Tarefa: Avaliar Resultados
Objetivo
  • Verificar se as atividades estão sendo realizadas no tempo previsto
  • Identificar atrasos no caminho crítico
  • Identificar a qualidade do planejamento, a produtividade das equipes, etc
  • Definir a situação de cada caso de uso e do sistema como um todo
Relacionamentos
Descrição Principal
O gerente de projeto realiza a análise de cada uma das visões de progresso (funcionalidade, qualidade e desempenho) em separado e, em seguida, faz um merge das visões, resultando na identificação da necessidade de alteração no cronograma, dos contratos e casos de uso que estão com problemas, e das equipes com maiores dificuldades para realização das atividades planejadas no tempo previsto.
Etapas
Verificar dados entregues

Objetivo: Considerar a acurácia dos dados e se eles estão representados corretamente.

Conseguir resultados úteis na realização de medições depende de como os dados são representados no processo de análise. Desenvolver itens de dados contendo definições claras de como ele deve ser representado e documentado facilita posteriores análises. Nesse momento, o gerente de projeto deve verificar se os gráficos coletados e as métricas calculadas no passo anterior estão condizentes com a realidade e se estão corretamente documentados.

Além da verificação dos checklists, temos que o gerente deve, na reunião com a equipe de desenvolvimento, verificar a confiabilidade e veracidade dos dados apresentados pelos membros da equipe sem causar uma situação constrangedora para os mesmos, nem provocar desconfianças ou intrigas.

Normatizar dados capturados

Objetivo: Converter gráficos e dados que estejam com diferentes unidades de medida ou escala para que eles possam ser comparados.

Antes dos dados serem analisados, os gráficos que apresentarem alguma deficiência ou divergência dos padrões, devem ser normatizados, para permitir futuras comparações.Uma normatização de um dado deve ser realizada cuidadosamente. Todas as regras de conversão de medidas ou escala devem validadas com dados históricos e documentadas, afim de se manter a consistência entre os gráficos da equipe e o gráfico normatizado.

Comparar Gantt de atividades atuais com estimados

Objetivo: Verificar o status das atividades de cada equipe em relação ao planejado.

Nesse passo o gerente deve, a partir do plano de projeto e do documento de performance, comparar a situação das atividades de cada equipe em relação ao esperado. O gerente deve identificar as atividades com maior atraso, conversando com o responsável  pela atividade para identificar os problemas que o mesmo tem enfrentado para realização da mesma.

Uma forma de visualizar melhor o atraso das atividades é realizar uma sobreposição dos Atual x Estimado, resultando em um terceiro Gantt chart.

A visualização deste gráfico permite verificar atrasos, classificando-os em atrasos aceitáveis ou inaceitáveis, e identificando problemas em uma determinada equipe. As equipes que estão com problemas e as suas atividades em atraso, devem ser documentadas no relatório de problemas, que conterá todos os problemas identificados na avaliação de progresso, para posterior resolução.

Comparar o caminho crítico de atividades atual com o anterior

Objetivo: Verificar se o caminho crítico de atividades foi afetado por algum atraso, afim de identificar a necessidade de deslocamentos no cronograma geral.

Caso ocorra algum tipo de atraso nas atividades planejadas, é necessário verificar se esse atraso influencia globalmente no projeto. Nesse caso, o gráfico PERT de cada equipe deve ser atualizado, de forma a garantir que todas as atividades representadas no gráfico Gantt estão representadas coerentemente no gráfico PERT, e identificando se houve alterações no caminho crítico de cada equipe e no caminho crítico global do projeto. Caso seja identificado mudanças em algum gráfico PERT, temos que essas devem ser reportadas para o relatório de problemas.

Analisar as métricas de desempenho de cada equipe

Objetivo: Corresponde à análise das métricas de desempenho definidas pelo Inspector (, e ).

Cada uma das métricas focaliza diferentes aspectos de desempenho, sendo que, a avaliação delas permite obter uma visão precisa do desempenho de cada equipe. Nesse momento, deverão ser analisados os resultados de cada equipe coletados e calculados pelos coletores de informações.

O valor da métrica indica o quanto das atividades planejadas foram realizadas, e deve ser o mais próximo possível de 1 (100%), pois valores baixos indicam que a equipe não está conseguindo realizar as atividades como deveriam. O valor de , mostra o quanto, proporcionalmente, a equipe está atrasando por atividade inicialmente planejada. O valor obtido por essa métrica deve estar próximo de 0 (0%), valores altos indicam que as atividades não estão sendo realizadas no tempo previsto. Por fim, a métrica indica, quantitativamente, o surgimento de atividades que não estavam planejadas para a equipe. O valor dessa métrica deve ser próximo de 0 (0%), valores altos representam problemas no planejamento, que afetam negativamente o desempenho.

