GLOSSÁRIO


1. Inclusões e Exclusões
2. Abreviaturas
De A à C
De D à F
De G à N
De O à Q
De R à W

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3. Definições

 Muitas palavras definidas aqui tem amplo e em alguns casos, definições diferentes dos dicionários.
  As definições usam as seguintes convenções:
  • Termos usados como parte das definições, e estão definidas no glossário, são mostrados em itálicos.
  • Quando sinônimos são incluídos, não tem definição, e é dado ao leitor o direcionamento para o termo preferido (ex: veja termo preferido).
  • Termos correlatos que não são sinônimos, são referenciados ao final da definição (ex; veja também termos relacionados).
  • Termos entre (parênteses) indicam os termos originais em inglês.

Ação Corretiva (Corrective Action). Mudanças necessárias para obter o desempenho esperado pelo plano do projeto.

Acompanhamento (Monitoring). Capturar, analisar e relatar o desempenho do projeto, geralmente comparando com o plano.

Administração de Contrato (Contract Administration). Gerenciar o relacionamento com o fornecedor.

Análise de Cronograma (Schedule Analysis). Veja análise de redes.

Análise de Monte Carlo (Monte Carlo Analysis). Uma técnica de análise de risco na programação, que executa várias vezes a simulação do projeto e calcula uma distribuição dos resultados prováveis.

Análise de Redes (Network Analysis). O processo de identificação das datas de ínicio e término mais cedo e mais tarde para as atividades não concluídas do projeto. Veja também Método do Caminho Crítico, Técnica de Avaliação e Análise de Programas, e Técnica de Avaliação e Análise Gráfica.

Análise do Valor do Trabalho Realizado (Earned Value Analysis). Veja definição (1) do valor do trabalho realizado.

Análise Matemática (Mathematical Analysis). Veja análise de redes.

Antecipação (Lead). Uma modificação de um relacionamento lógico que permite uma aceleração da atividade sucessora. Por exemplo, em uma ligação Término para Ínicio com 10 dias de antecipação (lead), significa que a atividade sucessora poderá iniciar até 10 dias antes que a atividade predecessora tenha terminado. Veja também defasagem (lag).

Área de Aplicação (Application Area). Uma categoria de projetos que tem elementos comuns não presente em todos os projetos. Áreas de aplicação são usualmente definidas em termos de um ou outro produto do projeto (ex: por tecnologias similares ou setores de indústria) ou o tipo de cliente (ex: interno vs. externo, governo vs. comercial). Áreas de aplicação freqüentemente sobrepõem-se.

Atividade (Activivity). Um elemento de trabalho desempenhado durante o curso de um projeto. Uma atividade normalmente tem uma expectativa de duração, uma expectativa de custo e uma expectativa de necessidade de recursos. Atividades são freqüentemente subdidivididas em tarefas.

Atividade Crítica (Critical Activity). Qualquer atividade que pertence ao caminho crítico. Mais comumente determinada através do método do caminho crítico. Embora alguma atividades sejam "críticas" no sentimento, sem pertencer ao caminho crítico, este significado raramente é usado no contexto do projeto.

Atividade Fantasma (Dummy Activity). Uma atividade de duração zero usada para mostrar um relacionamento lógico no método de diagramação de flecha. Atividades fantasmas são usada quando os relacionamentos lógicos não podem ser completamente ou corretamente descritos com flechas de atividade normal. Atividades fantasmas são mostradas graficamente como uma linha pontilhada que se direciona por uma flecha.

Atividade Predecessora (Activivity Predecessor). (1) No método de diagrama de flecha, a atividade que entra no . (2) No método de diagrama de precedência, a atividade que antecede outra.

Atividade Quase-Crítica (Near-Critical Activity). Uma atividade que tenha uma pequena folga total.

Atividade Sucessora (Successor Activity). (1) No método de diagrama de flecha, a atividade que sai do . (2) No método de diagrama de precedência, a atividade que sucede outra.

Atividade-Mãe (Hammock). Uma atividade agregada ou sumarizada ( um grupo de atividades são mostradas como sendo uma única e reportadas em um nível sumarizado), Um atividade-mãe pode ou não ter uma seqüencia interna. Ver também subnet.

Atividade-No-Nó (Activity-On-Node - AOA). Veja método de diagrama de precedência.

Atividade-Na-Flecha (Activity-On-Arrow - AOA). Veja método de diagrama de flecha.

Base de Referência (Baseline). O plano original (para um projeto, um pacote de trabalho ou uma atividade), mais ou menos as mudanças aprovadas. Geralmente usada com um modificador (ex: base de referências de custos, base de referências de prgramação, base de referências de para medição de desempenho).

Caminho (Path). Uma série de atividades conectadas seqüencialmente em um diagrama de redes do projeto.

Caminho da Rede (Network Path). Qualquer série contínua de atividades conectadas em um diagrama de redes do projeto.

