5.1 Iniciação  5.2 Planejamento  do Escopo  5.3 Detalhamento do  Escopo  5.4 Verificação do Escopo  5.5 Controle de Mudanças de  Escopo
 Integração  Escopo  Tempo  Custo  Qualidade  Recursos  Comunicações  Risco  Aquisições

modelo

5.4 Verificação do Escopo

A verificação do escopo é o processo de obter o aceite formal do escopo do projeto pelas partes envolvidas (patrocinador, cliente, freguês, etc). Isto exige uma revisão dos produtos e resultados do trabalho para garantir que tudo foi completado correta e satisfatoriamente. Se o projeto terminar mais cedo, o processo de verificação do escopo deve estabelecer e documentar o nível e extensão da complexidade. A verificação do escopo difere do controle da qualidade (descrito na Seção 8.3 ) já que é fundamentalmente relacionada com a aceitação do resultado do trabalho enquanto o controle da qualidade é fundamentalmente relacionado com a exatidão dos resultados do trabalho. Assim para o mesmo trabalho executado busca-se tanto a exatidão quanto a aceitação do escopo.

Entradas
   .1 Resultados do trabalho
   .2 Documentação do Produto
   .3 Estrutura analítica do
       projeto (wbs)
   .4 Declaração de Escopo
   .5 Plano de Projeto
oooooooooooooooooooooooooo
Técnicas e Ferramentas
   .1 Inspeção
oooooooooooooooooooooooooo
oooooooooooooooooooooooooo
oooooooooooooooooooooooooo
oooooooooooooooooooooooooo
ooooooooooooooo
ooooooooooooo
Saídas
   .1 Aceitação formal
oooooooooooooooooooooooooo
oooooooooooooooooooooooooo
oooooooooooooooooooooooooo
oooooooooooooooooooooooooo
ooooooooooooooo
ooooooooooooo

5.4.1 Entradas para a Verificação do Escopo

.1 Resultados do trabalho. Os resultados do trabalho – quais subprodutos foram total ou parcialmente completados– são saídas da execução do plano do projeto (discutido na Seção 4.2).

.2 Documentação do produto. Os documentos produzidos para descrever os produtos do projeto devem estar disponíveis para revisão. O termo usado para descrever esta documentação (planos, especificações, documentação técnica, desenhos etc) varia de acordo com a área de aplicação.

.3 Estrutura analítica do projeto. A EAP auxilia no desenvolvimento do escopo e deve ser utilizada quando da verificação do trabalho do projeto (Ver Seção 5.3.3.1).

.4 Declaração do escopo. A declaração do escopo define alguns detalhes do escopo e deve ser verificada (Ver Seção 5.2.3.1).

.5 Plano de projeto. O plano do projeto está descrito na Seção 4.1.3.1).

5.4.2 Técnicas e Ferramentas para a Verificação do Escopo

.1 Inspeção. A inspeção inclui atividades tais como medição, exames e testes incumbidos de determinar se os resultados estão de acordo com as exigências. As inspeções são, diferentemente, chamadas de revisões, revisões de produto, auditoria, e ensaios (walk-throughs); em algumas áreas de aplicação esses diferentes termos têm significado estreito e específico.

5.4.3 Saídas da Verificação do Escopo

.1 Aceitação formal. A documentação de que o cliente ou patrocinador aceitou o produto do projeto ou da fase deve ser preparada e distribuída. Tal aceitação pode ser condicional, especialmente no fim de uma fase.

modelo

  página anterior      próxima página