Tarefa: Organizar Revisão
Esta tarefa descreve como facilitar o processo de revisão e assegurar que a mesma seja levada a efeito de forma correta.
Disciplinas: Gerenciamento de Projeto
Relacionamentos
Etapas
Tarefas de revisão de plano
Finalidade:  Assegure que as tarefas de revisão requeridas sejam apropriadamente planejadas & organizadas.

A pessoa que preenche a função de Coordenador de Revisão inicia essa tarefa quando os planos de trabalho do projeto atual forem consultados e for identificada a necessidade de uma revisão.

Os produtos de trabalho mencionados na seção "Produtos de Trabalho de Entrada", definem uma estrutura de revisão, fornecendo orientação e instruções com relação a como deveria ser o escopo completo das revisões, quando elas devem ocorrer, qual o nível de formalismo, e assim por diante. Orientação detalhada adicional pode ser encontrada no Plano de Medidas, no Plano de Garantia de Qualidade, no Processo de Desenvolvimento e nas Diretrizes Específicas do Projeto.

Há várias abordagens para o planejamento das tarefas de revisão: essas abordagens variam com base em fatores como o tamanho e a cultura da equipe, a formalidade necessária do processo dos projetos e o ponto atual no ciclo de vida do projeto. Algumas das técnicas gerais incluem:

  • Inspeção. Uma técnica de avaliação formal em que um ou mais produtos de trabalho são examinados detalhadamente. As inspeções são consideradas a técnica de revisão mais produtiva, no entanto, elas requerem treinamento e preparação para que sejam bem realizadas.
  • Acompanhamento. Uma técnica de avaliação em que o autor de um ou mais produtos de trabalho,"conduz" um ou mais revisores pelo produto de trabalho. Os revisores fazem perguntas e comentários em relação à técnica, estilo, possíveis omissões ou erros, desvios dos padrões estabelecidos e assim por diante.
  • Pré-leitura & Feedback. Um ou mais revisores lêem o produto de trabalho independentemente e tomam notas sobre suas observações. Quando os revisores estiverem prontos, eles poderão se reunir e apresentar seus comentários e perguntas. No entanto, a reunião pode ser omitida e os revisores podem apresentar seus comentários e perguntas para o autor em um formulário por escrito.

A eficiência maximizada e as interrupções de equipe minimizadas consideram o planejamento das revisões de um modo em que os revisores requeridos podem ser reunidos em um número mínimo de vezes, revisando quantos produtos de trabalho for possível. Obviamente uma carga de trabalho real precisa ser mantida para cada revisão, então será necessário balancear essas necessidades conflitantes de acordo.

Informar participantes
Finalidade:  Assegurar que os participantes serão convidados e adequadamente informados sobre a revisão.

É importante fornecer avisos suficientes sobre a revisão aos participantes e avisá-los sobre o que será esperado deles em termos de trabalho preparatório e o seu envolvimento no processo de revisão em si. Deixe claro para cada participante qual envolvido ele está sendo pedido para representar e o tipo de crítica de revisão e feedback você está esperando deles.

Consulte cada uma das tarefas de revisão específica e as diretrizes de acompanhamento no RUP, para determinar os critérios para convidar os participantes, o trabalho preparatório recomendado para um participante e as expectativas que existirão que serão colocadas a eles, se concordarem em participar da revisão. Como em uma orientação geral, você deve considerar os seguintes envolvidos ao convidar participantes para participarem das reuniões de revisão:

  • Os consumidores diretos subseqüentes do produto de trabalho, incluindo a equipe de teste e de documentação.
  • Pares exercendo a função de produtores do produto de trabalho que agirão como especialistas de domínio ou de assunto.
  • O Produtor do produto de trabalho.
  • O patrocinador ou o portador do orçamento.
  • O consumidor ou os usuários do produto final que serão realizados a partir deste produto de trabalho.

É importante encontrar o equilíbrio certo entre a inclusão dos participantes desejados e a manutenção de uma revisão gerenciável e produtiva. Tenha cuidado para incluir somente os participantes que contribuirão para que os objetivos da revisão sejam atingidos. Em geral, é normalmente mais produtivo realizar várias sessões de revisão centralizadas com um menor número de participantes do que realizar uma revisão envolvendo muitos.

Conduzir reuniões de revisão
Finalidade:  Facilitar a revisão de modo a maximizar a produtividade dos revisores e encontrar requisitos de qualidade definidos.

Enquanto cada uma das tarefas de revisão específicas e diretrizes que as acompanham no RUP fornecem diretrizes específicas e sugestões sobre como conduzir cada revisão, as seguintes diretrizes são geralmente úteis ao conduzir uma revisão:

  • Sempre separe um tempo específico para conduzir a revisão, normalmente em um formato de reunião reconhecido e que possa ser repetido, mesmo que a reunião seja casual ou informal.
  • Para aprimorar a produtividade, faça com que os participantes preparem seu próprio feedback detalhado das revisões antes da reunião.
  • Verifique:
    • a qualidade do que foi produzido, para certificar-se de que o trabalho alcance um padrão aceitável e adequado de execução.
    • a conclusão do que está sendo produzido para certificar-se de que é suficiente para que o trabalho subseqüente seja utilizado como referência ou seja consumido. Em muitos casos, uma lista de verificação é fornecida para ajudar com essa tarefa; consulte as listas de verificação para cada produto de trabalho ou suas tarefas associadas.
    Nota: você deve considerar a utilização destas listas de verificação em seu trabalho diário em cada produto de trabalho: isto economizará potencialmente seu tempo e esforço no retrabalho de recebimento de dados. Observe também que essas listas de verificação são úteis para reuniões de revisão formais ou informais.
Gerenciar tarefas de acompanhamento
Finalidade:  Assegurar que as ações identificadas para atenção subseqüentes a revisão sejam atribuídas e realizadas conforme decidido.

Após cada reunião de revisão, os resultados da reunião devem ser documentados em algum formulário de Registro de Revisão. Além disso, o controle de mudanças pode ser registrado formalmente (e, conseqüentemente, atribuído a alguém que será responsável por conduzir à solução).

Um dos mais importantes, embora surpreendentemente e freqüentemente negligenciado, aspectos das revisões é o gerenciamento para a resolução das tarefas de acompanhamento ou ações identificadas durante a revisão. Já que normalmente você pode designar muitas das ações identificadas durante o curso da reunião de revisão, esteja preparado para redesignar tarefas conforme necessário para ajudar a balancear a carga de trabalho dos membros da equipe.

Observe que mesmo que você possa revisar tudo que precisa em uma única reunião, você provavelmente não terá aprovação de todas as suas conclusões na primeira vez. Esteja preparado para realizar revisões subseqüentes conforme necessário para ajudar a gerenciar a realização de um grande número de tarefas de acompanhamento.





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