CIn-UFPE - Trabalhos de Graduação - 2004.2 Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Centro de Informática (CIn)
Graduação em Ciência da Computação e Engenharia da Computação

Trabalhos de Graduação - 2004.2

1. Gerência de Configuração de Software: Padrões e Ferramentas
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Alexsandro José de Melo Farias
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: André Luís de Medeiros Santos
   Avaliador: Hermano Perrelli de Moura
   Resumo:
    As organizações estão cada vez mais se preocupando com seus processos de gerência de configuração de software (GCS) visando maior competitividade, qualidade, produtividade e manutenibilidade. Para isto é necessário conhecer os padrões de gerência de configuração de software, saber quando é necessário usar ou não um determinado padrão e saber quais ferramentas suportam os padrões usados na organização para poder usar as mesmas de forma a atender com mais eficiência as suas necessidades. Diante desse cenário, O objetivo principal deste projeto consiste em levantar uma pesquisa com as ferramentas de GCS mais usadas no mundo, para avaliar a aderência / implementação das mesmas em relação aos mais usados padrões de gerência de configuração de software. Através do resultado dessa pesquisa, empresas podem adquirir ferramentas de GCS que atendam melhor as suas necessidades, além de explorar o potencial das mesmas de forma mais efetiva.
   Apresentação: 4a feira, 16/03/2005, 08:00hs, Sala M1
   Nota final: -,- (detalhamento)

2. Um Algoritmo Baseado em Grafo de Derivação para Realizar Fragmentação Vertical Unidimensional em DATA WAREHOUSE
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Artur Luís do Nascimento
   Área: Banco de Dados
   Orientador: Fernando da Fonseca de Souza
   Avaliador: Valéria Cesário Times
   Resumo:

    O data warehouse representa uma única base de dados centralizada. Distribuir os dados armazenados nessa base de dados levando-se em consideração as características intrínsecas de aplicações de data warehousing apresenta várias vantagens, porém introduz novos desafios. O processo de proteger um bem valioso da organização contra acesso não autorizado e fazer o dado disponível para qualquer um dentro da empresa pode ser bastante caro. Desta forma, seria interessante abordar uma fragmentação vertical do data warehouse focada em um dos dados mais importantes das empresas: os dados financeiros. O objetivo deste trabalho é resolver o problema da fragmentação vertical unidimensional de um data warehouse através da escrita de um algoritmo baseado em grafos de derivação. Para critério de fragmentação serão considerados os atributos financeiros da empresa, constituindo assim uma abordagem semântica.
   Apresentação: 4a feira, 16/03/2005, 08:30hs, Sala M1
   Nota final: 9,87 (detalhamento)

3. Um modelo para o gerenciamento de múltiplos projetos de software aderente ao CMMI
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Bruno Celso Cunha de Freitas
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Hermano Perrelli de Moura
   Avaliador: Jaelson Brelaz de Castro
   Resumo:

    O presente projeto foca na definição de um modelo que possibilite a gerência de vários projetos de software ^Ö gerenciamento de multiprojetos, através da definição de uma arquitetura, entidades e informações relacionadas com as atividades necessárias para o gerenciamento de vários projetos em execução concorrente. Mais do que isso, o que propomos aqui não é mais um modelo para concorrer com tantos que já existem, mas uma melhoria nos processos de uma metodologia amplamente difundida e com uma demanda crescente, no caso o CMMI, através da aplicação de técnicas específicas para o contexto de ambientes multiprojetos.
   Apresentação: 4a feira, 16/03/2005, 09:00hs, Sala M1
   Nota final: 9,5 (detalhamento)

4. Métricas de Software para Programação Funcional (CANCELADO)
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Bruno Costa Bourbon
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: André Luís de Medeiros Santos
   Avaliador: Hermano Perrelli de Moura
   Resumo:

    O objetivo do trabalho é elaborar e reunir um conjunto de métricas (medidas e metodologias) que possam auxiliar analistas e engenheiros de software a projetarem melhores soluções quando se utilizarem de linguagens de programação baseadas no paradigma funcional (Haskell, Miranda, ML).
   Apresentação: 4a feira, 16/03/2005, 09:30hs, Sala M1 (CANCELADO)
   Nota final: -

5. Design Interativo em Processos Ágeis de Desenvolvimento de Software
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Cynthia Pimentel Belleza Bernardino
   Área: Engenharia de Software - Interface Usuário-Máquina
   Orientador: Alex Sandro Gomes
   Co-Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Avaliador: Hermano Perrelli de Moura
   Resumo:

    Os processos e metodologias de desenvolvimento de software conhecidos atualmente ainda não são completamente aplicados nas empresas, em especial, na pequena e micro. Isso faz necessária a estruturação de um processo aplicável a realidades distintas, mas com o mesmo objetivo de, através do design interativo, encontrar seu diferencial competitivo que seja, ao mesmo tempo, viável e integrador de soluções que agreguem valor aos produtos resultantes dos projetos. O presente trabalho possui como objetivo propor uma proposta viável e eficaz de processos ágeis com foco no desenvolvimento centrado no usuário para pequenas e médias empresas de desenvolvimento de software.
   Apresentação: 6a feira, 18/03/2005, 08:00hs, Sala M1
   Nota final: 10,0 (detalhamento)

6. Uma Implementação da Técnica Photon Mapping com Propostas de Otimização
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Daniel d'Andrada Tenório de Carvalho
   Área: Computação Visual
   Orientador: Sílvio de Barros Melo
   Avaliador: Anjolina Grisi de Oliveira
   Resumo:

    Produzir imagens realistas utilizando um computador é atualmente um lugar comum. Embora até pouco tempo atrás fosse fácil para qualquer um distinguir imagens geradas por computador de fotografias, hoje até especialistas são facilmente enganados. Entretanto, criar algoritmos e construir sistemas para produzir tais imagens é um trabalho desafiante.
    Um método sutil e eficiente para sintetização de imagens Photon Mapping foi inventado recentemente por Henrik Wann Jensen. Com esse método toda uma nova classe de efeitos pode ser adicionada ao repertório das imagens geradas por computador.
    Este trabalho tem com objetivo criar uma implementação do Photon Mapping e, com o conhecimento obtido, tentar apontar novas otimizações ao algoritmo e, se possível, também implementá-las.
   Apresentação: 6a feira, 18/03/2005, 09:00hs, Sala M1
   Nota final: 9,25 (detalhamento)

7. Applets Matemáticos, Educação para Todos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Daniel Mariz Marinho
   Área: Matemática Computacional (Ensino: Matemática e Computação)
   Orientador: Marcília Andrade Campos
   Avaliador: Sílvio de Barros Melo
   Resumo:

    Este trabalho visa apresentar uma forma de se criar, desenvolver e disponibilizar softwares educacionais com qualidade e baixo custo para que possam ser disponibilizados gratuitamente para os estudantes. O foco das ferramentas deste trabalho, apesar de o tema poder ser aplicado a outras áreas, será a Matemática. Além da questão técnica, é necessário uma análise da eficácia pedagógica da solução. Sendo assim, experiências práticas com os potenciais usuários serão realizadas e os resultados dessas auxiliarão no desenvolvimento das soluções. Conceitos estatísticos como média, variância, entre outros, auxiliarão a análise.
   Apresentação: 6a feira, 11/03/2005, 16:00hs, Sala M1
   Nota final: 10,0 (detalhamento)

8. Estimulando o Reuso na Plataforma .Net: Uma Ferramenta para Busca Ativa de Código em Repositórios de Componentes
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Daniel Menezes Cardoso
   Área: Engenharia de Software e Linguagens de Programação
   Orientador: André Luís de Medeiros Santos
   Avaliador: Luis Carlos de Sousa Menezes
   Resumo:

    É visível o crescimento da demanda de mercado por softwares cada vez mais sofisticados, ao mesmo tempo em que a indústria tem crescente dificuldade de atender essa demanda sem comprometer fatores essenciais como tempo e custo. O reuso de software é uma forma de aumentar a qualidade e a produtividade do desenvolvimento. Para que ocorra reuso, no entanto, os desenvolvedores precisam localizar, entender e integrar componentes de software a partir de um número muito grande desses. Este trabalho visa a incentivar o reuso de código para desenvolvedores da plataforma .net através de uma ferramenta de busca ativa de código baseada no contexto. Esta ferramenta integrar-se-á ao ambiente de desenvolvimento do visual studio .net, suportando a transição direta entre a ação de reuso e a programação em si.
   Apresentação: 4a feira, 16/03/2005, 11:00hs, Sala M1
   Nota final: 9,3 (detalhamento)

9. Um estudo sobre o processo de desenvolvimento de Device Drivers
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Daniel Novais Leite
   Área: Engenharia de Computadores
   Orientador: Sérgio Vanderlei Cavalcante
   Avaliador: Manoel Eusébio de Lima
   Resumo:

    O desenvolvimento de device drivers ainda é pouco popular e muito complexo. Feito principalmente pelas empresas fabricantes dos dispositivos eletrônicos e focados principalmente no Sistema Operacional Windows. O desenvolvimento de tais drivers para outros Sistemas Operacionais é muitas vezes esquecido e fica a cargo dos próprios usuários que utilizam técnicas de engenharia reversa e da pouca documentação que conseguem das empresas fabricantes.
    O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo aprofundado sobre como funciona o atual sistema de desenvolvimento de device drivers, suas principais ferramentas e metodologia empregada, procurando fazer uma crítica ao processo atual, e provendo possíveis soluções para um sistema com maior eficácia.
   Apresentação: 4a feira, 16/03/2005, 11:30hs, Sala M1
   Nota final: 9,25 (detalhamento)

10. Proposta de um Processo de Avaliação da Qualidade de uma Arquitetura de Software
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Diego de Azevedo Ribeiro
   Área: Engenharia de Software - Qualidade de Software
   Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Avaliador: Hermano Perrelli de Moura
   Resumo:

    A arquitetura do software é um dos principais pontos que influenciam no sucesso de um projeto de software. Um dos grandes fatores para isto é o mapeamento de dos requisitos não-funcionais, que representam a qualidade do produto, na arquitetura.
    A avaliação da qualidade da arquitetura, pode prever característcas finais do produto antes do projeto está finalizado. Dessa forma, problemas podem ser identificados em fases mais próximas do inicio do projeto. Padronizando-se um processo para a avaliação arquitetural, o custo na produção de software seria reduzido porém o grau de qualidade seria garantido para todos os seus produtos. Esta é a proposta deste trabalho, baseado na norma 9126 da ISO, definir um processo de avaliação da arquitetura de software.
   Apresentação: 6a feira, 18/03/2005, 08:30hs, Sala M1
   Nota final: -,- (detalhamento)

11. Um Agente Vendedor em um Ambiente de Negociações Seqüênciais Bilaterais
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Eduardo de Carvalho Guerra Dominoni
   Área: Inteligência Artificial
   Orientador: Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
   Co-Orientador: Geber Lisboa Ramalho
   Avaliador: Hermano Perrelli de Moura
   Resumo:

    Em ambientes de comércio eletrônico seria interessante se os compradores pudessem enviar agentes inteligentes às compras, esses agentes deveriam negociar com vários vendedores antes de fechar um negócio que satisfizesse as condições de ambos vendedor e comprador. Esse tipo de negociação, que ocorre entre dois agentes de cada vez e seqüencialmente entre os agentes chama-se negociação seqüencial bilateral (NBS). O Objetivo desse trabalho de graduação é modelar e desenvolver um agente vendedor para um ambiente de comércio eletrônico utilizando o modelo de negociação NBS, bem como um protocolo de comunicação entre os agentes.
   Apresentação: 4a feira, 16/03/2005, 14:00hs, Sala M1
   Nota final: 9,25 (detalhamento)

12. Anotação em Vídeo para Telediagnóstico Usando TV-Digital em Dispositivos Móveis
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Erick Lopes da Silva
   Área: Sistemas Distribuídos
   Orientador: Carlos André Guimarães Ferraz
   Avaliador: Alex Sandro Gomes
   Resumo:

    O objetivo deste trabalho é desenvolver um sistema de anotação telediagnóstico. Essa anotação consiste em um comentário ou parecer que um médico faz sobre um vídeo ou uma imagem referente a um exame, usando texto. Para esse trabalho, o sistema de anotação será projetado para executar em ambiente móvel (PDA, celular, etc.), tomando um dos dispositivos como estudo de caso. Para envio dos exames médicos, será utilizada a infra-estrutura de TV Digital para dispositivos móveis, enquanto que a resposta (comentário ou parecer) do médico poderá ser enviada por meio da infra-estrutura para comunicação móvel, como SMS (Short Message Service), por exemplo.
   Apresentação: 4a feira, 16/03/2005, 08:30hs, Sala ??
   Nota final: 8,8 (detalhamento)

13. Um processo para análise de desempenho em produtos de software
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Fabrício de Siqueira Teles
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Avaliador: Jaelson Brelaz de Castro
   Resumo:

    Este trabalho de graduação se propõe a definir um processo para análise de desempenho de produtos de software, dentro do âmbito do LAPS (Laboratório de Análise de Produtos de Software) - CIn-UFPE. Esta análise corresponde a um dos módulos da análise global do produto de software a ser feita pelo laboratório. O processo para analise de desempenho visa definir atividades, passos e artefatos a serem produzidos para avaliação de desempenho de produtos de software, de forma a gerar informações de tempo e recursos consumidos, descobrir potenciais pontos de gargalo do software e predizer o desempenho do software em um ambiente real.
   Apresentação: 4a feira, 16/03/2005, 14:30hs, Sala M3
   Nota final: 9,0 (detalhamento)

14. Um Processo para Análise de Falhas e Recuperação em Produtos de Software
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Fernando Raposo da Câmara Silva
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Avaliador: Jaelson Brelaz de Castro
   Resumo:

    Este trabalho de graduação se propõe a realizar um módulo de avaliação, sendo este inserido no processo de avaliação de um produto de software pelo LAPS - Laboratório de Avaliação de Produtos de Software. O módulo proposto é o de Análise de Falhas e Recuperação. A análise de falhas de um sistema computacional é a tarefa que visa determinar a natureza exata e a localização de erros a fim de que se possa: Identificar e corrigir erros semelhantes; Iniciar ação corretiva para prevenção de futuras ocorrências de erros semelhantes.
   Apresentação: 4a feira, 16/03/2005, 15:00hs, Sala M3
   Nota final: 8,0 (detalhamento)

15. Um modelo para divulgação de conteúdo visual para um ambiente de TV digital
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Itapajé de Farias Seto Takeguma
   Área: Sistemas Distribuídos
   Orientador: Carlos André Guimarães Ferraz
   Avaliador: Alex Sandro Gomes
   Resumo:

    O trabalho consiste em disponibilizar, através da Internet, um meio para que emissoras de TV possam vender espaços em sua programação para que empresas (ou outras organizações) interessadas em divulgar suas marcas, por exemplo, em um ambiente de TV digital. Isto significa que o sistema não será utilizado pelo telespectador.
    A interação será da seguinte forma: (i) o usuário acessa o sistema (se autentica), (ii) seleciona algum horário que a emissora disponibilizou para as divulgações, (iii) seleciona o estilo de propaganda (se vai ser um banner que fica passando ou um círculo que fica girando, (iv) entrega um .jpeg (ou, possivelmente um .mpeg) que fará parte da propaganda, (v) visualiza como a propaganda vai ficar e (vi) confirma.
   Apresentação: 4a feira, 16/03/2005, 09:30hs, Sala ??
   Nota final: 8,3 (detalhamento)

16. "mOGE -- O desenvolvimento de um motor gráfico 3D para a criação de jogos em dispositivos móveis
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Ives José de Albuquerque Macêdo Júnior
   Área: Entretenimento Digital / Mídias (Computação Gráfica 3D) / Engenharia de Software
   Orientador: Sílvio de Barros Melo
   Co-Orientador: Geber Lisboa Ramalho
   Avaliador: Francisco de Assis Tenório de Carvalho
   Resumo:

    Desenvolver um jogo é uma tarefa árdua e não-trivial, pois sua criação envolve um conhecimento profundo de diversas áreas da computação. As dificuldades se acentuam ainda mais em ambientes de processamento e memória restritos (como celulares e PDA's). Por isso, a utilização de frameworks e padrões de projeto, encapsulando essa complexidade, mostra-se crucial para a sobrevivência de qualquer projeto profissional.
    Esse trabalho tem por objetivo construir um protótipo de um motor gráfico 3D voltado ao desenvolvimento de jogos em dispositivos móveis, componente crítico de qualquer framework 3D para jogos. Iniciativa pioneira no Centro de Informática, posto que apenas frameworks 2D foram criados. Dessa forma, visando atuar como um ponto de partida para a criação de um framework completo e introduzir uma cultura de jogos 3D nessa instituição.
   Apresentação: 4a feira, 16/03/2005, 16:00hs, Sala M1
   Nota final: 10,0 (detalhamento)

17. Sintetizador de Imagens Metafóricas de Execução Musical
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Jarbas Jácome de Oliveira Júnior
   Área: Entretenimento Digital
   Orientador: Sílvio de Barros Melo
   Co-Orientador: Geber Lisboa Ramalho
   Avaliador: André Luís de Medeiros Santos
   Avaliador: Sílvio de Barros Melo
   Resumo:

    É cada vez mais comum em eventos musicais o uso de imagens produzidas por um computador para complementar e efeito visual dos concertos. O objetivo deste trabalho é a criação de um sistema que sintetize, em tempo real, imagens em movimento a partir da execução de um instrumento musical. Este software poderá ser usado por VJ's ("video-jockeys"), sendo mais uma possibilidade de expressão no momento de um concerto. Para isso, serão estudadas técnicas de computação gráfica bi e tridimensional, análise musical e otimização visando o melhor desempenho. Além disso, serão pesquisadas linguagens de relacionamento de música e imagem, através do estudo da sinestesia.
   Apresentação: 6a feira, 18/03/2005, 09:30hs, Sala M1
   Nota final: 10,0 (detalhamento)

18. Gerenciamento de Redes de Ambiente baseado em Políticas
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Jennifer Silva do Monte Lima
   Área: Redes de Computadores
   Orientador: Judith Kelner
   Avaliador: Nélson Souto Rosa
   Resumo:

    Redes de Ambiente são baseadas em um conjunto de múltiplas redes com diferentes tecnologias. Uma das principais características desse tipo de rede é a capacidade de mudar dinamicamente a sua topologia de maneira a suportar diferentes tipos de usuários, incluindo os das redes móveis. Para tanto, a tradicional forma de gerenciamento baseado em políticas não se aplica a este cenário, pois esta é baseada no modelo cliente/servidor. Assim, uma abordagem diferente de gerenciamento será adotada baseada no modelo P2P. Neste trabalho será realizado um estudo dos principais aspectos de Redes de Ambiente, destacando suas principais características e requisitos. Será proposto um modelo de gerenciamento baseado em políticas que utiliza a tecnologia P2P, juntamente com um estudo sobre a viabilidade do mesmo.
   Apresentação: 4a feira, 16/03/2005, 16:30hs, Sala M1
   Nota final: 10,0 (detalhamento)

19. Modelagem Incremental de um Ambiente de Data Warehousing: Uma Abordagem da Arquitetura Bottom-Up
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: José de Anchieta Couto Caraciolo Netto
   Área: Banco de Dados
   Orientador: Fernando da Fonseca de Souza
   Avaliador: Ana Carolina Salgado
   Resumo:

    A crescente absorção da tecnologia causou um grande aumento no volume e na distribuição das informações processadas pelas corporações. A complexidade do gerenciamento destas informações e a importância dos sistemas de apoio à decisão para as análises estratégicas resultaram em uma necessidade de mudanças, atendidas com a tecnologia de Data Warehousing. O objetivo deste trabalho é estabelecer um conjunto de regras que permita realizar a modelagem de dados de um ambiente de Data Warehousing de forma incremental. Esta modelagem será realizada a partir da criação de Data Marts, por um processo de derivação dos modelos de dados do ambiente operativo, e sua posterior integração ao Data Warehouse, caracterizando assim uma arquitetura Bottom-up.
   Apresentação: 2a feira, 21/03/2005, 09:00hs, Sala M1
   Nota final: 9,875 (detalhamento)

20. Integrando Agentes Cognitivos ao DBSitter
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Josemando Miguel T. de Brito Sobral
   Área: Inteligência Artificial / Bancos de Dados
   Orientador: Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
   Co-Orientador: Ana Carolina Salgado
   Avaliador: Fernando da Fonseca de Souza
   Resumo:

    Em sua rotina diária, os administradores de bancos de dados (DBA) gastam uma quantidade significativa de tempo executando tarefas repetitivas e tediosas (relacionadas ao monitoramente e ao controle, necessárias para manter as aplicações de banco de dados funcionando perfeitamente). O DBSitter é uma nova alternativa que ajuda o DBA no seu trabalho. O DBSitter é um sistema de monitoramento de Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) que foi implementado usando duas técnicas de Inteligência Artificial: Raciocínio Baseado em Casos e Agentes Inteligentes. Esse projeto propõe a alteração da arquitetura atual do DBSitter, descentralizando-a e assim, aumentar o desempenho do sistema através da utilização de recursos de computação distribuída.
   Apresentação: 4a feira, 16/03/2005, 17:30hs, Sala M1
   Nota final: 9,87 (detalhamento)

21. Avaliação de Qualidade de Dados em Sistemas de Integração de Dados
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Juliano de Souza Freitas
   Área: Bancos de Dados
   Orientador: Ana Carolina Salgado
   Avaliador: Fernando da Fonseca de Souza
   Resumo:

    Quão boa é a qualidade dos dados de uma empresa? Atualmente, a maioria das soluções de qualidade de dados é desenvolvida de maneira ad-hoc, para resolver problemas específicos. A problema se torna ainda mais relevante quando se trata de avaliar a qualidade dos dados em um Sistema de Integração de Dados, que geralmente trabalha com fontes de dados independentes e heterogêneas. A proposta deste trabalho consiste na definição de um processo para avaliação automatizada de qualidade de dados em fontes de dados heterogêneas. Para validação do processo, será implementado um software que seja capaz de avaliar a qualidade de uma fonte de dados, de forma a exigir o mínimo esforço do usuário.
   Apresentação: 2a feira, 21/03/2005, 09:30hs, Sala M1
   Nota final: 9,75 (detalhamento)

22. Desenvolvimento do Programa AGOA, para Inclusão dos Efeitos do Solvente em Procedimentos de Modelagem Molecular Através da Geração de Aglomerados ou Clusters de Hidratação
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Klaus Ribeiro Cavalcante
   Área: Biologia Computacional
   Orientador: Kátia Silva Guimarães
   Co-Orientador: Marcelo Zaldini Hernandes (Depto. de Ciências Farmacêuticas, UFPE)
   Avaliador: Francisco de Assis Tenório de Carvalho
   Resumo:

    No campo das previsões teóricas e da modelagem molecular, os efeitos provocados pela presença do solvente na descrição dos modelos vêm sendo estudados em diversas áreas, desde a termodinâmica e a cinética de processos e reações químicas, até em espectroscopia de absorção e emissão, na ciência dos materiais, em estudos de relação quantitativa entre estrutura e atividade (QSAR) e na compreensão das mudanças estruturais causadas pelo meio condensado. O principal foco deste projeto diz respeito a implementação de um programa para a automação da metodologia AGOA, que representaria uma ferramenta computacional de grande utilidade na abordagem metodológica que permite a investigação dos efeitos do solvente (água) nos sistemas moleculares que apresentam potencial biológico ou farmacológico, por exemplo.
   Apresentação: 4a feira, 16/03/2005, 14:30hs, Sala ??
   Nota final: 10,0 (detalhamento)

23. Fragmentação Vertical de DATA WAREHOUSE em Termos de Medidas Numéricas: Um Algoritmo Básico
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Marcelo Victor Calado de Sousa Costa
   Área: Banco de Dados
   Orientador: Fernando da Fonseca de Souza
   Avaliador: Judith Kelner
   Resumo:

    Data warehouse consiste de uma coleção de dados orientada por assuntos, integrada, variante no tempo, e não volátil, dando suporte à tomada de decisão. Dados centralizados demais podem resultar em perda de disponibilidade e queda de desempenho das consultas, daí surge a necessidade de fragmentação e conseqüentemente de elaboração de algoritmos, minimizando o tempo de processamento dos aplicativos que atuam sobre esses fragmentos. Grandes organizações necessitam trabalhar com medidas numéricas de forma veloz para que possam estar sempre à frente de seus concorrentes. Assim, este trabalho de graduação propõe a elaboração de um algoritmo em pseudocódigo, baseado nos conceitos de grafos de derivação, para fragmentação vertical de um data warehouse em termos de medidas numéricas.
   Apresentação: 5a feira, 17/03/2005, 08:30hs, Sala M1
   Nota final: 10,0 (detalhamento)

24. Proposta de um Processo de Avaliação da Portabilidade de Unidades de Software
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Marcílio José Albuquerque Gomes Filho
   Área: Engenharia de Software - Qualidade de Software
   Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Avaliador: Hermano Perrelli de Moura
   Resumo:

    Portabilidade, no âmbito da computação, é uma característica qualitativa apresentada em maior ou menor grau por uma unidade de software, e pode ser definida como a facilidade de executar esta unidade em ambientes computacionais distintos. O termo ambiente pode ser entendido como todo o conjunto de hardware, software e cultura local com os quais um software interage. Já o termo unidade de software é empregado de forma ampla, representando diversas entidades de um sistema computacional, como por exemplo: componentes, bibliotecas ou API's. Este trabalho de graduação tem por objetivo definir um processo de avaliação da portabilidade de unidades de software baseado na norma 9126 da ISO.
   Apresentação: 6a feira, 18/03/2005, 09:00hs, Sala M1
   Nota final: -,- (detalhamento)

