GLOSSÁRIO


1. Inclusões e Exclusões
2. Abreviaturas
De A à C
De D à F
De G à N
De O à Q
De R à W

modelo



Data de Ínicio (Start Date). Uma data associada ao ínicio de uma atividade normalmente qualificada por: real, planejada, estimada, programada, cedo, tarde, meta, de referência ou corrente.

Data de Ínicio Corrente (Current Start Date). A estimativa atual de um ponto no tempo quando será iniciada uma atividade.

Data de Referência (As-of date, Data Date - DD). O ponto no tempo que separa o dado atual (histórico) do dado futuro (planejado).

Data de Término (Finish Date). Uma data associada a conclusão de uma atividade. Normalmente qualificada por: real, planejada, estimada, programada, cedo, tarde, meta, de referência ou corrente.

Data de Término Corrente (Current Finish Date). A estimativa atual de um ponto no tempo quando será concluída uma atividade.

Data Alvo de Conclusão (Target Completion Date - TC). Uma data imposta que restrige ou então altera a análise da rede de trabalho.

Data Alvo de Ínicio (Target Start Date - TS). A data planejada (alvo) para o ínicio do trabalho em uma atividade.

Data Alvo de Término (Target Finish Date - TF). A data planejada (alvo) para o término do trabalho em uma atividade.

Data Base de Ínicio (Baseline Start Date). Veja data programada de ínicio.

Data Base de Término (Baseline Finish Date). Veja data programada de término.

Data Mais Cedo de Ínicio (Early Start Date - ES). No método do caminho crítico, o ponto no tempo mais cedo possível em que a parte a completar de uma atividade (ou do projeto) pode iniciar, baseado na lógica da rede de trabalho e qualquer obstáculo programado. Data mais cedo de ínicio pode mudar conforme os progressos do projeto e mudanças são feitas no plano do projeto.

Data Mais Cedo de Término (Early Finish Date - EF). No método do caminho crítico, o ponto no tempo mais cedo possível em que a parte a completar de uma atividade (ou do projeto) pode terminar, baseado na lógica da rede de trabalho e qualquer obstáculo programado. Data mais cedo de término pode mudar conforme os progressos do projeto e mudanças são feitas no plano do projeto.

Data Mais Tarde de Ínicio (Late Start Date - LS). No método do caminho crítico, o ponto no tempo mais tarde possível que uma atividade pode começar sem atrasar um marco (milestone) específico (geralmente a data final do projeto).

Data Mais Tarde de Término (Late Finish Date - LF). No método do caminho crítico, o ponto no tempo mais tarde possível que uma atividade pode terminar sem atrasar um marco (milestone) específico (geralmente a data final do projeto).

Data Planejada de Ínicio (Planned Start Date - PS). Veja data programada de ínicio.

Data Planejada de Término (Planned Finish Date - PF). Veja data programada de término.

Data Programada de Ínicio (Scheduled Start Date - SS). O ponto no tempo que o trabalho foi programado para iniciar uma atividade. A data de ínicio programada é normalmente dentro do alcance delimitado pela data mais cedo de ínicio e a data mais tarde de ínicio.

Data Programada de Término (Scheduled Finish Date - SF). O ponto no tempo em que foi programado para o trabalho em uma atividade terminar. A data de término programada é normalmente dentro do alcance delimitado pela data mais cedo de término e a data mais tarde de término.

Data Real de Ínicio (Actual Start Date - AS). O ponto no tempo em que o trabalho de uma atividade realmente inicia.

Data Real de Término (Actual Finish Date - AF). O ponto no tempo que o trabalho em uma atividade terminou realmente. (Nota: em algumas áreas de aplicação, a atividade é considerada "terminada" quando o trabalho é "substancialmente completo".)

Declaração de Trabalho (Statement of Work - SOW). Uma descrição detalhada dos produtos ou serviçosque serão fornecidos de acordo com o contrato.

Defasagem (Lag). Uma modificação de um relacionamento lógico que adciona um atraso na tarefa sucessora. por exemplo, em uma ligação término para ínicio com uma defasagem (lag) de 10 dias, a atividade sucessora não pode iniciar senão depois de 10 dias do término da atividade predecessora. Veja também antecipação (lead).

