GLOSSÁRIO


1. Inclusões e Exclusões
2. Abreviaturas
De A à C
De D à F
De G à N
De O à Q
De R à W

modelo



Orçamento (Cost Budgeting). Alocar as estimativas de custos à componentes individuais do projeto.

Orçamento no Término (Budget at Completion - BAC). O custo total estimado do projeto quando concluído.

Orçamento Estimado (Budget Estimate). Veja estimativa.

Organização Executora (Performing Organization). A organização cujos funcionários estão mais diretamente envolvidos em executar as atividades do projeto.

Organização Funcional (Functional Organization). Uma estrutura organizacional na qual as pessoas são agrupadas hierarquicamente por especialidade (ex: produção, engenharia e contabilidade no topo do organograma, com a área de engenharia a seguir divida em mecânica, elétrica, etc..).

Organização Matricial (Matrix Organization). Qualquer estrutura organizacional na qual o gerente de projeto compartilha a responsabilidade com os gerentes funcionais para designar as prioridades e para dirigir o trabalho das pessoas designadas para o projeto.

Organização por Projeto (Projectized Organization). Qualquer estrutura organizacional na qual o gerente de projeto tem toda autoridade para estabelecer prioridades e dirigir o trabalho das pessoas designadas para o projeto.

Pacote de Trabalho (Work Package). Uma entrega no nível baixo da estrutura analítica do projeto. Um pacote de trabalho pode ser divido em parte de atividades.

Planejamento da Qualidade (Quality Planning). Identificar quais os pradrões de qualidade são relevantes para o projeto e determinar como atendê-los.

Planejamento das Aquisições (Procurement Planning). Determinar o que e quando fazer uma aquisição.

Planejamento de Comunicações (Communications Planning). Determinando as necessidades de informação e comunicações das áreas envolvidas do projeto.

Planejamento de Contigências (Contingency Planning). O desenvolvimento de um plano gerencial que identifique estratégias alternativas para serem utilizadas para assegurar sucesso ao projeto se os eventos de risco específicados ocorrerem.

Planejamento de Recursos (Resource Planning). Determinar quais recursos (pessoas, equipamentos,materiais) e quais quantidades de cada um deles que devem ser utilizadas para executar as atividades do projeto.

Planejamento do Escopo (Scope Planning). Desenvolver uma declaração de escopo por escrito que inclua a justificativa do projeto, os pricipais produtos a serem entregues e os objetivos do projeto.

Planejamento do Processo de Solicitação (Solicitation Planning). Documenting product requirements and identifying potential sources.

Planejamento do Projeto (Project Planning). O desenvolvimento e manutenção do plano do projeto.

Planejamento Organizacional (Organizacional Planning). Identificação, documentação, designação das funções do projeto, responsabilidades e o seus níveis reporte.

Plano de Contas (Chart of Account). Qualquer sistema de numeração usado para monitorar os custos do projeto por categoria (ex: mão-de-obra, fornecimentos, materiais). O plano de contas é geralmente baseado no diagrama de contas corporativo da organização para qual o projeto será executado. Veja também código de contas.

Plano Global do Projeto (Project Plan). Um documento formal aprovado, usado para direcionar a execução e o controle do projeto. O uso preliminar do plano de projeto são para documentar o planejamento das concepções e decisões, para facilitar as comunicações entre as partes envolvidas e para documentar o escopo, custo e o cronograma aprovados. Um plano de projeto pode ser sumário ou detalhado.

Porcentual Realizado (Percent Complete - PC). Uma avaliação, expressada como uma porcentagem, da quantidade de trabalho que foi realizada em uma atividade ou grupo de atividades.

Processo de Solicitação (Solicitation). Obtendo cotações, concorrências, ofertas ou propostas apropriadas.

Profissional de Gerência de Projeto (Project Management Professional - PMP). Um certificado individual fornecido pelo (PMI) Project Management Institute atráves de um exame de avaliação.

Programa (Program). Um grupo de projetos gerenciados de um modo coordenado. Programas geralmente incluem um elemento de operações rotineiras.

Projeto (Project). Um esfoço temporário responsável por criar um produto único ou serviço.

Quadro de Responsabilidades (Responsibility Chart). Veja matriz de designação de responsabilidades.

Quantificação de Riscos (Risk Quantification). Avaliar a probabilidade de ocorrências de eventos de riscos e seus efeitos.

modelo

  página anterior      próxima página