CIn-UFPE - Trabalhos de Graduação - 2005.2 Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Centro de Informática (CIn)
Graduação em Ciência da Computação e Engenharia da Computação

Trabalhos de Graduação - 2005.2

1. Iguana - Uma platataforma para ensino e pesquisa de Hardware e Software Co-Design
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Abner Corrêa Barros
   Área: Engenharia da Computação
   Orientador: Manoel Eusébio de Lima
   Avaliador: Edna Natividade da Silva Barros (A CONFIRMAR)
   Resumo:
    O objetivo deste trabalho é propor e desenvolver uma plataforma baseada em hardware reconfigurável, mais expecificamente em Field Programable Gate Arrays (FPGAs), perfeitamente adaptada ao ensino e a pesquisa básica em hardware e software co-design. Também é objetivo deste trabalho implementar um estudo de caso utilizando a plataforma a ser implementada, o qual deverá servir de template para futuros projetos que venham a utilizá-la.
   Apresentação: 2a feira, 20/02/2006, 08:00hs, Auditorio CESAR

2. Análise da Qualidade da Água Utilizando Redes Neurais
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Aércio Cavalcanti de Melo Filho
   Área: Inteligência Artificial
   Orientador: Teresa Bernarda Ludermir
   Co-Orientador: Francisco de Assis Tenório de Carvalho
   Avaliador: Aluizio Fausto Ribeiro Araújo (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    O uso de métodos computacionais,tais como redes neurais (RN), para reconhecimento de  padrões da qualidade da água em ecossistemas de forma automática, utilizando indicadores  físicos, químicos e biológicos, é de fundamental importância para o monitoramento da qualidade  da água, pois classificam de forma rápida e eficiente as amostras de água coletadas e analisadas.  Esta automação é de fundamental importância, pois além de facilitar todo o trabalho de análise  permitirá que esta classificação seja feita pelo próprio pessoal envolvido no acompanhamento  desta tarefa sem a necessidade constante de um especialista na área, acarretando uma  diminuição dos custos associados a essa tarefa. Este tem por objetivo a implementação de um  sistema de monitoração automática da qualidade da água de reservatórios utilizando técnicas de  inteligência computacional.
   Apresentação: 2a feira, 20/02/2006, 08:30hs, Auditorio CESAR

3. Monitoração de Qualidade de Água com o Uso de Dados Simbólicos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Afonso Gustavo Ataide Ferreira
   Área: Inteligência Computacional
   Orientador: Francisco de Assis Tenório de Carvalho
   Avaliador: Teresa Bernarda Ludermir
   Resumo:

    Companhias de energia elétrica têm como condicionantes da Licença de Operação o acompanhamento Limnológico dos seus reservatórios. Características físicas, químicas e biológicas são monitoradas e a avaliação da qualidade da água tem sido feito de forma manual. O uso de métodos computacionais para o reconhecimento da qualidade de água de forma automática reduz a necessidade de uso de especialistas, diminuindo os custos e tornando a análise mais rápida. Este trabalho tem como objetivo utilizar Análise de Dados Simbólicos para desenvolver um sistema que automatize a tarefa de classificação de amostras de água.
   Apresentação: 2a feira, 20/02/2006, 09:00hs, Auditorio CESAR

4. Estudo de Técnicas de Engenharia de Software para a Integração e Padronização de Projetos de Software
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Albérico de Lima Pena Júnior
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Avaliador: Roberto Souto Maior Barros
   Resumo:

    A pesquisa envolvida neste trabalho pretende mapear e analisar técnicas de engenharia de software que garantam a padronização e integração dos módulos. As técnicas serão aplicadas no projeto ImPProS. Onde será feita toda a padronização de código fonte, interface de alguns módulos, entre outros. Com base em técnicas de arquitetura, modelo de dados, interface gráfica, modelo de implementação, padrões de projetos, entre outros, o trabalho tenderá a proposição de um modelo que possibilite a integração e padronização de módulos funcionais de projetos de software. Vale ressaltar que esta é apenas um proposta e não um modelo padrão.
   Apresentação: 2a feira, 20/02/2006, 08:30hs, Sala M2

5. Um estudo da adequação de perfis profissionais e aptidões individuais em Fábricas de Software
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Alberto César Cavalcanti França
   Área: Gestão
   Orientador: Fábio Queda Bueno da Silva
   Avaliador: Hermano Perrelli de Moura (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    Fábricas de software são definidas como organizações que provêm serviços de desenvolvimento de sistemas com qualidade, a baixo custo e de forma rápida, utilizando um processo de desenvolvimento de software bem definido. Porém, no processo de desenvolvimento é comum a não preocupação com o impacto de variáveis mais difíceis de se controlar como, por exemplo, o comportamento das pessoas. O estudo desta adequação de perfis individuais dentro de equipes ajuda a aumentar a performance dos membros envolvidos e, consequentemente, a produtividade do time como um todo. Na indústria de software, melhorar a produtividade e a qualidade de software pode ser um fator critico e determinante para o sucesso de uma companhia. O objetivo final deste trabalho é a produção de um mapeamento de perfis de comportamento pessoal nas diversas funções existentes nos processos de funcionamento de Fábricas de Software.
   Apresentação: 2a feira, 20/02/2006, 10:00hs, Auditorio CESAR

6. Extração de Conhecimento Musical a Partir de Execução Violonística
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Alexandre Sarmento Alves de Sá
   Área: Computação Musical
   Orientador: Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
   Avaliador: Flávia de Almeida Barros
   Resumo:

