Tarefa: Desenvolver Plano de Medidas
Esta tarefa descreve como desenvolver um Plano de Medida, identificando metas de gerenciamento e deduzindo as métricas apropriadas.
Disciplinas: Gerenciamento de Projeto
Objetivo
  • Definir as metas de gerenciamento, em termos de qualidade, progresso e melhoria
  • Determinar o que precisa ser medido periodicamente para suportar essas metas
Relacionamentos
FunçõesExecutor Primário: Executores Adicionais:
EntradasObrigatório:
    Opcional:
      Saídas
        Descrição Principal

        O Plano de Medida descreve as metas que o projeto deverá cumprir para ser concluído com êxito, bem como as medidas e as métricas a serem utilizadas para determinar se o projeto está no caminho certo.

        O Plano de Medida de Desenvolvimento é realizado uma vez por projeto, na fase de iniciação, como parte da atividade geral de planejamento. O plano de métricas pode ser revisado, como qualquer outra seção do plano de desenvolvimento de software, durante o projeto.

        Etapas
        Definir os Objetivos primários de Gerenciamento (VBSE EC6)
        Finalidade Determinar e registrar as restrições e os requisitos funcionais, não-funcionais, orçamentários e de programação importantes que precisam ser controlados.  

        O Coordenador de Projeto deve decidir os requisitos e as restrições do projeto que são importantes o suficiente para exigir um programa de monitoramento objetivo. Além disso, é possível impor requisitos organizacionais que estejam relacionados às necessidades de negócios (redução de custos, tempo de comercialização e melhorias na produtividade) e não diretamente às necessidades do projeto. Em geral, convém ao coordenador de projeto controlar o crescimento da capacidade e da confiabilidade do software em construção, bem como as despesas (esforço, programação, outros recursos). É possível estabelecer ainda requisitos de desempenho e outros requisitos de qualidade, assim como restrições de memória e processador. Consulte Diretriz de Produto de Trabalho: Métricas para obter mais detalhes. As fontes de informações para seleção de metas incluem a Visão, a Lista de Riscos, a Cadeia de Resultados e o Caso de Negócios, bem como requisitos organizacionais e restrições não especificadas no RUP (Rational Unified Process).

        Validar as Metas
        Finalidade Revisar a relevância, a clareza, a viabilidade e a suficiência das metas selecionadas 

        O Coordenador de Projeto deve revisar as metas selecionadas com os principais investidores para certificar-se de que o foco delas esteja correto, que todas as áreas de interesse e risco sejam consideradas, que seja possível reduzir as metas em métricas coletáveis e que os recursos apropriados possam ser confirmados no programa de métricas.

        Definir as Submetas
        Finalidade Analisar metas complexas para determinar submetas às quais as métricas podem ser aplicadas 

        Pode ser difícil ou impossível elaborar medidas diretas para algumas metas complexas ou de nível alto. É necessário decompor metas desse tipo em submetas mais simples que, em conjunto, contribuirão para atingir a meta de nível alto. Por exemplo, os custos do projeto não costumam ser controlados apenas através de um único valor geral de custo, mas sim através de algum tipo de Estrutura de Divisão do Trabalho, com o orçamento alocado para níveis inferiores e informações de custo coletadas nesses níveis inferiores de granularidade. A profundidade do detalhamento deve se limitar a, no máximo, dois níveis abaixo da meta principal ou de nível alto. O objetivo disso é limitar o volume da coleta e da redução necessárias de dados e porque talvez fique muito difícil, nas hierarquias profundas, certificar-se de que o controle das submetas esteja realmente contribuindo para a compreensão do progresso em relação à meta de nível alto.

        Identificar as Métricas Necessárias para Atender às Submetas
        Finalidade Determinar as métricas que permitirão o controle das submetas 

        A tarefa é associar as submetas a alguma entidade ou produto de trabalho com propriedades ou atributos mensuráveis. Prefira métricas objetivas e fáceis de quantificar.

        Identificar as Métricas Primitivas Necessárias para Calcular as Métricas
        Finalidade Determinar as medidas básicas que serão utilizadas para derivar as métricas 

        Neste passo, você identificará os itens de dados elementares, dos quais as métricas serão obtidas. Esses são os itens que precisarão ser coletados.

        Escrever o Plano de Medida
        Finalidade Produzir o artefato de Plano de Medida 

        O Plano de Métricas captura as metas, submetas, bem como as métricas associadas e primitivas. Ele também identificará os recursos (por exemplo, Medidas de Projetos) e as responsabilidades para o programa de métricas.

        Avaliar o Plano de Medidas
        Finalidade Verificar a consistência, a clareza, a adequação, a viabilidade e a integridade do Plano de Medida 

        O Coordenador de Projeto deve atribuir a revisão do Plano de Medida a:

        Efetivar os Mecanismos de Coleta
        Finalidade Estabelecer os meios para coletar, registrar, reduzir e reportar as medidas planejadas 

        As instruções, os procedimentos, as ferramentas e os repositórios para coleta, cálculo, exibição e elaboração de relatórios de métricas devem ser adquiridos ou produzidos, instalados e colocados em operação de acordo com o Plano de Medida. Isso incluirá o artefato de Medidas do Projeto.

        Consulte Diretriz de Produto de Trabalho: Métricas.


        Informações Adicionais