CIn-UFPE - Trabalhos de Graduação - 2002.2 - Detalhamento de Notas Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Centro de Informática (CIn)
Graduação em Ciência da Computação

Trabalhos de Graduação - 2002.2 - Detalhamento de Notas

1. C#TS, Uma Extensão de JATS para a Linguagem C#
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Adeline de Souza Silva
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: André Santos
   Avaliador: Paulo Borba
   Resumo:
    Transformações de programas são extremamente utilizadas na implementação de refactorings. Refactoring é o processo de alterar código, de forma a torná-lo mais legível e extensível, sem alterar seu comportamento observável. Este trabalho se propõe a estender JaTS (Java Transformation System), uma linguagem de especificação de transformações de programas Java, para suportar programas em C#. Em conjunto com a extensão da ferramenta, será realizada uma análise das estruturas sintáticas das linguagens C# e Java.
   Apresentação: 3a feira, 18/03/2003, 08:00hs-08:30hs, Sala M1.
   Nota final: 9,5
     Detalhamento:
      Orientador:
       Preparação do Contexto: 10,0
       Grau de Competência: 10,0
       Resultados Técnicos: 10,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 9,5
       Qualidade da Apresentação Oral: 8,5
       Diferenciação/Classificação: -
      Avaliador:
       Preparação do Contexto: 10,0
       Grau de Competência: 10,0
       Resultados Técnicos: 10,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 9,5
       Qualidade da Apresentação Oral: 8,5
       Diferenciação/Classificação: -

2. Geração aleatória de mapas para jogos de estratégia
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Bruno Jamir e Silva
   Área: Inteligência Artificial
   Orientador: Geber Lisboa Ramalho
   Avaliador: Jacques Robin
   Resumo:

    Em jogos de estratégia o cenário onde as batalhas ocorrem são de fundamental importância. Assim sendo, cada um deles é cuidadosamente elaborado por level designers para ser realista e bem estruturado. Porém, depender de cenários pré-construídos fornecidos com o jogo restringe as possibilidades do usuário.
    Este projeto tem como objetivo formular uma solução para a criação de cenários que sejam geologicamente coerentes. Isto seria feito analisando-se o comportamento de cada tipo de terreno no ambiente real e implementando estas regras no software.
   Apresentação: 3a feira, 18/03/2003, 08:30hs-09:00hs, Sala M1.
   Nota final: 9,5
     Detalhamento:
      Orientador:
       Preparação do Contexto: 10,0
       Grau de Competência: 10,0
       Resultados Técnicos: 10,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 8,5
       Qualidade da Apresentação Oral: 9,25
       Diferenciação/Classificação: -
      Avaliador:
       Preparação do Contexto: 10,0
       Grau de Competência: 10,0
       Resultados Técnicos: 10,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 8,5
       Qualidade da Apresentação Oral: 9,25
       Diferenciação/Classificação: -

3. Reestruturação e expansão do Methodology Explorer
   (Manual do Usuário)
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Carlos Roberto da Silva Júnior
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Hermano Perrelli de Moura
   Avaliador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Resumo:

    O projeto Methodology Explorer foi idealizado como uma ferramenta voltada ao processo de desenvolvimento de software para facilitar o trabalho dos engenheiros de processos e projetistas de metodologias. Neste trabalho o aluno se propõe dar continuidade ao desenvolvimento da ferramenta, através de uma reestruturação de sua implementação, da implementação de novos recursos e de uma remodelagem total de sua interface. O resultado final do projeto deverá ser uma nova versão do Methodology Explorer, agora mais próxima de um produto.
   Apresentação: 3a feira, 18/03/2003, 09:00hs-09:30hs, Sala M1.
   Nota final: 10,0
     Detalhamento:
      Orientador:
       Preparação do Contexto: 10,0
       Grau de Competência: 10,0
       Resultados Técnicos: 10,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 10,0
       Qualidade da Apresentação Oral: 10,0
       Diferenciação/Classificação: -
      Avaliador:
       Preparação do Contexto: 10,0
       Grau de Competência: 10,0
       Resultados Técnicos: 10,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 10,0
       Qualidade da Apresentação Oral: 10,0
       Diferenciação/Classificação: -

4. Análise de um Modelador de Estrutura de Proteínas e seus Componentes
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Érico Souza Teixeira
   Área: Teoria da Computação - Bioinformática
   Orientador: Kátia Silva Guimarães
   Avaliador: Paulo Jorge Leitão Adeodato
   Resumo:

    Modelagem de proteínas é uma tarefa complexa e computacionalmente elaborada. O objetivo deste trabalho é fazer um estudo crítico das várias etapas do processo de modelagem comparativa, usando como base o MODELLER, empregando duas abordagens:

       1. Teórica (estudo dos principais artigos relacionados)
       2. Prática (desempenho do método)

    Procuraremos identificar as deficiências mais relevantes e partes específicas do processo que possam ser melhoradas num trabalho futuro.

   Apresentação: 3a feira, 18/03/2003, 09:30hs-10:00hs, Sala M1.
   Nota final: 9,7
     Detalhamento:
      Orientador:
       Preparação do Contexto: 10,0
       Grau de Competência: 9,5
       Resultados Técnicos: 9,5
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 9,5
       Qualidade da Apresentação Oral: 10,0
       Diferenciação/Classificação: -
      Avaliador:
       Preparação do Contexto: 10,0
       Grau de Competência: 9,5
       Resultados Técnicos: 9,5
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 9,5
       Qualidade da Apresentação Oral: 10,0
       Diferenciação/Classificação: -

5. API para desenvolvimento de agentes em ambientes Massive Multiplayer Games
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Fábio Leitão de Urquiza e Silva
   Área: Inteligência Artificial
   Orientador: Geber Lisboa Ramalho
   Avaliador: Jacques Robin
   Resumo:

    Massive Multiplayer Online Games (MMOG) são jogos onde varios jogadores se conectam através da internet e interagem entre si, com o intuito de evoluir seu personagem. Ambientes desse tipo são ricos para o desenvolvimento de agentes, pois oferecem oportunidade dos agentes interagirem entre si, com o ambiente e até mesmo com jogadores reais. O objetivo deste projeto é implementar uma API que deverá ser utilizada no desenvolvimento de agentes que utilizam como ambiente um MMOG especifico, Ultima Online.
   Apresentação: 3a feira, 18/03/2003, 09:00hs-09:30hs, Sala M3.
   Nota final: 9,4
     Detalhamento:
      Orientador:
       Preparação do Contexto: 10,0
       Grau de Competência: 10,0
       Resultados Técnicos: 9,5
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 9,25
       Qualidade da Apresentação Oral: 8,75
       Diferenciação/Classificação: -
      Avaliador:
       Preparação do Contexto: 10,0
       Grau de Competência: 10,0
       Resultados Técnicos: 9,5
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 9,25
       Qualidade da Apresentação Oral: 8,75
       Diferenciação/Classificação: -

6. HMM's para Identificação de Regiões Promotoras de Genes de Reparação
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Gustavo Bastos dos Santos
   Área: Teoria da Computação - Bioinformática
   Orientador: Kátia Silva Guimarães
   Avaliador: Marcília Andrade Campos
   Resumo:

    Bio-informática é uma área recente da computação, que lida com problemas relacionados com a manipulação e análise de seqüências de nucleotídeos ou aminoácidos. Muitos dos problemas nesta área são NP-completos, de forma que abordagens alternativas são necessárias. Modelos Escondidos de Markov (Hidden Markov Models), que são modelos probabilísticos, é uma abordagem cada dia mais utilizada. Neste trabalho, pretendemos estudar a aplicação de HMM's na predição de regiões promotoras e desenvolver um HMM para predizer regiões promotoras de genes de reparação em sacaramídeos.
   Apresentação: 3a feira, 18/03/2003, 10:30hs-11:00hs, Sala M1.
   Nota final: 9,8
     Detalhamento:
      Orientador:
       Preparação do Contexto: 10,0
       Grau de Competência: 10,0
       Resultados Técnicos: 9,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 10,0
       Qualidade da Apresentação Oral: 10,0
       Diferenciação/Classificação: -
      Avaliador:
       Preparação do Contexto: 10,0
       Grau de Competência: 10,0
       Resultados Técnicos: 9,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 10,0
       Qualidade da Apresentação Oral: 10,0
       Diferenciação/Classificação: -

7. FourierStudio: Uma ferramenta para edição de imagens coloridas no domínio da freqüência
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: José Edson de Albuquerque Filho
   Área: Computação Gráfica
   Orientador: Fernando da Fonsêca de Souza
   Co-Orientador: Alejandro C. Frery
   Avaliador: Aluizio Fausto Ribeiro Araújo
   Resumo:

    Uma nova ferramenta para a edição de imagens no domínio da freqüência: o FourierStudio. Os autores deste trabalho acreditam que o uso desta ferramenta pode facilitar o desafio de editar imagens, automatizando parte do processo. Uma descrição comparativa de outras ferramentas da mesma área, assim como detalhes mais específicos da implementação do FourierStudio também serão apresentados.
   Apresentação: 3a feira, 18/03/2003, 11:00hs-11:30hs, Sala M1.
   Nota final: 8,35
     Detalhamento:
      Orientador:
       Preparação do Contexto: 7,0
       Grau de Competência: 8,0
       Resultados Técnicos: 8,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 7,0
       Qualidade da Apresentação Oral: 9,0
       Diferenciação/Classificação: -
      Avaliador:
       Preparação do Contexto: 8,0
       Grau de Competência: 9,0
       Resultados Técnicos: 9,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 7,0
       Qualidade da Apresentação Oral: 10,0
       Diferenciação/Classificação: -

8. Uma Ferramenta para Gerenciamento de Consultas em um Ambiente de Integração de Dados na Web
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Haroldo José Costa do Amaral
   Área: Banco de Dados
   Orientador: Ana Carolina Salgado
   Avaliador: Valéria Cesário Times
   Resumo:

    Devido à popularidade da Internet, a Web vem se tornando uma poderosa fonte de informação. Com isso, cada vez mais, as aplicações necessitam interagir com diversas fontes de dados, autônomas e heterogêneas. O acesso aos dados, por parte dos usuários deve acontecer de uma forma segura, uniforme e rápida. Neste contexto, surgem os sistemas de integração de dados para a Web. Sua funcionalidade básica é oferecer aos seus usuários uma interface uniforme de acesso é diferente fontes de dados, permitindo que os usuários definam consultas e o sistema determine aonde a informação deve ser encontrada e apresentar as respostas.
    O objetivo deste trabalho é construir um Gerenciador de Consultas num ambiente de integração de dados na Web, chamado Query Manager. Neste desenvolvimento, XML será usada para representação comum dos dados, XML Schema será usada para representar metadados (esquemas), XQuery como linguagem de consulta e Java como linguagem de implementação. As principais funcionalidades do Query Manager são: receber consultas XQuery, verificar se os resultados estão armazenados numa Cache (se estiver, retorná-los para o usuário), simular a decomposição da consulta XQuery, implementar a interação com os módulos Source Manager e Data Warehouse Manager (outros módulos do sistema de integração), receber os dados e simular a integração, devolver os resultados para o usuário.
   Apresentação: 3a feira, 18/03/2003, 11:30hs-12:00hs, Sala M1.
   Nota final: 9,69
     Detalhamento:
      Orientador:
       Preparação do Contexto: 10,0
       Grau de Competência: 10,0
       Resultados Técnicos: 10,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 9,5
       Qualidade da Apresentação Oral: 9,5
       Diferenciação/Classificação: -
      Avaliador:
       Preparação do Contexto: 10,0
       Grau de Competência: 10,0
       Resultados Técnicos: 10,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 9,5
       Qualidade da Apresentação Oral: 9,0
       Diferenciação/Classificação: -

9. Uma Ferramenta para Extração e Visualização de Padrões Musicais Seqüenciais
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Hugo Pimentel de Santana
   Área: Inteligência Artificial
   Orientador: Geber Lisboa Ramalho
   Avaliador: Judith Kelner
   Resumo:

    Este trabalho concebe uma ferramenta para extração e visualização de padrões musicais seqüenciais. É proposta uma arquitetura composta por três módulos principais, que realizam tarefas distintas: extração de padrões, vizualização musical e execução musical. A informação musical nestes três módulos é representada através de MusicXML, novo formato de representação musical baseado em XML (Extensible Markup Language). Será feita uma avaliação dos principais algoritmos existentes para extração de padrões musicais, além da adequação de MusicXML a arquitetura proposta.
   Apresentação: 3a feira, 18/03/2003, 14:00hs-14:30hs, Sala M1.
   Nota final: 10,0
     Detalhamento:
      Orientador:
       Preparação do Contexto: 10,0
       Grau de Competência: 10,0
       Resultados Técnicos: 10,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 10,0
       Qualidade da Apresentação Oral: 10,0
       Diferenciação/Classificação: -
      Avaliador:
       Preparação do Contexto: 10,0
       Grau de Competência: 10,0
       Resultados Técnicos: 10,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 10,0
       Qualidade da Apresentação Oral: 10,0
       Diferenciação/Classificação: -

10. Arquitetura em camadas e modelo MVC na tecnologia Microsoft dot Net
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Júlio César dos Santos Lins
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: André Santos
   Avaliador: Paulo Borba
   Resumo:

    A plataforma Microsoft dot Net é uma tecnologia alternativa para desenvolvimento de sistemas corporativos e vem evoluindo bastante. Atualmente o mercado de aplicações corporativas é dominado pela tecnologia J2EE e por isso já existem um modelo de programação, componentes e ferramentas bem definidos. Porém, a tecnologia dot Net está ainda no seu estágio inicial e os conceitos de qualidade de software e arquitetura em camadas não estão bem implementados nessa plataforma.
    O trabalho tem como objetivo trazer parte do modelo de desenvolvimento hoje existente na construção de aplicações J2EE para as aplicações Microsoft dot Net. Para isso será proposta uma arquitetura em camadas para a nova tecnologia e serão buscadas ferramentas que auxiliem na implementação do modelo MVC.
   Apresentação: 3a feira, 18/03/2003, 14:30hs-15:00hs, Sala M1.
   Nota final: 9,53
     Detalhamento:
      Orientador:
       Preparação do Contexto: 10,0
       Grau de Competência: 10,0
       Resultados Técnicos: 9,5
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 8,5
       Qualidade da Apresentação Oral: 10,0
       Diferenciação/Classificação: -
      Avaliador:
       Preparação do Contexto: 10,0
       Grau de Competência: 10,0
       Resultados Técnicos: 9,5
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 8,5
       Qualidade da Apresentação Oral: 10,0
       Diferenciação/Classificação: -

11. Investigações de Plataformas Computacionais para Identificação de Impressão Digital
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Kassiana Mesquita da Costa
   Área: Processamento de Imagens e Redes Neurais
   Orientador: Edson Costa de Barros Carvalho Filho
   Avaliador: Germano Crispim Vasconcelos
   Resumo:

    Esse trabalho investiga modelos computacionais para identificação de impressão digital. Para alcançar esse objetivo será necessário combinar diferentes técnicas computacionais para formar plataformas que serão avaliados seus desempenhos. Os modelos computacionais são submetidos a quatro fases de processamento. A primeira fase, responsável pela aquisição das imagens. Após o processo de captura, as imagens de impressão digital são pré-processadas. A fase subseqüente é o processo de extração de características. Ainda nessa fase, é necessário um procedimento para eliminar as falsas características. A última fase é responsável pela identificação das imagens. As técnicas a serem combinadas nesse trabalho consistem nas técnicas de pré-processamento, extração de características e identificação de padrões. O resultado prático desse trabalho prove a adequabilidade de técnicas na identificação de imagens de impressões digitais e poderá servir de protótipo para sistemas de identificação de impressões digitais.
   Apresentação: 3a feira, 18/03/2003, 15:00hs-15:30hs, Sala M1.
   Nota final: 8,0
     Detalhamento:
      Orientador:
       Preparação do Contexto: -
       Grau de Competência: -
       Resultados Técnicos: -
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): -
       Qualidade da Apresentação Oral: -
       Diferenciação/Classificação: -
      Avaliador:
       Preparação do Contexto: -
       Grau de Competência: -
       Resultados Técnicos: -
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): -
       Qualidade da Apresentação Oral: -
       Diferenciação/Classificação: -

12. Definição de Modelo Conceitual para Representação de Esquemas XML
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Luciano do Rego Galvão
   Área: Banco de Dados
   Orientador: Ana Carolina Salgado
   Avaliador: Fernando da Fonsêca de Souza
   Resumo:

    Existem atualmente vários sistemas com o propósito de integrar dados de diferentes fontes, que podem ser autônomas e heterogêneas. O problema de integração de dados consiste em prover uma visão uniforme das descrições das fontes de dados, chamada esquema de mediação, e definir um conjunto de mapeamentos que são usados para computar cada objeto deste esquema. Como resultado deste trabalho deseja-se definir um modelo conceitual de representação de entidades a partir de XML Schemas, a fim de representar as mais diversas fontes de dados com maior independência e transparência para o usuário. Será implementado um dos módulos do sistema de integração de dados Integra, responsável por identificar as entidades, que representam as fontes de dados, e captar as mudanças ocorridas nas fontes a partir da análise das mesmas.
   Apresentação: 3a feira, 18/03/2003, 15:30hs-16:00hs, Sala M1.
   Nota final: 9,5
     Detalhamento:
      Orientador:
       Preparação do Contexto: 10,0
       Grau de Competência: 10,0
       Resultados Técnicos: 10,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 9,0
       Qualidade da Apresentação Oral: 9,0
       Diferenciação/Classificação: -
      Avaliador:
       Preparação do Contexto: 10,0
       Grau de Competência: 10,0
       Resultados Técnicos: 10,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 9,0
       Qualidade da Apresentação Oral: 9,0
       Diferenciação/Classificação: -

13. Refine: Procedimentos e Recursão
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Manuela de Almeida Xavier
   Área: Engenharia de Software - Métodos Formais
   Orientador: Augusto César Alves Sampaio
   Avaliador: Alexandre Cabral Mota
   Resumo:

    O projeto de criação de Refine surgiu da necessidade de se ter disponível uma ferramenta que suportasse a aplicação do cálculo de refinamentos de Morgan e que fosse adequada para uso por iniciantes. A versão inicial da ferramenta já estava sendo utilizada, mas algumas leis para desenvolvimento formal de programas encontravam-se ausentes, tais como as leis de procedimento e recursão. O principal objetivo do trabalho atual é a extensão da versão de Refine para incluir estas leis, e assim, aumentar os recursos da ferramenta. Os resultados obtidos serão relevantes tanto do ponto de vista de ensino quanto do ponto de vista da viabilização de desenvolvimentos de maior porte. As restrições a serem removidas e a inclusão de leis mais sofisticadas nesta nova versão facilitarão em muito futuros trabalhos dos alunos.
   Apresentação: 3a feira, 18/03/2003, 16:00hs-16:30hs, Sala M1.
   Nota final: 9,25
     Detalhamento:
      Orientador:
       Preparação do Contexto: 9,0
       Grau de Competência: 10,0
       Resultados Técnicos: 9,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 9,5
       Qualidade da Apresentação Oral: 10,0
       Diferenciação/Classificação: -
      Avaliador:
       Preparação do Contexto: 8,7
       Grau de Competência: 8,7
       Resultados Técnicos: 10,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 8,8
       Qualidade da Apresentação Oral: 8,8
       Diferenciação/Classificação: -

14. Ferramenta de Visualização de Simulações baseadas no Método do Elemento Finito
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Mardoqueu Souza Vieira
   Área: Computação Gráfica - Visualização Científica
   Orientador: Alejandro C. Frery
   Co-Orientador: Félix C. G. Santos
   Avaliador: José Dias dos Santos
   Resumo:

    Este trabalho lida com visualização de campos vetoriais e escalares calculados em simulações, baseadas no Método do Elemento Finito (MEF), de problemas multi-física. As simulações basedas no MEF têm importância industrial em todas as áreas da engenharia, sendo muito importantes em investigações das ciências básicas (Matemática, Física e Química entre outras). Este trabalho se propõe a construir uma ferramenta de visualização usando a liguagem orientada a objetos C++, no ambiente Linux empregando como ponto de partida e referência a plataforma Open Visualization Data Explorer (DX). Estudos de caso serão apresentados.
   Apresentação: 3a feira, 18/03/2003, 16:30hs-17:00hs, Sala M1.
   Nota final: 9,1
     Detalhamento:
      Orientador:
       Preparação do Contexto: 10,0
       Grau de Competência: 10,0
       Resultados Técnicos: 10,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 7,0
       Qualidade da Apresentação Oral: 9,0
       Critérios Adicionais:
         Conhecimento da Literatura ção/Classificação: 10,0
         Avaliação Crítica de Trabalhos Existentes: 10,0
         Avaliação Crítica do Próprio Trabalho: 8,0
         Justificação das escolhas feitas na fase de concepção do projeto: 10,0
       Critérios Excepcionais:
         Evidência de Originalidade: 10,0
         Inclusão de Material Publicável: 10,0
       Diferenciação/Classificação: Ótimo
      Avaliador:
       Preparação do Contexto: 10,0
       Grau de Competência: 10,0
       Resultados Técnicos: 10,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 7,0
       Qualidade da Apresentação Oral: 9,0
       Critérios Adicionais:
         Conhecimento da Literatura ção/Classificação: 10,0
         Avaliação Crítica de Trabalhos Existentes: 10,0
         Avaliação Crítica do Próprio Trabalho: 8,0
         Justificação das escolhas feitas na fase de concepção do projeto: 10,0
       Critérios Excepcionais:
         Evidência de Originalidade: 10,0
         Inclusão de Material Publicável: 10,0
       Diferenciação/Classificação: Ótimo