25. Biblioteca Digital para Documentos Históricos. Estudo de caso: Memórias do Golpe - O Brasil de 64 a 85
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Marcos José de M. Cardoso Júnior
   Área: Recuperação de Informação
   Orientador: Flávia de Almeida Barros
   Co-Orientador: Marcos Galindo Lima (galindo@ufpe.br)
   Avaliador: Fernando da Fonseca de Souza
   Resumo:

    O fosso que separa as fontes históricas e os pesquisadores é enorme. Nos dias de hoje, muitas vezes para um historiador ter acesso a um arquivo histórico, ele precisa deslocar-se até a instituição detentora de acervos, ultrapassando, inclusive, barreiras continentais. Desta forma, é de imensa necessidade a criação de uma nova ponte entre o universo tecnológico e o universo documental. O presente projeto tem por objetivo principal criar um sistema de recuperação de informação multimídia (texto, imagem, áudio e vídeo) para qualquer escopo de documentação histórica. Nosso estudo de caso abordará o período do regime militar com documentos bastante interessantes dessa época.
   Apresentação: 5a feira, 17/03/2005, 15:00hs, Sala M2
   Nota final: 9,9 (detalhamento)

26. Magic The Gathering um Caso de Estudo
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Pedro Machado Manhães de Castro
   Área: Inteligência Artificial
   Orientador: Geber Lisboa Ramalho
   Avaliador: Flávia de Almeida Barros
   Avaliador: Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
   Resumo:

    A informática, em pouco tempo, vem mudando vários elementos da vida humana. Dentre esses elementos, o próprio entretenimento é representante. A Inteligência Artificial tem um papel fundamental no entretenimento moderno como jogos. Uma característica dos jogos atuais é a fidelidade com certas características humanas, como criatividade e intuição. Um dos jogos, que necessita essa fidelidade para ser aceito entre os jogadores humanos, é o Magic The Gathering que possui regras dinâmicas e informações imperfeitas. Uma larga escala de público desse jogo está interessada por jogadores sintéticos inteligentes para poupar testes árduos antes dos campeonatos.
   Apresentação: 5a feira, 17/03/2005, 14:00hs, Sala M2
   Nota final: 9,8 (detalhamento)

27. Interação do Espectador com a TV Digital
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Rangner Ferraz Guimarães
   Área: Sistemas Distribuídos
   Orientador: Carlos André Guimarães Ferraz
   Avaliador: Alex Sandro Gomes
   Resumo:

    Porque a TV Digital usa a informática, em um futuro não muito distante haverá similaridades entre como você interage com sua TV e como você interage com seu computador. A interação do espectador com a TV Digital se dará através de diversos meios como TV Digital, TV analógica com set-top box, computador, celular, palm ou até mesmo a geladeira de sua casa. Em virtude de restrições como bateria, tamanho da tela, quantidade cores e memória, etc, esses dispositivos precisam passar por um estudo de caso para a devida limitação para a presença e disponibilidade de recursos como video on demand, aplicações multimídia, e-mail, chat, entre alguns outros serviços de Internet e da própria transmissão de áudio, vídeo e software necessário para a interatividade com o espectador.
   Apresentação: 4a feira, 16/03/2005, 10:00hs, Sala ??
   Nota final: 9,4 (detalhamento)

28. Análise Automática de Harmonia Funcional para Seqüências de Acordes
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Ricardo Enrique Pereira Scholz
   Área: Computação Musical / Inteligência Artificial
   Orientador: Geber Lisboa Ramalho
   Avaliador: Flávia de Almeida Barros
   Avaliador: Marcília Andrade Campos
   Resumo:

    No decorrer do século XX, a estrutura harmônica da música popular passou por significantes mudanças, tendo seus limites ampliados enormemente. A análise harmônica funcional consiste em descobrir qual a função, ou papel, de cada acorde numa música, levando em consideração o contexto no qual este está inserido. Isto, além de proporcionar a abstração do tom em que determinado trecho está escrito, provê informações adicionais sobre a estrutura harmônica da música, que antes não estavam explícitas. Estas informações fazem da análise harmônica funcional um passo intermediário essencial para a realização de outras tarefas, como re-harmonização, improvisação, arranjo e transposição. Este trabalho tem por objetivo apresentar uma análise comparativa de algumas das alternativas propostas até agora para automação da análise harmônica funcional, além de propor um modelo capaz de analisar uma seqüência de acordes de maneira satisfatória, baseado na abordagem sugerida por François Pachet, porém com algumas modificações.
   Apresentação: 5a feira, 17/03/2005, 10:30hs, Sala M1
   Nota final: 10,0 (detalhamento)

29. Uma abordagem para tradução inteligente entre fontes locais em Sistemas de Integração de Dados
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Rodrigo Alves Costa
   Área: Bancos de Dados
   Orientador: Fernando da Fonseca de Souza
   Avaliador: Valéria Cesário Times
   Resumo:

    A importância da criação de sistemas de integração de dados está relacionada com o desenvolvimento de sistemas capazes de sobrepor heterogeneidades semânticas entre diferentes fontes de dados, de modo que as necessidades das organizações interessadas no nível de acesso a dados integrados sejam atendidas. Diversas metodologias para sistemas de integração já foram propostas e, em todas estas metodologias, observa-se a necessidade de tradução de fontes locais, heterogêneas, para um formato comum, que será integrado. Este trabalho de graduação vem propor o desenvolvimento de um módulo capaz de realizar traduções entre diversas fontes, garantindo que a camada de software responsável pela tradução em um sistema de integração de dados tenha uma autonomia maior (através de um mecanismo de inteligência intrínseco) em relação ao resto do sistema, uma vez que realiza traduções a partir de uma base de conhecimento e decida relacionamentos entre as fontes de dados, metadados e esquemas de implementação.
   Apresentação: 5a feira, 17/03/2005, 11:00hs, Sala M1
   Nota final: 9,68 (detalhamento)

30. IPstat: Uma Ferramenta para Medições Unidirecionais na Internet
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Rodrigo dos Santos Bacelar G. Barbosa
   Área: Redes de Computadores
   Orientador: Djamel Fawzi Hadj Sadok
   Avaliador: Nélson Souto Rosa
   Resumo:

    O tráfego gerado por aplicações multimídia de tempo real é cada vez mais freqüente na Internet. Muitas dessas aplicações são sensíveis aos parâmetros unidirecionais de QoS, que são o atraso, a variação do atraso (jitter) e a taxa de perda de pacotes, todos em um sentido. As técnicas e ferramentas existentes para extração dessas métricas possuem abordagens ativas e geram resultados em função de seu próprio tráfego, não sendo capazes de avaliar o desempenho do serviço oferecido aos pacotes de uma aplicação alvo. Este trabalho tem como finalidade a apresentação e o desenvolvimento do IPstat, uma ferramenta e uma metodologia para medições unidirecionais na Internet.
   Apresentação: 5a feira, 17/03/2005, 11:30hs, Sala M1
   Nota final: 9,75 (detalhamento)

31. Definição do Meta-Processo de Software para um Ambiente de Implementação de Processo de Software
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Rodrigo Cavalcante Mendes
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Avaliador: Jaelson Brelaz de Castro
   Resumo:

    O meta-modelo (framework) de processo é um componente contém a estrutura que indica as características de um processo de software (modelos de ciclo de vida, procedimentos, atividades, ferramentas, modelos de documentos e políticas) e seus relacionamentos baseada em definições de modelos e normas de qualidade para processo de software (CMMI, SPICE ^Ö ISO 15504, ISO 9000-3) e na estrutura definida pelo padrão SPEM para representar processos de software. Serve na verdade como um grande repositório indicando uma terminologia comum para a definição de processos de software de acordo com características dos projetos de software e da organização. O objetivo deste projeto é compor este framework que dê suporte para a definição de processos de software em um ambiente de implementação de processos de software.
   Apresentação: 5a feira, 17/03/2005, 14:00hs, Sala M1
   Nota final: -,- (detalhamento)

32. FEISE - Filter Encoding Implementation Specification Extension (CANCELADO)
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Rodrigo de Souza Simões
   Área: Banco de Dados
   Orientador: Valéria Cesário Times
   Avaliador: Ana Carolina Salgado
   Resumo:

    Ultimamente, de forma a garantir uma maior abrangência e acurácia aos processos que envolvem tomadas de decisão, têm-se dado especial atenção ao problema de integração de dados. O GOLAPA (Geographical On-Line Analytical Processing Architecture) consiste no desenvolvimento de uma arquitetura para integração de dados espaciais utilizando Data Warehouse e OLAP. Proposta pelo OGC (Open Geospatial Consortium, Inc.) e utilizada no serviço de processamento geográfico do GOLAPA, a Filter Encoding Implementation Specification, enumera um repertório de operadores que definem relacionamentos espaciais entre feições geográficas. O presente trabalho propõe a extensão desta especificação com o intuito de oferecer suporte a operadores posicionais cardinais, permitindo assim uma maior flexibilidade na linguagem de consulta geográfica multidimensional do GOLAPA.
   Apresentação: 5a feira, 17/03/2005, 14:30hs, Sala M1 (CANCELADO)
   Nota final: -,- (detalhamento)

33. Suporte ao Planejamento Didático Como Atividade Docente Num Ambiente Virtual de Ensino
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Sávio Denilson Alves de Lima
   Área: Mídias e Interfaces
   Orientador: Alex Sandro Gomes
   Avaliador: Carlos André Guimarães Ferraz
   Resumo:

    A grande disseminação do conhecimento, aliada à constante busca por formas práticas e eficientes de promover a aprendizagem, tem colocado a Educação a Distância (EaD) em grande evidência nos dias atuais. Entretanto, uma breve análise de alguns ambientes de EaD existentes, revela que, normalmente, na execução de cursos à distância, os professores precisam moldar suas atividades às ferramentas existentes no ambiente, restringindo a variedade de tarefas que poderiam ser realizadas e limitando a criatividade e as chances de sucesso dos professores no desenvolvimento destes cursos. Em especial, os serviços que dão suporte à atividade de planejamento têm sido minimizados e subestimada tanto pelos professores quanto pelos desenvolvedores dos ambientes virtuais. No contexto de implementação do ambiente virtual AMADeUs, este trabalho tem por objetivo propor e desenvolver ferramentas baseadas nas necessidades dos usuários (docentes) que forneçam apoio ao planejamento de um curso à distância. Apoio este, que permita ao professor ater-se às possibilidades intrínsecas à sua didática, visualizando uma maneira de atingir objetivos mais amplos através do ambiente virtual de aprendizagem.
   Apresentação: 4a feira, 16/03/2005, 09:00hs, Sala ??
   Nota final: 9,6 (detalhamento)

