Artefato: Especificação de Requisitos de Software
Esse artefato captura os requisitos de software para todo o sistema ou para uma parte dele.
Domínios: Requisitos
Tipos de Produto de Trabalho: Especificação
Objetivo

A SRS (Especificação de Requisitos de Software) concentra-se na coleta e na organização de todos os requisitos que envolvem o projeto.  É útil para coletar os requisitos de software do projeto em um documento formal no estilo do IEEE830.

Como você pode se deparar com diferentes ferramentas para coletar esses requisitos, é importante entender que a coleta dos requisitos pode ser feita com vários e diferentes artefatos e ferramentas. Por esse motivo, coletaremos os requisitos para a nossa SRS em um pacote que pode consistir em um único documento ou em um conjunto de diversos artefatos que descrevem os requisitos.
(Consulte a seção Informações Adicionais para obter diretrizes adicionais).

O pacote SRS controla a evolução do sistema em toda a fase de desenvolvimento do projeto; quando novos recursos são adicionados ou modificados no documento Vision, eles são elaborados dentro desse pacote.

A Especificação de Requisitos de Software é utilizada por estas pessoas:

  • Os designers utilizam o Pacote SRS como uma referência ao definir responsabilidades, operações e atributos nas classes e ao ajustar as classes no ambiente de implementação.
  • Os implementadores consultam o Pacote SRS para entrada ao implementar classes.
  • O Coordenador de Projeto consulta o Pacote SRS para entrada ao planejar iterações.
  • Os testadores utilizam o Pacote SRS como uma entrada para consideração dos testes que serão necessários.
Relacionamentos
Descrição
Breve Resumo

A SRS (Software Requirements Specification) captura os requisitos completos de software para o sistema ou uma parte do sistema.

Várias organizações diferentes de uma SRS são possíveis. Revise a seção de adaptação para obter orientação adicional.

Ilustrações
Considerações de Teclas
Consulte o Plano de Gerenciamento de Requisitos para determinar o local e a organização corretos dos requisitos. Por exemplo, talvez seja desejável ter uma SRS para descrever todos os requisitos de software para cada recurso de uma determinada liberação do produto.
Adaptação
Opções de Representação

Várias organizações diferentes de uma SRS são possíveis. Revise a seção de gabaritos e exemplos na tabela de cabeçalho desta página para obter as disposições apropriadas no contexto do projeto. Consulte o [IE830] para obter uma elaboração adicional deste artefato, incluindo outras opções para organização da SRS.

A Especificação de Requisitos de Software devem oferecer uma definição completa dos requisitos de software, funcionais ou não. Entretanto, requisitos específicos de caso de uso, ambos funcionais e não-funcionais, devem  ser documentados nos  Casos de Uso e requisitos do sistema, ambos funcionais e não-funcionais, devem ser documentados nas Especificações Suplementares. Esses produtos de trabalho separados podem ser agrupados para definir o SRS (Especificação de Requisitos de Software).

Informações Adicionais