CIn-UFPE - Trabalhos de Graduação - 2006.2 Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Centro de Informática (CIn)
Graduação em Ciência da Computação e Engenharia da Computação

Trabalhos de Graduação - 2006.2

1. Integrando Interface de Comunicação na Web em Ambientes Virtuais Adaptativos - Um Estudo no VEPersonal
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Adson Luís Aguiar
   Área: Banco de Dados / Realidade Virtual
   Orientador: Fernando da Fonseca de Souza
   Co-Orientador: Marcus Salerno de Aquino
   Avaliador: Judith Kelner
   Resumo:
    O uso de Realidade Virtual em AV tem estimulado o desenvolvimento de diversas ferramentas, enfocando tanto a visualização e representação de mundos tridimensionais quanto o acompanhamento da navegação e a interação do usuário. O VEPersonal é uma dessas ferramentas. Ele utiliza uma sociedade de agentes que monitora as ações do usuário e gera dinamicamente ambientes virtuais em função do nível de conhecimento do usuário e da sua evolução cognitiva adquirida durante a interação com o sistema. A comunicação com o usuário é realizada através de uma interface via Web. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma aplicação Web para a interface do ambiente Vepersonal.
   Apresentação: 3a feira, 03/04/2007, 08:00hs, Sala Auditório Ex-Cesar

2. Análise Comparativa de Arquiteturas de Distribuição de Dada Warehouse
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Álvaro Alencar Barbosa Palitot
   Área: Banco de Dados
   Orientador: Fernando da Fonseca de Souza
   Avaliador: Robson do Nascimento Fidalgo
   Resumo:

    A quantidade de informações e dados nas empresas têm crescido de forma assustadora, criando uma grande dificuldade para que os profissionais consigam absorver todo esse conteúdo disponível. Há a necessidade de se filtrar as informações de forma adequada, para que somente aquelas realmente relevantes ao modelo de negócio das empresas sejam utilizadas. O modelo que tenta simplificar os dados disponíveis e direciona-los para os gestores está vinculado a uma tecnologia denominada Data warehouse, que integra e armazena dados históricos usados no processo de tomada de decisão.

                Em geral, o data warehouse representa uma única base de dados centralizada. Distribuir os dados armazenados nessa base de dados apresenta várias vantagens, porém introduz novos desafios a ambientes de data warehousing.

                Este trabalho tem o objetivo de abordar diversos trabalhos relacionados ao oferecimento de um ambiente de acesso distribuído a data warehouse via web, focando na arquitetura do sistema WEBD²W, proposto por Cristina Ciferri na sua tese de doutorado e na utilização de Data Marts para distribuição do data warehouse.

   Apresentação: 3a feira, 03/04/2007, 08:30hs, Sala Auditório Ex-Cesar

3. Um Mecanismo de Coordenação para o Framework xaADB
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Ana Elizabeth Xavier Correia de Albuquerque
   Área: Banco de Dados / Inteligência Artificial
   Orientador: Ana Carolina Salgado
   Co-Orientador: Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
   Avaliador: Fernando da Fonseca de Souza
   Resumo:

    A proposta deste trabalho de graduação é implementar um protótipo de agentes monitores para o framework xaADB, gerenciados por um outro agente coordenador, que possam resolver automaticamente algumas classes de problemas encontradas no SGBD que poderiam ser tratadas por um SGDB autônomo. O agente coordenador deverá ser capaz de gerenciar os recursos do SGBD entre os agentes, estabelecer prioridades, e impedir que os agentes executem ações que possam ferir as regras de negócio do sistema e/ou as políticas organizacionais. Para a tanto, o agente coordenador será implementado utilizando a técnica de coordenação de agentes conhecida como PGP (Partial Global Planning).
   Apresentação: 3a feira, 03/04/2007, 10:30hs, Sala B-001

4. Sistema de Aquisição, Armazenamento, Tratamento e Visualização de Sinais Neurológicos de Cobaias em Experimentos de "Spreading Depression"
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Arthur Umbelino Alves Rolim
   Área: Captura e tratamento de sinais biológicos
   Orientador: Manoel Eusébio de Lima
   Avaliador: Edna Natividade da Silva Barros
   Resumo:

    Spreading Depression é um fenômeno no qual ocorre uma queda acentuada na amplitude da atividade elétrica espontânea do córtex cerebral quando estimulado artificialmente. O comportamento destas ondas quando estudados podem diagnosticar doenças de causas não muito bem compreendidas, como a epilepsia e a enxaqueca. Então, um sistema que realizasse a maioria dos passos da experiência de maneira automatizada e sem a intervenção humana, aumentaria em muito a qualidade do resultado, além de deixar os cientistas livres para executar outras tarefas mais nobres, em paralelo, aumentando sua produtividade.
   Apresentação: 3a feira, 03/04/2007, 09:30hs, Sala Auditório Ex-Cesar

5. Uma ferramenta para gerenciamento de rastreabilidade entre artefatos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Bruno Farache
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Avaliador: Jaelson Freire Brelaz De Castro
   Resumo:

    Diversos artefatos são produzidos durante o desenvolvimento de um software e existe a necessidade de se ter uma visão sobre as dependências existentes entre esses artefatos. Várias ferramentas de apoio ao desenvolvimento de software produzem artefatos de mesma natureza porém com formatos diferentes, o que possibilita apenas um controle de rastreabilidade manual. Este trabalho se propõe a estudar maneiras de inferir, quando possível, as depedências automaticamente e semi-automaticamente e irá propor um modelo padrão para a representação de dependências entre artefatos. Além disso, irá implementar uma ferramenta que adotará os técnicas e padrões estudados.
   Apresentação: 3a feira, 03/04/2007, 15:30hs, Sala B-001

6. Utilizaç de Téicas de Zoneamento para Reconhecer Caracteres Numécos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Bruno José Torres Fernandes
   Área: Processamento de Imagens
   Orientador: George Darmiton da Cunha Cavalcanti
   Avaliador: Tsang Ing Ren
   Resumo:

    A área de reconhecimento de imagens possui algortimos cada vez mais potentes que estão aptos a avaliar os mais diversos tipos de caracteres. Se falando da esfera educacional é perceptível a dificuldade que os professores possuem em alfabetizar um grande número de pessoas ao mesmo tempo. Nesse âmbito, pretende-se realizar um software que alfabetize as pessoas via o reconhecimento do que os mesmos escrevem.
   Apresentação: 3a feira, 03/04/2007, 10:30hs, Sala Auditório Ex-Cesar

7. >One Laptop Per Child - Uma VisãGeral do Projeto
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Carina Neiva Soares
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Paulo Romero Martins Maciel
   Avaliador: Manoel Eusébio de Lima
   Resumo:

    A modelagem de sistemas de tempo real abrange alguns aspectos importantes como infra-estruturas físicas (processador, redes e comunicação) e as suas dependências com o software, assim como, a modelagem do comportamento dos sistemas de tempo real, que são baseados nas respostas a eventos ocorridos.   

    A proposta deste trabalho é realizar um estudo das técnicas para modelagem de sistemas de tempo real, assim como pesquisar o estado da arte das linguagens existentes e propostas para a especificação de sistemas de tempo real, associadas a ferramentas que suportam estas linguagens. Estudos de caso devem ser utilizados para demonstrar a modelagem e a especificação do sistema.

   Apresentação: 2a feira, 16/04/2007, 09:00hs, Sala D226

8. Utilizando OpenUP/Basic para Desenvolvimento de Aplicações WEB
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Carlos Eduardo Albuquerque da Cunha
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Avaliador: Hermano Perelli de Moura
   Resumo:

    Com o passar dos anos, e a disseminação da internet (World-Wide-Web), empresas de todas as partes do mundo levaram para a WEB uma gama de transações e processos para que clientes e funcionários estejam munidos de informações necessárias para a realização de operações vitais de seu cotidiano. Diferentemente dos softwares tradicionais, não existem processos que estudem os aspectos particulares do ciclo de desenvolvimento de aplicativos para WEB, portanto, este trabalho apresentará uma extensão do OpenUP/Basic que atenda a todas as necessidades do desenvolvimento de software para WEB.
   Apresentação: 3a feira, 03/04/2007, 08:00hs, Sala B-001

9. Um Framework de Conectividade para Aplicações Móveis em Java ME
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Carlos Eduardo dos Santos Pereria Silva
   Área: Entretenimento Digital / Sistemas Distribuídos
   Orientador: Geber Lisboa Ramalho
   Avaliador: André Luis Medeiros dos Santos
   Resumo:

    O aumento de poder computacional dos dispositivos móveis os tornam cada vez mais próximos dos computadores pessoais e promoveram o surgimento de plataformas para desenvolvimento de aplicações, como Brew e Java ME, que entre outras vantagens oferecem suporte à aplicações conectadas. Entretanto, apenas a presença de conectividade sem o auxílio de uma biblioteca de programação em alto-nível traz muito mais complexidade para as aplicações, aumentando o tempo de desenvolvimento, os custos e a propensão a erros. Tal fato realça a necessidade de um componente reutilizável e extensível que torne ágil o desenvolvimento desta classe de aplicações. Diante do contexto apresentado, o objetivo deste trabalho é propor a construção de um framework de conectividade para aplicações móveis de propósitos gerais. O framework em questão será responsável pelos aspectos de baixo nível relativos à conectividade, direcionando os esforços do desenvolvedor para o processamento da lógica inerente à aplicação.
   Apresentação: 3a feira, 03/04/2007, 16:00hs, Sala Auditório do CIn

10. Automação do Processo de Identificação de Aspectos em Modelos i*
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Cleviton Vinicius Fonsêca Monteiro
   Área: Engenharia de Requisitos
   Orientador: Jaelson Freire Brelaz De Castro
   Avaliador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Resumo:

    Pesquisas recentes tentam generalizar os conceitos do paradigma de orientação a aspectos e aplicá-lo a fases iniciais do ciclo de desenvolvimento de software. Em particular, há uma abordagem que pretende lidar com Early Aspects na metodologia Tropos, que é baseada no framework i*. Essa abordagem sugere a aplicação de guidelines para a identificação de candidatos a aspectos em modelos i*. Visando contribuir com as pesquisas citadas a proposta deste trabalho é estender uma ferramenta de modelagem i*, chamada OME, para que seja possível identificar automaticamente candidatos a aspectos nos modelos i*.
   Apresentação: 3a feira, 03/04/2007, 14:30hs, Sala B-001

11. Aperfeiçoamento do Simulador de RTS Games: JaRTS
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Cristiano Campos Cavalcanti
   Área: Jogos de Estratégia em Tempo Real
   Orientador: Geber Lisboa Ramalho
   Avaliador: Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
   Resumo:

    O crescente mercado de jogos de estratégia, está gerando uma demanda cada vez maior de dificuldade e proximidade com a realidade. Os jogadores não querem mais jogar contra uma máquina que apenas monta tropas e ataca e sim que possui uma "inteligência" de combate que signifique um desafio pra ele. Nesse sentido o JaRTS estará sendo aperfeiçoado para que seja criado um ambiente mais robusto e facilmente configurável, de modo a permitir que pesquisadores e desenvolvedores de agentes de jogos de estratégia possam focar seus esforços em seus algoritmos e técnicas, testando-os ao mesmo tempo, do que com gráficos, configurações e outras coisas, que acabam por dispersar esses mesmo esforços.
   Apresentação: 3a feira, 03/04/2007, 16:30hs, Sala Auditório do CIn

12. Especificação de Testes Funcionais para o Processador de Consultas da Arquitetura GOLAPA
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Diego Martins Vieira Barros
   Área: Banco de Dados/Qualidade de Software
   Orientador: Valéria Cesário Times
   Avaliador: Ana Carolina Salgado
   Resumo:

    Suporte à decisão tem como objetivo auxiliar o entendimento do comportamento dos dados do negócio de uma organização. Existem tecnologias que são usadas para prover esse suporte, como Data Warehouse (DW), Online Analytical Processing (OLAP) e Sistemas de Informações Geográficas (SIG). A integração dessas tecnologias, que envolvem processamento multi- dimensional e geográfico, resulta nos sistemas Spatial OLAP (SOLAP). Atualmente, um dos sistemas SOLAP existentes na academia foi implementado de acordo com a arquitetura Geographical Online Analytical Processing Architecture (GOLAPA). Visando a melhoria da qualidade da arquitetura GOLAPA, se faz necessária a especificação de testes funcionais, que é o objetivo deste trabalho.
   Apresentação: 3a feira, 03/04/2007, 11:30hs, Sala B-001

13. Sistema WEB de Percepção de Ambientes de Aprendizagem
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Emílio Georges Saad Neto
   Área: Percepção / Interfaces
   Orientador: Alex Sandro Gomes
   Avaliador: George Darmiton da Cunha Cavalcanti
   Resumo:

    A crescente demanda por cursos de formação a distância baseados na Web fez com que os ambientes virtuais de ensino colaborativo ganhassem um importante reconhecimento nos dias atuais. Entretanto, a grande maioria dos ambientes disponíveis atualmente não oferece mecanismos que possibilitem que seus usuários percebam a presença e as ações dos demais usuários. Esta carência é ainda maior quando se tratam de aplicações disponíveis como páginas na Web. O trabalho objetiva realizar o desenvolvimento de um sistema na Web de percepção de ambientes de aprendizagem.  Como resultados, será apresentado um sistema na Web contemplando os requisitos levantados e que serão aplicados no contexto do ambiente AMADeUs.
   Apresentação: 3a feira, 03/04/2007, 16:00hs, Sala Auditório Ex-Cesar

14. Um estudo introduório sobre programação em placas gráficas para dispositivos móveis voltado para jogos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Fernando Leal Brayner
   Área: Computação Grafica / Jogos
   Orientador: Marcelo Walter
   Avaliador: Sílvio de Barros Melo
   Resumo:

    Com evolução da indústria de dispositivos móveis, ficou claro que havia a necessidade de uma API com baixo consumo de memória, que fosse multi-plataforma e que suportasse funcionalidades 2D e 3D. A necessidade de se estabelecer a infra-estrutura para jogos 3D portáteis foi ponto chave para a aceitação de um padrão recente que teve sua  primeira especificação liberada em 2003, o OpenGL ES (OpenGL Embeded Systems) .
     OpenGL® ES é uma API livre de royalities, multi-plataforma para funcionalidades gráficas 2D e 3D  em sistemas embarcados ? incluindo consoles, telefones, aparelhos elétricos e veículos. O objetivo geral deste trabalho é realizar uma exploração do padrão OpenGL ES, a versão da API OpenGL para sistemas embarcados, identificando a diferenças entre ela e o OpenGL padrão, explorar o processo de porte e analisar o papel desta API para criação de APIs 3D de alto nível e motores de jogos.
   Apresentação: 3a feira, 03/04/2007, 16:30hs, Sala Auditório Ex-Cesar

15. Automatic English Requirements Generation from CSP Models
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Glaucia Boudoux Peres
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Alexandre Cabral Mota
   Avaliador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Resumo:

    Na maioria dos sistemas de software, requisitos estão sempre sendo modificados. Normalmente, com uma mudança nos requisitos, o projeto do sistema e a implementaç&atlde;o mudam também. Mediante isto, o resultado é que todo o sistema deve ser testado novamente. Atualmente, existe uma forte tendência para adotar modelos formais a fim de representar os requisitos e os seus documentos associados. Modelar estes documentos com especificações formais e escrevê-los com uma linguagem natural controlada é uma estratégia efetiva para garantir que nenhuma incerteza a respeito dos seus conteúdos esteja presente. O objetivo principal deste trabalho é apresentar uma ferramenta que ajude na manutenção de documentos de requisitos, atualizados através de especificações formais em CSP correspondentes aos casos de teste.
   Apresentação: 3a feira, 03/04/2007, 17:00hs, Sala Auditório Ex-Cesar

16. QuadDetector: um módulo em hardware para detecção de quadrados em tempo real
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Guilherme Dias da Silva
   Área: Sistemas embarcados / processamento de imagem
   Orientador: Judith Kelner
   Co-Orientador: Veronica Teichrieb
   Avaliador: Manoel Eusébio de Lima
   Resumo:

    No campo de desenvolvimento de aplicações em hardware, os FPGAs  (Field-Programmable-Gate-Array  ) se mostram plataformas atraentes pelo seu alto grau de versatilidade. Sendo um chip re-programável, ele é capaz de se transformar em um hardware desenvolvido através de uma linguagem de descrição de hardware. A aplicação de FPGAs no desenvolvimento de sistemas embarcados com soluções para Realidade aumentada (RA) configura-se uma área de pesquisa recente, cujo objetivo é construir um sistema dedicado para processamento de imagens com alta taxa de quadros por segundo.  O objetivo desse trabalho de graduação é construir um módulo em hardware (QuadDetector) usando uma linguagem para descrição de hardware(VHDL) que seja capaz de fazer o processamento em tempo real de imagens e detectar quadrados na cena capturada. Além disso, será discutida uma possível arquitetura para identificar um padrão dentro do quadrado detectado. Essa detecção faz parte de uma primeira etapa de identificação de marcadores para aplicações de RA utilizando uma biblioteca de desevolvimento para tais aplicações em softwares, ARToolkit. O QuadDetector fará parte de um projeto maior, ARCam, que visa embarcar os passos implementados em software pelo ARToolkit, permitindo então o desenvolvimento de aplicações de RA em hardware.
   Apresentação: 3a feira, 03/04/2007, 17:30hs, Sala Auditório Ex-Cesar

17. Um Framework de Realidade Aumentada para o Desenvolvimento de Aplicações Portáveis para a Plataforma Pocket PC
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: João Paulo Silva do Monte Lima
   Área: Realidade Virtual
   Orientador: Judith Kelner
   Co-Orientador: Veronica Teichrieb
   Avaliador: Sílvio de Barros Melo
   Resumo:

    Este trabalho tem como objetivo apresentar um framework que facilita o desenvolvimento de aplicações de realidade aumentada para a plataforma Pocket PC. Este framework foi projetado para propiciar a criação em alto nível de aplicações independentes de plataforma. Ele integra o OGRE, que é um engine gráfico open source de alto nível para renderização 3D em tempo real, e o OgreAR, uma biblioteca desenvolvida pelo autor que oculta os detalhes de implementação da aquisição de imagens da câmera e da detecção de marcadores. Além disso, o autor construiu um port do engine OGRE para Pocket PC chamado OGRE4PPC, que é descrito com riqueza de detalhes. A arquitetura e o funcionamento do framework são descritos ao longo deste trabalho. Finalmente, alguns estudos de caso são apresentados, onde o OGRE4PPC e o framework de realidade aumentada são avaliados utilizando-se um dispositivo móvel real.
   Apresentação: 4a feira, 04/04/2007, 08:00hs, Sala Auditório Ex-Cesar

18. Um estudo comparativo entre Flash Lite e J2ME para desenvolvimento de jogos em Execução
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Laís Xavier
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Fábio Queda Bueno da Silva
   Avaliador: Geber Lisboa Ramalho
   Resumo:

    Um estudo comparativo entre duas tecnologias específicas (Flash Lite e J2ME) para desenvolvimento em dispositivos móveis, focando no desenvolvimento de jogos, para expor, com base em dados técnicos, tais como tempo de desenvolvimento, tempo de aprendizado, portabilidade entre outros, qual das tecnologias é mais adequada para determinada situação durante o desenvolvimento de jogos. Com um framework de comparação definido com métricas e conceitos é possível aferir o desempenho de cada uma das tecnologias. O estudo de caso, elaborado através de um jogo nas duas linguagens, comprova o comportamento de cada uma das tecnologias dentro do framework de comparação.
   Apresentação: 3a feira, 03/04/2007, 17:00hs, Sala Auditório do CIn

19. Abordagem para a Descrição de um Modelo de Melhoria de Processo de Software
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Leonardo Monteiro Reinaldo
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Avaliador: Hermano Perelli de Moura
   Resumo:

    Atualmente, há a necessidade de melhoria contínua de processos de software, e essa melhoria tem se mostrado na prática ser uma abordagem viável, eficaz e eficiente para a necessária melhoria das organizações intensivas em software. Portanto, é nesse contexto que esse projeto se insere para descrever um modelo de melhoria de processo de software baseado no modelo IDEAL ? Initiating, Diagnosing, Establishing, Acting and Learning integrado ao Ambiente de Implementação de Processo de Software, a na abordagem PRO2PI - Process Capability Profile for Process Improvement.
   Apresentação: 3a feira, 03/04/2007, 08:30hs, Sala B-001

20. Um Estudo sobre Migração de Máquinas Virtuais e de Aplicações em Execução
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Marcos Tadeu de Andrade
   Área: Sistemas Operacionais - Virtualização
   Orientador: André Luis Medeiros dos Santos
   Avaliador: Sérgio Vanderlei Cavalcante
   Resumo:

    O uso de máquinas virtuais tem-se revelado uma ferramenta bastante útil para utilização plena dos recursos computacionais, cada vez mais avançados. Um cenário interessante no contexto de máquinas virtuais é a migração destas entre hosts distintos em uma rede, por exemplo. Essa migração pode ter como background falhas de hardware ou atualização de softwares nos servidores em que essas máquinas virtuais executam. Esse trabalho tem como objetivo estudar o processo de migração de máquinas virtuais e também sugerir um possível cenário para migração de aplicações (não somente de máquinas virtuais).
   Apresentação: 4a feira, 04/04/2007, 09:30hs, Sala Auditório Ex-Cesar