34. Um modelo de crescimento para pequenas e médias empresas de software considerando a implantação e melhoria de processos de desenvolvimento: uma proposição baseada no estudo de casos reais
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Tiago Sampaio Lins
   Área: Empreendedorismo
   Orientador: Fábio Queda Buena da Silva
   Avaliador: Hermano Perrelli de Moura
   Resumo:

    Negócios desenvolvem-se segundo estágios de crescimento. Ao longo de sua existência, um empreendimento passa por vários problemas a superação destes permite a mudança para um estágio de maior maturidade.No caso de pequenas e médias empresas de software, uma grande problemática é aliar o crescimento à implantação e melhorias de processos de desenvolvimento de software. A melhoria dos processos resulta no aumento de produtividade, melhor qualidade e maior gerenciamento do tempo. O trabalho em questão propõe identificar as características presentes nessas empresas em diferentes estágios de crescimento, fazendo uma análise das práticas de implantação e melhoria de processos de software objetivando permitir o crescimento sem comprometer a qualidade.
   Apresentação: 3a feira, 22/03/2005, 14:00hs, Sala M1
   Nota final: 9,0 (detalhamento)

35. Estudos de políticas de escalonamento para sistemas críticos sobre o Windows CE
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Victor Wanderley Costa de Medeiros
   Área: Sistemas Embarcados
   Orientador: Sérgio Vanderlei Cavalcante
   Avaliador: André Luís de Medeiros Santos
   Resumo:

    Este trabalho tem por objetivo analisar várias políticas de escalonamento dentro do Windows CE. Permitindo assim definir até que ponto pode-se utilizar este sistema operacional de tempo real em aplicações críticas e como é possível configurar o seu escalonador para que ele se adapte a outras políticas de escalonamento de acordo com a aplicação a qual será utilizado.
   Apresentação: 5a feira, 17/03/2005, 16:00hs, Sala M1
   Nota final: 9,25 (detalhamento)

36. Propriedades e Algoritmos para recombinações entre espécies numa galled tree
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Vinicio Tavares de Melo Costa da Silva
   Área: Biologia Computacional
   Orientador: Kátia Silva Guimarães
   Avaliador: Francisco de Assis Tenório de Carvalho
   Resumo:

    Redes filogenéticas são generalizações das árvores filogenéticas. Elas são usadas porque as árvores não suportam propriedades estruturais necessárias para se adaptarem aos modelos das informações genômicas atuais. Uma rede filogenética é chamada de galled tree se todos os seus ciclos de recombinação forem galls. Um gall é um ciclo de recombinação que não compartilha nós com nenhum outro ciclo. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma análise de limites superiores e inferiores para o número de possíveis recombinações para seqüências obedecendo a variados tipos de restrições. Tal análise é importante para a definição de condições que possam levar ao desenvolvimento de algoritmos mais eficientes.
   Apresentação: 4a feira, 16/03/2005, 14:00hs, Sala ??
   Nota final: 10,0 (detalhamento)

37. Integrando Aprendizagem por Reforço e Aprendizagem Supervisionada
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Vitor Cavalcanti Dantas
   Área: Inteligência Artificial
   Orientador: Geber Lisboa Ramalho
   Co-Orientador: Aluízio Fausto Ribeiro Araújo
   Avaliador: Alex Sandro Gomes
   Resumo:

    A proposta é investigar o uso combinado de Aprendizagem por Reforço e métodos supervisionados. Experimenta-se uma metodologia para uso prático de Aprendizagem de Máquina em aplicações onde tradicionalmente ela não é usada por ter um custo de processamento e memória elevados. Tal metodologia diminuiria a necessidade de práticas ad-hoc na implementação de IA em jogos, por exemplo. Além disso, teria-se também um melhor entendimento do conhecimento aprendido com AR, pois este é convertido em uma estrutura simbólica, ou seja, melhor interpretável por seres humanos.
   Apresentação: 5a feira, 17/03/2005, 17:00hs, Sala M1
   Nota final: 7,9 (detalhamento)

38. Acoplando Agentes Individuais a um Ambiente de Trabalho Colaborativo
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Vitor Santos Guedes
   Área: Inteligência Artificial
   Orientador: Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
   Avaliador: Flávia de Almeida Barros
   Resumo:

    Os ambientes de ensino à distância têm apostado cada vez mais no ensino colaborativo, incentivando os alunos a trocarem idéias e informações. Foi desenvolvido no Centro de Informática da UFPE, o SmartChat, um sistema de Aprendizagem Colaborativa Suportado por Computador (do inglês Computer Supported Collaborative Learning ^Ö CSCL). A proposta desse trabalho é estender o SmartChat com uma área de trabalho composta de um ambiente gráfico onde os alunos poderão formar a sua base de conhecimento antes de ingressarem na discussão. Para cada aluno ativo no chat, há um agente responsável por manter as informações relativas a ele e também por encontrar outros alunos com afinidades.
   Apresentação: 5a feira, 17/03/2005, 14:30hs, Sala M2
   Nota final: 9,8 (detalhamento)

Última atualização: 12 de Abril de 2005, 10:27:08hs