CIn-UFPE - Trabalhos de Graduação - 2008.1 Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Centro de Informática (CIn)
Graduação em Ciência da Computação e Engenharia da Computação

Trabalhos de Graduação - 2008.1

1. Módulo de relacionamento entre Modelos de Referência para Melhoria do Processo de Software
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Alexandre Barza
   Área: Qualidade de Software
   Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Avaliador: Augusto César Alves Sampaio
   Resumo:
    Uma das características importantes na adoção de modelos e normas de software é a utilização de modelos de avaliação de processos cuja finalidade é medir a qualidade dos seus processos e tentar melhorá-los, padronizando as atividades de avaliação e gerando meios de comparação entre as organizações. A diversidade entre os modelos e normas de qualidade de software e a necessidade crescente das empresas de processos aderentes a diversos modelos/normas de qualidade de software é a motivação inicial para a realização deste trabalho. A partir deste será possível relacionar os itens de modelos/normas de forma que as evidências de aderência sejam reutilizadas automaticamente entre os diversos modelos na avaliação da organização.
   Apresentação: 3a feira, 01/07/2008, 16:00hs, Sala B-013

2. Implantação de um método para seleção de casos de teste em uma empresa de TI: Estudo de Caso
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Aline Cristina Arruda de Medeiros
   Área: Teste de Software
   Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Avaliador: Alexandre Cabral Mota
   Resumo:

    Buscando conquistar a confiança de seus clientes, as empresas de software têm investido cada vez mais em processos de testes. No entanto, testar completamente todas as possibilidades e situações a que uma aplicação pode ser submetida pode ser uma atividade interminável. Visando definir um escopo menor e mais específico, o objetivo do trabalho proposto neste documento é definir um método para seleção de casos de teste baseada nas mudanças, riscos e tempo destinados à execução. Como resultado, teremos uma quantidade de número de casos de testes para serem executados, possibilitando uma maior eficácia nos testes. O trabalho será fundamentado com um estudo de caso em uma empresa que trabalha com testes de software.
   Apresentação: 3a feira, 01/07/2008, 14:00hs, Sala B-013

3. Sistemas Locais de Inovação em Tecnologia da Informação: Um Estudo de Caso
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: André Luiz Loureiro de Carvalho
   Área: Gestão de Tecnologia da Informação/Engenharia de Software
   Orientador: Fabio Queda Bueno da Silva
   Avaliador: Silvio Lemos Meira
   Resumo:

    A grande competição internacional causada pela globalização tem levado as empresas a centrar suas estratégias no desenvolvimento da capacidade inovativa. Nesta perspectiva, existe, atualmente, uma grande necessidade de se analisar o arcabouço local, incluindo políticas e práticas, necessárias para atingir tal objetivo - os sistemas de inovação. Nesse contexto, o objetivo principal deste trabalho de graduação é realizar uma análise minuciosa dos sistemas locais de inovação no que diz respeito a suas práticas e políticas que aumentam o potencial inovador das empresas que neles estão inseridos. Para isso, são estudadas cautelosamente as relações entre os agentes locais e as influências - positivas e negativas - que eles exercem entre si. Em um estudo de caso, são analisadas as influências do ambiente no projeto de desenvolvimento do SIDI (Samsung Instituto de Desenvolvimento para Informática), localizado na UFPE. Como resultados, serão propostas mudanças e novos modelos ao ambiente para que o projeto e outras empresa locais se tornem mais inovadores e com maior competitividade tanto nacional quanto internacional.
   Apresentação: 6a feira, 04/07/2008, 11:00hs, Sala D-226

4. Sistema de emissão e gerenciamento de notas fiscais eletrônicas
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Bruno Rodrigues
   Área: Banco de Dados
   Orientador: Fernando da Fonseca de Souza
   Avaliador: Robson do Nascimento Fidalgo
   Resumo:

    O objetivo do Trabalho de Graduação proposto neste documento é estudar e desenvolver um software emissor de nota fiscal eletrônica, que consiga dialogar via webservice com os servidores da Secretaria da Fazenda, realizando emissão, consultas, e todas as funcionalidades adicionais previstas nas especificações técnicas das NF-e.
   Apresentação: 4a feira, 02/07/2008, 11:30hs, Anfiteatro do CIn

5. Análise para inclusão da Disciplina de Distribuição no ipPROCESS
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Daniele Patricia Santos
   Área: Sistemas Embarcados
   Orientador: Edna Natividade da Silva Barros
   Avaliador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Resumo:

    Nos últimos anos, tem aumentado a demanda por produtos eletrônicos cada vez mais sofisticados, que agregam diferentes e complexas tecnologias. Diante de um mercado cada vez mais competitivo, uma nova abordagem de desenvolvimento de circuitos integrados foi estabelecida, a abordagem System-On-Chip (SoC), que consiste da utilização de módulos de propriedade intelectual (IP-Cores) previamente projetados e verificados em um único chip. Neste contexto surgiu o ipPROCESS, que é um processo de desenvolvimento de IP-Cores baseado no Rational Unified Process (RUP) visando a prototipação rápida em Field Programable Gate Array (FPGA). Diante da atual realidade do mercado, torna-se necessário além da produção de IP-Cores de qualidade, disponibilizar aos usuários artefatos que auxiliem o reuso dos IP-Cores. Sendo assim, o objetivo deste trabalho consiste em uma análise para a extensão do ipPROCESS com a inclusão da disciplina de Distribuição (Deployment).
   Apresentação: 3a feira, 01/07/2008, 17:00hs, Sala B-013

