1.1 Propósito deste  Documento  1.2 O que é um  Projeto?  1.3 O que é Gerência  de Projeto?  1.4 Relacionamento com  Outras Disciplinas de Gerência  1.5 Empreendimentos  Relacionados
 Integração  Escopo  Tempo  Custo  Qualidade  Recursos  Comunicações  Risco  Aquisições

modelo

1.4 Relacionamento Com Outras Disciplinas Gerenciais

A maior parte do conhecimento necessário para gerenciar projetos é específico da disciplina gerência de projetos (como exemplo cita-se a análise de caminho crítico e a estrutura de divisão do trabalho (WBS)). Entretanto, o PMBOK, na verdade, perpassa outras disciplinas de gerência como ilustrado na Figura 1-2.
  A Administração geral engloba o planejamento, a organização, a alocação de pessoas, a execução e o controle das atividades de uma empresa em funcionamento. A administração geral também inclui disciplinas de suporte tais como leis, planos estratégicos, logística, e gerência de recursos humanos. O PMBOK intercepta ou modifica a administração geral em muitas áreas—comportamento organizacional, previsão financeira, e técnicas de planejamento, para citar algumas delas. A Seção 2.4 apresenta uma discussão mais detalhada da administração geral.
  Áreas de Aplicação são categorias de projetos que têm elementos comuns, mas que não estarão presentes, necessariamente, em todos os projetos. As áreas de aplicação são usualmente definidas em termos de:

   Departamentos funcionais e suporte as disciplinas tais como as legais, produção e administração de estoques, marketing, logísticas e pessoal.

   Elementos técnicos, tais como desenvolvimento de software, farmacêutica, engenharia águas e saneamento ou engenharia civil.

   Especializações gerenciais, tais como contratação por órgão do governo, desenvolvimento da comunnidade e desenvolvimento de um novo produto.

   Grupos de indústria, tais como automotiva, química, agrícola ou financeira.
  O Apêndice E inclui uma discussão mais detalhada das áreas de aplicação em gerência de projetos.

modelo

  página anterior      próxima página