Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Centro de Informática (CIn)

Graduação em Ciência da Computação (CC), Engenharia da Computação (EC), e Sistemas de Informação (SI)


Trabalhos de Graduação - 2014.2

1. O Uso de Processos de Gestão na Avaliação da Efetividade da Metodologia PBL na Graduação em Sistemas de Informação

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Agenor Marinho de Sousa Neto

   Área:  Educação / PBL

   Orientador: Simone Cristiane dos Santos

   Avaliador: Patricia Cabral Azevedo Restelli Tedesco 

   Resumo:

O crescimento e o uso contínuo de software em produtos e serviços na sociedade têm demandado a presença de profissionais cada vez mais capacitados e preparados para desenvolver e gerenciar soluções tecnológicas. As empresas têm requisitado pessoas que lidem com a evolução constante das tecnologias, que saibam inovar e tenham perfil proativo para assumir mudanças e melhorias estratégicas de negócio. PBL é uma metodologia pedagógica que se diferencia do modelo tradicional de ensino em virtude do uso de problemas práticos da vida real no processo de aprendizagem, a fim de incentivar o desenvolvimento de habilidades para resolução de problemas. A proposta deste trabalho de conclusão de curso é comprovar a efetividade da adoção de PBL na graduação através da análise do modelo de avaliação autêntica recomendado pela xPBL, além de levantar resultados relevantes na condução de disciplinas na graduação utilizando PBL.

   Apresentação: 2a feira, 02/03/2015, 13:00hs, Auditório do CIn


2. Implantação de uma Ferramenta de Processo Eletrônico numa Organização do Setor Público: Um Relato de Experiência

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Alexandre Amancio de Castro Filho

   Área:  Business Process Management

   Orientador: Carina Frota Alves

   Co-Orientador: George Augusto Valença Santos

   Avaliador: Carla Taciana Lima Lourenço Silva Schuenemann 

   Resumo:

Este trabalho reportará um estudo de caso sobre a implantação de uma ferramenta de processo eletrônico numa organização pública. Seu objetivo é identificar quais são os principais benefícios percebidos para BPM, os desafios da implantação e lacunas que esta ferramenta apresenta em relação à um BPMS. A estrutura do trabalho segue o formato de um relato de experiência, acompanhado de uma visão crítica acerca do caso investigado..

   Apresentação: 2a feira, 02/03/2015, 10:00hs, Sala A-108


3. Interface Gamificada para Aplicativo de Transporte Ubitrans

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: André Albert Silva van Drunen

   Área:  Inteligência Artificial

   Orientador: Patricia Cabral Azevedo Restelli Tedesco

   Avaliador: Ana Carolina Salgado (A CONFIRMAR)

   Resumo:

O Ubitrans é um aplicativo que está em desenvolvimento no Centro de Informática que tem como objetivo oferecer rotas de transporte público usando informações de contexto. O objetivo deste trabalho é a concepção de sua interface de modo que, além da gamificação para incentivo à adesão e permanência de usuários, esta adote os padrões do novo Android 5.0. Além disso, também é proposta uma série de testes com usuários, para validar a qualidade da interface.

   Apresentação: 2a feira, 23/02/2015, 09:00hs, Auditório do CIn


4. Entendendo Abordagens de Gameficação Aplicadas à Educação: Uma Revisão Sistemática da Literatura

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Breno Rafael da Silva Passos

   Área:  Tecnologia em Educação

   Orientador: Simone Cristiane dos Santos

   Avaliador: Vinícius Cardoso Garcia

   Resumo:

Este trabalho reportará uma revisão sistemática da literatura referente ao uso de gameficação na educação. Seu objetivo é identificar quais mecanismos de gameficação são mais utilizados, levantar os principais fatores críticos no uso da gameficação aplicado à educação, identificar o perfil de estudante que melhor se adapta às técnicas de gameficação na educação, analisar os resultados obtidos pela utilização da gameficação no contexto educacional e levantar os principais pontos de dificuldade para utilização da gameficação na educação.

   Apresentação: 2a feira, 02/03/2015, 14:00hs, Auditório do CIn


5. Uma Comparação entre Estratégias de Adaptação de Conteúdo para Dispositivos de Segunda Tela de TV Digital

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Carlos Eduardo Cavalcanti Macêdo

   Área:  TV Digital

   Orientador: Carlos André Guimarães Ferraz

   Avaliador: Juliano Manabu Iyoda

   Resumo:

Este trabalho descreve uma análise qualitativa entre estratégias de adaptação de conteúdo para dispositivos de segunda tela de TV digital. O processo de comparação entre os modelos envolve a construção de dois aplicativos, um de abordagem "estática", e um de abordagem "dinâmica", para disposição de conteúdo para usuários.

   Apresentação: 2a feira, 23/02/2015, 10:00hs, Auditório do CIn


6. Análise do Provador Automático de Sistemas Raccoon

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Carlos Eduardo da Costa Silva

   Área:  Lógica computacional

   Orientador: Frederico Luiz Gonçalves de Freitas

   Avaliador: Jens Otten (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Encontramos no dicionário que lógica pode ser definida como a ciência do raciocínio. Tendo isso em mente, podemos dizer que a motivação para a criação de uma linguagem lógica, primeiro com os filósofos gregos com a Lógica Formal e posteriormente com os matemáticos com a Lógica Simbólica, foi a criação de uma linguagem que pudesse expressar, sem as ambiguidades da linguagem natural e com o rigor necessário, as sentenças matemáticas.

O presente trabalho visa analisar o provador automático de sistemas Raccoon.