6. Um modelo para monitoramento do fluxo de execução de serviços em aplicações com arquitetura em camadas
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: David Menezes Cardoso
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Augusto César Alves Sampaio
   Avaliador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Resumo:

    Uma demanda que tem se tornado comum nas aplicações comerciais mais recentes é a de permitir, ao usuário, acompanhar com detalhes o progresso e o estado do fluxo de execução de um serviço requisitado ao sistema. Para realizar esta tarefa da maneira adequada, este requisito deve ser considerado durante a etapa de definição da arquitetura do sistema. Caso contrário, pode-se incorrer na geração de código de difícil manutenção e elevar, desnecessariamente, o grau de complexidade da aplicação. Este problema se agrava ainda mais quando se trata de aplicações inerentemente complexas, cujas operações envolvem o uso de diversos componentes integrados, com muitos trechos de código reusáveis e métodos invocados de forma encadeada. Assim, nesse contexto, este trabalho visa à construção de um modelo que possa ser facilmente incorporado à arquitetura de sistemas que possuam o requisito de monitoramento do fluxo de execução de seus serviços.
   Apresentação: 3a feira, 01/07/2008, 15:00hs, Sala B-013

7. TVDesigner - Uma Ferramenta para Criação de Aplicações MHP Interativas para TV Digital
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Djaci Alves de Araujo Filho
   Área: TV Digital
   Orientador: Carlos André Guimarães Ferraz
   Avaliador: André Luís de Medeiros Santos
   Resumo:

    A grande maioria dos processos de desenvolvimento das aplicações para TV digital baseia-se na utilização de códigos sem dispor de uma interface que auxilie e agilize a elaboração de aplicações interativas. O objetivo deste trabalho é dispor uma ferramenta com interface amigável que auxilie o desenvolvimento das aplicações, utilizando-se de componentes gráficos para a modelagem de telas de aplicação para a TV digital.
   Apresentação: 2a feira, 30/06/2008, 11:00hs, Anfiteatro do CIn

8. Commander Assembler: Uma Fábrica de Jogos de RPG Táticos Utilizando Linguagens de Domínio Específico
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Eduardo Wagner Marques de Almeida
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: André Luís de Medeiros Santos
   Avaliador: Geber Lisboa Ramalho
   Resumo:

    A indústria de jogos atualmente é uma das mais lucrativas do mundo, movimentando um volume de aproximadamente 7.4 bilhões de dólares em 2006, tendo um crescimento de mais de 280% nos últimos 10 anos. No entanto, o desenvolvimento de jogos, como de software em geral, apresenta uma dependência muito grande do trabalho quase que artesanal de empregados altamente qualificados em tarefas intensivamente manuais. Este paradigma de desenvolvimento atual, baseado no trabalho artesanal, está dando origem a um novo paradigma, baseado na manufatura. Este novo paradigma utiliza de linguagens, modelos, frameworks e ferramentas para automatizar ao máximo o desenvolvimento de software.
    Neste contexto propomos a criação de uma fábrica de software para o domínio de jogos de RPG Táticos para otimizar o desenvolvimento destes produtos.
   Apresentação: 2a feira, 30/06/2008, 11:30hs, Anfiteatro do CIn

9. Promodeller XMI: Ferramenta de Modelagem de Processo de Software a partir de Arquivos no padrão XMI utilizando Ontologia de Processo
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Edvaldo Lopes da Silva Filho
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Avaliador: Augusto César Alves Sampaio
   Resumo:

    O objetivo deste trabalho é implementar um sistema que possa ajudar as organizações a realizar  uma modelagem de processo de software usando a notação SPEM. Tal modelagem incluirá as funções de criar, editar, abrir, realizar merge de macro-atividades similares do sistema e salvar modelagens (Diagrama de Pacotes ou Atividades, ou as duas) de processos de software a partir de arquivos no padrão XMI (XML Metadata Interchange). Esta funcionalidade possibilitará a integração da ferramenta Promodeller, que já se encontra em desenvolvimento com outras ferramentas de modelagem.
   Apresentação: 3a feira, 01/07/2008, 16:30hs, Sala B-013

10. Macro Condições de Inovação no Brasil a Partir de Sistemas de Inovação
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Efrem Rafael Almeida Moraes
   Área: Gestão de Tecnologia da Informação
   Orientador: Fabio Queda Bueno da Silva
   Avaliador: Silvio Lemos Meira
   Resumo:

    O objetivo principal desse trabalho é analisar a interação sistêmica entre os diversos atores influentes no processo de inovação brasileiro a partir de uma visão macro do Sistema de Inovação. Essa análise considerará inicialmente o conjunto de fatores institucionais proporcionados pelas diversas iniciativas governamentais de fomento à inovação, leis de propriedade intelectual, fatores tributários que influenciam diretamente ou não a instalação de iniciativas de inovação por parte de empresas.
    Através de estudos de caso, inicialmente com o SIDI (Samsung Instituto de Desenvolvimento para a Informática), é esperado obter-se dados reais de como esses fatores efetivamente influenciaram a implantações de tais iniciativas.
   Apresentação: 6a feira, 04/07/2008, 10:30hs, Sala D-226