Caminho de Ida (Forward Pass). O cálculo das datas mais cedo de ínicio e datas mais cedo de término para todas as atividades não concluídas de uma rede. Veja também análise de redes and backward pass.

Caminho de Volta (Backward Pass). O cálculo das datas mais tarde de término e datas mais tarde de ínicio para a parte à completar de todas as atividades de uma rede de trabalho. Determinando a data final de um projeto pelo montante de trabalho através da lógica da rede de trabalho. A data fim pode ser calculada em um "forward pass" ou guardado para o futuro cliente ou responsável. Veja também análise de redes.

Carta Convite ou Coleta de Preços (Invitation for BID - IFB). Geralmente, este termo é equivalente a solicitação de proposta. Todavia, em algumas áreas de aplicação ela pode ter limitações ou um sentido mais específico.

Caminho Crítico (Critical Path). No diagrama da redes do projeto, a série de atividades que determina o término mais cedo do projeto. O caminho crítico poderá de tempos em tempos à medida em que as atividades são completadas antecipadamente ou atrasadas em relação ao cronograma. Embora normalmente calculado para o projeto todo, o caminho crítico pode ser determinado para um marco ou para sub-projetos. O caminho crítico usualmente definido por aquelas atividades com folga menor ou igual a um valor especificado, freqüentemente zero. Veja método do caminho crítico.

Ciclo de Vida do Projeto (Project Life Cycle). Uma coleção de fases do projeto geralmente seqüencial em que nome e número são determinadas pelas necessidades de controle da organização ou organizações involvidas no projeto.

Código de Contas (Code of Accounts). Qualquer sistema de numeração usado para identificar de modo único cada elemento da estrutura analítica do projeto "work breakdown structure - WBS". Veja também plano de contas.

Comissão de Controle de Mudança (Change Crontrol Board - CCB). Um grupo formalmente constituído pelas partes envolvidas responsáveis pela aprovação ou rejeição de mundanças na base de referência do projeto.

Compactação (Crashing). Ações tomadas para diminuir a duração total do projeto, depois de analisar alternativas para determinar como obter a máxima compressão da duração a um mínimo de custos.

Compressão da Duração (Duration Compression). Encurtando o cronograma do projeto sem diminuir o seu escopo. A compressão da duração nem sempre é possível e geralmente requer um acréscimo de custo no projeto.

Compressão do Cronograma (Schedule Compression). Veja compressão da duração.

Contingências (Contingencies). Veja reserva e planejamento de contingências.

Contrato (Contract). Um contrato é um acordo mútuo que obriga o vendedor a fornecer o produto especificado e obriga o comprador a pagar po ele. Os contratos geralmente são classificados em uma das três categorias:
  • Preço Global (Fixed price or lump sum contracts) — esta categoria de contrato envolve um preço fixo total para um produto bem definido. Os contratos por Preço Global podem incluir incentivos para cumprir ou superar os objetivos do projeto, tais como as metas de cronograma.
  • Contrato por Administração (Cost reimbursable contracts) — esta categoria envolve o pagamento (reembolso) para o fornecer de seu custos reais. Os custos são geralmente classificados como diretos e indiretos. Os custos diretos são custos incorridos diretamente pelo projeto (ex:salários da equipe do projeto) e custos indiretos (ex: custos alocados ao projeto pela organização executora como os custos de realização do negócio, como salários dos diretores executivos da organização). Os custos indiretos são geralmente calculados como uma porcentagem dos custos diretos. Os contratos por Administração geralmente incluem incentivos para cumprir ou superar os objetivos do projeto, tais como metas de cronograma ou custos total.
  • Contrato por Preço Unitário (Unit price contracts) — o fornecedor recebe uma importância por unidade de serviço (ex: R$ 70,00 por hora de serviços profissionais ou R$ 1,08 por metro cúbico de terra removida) e o valor total do contrato é função das quantidades necessárias para concluir o trabalho.

Contrato a Preço Garantido (Firm Fixed Price Contract - FFP) . Um tipo de contrato aonde o comprador paga o fornecedor uma quantia fixa (conforme definido pelo contrato) sem ligação com os custos do fornecedor.

Contrato a Preço Global Com Incentivo (Fixed Price Incentive Fee Contract - FPIF). Um tipo de contrato aonde o comprador paga o fornecedor uma quantia fixa (conforme definido pelo contrato), e o fornecedor pode ganhar uma quantia adicional se conseguir desempenho conforme critérios definidos.

Contrato Com Custos e Remuneração Fixa (Cost Plus Fixed Fee Contract - CPFF). Um tipo de contrato aonde o comprador reembolsa o fornecedor por custos permitidos em contrato mais uma quantia fixa de remuneração.

Contrato Com Custo e Remuneração Incentivada (Cost Plus Incentive Fee Contract - CPIF). Um tipo de contrato aonde o comprador reembolsa o fornecedor por custos permitidos em contrato e o vendedor obtem o lucro dele se conseguir desempenho de acordo com critérios definidos.

Contrato Com Preço Fixo (Fixed Prece Contract). Veja contrato a preço garantido.

Controle (Control). O processo de comparar o desempenho real com o desempenho planejado, analisando as variações, avaliando as possíveis alternativas e tomando a apropriada ação corretiva necessária.

Controle da Programação (Schedule Control). Controlar as alterações do cronograma do projeto.

Controle da Qualidade (Quality Control - QC). (1) O processo de inspeção específica dos resultados do projeto para determinar se ele cumpriu com os padrões relevantes de qualidade e identificar as formas para eliminar as cuasas de insatisfação de desempenho. (2) É da unidade organizacional a responsabilidade de designar o controle da qualidade.

Controle de Custos (Cost Control). Controlar as mudanças do orçamento do projeto.

Controle de Mudanças do Escopo (Scope Change Control). Controlar das mudanças do escopo do projeto.

Controle de Respostas a Riscos (Risk Response Control). Responder às mudanças nos riscos ao longo do projeto.

Controle Global de Mudanças (Overall Change Control). Coordenar as mudanças ao longo do projeto.

Convergência de Caminhos (Path Convergence). Na análise matemática, a tendência de caminhos paralelos de durações aproximadamente iguais para o atraso da conclusão de um marco (milestone) onde eles se encontram.

Corpo do Conhecimento em Gerência de Projetos (PMBOK). Um manual que descreve o universo do conhecimento da profissão do gerente de projeto. Assim como em outras profissões tais como advocacia, medicina e contabilidade, o universo de conhecimento advem do exercício da profissão e de estudos acadêmicos de quem o pratica e promove. O PMBOK inclue comprovadas, práticas tradicionais que são amplamente aplicadas assim como inovações e avanços que tem seu uso mais limitado.

Cronograma (Schedule). Veja cronograma do projeto.

Cronograma de Barras (Bar Chart). Um gráfico que exibe as informações de um cronograma. No cronograma de barras típico, atividades e outros elementos do projeto são listados de cima para baixo do lado esquerdo do cronograma, as datas são mostradas no alto da esquerda para a direita e a duração das atividades são mostradas em barras com extensão que corresponde as data de ínicio e fim da atividade. Também chamado de Cronograma de Gantt, Gráfico de Gantt ou Diagrama de Gantt em outras áreas de aplicação.

Cronograma de Eventos Principais (Key Event Schedule). Veja cronograma mestre.

Cronograma de Gantt (Gantt Chart). Veja diagrama de barras.

Cronograma de Marcos (Milestone Schedule). Um cronograma sumarizado por nível que identifica os marcos principais. Veja também cronogram mestre.

Cronograma de Metas (Target Schedule). Veja base de referência.

Cronograma do Projeto (Project Schedule). Consiste nas datas planejadas para executar as atividades e as datas planejadas para atingir os marcos (milestones).

Cronograma Limitado por Recursos (Resource-Limited Schedule). Um cronograma de projeto cujas datas de ínicio e término reflete a disponibilidade esperada de recursos. O cronograma final de projeto deve ser sempre limitado por recursos.

Cronograma Mestre (Master Schedule). Um cronograma sumarizado por nível que identifica as atividades e os marcos principais. Veja também cronograma de marcos.

Curva-S (S-Curve). Representação gráfica dos custos, horas trabalhadas ou outras quantidades acumuladas, pilotadas contra o tempo. O nome deriva do formato da curva similar à letra S (mais deitada no ínicio e no término, incluindo na parte intermediária) produzida por um projeto que inicia lentamente, acelera e depois reduz seu ritmo.

Custeio pelo Ciclo de Vida (Life-cycle Costing). O conceito de incluir os custos de aquisição, operação e desmobilização quando se avalia várias alternativas.

Custo da Qualidade (Cost of Quality). O custo incorrido para assegurar a qualidade. O custo da qualidade inclui o planejamento da qualidade, o controle da qualidade, garantia da qualidade eo retrabalho.

Custo Final Previsto (Forecast Final Cost). Veja estimativa na conclusão.

Custo Orçado do Trabalho Programado (Budget Cost of Work Scheduled - BCWS). É o valor da estimativa de custo aprovado (incluindo qualquer alocação de despesas) para atividades (ou parte das atividades), que foi planejado para ser consumido durante um dado período (geralmente na data para o projeto). Veja também valor do trabalho realizado.

Custo Orçado do Trabalho Realizado (Budget Cost of Work Performed - BCWP). É o valor da estimativa de custo aprovado (incluindo qualquer alocação de despesas) para atividades (ou parte das atividades), que foi realizado durante um dado período (geralmente na data para o projeto). Veja também valor do trabalho realizado.

Custo Real do Trabalho Realizado (Actual Cost of Work Performed - ACWP). É o total dos custos diretos e indiretos para realizar o trabalho na atividade durante um dado período. Veja também valor do trabalho realizado.

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