Disciplina: Gerenciamento de Projeto
Esta disciplina enfoca o planejamento do projeto, gerenciamento de riscos, monitoramento do progresso e métricos.

Nosso objetivo com esta seção é facilitar a tarefa fornecendo algum contexto para o Gerenciamento do Projeto. Não se trata de uma receita de sucesso, mas apresenta uma abordagem para gerenciar o projeto que melhorará muito as vantagens de se entregar um software bem-sucedido.

A finalidade do Gerenciamento do Projeto é:

• Fornecer uma estrutura para gerenciar projetos software intensivo.
  • Fornecer orientação prática para planejar, formar a equipe, executar e monitorar projetos.
  • Fornecer uma estrutura para gerenciar riscos.

B, esta disciplina do RUP (Rational Unified Process) não abrange todos os aspectos do gerenciamento do projeto. Por exemplo, não abrange questões como:

• Gerenciamento de pessoas: contratar, treinar, instruir
  • Gerenciamento de orçamentot: definir, alocar e assim por diante
  • Gerenciamento de contratos, com fornecedores e clientes

Esta disciplina enfoca principalmente os aspectos importantes de um processo de desenvolvimento repetitivo:

• Gerenciamento de riscos
  • Planejamento de um projeto repetitivo, através do ciclo de vida e por uma iteração específica.
  • Monitoramento do progresso de um projeto repetitivo, métricos

A Disciplina de gerenciamento do projeto fornece a estrutura pela qual um projeto é criado e gerenciado. Assim, todas as outras disciplinas são utilizadas como parte do trabalho do projeto.

A disciplina de gerenciamento de projeto é uma das disciplinas de suporte ao projeto, juntamente com: