Tarefa: Preparar para o Fechamento do Projeto
Esta tarefa descreve como concluir as formalidades associadas à aceitação e à finalização do projeto, reatribuir a equipe do projeto e transferir outros recursos do projeto.
Disciplinas: Gerenciamento de Projeto
Relacionamentos
Descrição Principal

A tarefa Preparar a Finalização do Projeto ocorre depois da liberação final do software na Fase de Transição. A expectativa é de que não permaneça nenhum problema que impeça a aceitação formal do projeto e de que nenhum problema não solucionado seja documentado e transmitido ao cliente ou a outra organização de manutenção para que seja resolvido. Uma Avaliação de Status final será preparada para a Revisão de Aceitação do Projeto , se houver: O cliente deve confirmar que todos os produtos liberados - produto, documentação, ambiente de suporte, etc. - e tarefas como instalação e treinamento foram concluídos de acordo com o contrato e os planos de suporte. Se o cliente não aceitar o produto, uma outra iteração poderá ser criada para resolver essas questões que impedem a aceitação por parte do cliente.

Etapas
Atualizar o Plano de Finalização do Projeto e Planejar Atividades

O esboço das tarefas necessárias já existe na seção Plano de Finalização do Projeto do Plano de Desenvolvimento de Software. Ele foi preparado no início do projeto e, provavelmente, precisará ser atualizado neste momento. O Coordenador do Projeto deve garantir que um planejamento formal para tarefas de finalização de projeto seja criado e acordado com o cliente e a própria organização do projeto. Essa programação deve ser capturada no Plano de Desenvolvimento de Software.

Planejar Auditorias Finais de Configuração

O Coordenador do Projeto providencia auditorias finais de configuração física e funcional a serem realizadas. Para fazer isso formalmente, utilize: Desempenhar a Auditoria de Configuração .

Realizar uma Revisão Post-Mortem do Projeto

Uma revisão post-mortem é executada para determinar se o projeto está pronto para a aceitação formal e definitiva do cliente e para a finalização subseqüente. A Avaliação da Iteração para a iteração anterior e a Lista de Problemas são revisadas para garantir que os problemas remanescentes sejam compreendidos e tenham um proprietário na organização de suporte e manutenção. Se houve um teste de aceitação formal, o status dos resultados e das ações corretivas deverá ser revisado, a fim de assegurar que não haverá nenhuma interrupção na revisão formal de aceitação do projeto. O estado da disciplina de Implementação deve ser examinado para garantir que a instalação, o treinamento e a transição foram concluídos ou que as tarefas restantes possam ser concluídas sem prejudicar a aceitação. O Coordenador do Projeto gera uma Avaliação de Status que captura os resultados da revisão post-mortem e da auditoria de configuração, em preparação para a Revisão de Aceitação do Projeto.

Concluir os Itens de Ação da Aceitação

É provável que ainda restem algumas ações após a Revisão da Aceitação do Projeto. A aceitação pode estar condicionada à conclusão dessas ações. O Gerente de Projeto inicia o trabalho para resolver esses itens.

Fechar o Projeto

O gerente de projeto executa as tarefas administrativas restantes de finalização do projeto. Elas incluirão:

  • A segurança de que o projeto foi formalmente aceito. O contrato e o Plano de Aceitação do Produto descreverão os requisitos. No final, o necessário, na verdade, é ter o contrato assinado pelo cliente comprovando que todos os produtos liberados contratados foram feitos, atendem aos requisitos do contrato e são aceitos pelo cliente; garantir que todas as tarefas contratadas (incluindo o teste de aceitação, se houver) foram concluídas com sucesso; e deixar claro que o cliente se responsabilizará totalmente (garantia e reclamações de defeitos ainda não manifestos) pelos produtos e por quaisquer questões e ações remanescentes associados a eles.
  • Levantar as finanças do projeto, garantindo que todos os pagamentos foram recebidos e todos os fornecedores e subcontratantes foram pagos. A política organizacional ou outros requisitos regulamentares também podem requerer um processo de auditoria mais formal na finalização do projeto, abordando as finanças do projeto, o processo orçamentário e os ativos.
  • Arquivar toda a documentação e registros do projeto.
  • Transferir quaisquer ativos de hardware (produtos não liberados) e de ambiente remanescentes para o pool de ativos da organização proprietária.
  • Transferir as métricas do projeto para o banco de dados histórico corporativo.
  • Redesignar equipe do projeto remanescente, se possível, isso não deve ser feito abruptamente. A maioria dos projetos pode acomodar uma diminuição gradual dos níveis da equipe e permitir uma transição mais suave do pessoal para outros projetos. O gerente de projeto deve assegurar que o conhecimento e as responsabilidades de projeto do pessoal que está sendo remanejado foram transferidos para o pessoal que continua na equipe. As revisões de desempenho de pessoal também devem ser feitas depois que o pessoal for transferido.