   Apresentação: 2a feira, 23/02/2015, 10:30hs, Auditório do CIn


7. Uma abordagem para binarização de documentos históricos manuscritos utilizando combinação de métodos globais e locais adaptativos

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Diego Phoenix Alves Menor

   Área: Processamento de Imagem

   Orientador: Carlos Alexandre Barros de Mello 

   Avaliador: Cleber Zanchettin (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Uma das etapas cruciais e críticas do processamento de imagem é a binarização, onde uma imagem em tons de cinza é convertida para preto e branco, onde os pixels brancos correspondem ao fundo da imagem (background) e os pixels pretos correspondem ao objeto de observação (foreground). No caso de imagens de documentos, o background é o papel e o foreground é a tinta. Imagem de documentos históricos manuscritos, entretanto, possuem peculiaridades que dificultam o processo de binarização, devido basicamente ao desgaste do papel com o tempo. A proposta do trabalho visa o desenvolvimento e análise do método de binarização proposto por Gatos[1], que utiliza uma combinação de métodos globais e locais adaptativos.

Referência:

[1] B. Gatos, K. Ntirogiannis and I. Pratikakis, "A Combined Approach for the Binarization of Handwritten Document Images", Pattern Recognition Letters - Special Issue on Frontiers in Handwriting Processing, vol. 35, no.1, pp. 3-15, Jan. 2014.

   Apresentação: 2a feira, 23/02/2015, 11:00hs, Auditório do CIn


8. Avaliando Soluções Multiagentes de Patrulha Orientada a Eventos

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Diogo Philippini Pontual Branco

   Área: Inteligência Artificial, Agentes, Multiagentes

   Orientador: Geber Ramalho 

   Avaliador: Patricia Cabral Azevedo Restelli Tedesco (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Até recentemente a área de Sistemas Multiagente (SMA), subárea de Inteligência Artificial (IA), não possuia um meio adequado de avaliação de trabalhos nessa área, dificultando sua comparação (Siqueira, 2013)*. Algo inquietante, dado a importância que SMAs possuem, vista suas várias aplicações tanto na IA como fora dela. Siqueira (2013) propõe o benchmark PMAOE (Patrulha Multiagente Orientada a Eventos) como forma de avaliar SMAs e se baseia no problema da Patrulha Multiagente (PMA).

Nessa tese de graduação, propõe-se testar o PMAOE em cenários mais complexos afim de verificá-lo mais a fundo, dado sua importância e seu grande potencial de uso na área.

* Siqueira M. Desenvolvimento de Benchmarks para Sistemas Multiagente: o caso da Patrulha Orientada a Eventos, Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Informática, Recife, PE, Feb. 2013.

   Apresentação: 2a feira, 23/02/2015, 11:30hs, Auditório do CIn


9. Uma Técnica de Análise de Requisitos para Projetos Ágeis

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Eduado Maia da Fonte

   Área:  Análise de Requisitos e Sistemas

   Orientador: Fernanda Maria Ribeiro de Alencar

   Avaliador: Robson do Nascimento Fidalgo

   Resumo:

A análise de requisitos possui um papel primordial no processo de desenvolvimento de software. É nessa etapa em que o sistema será definido para posteriormente ser desenvolvido pela equipe. Com o surgimento das metodologias ágeis de projeto, a análise de requisitos sofreu mudanças para buscar uma melhor adaptação. Este trabalho visa propor uma técnica de análise de requisitos para projetos ágeis, em especial os que utilizam a metodologia SCRUM. Nele será descrito cada uma das atividades do analista de requisitos e como cada uma das atividades é executada na prática utilizando uma fábrica de software do Recife como ambiente experimental.

   Apresentação: 5a feira, 05/03/2015, 08:00hs, Departamento de Eletrônica (sala a confirmar)


10. Speaker Verification Using Adapted Gaussian Mixture Models

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Eduardo Martins Barros de Albuquerque Tenório

   Área:  Reconhecimento de Locutor, Processamento de Voz, Aprendizagem de Máquina

   Orientador: Tsang Ing Ren

   Avaliador: George Darmiton da Cunha Cavalcanti (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Este Trabalho de Graduação tem por objetivo reproduzir o trabalho feito por Douglas A. Reynolds em [1]: classificar um locutor como "registrado" ou "impostor" em uma base, através do Teste de Razão de Verossimilhança (Likelihood Ratio Test) utilizando Gaussian Misture Models (GMMs) para modelar as locuções dos locutores, bem como Universal Background Model (UBM)-GMM como modelo universal para os demais locutores. Os GMMs de cada locutor são derivados do UBM-GMM através da adaptação Bayesiana. Adicionalmente, o uso de Fractional Covariance Matrix (FCM) será utilizado como experimento de melhora dos resultados obtidos com o GMM adaptativo.

   Apresentação: 2a feira, 23/02/2015, 14:30hs, Auditório do CIn


11. Análise de Extratores de Característica para Reconhecimento de Face

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Felipe Salgueiro Oliveira e Silva

   Área:  Reconhecimento de Face, Extração de Características

   Orientador: Tsang Ing Ren

   Avaliador: George Darmiton da Cunha Cavalcanti (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Reconhecimento de face tem sido uma área ativa de pesquisa desde seu surgimento em 1954 até os dias atuais, se intensificando nas últimas décadas. Apesar dos avanços trazidos pelas técnicas recentes, o problema geral de reconhecimento de face continua em aberto, já que a maioria dos sistemas atuais apenas alcançam bom resultados quando certas condições de restrição são estabelecidas. Neste trabalho iremos focar apenas em um dos estágios do processo de reconhecimento de face: a extração de características. Inúmeras técnicas de extração de características foram desenvolvidas nas últimas décadas, porém em geral elas são consideradas individualmente. O objetivo geral deste trabalho é a análise das técnicas de extração de características existentes, realizando um estudo comparativo das vantagens e desvantagens de cada uma.

   Apresentação: 2a feira, 23/02/2015, 15:00hs, Auditório do CIn


12. Protótipo de um Sistema para Auxiliar o Professor na Criação do Plano de Curso

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Filipe Amado Vieira

   Área:  Mídias e Interfaces

   Orientador: Alex Sandro Gomes

   Avaliador: Bernadette Farias Lóscio (A CONFIRMAR)

   Resumo:

O objetivo deste trabalho é auxiliar o professor durante uma das etapas do processo de planejamento de ensino: a criação do plano de curso. Para tanto, será feita a concepção e a avaliação de uma solução computacional, que possui as ferramentas necessárias para diminuir a complexidade e facilitar a elaboração do plano. Ela será desenvolvida utilizando técnicas e processos de design centrado no usuário, para identificar necessidades, gerar alternativas e validar as hipóteses.

   Apresentação: 2a feira, 23/02/2015, 15:30hs, Auditório do CIn


13. Suporte a Interfaces Bidimensionais para Exceções em Java na Plataforma de Desenvolvimento Eclipse

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Filipe Marques Chaves de Arruda

   Área:  Engenharia de Software

   Orientador: Fernando Jose Castor de Lima Filho

   Avaliador: Paulo Borba (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Apesar de não exclusivamente relacionado às linguagens orientadas a objeto, a maioria das linguagens modernas deste paradigma utilizam o conceito de exceções para identificar e tratar o desvio no fluxo lógico esperado pela especificação do software. Porém, existem problemas inerentes às interfaces usadas em Java. A cláusula throws, por exemplo, é suficiente para analisar o fluxo de exceções numa visão local e restrita, porém é ineficiente num contexto global tanto para controle quanto para manutenção. Para contornar esse problema, foi proposta uma extensão à linguagem, chamada EPiC-Java, que provê uma  sintaxe especial para especificar o fluxo da exceções desde os locais de lançamento até os de tratamento. Para torná-la viável, este trabalho visa concretizar a sintaxe proposta implementando uma ferramenta de suporte ao EPiC-Java no ambiente de desenvolvimento Eclipse.

   Apresentação: 2a feira, 23/02/2015, 16:00hs, Auditório do CIn


14. Utilização de Técnicas de Mineração de Dados Para a Previsão de Risco de Sinistro no Mercado de Seguros

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Flávia Porto Costa

   Área:  Mineração de Dados / Inteligência Artificial

   Orientador: Germano Crispim Vasconcelos

   Avaliador: Cleber Zanchettin (A CONFIRMAR)

   Resumo:

O objetivo geral desse estudo é, através da mineração de dados, realizar uma análise do desempenho de duas técnicas de aprendizagem de máquina (Rede neural e Árvore de decisão) quando aplicadas a um banco de dados para avaliar o risco de sinistro de seguros.

   Apresentação: 2a feira, 23/02/2015, 16:30hs, Auditório do CIn


15. Avaliação de Técnicas de Filtragem Colaborativa para Sistemas de Recomendação

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Flávio de Holanda Cavalcanti Júnior

   Área: Inteligência Artificial

   Orientador: Germano Crispim Vasconcelos

   Avaliador: Cleber Zanchettin (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Este trabalho busca analisar técnicas de recomendação, e devido pré-processamento de dados, utilizadas em sistemas de recomendação, com foco na abordagem por “filtragem colaborativa”, mais comumente encontrada em sistemas de e-commerce.

   Apresentação: 2a feira, 23/02/2015, 17:00hs, Auditório do CIn


16. Sequor: uma ferramenta para rastreamento ocular

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Gabriel José Barreto de Lima

   Área: Mídias e Interação

   Orientador: Denis da Silva Silveira

   Avaliador: Alex Sandro Gomes (A CONFIRMAR)

   Resumo:

O objetivo deste projeto é implementar uma ferramenta que auxilie o projetista/avaliador de software a testar interfaces com o auxílio do usuário final por meio de um rastreamento ocular. A ideia é projetar e modelar uma ferramenta que possibilite mapear o rastreamento dos movimentos oculares dos usuários por meio da identificação das suas pupilas, para tal o programa deverá utilizar uma webcam para tentar determinar o caminho feito pelos olhos do usuário ao navegar por uma interface. Uma vez rastreado o caminho percorrido pelos olhos do usuário, o projetista da aplicação poderá aperfeiçoar as suas interfaces, que, se bem projetadas, poderão tornar-se uma fonte de motivação para o usuário.

   Apresentação: 2a feira, 23/02/2015, 17:30hs, Auditório do CIn


17. Estudo sobre Rastreamento Baseado em Características Naturais para Aplicações de Realidade Aumentada em Dispositivos Móveis

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Guilherme Reis da Rocha Borba Marques

   Área: Rastreamento

   Orientador: Veronica Teichrieb

   Avaliador: Silvio Melo

   Resumo:

O trabalho proposto investigará técnicas de rastreamento baseado em características naturais, focando em dispositivos móveis. O rastreamento a ser realizado levará em consideração características invariantes locais das imagens. Serão implementadas duas soluções para a plataforma Android. Ambas utilizarão OpenCV. A primeira fará a paralelização do "pipeline" de rastreamento (extração de características, casamento, filtragem "outliers" e cálculo da pose) utilizando a biblioteca TBB. A segunda transferirá a complexidade do rastreamento para um servidor, que será um PC Desktop, ficando o cliente (um dispositivo móvel) responsável apenas por enviar os frames capturados pela câmera e renderizar objetos sobre a cena, utilizando os dados retornados pelo servidor.