21. Métricas de Qualidade em Projetos de Sistemas Orientado a Objeto
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Mozart Vasconcelos Silva
   Área: Engenharia de Software - Qualidade de Software
   Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Avaliador: Alexandre Cabral Mota
   Resumo:

    Métricas de software e como elas podem ser usadas para dar qualidade a projetos de sistemas orientado a objeto é objeto principal deste trabalho. Várias métricas e ferramentas serão apresentadas e analisadas, juntamente com um estudo experimental para validar cada métrica e ampliar o conhecimento sobre ela. Estratégias de como uma análise de código fonte utilizando métricas podem ser integradas a projetos, e como essas métricas podem levar a uma boa qualidade de código dando uma boa visão no andamento do projeto, evitando assim vários problemas normalmente ocorrentes.
   Apresentação: 4a feira, 04/04/2007, 10:00hs, Sala Auditório Ex-Cesar

22. Acessibilidade em e-gov: Estudo de caso do sítio da Justiça Federal de Pernambuco
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Raquel da Costa Monteiro
   Área: Acessibilidade
   Orientador: Fernando da Fonseca de Souza
   Avaliador: Robson do Nascimento Fidalgo
   Resumo:

    Esse trabalho vem analisar a legislação em vigor que disciplina acessibilidade e usabilidade na construção de sites e portais governamentais. Faremos também um estudo do sítio da Justiça Federal Pernambuco de acordo com a legislação em vigor e com as recomendações da W3C.
   Apresentação: 4a feira, 04/04/2007, 10:30hs, Sala Auditório Ex-Cesar

23. Um estudo sobre segurança em banco de dados móveis
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: René Araújo Alves
   Área: Banco de Dados
   Orientador: Fernando da Fonseca de Souza
   Avaliador: Valéria Cesário Times
   Resumo:

    A computação móvel vem evoluindo a cada dia, e com isso se dá o aumento do uso dos dispositivos portáteis devido a sua maior flexibilidade de localização, podendo ocasionar grandes mudanças no comportamento social e corporativo. Com isso, os sistema de banco de dados localizados em redes fixas agora desempenham um novo papel de servidores de dados globais e locais, podendo residir em um equipamento móvel. Mas essa mobilidade é associada com problemas de segurança e privacidade. Sistemas de banco de dados móveis têm sofrido várias ameaças baseados nas redes sem fio e também na restrição dos recursos dos dispositivos. Medidas de segurança devem tomar conta da distribuição dos dados e seus heterogêneos tratamentos com respeito a modelos de segurança.
    A proposta deste trabalho é gerar uma análise detalhada de vários aspectos da segurança em banco de dados utilizada atualmente, considerando o gerenciamento, o acesso e a transferência dos dados via redes sem fio. Testes sobre algum(s) sistema(s) de banco de dados móvel para uma melhor demonstração dos conceitos e informações geradas na etapa de pesquisa deste projeto serão realizados para mostar a aplicabilidade destes conceitos.
   Apresentação: 3a feira, 03/04/2007, 12:00hs, Sala B-001

24. Extração de informação simbólica de áudio: o problema do reconhecimento de acordes do violão
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Roberto Cássio Silva do Nascimento Júnior
   Área: Computação Musical / Inteligência artificial
   Orientador: Geber Lisboa Ramalho
   Avaliador: Marcília Andrade Campos
   Resumo:

    O trabalho tem como principal objetivo fazer uma análise do que de principal há existente na linha de detecção da harmonia de uma música, compreender o que é feito, e analisar possíveis melhorias e alternativas para essas técnicas. O problema é de natureza bastante complexa e possui vários subcampos para se aprofundar. Tendo consciência disto, a idéia inicial é restringir o escopo à detecção de acordes no decorrer do tempo, numa performance executada em violão, gravada em um arquivo de áudio salvo no computador. O resultado esperado é uma nova abordagem na resolução deste problema, ou uma variação em cima de um tratamento já existente, que onde se possa perceber, com testes implementados na prática, ganhos de eficiência relevantes.
   Apresentação: 3a feira, 03/04/2007, 17:30hs, Sala Auditório do CIn

