Tarefa: Desenvolver Plano de Aceitação do Produto
Esta tarefa descreve como criar um procedimento por escrito, combinado entre o cliente e a equipe do projeto, para determinar a aceitabilidade dos distribuíveis do projeto e do processo por meio do qual serão resolvidos os problemas identificados durante a aceitação do produto.
Disciplinas: Gerenciamento de Projeto
Relacionamentos
FunçõesExecutor Primário: Executores Adicionais:
EntradasObrigatório:
    Opcional:
      Saídas
        Descrição Principal

        A aceitação final dos produtos liberados de um projeto pelo cliente costuma ser a origem de um certo atrito nos projetos de software. Em geral, isso resulta de uma divergência entre a visão do cliente de como o produto deverá funcionar e os métodos usados para avaliar o grau com que os produtos satisfazem aos requisitos estabelecidos.

        Com a elaboração conjunta de um Plano de Aceitação do Produto durante a Fase de Iniciação, o cliente e a equipe do projeto podem evitar essa situação, chegando a um acordo sobre um processo e um conjunto de critérios predefinidos segundo os quais o produto será avaliado para aceitação. Isso ajuda a equipe do projeto a criar um produto que o cliente poderá aceitar e ajuda a definir as expectativas do cliente de como o produto deverá funcionar. O Plano de Aceitação do Produto também especifica como serão resolvidos os problemas identificados pelo cliente durante a aceitação do produto.

        Etapas
        Definir Responsabilidades do Cliente e do Projeto

        O primeiro passo é identificar de forma explícita as partes do processo de aceitação do produto que serão de responsabilidade do cliente e as que serão de responsabilidade da equipe do projeto. Você também deverá identificar de forma explícita o indivíduo ou grupo que tomará a decisão de aceitação final. As responsabilidades podem incluir:

        • Liberação/retirada de software e documentação
        • Instalação de plataformas de teste de hardware/software
        • Fornecimento de dados de teste
        • Fornecimento de recursos para conduzir os testes de aceitação
        • Resposta oportuna dos resultados do teste de aceitação
        Documentar os Critérios de Aceitação do Projeto

        Os critérios de aceitação do produto são definidos e ajustados durante a Tarefa: Iniciar Projeto na Fase de Iniciação e devem ser capturados no Plano de Aceitação do Produto nesse momento. Durante a Fase de Elaboração, é possível ampliar os critérios e identificar revisões de testes específicas.

        Esses critérios deverão ser desenvolvidos em conjunto pela organização do cliente e a equipe do projeto, e poderão incluir o seguinte:

        • Liberação de todos os produtos de trabalho identificados como distribuíveis ao cliente
        • Lista dos participantes necessários ao teste de aceitação
        • Locais de teste necessários
        • Conclusão com êxito das avaliações de produtos de trabalho identificadas no Plano de Aceitação do Produto
        • Conclusão com êxito do treinamento do cliente
        • Conclusão com êxito da instalação no local
        • Medidas que identificarão até que ponto as especificações originais do projeto foram atendidas
        • Medidas que identificarão até que ponto os objetivos do caso de negócio foram atingidos
        Identificar Artefatos e Métodos de Avaliação

        Em seguida, identifique quais produtos de trabalho do projeto devem ser entregues ao cliente para aceitação. Para cada um deles, você precisará identificar o(s) método(s) de avaliação que será(ão) utilizado(s) para garantir que o produto de trabalho atenda aos critérios de aceitação especificados. Posteriormente no projeto, listas de verificação detalhadas para revisão e casos de teste serão desenvolvidos para fornecer instruções passo a passo sobre como as avaliações serão realizadas.

        Identificar Recursos Necessários

        Depois de identificar os números e os tipos de avaliações de produtos de trabalho, identifique no plano todos os recursos que serão necessários para conduzir a tarefa de aceitação do produto. Inclua na sua lista de recursos:

        • Equipe
        • Hardware de computador
        • Software
        • Dados
        • Documentação
        • Equipamentos especializados
        Definir o Planejamento de Aceitação do Produto

        Outro problema comum no processo de aceitação do produto é quando o cliente estabelece uma prioridade insuficiente para a tarefa de aceitação. Conseqüentemente, o processo se estende durante um longo período. Convém incluir no Plano de Aceitação do Produto um planejamento que determine com detalhes quando as diversas tarefas de avaliação de aceitação devem ocorrer. Esse planejamento será "agregado" no planejamento principal do projeto, no Plano de Desenvolvimento de Software.

        Definir o Processo de Resolução de Problemas

        Este último passo também é muito importante. Em caso de problemas durante as avaliações de aceitação, convém ter um processo combinado a ser seguido. Em geral, esse processo é semelhante ao processo de resolução de problemas de projeto, conforme definido no Plano de Resolução de Problemas. No entanto, também é útil abordar assuntos como a forma de chegar a um acordo sobre a existência de um problema, a provisão de fundos para trabalhos adicionais pela equipe do projeto ou multas contratuais. Ao obter o acordo de todas essas questões com o cliente, você facilitará imensamente o final do seu projeto.