Diretriz: Decisões Importantes em Gerenciamento de Projeto
Esta diretriz descreve fatores importantes a serem considerados ao ajustar os aspectos de Gerenciamento de Projeto do processo.
Relacionamentos
Descrição Principal

Decidir Como Utilizar Produtos de Trabalho

Decida sobre quais produtos de trabalho devem ser utilizados e como utilizar cada um deles.  Além de identificar quais produtos de trabalho devem ser utilizados, também é importante ajustar cada produto de trabalho a ser utilizado deforma a atender às necessidades do projeto. 

A tabela a seguir especifica quais produtos de trabalho de Gerenciamento de Projeto são recomendados e quais são considerados opcionais (ou seja, apenas podem ser utilizados em determinados casos). Para conhecer considerações de ajuste adicionais, consulte a seção de ajuste da página de descrição do produto de trabalho.

Produto de Trabalho Finalidade

Adaptação (Opcional, Recomendada)

Caso de Negócios Usado para determinar se vale a pena ou não investir no projeto.

Recomendada.

Avaliação de Iteração Captura o resultado de uma iteração, até que ponto os critérios de avaliação foram respeitados, as lições aprendidas e as mudanças que devem ser feitas.

Recomendada.

Plano de Iteração Plano detalhado da interação, incluindo a seqüência de tempo das tarefas e dos recursos. Recomendada.

Plano de Desenvolvimento de Software

Inclui todas as informações necessárias para gerenciar o projeto.

Todos os projetos precisam de algum planejamento que possam ser gerenciados com êxito.

Projetos menores e menos complexos podem ter um único documento que capture o plano do projeto. Projetos maiores, mais complexos ou mais formais exigem vários subplanos separados.

Medidas do Projeto É o repositório de todas as métricas relacionadas ao projeto.

Recomendada para a maioria dos projetos.

Em muitos projetos, apenas algumas medidas são utilizadas, como medidas de custo e andamento do projeto. Um banco de dados de métricas só é necessário quando a quantidade de dados de métricas a serem gerenciados for muito grande. Muitas organizações reúnem dados de métricas de vários projetos a fim de compilar informações e aplicá-las em projetos futuros.

Registro de Revisão

Captura os resultados da revisão de um ou mais produtos de trabalho do projeto.

Os registros de revisão podem evitar mal-entendidos sobre decisões tomadas durante uma revisão. Eles também deixam claro para os envolvidos que os produtos de trabalho do projeto estão sendo revisados.

Recomendada para a maioria dos projetos.

Na maior parte dos projetos, é importante registrar as decisões tomadas nas reuniões com o cliente e outros principais envolvidos, a fim de assegurar que elas sejam compreendidas por todos.

Os registros de outras revisões podem ou não ser capturados formalmente, dependendo da formalidade de revisão aplicada pelo projeto específico.

Lista de Riscos É uma lista priorizada dos riscos do projeto.

Recomendada.

Pode ser apenas uma seção do Plano de Desenvolvimento de Software.

Avaliação de Status Usada para fornecer uma imagem do status do projeto, incluindo andamento do projeto, gerenciamento de problemas, problemas técnicos e riscos.

Recomendada.

A Avaliação de Status poderá ser combinada com a Avaliação de Iteração se as iterações forem freqüentes (uma por mês). Se as iterações forem longas, haverá necessidade de Avaliações de Status intermediárias.

Ordem de Trabalho Consiste em um acordo negociado entre o Coordenador de Projeto e a equipe no sentido de desempenhar uma tarefa específica, ou um conjunto de tarefas, dentro de um planejamento definida e com determinadas restrições de produtos de trabalho, esforços e recursos.

Recomendada para a maioria dos projetos.

Pode ser implementada através das Solicitações de Mudanças.