Projeto e Implementação de Jogos


Nos últimos anos, tem-se testemunhado o crescente impacto dos aplicativos de entretenimento (conhecidos simplesmente como "jogos de computador") no mercado mundial de informática. Diante deste quadro e tendo em vista que já existe um esforço pernambucano pioneiro de pesquisa e desenvolvimento em jogos, tanto dentro do CIn-UFPE (Guararapes, Canyon, FutSim, Enigmas no Campus) quanto na iniciativa privada (JoyStudios, Jynx), chega o momento dar a oportunidade aos alunos de ciência da computação desta universidade de se familiarizarem, em uma disciplina eletiva, com as técnicas, ferramentas e conceitos de projeto e implementação de jogos.

Esta foi a primeira disciplina do gênero no Brasil e ainda é a única que se tenha notícia!!!

Informações Gerais

·         Professor responsável: Geber Ramalho

·         Homepage: www.cin.ufpe.br/~game/

·         Newsgroup: depto.cursos.grad.if667

·         Cursos realizados ou em realização:

o    2019, 2018, 2017, 2016, 2015, 2014, 2013, 2012, 2011, 2010, 2009, 2008, 2007, 2006, 2005, 2004,  2003, 2002, 2001, 2000

Pré-requisitos e co-requisitos

Para poder cursar a referida disciplina, o aluno deverá dominar os fundamentos de programação e inteligência artificial.

Ementa

·         Introdução (história e categorias de jogos, etc.)

·         Projeto de jogos (roteiro, interface, etc.)

·         Conceitos gráficos (Modelo 2D, Sprites, e modelagem e animação 3D)

·         Ferramentas e bibliotecas (DirectX, XNA, J2ME)

·         Conceitos: gráficos, sons, inteligência artificial e redes

·         Outros tópicos de interesse

Funcionamento

·         Desde o primeiro deia de aula, serão formados grupos que irão começar a pensar em um projeto de jogo. Durante o desenrolara da disciplina este jogo irá sendo sendo desenvolvido, acrescentando cada conceito novo estuda em sala de aula. 

Material bibliográfico de referência

·         Game Programming Gems Series vols 1-6. Charles River Media.

·         Game Developer Magazine. UBM tech.

·         Steve Rabin. AI Game Programming Wisdom I, II, III.

·         Salen, K, & Zimmerman. E. Rules of Play : Game Design Fundamentals. The MIT Press. 2003

·         Koster, R. & Wright, W. A Theory of Fun for Game Design. Paraglyph Press. 2004

·         Rollings, A. & Morris, D., Game Architecture and Design. Coriolis Group Books. 1999

·         www.gamasutra.com

·         www.gamedev.net