Definição da Atividade (Activity Definition). Identifica as atividades específicas que devem ser realizadas para produzir as diferentes entregas do projeto.

Definição do Escopo (Scope Definiton). Decomposição das entregas principais em componentes menores, mais gerenciáveis para determinar melhor controle.

Dependência (Dependency). Veja relacionamento lógico.

Descontinuidade Lógica (Hanger). Uma quebra não intencional de um caminho da rede. Descontinuidade lógicas são geralmente causadas por atividades ou relacionamentos lógicos perdidas.

Descrição da Atividade (Activity Description - DA). Uma pequena frase ou um rótulo usado em um diagrama da rede de trabalho do projeto. A descrição da atividade normalmente descreve o escopo do trabalho da atividade.

Desenvolvimento da Programação (Schedule Development). Analisar as seqüências das atividades, suas durações e as necessidades de recursos para criar o cronogram do projeto

Desenvolvimento de Equipe (Team Development). Desenvolver habilidades individuais e do grupo para melhorar o desempenho do projeto.

Desenvolvimento de Respostas a Riscos (Risk Response Development). Definir os passos para ampliar oportunidades de respostas a riscos e passos para diminuir as ameaças.

Desenvolvimento do Plano Global do Projeto (Project Plan Development). Recolher os resultados de outros processos de planejamento e reunindo-os em um documento consistente e coerente.

Diagrama de Pareto (Pareto Diagram). Um histograma ordenado pela freqüência de ocorrência, que mostra quantos resultados foram gerados por causa identificada.

Diagrama de Redes do Projeto (Project Network Diagram). Qualquer esquema que mostra o relacionamento lógico das atividades de um projeto. Sempre descrito da esquerda para direita para refletir a cronologia do projeto. Freqüentemente refere-se incorretamente como um "gráfico PERT".

Diagrama Lógico (Logic Diagram). Veja diagrama de redes do projeto.

Diagrama de Rede em Escala do Tempo (Time-Scaled Network Diagram). Qualquer diagrama de redes do projeto desenhado de tal modo que o posicionamento e o comprimento da atividade represente a sua duração. Essencialmente, ele é um cronograma de barras que inclui a lógica da rede.

Distribuição de Informação (Information Distribution). Fazer com que as informações necessárias estejam disponíveis no momento necessário aos interessados (stakeholders) no projeto.

Duração (Duration - DU). O número de períodos de trabalho (não incluindo feriados ou outros períodos não trabalhados) requeridos para completar uma atividade ou outro elemento do projeto. Geralmente expressado como dias de trabalho ou semanas de trabalho. Às vezes incorretamente equacionada com o decorrer do tempo. Veja também esforço.

Duração Remanescente (Remaining Duration - RDU). O tempo necessário para completar uma atividade.

Encerramento Administrativo (Administrative Closure). Produção, reunião e disseminação de informação para formalizar o término do projeto.

Encerramento de Contrato (Contract Close-out). Concluir e consolidar o contrato, incluindo as resoluções de pendências.

Engenharia Simultânea (Concurrent Engineering). Uma abordagem para o recrutamneto do projeto, de uma forma geral, ela exige que um implementador seja envolvido na fase de "design". De vez enquando confundida com trilha rápida (fast tracking).

Equipe de Gerenciamento do Projeto (Project Management Team). Membros da equipe do projeto que estão diretamente envolvidos com as atividades de gerenciamento de projetos. Em projetos de menor porte, a equipe de gerenciamento pode incluir virtualmente todos os membros da equipe do projeto.

Entrega (Deliverable). Algum resultado, conseqüência verificável, mensurável, tangível ou item que deve ser produzido para completar um projeto ou parte de um projeto. Freqüentemente usado mais restritamente na referência de uma entrega externa, que esta sujeita aprovação por um cliente ou responsável pelo projeto.

Escopo (Scope). A soma de produtos e serviços a ser fornecido por projeto.

Esforço (Effort). O número de unidades de trabalho necessário para completar uma atividade ou outro elemento do projeto. Geralmente expressado em homens-horas, homens-dias ou homens-semanas. Não deve ser confundido com duração.