    Sistemas de Simulação Instrumental (Instrumental Performance System . IPS) são sistemas que têm como propósito ensinar a tocar instrumentos musicais. O D.Accord Violão, sistema desenvolvido no CIn/UFPE, é um IPS específico para violão e guitarra. Sua metodologia de ensino consiste em exibir músicas em um braço virtual de violão, enquanto o aluno observa e repete em seu violão real, aprendendo por imitação. Um fator até então crítico para tornar essa solução aplicável em larga escala é o processo de criação das músicas, que hoje necessita da entrada manual e detalhada de todas as informações contidas na música, tornando o trabalho falho e improdutivo. Este projeto apresenta uma abordagem inovadora e semi-automática para o processo de criação dessas músicas, pois substitui as inúmeras telas e componentes do sistema de edição antigo por um novo sistema capaz de extrair de um violão com a tecnologia MIDI (Musical Instrument Digital Interface) todo o conhecimento musical necessário para a criação de uma música, dando mais liberdade ao músico e reduzindo significativamente o tempo de edição.
   Apresentação: 2a feira, 20/02/2006, 10:30hs, Auditorio CESAR

7. Um Método Sistemático para Adaptação do Processo de Análise de Domínio ao Fluxo de Análise do RUP
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Aline Lopes Timóteo
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Avaliador: Sílvio Romero de Lemos Meira
   Resumo:

    Um processo é um conjunto de características e informações necessárias para desenvolver um sistema de software. Cada organização tem um processo individual definido de acordo com suas necessidades. Empresas tomam como base para o desenvolvimento de seus processos modelos de processos genéricos. Porém, esses modelos não são direcionados ao reuso. Este trabalho tem como proposta fazer a integração de um processo de análise de domínio (orientado a reuso) com o fluxo de análise do RUP.
   Apresentação: 4a feira, 15/02/2006, 09:30hs, Auditorio CESAR

8. Repositório de Design Patterns para Desenvolvedores
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Andrey Pires Batista
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Alexandre Cabral Mota
   Avaliador: Augusto César Alves Sampaio (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    A grande quantidade de padrões de projeto documentados e disponíveis. Geraram a necessidade de catalogação dos mesmos através de categorias que agrupassem padrões com propósitos e características similares. Mas apenas a catalogação dos padrões de projeto não se mostrou suficiente para solucionar o problema de acesso eficiente aos padrões de projeto. O acesso eficiente aos padrões de projeto que resolvessem determinado problema não foi solucionado já que o usuário precisa percorrer todo o catálogo a fim de achar a melhor solução para seu problema. Este trabalho tem como objetivo gerar um repositório de padrões que além de catalogá-los forneça mecanismos que aperfeiçoem a utilização do mesmo, como o acesso direto a padrões que tenham soluções relacionadas a um determinado problema.
   Apresentação: 2a feira, 20/02/2006, 11:30hs, Auditorio CESAR

9. Influências dos perfis gerenciais nos diferentes tipos de projetos de tecnologia
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Bruno Sérgio Leão Barros
   Área: Empreendedorismo
   Orientador: Fábio Queda Bueno da Silva
   Avaliador: Hermano Perrelli de Moura (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    Uma das grandes preocupações das empresas orientadas a projetos é a grande incidência de projetos mal-sucedidos. Apesar dos índices sempre terem sido alarmantes, as empresas continuam a contratar equipes de projeto como sempre o fizeram: baseadas em indicações de outras pessoas, formação acadêmica do indivíduo, experiência anterior, entre outros atributos. Pouca ou nenhuma atenção é dada ao perfil das pessoas, e como estes se relacionam ao objetivo maior do projeto: o produto/serviço que está sendo construído/oferecido. Este trabalho irá propor um modelo que relacione os perfis de personalidade dos gerentes aos projetos mais adequados para eles liderarem.
   Apresentação: 2a feira, 20/02/2006, 14:00hs, Auditorio CESAR

10. Um Dispositivo Háptico de Auxílio à Navegação para Deficientes Visuais
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Carlos Eduardo M. Rodrigues
   Área: Tecnologias assistivas
   Orientador: Judith Kelner
   Co-Orientador: Veronica Teichrieb (UPE)
   Avaliador: Alex Sandro Gomes
   Resumo:

    Estima-se que existam cerca de 45 milhões de pessoas cegas no mundo. Para muitas delas, o uso de bengalas ou de cães-guia pode ser suficiente para atingir destinos conhecidos. Entretanto, no caso de destinos novos, através de caminhos desconhecidos (e que podem mudar dinamicamente), a limitação desses instrumentos de auxílio torna-se evidente. Com a proliferação de pesquisas em tecnologias sensíveis ao contexto, foram desenvolvidos diversos sistemas de auxílio à navegação. A maior parte desses sistemas, entretanto, dão feedback sonoro aos usuários, não podendo ser usados em ambientes com barulho intenso ou em situações em que ele precisa concentrar sua atenção em algum evento que use a audição. Nesse contexto, os dispositivos hápticos surgem como uma alternativa ao uso do som, uma vez que interagem com o usuário através do tato. O objetivo deste trabalho é estudar a utilização de tecnologias hápticas na criação de sistemas de auxílio à navegação, com foco no usuário com deficiência visual. Ao final, um protótipo de um dispositivo háptico será desenvolvido, em conjunto com um sistema básico de localização, baseado em marcadores.
   Apresentação: 2a feira, 20/02/2006, 14:30hs, Auditorio CESAR

