Definir Responsabilidades do Cliente e do Projeto
O primeiro passo é identificar de forma explícita as partes do processo de aceitação do produto que serão de
responsabilidade do cliente e as que serão de responsabilidade da equipe do projeto. Você também deverá identificar de
forma explícita o indivíduo ou grupo que tomará a decisão de aceitação final. As responsabilidades podem incluir:
-
Liberação/retirada de software e documentação
-
Instalação de plataformas de teste de hardware/software
-
Fornecimento de dados de teste
-
Fornecimento de recursos para conduzir os testes de aceitação
-
Resposta oportuna dos resultados do teste de aceitação
|
Documentar os Critérios de Aceitação do Projeto
Os critérios de aceitação do produto são definidos e ajustados durante a Tarefa: Iniciar Projeto na Fase de Iniciação e
devem ser capturados no Plano de Aceitação do Produto nesse momento. Durante a Fase de Elaboração, é possível ampliar
os critérios e identificar revisões de testes específicas.
Esses critérios deverão ser desenvolvidos em conjunto pela organização do cliente e a equipe do projeto, e poderão
incluir o seguinte:
-
Liberação de todos os produtos de trabalho identificados como distribuíveis ao cliente
-
Lista dos participantes necessários ao teste de aceitação
-
Locais de teste necessários
-
Conclusão com êxito das avaliações de produtos de trabalho identificadas no Plano de Aceitação do Produto
-
Conclusão com êxito do treinamento do cliente
-
Conclusão com êxito da instalação no local
-
Medidas que identificarão até que ponto as especificações originais do projeto foram atendidas
-
Medidas que identificarão até que ponto os objetivos do caso de negócio foram atingidos
|
Identificar Artefatos e Métodos de Avaliação
Em seguida, identifique quais produtos de trabalho do projeto devem ser entregues ao cliente para aceitação. Para cada
um deles, você precisará identificar o(s) método(s) de avaliação que será(ão) utilizado(s) para garantir que o produto
de trabalho atenda aos critérios de aceitação especificados. Posteriormente no projeto, listas de verificação
detalhadas para revisão e casos de teste serão desenvolvidos para fornecer instruções passo a passo sobre como as
avaliações serão realizadas.
|
Identificar Recursos Necessários
Depois de identificar os números e os tipos de avaliações de produtos de trabalho, identifique no plano todos os
recursos que serão necessários para conduzir a tarefa de aceitação do produto. Inclua na sua lista de recursos:
-
Equipe
-
Hardware de computador
-
Software
-
Dados
-
Documentação
-
Equipamentos especializados
|
Definir o Planejamento de Aceitação do Produto
Outro problema comum no processo de aceitação do produto é quando o cliente estabelece uma prioridade insuficiente para
a tarefa de aceitação. Conseqüentemente, o processo se estende durante um longo período. Convém incluir no Plano de
Aceitação do Produto um planejamento que determine com detalhes quando as diversas tarefas de avaliação de aceitação
devem ocorrer. Esse planejamento será "agregado" no planejamento principal do projeto, no Plano de Desenvolvimento de
Software.
|
Definir o Processo de Resolução de Problemas
Este último passo também é muito importante. Em caso de problemas durante as avaliações de aceitação, convém ter um
processo combinado a ser seguido. Em geral, esse processo é semelhante ao processo de resolução de problemas de
projeto, conforme definido no Plano de Resolução de Problemas. No entanto, também é útil abordar assuntos como a forma
de chegar a um acordo sobre a existência de um problema, a provisão de fundos para trabalhos adicionais pela equipe do
projeto ou multas contratuais. Ao obter o acordo de todas essas questões com o cliente, você facilitará imensamente o
final do seu projeto.
|
|