25. Conceitos, técnicas, ferramentas e aplicações de Mineração de Dados para gerar conhecimento a partir de bases de dados
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Thiago Miranda Amorim Silva
   Área: Banco de Dados
   Orientador: Fernando da Fonseca de Souza
   Avaliador: Ana Carolina Salgado
   Resumo:

    A Administração de Dados é muito importante para garantir a qualidade e integridade de uma base de dados, e seu estudo pode ser decisivo para o futuro de uma organização. Este trabalho tem o objetivo de detalhar uma importante área da Administração de dados chamada Mineração de Dados ou Data Mining, uma ferramenta de gerenciamento de informação que deve revelar estruturas de conhecimento, que possam guiar decisões estratégicas em uma organização. Nesta monografia, será detalhada cada fase do processo de data mining, descrevendo técnicas e algoritmos utilizados. Será demonstrada a utilização da mineração de dados em várias áreas de conhecimento da sociedade como também será apresentado um estudo comparativo de ferramentas de Data Mining.
   Apresentação: 3a feira, 03/04/2007, 11:00hs, Sala B-001

26. Um Plug-in que Integra um Simulador de Projetos a uma Ferramenta de Gerenciamento de Projetos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Thierry da Silva Araújo
   Área: Gerenciamento de Projetos
   Orientador: Hermano Perelli de Moura
   Avaliador: Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
   Resumo:

    Com a evolução da disciplina de Gerência de Projetos, muitas outras necessidades surgiram nesse âmbito para agilizar ainda mais o desenvolvimento de projetos. Na área de capacitação de gerentes foi produzida no CIn-UFPE uma solução que simula um ambiente de projeto de software em forma de jogo sério, o SmartSim, nele o jogador pode gerenciar um projeto tendo como equipe atores sintéticos. A proposta desse novo trabalho é criar uma ferramenta que integra o jogo ao um sistema de gerenciamento de projetos, como o Microsoft Project, visando criar um ambiente onde o gerente possa treinar no simulador usando dados de um projeto real, bem como ver no sistema de gerenciamento de projetos os resultados da simulação. Outra aplicação é a de simular projetos reais procurando possíveis futuras falhas e tentar corrigí-las ainda no planejamento do projeto.
   Apresentação: 4a feira, 04/04/2007, 10:00hs, Sala B-001

27. A study of the SIRA Process (Systematic Integration between Requirements and Architecture)
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Turah Xavier de Almeida
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Jaelson Freire Brelaz De Castro
   Avaliador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Resumo:

    Engenharia de Requisitos e Arquitetura de Software são reconhecidas pela comunidade de Engenharia de Software como importantes áreas de pesquisa e prática. Apesar de estarem claramente relacionadas, a transição entre requisitos e arquitetura continua sendo um problema desafiador devido à falta de guias que ajudem essa transição. O processo SIRA consiste numa forma sistemática de ajudar na transição de requisitos para arquitetura. O objetivo desse trabalho é avaliar o processo SIRA e determinar se é possível o desenvolvimento de uma ferramenta CASE para suportar o processo de forma sistemática.
   Apresentação: 3a feira, 03/04/2007, 15:00hs, Sala B-001

28. Implementação de uma Arquitetura microprogramada de biosenssoriamento de glicose para o Programa de Saúde da Família
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Victor da Costa Wanderley
   Área: Engenharia da Computação
   Orientador: Manoel Eusébio de Lima
   Avaliador: Edna Natividade da Silva Barros
   Resumo:

    Atualmente, a tecnologia nos permite, através de dispositivos portáteis, realizar a leitura rápida, em poucos segundos, do nível de açúcar no sangue humano. Estes dispositivos, à venda em farmácias e grandes redes de supermercados, em sua totalidade, não são fabricados ou desenvolvidos no Brasil, o que representa um custo elevado no tratamento, principalmente para aquelas populações de baixa renda e, por conseguinte, para programas de saúde de larga escala. Uma possibilidade para este impasse seria o desenvolvimento de tecnologia nacional que pudesse reduzir custos, principalmente em programas de saúde que atingem populações de baixa renda, como o Programa da Saúde da Família (PSF). No período 2001 e 2002 foram alocadas 7758 equipes de saúde do PSF para realizar exames de glicose em comunidades carentes de todo país, e cerca de 60% destas estavam equipadas com tais dispositivos.
   Apresentação: 4a feira, 04/04/2007, 15:30hs, Sala Auditório Ex-Cesar

Última atualização: 19 de Abril de 2007, 08:39am GMT-3