Conceito: Marco dos Objetivos do Ciclo de Vida
Esta diretriz discute os critérios de avaliação para o Marco de Objetivos do Ciclo de Vida no final da fase de iniciação. O estado dos artefatos básicos também é descrito.
Descrição Principal

Ao final da fase de iniciação está o primeiro marco mais importante do projeto ou o Marco dos Objetivos do Ciclo de Vida. Nesse momento, você analisa os objetivos do ciclo de vida do projeto e decide prosseguir com o projeto ou cancelá-lo.

Critérios de Avaliação

  • Consentimento dos envolvidos sobre a definição do escopo e as estimativas de custo/programação.
  • Consenso de que o conjunto correto de requisitos foi capturado e de que existe uma compreensão compartilhada desses requisitos.
  • Consenso de que as estimativas de custo/programação, as prioridades, os riscos e o processo de desenvolvimento são adequados.
  • Todos os riscos foram identificados e existe uma estratégia atenuante para cada um.

O projeto poderá ser anulado ou completamente repensado caso ele não atinja este marco.

Artefatos

Artefatos Básicos (em ordem de importância) Estado no marco
Visão Os requisitos principais, as características-chave e as principais restrições do projeto foram documentados.
Caso de Negócios Definido e aprovado.
Lista de Riscos Riscos iniciais do projeto identificados.
Plano de Desenvolvimento de Software Identificação das fases iniciais, duração e objetivo de cada uma. Estimativas de recursos (particularmente o tempo, o pessoal e os custos com ambiente de desenvolvimento) no Plano de Desenvolvimento de Software devem ser consistentes com o Caso de Negócio.

A estimativa de recursos pode abranger o projeto inteiro até a liberação, ou apenas uma estimativa de recursos necessários para a fase de elaboração. As estimativas dos recursos necessários ao projeto inteiro devem ser vistas neste ponto como uma "estimativa adivinhada" preliminar. Essa estimativa é atualizada em cada fase e cada iteração, tornando-se mais exata a cada iteração.  

Dependendo das necessidades do projeto, um ou mais artefatos de "Plano" incluídos podem ser concluídos condicionalmente. Um Plano de Aceitação de Produto inicial é geralmente revisado e serve como linha de base. O Plano de Aceitação do Produto é refinado nas iterações subseqüentes à medida que forem descobertos requisitos adicionais. Além disso, os artefatos de "Diretrizes" incluídos estão normalmente em pelo menos um formulário de "rascunho".

Plano de Iteração O plano de iteração para a primeira iteração de Elaboração concluído e analisado.
Processo de Desenvolvimento Adaptações e extensões ao Rational Unified Process, documentadas e revistas. Normalmente, isso inclui os gabaritos e diretrizes específicos do projeto, bem como um caso de desenvolvimento para documentar decisões de adaptação específicas do projeto.
Infra-estrutura de Desenvolvimento

Todas as ferramentas para suportar o projeto são selecionadas. São instaladas as ferramentas necessárias para o trabalho na Iniciação.

Especificamente, o ambiente de Gerenciamento de Configuração deve estar configurado.

Glossário Termos importantes definidos; glossário analisado.
Modelo de Caso de Uso (Agentes, Casos de Uso) Agentes e casos de uso importantes identificados, e fluxos de eventos descritos apenas para os casos de uso mais críticos.

Artefatos Opcionais

Estado no Marco

Modelo de Domínio (também conhecido como Modelo de Análise de Negócio) Os conceitos-chave usados no sistema, documentados e analisados. Usado como uma extensão do Glossário nos casos em que há relacionamentos específicos entre conceitos de captura essencial.
Protótipos Uma ou mais provas de protótipos de conceitos, para suportar a Visão e o Caso de Negócio e para tratar riscos específicos.