   Apresentação: 3a feira, 24/02/2015, 08:00hs, Auditório do CIn


18. Redes Automotivas: A Prototipação do CAN (Controller Area Network) em uma Placa Arduino

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: João Gabriel Cordeiro Darce Prazeres

   Área: Redes Automotivas

   Orientador: Divanilson Rodrigo de Sousa Campelo

   Avaliador: Manoel Eusébio

   Resumo:

Com a evolução da internet, seus usuários estão cada vez mais condicionados a viver de seus serviços em todos os locais possíveis. Isso também faz com que o protocolo Ethernet se torne atrativo em um automóvel, para que o mesmo consiga trocar mensagens com o mundo externo sem a necessidade de um gateway que transforme a mensagem Ethernet na mensagem de outro protocolo de rede (ex.: CAN) e vice versa. Este trabalho busca demonstrar esta troca de mensagens entre o automóvel e uma aplicação externa explorando os protocolos de rede CAN e Ethernet. O trabalho apresenta um gateway desenvolvido com a finalidade de captar uma mensagem Ethernet de uma aplicação externa ao veículo, transformá-la em uma mensagem CAN, e enviá-la através da rede interna ao veículo. De mesmo modo, informações sobre o estado atual do veículo (ex.: velocidade) são transformadas de mensagem CAN para mensagem Ethernet a fim de serem visualizadas em uma aplicação exterior ao veículo.

   Apresentação: 3a feira, 03/03/2015, 09:00hs, (local a confirmar)


19. OpenCIn - Dados Abertos e Interligados Acerca dos Docentes do Centro de Informática

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Jônatas de Lira Rocha

   Área:  Banco de Dados

   Orientador: Bernadette Farias Lóscio

   Avaliador: Ana Carolina Salgado (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Apesar do Centro de Informática ser considerado um dos mais competentes centros de informática em toda a América Latina [3], ele ainda não possui um portal com o dados abertos com as informações descritas em RDF, por isso meu trabalho propõe um repositório de dados abertos sobre os docentes do centro. Quando concluído, esse repositório irá trazer várias informações relevantes sobre os professores e permitir que sejam produzidas várias aplicações usando essa base de dados.

   Apresentação: 3a feira, 24/02/2015, 09:00hs, Auditório do CIn


20. Um Guia de Boas Práticas para Gestão de Mudanças em Projetos de BPM aplicados no setor público

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Jorge Augusto de Melo Magalhães Lyra

   Área:  Business Process Management

   Orientador: Carina Frota Alves

   Co-Orientador: Iveruska Jatobá Arteiro

   Avaliador: Carla Taciana Lima Lourenço Silva Schuenemann (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Este trabalho trará uma visão geral sobre cultura organizacional e valores culturais essenciais às iniciativas de BPM (Business Process Management). Ele analisará os modelos de Gestão de Mudanças existentes na literatura. E por fim, utilizando-se da análise anterior, apresentará um Guia de Boas Práticas para Gestão de Mudanças em Projetos de BPM aplicados no setor público.

   Apresentação: 3a feira, 24/02/2015, 09:30hs, Auditório do CIn


21. Experiência de Usuário na Identificação em TV Digital

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: José Araújo da SIlva Neto

   Área:  TV Digital

   Orientador: Carlos André Guimarães Ferraz

   Avaliador: Kiev Santos da Gama

   Resumo:

Esse trabalho irá estudar e analisar como as diversas maneiras de autenticação de usuário influenciam na experiência do mesmo ao se utilizar a TV Digital. Serão testados vários destes métodos, com protótipos de média e alta fidelidade e em diversas faixas de públicos. O primeiro momento será dedicado a pesquisar os métodos principais de autenticação e definição de contexto. Posteriormente, serão feitos testes de usabilidade e experiência com os protótipos para avaliar a qualidade e definir um nível de aceitação por parte do usuário para cada tecnologia.

   Apresentação: 3a feira, 24/02/2015, 10:00hs, Auditório do CIn


22. Design de serviço: concepção de uma nova experiência de ensino-aprendizagem no ensino médio com o uso de tecnologias digitais

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: José Victor de Macedo Araújo

   Área: Design de serviço

   Orientador: Alex Sandro Gomes

   Avaliador: Simone Cristiane dos Santos (A CONFIRMAR)

   Resumo:

O design de serviço é um novo ramo do design, que trata da relação entre as pessoas, o cenário, os processos e o chamado ponto de contato do serviço. A partir do design de serviço, é possível melhorar serviços existentes ou criar novos, oferecendo aos usuários uma experiência mais completa e mais positiva. O objetivo deste trabalho é propor uma nova experiência de ensino-aprendizagem aos alunos dentro da sala de aula e fora dela, no ensino-médio com o uso de tecnologias digitais, fazendo com que os alunos experimentem algo prazeroso e excitante em busca conhecimento. Aqui o serviço em questão é a própria aula. Os elementos e fatores que compõem um serviço segundo a ótica do design de serviço serão sobrepostos pelos respectivos elementos de uma aula: a sala de aula, os professores, os alunos, os pais dos alunos, os materiais utilizados entre outros.

   Apresentação: 3a feira, 24/02/2015, 10:30hs, Auditório do CIn


23. Cálculos de Mapas de Ocupação Através de Múltiplos Mapas de Disparidade

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Joselmo Alberto Cabral Júnior

   Área:  Realidade Virtual e Aumentada

   Orientador: Judith Kelner

   Avaliador: Silvio Melo

   Resumo:

Nos últimos anos o papel de robôs e agentes autônomos na sociedade tem crescido continuamente. Robôs estão sendo utilizados na indústria, para suporte médico, para entretenimento e também para localização de objetos e pessoas. Pesquisas recentes têm sido voltadas ao desenvolvimento de robôs humanoides capazes de realizar tarefas complexas, como auxiliar humanos e realizar de tarefas perigosas autonomamente, que requerem um nível de percepção e interação com o ambiente difícil de serem implementados. Este trabalho irá fazer uma avaliação de algoritmos de fusão de mapas de disparidade, sob os aspectos de custo e confiabilidade do resultado assim como indicar os melhores algoritmos para casos de visão em ambientes ruidosos, o estudo de caso será o ambiente submarino.

   Apresentação: 2a feira, 26/01/2015, ??:00hs, ????


24. Aplicando regras de programação para refatoração de programas em Dafny: uma linguagem imperativa com especificação nativa

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Larissa Oliveira Ribeiro da Paz

   Área:  Engenharia de Software

   Orientador: Márcio Lopes Cornélio

   Avaliador: Alexandre Cabral Mota 

   Resumo:

O objetivo deste Trabalho de Graduação é investigar como mudanças em código fonte escrito na linguagem Dafny podem ser realizadas de maneira sistemática utilizando leis de programação. Nesta direção, é necessário que, levando em consideração construções presentes em Dafny, as leis de programação sejam adaptadas para Dafny. Por exemplo, leis que lidam com contratos de software escritas para a linguagem JML serão avaliadas para adaptação para Dafny. Transformações de programas escritas para linguagens funcionais como Haskell e Erlang serão também avaliadas a fim de determinar quais podem ser adaptadas para Dafny.

   Apresentação: 3a feira, 24/02/2015, 11:00hs, Auditório do CIn


25. Modelo RTL sintetizável em FPGA de unidade de operações aritméticas, lógicas e de conversão sob números em formato de ponto flutuante

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Lucas Fernando da Silva Cambuim

   Área: Hardware, sistemas embarcados

   Orientador: Edna Natividade da Silva Barros

   Avaliador: Adriano Sarmento (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Esse trabalho descreve o desenvolvimento em hardware de uma unidade que oferece operações aritméticas, lógicas e de comparação com números no formato de ponto flutuante de acordo com o padrão IEEE-754. Essa unidade oferece no total 25 instruções e cada uma delas trabalha tanto no formato de precisão simples (32 bits) como no formato de precisão dupla (64 bits). O desenvolvimento dessa unidade foi feito na linguagem system-Verilog no nível de abstração RTL com prototipação em FPGA. Diversas etapas foram realizadas para desenvolver e validar a implementação dessa unidade dentre elas, a etapa de verificação funcional e a etapa de síntese lógica. Para a verificação funcional, foi utilizada a metodologia OVM-tpi, validando completamente o modelo através de um conjunto de dados randômicos. Para depuração foi usada a ferramenta ModelSim da Altera, validando parcialmente através de um conjunto de casos de teste. Para síntese foram utilizadas as ferramentas Synplify da Synopsys e a ferramenta Quartus 13.1 da Altera para o mapeamento tecnológico no FPGA DE-2 35 da Altera. A estimativa de frequência dessa unidade extraída da ferramenta Synplify é de 50 MHz. No contexto de outro projeto de pesquisa, a unidade desenvolvida foi utilizada com sucesso na implementação de um acelerador de hardware para limiarização e segmentação de imagens, o que também contribuiu para a validação dessa unidade.

   Apresentação: 3a feira, 24/02/2015, 11:30hs, Auditório do CIn


26. Rastreamento de faces em video utilizando aprendizado incremental

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Luciano Augusto Albuquerque Farias

   Área:  Visão Computacional

   Orientador: Carlos Alexandre Barros de Mello 

   Avaliador: Tsang Ing Ren (A CONFIRMAR)

   Resumo:

EDetecção automática de faces e rastreamento são tecnologias que, dado o avanço rápido da área de visão computacional, tem se tornado mais pertinentes e aplicáveis a diversas situações, como interação humano-máquina, biometria, vigilância e segurança. O trabalho avaliará os métodos existentes tanto de detecção de faces como de rastreamento de objetos em video, tendo como objetivo encontrar uma composição de algoritmos que consiga, em tempo real, encontrar faces em um vídeo e rastreá-las, adaptando-se a mudanças na face sendo rastreada (como mudar o ângulo do rosto, ou adicionar um chapéu, ou sair do frame e voltar em outra posição), sem um treinamento prévio da mesma.

   Apresentação: 3a feira, 24/02/2015, 14:00hs, Auditório do CIn


27. Estudo Comparativo Entre Sistemas de Banco de Dados NoSQL e Relacional no Contexto Big Data

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Marcelo Nascimento Oliveira

   Área: Banco de dados

   Orientador: Fernando da Fonseca de Souza

   Avaliador: Robson do Nascimento Fidalgo 

   Resumo:

Este trabalho tem como objetivo produzir uma análise comparativa entre as categorias de SGBD relacional e NoSQL. O estudo será feito a partir de dois SGBD comerciais, sendo um de cada tipo. Primeiramente será feita uma breve discussão sobre os princípios ACID e BASE, explicitando o que esses princípios garantem aos modelos relacional e NoSQL, respectivamente. Em seguida, os dois SGBD escolhidos serão comparados em relação aos critérios de desempenho, escalabilidade, custos e segurança. Por fim, será feita uma compilação dos resultados obtidos em cada comparação, que servirá como base para a indicação de possíveis grupos de aplicações em que cada um dos modelos de SGBD mais se adequa.

   Apresentação: 3a feira, 24/02/2015, 10:00hs, Sala D-224


28. OpenAFS: Oferecendo suporte para IPv6

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Márcio Brito Barbosa

   Área: Redes e sistemas distribuídos

   Orientador: Stênio Flávio de Lacerda Fernandes

   Avaliador: Judith Kelner

   Resumo:

O objetivo deste trabalho de graduação consiste em fazer com que o servidor de arquivos do sistema de arquivos distribuído OpenAFS ofereça suporte ao protocolo IPv6.

   Apresentação: 3a feira, 24/02/2015, 15:00hs, Auditório do CIn


29. SQL x NoSQL: Análise de desempenho do uso do MongoDB em relação ao uso do PostgreSQL

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Marcos André Pereira Martins Filho

   Área: Banco de dados

   Orientador: Fernando da Fonseca de Souza

   Avaliador: Ana Carolina Salgado 

   Resumo:

Com o advento da web 2.0 e a enorme quantidade de dados circulando na rede, algumas empresas, que encontraram limitações na forma relacional do gerenciamento de dados, se viram obrigadas a procurar por alternativas não-relacionais.

 O trabalho visa fazer uma comparação de desempenho entre o modelo clássico de SGBD relacional, representado pelo PostgreSQL e o modelo novo que está em ascensão, o NoSQL, que é representado pelo MongoDB.

