Verificar dados entregues
Objetivo: Considerar a acurácia dos dados e se eles estão representados corretamente.
Conseguir resultados úteis na realização de medições depende de como os dados são representados no processo de análise.
Desenvolver itens de dados contendo definições claras de como ele deve ser representado e documentado facilita
posteriores análises. Nesse momento, o gerente de projeto deve verificar se os gráficos coletados e as métricas
calculadas no passo anterior estão condizentes com a realidade e se estão corretamente documentados.
Além da verificação dos checklists, temos que o gerente deve, na reunião com a equipe de desenvolvimento, verificar a
confiabilidade e veracidade dos dados apresentados pelos membros da equipe sem causar uma situação constrangedora para
os mesmos, nem provocar desconfianças ou intrigas.
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Normatizar dados capturados
Objetivo: Converter gráficos e dados que estejam com diferentes unidades de medida ou escala para que
eles possam ser comparados.
Antes dos dados serem analisados, os gráficos que apresentarem alguma deficiência ou divergência dos padrões, devem ser
normatizados, para permitir futuras comparações.Uma normatização de um dado deve ser realizada cuidadosamente. Todas as
regras de conversão de medidas ou escala devem validadas com dados históricos e documentadas, afim de se manter a
consistência entre os gráficos da equipe e o gráfico normatizado.
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Comparar Gantt de atividades atuais com estimados
Objetivo: Verificar o status das atividades de cada equipe em relação ao planejado.
Nesse passo o gerente deve, a partir do plano de projeto e do documento de performance, comparar a situação das
atividades de cada equipe em relação ao esperado. O gerente deve identificar as atividades com maior atraso,
conversando com o responsável pela atividade para identificar os problemas que o mesmo tem enfrentado para
realização da mesma.
Uma forma de visualizar melhor o atraso das atividades é realizar uma sobreposição dos Atual x Estimado, resultando em
um terceiro Gantt chart.
A visualização deste gráfico permite verificar atrasos, classificando-os em atrasos aceitáveis ou inaceitáveis, e
identificando problemas em uma determinada equipe. As equipes que estão com problemas e as suas atividades em atraso,
devem ser documentadas no relatório de problemas, que conterá todos os problemas identificados na avaliação de
progresso, para posterior resolução.
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Comparar o caminho crítico de atividades atual com o anterior
Objetivo: Verificar se o caminho crítico de atividades foi afetado por algum atraso, afim de
identificar a necessidade de deslocamentos no cronograma geral.
Caso ocorra algum tipo de atraso nas atividades planejadas, é necessário verificar se esse atraso influencia
globalmente no projeto. Nesse caso, o gráfico PERT de cada equipe deve ser atualizado, de forma a garantir que todas as
atividades representadas no gráfico Gantt estão representadas coerentemente no gráfico PERT, e identificando se houve
alterações no caminho crítico de cada equipe e no caminho crítico global do projeto. Caso seja identificado mudanças em
algum gráfico PERT, temos que essas devem ser reportadas para o relatório de problemas.
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Analisar as métricas de desempenho de cada equipe
Objetivo: Corresponde à análise das métricas de desempenho definidas pelo Inspector ( , e
).
Cada uma das métricas focaliza diferentes aspectos de desempenho, sendo que, a avaliação delas permite obter uma visão
precisa do desempenho de cada equipe. Nesse momento, deverão ser analisados os resultados de cada equipe coletados e
calculados pelos coletores de informações.
O valor da métrica indica o quanto das atividades
planejadas foram realizadas, e deve ser o mais próximo possível de 1 (100%), pois valores baixos indicam que a equipe
não está conseguindo realizar as atividades como deveriam. O valor de , mostra o quanto, proporcionalmente, a equipe está atrasando por atividade inicialmente planejada. O
valor obtido por essa métrica deve estar próximo de 0 (0%), valores altos indicam que as atividades não estão sendo
realizadas no tempo previsto. Por fim, a métrica indica,
quantitativamente, o surgimento de atividades que não estavam planejadas para a equipe. O valor dessa métrica deve ser
próximo de 0 (0%), valores altos representam problemas no planejamento, que afetam negativamente o desempenho.
Os valores obtidos durante a avaliação das equipes pode ser representado através de gráficos de linha, indicando a
variação do desempenho da equipe durante o desenvolvimento do projeto. Observando, dessa forma, se resultados negativos
de avaliações anteriores já foram superados, e quais equipes tiveram maior decréscimo na produtividade.
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Calcular o progresso do projeto
Objetivo: Agrupar os resultados obtidos na avaliação do progresso de cada caso de uso, resultando no
progresso ( funcional e qualidade ) de todo o sistema.