11. Estendendo o Servidor OLAP Mondrian com UDF Envolvendo Operadores Espaciais
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Fábio Rocha de Pinho
   Área: Bancos de Dados
   Orientador: Robson do Nascimento Fidalgo
   Avaliador: Fernando da Fonseca de Souza
   Resumo:

    Muitos trabalhos têm sido desenvolvidos na área de Banco de Dados, com o objetivo de integrar as funcionalidades de processamento analítico-multidimensional e geográfico presente em ferramentas OLAP e SIG, respectivamente. Entretanto, a integração destas áreas não é trivial devido ao fato de que ambas foram concebidas para propósitos distintos. O presente trabalho tem como objetivo estender o Servidor OLAP Mondrian com funções envolvendo operadores espaciais, tais como os topológicos, métricos e posicionais. Para a extensão, utilizaremos um recurso do Mondrian chamado UDF (User Defined Functions . Funções Definidas Pelo Usuário), que permite que o usuário defina novas funções e em seguida utilize-as em construções da linguagem GeoMDQL para consultar os dados de um Data Warehouse Geográfico.
    Este trabalho está inserido no contexto do projeto GOLAPA, que já possui outras pesquisas relacionadas com a integração dos processamentos analítico-multidimensional e geográfico, como por exemplo a definição de esquemas para DWG, metamodelos de integração e uma linguagem de consulta para DWG.
   Apresentação: 6a feira, 20/06/2008, 09:00hs, Sala A-006

12. Estudo das Condições Organizacionais Para Inovação em Tecnologia da Informação
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Francisco Carvalho Felipe Leal
   Área: Empreendedorismo
   Orientador: Fabio Queda Bueno da Silva
   Avaliador: Silvio Lemos Meira
   Resumo:

    Dentro do conceito de firm-level innovation estão os fatores que promovem a cultura de inovação no âmbito interno de cada empresa. Este trabalho de graduação pretende explorar os componentes do primeiro - capital, conhecimento e colaboracao. Buscar-se-á, ao final do estudo, apresentar sugestoes para o maior aproveitamento e incorporação das politicas nacionais e condicoes sistemicas locais nos processos de inovação em empresas de Tecnologia da Informacao.
   Apresentação: 6a feira, 04/07/2008, 11:30hs, Sala D-226

13. Escalonamento de Sistemas de Tempo Real Híbridos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Gustavo André Fernandes Braga de Melo
   Área: Sistemas de Tempo Real
   Orientador: Sérgio Vanderlei Cavalcante
   Avaliador: André Luís de Medeiros Santos
   Resumo:

    Este trabalho de graduação visa estudar um dos campos mais importantes dos Sistemas de Tempo Real, escalonamento de tarefas. Vamos abordar um tipo específico de escalonamento. É o escalonamento pre-runtime, que é ideal para ser aplicado a sistemas críticos e que exigem garantias das restrições temporais em tempo de projeto. A monografia visa estudar os diversos métodos de escalonamento pre-runtime, abordando o escalonamento para tarefas periódicas, assim como para tarefas esporádicas. E ainda estratégias com escalonamento híbrido que garantem a execução e conformidades temporais das tarefas periódicas e conseguem tratar as tarefas esporádicas. E explorar os melhores contextos de aplicação das técnicas abordadas.
   Apresentação: 2a feira, 30/06/2008, 16:00hs, Anfiteatro do CIn

14. Especificação dos Requisitos de uma Ferramenta para Gerenciamento de Programas
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: José Benito Fernandes de Araújo Neto
   Área: Gerência de Projetos
   Orientador: Hermano Perrelli de Moura
   Avaliador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Resumo:

    No ambiente multiprojetos os projetos podem ser inter-relacionados, depedentes e visando um objetivos comuns. Esse conjunto de projetos é chamado de Programa. Para garantir que essas metas sejam atingidas e o programa seja realizado com sucesso o gerenciamento do mesmo é essencial.  O gerenciamento de programas é o processo de gerenciar múltiplos fluxos de trabalho ou projetos os quais possuem metas relacionadas visando atingir-las de acordo com seus ciclos de vida ou metodologia [IAPPM 2003]. 
    Neste trabalho será realizado um estudo da literatura sobre o gerenciamento de programas, pesquisas de ferramentas que dão apoio e a especificação dos requisitos de uma ferramenta de gerenciamento de programas. Por fim será feito um mapeamento das funcionalidades da ferramenta nas funcionalidades do GMP, Gerenciador de Multiplos Projetos.
   Apresentação: 3a feira, 01/07/2008, 14:30hs, Sala B-013

15. Análise de diferentes implementações de um IP Core de interface com dispositivos de E/S
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Luciano de Moura Silva
   Área: Sistemas embarcados
   Orientador: Edna Natividade da Silva Barros
   Avaliador: Manoel Eusébio de Lima
   Resumo:

    Projetos de IP Cores de componentes periféricos de um System-on-Chip geralmente necessitam da construção de um driver, softwares que permitem que outros softwares, de mais alto-nível, interajam com dispositivos de hardware. A grande variedade de aplicações possíveis atualmente com dispositivos integrados em SoC's, demanda um estudo de como escolher da melhor maneira a forma como esses dispositivos devem ser incorporados ao sistema, isto é, a determinação de uma interface com o dispositivo e um driver para esta. O objetivo deste trabalho é analisar o desempenho de diferentes implementações de um IP Core de interface com um dispositivo de E/S. O estudo também possibilitará criar modelos de interfaces para componentes periféricos de um SoC, possibilitando a automatização da criação de drivers e de estruturas de testes para tais interfaces.
   Apresentação: 2a feira, 30/06/2008, 17:00hs, Anfiteatro do CIn

16. Bridging Design and Deployment using Clustering Modularization Techniques
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Luiz Fernando Clapis Pacheco Chaves
   Área: Engenharia de Software/Aprendizagem de Maquina
   Orientador: Clemens Schäfer
   Avaliador: George Darmiton da Cunha Cavalcanti
   Resumo:

    O objetivo deste trabalho é propor um método para modularizacao de software baseado na interacao de componentes primitivos.  A partir  de artefatos de  Design, como  diagramas de sequencia,  e  alguma informacao acerca do acomplamento de dados entre estes objetos, queremos determinar qual o particionamento mais adequado a fim de minimizar o acomplamento entre componentes. Nossa intencao é usar  tais resultados para estabelecer um ponte entre Design e  Deployment  no contexto de sistemas moveis trazendo beneficios como reducao dos custos de rede assim como melhoria na qualidade  do servico, entre outros.
   Apresentação: 2a feira, 30/06/2008, 17:30hs, Anfiteatro do CIn

17. Desenvolvimento de uma Biblioteca para Comunicação com a Camada Física USB Padrão ULPI
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Marcelo Bezerra de Amorim
   Área: Sistemas Embarcados
   Orientador: Edna Natividade da Silva Barros
   Avaliador: Manoel Eusébio de Lima
   Resumo:

    A interface USB (Universal Serial Bus) tem se revelado  um padrão bem aceito graças a sua facilidade de uso, desempenho, robustez e versatilidade em interconectar diferentes dispositivos através de uma interface única. Como outros sistemas de comunicação, a USB possui uma camada física, ou PHY. A PHY é geralmente um circuito integrado ou bloco funcional de um circuito que faz a codificação e decodificação entre um domínio puramente digital e a modulação em um padrão elétrico. O desenvolvimento de um sistema USB requer, do projetista, a implementação das rotinas básicas de comunicação com a PHY que são padronizadas segundo o Protocolo USB 2.0. Com isto percebeu-se a necessidade de se criar uma biblioteca em VHDL para comunicação com a PHY onde as funcionalidades básicas nela se encontrem. Assim o projetista teria em mãos tais rotinas bastando apenas instanciá-las e adaptá-las ao projeto específico.
   Apresentação: 3a feira, 01/07/2008, 08:00hs, Anfiteatro do CIn

18. Um estudo sobre o desenvolvimento de jogos para portadores de necessidades especiais
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Marcelo Reis e Silva de Queiroz
   Área: Jogos
   Orientador: Geber Lisboa Ramalho
   Avaliador: Alex Sandro Gomes
   Resumo:

    A indústria de jogos obteve um desenvolvimento significativo nos últimos 20 anos. Nesse intervalo, vimos o nacimento Mario Bros e a maturidade da série de jogos Doom, com o capítulo Doom 3. Entretanto, todo esse desenvolvimento deixou de lado um público muito exigente, os portadores de necessidades especiais. Percebendo isso, o presente trabalho propõe realizar um estudo sobre os requisitos necessários para que um game possa ser considerado acessível para certas deficiências. Além disso, serão exploradas ferramentas de auxilio e estudados processos de desenvolvimento de jogos para deficientes. Para ser realizado um estudo de caso será desenvolvido um jogo focando na acessibilidade para alguma deficiência em especial.
   Apresentação: 3a feira, 01/07/2008, 08:30hs, Anfiteatro do CIn

19. Reconhecimento de Caracteres Manuscritos Japoneses
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Marconi Emanuel Madruga Filho
   Área: Reconhecimento de Padrões, Visão Computacional
   Orientador: George Darmiton da Cunha Cavalcanti
   Avaliador: Tsang Ing Ren
   Resumo:

    Dentro do campo de reconhecimento de caracteres dentro de um texto, ainda permanece em aberto o problema de reconhecimento de caracteres manuscritos. As técnicas atuais atingem uma taxa muito baixa de acerto, principalmente se comparadas às de texto digitado. Ao passar para o domínio de caracteres orientais, o problema torna-se ainda mais complexo, devido à diferenças drásticas no número de classes e na dinâmica de escrita. O objetivo desse trabalho é o estudo e a implementação de uma técnica de reconhecimento de caracteres japoneses manuscritos. O usuário deve entrar com o desenho manuscrito e a aplicação deve ser capaz de sugerir que caracter ele representa.
   Apresentação: 3a feira, 01/07/2008, 09:00hs, Anfiteatro do CIn

20. Evolução da Segurança em Redes Sem Fio
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Marcos Antonio Costa Corrêa Júnior
   Área: Criptografia e Segurança de Computadores
   Orientador: Ruy José Guerra Barretto de Queiroz
   Avaliador: Anjolina Grisi de Oliveira
   Resumo:

