3.1 Processos dos  Projetos  3.2 Grupos de  Processos  3.3 Interações entre  os Processos  3.4 Adaptação das Interações  entre os Processos  3.5 Mapeamento dos Processos  de Gerência de Projetos
 Integração  Escopo  Tempo  Custo  Qualidade  Recursos  Comunicações  Risco  Aquisições

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3.2 Grupos de Processos

Os processos de gerência de projetos podem ser organizados em cinco grupos, cada um deles contendo um ou mais processos:

   Processos de iniciação – autorizar a execução do projeto ou fase.

   Processos de planejamento – definir e refinar os objetivos e selecionar a melhor alternativa para atingir aqueles objetivos de negócios que determinaram a existência do projeto.

   Processos de execução – coordenar pessoas e outros recursos para realizar o plano.

   Processos de controle – assegurar que os objetivos do projeto estão sendo atingidos, através da monitoração e medições regulares de progressos, para verificar existências de variações em relação ao planejado, tomando ações corretivas quando necessárias.

   Processos de encerramento – Formalizar a aceitação do projeto ou fase e encerrá-lo(a) de uma forma organizada.

  Os grupos de processos se ligam pelos resultados que produzem – o resultado ou saída de um grupo torna-se entrada para outro. Entre grupos de processos centrais, as ligações são iterativas - o planejamento alimenta a execução, no início, com um plano do projeto documentado, fornecendo, a seguir, atualizações ao plano, na medida em que o projeto progride. Estas conexões são mostradas na Figura 3-1. Além disso, os grupos de processos da gerência de projetos não são separados ou descontínuos, nem acontecem uma única vez durante todo o projeto; eles são formados por atividades que se sobrepõem, ocorrendo em intensidades variáveis ao longo de cada fase do projeto. A Figura 3-2 ilustra como os grupos de processos se sobrepõem e variam dentro de uma fase.
  Finalmente, as interações dos grupos também atravessam as fases, de tal forma que o encerramento de uma fase fornece uma entrada para o início da próxima. Por exemplo, a finalização de uma fase de design requer uma aceitação, pelo cliente, do documento projetado. Ao mesmo tempo, o documento de design define a descrição do produto para a fase de implementação subsequente. Esta interação está ilustrada na Figura 3-3.
  A repetição dos processos de iniciação, no início de cada fase, auxilia a manter o projeto focado nas necessidades de negócio que justificaram a sua criação. Isto também ajuda a garantir que o projeto seja interrompido, caso tais objetivos de negócio não mais existam, ou se o projeto tornou-se incapaz de satisfazê-los, as necessidades de negócios são discutidas em maior detalhe na introdução da Seção 5.1, Iniciação.
Embora a Figura 3-3 tenha sido desenhada considerando fases e processos distintos, num projeto real haverá muitas sobreposições. O processo de planejamento, por exemplo, deve não somente fornecer detalhes do trabalho a ser feito, para assegurar a correta execução da fase atual, como também fornecer alguma descrição preliminar do trabalho a ser desenvolvido nas fases subsequentes. Este detalhamento progressivo é freqüentemente conhecido como planejamento por ondas sucessivas, (em inglês rolling wave planning) indicando que esse planejamento é um processo interativo e contínuo.

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