   Apresentação: 5a feira, 19/02/2015, 09:00hs, Sala A-108

30. Análise Semântica de um Matcher de Ontologias

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Nicolle Chaves Cysneiros

   Área: Banco de Dados

   Orientador: Ana Carolina Salgado

   Avaliador: Bernadette Farias Lóscio (A CONFIRMAR)

   Resumo:

O volume de dados disponíveis em fontes de dados distintas e conectadas vêm crescendo, juntamente com a necessidade de extrair informações consistentes dessas fontes. O problema de integração de dados descritos por esquemas diferentes envolve a geração de um mapeamento entre conceitos do esquema, conhecida como a operação de matching. Ao longo dos últimos dez anos, diversas técnicas de matching de esquemas foram desenvolvidas, incluindo algoritmos que buscam estender as correspondências entre termos para além do nível sintático, chegando ao nível semântico do relacionamento entre conceitos. Esse Trabalho de Graduação propõe a análise das correspondências semânticas geradas pelo matcher semântico SemMatcher.

   Apresentação: 3a feira, 24/02/2015, 16:00hs, Auditório do CIn


31. Um Esquema de Aproximação Eficiente para o Problema do Bin Packing Unidimensional

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Otávio Lucas Alves da Silva

   Área: Otimização Combinatória

   Orientador: Ricardo Martins de Abreu Silva

   Avaliador: Kátia Guimarães (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Entre os problemas NP-difíceis de otimização combinatória, o problema do Bin Packing Unidimensional tem um grande destaque. Este destaque é tanto de natureza teórica - grau de aproximabilidade para o problema, algoritmos de aproximação utilizando instâncias relaxadas - como de natureza prática - e.g. problemas de empacotamento. O projeto propõe o estudo do estado da arte para o problema, análise teórica de três algoritmos propostos por Karp e Karmarkar em 1982 tão quanto suas implementações, validação e análise experimental. Estes três algoritmos, nunca antes implementados, detém uma taxa de aproximação assintoticamente melhor que os principais algoritmos de aproximação para o problema: Best Fit, Worst Fit e First Fit.

   Apresentação: 3a feira, 24/02/2015, 16:30hs, Auditório do CIn


32. 2D Feature Distance Estimation for Indoor Environments using 2D laser range data

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Paulo Fernando Aragao Alves Junior

   Área: Processamento de sinais, Detecção de características do ambiente, Robótica

   Orientador: Aluizio Fausto Ribeiro Araújo

   Avaliador: Hansenclever de França Bassani (A CONFIRMAR)

   Resumo:

O primeiro passo para a localização de robôs em ambientes indoors ocorre através da percepção e modelagem do ambiente com o auxílio de sensores diversos. Sensores laser 2D se mostram adequados para percepção e modelagem de ambientes indoors, pois geram um baixo volume de dados com presença reduzida de ruídos.

O objetivo do presente trabalho é desenvolver um sistema de detecção de features 2d naturais e de estimação da distâncias entre elas.

A detecção das features ocorrerá indoors  com o auxílio de dados provenientes de um laser scanner 2D. No contexto desse trabalho, features são características do ambiente que podem ser matematicamente descritas.

   Apresentação: 3a feira, 24/02/2015, 17:00hs, Auditório do CIn


33. Um processo para manutenção da consistência de interfaces integradas ao Amadeus

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Paulo Henrique da Cruz Pereira

   Área: Mídias e Interação

   Orientador: Alex Sandro Gomes

   Avaliador: Fernando da Fonseca de Souza

   Resumo:

O Amadeus é um ambiente de ensino a distância desenvolvido pelo CCTE (CIn - UFPE) e se caracteriza por ser um software livre e de código aberto. Este trabalho tem como principal objetivo criar um processo de integração para colaborações realizadas pela comunidade Amadeus. Além disso serão criadas diretrizes visando a manutenção da integridade das interfaces, e a partir delas analisar uma recente contribuição ao Amadeus.

   Apresentação: 2a feira, 02/03/2015, 11:00hs, Sala A-106


34. Sistema de Recomendação de Alimentação sensível ao contexto

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Pedro Henrique Mendes Xavier

   Área: Computação Ubíqua / Sensibilidade a contexo

   Orientador: Carlos André Guimarães Ferraz

   Avaliador: Ana Carolina Salgado (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Este trabalho visa criar e mostrar o funcionamento de um sistema de recomendação de alimentação sensível à contexto, onde o sistema irá mostrar para o usuário uma(ou mais) opção de refeição, de acordo com o contexto em que o usuário se encontra, preferências, localização, condição de saúde entre outros. Neste trabalho também será estudado um pouco como os sistemas automáticos de sugestões sensíveis a contexto operam e definem quais informações são relevantes para o contexto. Serão também utilizadas as APIs online de redes sociais como forma de obter informações relevantes de contexto.

   Apresentação: 4a feira, 25/02/2015, 08:00hs, Auditório do CIn


35. Avaliação do Sistema DLEANCOP na Resolução de Problemas de Lógica Descritiva

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Rafael Beckman Costa

   Área:  Lógica computacional

   Orientador: Frederico Luiz Gonçalves de Freitas

   Avaliador: Bernadette Farias Lóscio  (A CONFIRMAR)

   Resumo:

O Dleancop é um software criado com o objetivo de solucionar problemas de Lógica Descritiva e fornecer um formalismo lógico para Ontologias (modelos de dados que representam um conjunto de conceitos dentro de um domínio e o relacionamento entre ele). Será feita uma avaliação desse sistema, analisando suas capacidade de solucionar problemas dessa espécie, assim como a performance com que ele trabalha.