Os valores obtidos durante a avaliação das equipes pode ser representado através de gráficos de linha, indicando a variação do desempenho da equipe durante o desenvolvimento do projeto. Observando, dessa forma, se resultados negativos de avaliações anteriores já foram superados, e quais equipes tiveram maior decréscimo na produtividade.

Calcular o progresso do projeto

Objetivo: Agrupar os resultados obtidos na avaliação do progresso de cada caso de uso, resultando no progresso ( funcional e qualidade ) de todo o sistema.

Após todos os coletores entregarem o progresso dos casos de uso que ficaram sob suas responsabilidades, é possível calcular o progresso funcional e o progresso da qualidade de todo o sistema, e de cada etapa necessária para seu desenvolvimento. Nesse momento, deve ser preeenchido o Modelo de Coleta de Informação sobre o Progresso do Projeto, indicando os casos de uso do projeto, com suas respectivas prioridades e progresso funcional e de qualidade. Em seguida é calculado o progresso funcional e de qualidade do sistema, de acordo com as regras e equações definidas na Visão de Funcionalidade e pela Visão de Qualidade.

Criar tabela resumo do progresso

Objetivo: Criar uma tabela que resume e permite analisar o status atual dos casos de uso e do projeto, verificando, etapa por etapa, qual o progresso atingido.

Os dados obtidos durante o cálculo do progresso funcional e da qualidade deverão ser representados sobre a forma de tabela, facilitando o entendimento dos resultados alcançados. A tabela resumo representa a maneira mais fácil de se analisar o status atual da visão de funcionalidade e de qualidade, identificando claramente resultados problemáticos na realização de um caso de uso. Além da tabela resumo, é interessante representar também uma tabela indicando o incremento percentual no progresso de cada caso de uso, etapa por etapa. Casos de uso que apresentarem incrementos percentuais inferiores aos esperados, indicam a existência de problemas durante seu desenvolvimento, devendo ser esclarecido, junto ao responsável pelo caso de uso, as dificuldades que vêm sendo encontradas.

Criar gráficos para visualizar o incremento

Objetivo: 1) Identificar possíveis problemas na realização de um determinado caso de uso e do sistema; e, 2) Analisar tendências na implementação de novas funcionalidades.

De posse dos valores coletados em Atividade: Coletar e Processar Dados do Progresso Funcional e em Atividade: Coletar e Processar Dados do Progresso da Qualidade,  temos que o gerente pode definir gráficos de linha/barra para cada caso de uso, cada contrato e para o sistema como um todo, que indicarão o incremento de funcionalidades e da qualidade no sistema.

Analisar tendências

Objetivo: Utilizar o gráfico gerado para verificar tendências no caso de uso ou sistema, de modo a evitar problemas futuros e adaptar o cronograma.

Uma técnica simples para verificar tendências é, a partir do gráfico de linha gerado no passo anterior, traçar uma linha reta que corresponda a possível continuidade do incremento funcional e da qualidade do caso de uso ou sistema. A partir disso, é possível verificar a quantidade esperada de atraso na realização do caso de uso ou sistema, de modo que pode ser verificado se tal atraso é aceitável ou precisa de cuidado especial.

Agrupar as visões observadas

Objetivo: Sobrepor as visões identificando para cada equipe: as atividades problemáticas, qual casos de uso que a equipe é responsável estão com dificuldades, e se estas dificuldades representam atraso para atividade.

Basicamente o que esse passo define é a necessidade de se manter a ligação entre os gráficos de linha dos casos de uso e os gráficos Gantt de atividades das equipes. O gerente deve, para cada caso de uso problemático, verificar nos gráficos de atividades, se a atividade que este caso de uso é relacionado, permite que o mesmo seja completado no novo tempo previsto após a avaliação de tendências e quais as consequências desse atraso no caso de uso para a atividade como um todo. Caso seja observado que o atraso de um determinado caso de uso implique em atraso na atividade, temos que este atraso deve ser documentado, além disso, a equipe responsável pelo caso de uso deverá ser consultada para esclarecer dúvidas e auxiliar em uma estimativa mais precisa para resolução do problema.

Documentar conclusões

Objetivo: Documentar todas as informações relevantes oriundas da realização dos passos anteriores.

Consiste em documentar, no artefato Avaliação do Progresso, todos os dados que foram analisados ou gerados durante a realização dessa atividade, ou seja, os gráficos Gantt atuais e estimados, gráfico PERT atualizado, métricas de desempenho, tabela resumo do progresso funcional, tabela de incremento funcional, gráficos de linha do progresso do sistema e dos casos de uso, análises de tendências e todas as conclusões que foram tiradas durante a avaliação do progresso técnico. Os problemas encontrados devem ser documentados em uma tabela simples, que serve como fonte de entrada para a atividade seguinte, onde os problemas deverão ser solucionados. O template do documento de avaliação do progresso, pode ser encontrado em Artefatos: Artefatos Produzidos: Avaliação do Progresso.

Propriedades
Múltiplas Ocorrências
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Opcional
Planejado
Repetível
Informações Adicionais