    Com o crescimento do uso de redes sem fio, aos administradores de rede, foram lançados novos desafios:
    - Permitir flexibilidade que um acesso sem fio proporciona e, ao mesmo tempo, manter a integridade e sigilo dos dados e autenticidade das pessoas, assegurando, dentre outras coisas, que os dados que ultrapassam os limites físicos da empresa, através de ondas eletromagnéticas, não possam ser, por exemplo, compreendidos por pessoas mal intencionadas;
    - Assegurar que pessoas de dentro da própria empresa (funcionários insatisfeitos, visitantes mal-intencionados e funcionários de empresas terceirizadas) não possam criar pontos vulneráveis na infra-estrutura de rede através do uso de pontos de acesso não planejados pelo administrador; A proposta de nossa pesquisa é mostrar como enfrentar esses desafios e como isso foi feito ao longo do tempo.
   Apresentação: 3a feira, 01/07/2008, 09:30hs, Anfiteatro do CIn

21. Navegação de robôs em ambientes móveis
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Marcus Vinicius Pereira de Menezes
   Área: Problema de róbotica, com abordagem algorítmica e de inteligencia artificial
   Orientador: Tsang Ing Ren
   Avaliador: George Darmiton da Cunha Cavalcanti
   Resumo:

    Uma das grandes dificuldades na navegação de robôs esta relacionada com a dificuldade de modelar o mundo real em um sistema robusto e eficiente. Neste trabalho será abordada uma modelagem para ambientes dinâmicos que tente se aproximar o máximo do mundo real e ao mesmo tempo seja confiável e eficiente. No nosso caso trabalharemos com dois problemas. O primeiro o aprendizado do ambiente, o segundo a navegação nesse ambiente. Um detalhe muito importante é que o ambiente pode sofrer alterações temporais, ou seja, a aprendizagem do ambiente continua existindo durante a fase de navegação do robô.
   Apresentação: 3a feira, 01/07/2008, 10:00hs, Anfiteatro do CIn

22. Análise e Otimização de código Utilizando o Microsoft Phoenix Framework
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Nelson Gueiros Barlow
   Área: Compiladores
   Orientador: André Luís de Medeiros Santos
   Avaliador: Hermano Perrelli de Moura
   Resumo:

    A plataforma Phoenix, representa um novo paradigma na implementação de compiladores. Ao contrário dos compiladores comuns, o Phoenix é extensível e permite gerar ferramentas de análise, otimização de código, e testes de acordo com as necessidades do desenvolvedor. A proposta deste trabalho é estudar o Phoenix e apresentá-lo como potencial ferramenta de auxílio na geração de códigos mais robustos. Pretende-se ainda implementar protótipos de plugins de análise e otimização de código. O trabalho será realizado de maneira didática, a fim de auxiliar o desenvolvedor que desejar implementar suas próprias ferramentas.
   Apresentação: 3a feira, 01/07/2008, 10:30hs, Anfiteatro do CIn

23. Simulação de traços artísticos através do tablet
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Nicole Barbosa Sultanum
   Área: Computação gráfica
   Orientador: Sílvio de Barros Melo
   Avaliador: Marcelo Walter
   Resumo:

    Muitos artistas e designers, ao elaborar suas criações digitais, preferem fazer um rascunho manualmente com ferramentas tradicionais (lápis e caneta, por exemplo), para então digitalizar a imagem. No entanto, há aqueles que optam por criar seus desenhos diretamente no computador (geralmente através de um tablet), pois há de fato uma liberdade quase infinita para manipulação da arte desta forma. Esta pesquisa focará na segunda opção, e em particular, na simulação digital de traços de caneta e pincel para fins artísticos.
    O objetivo deste trabalho, mais especificamente, é a simulação visual realista de traços de canetas e pincel, no contexto de criação de ilustrações digitais. A entrada do usuário se dará através de curvas desenhadas com o auxílio de uma mesa digitalizadora (ou tablet), e o resultado visual esperado deverá considerar informações de pressão provenientes da caneta. O resultado deve aparecer imediatamente para o artista, e deve ser o mais fiel possível ao traçado original do usuário. As curvas desenhadas devem ser passíveis de modificação e ajuste após sua criação.
   Apresentação: 3a feira, 01/07/2008, 11:00hs, Anfiteatro do CIn

24. Concepção de um Sistema para Transmissão de Vídeo em Tempo Real em um Ambiente Mobile na Plataforma Android
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Pablo Alessandro Barbosa Viana
   Área: Multimídia / Sistemas Distribuídos
   Orientador: Carlos André Guimarães Ferraz
   Avaliador: André Luís de Medeiros Santos
   Resumo:

    As pessoas  vêm procurando novas maneiras de interagir na web e o compartilhamento de conteúdo multimídia vem crescendo ano após ano. A transmissão de vídeos pela internet tornou-se uma prática comum atualmente. Com o avanço da tecnologia digital em dispositivos móveis este segmento tem começado a entrar neste ambiente. Visando facilitar e explorar a capacidade de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis a Google e um consórcio de diversas empresas multinacionais (Open Handset Alliance), criou o Android, uma plataforma open source que fornece as ferramentas para facilitar o desenvolvimento desses aplicativos. Este trabalho tem como objetivo estudar esta plataforma e as tecnologias atuais de streaming de video, para criar um sistema que realize a transmissão de vídeo em tempo real entre dispositivos móveis, utilizando a plataforma Android.
   Apresentação: 3a feira, 01/07/2008, 11:30hs, Anfiteatro do CIn