Estimativa (Estimate). Uma avaliação da provável quantidade resultante. Geralmente aplicada para custos e durações do projeto, devendo sempre incluir algum indição de exatidão (e.g., ± x percentagem). Geralmente usada com um parâmetro (e.g., preliminar, conceitual, viável). Algumas áreas de aplicação tem esses parâmetros específicos que indicam uma escala de exatidão própria (e.g., estimativa de ordem-de-magnitude, estimativa de orçamento e estimativa final na engenharia e projetos de construção).

Estimativa de Custos Exequíveis (Should-Cost Estimates). Uma estimativa de custo de um produto ou serviço, usada para avaliar a exeqüibilidade de um custo proposto fornecido por um contrato pontencial.

Estimativa de Duração de Atividades (Ativity Duration Estimating). Estimativa do número de períodos de trabalho que será necessário para completar uma atividade individual.

Estimativa de Ordem de Grandeza (Order of Magnitude Estimate). Veja estimativa.

Estimativa Definitiva (Definitive Estimate). Veja estimativa.

Estimativa na Conclusão (Estimate at Completion - EAC). O custo total esperado de uma atividade, um grupo de atividades, ou do projeto quando o escopo do trabalho definido foi concluído. A maioria das técnicas para prognóstico EAC incluem algum ajustamento da estimativa de custo original baseado no desempenho do projeto até a data atual. Também mostra como "estimada na conclusão". Freqüentemente mostra como EAC = Realizado até a data atual + ETC. Veja também valor do trabalho realizado e estimativa para completar.

Estimativa para Completar (Estimative to Complete - ETC). O custo adicional esperado necessário para concluir uma atividade, um grupo de atividades ou o projeto. A maioria das técnicas utilizadas para a estimativa para completar, inclui algum ajuste na estimativa original baseado no desempenho atual do projeto. Ver também valor do trabalho realizado e estimativa na conclusão.

Estimativa Paramétrica (Parametric Estimating). Uma técnica de estimativa que usa a relação estatística entre os dados históricos e outras variáveis (ex: metros quadrados em construção, linhas de código no desenvolvimento de software) para calcular a estimativa.

Estimativas de Custos (Cost Estimating). Estimar os custos dos recursos necessários para concluir as atividades do projetos.

Estrutura Analítica do Projeto - EAP (Work Breakdown Structure - WBS). Um grupo de elementos do projeto orientados ao produto no qual esta organizado e definido o escopo total do projeto. Cada nível descendente representa uma definição detalhada crescente um componente do projeto, produto ou serviço.

Estrutura Analítica Organizacional (Organizational Breakdown Structure - OBS). Uma descrição da forma em que a organização do projeto relaciona os pacotes de trabalho para as unidades organizacionais.

Evento de Risco (Risk Event). Uma ocorrência discreta que pode afetar o projeto tanto para melhor como para pior.

Evento-No-Nó (Event-on-Node). Uma técnica de diagrama de redes na qual os eventos são representados por caixas (ou nós), ligados através de flechas, para mostrar a seqüencia na qual os eventos devem ocorrer. Usada na Técnica de Avaliação e Análise de Programas - PERT.

Execução do Plano Global do Projeto (Project Plan Execution). Cumprimento do plano global do projeto, pela execução das atividades ali incluídas que dele fazem parte.

Fase (Phase). Veja fase do projeto.

Fase do Projeto (Project Phase). Uma coleção de atividades do projeto realacionadas logicamente, usualmente culminando na complementação de uma entrega maior.

Flecha (Arrow). A demonstração gráfica de uma atividade. Veja também método de diagram de flecha.

Folga (Float). A quantidade de tempo de uma atividade que pode atrasar seu ínicio mais cedo sem atrasar a data final do projeto. Folga é um cálculo matemático e pode ser mudado com os progressos do projeto e mudanças são feitas no plano do projeto. Também chamado de frouxidão (slack), folga total e caminho com folga. Veja também folga livre.

Folga (Slack). Termo usado no PERT para folga.

Folga do Caminho (Path Float). Veja folga.

Folga Livre (Free Float - FF). A quantidade de tempo de uma atividade que pode atrasar sem atrasar a data mais cedo de ínicio de qualquer atividade imediatamente seguinte. Veja também folga.

Folga Total (Total Float - TF). Veja folga.

Fragmento de Rede (Fragnet). Veja sub-rede.

modelo

  página anterior      próxima página