Artefato: Plano de Desenvolvimento de Software
Esse artefato é um artefato composto e abrangente que reúne todas as informações necessárias ao gerenciamento do projeto. Ele inclui vários artefatos separados, desenvolvidos durante a Fase de Iniciação, e é mantido durante todo o projeto.
Domínios: Gerenciamento de Projeto
Tipos de Produto de Trabalho: Plano
Objetivo

A finalidade do Plano de Desenvolvimento de Software é reunir todas as informações necessárias ao controle do projeto. Ele descreve a abordagem dada ao desenvolvimento do software e é o plano de nível mais alto gerado e usado pelos gerentes para direcionar o esforço de desenvolvimento.

O Plano de Desenvolvimento de Software é usado por estas pessoas:

  • O coordenador de projetos, para fazer o planejamento do projeto e das necessidades dos recursos e para acompanhar o progresso em relação ao planejamento.
  • Os membros da equipe do projeto, para entenderem o que eles precisam fazer, quando precisam fazê-lo e quais são as outras atividades das quais eles dependem.
Relacionamentos
Artefato Contido
FunçõesResponsável: Modificado Por:
TarefasEntrada para:
Saída de:
Descrição
Descrição PrincipalO Plano de Desenvolvimento de Software inclui vários artefatos separados, desenvolvidos durante a Fase de Iniciação, e é mantido durante todo o projeto.
Ilustrações
Adaptação
Opções de Representação

Em algumas situações, um padrão é adotado em um contrato e determina o esquema e o conteúdo de um Plano de Desenvolvimento de Software. Nesse caso, ele seria usado em vez do esquema proposto mostrado no modelo em HTML, mas seria necessário elaborar um mapeamento claro dos requisitos de informações desse padrão para o esquema no modelo fornecido.

Informações Adicionais

Os bons planos de desenvolvimento de software evoluem. Um Plano de Desenvolvimento de Software útil é atualizado periodicamente (não são produtos de prateleira estagnados) e é compreendido e seguido por gerentes e praticantes.

Ele é o documento de definição do processo do projeto. Prepare um único Plano de Desenvolvimento de Software que:

  • obedeça aos padrões organizacionais relativos ao conteúdo
  • esteja de acordo com o contrato (se houver)
  • ofereça rastreabilidade ou permita a desistência dos requisitos de organização e contrato
  • seja atualizado em cada marco principal
  • evolua junto com o design e os requisitos

Um formato padrão promove:

  • reutilização de processos, métodos, experiência e pessoas
  • compromisso para atender às expectativas organizacionais
  • objetivos de processo homogêneos

Os discriminadores principais de um bom Plano de Desenvolvimento de Software são concisão, falta de filosofia e enfoque em padrões e procedimentos significativos.



Informações Adicionais