11. Mapeamento do modelo de Melhoria do Processo de Software Brasileiro (MPS-Br) para empresas que utilizam metodologia Extreme Programming (XP) como metodologia de desenvolvimento
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Célio Andrade de Santana Júnior
   Área: Engenharia de Software - Qualidade de software
   Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Avaliador: Alexandre Cabral Mota
   Resumo:

    As metodologias ágeis são realidade hoje em várias empresas de desenvolvimento de software, muitas destas empresas tem como bandeira o uso da metodologia Extreme programming que tem como caracteríticas uma processo de desenvolvimento ágil e sem muitas das formalidades praticadas pelo RUP. Por outro lado estas empresas tem uma certa dificuldade de se adequar em modelos de qualidade de processos pela sua falta de documentação ou disciplina de auto-avaliação. A idéia é conceber um guia que mapeie as práticas de XP dentro do contexto do MPS-Br e dar a estas empresas uma possibilidade de qualificação sem grande esforço.
   Apresentação: 6a feira, 24/02/2006, 08:00hs, Auditorio CESAR

12. Desenvolvendo jogos multiusuário com Bluetooth
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Daniel Arraes Pereira
   Área: Sistemas Distribuídos
   Orientador: Carlos André Guimarães Ferraz
   Avaliador: Paulo André da Silva Gonçalves
   Resumo:

    Jogos Massivamente Multiusuário são aplicações cada vez populares no mundo do entretenimento digital. Uma característica importante destas aplicações é seu regime de funcionamento contínuo (24x7), fazendo com que importantes eventos a um usuário ocorram sem que o mesmo esteja conectado. Dispositivos móveis, especialmente telefones celulares, aparecem como uma interessante solução para permitir acesso pervasivo de um jogador a um jogo massivo. Neste sentido, este trabalho propõe uma plataforma para desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis com Bluetooth especificando a sincronização e troca de mensagens entre esses dispositivos e a camada de integração dos resultados das partidas locais com o mundo persistente do jogo massivo.
   Apresentação: 2a feira, 20/02/2006, 15:30hs, Auditorio CESAR

13. Guia Pratico Para Implantação do Gerenciamento de Projetos de Software em Empresas de Diferentes Níveis de Maturidade
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Denise Amelia Mateus Narciso
   Área: Gerência de Projetos
   Orientador: Fábio Queda Bueno da Silva
   Avaliador: André Luís de Medeiros Santos
   Resumo:

    Existem modelos que auxiliam na adoção de Processos e ferramentas de gerenciamento de projetos, como PMBOK, que é um modelo aplicável a projetos de natureza diferentes inclusive, projetos de software. Portanto o modelo proposta seria a construção de um guia pratico de implantação de gerencia de projetos, levando em consideração o estagio de maturidade da empresa. O trabalho propõe criar um guia pratico e aplicável a empresas de software de todos os portes e estruturas que otimize e organize o processo de gerenciamento e que auxilie essas empresas a identificarem a melhor forma de gerenciar seus projetos.
   Apresentação: 5a feira, 09/02/2006, 14:30hs, Auditorio CESAR

14. Aplicação de contexto ao CoWS uma ferramenta de escrita colaborativa
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Diego Reynaldo Lira Llamoca Zárate
   Área: Banco de Dados
   Orientador: Ana Carolina Salgado
   Avaliador: Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    Recentemente vem sendo feitos estudos sobre como fazer aplicações que possam detectar, visualizar e analisar informações baseadas em contexto, aplicações que possuem essas características são chamadas context-aware, esse tipo de funcionalidade vem se mostrando especialmente promissor em sistemas de computação móveis e ubíquas, este trabalho consiste de estender uma ferramenta de apóio a criação de textos colaborativos chamada CoWS ( Collaborative Writing through Shared Spaces) para torná-la context-aware.
   Apresentação: 2a feira, 20/02/2006, 16:30hs, Auditorio CESAR

15. Estudo comparativo do gerenciamento de projetos em metodologias ágeis em relação ao PMBOK
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Eudes Raphael de Sá Santana
   Área: Gerenciamento de Projetos
   Orientador: Hermano Perrelli de Moura
   Avaliador: Fábio Queda Bueno da Silva (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    Este trabalho tem por objetivo realizar um estudo comparativo entre o modelo de gerencia de projetos PMBOK e a disciplina de gerenciamento de projetos em metodologias de ágeis de desenvolvimento de software, através do modelo XP.
    O Estudo consiste em utilizar uma metodologia de comparação para apontar a correspondência entre os processos, ferramentas e artefatos envolvidos pelos dois modelos, adotando-se o PMBOK como referência.
   Apresentação: 2a feira, 20/02/2006, 17:00hs, Auditorio CESAR

16. Um estudo sobre reputação em Negociações Sequenciais Bilaterais
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Fausto José Feitosa Barbosa Gominho
   Área: Inteligência Artificial
   Orientador: Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
   Avaliador: Flávia de Almeida Barros
   Resumo:

    Em ambientes de comércio eletrônico seria interessante se os compradores pudessem enviar agentes inteligentes às compras e estes pudessem não só negociar com vários vendedores antes de fechar um negócio, mas também decidir quais vendedores trarão confiança na realização do negócio fechado. Esse tipo de negociação, que ocorre entre dois agentes de cada vez e seqüencialmente entre os agentes chama-se negociação seqüencial bilateral (NBS), usando-se um sistema de reputação. O Objetivo desse trabalho de graduação é modelar e desenvolver um agente vendedor para um ambiente de comércio eletrônico utilizando o modelo de negociação NBS com uso de reputação, bem como um protocolo de comunicação entre os agentes.
   Apresentação: 2a feira, 20/02/2006, 17:30hs, Auditorio CESAR

17. P.E. JAVA: Metodologia para Desenvolvimento com Performance
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Flávia Merylyn Carneiro Falcão
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Sílvio Romero de Lemos Meira
   Avaliador: Carlos André Guimarães Ferraz (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    A analise da performance de software permite prever problemas, otimizar os serviços oferecidos ao cliente e a utilização dos recursos utilizados durante o projeto. Muitas organizações almejam obter melhor desempenho em suas aplicações, mas não possuem métodos incorporados às fases de construção do software que auxiliem a atingir este objetivo. Dessa forma no ambiente de processo de software há a necessidade de modelar e evoluir as técnicas e ferramentas para a construção de projetos de software rápidos, performáticos e confiáveis. O objetivo deste trabalho é definir um modelo de processo de software que priorize os requisitos de desempenho para aplicações desenvolvidas em java, baseado na metodologia SPE (Software Performance Enginnering). Apresentar então os principais fontes de problemas de performance nessas aplicações e sugerir atividades e responsabilidades a serem executadas durante a produção do produto de software para que sejam alcançadas os requisitos de performance atribuídos ao software.
   Apresentação: 3a feira, 21/02/2006, 08:00hs, Auditorio CESAR

18. Algoritmo de Comparação de Strings para Integração de Esquemas de Dados
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Flávio Melo Gondim
   Área: Bancos de Dados
   Orientador: Ana Carolina Salgado
   Avaliador: Fernando da Fonsêca de Souza (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    Este trabalho tem como objetivo avaliar diferentes métodos de comparação de string determinando qual algoritmo é mais adequado para comparar descritores de elementos de bancos de dados (entidades, atributos, relacionamentos) escritos em português. O foco desta comparação é a qualidade dos scores produzidos. Este trabalho de graduação também se propõe a propor alterações nos algoritmos existentes para melhorar a qualidade dos scores produzidos. Depois de criado, este novo algoritmo será integrado ao ^ÓSistema de Enriquecimento Léxico de Esquemas para um Sistema de Integração de Dados^Ô, que é um subsistema responsável pela Associação Lingüística de Esquemas no Integra.
   Apresentação: 3a feira, 21/02/2006, 08:30hs, Auditorio CESAR

19. Uma Avaliação Crítica sobre os Ataques as funções MD5 e SHA1
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Francisco de Assis Mesquita Valadares
   Área: Segurança de Dados/Criptografia
   Orientador: Ruy José Guerra Barretto de Queiroz
   Avaliador: José Dias da Silva
   Avaliador: Sílvio de Barros Melo (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    Funções hash são funções criptográficas usadas extensamente no contexto das aplicações computacionais que trabalham com segurança da informação. Essas funções são de extrema importancia, porque seriam capazes tanto de prover requisitos como em ajudar a implementa-los, requisitos tais como integridade e autenticação, indispensáveis a essas aplicações. As funções mais usadas atualmente pelas aplicações são a Message Digest-5 ou MD5 e a Standart Hash Algorithm ou SHA-1. Atualmente, ataques ao MD5 e ao SHA1 vem sendo desenvolvidos pelos pesquisadores da área de criptologia assim como propostas de substituição/modificação. O objetivo desse trabalho é a analise critica desses ataques e tambem das propostas que vêm surgindo, visando entender até que ponto esses ataques comprometem as aplicações e avaliando no contexto prático, qual a proposta mais interessante.
   Apresentação: 3a feira, 21/02/2006, 09:00hs, Auditorio CESAR

20. Arquitetura do Sistema de Agentes Micromundo e Análise do Desenvolvimento no Uso de Instrumentos[AMADeUs]
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Alex Sandro Gomes
   Avaliador: Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    O projeto AMADeUs [Amadeus. 2002], sigla para Agentes Micromundo e Análise do Desenvolvimento no Uso de instrumentos, visa o desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem baseado no conceito de micromundo assim como de conceitos, metodologias e ferramentas que permitam um avanço significativo das reflexões sobre as tecnologias de ensino e uma melhoria no uso dessas tecnologias no ensino. Depois de uma revisão crítica das tecnologias de ensino existentes destacamos suas limitações, propõe-se o desenvolvimento de uma arquitetura multi-agentes, integrando dois paradigmas originais: agentes micromundos e agente A.De.C.U.I. [A.De.C.U.I.. 2002], que é um software de apóio a análise de dados qualitativos da aprendizagem mediada pelo uso de instrumento.
   Apresentação: 3a feira, 21/02/2006, 09:30hs, Auditorio CESAR

21. Gerenciamento da equipe de desenvolvimento mapeando o PMBOK(r) em metodologias ágeis de desenvolvimento de software
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Ivanildo de Andrade Guerra Filho
   Área: Empreendimentos em Informática
   Orientador: Fábio Queda Bueno da Silva
   Avaliador: Hermano Perrelli de Moura (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    Este trabalho de graduação propõe reunir conhecimentos gerenciais em recursos humanos de forma a direcionar a força dos interesses e aptidões individuais em prol da organização com o objetivo de se obter sucesso nos projetos de desenvolvimento de software.
   Apresentação: 3a feira, 21/02/2006, 10:00hs, Auditorio CESAR

