Artefato: Processo de Desenvolvimento
Esse produto de trabalho descreve o processo que um projeto deve utilizar para ser executado a fim de produzir os resultados desejados do projeto. Esse produto de trabalho também é referido como Processo de Desenvolvimento de Software.
Domínios: Ambiente
Tipos de Produto de Trabalho: Processo
Objetivo
A finalidade do processo de desenvolvimento é fornecer orientação e suporte para os membros do projeto. "As informações nas pontas dos dedos" é uma metáfora que se alinha bem à finalidade deste produto de trabalho.
Relacionamentos
Descrição
Descrição Principal

Cada processo é composto por uma estrutura de interrupção no nível n. O conteúdo do método principal fornece explicações etapa por etapa, descrevendo como metas de desenvolvimento muito específicas são atingidas, independentemente do posicionamento dessas etapas dentro de um ciclo de vida de desenvolvimento. Os processos obtêm esses elementos do método e os relatam para seqüências semi-ordenadas que são personalizadas para tipos específicos de projetos. Dessa forma, um processo é um conjunto de descrições de trabalho parcialmente ordenadas que pretendem alcançar uma meta de desenvolvimento superior, como a liberação de um sistema de software específico. Um processo concentra-se no ciclo de vida e na seqüência do trabalho nas estruturas de interrupção.

Há diferentes tipos de processos: Processo de Entrega e Padrão de Recursos.

Processo de Entrega

Um Processo de Entrega descreve uma abordagem completa e integrada para executar um tipo específico de projeto de desenvolvimento. Um Processo de Entrega é um processo que abrange todo o ciclo de vida de desenvolvimento, do início ao fim. Um Processo de Entrega é utilizado como um gabarito para planejar e executar um projeto. Ele fornece um modelo completo do ciclo de vida com fases predefinidas, iterações e atividades que foram detalhadas pelo conteúdo do método de seqüência nas estruturas de interrupção. Ele é definido com base na experiência obtida em projetos anteriores ou em participações, e/ou na utilização das boas práticas de uma abordagem de desenvolvimento ou entrega. Ele define o que será produzido, como esses itens serão produzidos e a equipe necessária no formato de um Trabalho Integrado, Produto de Trabalho e Estruturas de Interrupção de Equipe. Por exemplo, um engenheiro de processo pode definir Processos de Entrega alternativos para projetos de desenvolvimento de software que são diferentes na escala de participação e equipe necessária, o tipo do aplicativo de software a ser desenvolvido, os métodos de desenvolvimento e as tecnologias a serem utilizadas, etc. Embora o Processo de Entrega objetive abranger todo o projeto, ele mantém em aberto certas decisões que são muito específicas ao projeto. Por exemplo, a estrutura de interrupção define os Elementos de Interrupção que têm várias ocorrências ou são repetitivos via seus respectivos atributos, mas não informa quantas ocorrências e quantas repetições/iterações ele terá. Essas decisões devem ser tomadas por um coordenador de projetos ao planejar um projeto concreto, uma fase do projeto ou uma iteração do projeto.

Padrão de Recurso

Um Padrão de Recursos descreve uma cluster reutilizável de Atividades em áreas comuns de processo. Os Padrões de Recursos expressam e comunicam o conhecimento do processo para uma área principal de interesse, como uma Disciplina e podem ser diretamente utilizados por um profissional do processo para orientar seu trabalho. Eles também são utilizados como blocos de construção para montar Processos de Entrega ou grandes Padrões de Recursos garantindo a reutilização otimizada e a aplicação das principais práticas que expressam. Exemplos de Padrão de Recursos podem ser 'usar gerenciamento de requisitos com base em casos', 'usar análise de casos' ou 'teste de unidade'. Normalmente, mas não necessariamente, os Padrões de Recursos têm o escopo de uma disciplina que fornece interrupção de Atividades complexas reutilizáveis, relacionamentos para as Funções que executam Tarefas dentro dessas Atividades, bem como para os Produtos de Trabalho que são utilizados e produzidos. Um padrão de recursos não se relaciona a nenhuma fase ou iteração específica de um ciclo de vida de desenvolvimento e não deve implicar nenhuma. Em outras palavras, um padrão deve ser designado em uma forma que seja aplicável em qualquer lugar em um Processo de Entrega. Isso permite que suas Atividades sejam designadas de forma flexível a qualquer fase existente no Processo de Entrega ao qual ela está sendo aplicada.

É uma boa prática projetar um Padrão de Recursos para produzir um ou mais Distribuíveis genéricos. A configuração típica é aquela que cada Atividade no Padrão de Recursos produz uma Entrega, e o último Descritor de Tarefas na Atividade emite explicitamente apenas esse Distribuível. Isso permite que o engenheiro do processo selecione Padrões ou apenas Atividades, decidindo os Distribuíveis que são exigidos. Ele também oferece uma simples abordagem de integração: uma Atividade de um padrão de recursos é vinculada à Fase ou à Iteração exigida para produzir os Distribuíveis da Atividade.

Considerações de Teclas
Você pode decidir não capturar o processo inteiro no Processo de Desenvolvimento. Em alguns casos, muitas das responsabilidades e decisões sobre o processo (principalmente sobre os produtos de trabalho) são delegadas a participantes do projeto de desenvolvimento de software. Por exemplo, se você tiver um gerente de projeto muito bom e experiente, poderá deixar a cargo dessa pessoa a tarefa de decidir que planos serão elaborados e como isso será feito. Da mesma maneira, alguns gerentes de projeto não estão preocupados com a forma como cada membro da equipe projetará a sua parte do sistema, contanto que a funcionalidade esperada seja apresentada a tempo e com um nível razoável de qualidade.

Uma das razões para que se tenha uma descrição do processo é que várias pessoas possam compartilhar as informações. Se não for este o caso, o custo de se manter a descrição do processo poderá ser muito alto. Por isso, você pode optar por não ter (ou manter) a descrição do processo referente a uma ou várias disciplinas. Isso não significa que você não esteja concentrando esforços nessa disciplina específica nem tampouco que você não a considere importante. Por exemplo, você pode empregar um excelente gerente de testes, fornecer todo o suporte possível, mas deixar a cargo desse gerente a tarefa de decidir como irá trabalhar e que produtos de trabalho produzirá.

Informações Adicionais