory
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Paulo Eduardo do Nascimento Carvalho
   Área: Banco de dados
   Orientadora: Valéria Cesário Times
   Avaliadora: Ana Carolina Salgado (A CONFIRMAR)

Resumo:

Em um SGBD geográfico, tipicamente são armazenados informações geográficas do tipo: geometria, ponto, linha e polígono. Este trabalho objetiva a implementação de um novo tipo abstrato de dados, trajectory, em um SGBD de código aberto, de maneira que esse possa ser utilizado assim como qualquer outro tipo existente nele. É pretendido investigar extensões na linguagem SQL para incorporar operadores e funções específicos para o tipo de dados proposto.

    Apresentação: 4a feira, 12/03/2014, 15:00hs, Auditório do CIn

36. Avaliação das métricas utilizadas em Gerenciamento de Processos de Negócio
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Pedro de Araújo Melo
   Área: Engenharia de Software
   Orientadora: Simone Santos
   Avaliadora: Carla Taciana Lima Lourenço Silva Schuenemann (A CONFIRMAR)

Resumo:

Este trabalho tem como objetivo realizar uma Revisão sistemática da Literatura sobre Gerenciamento de Processos de Negócio. A pesquisa visa avaliar as métricas utilizadas em Gerenciamento de Processos de Negócio para garantir o alinhamento entre processos e objetivos estratégicos.As seguintes questões de pesquisa guiarão o trabalho:

QP1:  Quais são as métricas e indicadores estão sendo utilizadas nos processos de negócio?

    Apresentação: 4a feira, 12/03/2014, 15:30hs, Auditório do CIn

37. Estudo e implementação de um sistema web colaborativo para auxílio no ensino de algoritmos e estruturas de dados
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Pedro Victor Alves Silvestre
   Área: Algoritmos e complexidade, servicos web, sistemas colaborativos, programacao
   Orientadora: Liliane Rose Benning Salgado
   Avaliadora: Patricia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco (A CONFIRMAR)

Resumo:

A experiência de professores e monitores envolvidos nas disciplinas de algoritmos do CIn comprova a importância de recursos complementares às aulas expositivas tradicionais.  

Este trabalho de graduação propõe o desenvolvimento de um sistema que integre os recursos atualmente empregados e que dê suporte aos recursos adicionais que forem classificados como eficazes para o ensino de algoritmos e estruturas de dados. O sistema será desenvolvido a partir dos conceitos de Learning Management Systems. Baseados no estudo de aplicações que empregam estas noções, analisaremos a eficácia dos diversos recursos criados nestas ferramentas. Um protótipo do sistema será desenvolvido, o qual será capaz de demonstrar as principais funcionalidades, possibilitando a análise e interação dos recursos do ambiente proposto.

    Apresentação: 4a feira, 12/03/2014, 16:00hs, Auditório do CIn

38. EASTERN: Um Editor Ciente de Energia para Rede de Sensores Sem Fio
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Rafael Isaias Rodrigues Coêlho
   Área: Algoritmos e complexidade, servicos web, sistemas colaborativos, programacao
   Orientador: Nelson Souto Rosa
   Avaliador: Kelvin Lopes Dias (A CONFIRMAR)

Resumo:

O objetivo deste trabalho é projetar e implementar um editor Web ciente de energia, chamado EASTERN (Energy Aware Editor for wireless sensoR Networks), para o desenvolvimento de aplicações de RSSF. Usando EASTERN é possível desenvolver uma aplicação na linguagem nesC e realizar a avaliação do consumo de energia desta aplicação antes de sua implantação na RSSF. Este editor será integrado a um ambiente de avaliação de consumo de energia de RSSF baseado em redes de Petri que executa em uma ambiente nuvem computacional.

    Apresentação: 4a feira, 12/03/2014, 16::30hs, Auditório do CIn

39. Uma Análise da Utilização da Técnica de Decomposição de Números em um Estimador Bayesiano para Sistemas RFID
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Renato Moura Dantas
   Área: Redes de Computadores
   Orientador: Paulo André da Silva Gonçalves
   Avaliador: Vinícius Cardoso Garcia

Resumo:

Sistemas de identificação de objetos através de radiofrequência, ou RFID, estão cada vez mais presentes em nosso contexto social e principalmente no âmbito acadêmico. Várias pesquisas e pesquisadores apontam o RFID como peça fundamental para o funcionamento ideal do que chamamos de internet das coisas.

Dentre várias vantagens do RFID frente outras tecnologias amplamente utilizadas atualmente podemos citar a versatilidade, a identificação única de cada peça/objeto, o baixo custo das tags e a possibilidade do leitor identificar várias tags simultaneamente. Ao identificar várias tags simultaneamente, é comum ocorrer erros de leitura pois o leitor não consegue distinguir os dados entre as tags. Para amenizar esse problema, existem protocolos específicos para evitar essas colisões, como por exemplo o DFSA, alvo de estudo nesse trabalho. O objetivo principal desse trabalho, é analisar, identificar e propor melhorias nos principais algoritmos estimadores para o protocolo anticolisão DFSA em sistemas de identificação por RFID.

    Apresentação: 4a feira, 12/03/2014, 17:00hs, Auditório do CIn

40. Criação e publicação de um dataset de dados interligados para alocações de docentes do CIn-UFPE
   (Proposta inicial: aqui)
   Autora: Thaís Mota dos Santos
   Área: Banco de dados/Web Semântica
   Orientadora: Bernadette Farias Lóscio
   Avaliadora: Ana Carolina Salgado (A CONFIRMAR)

Resumo:

Este trabalho tem por objetivo criar e publicar um dataset com dados relevantes a respeito das alocações dos docentes do CIn-UFPE. Para alcançar este objetivo, ações como a criação de uma nova ontologia com novos termos sobre o domínio de alocações, a criação de um conjunto de dados seguindo o princípio de Linked Data para futura utilização em aplicações e a disponibilização de um SPARQL Endpoint para eventuais consultas deverão ser feitas.

    Apresentação: 4a feira, 12/03/2014, 17:30hs, Auditório do CIn

41. Porte para Redmine de uma Ferramenta de Auxílio ao Desenvolvimento de Jogos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Thales Alex Tenório de Albuquerque
   Área: Desenvolvimento de Jogos
   Orientador: Geber Lisboa Ramalho
   Avaliador: André Neves (Dep. de Design) (A CONFIRMAR)

Resumo:

O Game Live Logs (GLL) é uma ferramenta criada por Tiago que está em fase de prototipação e serve para construir um documento alternativo ao GDD que permite criar, manter e ter sempre atualizados os registro das decisões do projeto. . O objetivo deste trabalho é portar o GLL para Redmine a fim de usar seus vários recursos, melhorando a usabilidade, e, por ter uma grande comunidade de usuários, obter visibilidade para a ferramenta.

    Apresentação: 5a feira, 13/03/2014, 08:00hs, Auditório do CIn

42. Redes Óticas de Acesso de Banda Ultra Larga: TWDM-PON
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Thiago Sepulveda Suzart
   Área: Redes
   Orientador: Divanilson Rodrigo de Souza Campelo
   Avaliador: Daniel Carvalho da Cunha 

Resumo:

Devido ao aumento do tráfego mundial de dados, a rede de acesso por fibra, baseado na topologia ponto a multiponto na forma de rede ótica passiva (PON), vem sendo utilizada. Porém, para garantir um uso eficaz da fibra, a nova geração de rede ótica passiva (NG-PON2) utiliza multiplexação por divisão de comprimento de onda e tempo (TWDM-PON). Além disso, o segmento de acesso chega a produzir 1% de toda a poluição global de gás carbônico. O presente trabalho de graduação tem como objetivo compreender os desafios do TWDM-PON, a sua arquitetura e sua camada física, além de estudar seu comportamento, assim como sua eficiência energética.

    Apresentação: 6a feira, 07/03/2014, 09:00hs, Sala D-222

43. Desenvolvimento do Layout de um Controlador de Acesso Direto à Memória (DMA)
   (Proposta inicial: aqui)
   Autora: Vanessa Larize Alves de Carvalho
   Área: Engenharia da Computação - Microeletrônica
   Orientadora: Edna Natividade da Silva Barros
   Avaliador: Manuel Eusebio de Lima (A CONFIRMAR)

Resumo:

Uma das modalidades de IP-core bastante utilizada em circuitos integrados é o Controlador de Acesso Direto à Memória(DMA) , que permite que movimentações de dados entre memória, periféricos internos ou dispositivos externos ocorram sem a intervenção do processador. Nesse contexto, temos o projeto Brazil-IP  que é um esforço colaborativo de universidades brasileiras para formar projetistas de circuito integrado durante o período de graduação. A universidade Federal de Pernambuco é umas dessas universidades e um dos projetos que está em andamento é o desenvolvimento de um controlador DMA. O objetivo final do trabalho é a concepção do projeto de layout do Controlador de Acesso Direto a Memória (DMA). Para isto, será utilizado o fluxo de desenvolvimento proposto pelo ipPROCESS 3.0. 

    Apresentação: 5a feira, 13/03/2014, 09:00hs, Auditório do CIn



 

 

Última atualização: 29 de Março de 2016, 05:03pm GMT-3