25. Modelo de Mineração de Dados com Base em Documentos XBRL: Análise de "Quebra de Bancos"
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Paulo Roberto Figueirôa Amorim
   Área: Mineração na Web/Banco de Dados
   Orientador: Valéria Cesário Times
   Avaliador: Fernando da Fonseca de Souza
   Resumo:

    O Trabalho de Graduação tem como proposta o estudo e a viabilidade de implementação de um modelo de mineração de dados, tendo como base documentos XBRL, extraídos de um base de dados financeira, de forma a poder classificá-los, com intuito de prever a "quebra" de uma determinada instituição através do seu comportamento ao longo do tempo.
   Apresentação: 3a feira, 01/07/2008, 14:00hs, Anfiteatro do CIn

26. Análise comparativa e prototipagem de soluções para extensão do uso de sistemas de gestão de aprendizagem para TVDi
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Phillip César Albuquerque Silva
   Área: Interfaces, vizualisação
   Orientador: Alex Sandro Gomes
   Avaliador: Carina Frota Alves
   Resumo:

    Pesquisar e analisar as soluções existentes em T-learning em geral e a partir do levantamento dos resultados e análise comparativa das aplicações, especificar uma solução para extensão do uso de sistemas de gestão de aprendizagem para TVDi finalizando com a criação de um protótipo e resultados de suas avaliação com a participação de usuários.
   Apresentação: 3a feira, 01/07/2008, 14:30hs, Anfiteatro do CIn

27. Disponibilização de informações sensoriais sem fio via UPnP
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Rafael Montenegro Rodrigues
   Área: Redes
   Orientador: Djamel Fawzi Hadj Sadok
   Avaliador: Carlos André Guimarães Ferraz
   Resumo:

    O foco do trabalho em questão será desenvolver uma rede de sensores térmicos com o intuito de monitorar ambientes distintos. Pode-se dividir em três fases: montagem do hardware necessário para transmissão e recepção dos dados relativos à temperatura via radiofrequência; criação de um servidor que fará a comunicação com o hardware, adquirindo os dados e fornecendo-os em rede através do protocolo UPnP, e finalmente a implementação de uma aplicação WEB responsável pela coleta  e disponibilização dos dados através da internet.
   Apresentação: 3a feira, 01/07/2008, 15:00hs, Anfiteatro do CIn

28. Regression Test Selection to reduce Scaped Defects
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Renata Bezerra e Silva de Araújo
   Área: Testes de Software
   Orientador: Augusto César Alves Sampaio
   Avaliador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Resumo:

    O desenvolvimento de software engloba um mercado de extrema competitividade. Tendo em vista que os sistemas que apresentam melhor qualidade garantem seu espaço no mercado, as empresas que os desenvolvem têm investido bastante esforço para assegurar a qualidade do produto e a satisfação do cliente. Devido à grande possibilidade de injeção de falhas humanas e dos custos associados a estas falhas, um processo de testes bastante cuidadoso e bem planejado se faz necessário. O principal objetivo dos testes de software é encontrar defeitos no produto final, para que a equipe de desenvolvimento os corrija a tempo, antes que o produto chegue ao cliente. Um escaped defect (defeito escapado) é um defeito que não foi encontrado pelo time de teste, em uma etapa específica do processo. Este trabalho dará enfoque em uma seleção mais rápida e mais eficaz dos testes de uma suíte de forma a minimizar a quantidade de escaped defects.
   Apresentação: 3a feira, 01/07/2008, 15:30hs, Sala B-013

29. Desenvolvimento de um dispositivo embarcado para monitoramento remoto via rede GSM
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Renato Bibiano de Sá Marques
   Área: Computação Móvel
   Orientador: Djamel Fawzi Hadj Sadok
   Avaliador: Nelson Souto Rosa
   Resumo:

    Uma das grandes áreas de aplicação da rede GSM hoje em dia é no monitoramento e rastreamento de equipamentos ou veículos, e o rápido desenvolvimento das tecnologias envolvidas permite cada vez mais aplicações para a área. O projeto trata do uso de um dispositivo embarcado para monitoramento de nobreaks. Um módulo embarcado, rodando uma aplicação que será desenvolvida, se comunicará com o nobreak obtendo seu estado e enviando mensagens de alarme caso algo esteja errado. O projeto também apresentará um software para controle remoto do nobreak. Este software se comunicará diretamente com o dispositivo que controla o nobreak, estando ele perto ou longe do PC. Faremos o uso de GPRS e SMS para comunicação à distância e o uso da interface serial para comunicação direta.
   Apresentação: 4a feira, 02/07/2008, 11:00hs, Sala D-005

30. Implementação de uma linguagem de especificação de design rules para projetos orientados a aspectos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Roberta Lopes Arcoverde
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Paulo Henrique Monteiro Borba
   Avaliador: André Luís de Medeiros Santos
   Resumo:

    O uso de programação orientada a aspectos vem sendo proclamado como solução para o problema da modularização de interesses transversais. Entretanto, usar tal técnica não necessariamente implica uma maior modularidade, devido às dependências semânticas e sintáticas entre aspectos e classes. Buscando obter modularização de sistemas num contexto geral, surgiu a idéia do uso de design rules - regras de projeto que devem ser obedecidas em todas as fases do processo de design e desenvolvimento. A definição de tais design rules favorece a modularização e o desenvolvimento paralelo de sistemas. Este trabalho propõe a implementação de uma linguagem para especificar design rules em projetos orientados a aspectos, definida em um trabalho de doutorado do Centro de Informática.
   Apresentação: 3a feira, 01/07/2008, 16:30hs, Anfiteatro do CIn

31. Geração automática de testes para módulos descritos em Verilog
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Rodrigo José Samento Peixoto
   Área: Desenvolvimento de Sistemas Digitais
   Orientador: Manoel Eusébio de Lima
   Avaliador: Cristiano Coelho de Araújo
   Resumo:

    Desenvolvimento de uma ferramenta cujo objetivo é a geração automatizada de testes para módulos descritos em Verilog. Com o advento desta ferramenta, poder-se-á aplicar facilmente metodologias ágeis de desenvolvimento - por exemplo Extreme Programming (XP)- em projetos de sistemas digitais. Test Driven Development é uma técnica de XP que poderá otimizar tempo e manutenibilidade de projetos. Portanto, teremos melhorias no processo de desenvolvimento digital.
   Apresentação: 3a feira, 01/07/2008, 17:00hs, Anfiteatro do CIn

32. Visualização Aplicada em Sistemas de Gestão de Aprendizado(LMS)
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Rodrigo Queiroz de Freitas
   Área: Interfaces, vizualisação
   Orientador: Alex Sandro Gomes
   Avaliador: Marcelo Walter
   Resumo:

    O objetivo deste tra balho é fazer uma prototipagem de baixa fidelidade destinada a um usuário administrador de um sistema de gestão de aprendizado. Para isto, será tomado como caso de estudo o projeto AMADeUs, a tentativa será de utilizar então as poderosas funcionalidades das técnicas de visualização, aplicando-as em um painel que no sistema será usado por professores para analisar  rendimento individual e grupal das turmas de seus cursos.
   Apresentação: 3a feira, 01/07/2008, 17:30hs, Anfiteatro do CIn

33. Processamento e Análise de Imagens de Microarranjos de DNA
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Rodrigo Silva Campos
   Área: Processamento de Imagens
   Orientador: Tsang Ing Ren
   Avaliador: George Darmiton da Cunha Cavalcanti
   Resumo:

    Microarranjos de DNA consistem num conjunto ordenado de milhares de moléculas de DNA cuja seqüência é conhecida. Dessa forma é criada uma matriz de fragmentos genéticos distintos e posicionados numa ordem pré-definida, a qual pode ter sua imagem capturada bem como digitalizada. Isso permite avaliar a expressão de milhares de genes simultaneamente através de métodos de processamento computacional de imagens. A técnica que utiliza microarranjos de DNA tem se revelado uma poderosa ferramenta para a análise de experimentos genéticos contribuindo, por exemplo, na busca de tratamento e descoberta de novos tipos de doenças além de predizer ou diagnosticar aquelas cuja expressão genética é conhecida. Este trabalho propõe a pesquisa das principais técnicas utilizadas no processamento e análise de imagens de microarranjos de DNA com o intuito principal de obter o arcabouço necessário à comparação de resultados e sugestão de melhorias.
   Apresentação: 4a feira, 02/07/2008, 08:00hs, Anfiteatro do CIn

34. O aprendizado informal em ambientes de redes sociais virtuais
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Rodrigo Siqueira de Sousa
   Área: Interfaces e Tecnologias Educacionais
   Orientador: Alex Sandro Gomes
   Avaliador: Marcelo Walter
   Resumo:

    O aprendizado informal se caracteriza por não contar com um programa pré-estabelecido de ensino, nem com a autoridade de um professor, que são elementos do processo de aprendizado formal. Ainda como ponto importante a ressaltar do aprendizado informal, tem-se o fato de o indivíduo poder exercer as atividades educacionais sem compromisso, de acordo com sua espontaneidade e disponibilidade de horário. Ao selecionar potenciais ambientes que disponibilizem formas e condições para um bom andamento do aprendizado informal, as redes sociais virtuais aparecem como uma boa escolha, por permitirem encontros e debates, discussões e idéias entre os participantes, ao mesmo tempo em que a individualidade de cada um em termos de horário e disponibilidade são preservados.
   Apresentação: 3a feira, 01/07/2008, 15:30hs, (local a confirmar)

35. Um estudo de estratégias para coleta de recursos em ambientes multi-agentes
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Sergio Schechtman Sette
   Área: Jogos / Inteligencia Artificial
   Orientador: Geber Lisboa Ramalho
   Avaliador: Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
   Resumo:

    Uma das maiores preocupações dos jogos de estratégia em tempo real, também conhecidos como RTS, é o foraging, ou coleta de recursos, como ouro e madeira. Para agentes autônomos realizarem esta tarefa, há um universo de preocupações a serem consideradas, como a melhor rota a ser tomada, escolher o recurso mais próximo do seu command center, e principalmente a coordenação entre os agentes, em ambientes multi-agentes. Este trabalho tem como objetivo principal, estudar técnicas de coleta de recursos, identificando e avaliando os problemas, para ao final criar uma estratégia com boa performance para realizar esta tarefa.
   Apresentação: 4a feira, 02/07/2008, 09:00hs, Anfiteatro do CIn

36. R#: Integração de objetos da linguagem C# com regras de produção
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Victor Cavalcanti Rodrigues
   Área: Inteligência Artificial
   Orientador: Geber Lisboa Ramalho
   Avaliador: André Luís de Medeiros Santos
   Resumo:

    Soluções tecnológicas freqüentemente precisam automatizar processos cuja linha de raciocínio utiliza conhecimento implícito. Este conhecimento pode ser representado na forma de regras, que em conjunto formam uma base de conhecimento capaz de inferir do mundo informações de relevância e tomar determinadas ações quando um conjunto de premissas é satisfeito. Há uma dificuldade em integrar linguagens que definem regras ao modelo de programação orientado a objetos. Os dois paradigmas são adequados para diferentes tipos de tarefas e uma integração satisfatória precisa resolver algumas questões conceituais a respeito desses conflitos de paradigma.
    Faz parte da solução para integrar de maneira bem sucedida ambos os paradigmas encontrar a simbiose lingüística entre as duas linguagens, isto é, permitir que os programas escritos em uma linguagem possam referenciar programas implementados na outra de forma transparente e automática. Diante desta contextualização, é proposta uma linguagem para desenvolver conhecimento baseados em regras como uma extensão simbiótica para C#, uma das linguagens mais relevantes dentro do paradigma orientado a objetos.
   Apresentação: 4a feira, 02/07/2008, 09:30hs, Anfiteatro do CIn

37. Aperfeiçoamento do simulador de jogos de estratégia em tempo real RTSCup
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Victor Costa de Alemão Cisneiros
   Área: Jogos / Inteligência Artificial
   Orientador: Geber Lisboa Ramalho
   Co-Orientador: Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
   Avaliador: Clauirton Siebra
   Resumo:

    O Objetivo desse trabalho é o de continuar o desenvolvimento do RTSCup, um ambiente de simulação de jogos de estratégia em tempo real, desenvolvido no Centro de Informática da UFPE, e usado nas competições de Inteligência Artificial da disciplina de Agentes Autonômos.
   Apresentação: 4a feira, 02/07/2008, 10:00hs, Anfiteatro do CIn

38. Análise de Pré-Processamento no Desempenho de Previsão de Séries Temporais Financeiras
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Vitor Teixeira Costa
   Área: Inteligência Artificial
   Orientador: Germano Crispim Vasconcelos
   Avaliador: Paulo Jorge Leitão Adeodato
   Resumo:

    Nas últimas décadas o estudo do uso de redes neurais artificiais para a previsão de séries temporais financeiras tem crescido bastante no meio científico. A grande capacidade de generalização das redes neurais e o reconhecimento de padrões em sistemas complexos, não-lineares e com quantidade considerável de ruído explicam o atual interesse nesse modelo. Paralelamente, existe uma escola de pensamento no âmbito financeiro que estuda as variações de mercado, tentando prever preços futuros baseando-se em dados passados da série. Essa escola, a escola de análise técnica, utiliza diferentes técnicas para maximizar a acurácia de suas previsões. Entre essas técnicas está o uso de indicadores técnicos e métodos de suavização da série, identificando tendências e reversões no mercado. Diversos estudos foram feitos utilizando essas técnicas como método de pré-processamento de séries temporais para redes neurais. Este trabalho tem como objetivo analisar o desempenho de um recente modelo de rede neural para previsão de séries temporais utilizando técnicas de pré-processamento baseadas nas técnicas desenvolvidas pela escola de análise técnica.
   Apresentação: 4a feira, 02/07/2008, 10:30hs, Anfiteatro do CIn

39. XMLDB Developer - Uma ferramenta de auxílio ao aprendizado e uso do Oracle XML DB
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Yuri Cesar Serapião Soares Pereira
   Área: Banco de Dados
   Orientador: Fernando da Fonseca de Souza
   Avaliador: Valéria Cesário Times
   Resumo:

    Com o advento da chamada "Web Semântica", XML tem emergido rapidamente como o padrão dominante para a representação de dados na Web. Várias aplicações têm sido desenvolvidas se prevalecendo desse potencial que XML tem em descrever o significado dos dados contidos, como por exemplo, os agregadores de conteúdo. Com isso, tem-se notado um grande aumento no volume de dados descritos sob este formato.
                    Da necessidade de um engenho capaz de armazenar e buscar essas informações descritas em formato XML de um modo eficaz, surgiu o Oracle XML DB. O objetivo deste trabalho é mostrar as dificuldades, técnicas e passos envolvidos na criação de uma aplicação que auxilie o desenvolvimento de softwares que façam uso do Oracle XML DB.
   Apresentação: 4a feira, 02/07/2008, 11:00hs, Anfiteatro do CIn

 

 

 
 

 

Última atualização: 11 de Julho de 2008, 03:48pm GMT-3