11.1 Plano de  Gerência do Risco  11.2 Identificação
 do Risco
 11.3 Análise  Qualitativa do Risco  11.4 Análise  Quantitativa do Risco  11.5 Plano de  Resposta ao Risco  11.6 Controle e  Monit. do Risco
 Integração  Escopo  Tempo  Custo  Qualidade  Recursos  Comunicações  Risco  Aquisições

11 GERÊNCIA DO RISCO DO PROJETO

modelo

A gerência de risco é o processo sistemático de identificar, analisar e responder ao risco do projeto. Ele inclui maximizar a probabilidade e conseqüências dos eventos positivos e minizar a probabilidade e conseqüências dos eventos adversos para o objetivo do projeto. A Figure 11–1 fornece uma visão geral dos seguintes processos principais:

        Plano de Gerência do Risco — decide como abordar e planejar as atividades de gerência de risco para um projeto.
        Identificação do Risco — determina quais riscos podem afetar o projeto e documenta suas características.
        Análise Qualitativa de Risco — realiza uma análise qualitativa dos riscos e as condições para priorizar seus efeitos nos objeticos do projeto.
        Análise Quantitativa do Risco — mede a probabilidade e as conseqüências dos riscos e estima suas implicações para os objetivos do projeto.
        Plano de Respostas ao Risco — desenvolve procedimentos e técnicas para melhorar as oportunidades e reduzir as ameaças para os objetivos do projeto.
        Monitorando e Controlando Risco — monitora riscos residuais, identifica novos riscos, executa planos de redução de risco e evalia sua eficácia durante toda o ciclo de vida do projeto.

  Estes processos interagem entre si e com os processos de outras áreas de conhecimento. Cada processo ocorre ao menos uma vez em cada projeto. Embora processos sejam apresentados aqui como elementos discretos com interfaces bem definidas, na prática eles podem sobrepor e interagir nos caminhos não detalhados aqui. Interações de processos são discutidas em detalhes no Capítulo 3.
  Risco de projeto é um evento ou condição incerta que, se ocorrer, tem um positivo ou um negativo efeito no objetivo de um projeto. Um risco tem uma causa e, se ocorre, uma conseqüência. Por exemplo, uma causa pode ser requerendo uma permissão ou tendo limitado assinaturas pessoas para o projeto. O evento risco é aquele pode levar mais tempo que o planejado, ou que a equipe não esta adequada para a tarefa. Se um ou outro desses eventos de incertezas ocorre, então teremos uma conseqüência no custo, no cronograma ou na qualidade do projeto. Condições de risco podem incluir aspectos de ambiente do projeto que podem contribuir para o risco do projeto assim como um gerenciamento de projeto pobre, ou dependência nos participantes externos que não podem ser controlados.
  Risco de projeto incluem ameaças para os objetivos do projeto e oportunidades para melhoria desses objetivos. Ele tem sua origem na incerteza que esta presente em todos os projetos. Conhecer riscos é saber que são esses que devem ser identificados e analisados e que pode ser possível um plano para eles. Não conhecer riscos é não pode ser gerenciá-los, embora os gerentes de projeto possam endereçá-los para uma contingência geral baseada em experiências passadas com projetos similares.
  As organizações classificam como risco os relatos de ameaças ao sucesso do projeto. Riscos que são ameaças para o projeto podem ser aceitos se eles são contra-balançados com a compensação de ganhos. Por exemplo, adotando um cronograma que encurta o caminho e que permite ultrapassar e tirar um risco de terminar o projeto mais cedo. Riscos que são oportunidades podem ser perseguidos para benefícios dos objetivos do projeto.
  Para ter sucesso, a organização precisa ser comprometida em endereçar a gerência do risco durante o projeto. Uma medida de compromisso organizacional é ela dedicar-se para garantir a alta qualidade dos dados nos riscos do projeto e suas características.

modelo

  página anterior      próxima página