Após todos os coletores entregarem o progresso dos casos de uso que ficaram sob suas responsabilidades, é possível
calcular o progresso funcional e o progresso da qualidade de todo o sistema, e de cada etapa necessária para seu
desenvolvimento. Nesse momento, deve ser preeenchido o Modelo de Coleta de Informação sobre o Progresso do Projeto,
indicando os casos de uso do projeto, com suas respectivas prioridades e progresso funcional e de qualidade. Em seguida
é calculado o progresso funcional e de qualidade do sistema, de acordo com as regras e equações definidas na Visão
de Funcionalidade e pela Visão de Qualidade.
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Criar tabela resumo do progresso
Objetivo: Criar uma tabela que resume e permite analisar o status atual dos casos de uso e do projeto,
verificando, etapa por etapa, qual o progresso atingido.
Os dados obtidos durante o cálculo do progresso funcional e da qualidade deverão ser representados sobre a forma de
tabela, facilitando o entendimento dos resultados alcançados. A tabela resumo representa a maneira mais fácil de se
analisar o status atual da visão de funcionalidade e de qualidade, identificando claramente resultados
problemáticos na realização de um caso de uso. Além da tabela resumo, é interessante representar também uma tabela
indicando o incremento percentual no progresso de cada caso de uso, etapa por etapa. Casos de uso que apresentarem
incrementos percentuais inferiores aos esperados, indicam a existência de problemas durante seu desenvolvimento,
devendo ser esclarecido, junto ao responsável pelo caso de uso, as dificuldades que vêm sendo encontradas.
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Criar gráficos para visualizar o incremento
Objetivo: 1) Identificar possíveis problemas na realização de um determinado caso de uso e do sistema;
e, 2) Analisar tendências na implementação de novas funcionalidades.
De posse dos valores coletados em Atividade: Coletar e Processar Dados do Progresso Funcional e em Atividade: Coletar e
Processar Dados do Progresso da Qualidade, temos que o gerente pode definir gráficos de linha/barra para cada
caso de uso, cada contrato e para o sistema como um todo, que indicarão o incremento de funcionalidades e da
qualidade no sistema.
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Analisar tendências
Objetivo: Utilizar o gráfico gerado para verificar tendências no caso de uso ou sistema, de modo a
evitar problemas futuros e adaptar o cronograma.
Uma técnica simples para verificar tendências é, a partir do gráfico de linha gerado no passo anterior, traçar uma
linha reta que corresponda a possível continuidade do incremento funcional e da qualidade do caso de uso ou sistema. A
partir disso, é possível verificar a quantidade esperada de atraso na realização do caso de uso ou sistema, de modo que
pode ser verificado se tal atraso é aceitável ou precisa de cuidado especial.
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Agrupar as visões observadas
Objetivo: Sobrepor as visões identificando para cada equipe: as atividades problemáticas, qual casos
de uso que a equipe é responsável estão com dificuldades, e se estas dificuldades representam atraso para atividade.
Basicamente o que esse passo define é a necessidade de se manter a ligação entre os gráficos de linha dos casos de uso
e os gráficos Gantt de atividades das equipes. O gerente deve, para cada caso de uso problemático, verificar nos
gráficos de atividades, se a atividade que este caso de uso é relacionado, permite que o mesmo seja completado no novo
tempo previsto após a avaliação de tendências e quais as consequências desse atraso no caso de uso para a atividade
como um todo. Caso seja observado que o atraso de um determinado caso de uso implique em atraso na atividade, temos que
este atraso deve ser documentado, além disso, a equipe responsável pelo caso de uso deverá ser consultada para
esclarecer dúvidas e auxiliar em uma estimativa mais precisa para resolução do problema.
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Documentar conclusões
Objetivo: Documentar todas as informações relevantes oriundas da realização dos passos anteriores.
Consiste em documentar, no artefato Avaliação do Progresso, todos os dados que foram analisados ou gerados durante a
realização dessa atividade, ou seja, os gráficos Gantt atuais e estimados, gráfico PERT atualizado, métricas de
desempenho, tabela resumo do progresso funcional, tabela de incremento funcional, gráficos de linha do progresso do
sistema e dos casos de uso, análises de tendências e todas as conclusões que foram tiradas durante a avaliação do
progresso técnico. Os problemas encontrados devem ser documentados em uma tabela simples, que serve como fonte de
entrada para a atividade seguinte, onde os problemas deverão ser solucionados. O template do documento de avaliação do
progresso, pode ser encontrado em Artefatos: Artefatos Produzidos: Avaliação do Progresso.
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