Tarefa: Definir Monitoramento e Processos de Controle
Esta Tarefa descreve como estabelecer indicadores de projeto, procedimentos de relatórios de status e mecanismos de ações corretivas.
Disciplinas: Gerenciamento de Projeto
Objetivo

A finalidade é definir as informações e os processos que serão utilizados para monitorar e controlar o progresso, a qualidade e os riscos do projeto.

Relacionamentos
FunçõesExecutor Primário: Executores Adicionais:
EntradasObrigatório:
  • Nenhum
Opcional:
    Saídas
      Etapas
      Definir Indicadores do Projeto

      "Indicadores" de projeto são informações de projeto que dão uma idéia do funcionamento e do progresso do projeto em relação ao plano de desenvolvimento de software. Em geral, um coordenador de projeto está interessado nos indicadores que se aplicam ao escopo de trabalho, ao orçamento, à qualidade e aos riscos do projeto. À medida que um projeto avança, o coordenador de projeto monitora esses indicadores e estimula ações corretivas quando ultrapassam as condições predefinidas de trigger (consulte Definir o procedimento e os limites para ação ). Esses indicadores de projeto podem incluir o seguinte:

      • Despesas totais versus orçamento
      • Escopo revisado (trabalho realizado + estimativas de conclusão) versus escopo planejado
      • Densidade de defeitos versus objetivos de qualidade
      • Indicadores de risco (situações que apontam a presença de um risco)

      A definição desses indicadores é estabelecida de acordo com o orçamento, os objetivos de qualidade e a programação do projeto (descrita detalhadamente no Plano de Desenvolvimento de Software) e é capturada no Plano de Métricas e no Plano de Gerenciamento de Riscos do projeto.

      Definir Origens para Indicadores de Projeto

      Em geral, os indicadores do projeto são medidas de projeto consolidadas, calculadas a partir de métricas primitivas mais granulares, que são relatadas regularmente pela equipe do projeto. A forma como essas métricas primitivas devem ser capturadas e o processo para usá-las, a fim de calcular os indicadores do projeto, são definidos no Plano de Métricas do projeto.

      Outros indicadores (especialmente os indicadores de risco) podem ser apenas o status de ocorrência ou não de uma situação específica. Nesses casos, basta identificar a origem das informações no status do indicador.

      A Seção 4.4 Controle e Monitoramento do Projeto do Plano de Desenvolvimento de Software deve incluir uma descrição resumida dos indicadores de projeto a serem utilizados no seu projeto. Nessa seção do SDP, observe a presença de subseções distintas que abordam o controle da programação, do orçamento e da qualidade do projeto. O controle dos requisitos do projeto é abordado separadamente no Plano de Gerenciamento de Requisitos.

      Definir o Procedimento para Elaboração de Relatórios de Status da Equipe

      Após a definição das métricas primitivas e dos indicadores do projeto, você deverá definir o procedimento que os membros da equipe do projeto deverão seguir para relatar o status e a freqüência com que deverão elaborar relatórios. Esse procedimento deve descrever o processo para registrar o tempo com base em atividades, elaborar relatórios sobre a conclusão de tarefas, atingir os marcos do projeto e relatar problemas. Para garantir um fluxo de informações consistente, convém definir gabaritos padrão para quadros de horários e relatórios de status de membros da equipe.

      Esse procedimento está documentado na Seção 4.4.5 Plano de Elaboração de Relatório do Plano de Desenvolvimento de Software.

      Definir Limites de Procedimentos para Ação Corretiva

      Para manter o controle eficaz do projeto, o coordenador de projeto define valores/condições-limite (ou de trigger) para cada indicador definido do projeto. Essas condições de limite são registradas nas seções apropriadas da Seção 4.4 Controle e Monitoração do Projeto do Plano de Desenvolvimento de Software.

      Quando os limites forem ultrapassados, o coordenador de projeto deverá realizar uma ação corretiva para retomar o controle do projeto. Dependendo da gravidade da condição, ele poderá resolver o problema com sua própria autoridade (emitindo as ordens de trabalho apropriadas). Se o problema estiver além da sua autoridade, ele precisará emitir um Controle de Mudanças e ativar o processo de controle de mudanças do projeto.

      Definir o Procedimento para Elaboração de Relatórios de Status do Projeto

      A Seção 4.4.5 Plano de Elaboração de Relatórios do Plano de Desenvolvimento de Software também deverá descrever o procedimento para o coordenador de projeto informar o andamento do projeto à Autoridade para Revisão de Projetos (emitindo uma Avaliação de Status). Esse procedimento descreve quando e onde as Revisões PRA programadas e não-programadas deverão ocorrer e quais informações serão incluídas na Avaliação de Status. O coordenador de projeto usará a Lista de Problemas para registrar e controlar problemas continuamente (que não sejam abordados por algum outro instrumento de controle de gerenciamento, como Controle de Mudanças ou Lista de Riscos) nos períodos entre a realização de Avaliações de Status.