CIn-UFPE - Trabalhos de Graduação - 2003.2 - Detalhamento de Notas Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Centro de Informática (CIn)
Graduação em Ciência da Computação

Trabalhos de Graduação - 2003.2 - Detalhamento de Notas

1. Detecção em Sistemas Multiagentes para Patrulhamento
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: André Roberto Gouveia do Amaral Leitão
   Área: Inteligência Artificial
   Orientador: Geber Ramalho
   Avaliador: Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
   Resumo:
    Patrulhar é o ato de andar ou navegar por uma área, em intervalos regulares, para protegê-la ou supervisioná-la. Esta tarefa é inerentemente multiagente. Além de jogos de computador, patrulhar pode ser útil em diversos domínios onde vigilância, inspeção ou controle distribuído são necessários. A patrulha pode ser dividida, de acordo com sua natureza, no problema de detecção ou de supervisão. Este trabalho propõe uma solução para o problema de detecção de alvos móveis ou fixos para patrulhamento em Sistemas Multiagentes. Diferentes abordagens para os agentes patrulhadores serão propostas juntamente com diferentes modelagens para os agentes alvos.
   Apresentação: 5a feira, 15/04/2004, 08:00hs, Sala M1
   Nota final: 9,525
     Detalhamento:
      Orientador:
       Preparação do Contexto: 8,5
       Grau de Competência: 10,0
       Resultados Técnicos: 10,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 9,0
       Qualidade da Apresentação Oral: 10,0
       Diferenciação/Classificação: -
      Avaliador:
       Preparação do Contexto: 8,5
       Grau de Competência: 10,0
       Resultados Técnicos: 10,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 9,0
       Qualidade da Apresentação Oral: 10,0
       Diferenciação/Classificação: -

2. VHS-AM: Extensão do Visual Studio .NET para a integração de Haskell com a ferramenta Assignment Manager
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: André Wilson Brotto Furtado
   Área: Engenharia de Software e Linguagens de Programação
   Orientador: André Luís de Medeiros Santos
   Avaliador: Hermano Moura
   Resumo:

    A linguagem funcional Haskell é consolidada como uma das principais linguagens em áreas que empregam o paradigma de programação funcional. Entretanto, é reconhecido que algumas limitações provocam uma sub-utilização do potencial da linguagem. A timidez na integração com ferramentas de mercado e a ausência de ambientes de desenvolvimento, objetivando tornar a etapa de programação mais produtiva e menos sujeita a erros, são duas das principais restrições identificadas. Este trabalho, portanto, pretende oferecer um ambiente de programação que dê suporte à utilização prática e produtiva de Haskell, através do modelo de extensão oferecido pela IDE Visual Studio .NET. Além disso, será validada a integração da IDE estendida com a ferramenta Assignment Manager, disseminando o uso e ampliando o campo de aplicação de Haskell. As atividades a serem realizadas envolvem não apenas atividades técnicas, como também de planejamento e gerenciamento da equipe do projeto VHS-AM, além de articulações com um outro projeto da Microsoft (Cambridge) de objetivos similares. A metodologia PRO.NET será utilizada para a condução formal do trabalho.
   Apresentação: 2a feira, 19/04/2004, 08:00hs, Auditório do CESAR
   Nota final: 10,0
     Detalhamento:
      Orientador:
       Preparação do Contexto: 10,0
       Grau de Competência: 10,0
       Resultados Técnicos: 10,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 10,0
       Qualidade da Apresentação Oral: 10,0
       Diferenciação/Classificação: -
      Avaliador:
       Preparação do Contexto: 10,0
       Grau de Competência: 10,0
       Resultados Técnicos: 10,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 10,0
       Qualidade da Apresentação Oral: 10,0
       Diferenciação/Classificação: -

3. Um chatterbot para um ambiente de ensino de gerência de projetos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Daniel Almeida Leitão
   Área: Inteligência Artificial
   Orientador: Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
   Co-Orientador: Flávia de Almeida Barros
   Avaliador: Jacques Robin
   Resumo:

    Gerenciar projetos de forma eficiente é não somente um grande desafio, mas também um fator crítico, tanto para o sucesso, quanto para a sobrevivência das organizações. Contudo, para se obter os benefícios esperados, as empresas devem adotar uma metodologia de gerenciamento de projetos e oferecer aos gerentes de projetos um treinamento adequado. Um sistema educacional baseado na Web é uma forma acessível e com custo reduzido de oferecer capacitação em Gerenciamento de Projetos aos profissionais da área. Dessa forma, está sendo desenvolvido no Centro de Informática da UFPE, o PMBOK Easy, um ambiente virtual inteligente para ensino de Gerenciamento de projetos. A proposta deste trabalho de graduação é incorporar ao PMBOK Easy um chatterbot, que é um robô de software capaz de conversar com seres humanos em linguagem natural. O objetivo do chatterbot será conversar com os usuários do PMBOK Easy sobre Gerenciamento de Projetos, respondendo a eventuais dúvidas que o estudante venha a ter.
   Apresentação: 5a feira, 15/04/2004, 09:00hs, Sala M1
   Nota final: 9,5
     Detalhamento:
      Orientador:
       Preparação do Contexto: 9,0
       Grau de Competência: 10,0
       Resultados Técnicos: 9,5
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 9,5
       Qualidade da Apresentação Oral: 9,5
       Diferenciação/Classificação: -
      Avaliador:
       Preparação do Contexto: 9,0
       Grau de Competência: 10,0
       Resultados Técnicos: 9,5
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 9,5
       Qualidade da Apresentação Oral: 9,5
       Diferenciação/Classificação: -

4. Um Chatterbot em XBotML que ajuda jogadores em um MUD
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Dante Gama Torres
   Área: Inteligência Artificial
   Orientador: Flávia de Almeida Barros
   Avaliador: Geber Ramalho
   Resumo:

    Este trabalho de graduação tem como objetivo desenvolver um chatterbot utilizando a linguagem de marcação XBotML e inserir este chatterbot em um MUD. O bot terá conhecimento sobre o ambiente do jogo e seu papel será informar aos jogadores detalhes sobre o ambiente. O chatterbot será incorporado em um personagem dentro do jogo e funcionará como um oráculo.
   Apresentação: 5a feira, 15/04/2004, 09:30hs, Sala M1
   Nota final: 9,6
     Detalhamento:
      Orientador:
       Preparação do Contexto: 10,0
       Grau de Competência: 10,0
       Resultados Técnicos: 9,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 9,5
       Qualidade da Apresentação Oral: 9,5
       Diferenciação/Classificação: -
      Avaliador:
       Preparação do Contexto: 10,0
       Grau de Competência: 10,0
       Resultados Técnicos: 9,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 9,5
       Qualidade da Apresentação Oral: 9,5
       Diferenciação/Classificação: -

5. Estudo comparativo entre middlewares (MHP e DASE) para TV Digital
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Edmo Sérgio Ribeiro Bezerra
   Área: Sistemas Distribuídos
   Orientador: Carlos André Guimarães Ferraz
   Avaliador: André Luís de Medeiros Santos
   Resumo:

    O principal objetivo deste trabalho é exibir em detalhes dois dos principais padrões abertos para TV Interativa em desenvolvimento no mundo, mais especificamente estudar de forma comparativa os middlewares que compõem os padrões ATSC (Advanced Television System Comitee) e DVB (Digital Vídeo BroadCast), respectivamente, DASE (DTV Application Software Environment) e MHP (Muti Home Plataform).
    Serão mostrados aspectos relacionados às definições dos middlewares, seu reconhecimento e validação por parte dos órgãos competentes internacionais, a adoção mundial de suas implementações e onde esses padrões atuam. Além disso, serão destacados aspectos técnicos como as especificações, que hoje são o ponto de partida mais importante para implementação das API's que compõe os middlewares, aspectos e evoluções de arquitetura, principais funcionalidades, aplicações e como é possível construir serviços interativos com as tecnologias disponibilizadas hoje no mercado em ambas as plataformas para a TV Digital.
   Apresentação: 5a feira, 15/04/2004, 10:00hs, Sala M1
   Nota final: 9,4
     Detalhamento:
      Orientador:
       Preparação do Contexto: 9,0
       Grau de Competência: 10,0
       Resultados Técnicos: 8,5
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 9,5
       Qualidade da Apresentação Oral: 10,0
       Diferenciação/Classificação: -
      Avaliador:
       Preparação do Contexto: 9,0
       Grau de Competência: 10,0
       Resultados Técnicos: 8,5
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 9,5
       Qualidade da Apresentação Oral: 10,0
       Diferenciação/Classificação: -

6. Data Broadcasting em Plataformas de TV Digital
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Fernando da Cunha Andrade Neto
   Área: Sistemas Distribuídos
   Orientador: Carlos André Guimarães Ferraz
   Avaliador: Djamel Sadok
   Resumo:

    Este trabalho de graduação é um fruto da criação do Grupo de Pesquisa de TV Digital no Centro de Informática, que faz parte do processo de inserção da UFPE no contexto de contribuição para a definição do padrão nacional de TV Digital. Neste trabalho é feito um estudo a respeito das técnicas de Data Broadcasting nas plataformas de TV Digital dos principais padrões de sistemas de TVD existentes. O processo de Data Broadcasting corresponde à transmissão de dados integrados com o áudio e vídeo, permitindo o envio de texto e outros tipos de mídia associados a programação, além de aplicações a serem executadas nos receptores.
   Apresentação: 5a feira, 15/04/2004, 10:30hs, Sala M1
   Nota final: 9,6
     Detalhamento:
      Orientador:
       Preparação do Contexto: 10,0
       Grau de Competência: 10,0
       Resultados Técnicos: 10,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 9,0
       Qualidade da Apresentação Oral: 9,5
       Diferenciação/Classificação: -
      Avaliador:
       Preparação do Contexto: 10,0
       Grau de Competência: 10,0
       Resultados Técnicos: 10,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 9,0
       Qualidade da Apresentação Oral: 9,5
       Diferenciação/Classificação: -

7. Aprendizagem por Reforço e Adaptação ao Usuário em Jogos Eletrônicos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Gustavo Danzi de Andrade
   Área: Inteligência Artificial
   Orientador: Geber Ramalho
   Avaliador: Paulo Jorge Leitão Adeodato
   Resumo:

    Este trabalho apresenta um método de adaptação automática do nível de dificuldade de jogos eletrônicos ao usuário. Esse método utiliza aprendizagem por reforço para garantir que o jogo aprenda as melhores ações a serem realizadas contra cada usuário, baseando-se em uma função que mede a facilidade do jogo para o usuário. Com isso, espera-se desafiar o jogador com um oponente próximo de seu nível, evitando agentes triviais ou superpoderosos. Como estudo de caso, é utilizado o Knock’Em, jogo de luta em tempo real, no qual são realizados experimentos para medição da performance do agente adaptativo.
   Apresentação: 5a feira, 15/04/2004, 11:00hs, Sala M1
   Nota final: 10,0
     Detalhamento:
      Orientador:
       Preparação do Contexto: 10,0
       Grau de Competência: 10,0
       Resultados Técnicos: 10,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 10,0
       Qualidade da Apresentação Oral: 10,0
       Diferenciação/Classificação: -
      Avaliador:
       Preparação do Contexto: 10,0
       Grau de Competência: 10,0
       Resultados Técnicos: 10,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 10,0
       Qualidade da Apresentação Oral: 10,0
       Diferenciação/Classificação: -

8. Uma Arquitetura para Reconfiguração Estática e Dinâmica de Instruções no Processador Leon
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Halmos Fernando do Nascimento
   Área: Circuitos Digitais
   Orientador: Manoel Eusébio de Lima
   Avaliador: Edna Natividade da Silva Barros
   Resumo:

    Este projeto tem com objetivo o estudo de uma arquitetura dinamicamente reconfigurável para prototipação rápida de sistemas digitais baseada na CPU Leon. Assim, a partir de uma plataforma pré-estabelecida, será estudada uma arquitetura que propõe a reconfiguração dinâmica parcial de instruções de uma configuração Leon, em uma plataforma Virtex-II. Nesta proposta, um componente Virtex-II hospedará o core da CPU Leon e toda a sua estrutura de integração. Um core básico da CPU estará sempre presente (fixa) no sistema, enquanto que parte de sua estrutura de instruções (parte configurável) pode ser dinamicamente alterada, sem necessidade de reset do sistema (reconfiguração on-the-fly).
   Apresentação: 5a feira, 15/04/2004, 11:30hs, Sala M1
   Nota final: 8,5
     Detalhamento:
      Orientador:
       Preparação do Contexto: 9,0
       Grau de Competência: 9,0
       Resultados Técnicos: 9,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 9,0
       Qualidade da Apresentação Oral: 9,0
       Diferenciação/Classificação: -
      Avaliador:
       Preparação do Contexto: 8,0
       Grau de Competência: 8,0
       Resultados Técnicos: 7,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 8,0
       Qualidade da Apresentação Oral: 9,0
       Diferenciação/Classificação: -

9. Esquema de Assinaturas Digitais Tolerante a Falhas Utilizando Criptografia de Limiar
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Igor Medeiros Vanderlei
   Área: Redes / Criptografia
   Orientador: Ruy José Guerra Barretto de Queiroz
   Avaliador: Djamel Sadok
   Resumo:

    A Criptografia de Limiar é um ramo da criptografia que estuda como compartilhar o segredo ou função criptográfica entre um grupo de computadores. O objetivo deste Trabalho de Graduação é estudar os aspectos relevantes à Criptografia de Limiar, incluindo os modelos matemáticos necessários ao seu funcionamento. Além disso, este projeto visa demonstrar como o algoritmo deve ser utilizado em uma aplicação real, utilizando como exemplo a Assinatura Digital.
   Apresentação: 5a feira, 15/04/2004, 14:00hs, Sala M1
   Nota final: 9,85
     Detalhamento:
      Orientador:
       Preparação do Contexto: 10,0
       Grau de Competência: 10,0
       Resultados Técnicos: 10,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 10,0
       Qualidade da Apresentação Oral: 10,0
       Diferenciação/Classificação: Excelente
      Avaliador:
       Preparação do Contexto: 9,0
       Grau de Competência: 10,0
       Resultados Técnicos: 9,5
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 9,5
       Qualidade da Apresentação Oral: 10,0
       Diferenciação/Classificação: -

10. Interfaces de Programação para Desenvolvimento de Aplicações para TV Digital
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Janine de Aguiar Loureiro
   Área: Sistemas Distribuídos
   Orientador: Carlos André Guimarães Ferraz
   Avaliador: Jacques Robin
   Resumo:

    A televisão é uma das principais fontes de informação, entretenimento e cultura. A mais nova mudança vem com a digitalização do sinal. Com a transmissão digital não só haverá uma melhora na qualidade da imagem e do som como também possibilitará a transmissão de vários programas em um único canal. Porém a característica mais interessante da TV digital combinada com um canal de retorno é a possibilidade da criação de serviços interativos como vídeo sobre demanda, pay-per-view, homme shopping, jogos, chat. O objetivo desse trabalho é analisar, comparar as duas principais APIs JAVA TV e Microsoft TV para desenvolvimento de aplicações para TV Digital, além do desenvolvimento de Xlets, mostrando o uso de JAVA TV.
   Apresentação: 2a feira, 19/04/2004, 14:00hs, Auditório do CESAR
   Nota final: 8,7
     Detalhamento:
      Orientador:
       Preparação do Contexto: 10,0
       Grau de Competência: 10,0
       Resultados Técnicos: 6,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 8,5
       Qualidade da Apresentação Oral: 9,5
       Diferenciação/Classificação: -
      Avaliador:
       Preparação do Contexto: 10,0
       Grau de Competência: 10,0
       Resultados Técnicos: 6,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 8,5
       Qualidade da Apresentação Oral: 9,5
       Diferenciação/Classificação: -

11. Ambiente de Depuração de Agentes Inteligentes da Robocup
   (Manual do Usuário: aqui)
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Luiz Francisco Buarque de Lacerda Júnior
   Área: Inteligência Artificial
   Orientador: Jacques Robin
   Avaliador: Flávia de Almeida Barros
   Resumo:

    Este projeto tem como objetivo a implementação de um ambiente de depuração de agentes inteligentes da Robocup tendo como base as informações geradas durante a partida - log das informações visuais gravadas pelo próprio Soccer Server e modelo do mundo de cada jogador gravado pelo time Maracatu, do CIn - e as informações extraídas após a partida - fotografia do raciocínio de cada jogador quando confrontado com seu modelo de mundo da partida jogada. A extração destas informações foi implementada, no time Maracatu, pelo mestrando Klebson dos Santos Silva, que também supervisiona este projeto.
   Apresentação: 5a feira, 15/04/2004, 15:00hs, Sala M1
   Nota final: 9,225
     Detalhamento:
      Orientador:
       Preparação do Contexto: 9,0
       Grau de Competência: 10,0
       Resultados Técnicos: 10,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 8,5
       Qualidade da Apresentação Oral: 9,0
       Diferenciação/Classificação: -
      Avaliador:
       Preparação do Contexto: 9,0
       Grau de Competência: 10,0
       Resultados Técnicos: 10,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 8,5
       Qualidade da Apresentação Oral: 9,0
       Diferenciação/Classificação: -

12. Uma categorização de aplicações de Televisão Digital
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Monique Louise de Barros Monteiro
   Área: Sistemas Distribuídos
   Orientador: Carlos André Guimarães Ferraz
   Avaliador: Nélson Souto Rosa
   Resumo:

    Atualmente há uma infinidade de aplicações voltadas para set-top boxes de televisão digital, voltadas aos mais variados propósitos e implementadas sobre as mais diversas plataformas. Dessa forma, classificar tais aplicações em grupos e subgrupos pode contribuir em tarefas como definição de requisitos técnicos e de qualidade (ie.: não funcionais). Por outro lado, ao mesmo tempo em que uma classificação de nível muito alto e abstrato pode não possibilitar que se definam tais requisitos, uma classificação de granularidade demasiadamente fina, a ponto de restringir-se a "exemplos" específicos de aplicações, pode não permitir a generalização necessária.
    Neste trabalho é proposta uma categorização de aplicações e de modos de transmissão de televisão digital que leva em conta aspectos como grau de interatividade e integração com a Internet. A classificação proposta tem como objetivo ser específica o suficiente de forma a servir como ponto de partida para trabalhos posteriores no campo da definição de requisitos e, ao mesmo tempo, de nível suficientemente abstrato para fins de generalização. Será dada uma visão geral da definição e do modelo de gerenciamento de aplicações nos padrões de middleware mais conhecidos para televisão digital. Em seguida, serão mostrados modelos já existentes de classificação de aplicações de TV digital e por último será mostrado o modelo de categorização proposto.
   Apresentação: 2a feira, 19/04/2004, 14:30hs, Auditório do CIn (ex-CESAR)
   Nota final: 9,4
     Detalhamento:
      Orientador:
       Preparação do Contexto: 10,0
       Grau de Competência: 9,0
       Resultados Técnicos: 9,5
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 9,0
       Qualidade da Apresentação Oral: 9,5
       Diferenciação/Classificação: -
      Avaliador:
       Preparação do Contexto: 10,0
       Grau de Competência: 9,0
       Resultados Técnicos: 9,5
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 9,0
       Qualidade da Apresentação Oral: 9,5
       Diferenciação/Classificação: -

13. Uma Plataforma Multiagentes para Aplicações Musicais
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Pablo Azevedo Sampaio
   Área: Inteligência Artificial
   Orientador: Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
   Orientador: Alex Sandro Gomes
   Resumo:

    Sistemas Multiagentes (SMAs) se caracterizam pela distribuição da inteligência entre entidades autônomas chamadas agentes, que interagem para atingir seus objetivos (individuais ou coletivos). Devido a inerente complexidade envolvida na construção de SMAs, foram criados frameworks que, além de outras funcionalidades, funcionam como plataforma (possivelmente distribuída) sobre a qual os agentes operam. Nesse TG, será projetado e implementado um framework voltado para área musical, já que os frameworks existentes são inadequados para aplicações dessas área, por limitações de performance e de funcionalidade.
   Apresentação: 5a feira, 15/04/2004, 16:00hs, Sala M1
   Nota final: 9,4
     Detalhamento:
      Orientador:
       Preparação do Contexto: 9,0
       Grau de Competência: 10,0
       Resultados Técnicos: 9,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 10,0
       Qualidade da Apresentação Oral: 9,0
       Diferenciação/Classificação: -
      Avaliador:
       Preparação do Contexto: 9,0
       Grau de Competência: 10,0
       Resultados Técnicos: 9,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 10,0
       Qualidade da Apresentação Oral: 9,0
       Diferenciação/Classificação: -

14. Zoomed Ranking: Seleção de Modelos de Previsão de Séries Temporais baseado em Informações de Performance
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Patrícia Maforte dos Santos
   Área: Inteligência Artificial
   Orientador: Teresa Ludermir
   Avaliador: Germano Crispim de Vasconcelos
   Resumo:

    A previsão de séries temporais tem sido usada em diversos problemas do mundo real, auxiliando o planejamento e a tomada de decisões. Diversos modelos já foram desenvolvidos na literatura para prever séries temporais. Com isso, selecionar o modelo mais adequado para prever uma dada série pode ser uma tarefa difícil. Paralelamente, a necessidade de se encontrar métodos que auxiliem a seleção de algoritmos de classificação também tem sido reconhecida como uma importante questão na área de meta-aprendizado. O objetivo deste trabalho é propor uma solução para o problema de seleção de modelos, com o uso de uma abordagem de Meta-Aprendizado, o Zoomed Ranking, que obteve bons resultados em problemas de classificação.
   Apresentação: 5a feira, 15/04/2004, 16:30hs, Sala M1
   Nota final: 9,5
     Detalhamento:
      Orientador:
       Preparação do Contexto: 10,0
       Grau de Competência: 9,5
       Resultados Técnicos: 9,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 9,5
       Qualidade da Apresentação Oral: 9,5
       Diferenciação/Classificação: -
      Avaliador:
       Preparação do Contexto: 10,0
       Grau de Competência: 9,5
       Resultados Técnicos: 9,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 9,5
       Qualidade da Apresentação Oral: 9,5
       Diferenciação/Classificação: -

Última atualização: 27 de Abril de 2004, 15:17:52hs