Diretriz: Workshop de Requisitos
Esta diretriz explica como planejar e conduzir um workshop para reunir requisitos.
Relacionamentos
Descrição Principal

Finalidade

A finalidade do workshop de requisitos é:

  • Promover o encontro entre a equipe do projeto e os envolvidos no projeto.
  • Reunir uma "lista de desejos" abrangente dos envolvidos no projeto.
  • Priorizar os requisitos coletados com base nos envolvidos que estão participando do workshop.

Preparação do Workshop

Conduzir um workshop de requisitos significa reunir todos os envolvidos para um período intensivo e focado. Um Analista de Sistemas age como um facilitador da reunião. Todos que participam devem colaborar ativamente e os resultados da sessão devem ser disponibilizados imediatamente para os participantes.

O workshop de requisitos fornece uma estrutura para aplicar as outras técnicas de eliciação, como as seguintes: Diretriz: Fórum de Discussão e Filtro de Idéias, Diretriz: Esboço Seqüencial, Diretriz: Interpretação de Funções, Diretriz: Revisar os Requisitos Existentes. Estas técnicas podem ser utilizadas sozinhas ou combinadas. Todas podem ser combinadas com a abordagem de caso de uso. Por exemplo, você pode produzir um ou alguns esboços seqüenciais para cada caso de uso previsto no sistema. É possível utilizar a interpretação de funções como uma maneira de compreender como os agentes utilizarão o sistema e ajudarão a definir os casos de uso.

Um facilitador de um workshop de requisitos precisa estar preparado para as seguintes dificuldades:

  • Os envolvidos sabem o que desejam, mas talvez não estejam aptos a expressá-lo.
  • Talvez os envolvidos não saibam o que desejam.
  • Os envolvidos pensam que sabem o que desejam, até que você apresente a eles o que foi dito que desejam.
  • Os analistas pensam que compreendem os problemas do usuário melhor que os usuários.
  • Todas as pessoas julgam que as demais pessoas estão politicamente motivadas.

Os resultados dos workshops de requisitos estão documentados em um ou vários artefatos de Pedidos dos Envolvidos. Contanto que você tenha uma boa ferramenta de suporte, muitas vezes é apropriado permitir que os envolvidos digitem essas informações. Se você tiver optado por discutir o sistema em termos de agentes e casos de uso, também poderá ter um esboço para um Modelo de Caso de Uso.

Antes do Workshop

O facilitador precisa "vender" o workshop para os envolvidos que deverão freqüentá-lo e estabelecer o grupo que participará do workshop. Os participantes devem receber material de "aquecimento" para ser examinado com antecedência. O facilitador é responsável pela logística no workshop, como enviar convites, localizar uma sala apropriada com o equipamento necessário para a sessão, além de distribuir uma agenda relativa ao workshop.

Conduzir a Sessão

O facilitador conduz a sessão, que inclui:

  • Dar a oportunidade de todos falarem.
  • Manter o controle da sessão.
  • Para os propósitos de Gerenciamento de Requisitos, reunir a entrada de informações para o Produto de Trabalho aplicável: Atributos de Requisitos
  • Registrar as descobertas.
  • Resumir a sessão e mostrar as conclusões.

Consolidar Resultados

Após o workshop de requisitos, o facilitador (juntamente com a Função: Analista de Sistemas associada) precisa gastar algum tempo para sintetizar as descobertas e condensar as informações em um formato apresentável.

Truques do Negócio

A tabela a seguir lista uma coleta de problemas e as soluções sugeridas que poderiam ser úteis para o facilitador. As soluções se referem a "cartões" que talvez pareçam desnecessários, mas, na maioria dos casos, são muito eficazes:

Problema  Solução 
Dificuldade em reiniciar após os intervalos.  Qualquer pessoa atrasada recebe um cartão "Chegou Tarde do Intervalo". Utilize um cronômetro de cozinha para atrair a atenção das pessoas e utilize uma caixa de donativos (estipule $1 para cada cartão utilizado). 
Criticismo intencional - preconceitos intolerantes, bombardeios de perguntas, discussões políticas e críticas depreciativas.  Cartão "1 Crítica Depreciativa Imprópria", cartão "Essa é uma Grande Idéia!!". 
Tribuna de honra, posições dominantes, entrada desigual de participantes.  Utilize um facilitador treinado, limite o tempo de fala para uma "Exposição de Ponto de Vista de Cinco Minutos". 
Energia baixa após o almoço.  Almoços leves, intervalos, refrigerantes, doces, bolachas, reorganização da sala, alteração de temperatura.