5.1 Iniciação  5.2 Planejamento  do Escopo  5.3 Detalhamento do  Escopo  5.4 Verificação do Escopo  5.5 Controle de Mudanças de  Escopo
 Integração  Escopo  Tempo  Custo  Qualidade  Recursos  Comunicações  Risco  Aquisições

5 GERÊNCIA DO ESCOPO DO PROJETO

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A Gerência do Escopo do Projeto inclui os processos requeridos para assegurar que o projeto inclua todo o trabalho necessário, e tão somente o trabalho necessário, para complementar de forma bem sucedida o projeto (1). A preocupação fundamental compreende definir e controlar o que está ou não incluído no projeto. A Figura 5-1 fornece uma visão geral dos principias processos da gerência do escopo do projeto:

        Iniciação — autorizar o projeto ou fase.
        Planejamento do Escopo — desenvolver uma declaração escrita do escopo como base para decisões futuras do projeto.
        Detalhamento do Escopo — subdividir os principais subprodutos do projeto em componentes menores e mais manejáveis.
        Verificação do Escopo — formalizar a aprovação do escopo do projeto.
        Controle de Mudanças de Escopo — controlar as mudanças do escopo do projeto.
  Estes processos interagem uns com os outros e também com os processos das demais áreas de conhecimento. Cada processo pode envolver esforço de um ou mais indivíduos ou grupos de indivíduos dependendo das necessidades do projeto. Cada processo geralmente ocorre pelo menos uma vez em cada fase do projeto. Embora os processos sejam aqui apresentados como componentes discretos e interfaces bem definidas, na prática eles podem se sobrepor e interagir de outras maneiras . As interações entre os processos são discutidas no Capítulo 3, Processos da Gerência de Projeto.
  No contexto de projeto, o termo escopo deve se referir a :
   Escopo do produto – aspectos e funções que caracterizam um produto ou serviço.
   Escopo do projeto – o trabalho que deve ser feito com a finalidade de entregar um produto de acordo com os aspectos e as funções especificados.
  Os processos, ferramentas e técnicas usados para gerenciar o escopo do projeto são o foco deste capítulo. Os processos, ferramentas e técnicas usados para gerenciar o escopo do produto variam conforme a área de aplicação e são usualmente definidos como parte do ciclo de vida do projeto (o ciclo de vida do projeto é discutido na Seção 2.1).
  Um projeto geralmente produz um único produto, mas esse produto pode incluir componentes subsidiários, cada um deles com seu próprio e distinto, porém interdependente, escopo de produto. Por exemplo, um novo sistema de telefonia geralmente inclui quatro componentes subsidiários – hardware, software, treinamento e implementação.
  O escopo do projeto é mensurado contra o plano do projeto, enquanto o escopo do produto é mensurado contra os requisitos do produto. Ambos os tipos de gerenciamento de escopo devem ser bem integrados para garantir que o trabalho do projeto resulte na entrega do produto especificado.

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