Tarefa: Preparar para o Fechamento da Fase
Esta tarefa descreve como preparar o projeto para o final de uma fase e preparar materiais para a Revisão de Marcos do Ciclo de Vida.
Disciplinas: Gerenciamento de Projeto
Relacionamentos
Descrição Principal

O final de uma Fase representa um ponto de sincronização (de expectativas técnicas e de gerenciamento) e a finalização de um projeto, coincidindo (mais ou menos) com o final de uma iteração. No entanto, diferente das outras iterações, a iteração que encerra uma fase deve deixar poucos itens em aberto e poucos problemas para a próxima iteração (que será na fase seguinte). Na verdade, os finais de fase marcam um ponto em que é possível considerar uma nova definição de escopo e, até mesmo, a contratação de um projeto. Por exemplo, a fase de iniciação é exploratória e pode ser apropriadamente executada em um tipo de contrato com relação tempo/material ou com custos corrigidos. A fase de elaboração pode ser feita como um contrato de preço fixo ou com custos corrigidos, dependendo do grau de inovação do desenvolvimento. Sabemos o suficiente sobre o sistema, através das fases de construção e transição, para concluirmos que os contratos de preço fixo são mais atrativos para o contratante e o fornecedor.

O final da fase é marcado por um marco importante, no qual uma Revisão de Marcos do Ciclo de Vida é realizada. Isso é feito para gerar concorrência entre todos os envolvidos no estado atual do projeto. Essas revisões são geralmente formais e administradas com certa cerimônia, a fim de demonstrar aos envolvidos que os objetivos da fase foram atingidos. O final da fase de transição é marcado pelo Marco de Liberação do do Produto. Além disso, a Revisão de Aceitação do Projeto. As ações de final de fase para a fase de transição são discutidas na Tarefa: Preparar a Finalização do Projeto.

O Coordenador de Projeto terá planejado, depois de passar pela iteração final da fase, de forma a estar com todos os produtos de trabalho necessários para a Revisão de Marcos do Ciclo de Vida. Entretanto, ainda haverá uma Tarefa: Avaliar Iteração e uma Tarefa: Revisão de Aceitação da Iteração antes que a Revisão de Marcos do Ciclo de Vida seja realizada. Se a iteração for bem-sucedida, haverá pouco a fazer nesta tarefa (Preparar a Finalização da Fase), a não ser distribuir os produtos de trabalho de final de fase aos envolvidos. O coordenador de projeto pode decidir que determinados problemas decorrentes da Avaliação de Iteração ou problemas remanescentes na Lista de Problemas precisam ser abordados antes da Revisão de Marcos do Ciclo de Vida, não podendo ser transferidos à fase seguinte. Isso significa que, na verdade, ocorrerá uma microiteração, em que os problemas selecionados serão solucionados, embora, em termos de workflow, isso não possa ser considerado uma extensão da iteração final.

Etapas
Verificar o Status dos Produtos de Trabalho Necessários

O Coordenador do Projeto verificará cada um dos produtos de trabalho necessários ao final da fase, utilizando as informações da última Avaliação de Iteração e Avaliação de Status. Quando houver questões ou problemas em aberto que o Coordenador do Projeto acredite impedir o êxito de uma Revisão de Marcos do Ciclo de Vida, um trabalho é iniciado para resolvê-los, antes que os produtos de trabalho sejam distribuídos aos envolvidos.

Produtos de Trabalho Necessários

Planejar Auditorias de Configuração

Se necessário, o Coordenador do Projeto providencia auditorias de configuração física e funcional a serem realizadas de acordo com a tarefa Desempenhar a Auditoria de Configuração .

Realizar uma Revisão Post-Mortem de Fases

Assim que as tarefas acionadas pela Verificação de Status de Produtos de Trabalho Necessários for concluída, a Avaliação da Iteração poderá ser corrigida para refletir o estado aprimorado. Uma revisão post-mortem é executada em seguida para determinar se o projeto está pronto para a Revisão dos Marcos de Ciclo de Vida. A Avaliação da Iteração para a iteração anterior, bem como a Lista de Problemas, são novamente examinadas para garantir que os problemas remanescentes foram compreendidos e serão aceitos pelos envolvidos que os levarão adiante. Se um produto tiver sido liberado para o cliente para fins operacionais na fase atual, certifique-se de que todas as tarefas necessárias de instalação, treinamento e transição foram executadas de modo aceitável.

Se o final da fase for também o final do contrato atual (com a intenção de firmar um novo contrato para a próxima fase), o Gerente de Projeto fará um levantamento das finanças do projeto, certificando-se de que todos os pagamentos foram recebidos e que todos os fornecedores e subcontratantes foram pagos. A política organizacional ou outros requisitos regulamentares também podem requerer um processo de auditoria mais formal na finalização do contrato, abordando as finanças do projeto, o processo orçamentário e os ativos.

O Coordenador do Projeto gera uma Avaliação de Status que captura os resultados da revisão post-mortem da fase e das auditorias de configuração, em preparação para a Revisão de Marcos do Ciclo de Vida.

Distribuir os Produtos de Trabalho aos Envolvidos

Um pouco antes da Revisão de Marcos do Ciclo de Vida, o Coordenador do Projeto fornecerá a todos os envolvidos cópias dos produtos de trabalho que serão considerados na Revisão de Marcos do Ciclo de Vida. Em um ambiente contratual muito formal, a liberação dos produtos de trabalho talvez precise ocorrer algumas semanas antes da revisão, conforme estabelecido no contrato. No entanto, o Rational Unified Process recomenda que os envolvidos estejam engajados no projeto de tal modo (em revisões técnicas e de gerenciamento combinadas, por exemplo) que essas liberações não sejam controversas. Os envolvidos já deverão estar familiarizados com o material liberado. Eles poderão ver a evolução dos produtos de trabalho ao longo das iterações do projeto. Ainda assim, devido à natureza formal dessas liberações, a disciplina de Implementação garantirá que o empacotamento, a rotulação, a instalação, a transição e assim por diante receberão a atenção necessária.

Produtos de Trabalho Necessários

Concluir os Itens de Ação da Revisão de Marcos do Ciclo de Vida

Talvez ainda restem algumas ações após a Revisão dos Marcos de Ciclo de Vida e a sanção para começar a próxima fase pode ser a resolução do que ficou pendente. O Gerente de Projeto inicia o trabalho para resolver esses itens.