Tarefa: Monitorar o Status do Projeto
Esta tarefa descreve como capturar o status atual do projeto e avaliar o status com base nos planos de projeto.
Disciplinas: Gerenciamento de Projeto
Relacionamentos
Etapas
Capturar o Status do Trabalho
Finalidade Coletar informações de progresso e qualidade sobre o projeto para avaliar o status atual 

Neste passo, o gerente de projeto captura as métricas primitivas sobre o andamento do projeto e a qualidade do produto. Os métodos a serem usados para capturar essas métricas são descritos no Plano de Métricas do projeto.

Geralmente, os membros da equipe do projeto enviam relatórios de andamento periódicos ao gerente de projeto, fornecendo as seguintes informações:

  • Esforço registrado com base em atividades
  • Esforço estimado para concluir cada atividade pela qual eles são responsáveis
  • Tarefas concluídas
  • Produtos liberados publicados
  • Os problemas que requerem atenção de gerenciamento (a partir dos Registros de Revisão, por exemplo). O Coordenador do Projeto pode registrar alguns ou todos esses problemas na Lista de Problemas para atenção e controle adicionais.

Para obter informações adicionais sobre métricas, consulte Diretriz de Produtos de Trabalho: Métricas.

Derivar Indicadores de Progresso (VBSE EC6)

Para avaliar corretamente o progresso do projeto em relação aos planos, o coordenador de projeto reúne as métricas primitivas reportadas pela equipe do projeto para fornecer um panorama geral do progresso do projeto. O Plano de Métricas do projeto descreve como essas métricas derivadas (os "indicadores de progresso") são calculadas.


Derivar Indicadores de Qualidade

Além de monitorar o progresso do trabalho, o coordenador de projeto também monitora a qualidade dos produtos de trabalho do projeto. As métricas de qualidade (conforme definidas pelo Plano de Métricas do projeto) são consolidadas para fornecer um panorama geral do status do projeto com base nos objetos de qualidade especificados.

Avaliar Indicadores vs. Planos

Após derivar os indicadores de andamento e de qualidade do projeto, o gerente os compara com o estado esperado do projeto, conforme definido pelo Plano de Desenvolvimento de Software e os Planos de Iteração. Neste ponto, o gerente de projeto avaliará o seguinte:

  • Todas as tarefas planejadas foram concluídas?
  • Todos os produtos de trabalho foram publicados conforme planejado?
  • O esforço estimado para concluir tarefas "em andamento" está de acordo com o plano?
  • As métricas de qualidade (por exemplo, contagens de defeitos não corrigidos) estão dentro das tolerâncias planejadas?

O gerente de projeto também revisará os indicadores de risco identificados para cada item da Lista de Riscos, a fim de decidir se quaisquer estratégias de diminuição de riscos devem ser ativadas neste momento.

O coordenador de projeto, ao revisar o progresso com base no Plano de Iteração, sempre deve ter em mente que uma iteração é delimitada por tempo. Sendo assim, ele deve começar a considerar e a reportar qual funcionalidade pode ser omitida de uma iteração, caso pareça impossível realizar o plano original, em vez de reportar um erro de planejamento da iteração.

Todos os problemas reportados são capturados na Lista de Problemas do projeto (que será reportada na Avaliação de Status). Os problemas que estão na autoridade do coordenador de projeto devem ser resolvidos diretamente, como parte da Tarefa: Manipular Exceções e Problemas; às vezes, pode ser necessário levantar o perfil de um problema, por exemplo, fazendo com que um Controle de Mudanças o restreie ou atualizando a Lista de Riscos, se o problema for importante ou de maior interesse.

Os problemas que precisarem ser passados à Autoridade para Revisão de Projetos (PRA) são incluídos na Avaliação de Status e encaminhados à PRA para que sejam solucionados por ela. Freqüentemente, isso é feito durante a tarefa de Revisão de Projeto PRA.



Informações Adicionais