Artefato: Plano de Gerenciamento de Requisitos
Esse artefato descreve os artefatos de requisitos, os tipos de requisitos e seus respectivos atributos de requisitos, especificando as informações a serem coletadas e os mecanismos de controle a serem utilizados para avaliar, relatar e controlar as mudanças feitas nos requisitos do produto.
Domínios: Requisitos
Tipos de Produto de Trabalho: Plano
Objetivo

Um Plano de Gerenciamento de Requisitos deve ser desenvolvido para especificar as informações e os mecanismos de controle que serão coletados e utilizados para avaliar, relatar e controlar as mudanças feitas nos requisitos do produto.

A finalidade do Plano de Gerenciamento de Requisitos é descrever como o projeto configurará e gerenciará os produtos de trabalho de requisitos, os tipos de requisitos associados (consulte Conceito: Tipos de Requisitos), atributos de requisitos (consulte Produto de Trabalho: Atributos de Requisitos ). O plano também mostra como a rastreabilidade (consulte Conceito: Rastreabilidade) será gerenciada.

Relacionamentos
Ilustrações
Adaptação
Opções de Representação

A adaptação deve incluir, no mínimo, a definição de itens de rastreabilidade, restrições e atributos aplicáveis ao projeto. Outras questões importantes sobre rastreabilidade são:

  • relacionamento com outros planos
  • considerações sobre ferramentas

Relacionamento com Outros Planos

O Plano de Gerenciamento de Requisitos contém informações que podem ser cobertas com maior ou menor extensão por outros planos. As abordagens a seguir podem ser utilizadas para lidar com essa possível sobreposição:

  • Fazer referência ao conteúdo em outro plano.
  • Fornecer a visão geral em outro plano e mais detalhes neste plano. As referências desses outros planos para o Plano de Gerenciamento de Requisitos podem ser úteis. Isso geralmente funciona bem em projetos grandes, que tenham uma organização separada responsável pelo gerenciamento dos requisitos.
  • Adaptar as seções de documento para cobrir somente as áreas que ainda não foram abordadas em nenhum outro lugar.

Veja a seguir um mapeamento das seções do Plano de Gerenciamento de Requisitos para produtos de trabalho que podem conter informações complementares:

Seção do Plano de Gerenciamento de Requisitos Produto de Trabalho Complementar
Definições, Acrônimos e Abreviações  Produto de Trabalho: Glossário
Organização, Responsabilidades e Interfaces  Produto de Trabalho: Plano de Desenvolvimento de Software
Ferramentas, Ambiente e Infra-estrutura  Produto de Trabalho: Caso de Desenvolvimento, Produto de Trabalho: Plano de Desenvolvimento de Software (Plano de Infra-estrutura) 
Identificação de Requisitos  Produto de Trabalho: Plano de Gerenciamento da Configuração
Rastreabilidade  Produto de Trabalho: Caso de Desenvolvimento, Plano de Medidas 
Atributos  Produto de Trabalho: Caso de Desenvolvimento, Produto de Trabalho: Plano de Medidas
Relatórios  Produto de Trabalho: Caso de Desenvolvimento, Produto de Trabalho: Plano de Medidas
Gerenciamento de Mudanças de Requisitos  Produto de Trabalho: Plano de Gerenciamento da Configuração
Fluxos de Trabalho e Atividades  Produto de Trabalho: Caso de Desenvolvimento
Marcos  Produto de Trabalho: Plano de Desenvolvimento de Software, Plano de Iteração 
Treinamento e Recursos  Produto de Trabalho: Plano de Desenvolvimento de Software 

Considerações de Ferramentas

Em vez de documentar os atributos de rastreabilidade e seus valores pretendidos separadamente, você pode optar por digitar essas informações diretamente na ferramenta utilizada para gerenciar requisitos. Com isso, apenas seu uso seria documentado no Plano de Gerenciamento de Requisitos.

Observe que o Plano de Gerenciamento de Requisitos é utilizado, às vezes, para documentar mais do que apenas os itens diretos de gerenciamento de requisitos. Por exemplo, os usuários do Rational RequisitePro muitas vezes utilizam esse documento para capturar outros itens gerenciados pela ferramenta, como termos de glossário, itens de ação de requisitos, etc. Entretanto, embora o RequisitePro também possa ser utilizado para gerenciar itens como riscos e problemas, que são tratados como produtos de trabalho separados no RUP - o gerenciamento deles não é coberto no Plano de Gerenciamento de Requisitos.



Informações Adicionais