Artefato: Plano de Teste
Esse artefato define as metas e os objetivos dos testes no escopo da iteração (ou projeto), os itens de destino, a abordagem adotada, os recursos necessários e os produtos que serão liberados.
Domínios: Teste
Tipos de Produto de Trabalho: Plano
Objetivo
  • Para descrever e comunicar a intenção do esforço de teste em um determinado planejamento.
  • Para obter aceitação e aprovação dos investidores no esforço de teste.
Relacionamentos
Descrição
Descrição Principal

O Plano de Teste forma a estrutura dentro da qual a equipe que executa o teste trabalhará para o planejamento especificado. Ele direciona, orienta e restringe o esforço de teste, priorizando os produtos liberados úteis e necessários. Ele também comunica a intenção do esforço dos investidores. Desse modo, o Plano de Teste deve evitar detalhes que não seriam compreendidos ou seriam considerados irrelevantes pelos investidores no esforço de teste.

Em culturas ou domínios em que este produto de trabalho não é reconhecido como um produto de trabalho formal, ainda assim é importante tratar dos diferentes aspectos representados pelo Plano de Teste como parte do esforço de planejamento e tomar decisões apropriadas sobre o teste que será realizado e como o esforço de teste será conduzido.

Breve Resumo

O Plano de Teste captura os seguintes elementos de informações:

  • A definição das metas e dos objetivos do esforço de teste no escopo da iteração (ou do projeto).
  • A definição dos itens de teste de destino.
  • Uma explicação da abordagem ou estratégia que será utilizada.
  • Os recursos e o planejamento necessários.
  • Os produtos liberados a serem produzidos.
Ilustrações
Adaptação
Opções de Representação

Em certas culturas de teste, oPlano de Teste é considerado como produtos de trabalho informais e casuais, enquanto, em outros, são altamente formais e muitas vezes requerem autorização externa. Sendo assim, o formato e o conteúdo do produto de trabalho devem variar para atender às necessidades específicas de uma organização ou um projeto. Inicie considerando os gabaritos incluídos com o RUP e remova, inclua ou modifique elementos do gabarito, conforme necessário.

Como uma alternativa à documentação formal, você pode optar por registrar os elementos do Plano de Teste de iteração como um conjunto de notas de planejamento informais, possivelmente mantidas em um Web site de Intranet ou em um quadro branco prontamente visível e acessível à equipe de teste. O mesmo deve feito com o Plano de Teste Master.

Opcionalmente, alguns aspectos desse produto de trabalho podem ser apresentados apropriadamente como inclusões no Plano de Desenvolvimento de Software e noPlano de Iteração, em vez de como produtos de trabalho separados. 

Convém criar um Plano de Teste menor com foco no escopo de uma única iteração. Esses produtos de trabalho devem conter as informações relacionadas aos Motivadores de Teste específicos (por exemplo, um subconjunto de requisitos, ricos), às idéias de teste específicas que você investigará, as estratégias que você utilizará e os recursos disponíveis (entre outros) relevantes à Iteração específica.

Opcionalmente, um Plano de Teste "Master" pode ser criado no início do projeto para fornecer um esboço do esforço de teste planejado durante o ciclo de vida do projeto e para fornecer alguma provisão dos requisitos de recursos e outras questões logísticas em longo prazo. Esse produto de trabalho master também fornece uma maneira de limitar a repetição de elementos comuns a todos os Planos de Teste , como recursos humanos, de hardware e de software, procedimentos de gerenciamento e assim por diante. Recomenda-se não documentar informações de teste detalhadas específicas no Plano de Teste, documentando isso conforme necessário e apropriado em outros produtos de trabalho de teste mais apropriados.



Informações Adicionais