22. Um estudo comparativo entre o Microsoft Solutions Framework For Agile Development e eXtreme Programming
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Ivan Cordeiro Cardim
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Avaliador: André Luís de Medeiros Santos
   Resumo:

    Este trabalho se propõe a estabelecer uma análise comparativa entre o eXtreme Programming (XP) e uma das vertentes da versão 4.0 do Microsoft Solutions Framework (MSF), intitulada MSF For Agile Process Development. São apresentadas breves introduções ao XP e ao MSF 4.0 e a seguir, é feita uma análise comparativa que tenta estabelecer pontos de mapeamento e comparação do XP em relação ao MSF 4.0. Através desta análise, este trabalho visa identificar os fatores que devem servir como guia para determinar a escolha de uma metodologia em detrimento da outra, de acordo com a ocasião.
    Palavras-chave: Processos de Software, Processos ágeis, MSF, XP
   Apresentação: 4a feira, 15/02/2006, 11:00hs, Auditorio CESAR

23. Uma Metodologia para Desenvolvimento de Multiprocessor System-on-Chip (MPSoCs)
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: João Fernando Bione da Silva
   Área: Engenharia da computação
   Orientador: Edna Natividade da Silva Barros
   Avaliador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Resumo:

    A proposta desse trabalho é desenvolver uma metodologia para desenvolvimento de plataformas multiprocessadores contida em um único chip (MPSoC - Multiprocessor System-on-Chip). Esse trabalho usará como base resultados obtidos em dois trabalhos realizados por alunos de pós-graduação: a tese de mestrado a qual resultou um processo para desenvolvimento de módulos de propriedade intelectual (Intelectual Property (IP) Cores) ^Ö ipProcess, e a ferramenta para projeto de plataformas Platform Designer, desenvolvida no contexto de uma tese de doutorado. A metodologia aqui proposta tem como principal enfoque as seguintes fases: levantamento de requisitos, análise de projeto, elaboração do projeto e simulação em nível de sistema da plataforma.
   Apresentação: 3a feira, 21/02/2006, 11:00hs, Auditorio CESAR

24. Usando OLAP para Análise de Interações em Ambientes de Aprendizagem Colaborativo
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Juliana de Carvalho Sá
   Área: Banco de Dados
   Orientador: Ana Carolina Salgado
   Avaliador: Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    O projeto irá colaborar com o doutorado da aluna Sandra de A. Siebra, e se propõem armazenar em um log XML (eXtensible Markup Language) as interações entre alunos e entre alunos e professores, ocorridas através do uso de uma ferramenta síncrona (Chat), em um ambiente de aprendizagem colaborativo. Ao final de cada interação as informações do log serão carregadas em um Data Warehouse (DW). Em seguida, as informações contidas no DW analisadas utilizando OLAP (On-Line Analytical Processing).
   Apresentação: 3a feira, 21/02/2006, 11:30hs, Auditorio CESAR

25. Estudo e implantação de um protótipo de ambiente controlado por dispositivo móvel e reconhecimento de voz
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Luís Eduardo Melo Corrêa de Oliveira
   Área: Redes/Multimídia
   Orientador: Djamel Fawzi Hadj Sadok
   Avaliador: Carlos André Guimarães Ferraz (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    Este trabalho consiste no estudo e implementação de um protótipo de ambiente gerenciado e controlado por dispositivos móveis e comandos de voz, atravéz da tecnologia bluetooth, para isso serão desenvolvidos softwares que irão rodar numa máquina servidora e num dispositivo móvel,também será construído um protótipo de ambiente a ser gerenciado e monitorado. Através do módulo que funcionará com comandos de voz teremos uma contribuição para o processo de inclusão digital dos portadores de necessidades especiais, no caso deste trabalho especificamente, a priori, os portadores de tetraplegia.
   Apresentação: 3a feira, 21/02/2006, 14:00hs, Auditorio CESAR

26. Estimativas Ágeis de Software com eXtreme Programming
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Madson Menezes Costa
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Hermano Perrelli de Moura
   Avaliador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Resumo:

    Estimativas mal feitas são consideradas o ponto principal para a falta de controle que normalmente acontecem em projetos de desenvolvimento de software. Essa falta de controle acaba gerando os baixos índices de sucesso no final desses projetos. Vários métodos, técnicas e ferramentas existem para auxiliar o papel do gerente do projeto na hora de estimar o esforço do desenvolvimento do projeto que utilizam metodologias tradicionais de desenvolvimento (como RUP). Em metodologias ágeis, como eXtreme Programming (XP) outras técnicas são utilizadas mas não existe um método ou ferramenta definido especialmente para projetos dessa metodologia. Nosso trabalho se propõe a estudar técnicas, ágeis e tradicionais, de estimativa de esforço, em projetos com eXtreme Programming e, caso possível, sugerir um método próprio para essa metodologia.
   Apresentação: 6a feira, 09/02/2006, 11:20hs, Auditorio CESAR

