Artefato: Modelo de Design
Esse produto de trabalho é um modelo de objeto que descreve a realização dos casos de uso e serve como uma abstração do modelo de implementação e seu código-fonte. O modelo de design é usado como base para atividades de implementação e teste.
Domínios: Análise e Design
Tipos de Produto de Trabalho: Modelo
Objetivo

O modelo de design é uma abstração da implementação do sistema. É usado para conceber e documentar o design do sistema de software. É um produto de trabalho composto e abrangente que envolve todas as classes de design, subsistemas, pacotes, colaborações e os relacionamentos entre eles.

Relacionamentos
Ilustrações
Adaptação
Opções de Representação

Representação UML: Modelo, estereotipado como <<Modelo de Design>>. 

Um modelo de design pode ter as seguintes propriedades:

  • Introdução: Uma descrição textual que serve como uma introdução resumida para o modelo.  
  • Pacotes de Design / Subsistemas de Design: Os pacotes e subsistemas do modelo, representando uma hierarquia.  
  • Classes: As classes do modelo, pertencentes aos pacotes.  
  • Cápsulas: As cápsulas do modelo, pertencentes aos pacotes.  
  • Interfaces: As interfaces do modelo, pertencentes aos pacotes.  
  • Protocolos: Os protocolos do modelo, pertencentes aos pacotes. 
  • Eventos e Sinais: Os eventos e sinais do modelo, pertencentes aos pacotes.  
  • Relacionamentos: Os relacionamentos do modelo, pertencentes aos pacotes.   
  • Realizações de Casos de Uso: As realizações de casos de uso do modelo, pertencentes aos pacotes.   
  • Diagramas: Os diagramas do modelo, pertencentes aos pacotes. 

Decida sobre:

  • as propriedades a serem incluídas
  • se há necessidade de extensões para a Linguagem Unificada de Modelagem (UML); por exemplo, o projeto pode requerer estereótipos adicionais
  • o nível de formalidade aplicado ao modelo
  • a adaptação aplicável aos produtos de subtrabalho individual
  • como o modelo é mapeado para o modelo de análise (consulte a Diretriz do Produto de Trabalho: Modelo de Design)
  • se um único modelo ou vários serão utilizados
  • se o modelo será uma especificação abstrata, uma especificação detalhada, um design detalhado ou alguma combinação (consulte a Diretriz do Produto de Trabalho: Modelo de Design)
  • como o modelo é mapeado para o modelo de implementação (isso é muito afetado pela decisão de utilizar engenharia reversa, geração de códigos ou engenharia em duas vias); consulte a Técnica: Mapeando de Design para Código
Informações Adicionais