• Antes de solicitar a matrícula na disciplina, é importante que o aluno verifique se atende aos pré-requisitos do seu respectivo curso que permitam cursar a disciplina:
    • Sistemas de Informação: o aluno deve ter concluído 15 disciplinas da grade curricular do curso.
    • Ciência da Computação: o aluno deve ter cursado todas as disciplinas obrigatórias (exceto apenas de trabalho de graduação e o próprio estágio obrigatório), totalizando carga horária maior que 1905.
    • Engenharia da Computação: o aluno deve ter integralizado 63% da carga horária total do curso (isso inclui eletivas, eletivas livres, etc). Essas porcentagens pode ser consultadas pelo Sig@.
  • o plano de atividades deve envolver atividades de: projeto e/ou programação de software e/ou hardware, e/ou administração de bancos de dados e/ou redes de computadores, e/ou análise de sistemas, e/ou gerência de projetos, não sendo recomendável uma predominância de atividades como helpdesk e similares.
  • a carga horária máxima permitida pela Lei de Estágio é de 30 horas/semana e 6 horas/dia.
  • o aluno deve procurar um professor do CIn para ser seu orientador de estágio. É recomendável que o professor orientador de estágio seja de área relacionada às atividades do estagiário. Esse professor não precisa ser obrigatoriamente o coordenador de estágio (professor da disciplina IF984, IF819 ou IF421 – Estágio Supervisionado em Sistema de informação, Engenharia da Computação e Ciência da Computação). Para mais informações sobre a diferença entre orientador de estágio e coordenador de estágio, veja a resolução de estágio da UFPE.
  • o aluno deve ter um supervisor de estágio na empresa onde estagiará. O supervisor assinará o plano de atividades (veja exemplo do plano aqui) e o relatório de estágio. Ao final do estágio, o supervisor  também fará a avaliação do estagiário usando este modelo. Só precisa uma cópia de cada.
  • o aluno deve entregar, na secretaria de graduação, 3 vias do termo de compromisso e 3 vias do plano de atividades. Se o seu estágio for através de agente integrador (IEL, CIEE, etc.), você precisa entregar 4 vias do termo de compromisso. A 4via da UFPE será enviada pelo agente integrador à PROACAD/UFPE, que fica responsável por enviar à secretaria de graduação.
  • antes de preencher a documentação acima, se o estágio não for via agente integrador (IEL, CIEE, etc.), o aluno deve checar se a empresa onde vai estagiar é conveniada à UFPE. Se não for, o aluno deve providenciar a documentação para celebrar o convênio seguindo esse procedimento aqui. O termo de compromisso e o plano de atividades só serão assinados após o convênio ter sido concluído com sucesso. O período entre a entrega da documentação e a celebração do convênio é de cerca de 15 dias. Se o estudante for funcionário da empresa, o convênio não é exigido.
– Outros esclarecimentos:
  • A carga horária de Estágio Obrigatório (referente ao componente curricular IF984 para Sistemas de informação, IF819 em Engenharia da computação ou IF421 em Ciência da computação – Estágio Supervisionado) é de 300 horas.
  • Antes de se matrícula na disciplina de estágio obrigatório (IF984 para Sistemas de informação, IF819 em Engenharia da computação ou IF421 em Ciência da computação), o aluno deve ter sido selecionado em um estágio. A matrícula pode ser realizada fora do período de matrícula pelo coordenador do curso.
  • O aluno que atue como funcionário em Informática, a depender das funções que realize dentro da empresa, poderá usar seu emprego como Estágio Obrigatório. Isso não se aplica a Estágio Não Obrigatório.
  • O plano de atividades do funcionário estudante precisa ser aprovado pelo colegiado e será encaminhado à PROACAD para aprovação.
  • Se você é estagiário em uma unidade da UFPE, atente para o fato de que você precisa colocar a apólice de seguro no seu termo de compromisso. Para conseguir o número da apólice, o estagiário dele ligar para a PROACAD informando que é estagiário em uma unidade da UFPE.
  • Se o aluno começou a fazer estágio não obrigatório e depois se matriculou na disciplina de estágio, ele precisará “converter” o estágio não obrigatório em estágio obrigatório imediatamente. Se o estágio for via agente de integração, o aluno precisa pedir a emissão de um termo aditivo por parte do agente de integração para fazer essa “conversão”. Nesse caso, o estágio obrigatório passará a contar do dia em que o termo aditivo foi emitido e assinado. Se o estágio for diretamente via convênio com a empresa, o aluno deverá gerar nova documentação (termo de compromisso e plano de atividades) indicando que trata-se de um estágio obrigatório.