   Apresentação: 4a feira, 25/02/2015, 08:30hs, Auditório do CIn


36. Um estudo sobre a influência da comunicação no consumo de energia em dispositivos móveis

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Rafael Lucena Cavalcanti de Oliveira

   Área: Mobile Development

   Orientador: Carlos André Guimaraes Ferraz

   Avaliador: Kelvin Lopes Dias (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Um dos principais desafios para o desenvolvimento de softwares e dispositivos móveis é o consumo de energia que não acompanhou o desenvolvimento de soluções que visam aperfeiçoar a performance de tais dispositivos. Dessa forma, o objetivo desse trabalho de graduação é estudar a influência da comunicação em rede (Wi-fi, 3G) desses dispositivos sobre o consumo de bateria dos dispositivos. Será realizado um estudo para posteriormente ser proposto um protótipo de aplicação móvel que através do contexto do usuário proponha melhorias com o objetivo de aumentar a vida útil da bateria do dispositivo.

   Apresentação: 4a feira, 25/02/2015, 09:00hs, Auditório do CIn


37. Uma metodologia para aprimoramento do Video Colortoning

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Renato Oliveira dos Santos

   Área: Processamento digital de imagens

   Orientador: Tsang Ing Ren

   Avaliador: George Darmiton da Cunha Cavalcanti (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Em meio aos costumes das pessoas no mundo hoje, em que a tecnologia se torna presente em quase todas as atividades do cotidiano, existe o hábito cada vez mais frequente de compartilhar fotos e vídeos, principalmente em redes sociais, de momentos e situações que aconteceram. Isso gera uma necessidade maior de recursos na rede, como aumento de banda, para comportar o crescente fluxo desses tipos de dados; o que, no contexto no Brasil, e tomando o exemplo das redes móveis, deixa muito a desejar. Esse trabalho tem como proposta aprimorar a técnica chamada Video Colortoning. Ela é uma técnica de processamento digital de imagens aplicada a vídeos, com o objetivo de diminuir o tamanho de arquivos de vídeos, mantendo a qualidade. A sua utilização e o seu aprimoramento garantiriam uma maior viabilidade no envio de arquivos de vídeo através de redes com banda limitada, como é no caso das redes móveis no Brasil.

     Apresentação: 4a feira, 25/02/2015, 09:30hs, Auditório do CIn


38. High-level Authoring Tools in Augmented Reality: Analysis and Case Study

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Roberta Cabral Mota

   Área: Realidade Aumentada

   Orientador: Veronica Teichrieb

   Avaliador: Geber Lisboa Ramalho (A CONFIRMAR)

   Resumo:

This work aims at analyzing high-level AR authoring tools in both commercial and academic realms. First, the analysis will examine the architecture of such tools, besides understanding the dataflow of development and access to the AR content. Following, the different tools will be classified according to their architectures, besides identifying both benefits and limitations of each of these models. The two steps previously mentioned will allow the creation of a case study, in which a high-level AR authoring tool will be developed to suit one of the previously established architecture models. Finally, users with no technical expertise will test the tool with the purpose of examining if it indeed facilitates the development of AR content.

   Apresentação: ? feira, ??/02/2015, ??:00hs, Auditório do CIn


39. Calibração de Múltiplas Câmeras para Utilização em Ambientes Submersos

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Rodrigo José Batista Costa Santos

   Área: Visão computacional

   Orientador: Judith Kelner

   Avaliador: Pedro Machado Manhaes de Castro (A CONFIRMAR)

   Resumo:

Calibração de câmeras é a primeira etapa para diversos algoritmos de visão computacional e essencial para obtenção de resultados precisos. O objetivo desse trabalho é implementar uma calibração acurada para ambientes submersos. Para isso faz-se necessário modelar o problema de acordo com os desafios apresentados pelo ambiente. Dentre os desafios encontrados pode-se citar a mudança do índice de refração do ar e na água, acentuada distorção radial das câmeras, imagens de baixa resolução, ambiente ruidoso e com pouca iluminação.

     Apresentação: 4a feira, 25/02/2015, 10:00hs, Auditório do CIn


40. Sistemas de Informação Pessoais na Era Mobile: Uma Proposta de Taxonomia

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Sebastião Alvino de Lima Filho

   Área: Sistemas de Informação Pessoais

   Orientador: Kiev Santos da Gama

   Avaliador: Carla Taciana Lima Lourenço Silva Schuenemann (A CONFIRMAR)

   Resumo:

O objetivo deste trabalho de graduação é desenvolver uma análise sistemática dos sistemas de informação encontrados no ambiente mobile, voltados para o gerenciamento de informações pessoais, buscando identificar características e requisitos específicos ou genéricos desses sistemas, e tentar a partir dessa análise propor uma taxonomia destes. Além da taxonomia em si, também enxergamos como uma contribuição desse trabalho a promoção do reuso de requisitos, pelo fato de que a taxonomia proposta pode trazer um direcionamento para quais requisitos seriam mais adequados para uma determinada categoria de sistema. Desse modo, teríamos por meio do reuso dos requisitos um aumento na qualidade do produto e na produtividade do processo.

     Apresentação: 4a feira, 25/02/2015, 10:30hs, Auditório do CIn


41. Avaliação da Técnica Type­2 Fuzzy GMM para Verificação de Locutor Independente de Texto em Ambientes Ruidosos

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Sérgio Renan Ferreira Vieira

   Área: Processamento de Sinais & Reconhecimento de Padrões/Biometria

   Orientador: Tsang Ing Ren

   Avaliador: George Darmiton da Cunha Cavalcanti (A CONFIRMAR)

   Resumo:

À medida que sistemas computacionais modernos avançam em caminho da ubiquidade, aumenta a necessidade de uma autenticação de usuários mais segura. Sistemas biométricos são uma interessante alternativa por fazer uso de medidas biológicas únicas a cada ser humano e, portanto, mais difíceis de serem reproduzidas. Nesse cenário, a biometria de voz ganha destaque em aplicações móveis através de sistemas de Verificação de Locutor Independente de Texto (VLIT). Nessa área foi desenvolvida uma arquitetura VLIT com uso do framework Type-2 Fuzzy GMM que estima as incertezas, provocadas por ruído, de um modelo estatístico de locutor. No entanto, essa estimação de incertezas apresenta bom desempenho apenas em cenários de teste pouco robustos ao ruído. Sendo assim, este trabalho tem como objetivos: (i) avaliar e; (ii) reformular a estimação de incertezas citada, através de testes em cenários críticos à robustez ao ruído.