27. Desenvolvimento de Domain-Specific Languages utilizando a plataforma .NET
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Marcelo Simões de Vasconcelos
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: André Luís de Medeiros Santos
   Avaliador: Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    As Domain-Specific Languages podem ter a complexidade de seu desenvolvimento e integração como obstáculo para sua realização. Porém, quando se trata do uso das DSLs dentro de um ambiente de desenvolvimento como o Visual Studio, um grande problema que surge é a falta de suporte como code completion ou syntax coloring para as linguagens que não são nativas da IDE. Tanto a necessidade de tal suporte, quanto o suporte ferramental disponível para a plataforma devem ser estudados. Assim, este trabalho se propõe a fazer um estudo sobre a utilização e desenvolvimento de DSLs sobre a plataforma .NET.
   Apresentação: 3a feira, 21/02/2006, 15:00hs, Auditorio CESAR

28. CHORD - Constraint Handling Object-oriented Rules with Disjunctions
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Marcos Aurélio Almeida da Silva
   Área: Inteligência Artificial
   Orientador: Jacques Robin
   Avaliador: Frederico Luiz Gonçalves de Freitas (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    Este trabalho de graduação está no contexto do projeto ORCAS, que tem por objetivo a construção de um framework de componentes de software para o desenvolvimento de aplicações envolvendo raciocínio automático. A arquitetura do ORCAS será baseada em três camadas: camada de representação do conhecimento (modelagem dos componentes em UML/OCL), camada de verificação formal e camada de implementação. Este trabalho deverá propor a definição de uma linguagem declarativa orientada a objetos para ser utilizada na camada de verificação formal e na camada de implementação. Esta linguagem será uma extensão de CHRD (Constraint Handling Rules with Disjunctions) com os conceitos de Frame Logic.
   Apresentação: 3a feira, 21/02/2006, 15:30hs, Auditorio CESAR

29. XIX - Ferramenta de Geração de Interface Gráfica XAML para Windows Presentation Foundation
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Marden Menezes Costa
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: André Luís de Medeiros Santos
   Avaliador: Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
   Resumo:

    A Microsoft anunciou para o final do ano 2006 o lançamento da nova versão do seu sistema operacional Windows. O Windows Vista promete uma revolução na forma como o sistema operacional trabalha com interface gráfica, segurança, comunicação e dados. Tais mudanças são refletidas na divisão do sistema em diferentes módulos, que juntos formam o WinFX. O objetivo desta pesquisa é o desenvolvimento de uma ferramenta integrada ao Visual Studio 2005 que facilite o desenvolvimento de aplicações gráficas (ou camadas gráficas para aplicações já desenvolvidas) utilizando XAML (linguagem baseada em XML criada para definição de interface gráfica) e o Windows Presentation Foundation, um dos componentes do WinFX.
   Apresentação: 3a feira, 21/02/2006, 16:00hs, Auditorio CESAR

30. Definindo Processos de Testes que Atendem ao TMM ^Ö Testing Maturity Model
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Marília Eutímia de Souza Oliveira
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Avaliador: Paulo Henrique Monteiro Borba
   Resumo:

    A garantia da qualidade do produto de software está diretamente relacionada com a qualidade do processo de testes ao qual foi submetido. Desse modo, o objetivo deste trabalho é definir processos de testes mais produtivos e eficientes. Os processos a serem definidos terão como base o modelo de maturidade para processos de testes, o TMM, que como o CMM e o CMMI visa indicar o que é preciso existir em um processo de modo que ele possa ser qualificado em um determinado nível de maturidade.
   Apresentação: 3a feira, 21/02/2006, 14:00hs, Sala M2

31. Extraindo informações de referências bibliográficas automaticamente
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Max José Lins Timóteo
   Área: Inteligência Artificial - Recuperação de Informação
   Orientador: Flávia de Almeida Barros
   Avaliador: Frederico Luiz Gonçalves de Freitas
   Resumo:

    O objetivo principal desse trabalho é implementar um protótipo de um sistema que seja capaz de extrair informações de referências bibliográficas como, por exemplo, autores, título, ano e edição. Fazem parte do escopo referências bibliográficas em português por ser o idioma local e inglês por ser um idioma globalmente conhecido e uma parte razoável dos livros estrangeiros lidos no Brasil ser em inglês.
   Apresentação: 3a feira, 21/02/2006, 17:00hs, Auditorio CESAR

32. Arquitetura para Dispositivos Avançados de Interação Utilizando Realidade Aumentada: Um Estudo de Caso
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Nacha Costa Bastos
   Área: Realidade Virtual e Redes de Computadores
   Orientador: Judith Kelner
   Avaliador: Nelson Souto Rosa
   Resumo:

    O objetivo deste trabalho é propor um novo conceito de interfaces de serviços baseadas em Realidade Aumentada, a partir de uma proposta de arquitetura que aborda os problemas de interação utilizando dispositivos de interação avançados. Neste grupo podem ser encontrados HMDs (conjunto com óculos e tracker), luvas, PDAs, celulares e câmeras, que se comunicam através de uma rede de ambiente. Muitas soluções têm sido propostas para sistemas interativos que utilizam serviços disponibilizados através da rede. Algumas das últimas soluções propõem o uso de um novo conceito chamado Redes de Ambientes. Como estudo de caso pretende-se apresentar um protótipo de sistema para utilização em museus ou feiras de exposição. Este sistema apresentará módulos de visualização de conteúdo, troca de informações via chat e vídeo conferência.
   Apresentação: 3a feira, 21/02/2006, 17:30hs, Auditorio CESAR

33. Armazenamento de Mídias Utilizando o Suporte Nativo a XML do SGBD Oracle 10g
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Nara de Arruda Falcão
   Área: Banco de Dados
   Orientador: Fernando da Fonsêca de Souza
   Avaliador: Ana Carolina Salgado (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    Com o novo cenário de aplicações voltado Web e a importância da troca de informações entre essas aplicações, a eXtensible Markup Language(XML) vem se destacando uma vez que apresenta suporte a dados estruturados e possibilita a declaração mais precisa do conteúdo das aplicações. Na busca de aplicações mais interativas são utilizados ambiente virtuais ou ainda mídias para obter uma maior satisfação do usuário. Existe uma deficiência no suporte a dados de mídias quando associado ao uso de XML. O objetivo proposto por este trabalho é discutir as possíveis formas de armazenamento de mídias e ambientes virtuais utilizando o suporte nativo a XML do Oracle 10g. Compreende ainda este trabalho discutir o mapeamento da mídia desde seu armazenamento no SGBD até sua exibição em um browser.
   Apresentação: 4a feira, 22/02/2006, 08:00hs, Auditorio CESAR

34. Um modelo para caracterização de Projetos de Software
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Paulo Gustavo Henriques de Miranda Santos
   Área: Gerência de Projetos, Engenharia de Software
   Orientador: Hermano Perrelli de Moura
   Avaliador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Resumo:

    A proposta deste trabalho é a concepção de um modelo inicial de caracterização de projetos de software que possa com o tempo e a adição de análise e experiência tornar-se um modelo universal de caracterização de projetos de software, no qual possa ser criado um repositório de projetos; onde partes dele possam ser instanciados seja para permitir que projetos façam uso de processos ou partes de processos utilizados com sucesso em outros projetos, como também, para realizar estimativas de projeto com base em projetos semelhantes.
   Apresentação: 6a feira, 09/02/2006, 12:40hs, Auditório CESAR

35. Utilização de Métricas em uma Ferramenta de Apoio àMelhoria Contínua de Processos de Software
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Pedro Osandy Alves Matos Júnior
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Avaliador: Hermano Perrelli de Moura
   Resumo:

    Nos ultimos anos, surgiram várias abordagens para a melhoria da qualidade dos processos de software, entre elas, o modelo IDEAL (Initiating, Diagnosing, Establishing, Acting and Learning), que visa a melhoria contínua do processo. Por outro lado, a coleta e análise de métricas permite obter uma visão geral do estado de um processo de software em um dado momento. Esse trabalho tem como objetivo a integração de métricas em uma ferramenta de automação da melhoria contínua de processos de software, baseada no modelo IDEAL. Espera-se que após esse trabalho, seja possível especificar na ferramenta, de forma quantitativa, os objetivos de uma melhoria (baseado nos estados atual e desejado do processo) e utilizar a ferramenta para verificar se os objetivos de uma melhoria foram alcançados após a sua implantação.
   Apresentação: 6a feira, 09/02/2006, 12:00hs, Auditório CESAR

36. Potencial e Modelos de Negócio para novos empreendimentos em Software Livre
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Rafael de Albuquerque Ribeiro
   Área: Empreendedorismo
   Orientador: Fábio Queda Bueno da Silva
   Avaliador: Sílvio Romero de Lemos Meira
   Resumo:

    Empresas baseadas em software livre já são uma realidade no mercado internacional de software. Essa boa adequação do software livre a certos mercados deve-se em parte ao modelo de desenvolvimento colaborativo do software livre em que os custos de produção são diluídos entre as empresas e uma comunidade de usuários e colaboradores. A proposta deste TG é gerar um guia das áreas onde é possível empregar software livre e como iniciar um empreendimento baseado em software livre.
   Apresentação: 6a feira, 10/02/2006, 16:00hs, Auditorio CESAR

37. Acessibilidade em e-gov: Estudo de Caso do Site do Conselho de Justiça Federal
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Raquel da Costa Monteiro
   Área: Acessibilidade
   Orientador: Fernando da Fonsêca de Souza
   Avaliador: Ana Carolina Salgado (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    Muito se discute sobre a inclusão digital e formas de implantá-la. Os fatores econômicos atrapalham, mas eles não são os únicos. Milhares de brasileiros convivem com algum tipo de deficiência. Poucos portais e sites estão preparados para atendê-los. Esse trabalho vem analisar a legislação em vigor que disciplina acessibilidade e usabilidade na construção de sites e portais governamentais. Faremos um estudo do site governamental do Conselho de Justiça Federal, analisando seus pontos fracos e fortes. Acrescentando algumas sugestões, sejam elas na legislação em vigor ou no site a ser estudado.
   Apresentação: 4a feira, 22/02/2006, 10:00hs, Auditorio CESAR

38. Gerenciamento Remoto Para Ambientes Inteligentes
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Ricardo da Motta Lugo Vieira
   Área: Comunicação sem Fio
   Orientador: Paulo André da Silva Gonçalves
   Avaliador: Djamel Fawzi Hadj Sadok
   Resumo:

    O objetivo deste trabalho é definir um meio de comunicação eficiente e eficaz para o gerenciamento remoto para ambientes inteligentes assim como desenvolver uma aplicação real que faça uso conceito. A aplicação deve permitir que o usuário através do seu celular, hand-helps ou computador gerenciar vários tipos de dispositivos dentro de um ambiente inteligente como luzes, portas, sistemas de som e vídeo (câmeras).
   Apresentação: 4a feira, 22/02/2006, 10:30hs, Auditorio CESAR

39. Análise e Definição de Métricas para Processo de Gerência de Riscos de Projetos de Software
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Saulo Lopes da Silva Oliveira
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Hermano Perrelli de Moura
   Co-Orientador: Cristine Martins Gomes de Gusmão
   Avaliador: Fábio Queda Bueno da Silva (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    Gerência de Riscos é um processo bastante importante em ambientes de desenvolvimento de software, permitido aos gerentes e membros de equipes o alcance de seus objetivos na execução de um projeto. O objetivo deste trabalho é suprir a falta de informações sobre métricas para processos da gerência de riscos, investigando métricas já existentes e propondo possíveis melhorias a essas métricas.
   Apresentação: 4a feira, 22/02/2006, 11:00hs, Auditorio CESAR

40. Um estudo da integração do MS-AD com fontes de dados diversas
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Sérgio Silveira Clemente Filho
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: André Luís de Medeiros Santos
   Avaliador: Ana Carolina Salgado
   Resumo:

    Em um sistema corporativo empregados normalmente precisam de contas nos sistemas e nos servidores (Windows) para acessar a rede. Essa conta normalmente é criada manualmente, e sua manutenção nem sempre é coerente. O objetivo desse trabalho é fazer um estudo das tecnologias disponíveis o provisionamento automático do Active Directory (repositório central de contas de usuários do Windows, doravante chamado MS-AD) através de fontes de informação diversas como banco de dados relacionais, arquivos, etc. Este trabalho pretende também fazer um estudo da sincronização com outros diretórios como o Oracle Internet Directory (servidor de diretórios da oracle) e o diretório de contas do ambiente Unix. Será demonstrada também uma arquitetura para solução desse problema baseado num estudo de caso real na Chesf.
   Apresentação: 4a feira, 22/02/2006, 11:30hs, Auditorio CESAR

41. Estruturação de Dados em Redes P2P baseadas em DHT
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Tarciana Dias da Silva
   Área: Redes de Computadores
   Orientador: Djamel Fawzi Hadj Sadok
   Avaliador: Carlos André Guimarães Ferraz (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    As técnicas mais utilizadas atualmente para distribuir os dados numa rede P2P são baseadas em tabelas hash distribuídas(DHT). O diferencial destas técnicas é a resolução de problemas relativos à escalabilidade. Chord,Pas-try,CAN e X-Peer são exemplos de algoritmos que utilizam tais técnicas. O X-Peer é um framework criado para facilitar o desenvolvimento de aplicações P2P, e é baseado no Pastry. No entanto, a forma como os dados são consultados com tal técnica é muito restrita, já que técnicas baseadas em DHT permitem buscas apenas pelo nome exato que inserimos. O objetivo do TG é propor uma extensão para o X-Peer que flexibilize a forma de consultar os dados, permitindo a utilização também de substrings dessa palavra, como também itens relacionados aos dados.
   Apresentação: 4a feira, 22/02/2006, 14:00hs, Auditorio CESAR

42. Otimização da coleta de informações de qualidade da água em reservatórios através de algoritmos de aprendizagem híbrida
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Vilmar Santos Nepomuceno
   Área: Inteligência Artificial
   Orientador: Teresa Bernarda Ludermir
   Co-Orientador: Francisco de Assis Tenório de Carvalho
   Avaliador: Renata Maria Cardoso Rodrigues de Souza (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    O uso de métodos computacionais, tais como redes neurais (RN), para reconhecimento de padrões da qualidade da água em ecossistemas de forma automática, utilizando indicadores físicos, químicos e biológicos, é de fundamental importância para o monitoramento da qualidade da água, pois classificam de forma rápida e eficiente às amostras de água coletadas e analisadas, mas o custo de manutenção dos postos de coleta é alto e a otimização do número de postos poderá suavizar estes gastos, pois facilita todo o trabalho de coleta e análise, que levará menos tempo. O objetivo deste trabalho consiste em utilizar redes neurais para interpolação de informações de qualidade da água coletadas em um reservatório.
   Apresentação: 4a feira, 22/02/2006, 14:30hs, Auditorio CESAR

43. Estudo Comparativo de Projetos de Hardware Orientado a Controle em Níveis Comportamental e de Transferência entre Registradores<
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Vítor Schwambach Costa
   Área: Engenharia da Computação
   Orientador: Edna Natividade da Silva Barros
   Avaliador: Manoel Eusébio de Lima (A CONFIRMAR)
   Resumo:

    Ferramentas de síntese comportamental são voltadas a projetos orientados a algoritmos. Essencialmente, qualquer projeto onde os dados de entrada são lidos, processados por um algoritmo conhecido e então repassados para outro circuito. No entanto, isso não acontece com projetos orientados a controle, onde a maior parte do circuito deve-se à natureza condicional do controle. O foco do trabalho é identificar que tipos de componentes comumente utilizados em sistemas orientados a controle são passíveis de ser descritos e implementados a partir do nível comportamental, comparando-se componentes descritos nos níveis comportamental e de transferência entre registradores. Os resultados serão analisados para que se chegue à conclusão de quais categorias de componentes devem ser descritas em nível comportamental e quais devem ser descritas em nível RTL.
   Apresentação: 4a feira, 22/02/2006, 15:00hs, Auditorio CESAR

Última atualização: 26 de Janeiro de 2007, 08:12am GMT-3