11.1 Plano de  Gerência do Risco  11.2 Identificação
 do Risco
 11.3 Análise  Qualitativa do Risco  11.4 Análise  Quantitativa do Risco  11.5 Plano de  Resposta ao Risco  11.6 Controle e  Monit. do Risco
 Integração  Escopo  Tempo  Custo  Qualidade  Recursos  Comunicações  Risco  Aquisições

modelo

11.1 Plano de Gerência do Risco

Plano de Gerência de Risco é o processo de decidir como abordar e planejar as atividades de gerência de risco para um projeto. Ele é um plano importante para os processos de gerenciamento do risco para garantir que o nível, tipo, e a visibilidade da gerência de risco são compatíveis com o risco e a importância do projeto para a organização.

Entradas
   .1 Project charter
   .2 Políticas de gerência do
       risco da organização
   .3 Definição de papeis e
       responsabilidades
   .4 Tolerâncias a risco das
       partes envolvidadas
   .5 Modelo para o plano de
       gerência de risco das
       organizações
   .6 Estrutura analítica do
       projeto (WBS)
oooooooooooooooooooooooooo
Técnicas & Ferramentas
   .1 Reuniões de planejamento
oooooooooooooooooooooooooo
ooooooooooooo
oooooooooooooo
ooooooooooooo
oooooooooooooo
ooooooooooooo
oooooooooooooo
ooooooooooooo
oooooooooooooo
ooooooooooooo
oooooo
ooooooo
Saídas
   .1 Plano de gerência do risco
oooooooooooooooooooooooooo
ooooooooooooo
oooooooooooooo
ooooooooooooo
oooooooooooooo
ooooooooooooo
oooooooooooooo
ooooooooooooo
oooooooooooooo
ooooooooooooo
oooooo
ooooooo

11.1.1 Entradas para o Plano de Gerência do Risco

.1 Project charter. O project charter é tratado na Seção 5.1.3.1.

.2 Políticas de gerência do risco da organização. Algumas organizações podem ter uma abordagem pré-definida para a análise de risco e resposta que devem que ser elaboradas para um projeto particular.

.3 Definição de papeis e responsabilidades. Predefinição de papéis, responsabilidades, e níveis de autoridade para tomador de decisões influir no plano.

.4 Tolerâncias a risco das partes envolvidadas. Diferentes organizações e diferentes indivíduos tem diferentes tolerâncias para risco. Estas podem ser expressadas em políticas ou reveladas em ações.

.5 Modelo para o plano de gerência de risco das organizações. Algumas organizações tem modelos desenvolvidos (ou um padrâo pró-forma) para uso da equipe de projeto. A organização continuará melhorando o modelo, baseados nas aplicações e utilidade no projeto.

.6 Estrutura analítica do projeto (WBS). A WBS é descrita na Seção 5.3.3.1.

11.1.2 Técnicas e Ferramentas para o Plano de Gerência do Risco

.1 Reuniões de planejamento. Equipes de projeto organizam reuniões de planejamento para elaborar o plano de gerência do risco. A audiência inclui o gerente do projeto, os lideres da equipe do projeto, alguém na organização com responsabilidade para gerenciar o planejamento do e execução de atividades, as partes envolvidas e outros enquanto necessários. Eles usam modelos de gerência do risco e outros inputs quando necessários.

11.1.3 Saídas do Plano de Gerência do Risco

.1 Plano de gerência do risco. O plano de gerência de risco descreve como identificar risco, análise qualitativa e quantitativa, plano de respostas, monitoramento e controle a ser estruturado e realizado durante ao ciclo de vida do projeto. O plano de gerência de risco não endereça respostas para riscos individuais ___este é alcançado em plano de resposta ao risco, que é discutido na Seção 11.5.3.1.

O plano de gerência do risco pode incluir o seguinte:

   Metodologias. Define as abordagens, ferramentas, e fontes de dados que podem ser usados para gerenciar o risco do projeto. Diferentes tipos de avaliações podem ser apropriadas, dependendo do estágio do projeto, quantidade de informação disponível, e flexibilidade restante na gerência de risco.

   Papéis e responsabilidades. Define a liderança, suporte e os membros da equipe de gerência de risco para cada ação no plano de gerência de risco. Equipes de gerência de risco organizadas for a do escritório do projeto pode estar disponível para realizar com mais independência, análises de risco imparciais do projeto.

   Orçamento. Estabelece um orçamento para a gerência do risco para o projeto.

   Momento. Define com que freqüência o processo de gerência do risco será realizado durante o ciclo de vida do projeto.

   Ganho e interpretação. Métodos apropriados de interpretação e ganho para identificar o momento e o tipo de análise de quantificação e qualificação do risco em que começa a ser realizado.

   Critérios. Os critérios que dirão que o risco está de acordo, quem e de que maneira. O dono do projeto, cliente ou o patrocinador podem ter diferentes critérios de risco. Os formulários com o objetivo dos critérios de aceitação pelo qual a equipe medirá a eficiência da execução do palno de resposta ao risco.

   Formatos de relatórios. Descreve o conteúdo e formato do plano de resposta ao risco descrito na Seção 11.5.3.1. Define como os resultados do processo de gerência do risco será documentado, analisado e comunicado para a equipe do projeto, partes envolvidas, patrocinador e outros.

   Investigação. Documentos de como todas as observações das atividades de risco, serão registradas para o benefício do projeto, futuras necessidades, e lições aprendidas. Documentos se e como o processo de risco será auditado.

modelo

  página anterior      próxima página