15. Uma Arquitetura para Aplicações de Mascaramento de Informações em Imagens
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Matheus Cabral de Araújo Gois
   Área: Computação Gráfica
   Orientador: Alejandro C. Frery
   Avaliador: Ruy J.G.B. de Queiroz
   Resumo:

    Mascaramento de Informações pode ser definido como o conjunto de técnicas e protocolos que tentam esconder algum tipo de informação em algum objeto. O objeto onde a informação será inserida é denominado como "objeto guarida". Essa informação pode ser uma simples mensagem textual, uma marca representando a empresa que fabricou o objeto guarida, o número de série do objeto (fingerprinting) ou qualquer outro tipo de informação. Esse trabalho tem como principal objetivo a modelagem de uma arquitetura de um framework que facilite a criação e testes de novas técnicas de mascaramento de informações em imagens. O planejamento e possível implementação desse framework é de fundamental importância para a área de mascaramento de informações, uma vez que irá permitir que pesquisadores possam desenvolver e testar novas técnicas de mascaramento de informações para imagens sem necessidade de despender esforços implementando cada uma delas de forma estanque.
   Apresentação: 6a feira, 07/02/2003, 10:30hs-11:00hs, Sala M3.
   Nota final: 10,0
     Detalhamento:
      Orientador:
       Preparação do Contexto: 10,0
       Grau de Competência: 10,0
       Resultados Técnicos: 10,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 10,0
       Qualidade da Apresentação Oral: 10,0
       Diferenciação/Classificação: -
      Avaliador:
       Preparação do Contexto: 10,0
       Grau de Competência: 10,0
       Resultados Técnicos: 10,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 10,0
       Qualidade da Apresentação Oral: 10,0
       Diferenciação/Classificação: -

16. Especificação de Sistemas Colaborativos Usando Teoria da Atividade
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Mayra Gomes Castro Cerqueira
   Área: Inteligência Artificial
   Orientador: Alex Sandro Gomes
   Avaliador: Alexandre Cabral Mota
   Resumo:

    Analisar e propor métodos e técnicas de especificação de sistemas interativos centrados no contexto de trabalho do usuário. As abordagens atuais de engenharia de software levam em consideração apenas uma quantidade limitada de aspectos da atividade do usuário (necessidade e objetivos). Em contrapartida, diversas técnicas da área de interface homem máquina permitem criar representação com diferentes graus de precisão da atividade realizada pelos usuários mais representativos de uma aplicação. A identificação e apresentação de contexto de uso e necessidades dos usuários são fundamentais para que engenheiros de software possam fazer uso correto dessas informações. Nesse projeto propomos o desenvolvimento de uma técnica híbridas de modelagem do usuário e da tarefa que sejam simples o suficiente para serem realizadas por engenheiros de software e sofisticadas o bastante para captarem os aspectos mais relevantes da atividade dos usuários para nortearem de forma correta o desenvolvimento de sistemas interativos. A criação dessa metodologia ocorrerá no contexto da criação de um ambiente virtual de ensino denominado AMADeUS, que visa permitir a formação de profissionais é distância usando diversas técnicas de criação de interfaces.
   Apresentação: 3a feira, 18/03/2003, 17:30hs-18:00hs, Sala M1.
   Nota final: -,-
     Detalhamento:
      Orientador:
       Preparação do Contexto: 9,0
       Grau de Competência: 9,0
       Resultados Técnicos: 8,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 8,0
       Qualidade da Apresentação Oral: 9,0
       Diferenciação/Classificação: -
      Avaliador:
       Preparação do Contexto: 7,3
       Grau de Competência: 8,0
       Resultados Técnicos: 7,5
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 6,8
       Qualidade da Apresentação Oral: 8,0
       Diferenciação/Classificação: -

17. Simulação de Tráfego com Realidade Virtual
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Paulo Gonçalves de Barros
   Área: Computação Visual - Realidade Virtual
   Orientador: Judith Kelner
   Avaliador: Alejandro C. Frery
   Resumo:

    A Realidade Virtual (RV) surgiu do uso do computador como ferramenta de simulação de ambientes ou situações fictícias, como forma de evitar riscos, para treinamento de recursos humanos, na prevenção de acidentes, etc. Outra faceta da RV é o desenvolvimento de mundos virtuais onde o usuário, através de sua manipulação e visualização, consegue entender dados complexos. O presente trabalho explora essa característica e propõe um modelo tridimensional para simulação do comportamento de tráfego automotivo nas principais vias da região do Complexo de Salgadinho - onde se situa o Centro de Convenções de Pernambuco. Para isso, serão utilizados não só algoritmos de vida artificial com também técnicas de Computação Gráfica e equipamentos de RV imersiva.
   Apresentação: 4a feira, 19/03/2003, 08:00hs-08:30hs, Sala M1.
   Nota final: 10,0
     Detalhamento:
      Orientador:
       Preparação do Contexto: 10,0
       Grau de Competência: 10,0
       Resultados Técnicos: 10,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 10,0
       Qualidade da Apresentação Oral: 10,0
       Diferenciação/Classificação: -
      Avaliador:
       Preparação do Contexto: 10,0
       Grau de Competência: 10,0
       Resultados Técnicos: 10,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 10,0
       Qualidade da Apresentação Oral: 10,0
       Diferenciação/Classificação: -

18. Estudo do Processador DSP56824 da Motorola
Caso de Estudo: Transmissão de Informação Digital (Voz) entre EVMs

   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Péricles de Lima Sobreira
   Área: Engenharia da Computação
   Orientador: Manoel Eusébio de Lima
   Avaliador: Sérgio Vanderlei Cavalcante
   Resumo:

    O objetivo deste projeto é estudar a arquitetura do processador DSP56824 e implementar a comunicação serial (troca de informação digital) entre dois kits DSP56824 Evaluation Module (EVM) da Motorola com aplicação em comunicações: transmissão de sinal de voz com codificação/decodificação, filtragem, controle, transmissão e recepção de dados a partir de um protocolo de comunicação entre os dois kits EVMs.
   Apresentação: 4a feira, 19/03/2003, 08:30hs-09:00hs, Sala M1.
   Nota final: -,-
     Detalhamento:
      Orientador:
       Preparação do Contexto: -
       Grau de Competência: -
       Resultados Técnicos: -
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): -
       Qualidade da Apresentação Oral: -
       Diferenciação/Classificação: -
      Avaliador:
       Preparação do Contexto: -
       Grau de Competência: -
       Resultados Técnicos: -
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): -
       Qualidade da Apresentação Oral: -
       Diferenciação/Classificação: -

19. Tradutor SystemC - Redes de Petri
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Renato Valença Arruda Vieira
   Área: Engenharia da Computação
   Orientador: Edna Natividade da Silva Barros
   Avaliador: Paulo Romero Martins Maciel
   Resumo:

    Os projetos de sistemas embarcados estão ficando cada vez mais complexos nos últimos anos e portanto torna-se necessária uma ferramenta comum para a especificação visando uma padronização. Por esse motivo organizações (indústria, universidades e centros de pesquisa) voltadas para o desenvolvimento de sistemas embarcados disponibilizaram uma plataforma de modelagem baseada em C /C++ denominada SystemC. Dentro desse contexto, este projeto teve como objetivo a produção de um compilador que faça a tradução de SystemC para Redes de Petri, um formalismo matemático que auxilia a análise de projetos de sistemas embarcados. Partindo dessa Rede de Petri podem-se fazer estimativas de área, potência dissipada, etc. O trabalho consiste em model ar os construtores de SystemC em Redes de Petri(fluxos de controle e dados) e desenvlover um compilado r que a partir de uma especificação em SystemC gere uma Rede de Petri equivalente à tal espeficicação baseado em tais modelos.
   Apresentação: 4a feira, 19/03/2003, 09:00hs-09:30hs, Sala M1.
   Nota final: -,-
     Detalhamento:
      Orientador:
       Preparação do Contexto: 9,0
       Grau de Competência: 10,0
       Resultados Técnicos: 8,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 8,0
       Qualidade da Apresentação Oral: 9,0
       Diferenciação/Classificação: -
      Avaliador:
       Preparação do Contexto: -
       Grau de Competência: -
       Resultados Técnicos: -
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): -
       Qualidade da Apresentação Oral: -
       Diferenciação/Classificação: -

20. Sistema de Revisão de Diagnóstico Médico Distribuído
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Wanderley de Oliveira Cansanção
   Área: Redes de Computadores
   Orientador: Carlos André Guimarães Ferraz
   Avaliador: Nélson Souto Rosa
   Resumo:

    Nos dias de hoje, a informática e as telecomunicações têm influência significativa em todos os setores da sociedade, influenciando as nossas vidas de modo singular. Dentro deste contexto, não podemos deixar de mencionar os avanços na Informática aplicada à Medicina, e uma de suas mais significativas vertentes, a Telemedicina. Em Pernambuco, experiências recentes nesta área enfocam o Telediagnóstico e Colaboração On-Line entre Especialistas. Neste contexto, tenho como objetivo a construção e especificação de um sistema voltado especificamente ao atendimento clínico de pacientes, agilizando o atendimento médico e sendo suficientemente genérico de modo que possa ser facilmente adaptado às várias especialidades médicas. Mais informações em www.cin.ufpe.br/~woc/tg
   Apresentação: 4a feira, 19/03/2003, 09:30hs-10:00hs, Sala M1.
   Nota final: 9,71
     Detalhamento:
      Orientador:
       Preparação do Contexto: 10,0
       Grau de Competência: 10,0
       Resultados Técnicos: 10,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 9,5
       Qualidade da Apresentação Oral: 9,5
       Diferenciação/Classificação: -
      Avaliador:
       Preparação do Contexto: 9,5
       Grau de Competência: 10,0
       Resultados Técnicos: 10,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 9,0
       Qualidade da Apresentação Oral: 9,5
       Diferenciação/Classificação: -

21. Sentinel: um engenho java para controle de acesso RBAC (CANCELADO POR DESISTÊNCIA)
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Cristiano Lincoln Mattos
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: André Santos
   Avaliador: Carlos André Guimarães Ferraz
   Resumo:

    Acesso é a possibilidade de realizar uma operação com algum recurso computacional. Controle de acesso é o meio pelo qual essa capacidade é restringida ou permitida de alguma forma. Dentre os vários modelos de controle de acesso computacional existente (MAC, DAC, etc.), o modelo RBAC vem se destacando no meio científico e comercial como alternativa viável. O modelo RBAC traz consigo vários conceitos importantes, como o de role (perfil), constraint e hierarquias, tornando-o mais consistente e fácil de administrar. Todavia, existem poucas implementações robustas disponíveis. Este trabalho visa modelar e implementar um engine de controle de acesso RBAC em Java, de forma extensível e flexível. Este engine poderá se integrar a aplicações Java, e deve levar em conta não somente autorização, mas também autenticação e auditoria. Além da implementação em si, será produzido um documento com a modelagem e arquitetura do sistema, os desafios encontrados e as lições aprendidas.
   Apresentação: 4a feira, 19/03/2003, 10:00hs-10:30hs, Sala M1. (CANCELADA)
   Nota final: -,-
     Detalhamento:
      Orientador:
       Preparação do Contexto: -
       Grau de Competência: -
       Resultados Técnicos: -
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): -
       Qualidade da Apresentação Oral: -
       Diferenciação/Classificação: -
      Avaliador:
       Preparação do Contexto: -
       Grau de Competência: -
       Resultados Técnicos: -
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): -
       Qualidade da Apresentação Oral: -
       Diferenciação/Classificação: -

22. Gerência de Tempo: Uma visão do PMBOK direcionada ao desenvolvimento de software
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Jairson Barbosa Rodrigues
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Hermano Perrelli de Moura
   Avaliador: Augusto César Alves Sampaio
   Resumo:

    Direcionar o PMBOK (Base de Conhecimento em Gerência de Projetos), que é um conjunto de práticas bem conhecidas e aceitas em diversas áreas do conhecimento humano a uma visão mais próxima do desenvolvimento de software. Tal levantamento se dará na forma de conteúdo em uma área disponível na WEB construída especialmente para permitir aos interessados uma visão mais prática do tema e voltada especialmente para o gerenciamento de tempo em projetos de software. A gerência de tempo é o alicerce da pesquisa, sendo esta uma das nove áreas de conhecimento que fazem parte do PMBOK.
   Apresentação: 4a feira, 19/03/2003, 10:30hs-11:00hs, Sala M1.
   Nota final: 8,0
     Detalhamento:
      Orientador:
       Preparação do Contexto: 8,0
       Grau de Competência: 9,0
       Resultados Técnicos: 8,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 9,0
       Qualidade da Apresentação Oral: 10,0
       Diferenciação/Classificação: -
      Avaliador:
       Preparação do Contexto: 5,0
       Grau de Competência: 7,0
       Resultados Técnicos: 7,0
       Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 8,0
       Qualidade da Apresentação Oral: 8,0
       Diferenciação/Classificação: -

Última atualização: 7 de Abril de 2003, 12:11:52hs