     Apresentação: 4a feira, 25/02/2015, 11:00hs, Auditório do CIn


42. Aprendizagem de máquina para reconhecimento automático de vasos sanguíneos em exames de oftalmoscopia por regressão logística

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Silas Ferreira Gomes Pedrosa

   Área: Visão Computacional

   Orientador: Adriano Augusto Moraes Sarmento

   Avaliador: Patricia Cabral Azevedo Restelli Tedesco (A CONFIRMAR)

   Resumo:

O intuito deste trabalho é propor uma abordagem para a detecção automática de vasos sanguíneos em exames de oftalmoscopia por meio de aprendizagem de máquina, utilizando a técnica de regressão logística. Primeiramente, será feita uma explanação superficial sobre o exame oftalmológico utilizado nos estudos aqui apresentados, a oftalmoscopia. Em seguida, conceitos básicos de processamento digital de sinais intensamente referenciados neste trabalho serão abordados. Por fim, conceitos gerais de aprendizagem de máquina e de regressão logística serão apresentados. Após a criação desta base de conhecimento, trabalhos que resolvem o mesmo problema, porém por meios diferentes, serão analisados. A nova abordagem proposta aqui será, então, apresentada e comparada com os outros trabalhos discutidos previamente.

     Apresentação: 4a feira, 25/02/2015, 11:30hs, Auditório do CIn


43. Critérios de cobertura de testes gerados a partir de linguagem natural

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Tomaz de Aquino dos Santos Junior

   Área: Engenharia de Software

   Orientador: Augusto Sampaio

   Co-Orientador: Gustavo Carvalho

   Avaliador: Juliano Iyoda 

   Resumo:

O CIn UFPE em parceria com a Embraer criou a ferramenta NAT2TEST, capaz de criar testes prontos para serem executados, a partir de linguagem natural. Esta abordagem se utiliza da álgebra de processos CSP juntamente com a ferramenta FDR e Z3, estas processam uma Linguagem Natural Controlada após o processo de análise sintática e semântica.  

O objetivo deste TG é definir e implementar a geração de casos de teste a partir de critérios de cobertura relevantes ao contexto do NAT2TEST.

Serão implementados os seguintes critérios de cobertura, além de outros que sejam julgados necessários ao longo do projeto:

1. Quantidade mínima de ciclos temporais presentes nos traces CSP;

2. Casos de teste que cobrem pelo menos todos os requisitos descritos na LNC;

3. MC/DC [14] das condições descritas pelos requisitos;

4. Caminhos e estados no modelo operacional (LTS-Labelled Transition System) gerado por FDR a partir da especificação CSP

     Apresentação: 4a feira, 25/02/2015, 14:00hs, Auditório do CIn


44. Aplicação de uma Metodologia de BPM em uma Organização do Setor Elétrico

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Vandson Tenório de Oliveira Araújo

   Área: Business Process Management

   Orientador: Carla Taciana Lima Lourenço Silva Schuenemann

   Avaliador: Carina Frota Alves 

   Resumo:

Este trabalho visa investigar os fatores envolvidos durante a implantação de uma metodologia de gestão de processos de negócio dentro de uma organização privada. Seu objetivo é identificar quais são os principais benefícios para a organização privada com a implantação de uma metodologia BPM, os desafios desta implantação e com isso realizar uma customização da metodologia EBPM para a organização a ser estudada.

     Apresentação: 2a feira, 02/03/2015, 11:00hs, Sala A-108


45. Um estudo sobre estratégias de sincronia de dados em dispositivos móveis

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Victor Chaves Casé

   Área: Engenharia de Software/Desenvolvimento de aplicações móveis/Sincronização de Dados

   Orientador: Vinicius Cardoso Garcia 

   Co-Orientador: Lenildo de Morais

   Avaliador: Kiev Santos da Gama 

   Resumo:

Este trabalho tem como objetivo realizar um análise exploratória sobre as técnicas e estratégias de sincronização de dados baseadas em dispositivos móveis. Veremos os padrões de projetos que

contemplam as boas práticas de cada tipo de comunicação, entre dispositivos ( p2p ) ou entre cloud storages. A motivação deste trabalho é permitir uma escolha da estratégia a ser adotada a depender do cenário desejado. Para isso, iremos abordar, por exemplo, técnicas como Polling, LongPolling, Push/Pull Notification, entre outras. Estudar como o mercado está consumindo essas tecnologias e transformando em produtos de armazenamento e sincronização de dados, como o Dropbox, Google Drive, Ustore entre outras, é importante para que possamos comprovar a utilização destas técnicas.

     Apresentação: 6a feira, 27/02/2015, 13:00hs, Sala A002


46. Evolução de modelo conceitual de sistema de informação para planejamento e compartilhamento de planos de aula

   (Proposta inicial: aqui) 

   Autor: Wellton Thiago Machado Ferreira

   Área: Mídias e Interação

   Orientador: Alex Sandro Gomes

   Avaliador: Geber Ramalho (A CONFIRMAR)

   Resumo:

O objetivo do estudo é fazer uma avaliação da usabilidade do serviço Inovaula.com, utilizando diferentes técnicas. O serviço já possui uma versão funcional. O mesmo será avaliado desde aspectos estruturais e funcionais, até os pontos de experiência de utilização.

     Apresentação: 4a feira, 25/02/2015, 15:30hs, Auditório do CIn



Última atualização: 23 de Março de 2015, 11:26am GMT-3