Jogos Digitais
(instância 2017.2)


Dicas, material bibliográfico e descrição geral desta (classe de) disciplina encontram-se em www.cin.ufpe.br/~game

Informações Gerais

· Horário: 3a 10h-12h e 5a 8h-10h, Sala B224

· Homepage: www.cin.ufpe.br/~game/17-2/

Plano de Aulas

Conceitos e processos básicos

·         Introdução aos jogos digitais – parte 1: intro-games.zip (08/08)

·         Introdução aos jogos digitais – parte 2 (10/08)

·         Desenvolvimento de jogos : desenvolv.zip (15/08)

·         Game Design – parte 1: gamedesign.zip (17/08)

·         Game Design – parte 2 (22/08)

·         Persona Card game & Dinâmica para game design: pcg.pptx & pcg.exe (24/08)

·         Manipulações gráficas: tecgraf.zip + sprites.zip (29/08 e 31/08)

·         Arquitetura de Jogos: arquit-motor.zip (12/09)

·         Entendendo o mercado de jogos (14/09) - Túlio Caraciolo

·         Apresentação dos possíveis projetos de jogos (19/09)

·         Apresentação dos game design preliminar das equipes (21/09)

o   Entrega dos documentos preliminares de game design (modelos/exemplos: CrazyStarRacing.docx, Platypus.doc, KnockEm.doc, bible.doc) – dia 10/10 (enviar por email com tag “[jogos] ou [gdd]”). Não esquecer de incluir as personas e a análise dos concorrentes!

Ferramentas de Implementação

·         Construct (2 aulas) – laboratório G4 – 26/09 e 28/09

·         Unity 3D (4 aulas) : Unity3D.pdf e Unity – lab. G4 – 3/10 e 5/10

o   Se quiser olhar iPhone: desenvolvimento-ios.pdf

o   Se quiser olhar Androide:  Android e Android_Games

·         HTML5 (2 aulas) – no laboratório

Assuntos complementares

·         Game AI geral game-ai.zip 05/09

·         Steering behavior flocking.zip

·         Pathfinding: pathfinding.zip

·         Gerenciamento de equipes de desenvolvimento de jogos: gerencia.zip

·         Som em jogos – som-jogos.zip (03/11)

·         Jogos multi-usuários: multiplayer-short-popis.zip

·         Ajuste dinâmico de dificuldade & Geração automática de conteúdo (Léo Vieira)

·         Ferramentas de apoio ao Game Design

·         Criação de personagens

Apresentação dos projetos

·         Acompanhamento dos projetos (check point): 21/11 (lab G4)

·         Apresentação final: 30/11, 5/12 ou 7/12

o   10-15 minutos (max) por equipe

o   Roteiro (apresentacao-padrao)

o   Lembrar de entregar a avaliação 360 graus se grupo > 3 participantes

Notas: