1.1 Propósito deste  Documento  1.2 O que é um  Projeto?  1.3 O que é Gerência  de Projeto?  1.4 Relacionamento com  Outras Disciplinas de Gerência  1.5 Empreendimentos  Relacionados
 Integração  Escopo  Tempo  Custo  Qualidade  Recursos  Comunicações  Risco  Aquisições

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1.5 Empreendimentos Relacionados

Certos tipos de empreendimentos são fortemente relacionados com projetos. Há muitas vezes uma uma hierarquia do plano estratégico, program, projeto e subprojeto, na qual um programa cosistindo de vários projetos asociados contribuirão para alcançar um plano estratégico. Estes tipos de empreendimentos são descritos abaixo:
  Programas. Um programa é um grupo de projetos gerenciados de uma forma coordenada, a fim de se obter benefícios que, de uma forma isolada, não se obteria [2]. Muitos programas também incluem elementos de operações continuadas. Por exemplo:

   O "Programa avião XYZ" inclui o(s) projeto(s) de design e desenvolvimento da aeronave assim como os serviços continuados de fabricação e suporte do veículo no campo.

   Muitas empresas eletrônicas têm "gerentes de programas" que são responsáveis tanto pelo desenvolvimento das versões de um produto individual (que são projetos) quanto pela coordenação, ao longo do tempo, dessas diversas versões do produto (que são serviços continuados).

  Os programas podem também envolver uma série de tarefas repetitivas ou cíclicas, como por exemplo:

   Nos serviços de água, luz e esgoto é comum se falar em "programa de construção" anual, significando uma operação continuada regular, que envolve muitos projetos.

   Muitas organizações sem fim lucrativos têm um "programa de coleta de fundos". Esse esforço continuado para se obter suporte financeiro, freqüentemente envolve uma série de projetos discretos tais como campanhas de captação de membros e leilões.

   A publicação de um jornal ou revista é também um programa__o periódico propriamente dito é um esforço continuado, mas a geração de cada exemplar individual é um projeto.

  Em algumas áreas de aplicação, a gerência de programas e a gerência de projetos são tratados como sinônimos; em outras, a gerência de projetos é um subconjunto da gerência de programas. Esta diversidade de significados torna imperativo que antes de qualquer discussão sobre gerência de programas versus gerência de projetos, haja uma definição clara e consistente, entre os participantes, de cada um dos termos.

  Subprojetos. Os projetos são muitas vezes divididos em componentes mais gerenciáveis ou subprojetos. Subprojetos são freqüentemente contratados de outra empresa ou outra unidade funcional dentro da mesma organização. Exemplos incluem:

   Subprojetos baseados em processos do projeto, como uma fase única.

   Subprojetos de acordo com necessidades de mão-de-obra especializada, como a instalação de acessórios hidráulicos ou elétricos em um projeto de construção.

   Subprojetos envolvendo tecnologia como, testes de programas de computadores em um projeto de desenvolvimento de software.

  Subprojetos são tipicamente referenciados como projetos e gerenciados como tal.
  Gerência do Portifólio do Projeto. Gerência do portifólio do projeto refere-se a seleção e suporte de projetos ou programa de investimentos. Estes investimentos em projetos e programas são guiados pelo plano de estratégia da organização e a disponibilidade de recursos.

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