Diretriz: Fórum de Discussão e Filtro de Idéias
Fórum de discussão é um curta sessão em grupo em que todos os membros podem expor idéias consideradas importantes para o projeto. Esta diretriz explica como organizar uma Sessão de Fórum de Discussão.
Relacionamentos
Descrição Principal

Fórum de discussão significa gastar um curto tempo; por exemplo, 15 minutos; em que todos os membros na sala podem expor idéias consideradas importantes para o projeto. Depois disso, um facilitador conduz o grupo para organizar e priorizar os resultados. As regras para o fórum de discussão são as seguintes:

  • Comece expondo claramente o objetivo da sessão de fórum de discussão.
  • Gere quantas idéias forem possíveis.
  • Ponha sua imaginação em prática.
  • Não permita críticas ou debates enquanto reúne as informações.
  • Uma vez reunidas as informações, transforme e combine idéias.

A tarefa de reunir informações é geralmente bastante informal. As idéias são expressas para o facilitador, que as escreve em notas adesivas e, em seguida, as divulgam em cavaletes. As informações são, então, "suprimidas", o significa que idéias semelhantes são combinadas e idéias excessivas são eliminadas.

Outras técnicas para reduzir a quantidade de notas adesivas são:

  • Obter um voto simples de todos os indivíduos.
  • Permitir que as idéias sejam priorizadas por categoria (por exemplo, crítica, importante e apropriada) e designadas a pesos (por exemplo, 3, 2, 1). A soma das prioridades para cada idéia indicarão sua importância recíproca.

Algumas idéias podem ser simplesmente guardadas para uma sessão posterior, caso seja necessário um desenvolvimento adicional. As notas adesivas que sobrarem serão reposicionadas e organizadas de uma maneira que faça sentido.